Fique Bem Informado acesse o Blog do Beto

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


 Previsão Do Tempo




Piadas

 Versículo Do Dia

Resultado de imagem para Versículo Do Dia


Vendaval derruba tendas no WinterShow da Agrária no distrito de Entre Rios. Veja o vídeo:


Um forte vendaval atingiu o distrito de Entre Rios em Guarapuava na tarde desta quinta-feira (20/10/16). Os ventos fortes prejudicaram a exposição da Cooperativa Agrária, o WinterShow, que teve barracas derrubadas.  Ventos chegaram a 90 quilômetros por hora. Não houve feridos.

NOTA OFICIAL
A Cooperativa Agrária emitiu uma Nota oficial sobre o fato:

Comunicado - WinterShow 2016
A Cooperativa Agrária Agroindustrial informa que, por volta das 15h, ventos fortes com rajadas que chegaram a 90 km/h atingiram o evento WinterShow, nesta quinta-feira, (20/10/16), na Colônia Vitória, em Entre Rios, Guarapuava-PR. A intempérie provocou apenas danos materiais. Todos os visitantes e expositores foram deslocados com segurança para um pavilhão fechado, onde permaneceram abrigados até que o temporal passasse. Por medida de segurança, todos os acessos aos estandes foram fechados ao público. O restante da programação prevista foi cancelado.
 Fonte: Blog Alencar de Souza.


UNITED PARTY SANTA MARIA DO OESTE-PR

Pela primeira vez em Santa Maria do Oeste no centro de eventos ucraniano “ANDY SPYZER”.
Com sua turnê pelo PR ele desembarca no dia 24/12/2016 no palco da United, tocando todos os seus sucessos, autor da musica “I Feel So Free” juntamente com o grupo spyzer que ganhou destaque no mundo inteiro.

Atrações:
JUNIOR RODRIGUES: Vem desempenhando uma maneira um tanto quanto diferente e inovadora de se apresentar nos palcos de várias baladas, viajando pelas cidades e viajando pelo house music, deep e outros estilos que são cartas na manga de quem usa e abusa do microfone pra interagir com a galera em uma vibe que sempre fica na memória de quem esta na festa. 

ANDY SPYZER: Depois de alcançar o patamar mais desejado na cena eletrônica nacional, o cantor lança a sua nova marca!
Agora além dos palhaços Homem constrói dementador com drone e assusta vizinhança.

Além dos palhaços que estão assustando as pessoas, um morador de Wisconsin, nos Estados Unidos, elaborou outra maneira para entrar no clima de Halloween.
Michael Irvine, de 50 anos, criou um boneco com aparência de dementador e acoplou nele um drone. Assim, o fantasma consegue voar por cima da cabeça das pessoas.
Segundo ele, a ideia foi inspirada na paixão de suas filhas por Harry Potter e no medo que sentem dos dementadores. Além do drone, a obra foi feita com uma linha de pesca e uma fantasia antiga de Halloween.
Essa invenção assustou e divertiu tanto a vizinhança, que acabou repercutiu na internet. O sobrinho de Irvine, Zac Crueger, compartilhou fotos da brincadeira em sua conta do Twitter neste domingo. As imagens foram retuitadas mais de 160 mil vezes.
Fonte: Catraca Livre.
                               


  Pastor Thiago Ferreira

Ministério Arrependimento e Santidade BrasilSanta Maria do Oeste-PrContatos: 041 9543-8292 TIM WHATSAPP / 042 9117-2925 VIVO

"PREPAREM O CAMINHO,O MESSIAS ESTÁ VINDO".


Agricultor encontra corpo humano sem cabeça, mãos e pés.



Um agricultor encontrou um corpo humano sem a cabeça, mãos e pés na tarde dessa quarta feira (19).
O corpo foi encontrado em uma propriedade rural na localidade de Chapadão em Laranjal por volta das 14h30. De acordo com o agricultor, ele estava trabalhando na área quando se deparou com o corpo em estado de decomposição, sem vestes e sem partes das mãos, pés e sem a cabeça.
No local, a Polícia constatou os fatos e pelo estado do corpo não foi possível identificar o gênero da vítima. O local foi isolado e foram acionadas a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML).
A Polícia investiga o caso. 

Fonte: Rede Sul.

‘Palhaço sinistro’ assalta agência dos Correios.


A onda de ‘palhaços sinistros’ já chegou ao Paraná e não apenas para assustar. Uma semana depois das primeiras aparições do tipo no país, um homem com máscara e nariz vermelho participou de um assalto contra uma agência dos Correios em Telêmaco Borba, nos campos gerais. De acordo com a Polícia Militar, ele estava em meio a um grupo de criminosos que entraram na agência e obrigaram clientes e funcionários a se abaixar enquanto eles recolhiam o dinheiro dos caixas. Ainda não há informação sobre o valor levado pelos bandidos, que teriam fugido em um carro branco.
A Polícia Civil investiga o caso e até agora não há pistas dos suspeitos. Felizmente, ninguém se feriu, mas a ocorrência reforça a sensação de medo que toma conta de vários países. Os chamados ‘palhaços sinistros’ já foram vistos em diversos lugares do mundo e, inicialmente, apenas assustavam as pessoas. Na sequência, os primeiros crimes foram registrados e, agora, com os casos se espalhando no Brasil, há grupos sendo montados para fazer uma espécie de caça a quem se veste dessa maneira.


Fonte: Band News FM Curitiba. 
Lojão do Bráz Santa Maria do Oeste
Preço melhor ninguém faz.
Venha Conferir nossos Produtos, com ótima qualidade de acabamento e um Preço que cabe no seu Bolso. Lojão do Bráz Preço melhor ninguém faz.

 Rua Generoso Karpinski – 1171 – Centro.

Polícia prende suspeito de abusar de filha adolescente e de neta de quatro anos em Curitiba

 suspeitos-pedofilia

Dois homens, de 46 e 56 anos, foram presos na manhã desta quinta-feira (20) em Curitiba, acusados de crimes relacionados à pedofilia e estupro de vulnerável. A ação fez parte da Operação “Anjo da Guarda”, realizada pelo Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).
A primeira busca aconteceu no bairro Bacacheri, onde um homem de 56 anos foi detido suspeito de abusar sexualmente da filha, desde quando ela tinha 12 anos (hoje tem 15), e da neta da companheira, na época com quatro anos de idade e agora com sete.
Segundo a delegacia-titular do Nucria, Daniela Andrade, o homem também filmava os atos criminosos. “Ele despia as meninas, as manipulava sexualmente e ainda produzia imagens disso. De modo informal, assim que realizamos a prisão, a mulher dele disse que não sabia de nada, mas ela ainda deve prestar depoimento na delegacia”, relatou.
Já no segundo caso, a polícia prendeu em flagrante um homem de 46 anos, que guardava conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes em aparelhos eletrônicos. “Ambas as ocorrências nós descobrimos a partir de denúncias anônimas. Ao cumprir mandado de busca e apreensão nesta situação, nós encontramos um celular na cabeceira do suspeito com pelo menos 11 imagens dessa natureza”, completou a delegada.
De acordo com ela, é importante que os pais falem com os  filhos sobre o que é e o que não é normal. “Infelizmente, muitos casos acontecem dentro da família. É essencial que se explique para os pequenos o que os adultos não podem fazer. A menina de quatro anos, por exemplo, abusada pelo avô postiço, achava que aquilo era normal, não tinha nenhuma noção do errado. A orientação é sempre de conversar muito, de orientar”, finalizou.

Os dois suspeitos estão presos no Nucria, onde permanecem à disposição da Justiça. Eles devem responder por estupro de vulnerável e crimes relacionados a pedofilia.
Fonte: Banda B.
Bráz Pé
               Calçados e Acessórios.

Criança de 12 anos é estuprada em Prudentópolis.


Uma menina de 12 anos foi estuprada na noite dessa quarta feira (19) em Prudentópolis. O caso foi comunicado à Polícia Militar às 22h37, quando um funcionário do Posto de Saúde Municipal informou o fato.
A vítima estava acompanhada pela avó, que contou que o autor do estupro é um primo da menina, um adolescente de 16 anos. Ainda segundo a avó, o fato ocorreu por volta das 18h, mas somente chegou ao Posto naquele horário devido a distância da localidade onde moram.
Os policiais, acompanhados pelo Conselho Tutelar, se deslocaram até a localidade de Macacos e bairro dos Moreiras, no interior do município. O adolescente foi localizado, apreendido e encaminhado juntamente com seu pai até a Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Fonte: Rede Sul.
Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste.


Caminhões se envolvem em acidente na PR-182.


Foto: WhatsApp
Um acidente envolvendo dois caminhões foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) na rodovia PR-182, entre Francisco Beltrão e Ampére.
O acidente ocorreu por volta das 8 horas e envolveu um caminhão Scania com placas de Bom Jesus (SC) e um caminhão Volks de Céu Azul. Ninguém se feriu.  

A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
Fonte: PPnews.

METIDO a '' COMEDO '' e LUTADOR DE MMA avança na Equipe da Policia Militar, mas acaba PRESO em Laranjeiras do Sul.

                                   

A equipe da Policia Militar realizava patrulhamento nas proximidades do CAMPUS da UNICENTRO , quando visualizou um veiculo FIAT SIENA , placas DEJ 1037 em atitude suspeita em local escuro e deserto, o condutor identificado como sendo ADILSON SANTOS DE OLIVEIRA, acompanhado de uma MENOR M.E.N.K de 17 anos, o elemento desceu do veículo bastante alterado, com as vestes totalmente desalinhadas, camisa aberta ....calça com FECHECLER aberto ...e com forte ODOR DE CACHAÇA, olhos vermelhos igual de COELHO e falava como se tivesse duas MAMANGAVA grudado em sua língua, a equipe orientou o mesmo sobre seus direitos e pediu documentação, ao verificar via COMPOM a documentação do veiculo estava irregular e o elemento estava com a CNH SUSPENSA...


A equipe novamente pediu com gentileza que o mesmo acompanhasse para o popular BAFOMETRO neste momento ele virou no JYRAIA, usando de palavras de baixo calão contra os PMS, que ele lutava MMA, xingando os PMS de corruptos, ameaçando de morte... diante do fato os Policiais deram voz de prisão para o LUTADOR, o qual se recusou e avançou sobre os mesmos... Os PMS tiveram que fazer uso da ALGEMA, o carro foi guinchado para o pátio da CIA e o elemento foi conduzido para 2ªSDP para medidas cabíveis, ele ainda continuo xingando os policias de Ladrões Fardados e se recusou fazer o teste.

Fonte: Blog do Olho aberto.
Palácio da Economia
Rua Alexandre Kordiak – 1211
Fone: (42) 3944 – 1141
Santa Maria Do Oeste.

Lava Jato suspeita que patrimônio de Cunha seja 53 vezes maior que declarado.

Ao listar os indícios de que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teria dedicado toda sua vida pública a "obter vantagens indevidas com a finalidade de possibilitar uma vida de gastos vultuosos" para si e sua família, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba aponta que o peemedebista pode ter um patrimônio até 53 vezes maior do que o declarado e que também pode ter outras contas ainda não descobertas nos Estados Unidos.
As suspeitas dos procuradores da República se baseiam nas informações obtidas por meio da cooperação internacional com o Ministério Público da Suíça, que identificou quatro contas, sendo três vinculadas ao peemedebista e uma a sua mulher Cláudia Cruz, que já renderam denúncias na Lava Jato.
No documento de abertura de uma destas contas, a Triumph, no Banco Suíço Julius Baer, em 2007, o peemedebista declarou possuir um patrimônio de US$ 20 milhões.
Naquele mesmo ano, o patrimônio do peemedebista declarado ao Imposto de Renda foi de R$ 1,2 milhão.
Em 2008, Cunha abriu outra conta, a Orion SP, no Banco Merril Lynch na Suíça (atual Julius Baer) e a própria instituição financeira avaliou seu patrimônio em US$ 16 milhões "proveniente de investimento no mercado imobiliário e na bolsa de valores". Naquela ocasião, o ex-parlamentar declarou que o patrimônio seria de US$ 11 milhões.
Além das disparidades em relação ao patrimônio de Cunha, a documentação das contas estrangeiras também levantou suspeitas da Lava Jato sobre a possibilidade de novas contas do peemedebista no exterior ainda não reveladas. No mesmo documento de abertura da conta Orion, a gerente do Merril Lynch na época afirmou que o ex-deputado possuía outra conta na instituição financeira em Nova York.
"Ademais, há informação da gerente da conta de que o conhece (Eduardo Cunha) há 6 anos, de que é cliente do Merril Lynch por 20 anos, bem como também proprietário das contas Orion, Triunph, Netherton e Kopek (todas estas já identificadas na Lava Jato)", assinalam os procuradores da República.
Para a força-tarefa, as informações reforçam ainda mais as suspeitas sobre a existência de um alentado patrimônio ainda oculto do peemedebista, considerando que, até agora, só teria sido bloqueado o valor de cerca de US$ 3 milhões em uma das contas do deputado cassado no exterior.
"As demais contas suíças foram fechadas pelo ex-deputado federal, sendo que permanece oculto um patrimônio de aproximadamente USD 13 milhões. Também não se tem conhecimento da localização das possíveis contas existentes em nome de Eduardo Cunha nos Estados Unidos, constando dos documentos suíços que a conta no Merril Lynch em Nova Iorque teria sido fechada no ano de 2008", segue a força-tarefa.

Com informações Estadão/UOL.

Após recuo do governo, sindicatos debatem possibilidade de encerramento da greve.

Mariana Franco Ramos/Grupo Folha

Depois que o governo do Paraná sinalizou com a possibilidade em voltar atrás e retirar a emenda 43 do projeto que revogava a data-base do funcionalismo público, sindicatos das categorias que já haviam aprovado a greve, como policiais civis, professores estaduais e docentes de universidades, devem debater a novidade nos próximos dias. 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Leão, informou que o órgão vai discutir os resultados da reunião com o governo em uma assembleia convocada para o próximo sábado (22), em Curitiba. O local ainda não foi divulgado. A categoria está em greve deste a última segunda-feira (17) em boa parte do Paraná. 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina (Sindipol), Michel Franco, não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto. Investigadores paralisaram as atividades no Estado no começo da semana. Apenas serviços essenciais, como registro de flagrantes e presença em locais de homicídios, foram mantidos. A lavratura de boletins de ocorrência, por exemplo, permanece interrompida. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol-PR) emitiu nota apoiando o movimento. Uma possível adesão só será discutida na semana que vem. 

O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos da Universidade Estadual de Londrina (Assuel), Adão Brasilino, informou que, apesar da proposta apresentada pelo governo estadual, a paralisação seguirá até a próxima segunda-feira (24), quando uma nova assembleia será convocada. "Recebemos a notícia da possível suspensão do encaminhamento do projeto por telefone." 

Segundo Brasilino, o final de semana será reservado para que o setor jurídico do sindicato analise a questão. Os encontros estão marcados pela manhã no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e à tarde no Hospital Universitário (HU). 

Quem também concordou com a aprovação da greve por tempo indeterminado foram os professores da UEL. No entanto, o vice-presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol), Nilson Magnanin Filho, comentou que a noticia que veio após a reunião no Palácio Iguaçu pode afetar os rumos do movimento futuramente. O comando de greve da UEL deve se reunir a partir das 18h desta quinta-feira para deliberar sobre a questão. 

"É bem provável que realizemos novas reuniões para discutir o fato", disse. Ele também confirmou que as assembleias de docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), programadas para a tarde desta quinta-feira, podem sofrer alterações nas decisões finais. 

Fonte: O bonde.
Supermercado Bodegão
Sempre com os menores preços e Ótimo Atendimento.
Super-Mercado Bodegão Sempre os Menores Preços com Ótimo Atendimento


Banco do Brasil e Caixa elevam taxas de juros.

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão aumentado juros e já superaram bancos privados em algumas modalidades de crédito, segundo dados disponíveis no site do Banco Central (BC).

Os juros do crédito para a compra de veículos, por exemplo, chegou a 27,06% ao ano, na Caixa Econômica Federal, no final de setembro. Essa é a taxa mais cara entre os cinco maiores bancos do país. O Banco do Brasil tem a segunda taxa de juros mais cara – 26,96% ao ano. No final de 2015, essa taxa estava em 26,84% ao ano, na Caixa e 26,58%, no Banco do Brasil.

Entre os cinco maiores bancos, o Santander aparece com a menor taxa (23,33% ao ano) para financiamento de veículos, seguido por Itaú Unibanco (26,23% ao ano) e Bradesco (26,15% ao ano) que têm taxas bem próximas.

No caso do rotativo do cartão de crédito, empréstimo tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura, a Caixa (470,56%) e o Banco do Brasil (450,23% ao ano) têm juros mais caros do que o Bradesco (424,58% ao ano), mas são mais baixos que os do Santander (557,8% ao ano) e Itaú Unibanco (631,86% ao ano).

No caso do crédito consignado para servidores públicos, a Caixa deixou de oferecer a menor taxa (24,61% ao ano), perdendo para o Santander (24,46% ao ano). O Banco do Brasil registrou taxa de 26,96%, acima da do Bradesco (25,12% ao ano) e abaixo do Itaú Unibanco (36,85% ao ano).

Em nota, a Caixa disse que adotou uma política para minimizar os efeitos negativos na economia brasileira durante a crise financeira iniciada em 2008. Após o estouro da crise financeira, bancos públicos foram usados como instrumento para impulsionar o crédito a consumidores e empresas e financiar obras de infraestrutura.

“A partir de 2012, enquanto os bancos privados iniciaram o processo de recomposição das suas margens [de lucro], a Caixa continuou esforços para se manter como o banco das melhores taxas. Com essa estratégia, conseguiu se apresentar com a 2ª maior carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional”, disse o banco em nota.

Segundo a Caixa, a partir de 2014, com a mudança na situação macroeconômica, o banco público iniciou processo de ajuste nas suas taxas de juros, mantendo-as, entretanto, ainda em patamar inferior ao do mercado. De acordo com os dados apresentados pela Caixa, em agosto deste ano a taxa média de juros de todo o mercado financeiro era 71,9% ao ano e a do banco de 52,6% ao ano.

“O movimento de recomposição das margens foi necessário para garantir o resultado do banco frente ao cenário macroeconômico”, acrescentou. Além disso, diz o banco, a alta na taxa básica de juros, a Selic, levou a “aumento significativo” no custo de captação de dinheiro, “o que também demandou ajustes nos preços, visando à manutenção das margens [de lucro] necessárias”.

A Caixa  argumentou ainda que com o aumento do risco de inadimplência foi necessário subir os juros. “O cenário econômico também influenciou negativamente a renda das famílias, comprometendo a capacidade de pagamento de suas dívidas, o que fica evidenciado no aumento da inadimplência do segmento de crédito livre. Vale apontar que o aumento no risco dessas operações impactou diretamente na definição das taxas”, destacou.

O Banco do Brasil disse, em nota, que as taxas de crédito da instituição são definidas por critérios técnicos que consideram, entre outros fatores, as taxas de juros da economia, avaliações de risco, estratégias comerciais e movimentos da concorrência.


“O Banco do Brasil mantém estratégia de educação financeira e de oferta da melhor linha de crédito para cada necessidade do cliente. Apenas em setembro, o BB realizou mais de 4 milhões de abordagens induzindo o cliente a buscar as linhas de crédito mais baratas em detrimento de outras mais caras, como é o caso do cheque especial e do rotativo do cartão”, destacou.
Fonte: Agência Brasil
Prefeito de Mauá da Serra é afastado por deixar de pagar R$ 43.


A Câmara Municipal de Mauá da Serra, no norte do Paraná, cassou o mandato do prefeito Nicolau Muniz Junior (PSC) devido à reprovação das contas da prefeitura dos anos de 2013 e de 2014. O motivo foi uma taxa de R$ 43 que o município deixou de pagar nesses anos, segundo o presidente da Câmara Municipal Nelson Bonin Gonçalves (Solidariedade).

O vice-prefeito da cidade, Sérgio Pascoal (PDT), foi empossado nesta quarta-feira (19), mas não conseguiu entrar na prefeitura.

A entrada foi impedida por apoiadores do atual chefe do executivo, inconformados com a mudança. Em frente à prefeitura havia simpatizantes dos dois lados.

“Os apoiadores do prefeito não deixaram ele [o vice] entrar”, relatou a lavradora Márcia da Luz.
Para o autônomo Pedro Targino Sobrinho, o vice-prefeito deveria ter uma ordem a Justiça para entrar na prefeitura. “Estão querendo entrar na marra, mas tem que ter a Justiça pra entrar”, argumenta.

De acordo com a advogada da Câmara Municipal, Rafaele Beligni, a posse ao vice-prefeito foi dada e registrada em cartório. “Agora essa questão de ele conseguir entrar na prefeitura ou não, não diz mais respeito à câmara”, afirma.

O presidente da Câmara acredita que o legislativo municipal poderia ter mais tolerância, como teve em outros mandatos. “Cada vereador tem a sua opinião. Eu não votaria contra [para reprovar as contas do prefeito] por uma taxa de R$ 43”, disse.

Fonte: Blog Central Web.


Prefeitura de Santa Maria do Oeste.

BRASÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.


Prefeito: Claudio Leal

Vice - Prefeito: Oscar Delgado

Gestão: 2013 - 2016.

MPF denuncia 22 pessoas e quatro empresas por desastre em Mariana

Procurador da República em Minas Gerais José Adércio Leite Sampaio, em coletiva sobre a denúncia de 26 pessoas e empresas pelo desastre de Mariana (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, na Região Central do estado. Dentre as denúncias, 21 pessoas são acusadas de homicídio qualificado com dolo eventual - quando se assume o risco de matar. 

Os procuradores da República José Adércio Leite Sampaio, Eduardo Aguiar, Jorge Munhós e Eduardo Santos de Oliveira, apresentaram a conclusão das investigações nesta quinta-feira (20), em Belo Horizonte. (Veja parteda entrevista coletiva no fim desta reportagem)

A barragem se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e atingindo várias outras localidades. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades do Leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 19 mortos.

Das 22 pessoas denunciadas, apenas o engenheiro da VogBR Samuel Paes Loures não foi acusado de homicídio com dolo eventual. Ele vai responder, juntamente com a VogBR, pelo crime de apresentação de laudo ambiental falso. 

Os demais, além de homicídio, vão responder ainda por crimes de inundação, desabamento, lesão corporal e crimes ambientais. A Samarco, a Vale e a BHP Billiton são acusadas de nove crimes ambientais.

Segundo o MPF, os acusados podem ir a júri popular e, se condenados, terem penas de prisão de até 54 anos, além de pagamento de multa, de reparação dos danos ao meio ambiente e daqueles causados às vítimas.
Segundo o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, o homicídio é qualificado por motivo torpe, que foi a ganância da empresa, e por impossibilidade de defesa por parte das vítimas.

O procurador da República José Adércio Leite Sampaio disse que o MPF pediu a reparação dos danos causados às vítimas. O valor será apurado durante a instrução processual, que deve ser feito pela Justiça.
"Havia sempre a busca pela exploração de mais minério, sempre em busca de aumentar os lucros e dividendos para a Samarco e suas detentoras", disse o procurador. "Houve um sequestro da segurança em busca do lucro", acrescentou.

De acordo com José Adércio, funcionários da Samarco notaram trincas no maciço da barragem de Fundão em 2014. Engenheiros disseram que eram sinais de pré-ruptura. Diante do cenário, segundo o procurador, a mineradora cumpriu parte das recomendações. "A empresa [Samarco] usava de 'esparadrapos estruturais' ao invés de dar respostas contundentes aos problemas da barragem", disse o procurador.

A análise feita por uma força-tarefa do MPF constatou problemas no maciço da barragem, vazamentos, problemas na quantidade de água na barragem e nos procedimentos adotados para que fossem feitos o alteamento e o recuo de Fundão. Um laudo feito por uma auditoria independente concordou com a conclusão do inquérito da Polícia Civil sobre a causa do rompimento da barragem, que foi a liquefação, quando há um acúmulo de água.

O procurador da República do Espírito Santo, Jorge Munhós, também participou da força-tarefa do MPF. Segundo ele, o órgão identificou um documento interno da Samarco de abril de 2015 que previa, em caso de rompimento da barragem, a possibilidade de provocar até 20 mortes, dano ambiental grave e paralisação das atividades da empresa por até dois anos.

Os documentos apontavam risco de falha na implementação e na operação das barragens do Complexo Germano. Segundo Munhós, estes documentos já previam o rompimento por causa do recuo do eixo da ombreira esquerda que geraria a liquefação.

Segundo o MPF, o Conselho de Administração da Samarco e os comitês dos quais a Vale e a BHP participavam sabiam dos problemas apresentados na barragem e não se manifestaram para garantir segurança. Documentos comprovam que a situação de Fundão foi levada a reuniões do Conselho e dos comitês sem que nenhuma medida efetiva tivesse sido tomada.

A Vale, uma das donas da Samarco, repudiou "veementemente" a denúncia apresentada pelo MPF envolvendo a mineradora e seus executivos. A empresa disse que o órgão "desprezou" provas e depoimentos dados neste quase um ano de investigação que mostram que a Vale não tinha conhecimento dos problemas apresentado em Fundão.

A mineradora ainda afirmou que os executivos que participam do Conselho de Administração da Samarco jamais souberam de riscos de rompimento da barragem, sendo que a eles sempre foi assegurada segurança da estrutura.

A Vale afirmou que "adotará firmemente as medidas cabíveis perante o Poder Judiciário para comprovar sua inocência e de seus executivos e empregados e acredita, serenamente, que a verdade e a sensatez irão prevalecer, fazendo-se a devida justiça".

Por meio de nota, a Samarco refutou a denúncia dizendo que a “empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura”. 

A mineradora disse ainda que a barragem era “regularmente fiscalizada, não só pelas autoridades como também por consultores internacionais independentes” e que a “segurança sempre foi uma prioridade” para a empresa (leia a íntegra da nota abaixo).

“A Samarco refuta  a denúncia do Ministério Público Federal, que desconsiderou as defesas e depoimentos apresentados ao longo das investigações iniciadas logo após o rompimento da barragem de Fundão e que comprovam que a empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura.

A barragem de Fundão era regularmente fiscalizada, não só pelas autoridades como também por consultores internacionais independentes. Toda e qualquer medida sugerida e implantada no que diz respeito à gestão da estrutura seguia as melhores práticas de engenharia e segurança. A estabilidade da barragem de Fundão foi  atestada pela consultoria VOGBR.

Segurança sempre foi uma prioridade na estratégia de gestão da Samarco, que reitera que nunca houve redução de investimentos nesse tema por parte da empresa.”

Por nota, a VogBR informou que não irá se pronunciar.
A mineradora BHP Billiton disse que aguarda ser notificada oficialmente. Em nota, ela informou ainda que "repudia veementemente as acusações contra a empresa e os indivíduos denunciados e irá apresentar sua defesa contra as denúncias oferecidas, prestando também todo o suporte na defesa dos indivíduos denunciados”.

Inquérito da Polícia Federal

Na conclusão do inquérito da Polícia Federal, em junho deste ano, oito pessoas e as empresas Samarco, Vale e VogBR foram indiciadas por crimes ambientais e danos contra o patrimônio histórico e cultural.

Foram indiciados: Ricardo Vescovi, diretor-presidente licenciado, Kléber Terra, diretor-geral de operações, Germano Lopes, gerente-geral de projetos, Wagner Alves, gerente de operações, Wanderson Silvério, coordenador técnico de planejamento e monitoramento e Daviely Rodrigues, gerente, todos da Samarco, Rodrigo de Melo, gerente das usinas do Complexo da Alegria, da Vale, e Samuel Paes Loures, engenheiro da VogBR.
Fonte: G1.