Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 3 de outubro de 2020

03/10/2020 *--* Deus é Fiel !!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Atenção mamães e papais a Hiperfarma de Santa Maria do Oeste tem um recado para vocês.

Vem aí o HIPER FEIRÃO DE FRALDAS, da Hiperfarma. Anotem na agenda de 07/10/2020 até 12/10/2020. Todas as marcas de fraldas e produtos infantis com preços imperdíveis, além do HIPER ATENDIMENTO que vocês já conhecem. 

BPRv apreende dois carros carregados com três mil cigarros e dois equipados com rádio transmissor


Dois carros carregados com três mil pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). As ações policiais aconteceram nos municípios de Doutor Camargo, Ubá do Sul e Cascavel, no Noroeste, Norte e Oeste do estado, respectivamente. Dois veículos equipados com rádio transmissor também foram apreendidos.

Na primeira situação, os militares avistaram um Hyundai/IX35 em atitude suspeita, porém o motorista abandonou o carro e fugiu. No veículo havia 1,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai (PY). Já em outra situação, os policiais rodoviários abordaram um Renault/Megane e, dentro dele, encontraram mais 1,5 mil pacotes de cigarros. Um homem foi preso e nas duas situações os veículos foram encaminhados às medidas necessárias.

Por fim, os militares estaduais estavam em deslocamento pela PR-491, quando avistaram três carros entrando em uma estrada secundária. Dois deles, um Ford/Ka e um Renault/Logan, foram abordados e a equipe constatou que ambos estavam equipados com rádio transmissor, sendo assim encaminhados, juntamente com um homem, pois o outro conseguiu fugir, à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para as medidas de praxe.

Fonte: Polícia Militar do Paraná.

Novas moradias melhoram qualidade de vida de famílias carentes de Mangueirinha.

Onze famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em Mangueirinha, na região Sudoeste do Paraná, receberam nesta sexta-feira (2) as chaves de novas moradias do programa Nossa Gente Paraná. O empreendimento recebeu investimento de R$ 644 mil reais por meio de um financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, intermediado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Os recursos foram usados para custear todo o valor dos imóveis aos beneficiários, que segundo a chefe do escritório regional da Cohapar Tânia Bernardon, residiam em condições muito precárias na região. “As moradias não possuíam nenhuma infraestrutura, muitas eram de madeira e sem divisórias”, relata Tânia. “As famílias selecionadas receberam um aluguel social da Sejuf até as obras serem concluídas”, explica. 

OBRA – A construtora Empremac, contratada via licitação pela Cohapar, executou os serviços do Conjunto Habitacional Vila Esperança, instalado no bairro de mesmo nome, em 12 meses. As unidades habitacionais possuem modelos padrão de 32 metros quadrados, com unidade de 49 metros quadrados adaptados para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa. 

Uma das famílias atendidas pela iniciativa foi a da aposentada Olivia Lourenço, de 65 anos, que disse ter passado por diversas dificuldades nos anos que passou na antiga residência, construída de forma improvisada e sem documentação. “Eu e minha neta morávamos numa casa de madeira que sempre que o tempo se armava para chover nós já tínhamos que ir erguendo os móveis pra não estragarem”, conta Olivia.

Segundo ela, o filho até tentou fazer algumas reformas, mas o imóvel, de apenas um cômodo, não tinha o conforto mínimo que a família precisava e merecia. “Daqui pra frente, é só alegria, em uma casa nova, bonita e confortável”, comemora a aposentada.

CONTRAPARTIDAS – Além do acompanhamento social pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) , a instalaçãoa instalação dos padrões de energia elétrica foi feita pela Copel, enquanto a rede de água e esgoto, pela Sanepar, Em ambos os casos, não houve qualquer cobrança aos proprietários.

A doação do terreno, topografia, limpeza e demarcação dos lotes, pavimentação da rua e iluminação pública foram feitas pela administração municipal. 

Fonte: AEN.

Está suspenso os prazos de validade dos concursos públicos em vigor no Paraná.

O prazo de validade dos concursos públicos, na administração direta ou indireta, está suspenso no Paraná. A medida foi apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Hussein Bakri (PSD), Delegado Recalcatti (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos), aprovada por todos os deputados e, agora, foi transformada em lei após a sanção pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.


A lei 20333/2020, que suspendeu os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período de vigência de calamidade pública no Estado do Paraná que vai até o dia 31 de dezembro de 2020, em decorrência da pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2, abrange todos os concursos que estejam dentro do prazo de validade, inclusive os que vierem a ser homologados durante a vigência do estado de emergência. 


Neste período, a suspensão dos prazos não impedirá a convocação de aprovados nos certames, bem como a realização de suas demais etapas e fases, e deverá ser publicada pelos organizadores dos concursos em veículos oficiais previstos no edital das provas.


De acordo com a lei, os prazos suspensos voltarão a correr a partir do término do período de calamidade pública declarada pelo Decreto nº 4.319, de 2020.


Quando apresentaram o projeto na Assembleia, os autores justificaram a proposta como um mecanismo para amenizar as prováveis dificuldades que os candidatos aprovados em concursos possam vir a enfrentar pela proliferação da covid-19. “Os candidatos que conquistaram a aprovação em um concurso público neste momento de incertezas quanto ao futuro não podem ter qualquer tipo de prejuízo neste sentindo”, explica Romanelli, um dos autores da proposta. “Esse prazo de validade voltará a ser contado apenas a partir do término do período de calamidade pública, previsto para o dia 31 de dezembro deste ano”, esclarece Romanelli. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Deputados votarão emendas no projeto que altera o sistema de escolha dos diretores em escolas estaduais.


Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná da próxima segunda-feira (05) os deputados vão analisar as oito emendas apresentadas ao projeto de lei 565/2020, do Poder Executivo, que prevê mudanças na escolha de diretores das instituições da rede pública. As emendas seguem em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após pedido de vista realizado pelo deputado Tadeu Veneri (PT) na sessão do último dia 29.


Entre as alterações propostas pelos deputados estaduais ao texto original está a retirada do artigo 5º do projeto que determina, em caso de vacância ou afastamento, temporário ou definitivo do diretor, a substituição pelo diretor auxiliar, com a anuência da Secretaria da Educação, que “em caso de discordância, poderá indicar um substituto”. O artigo em seu parágrafo único também determina que “em caso de impedimento ou falta do diretor auxiliar, caberá à SEED indicar o substituto”.


Após a análise da CCJ, as emendas seguem para a votação pelo plenário, juntamente com o projeto de lei que está em análise de segundo turno.


Idoso – Em primeiro turno, os deputados analisam o projeto de lei 514/2020, dos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Cobra Repórter (PSC), determinando que o responsável técnico por instituição de longa permanência para idosos possua formação em nível superior na área da saúde.


A proposta foi apresentada na Assembleia após pedido do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.


Datas – Também em primeiro turno de votação, os projetos de lei 731/2019, da deputada Mabel Canto (PSC), que institui o Dia do Operário Ferroviário Esporte Clube, a ser celebrado anualmente no dia 1º de maio; e o projeto de lei 403/2020, do deputado Goura (PDT), que institui a Semana Ângelo Kretã de Luta pelos direitos dos Povos Indígenas.


Já em segunda votação, está na ordem do dia o projeto de lei 468/2020, do deputado Subtenente Everton (PSL), que institui o Dia Estadual do Veterano das Forças Armadas do Brasil, comemorado em 2 de setembro.


Utilidade Pública – A concessão do título de Utilidade Pública à Associação Maria Aparecida Gomes, da cidade de Mandaguari, é proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PV), através do projeto de lei 406/2020 que está em análise de segundo turno.


Já a concessão do mesmo título à Associação Sul Brasileira de Esporte, Cultura e Arte, da cidade de Campo Largo, é proposta pelo deputado Coronel Lee (PSL), através do projeto de lei 543/2019, que está em análise de primeiro turno.


Por fim, os deputados votam a redação final do projeto de lei 256/2019, do deputado Goura, que institui a Lei do Cicloturismo no Paraná, e em segundo turno o projeto de resolução 11/2020 que trata da prestação de contas dos deputados referente ao mês de fevereiro de 2020.


Transmissão – A sessão plenária é transmitida ao vivo pela TV Assembleia, através do canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo a partir das 14h30.

Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná.


Boletim agropecuário ressalta bons preços do milho ao produtor.


A colheita da segunda safra de milho no Paraná está encerrada e os preços agradam os produtores. Esses são alguns dos assuntos tratados pelo Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 27 de setembro a 2 de outubro. O documento, produzido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, também analisa a situação de outras culturas do Estado.


A safra de milho, do ponto de vista comercial, está excepcional para o produtor. O preço recebido pela saca de 60 quilos atingiu novo recorde na semana passada, valendo R$ 50,97. Para esta semana a expectativa é fechar em valor superior, a R$ 51,00. Isso estimula o plantio da primeira safra do ciclo 2020/21, que, por enquanto, segue de forma lenta, devido à falta de chuvas regulares.


Em relação à colheita da segunda safra 2019/20 no Paraná, pode-se considerar encerrada – o levantamento oficial aponta que chegou a 99%. A previsão é que renda entre 11,6 e 11,8 milhões de toneladas, o que pode ser considerada boa, levando-se em conta todo o impacto climático sofrido. O Estado é o segundo maior produtor, responsável por 15% da safra nacional.


Parte do milho é utilizada na alimentação suína. O boletim do Deral também mostra nesta semana que o mercado internacional está absorvendo bastante a carne suína este ano. De janeiro a agosto, as exportações totalizaram 669 mil toneladas, aumento superior a 42% em relação ao mesmo período de 2019 e um recorde para o período. O Paraná é responsável por 14% do volume, com 93,5 mil toneladas e receita de US$ 207 milhões.


FRUTAS E OLERÍCOLAS – No setor de fruticultura, o documento analisa as culturas dos cinco principais produtores no Estado: Paranavaí, Guaratuba, Cerro Azul, Carlópolis e Marialva. Juntos somam 12,3 mil hectares e foram responsáveis por 312 mil toneladas de frutas no ano passado, com geração de R$ 334,9 milhões de Valor Bruto da Produção (VBP).


A olericultura paranaense também é forte e diversificada em número de espécies. O boletim apresenta os principais polos produtores e os produtos mais comuns nos períodos de primavera e verão. Mas, como em outras culturas, a expectativa é pelo retorno das chuvas regulares.


OUTRAS CULTURAS – O documento traz também informações sobre condições de plantio ou colheita e em relação aos preços praticados na cultura do trigo e soja. Ao tratar da pecuária, a análise discorre sobre o comportamento dos preços da arroba bovina e dos cortes no mercado varejista paranaense, além de informações sobre exportações de carne de frango.


Sobre o feijão, há uma avaliação em relação ao plantio e expectativa para a safra das águas. No boletim é possível encontrar, ainda, a história da apicultura no Brasil, desde sua introdução em 1839 pelo padre Antônio Carneiro até os dias atuais, com análise de exportação e preços.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná.