Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 17 de março de 2020

18/03/2020 *--* CORONA VÍRUS COVID-19 !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


TUDO  NO BLOG DO BETO DE HOJE SOBRE O CORONA VÍRUS.

COVID-19






TRANSMISSÃO DO COVID-19






SINTOMAS DO COVID-19



COMO SE PROTEGER DO COVID-19








SUSPEITOS DO COVID-19


DUVIDAS DO COVID-19



Marinha da Nota de Esclarecimento de suspensão de atividades.

Resultado de imagem para marinha do brasil

A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) esclarece que, visando contribuir para a prevenção dos efeitos do contágio pelo Corona Vírus, estão suspensas temporariamente a realização de exames de amadores e atividades do Ensino Profissional Marítimo, evitando a concentração de pessoas em ambientes fechados.




Governo do Paraná anuncia medidas para que possamos realizar um enfrentamento ao coronavírus, COVID-19, VEJA O DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO NA INTEGRA !!!



Governo do Paraná anuncia medidas para enfrentamento ao coronavírus. Foto: Jaelson Lucas/AEN


O Governo do Paraná apresentou nesta segunda-feira (16) as principais medidas adotadas para o enfrentamento da epidemia do coronavírus no Estado. Contidas em decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, as medidas reduzem as possibilidades de contato entre as pessoas para conter a propagação do vírus, determinam ações específicas no âmbito da saúde, ampliam a proteção a servidores incluídos em grupos de risco e fortalecem ações nas fronteiras e divisas.



Confira as medidas



Ficam suspensas, por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (20), as aulas em escolas públicas da rede estadual de ensino, assim como nas universidades estaduais. É recomendado que a medida seja seguida por escolas e universidades particulares.



A partir dos próximos dias, ficam suspensas as visitas a teatros, cinemas, bibliotecas, museus e outros eventos artísticos e culturais; e hospitais, penitenciárias e centro de socioeducação, por tempo indeterminado. Também há recomendação de suspensão dos eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, com reunião de público acima de 50 pessoas.

Ficam suspensas as férias e licenças de servidores da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Segurança Pública e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a partir de 23 de março.

Será concedido regime de trabalho remoto ou escalas diferenciadas e adoções de horários alternativos nas repartições públicas. Nesse ponto, será obrigatório o trabalho remoto aos servidores públicos acima de 60 anos, com doenças crônicas, problemas respiratórios, gestantes, lactantes; e aos servidores que apresentarem quaisquer dos sintomas do COVID-19 e regressos de localidades onde o surto tenha sido reconhecido, no prazo de 14 dias. Na impossibilidade técnica de conceder trabalho remoto a esses servidores, os mesmos deverão ser afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração ou subsídio.

Ficam dispensados, sem prejuízo na remuneração, todos os estagiários no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Estado.

Os diretores dos órgãos e entidades deverão reavaliar a necessidade da permanência ou a diminuição dos empregados de empresas terceirizadas que prestam serviço para administração.

A Secretaria da Fazenda fará contingenciamento do orçamento para que os esforços financeiro-orçamentário sejam redirecionados para a prevenção e combate do COVID-19.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) deverá adotar medidas de profilaxia e expedição de recomendação no âmbito do transporte público coletivo.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estudará a possibilidade de direcionar sua linha de produção para fabricação de álcool em gel a ser adquirido pela administração direta e indireta do Poder Executivo.

A administração direta, autárquica e fundacional do Estado deverá disponibilizar álcool em gel em todas as repartições públicas.

Os órgãos e entidades da administração pública estadual deverão aumentar a frequência de limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de instalar dispensadores de álcool em gel nas áreas de circulação e no acesso às salas de reuniões.

O Estado poderá adotar as seguintes medidas: isolamento, quarentena, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos e estudos ou investigação epidemiológica.

Os órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal deverão compartilhar dados essenciais à identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção, assim como as pessoas jurídicas de direito privado quando os dados forem solicitados por autoridade sanitária.

As secretarias de Saúde, Agricultura e Segurança Pública vão desenvolver operações nos limites territoriais do Estado para orientação, averiguação e monitoramento da movimentação de pessoas nos limites geográficos estaduais.

DECRETO - Chegou a circular uma minuta do decreto com texto não definitivo. O decreto oficial segue abaixo.










Secretária de Educação de Santa Maria do Oeste emite nota a População, que aulas serão suspensas por tempo indeterminado.


Na data de ontem dia 16/03/2020 o Sr. Secretário de Educação Levi de Lima Colaço, despachou um decreto que dizia, que a partir desta sexta-feira dia 20/03/2020, os alunos de toda a rede de ensino de Santa Maria do Oeste, iriam seguir as recomendações do Governo do Estado do Paraná, integrando as ações de reforço ao enfrentamento da pandemia do Covid-19, assim ficando as aulas suspensas por um período de tempo indeterminado, até quando se julgarem necessárias, assim seu retorno feito a posteriori em conjunto com a rede Estadual de Ensino, todos os pais de alunos serão notificados com antecedência por nossa equipe de reportagens quando o retorno das aulas voltará ao normal, assim que tiver uma data estipulada.

Parabéns ao Governo do Estado do Paraná e nosso Governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo rápido posicionamento sobre a pandemia Covid-19 e pelas medidas de enfrentamento a serem realizadas pelo nosso Estado, bem também como o nosso Secretário de Educação Levi de Lima Colaço pela a agilidade em seu posicionamento, alertando a toda a população sobre os riscos, e também colaborando para as suspenções de aulas ocorrem o mais rápido de possível da forma mais ordena, sempre visando que que nenhum aluno saia prejudicado por conta das medidas de enfrentamento contra esta nova pandemia que nos assola.


Pedimos calma a toda a população de Santa Maria do Oeste para que possamos juntos enfrentarmos o mais rápido que possível está doença, para isso pedimos que todos sigam à risca as recomendações de segurança, e o Blog do Beto se compromete aos próximos dias estar publicando medidas comportamentais que todos deveremos seguir para conseguirmos superar está doença da melhor forma possível !!!  



Curitiba confirmou dois novos casos de coronavírus; contágios podem ter ocorrido em São Paulo e Rio.


Curitiba registrou mais dois novos casos de coronavírus em moradores do município.

Os dois casos foram confirmados por um laboratório particular da capital paranaense, referenciado pelo Ministério da Saúde.

Os pacientes foram infectados, possivelmente, durante viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, locais com registro de transmissão comunitária do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Com os dois novos registros, sobe para sete o número de casos confirmados na capital paranaense.

Cinco casos já haviam sido confirmados na última semana pelo Laboratório Central de Estado do Paraná (Lacen-PR), em relação a pacientes com histórico de viagem ao exterior.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias.

Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 43 suspeitos e já descartou outros 45 casos de pacientes residentes em capital.

Fonte: Bem Paraná


Secretaria de Saúde notifica primeiro caso suspeito de coronavírus em Toledo.


A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo informa que foi notificado o primeiro caso suspeito de Coronavírus no Município na manhã desta segunda-feira (16). A paciente é uma mulher de 55 anos e está em isolamento domiciliar, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. O exame foi coletado para confirmação ou descarte da suspeita da doença. 

A mulher que viajou para o exterior retornou no dia oito de março e desde o dia 11 passou a apresentar sintomas (febre, dor de cabeça, coriza nasal e tosse). Ela procurou assistência médica no serviço privado de saúde no final da manhã desta segunda-feira (16). Ela se apresenta com quadro leve e permanece em casa, sendo monitorada. Nenhum outro familiar apresenta sintomas até o presente momento.  


Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Paraná, este laboratório é o Lacen-PR. 

CUIDADOS BÁSICOS  

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas. 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa, com Assessoria.



Mais da metade dos estados cancela aulas na rede pública.






Ao menos 15 estados e o Distrito Federal decidiram cancelar aulas na rede estadual, a maioria antecipando recesso das férias, em razão da pandemia do novo coronavírus. O número de novos casos chegou a 234 no país, segundo o último balanço do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (16).



Outras 14 capitais também vão cancelar as aulas na rede municipal. Para colégios privados, há decreto estadual proibindo aulas ou orientação de sindicatos e governos pela suspensão de aulas em dez capitais. Dezenas de universidades públicas e particulares também anunciaram paralisação por conta da Covid-19.



Na última semana, haviam anunciado a suspensão das aulas São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.



Já começaram nesta segunda ou vão suspender ao longo da semana também Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Piauí, Pernambuco, Ceará, Rondônia e Roraima.

Mesmo sem nenhum caso de coronavírus confirmado, Rondônia suspendeu as aulas por 15 dias. No Sul, a Prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas na cidade, mas optou por manter o ensino infantil. O prefeito, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), porém, pediu que as famílias de crianças de até seis anos que puderem mantê-las em casa não as levem às escolas. O serviço de merenda será mantido.

No mesmo dia, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também anunciou a interrupção das aulas na rede estadual, a partir de quinta-feira (19). São 11 casos confirmados entre os gaúchos.

Em Goiás, as aulas nas redes estadual e particular devem ser suspensas no máximo até quarta (18), e o cancelamento deve durar no minimo 15 dias. Já a UFG (Universidade Federal de Goiás) suspendeu atividades, como as cerimônias de colação de grau, previstas para este mês.

Também a rede em Mato Grosso vai suspender as aulas a partir do dia 23 até 5 de abril. Ao menos seis instituições de ensino superior também pararam.

No Paraná, onde há seis casos confirmados do novo coronavírus, as aulas na rede pública serão suspensas por prazo indeterminado a partir de sexta-feira (20). O cancelamento não foi instituído de imediato, segundo o governo, para que ocorressem ações de prevenção e orientação dos alunos e familiares.

No Ceará, decreto do governo Camilo Santana (PT) suspendeu aulas na rede pública por 15 dias a partir desta quarta-feira (18). São nove casos de coronavírus confirmados e 62 em investigação.

Em Pernambuco, a suspensão de aulas para as redes pública e privada passam a valer nesta quarta-feira. No caso da pública, os pais poderão pegar a merenda uma vez por semana para alimentar as crianças em casa.

Belo Horizonte é uma das poucas capitais que vão manter as aulas dos colégios municipais. Já nas escolas estaduais, o governo Romeu Zema (Novo) decretou recesso a partir desta quarta com retorno no dia 23, e reavaliará no fim de semana se a suspensão pode ser prorrogada conforme o número de casos.

Fonte: Portal Banda B.



Justiça cancela eventos e adota medidas contra coronavírus.






Seguindo decreto assinado pelo governador Ratinho Junior para enfrentamento do coronavírus (Covid-19), o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, determinou o cancelamento de eventos programados pela pasta nos próximos 40 dias.



Assim, ficam canceladas as Feiras da Cidadania que seriam realizadas em Londrina nesta quarta-feira (18/03) e Curitiba-Boqueirão, que seria na sexta, 18. Também ficam canceladas as feiras Paraná Cidadão em Curitiba (que seria dias 25, 26 e 27 de março), Arapoti (1, 2 e 3 de abril) e Paranaguá (15, 16 e 17 de abril).



Seguindo o decreto assinado pelo governador, ficam suspensas as visitas aos Centros de Socioeducação de todo o Estado, até segunda ordem.



PROCON-PR – Além disso, de acordo com a determinação do secretário Ney Leprevost, o Procon-PR colocou à disposição da população um canal online para denúncias sobre abusos no preço do álcool em gel 70%. A plataforma está disponível neste link www.procon.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=23

O Procon-PR também está recebendo reclamações de consumidores com dificuldades para receber o reeembolso de companhias aéreas no caso do cancelamento de viagens para destinos com surto de coronavírus.

REDE DE SAÚDE – A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho vai fornecer para entidades que trabalham com idosos, pessoas com deficiência, crianças, famílias em situação de vulnerabilidade, indígenas e migrantes, todas as informações e auxílio para que tenham acesso à rede de saúde de cada município.

O secretário Leprevost determinou aos departamentos de Justiça e de Direitos Fundamentais da Secretaria que estudem, em conjunto com os parceiros do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da OAB e da Defensoria Pública, medidas de proteção dos direitos dos vulneráveis para casos de pandemias. O Departamento de Justiça deverá adotar medidas, em conjunto com a delegacia de crimes cibernéticos da Secretaria de Segurança Pública, para combater a disseminação de fake news sobre a doença.

O decreto assinado pelo governador Ratinho Junior vigorará enquanto perdurar o estado de emergência internacional pelo coronavírus.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.



Greca decreta situação de emergência em saúde de Curitiba para combater coronavírus.


O prefeito Rafael Greca decretou situação de emergência em saúde em Curitiba. A medida dá mais agilidade e garante as bases legais para o município adotar medidas no combate ao coronovírus.

Apesar de o número de infectados ainda ser pequeno na cidade (sete confirmados, até a segunda-feira; todos leves) o vírus é de fácil transmissão. Por isso, a tendência é haver um aumento de casos significativo nas próximas semanas, podendo sobrecarregar a rede de saúde.  

A medida também está alinhada aos esforços que vem sendo tomados em várias partes do mundo para enfrentar a pandemia.

Sem eventos
Entre as medidas do Decreto 421, o município veda a licenças e alvarás para realização de eventos privados com público superior a 200 pessoas. A medida vale a partir desta terça-feira (17/3). Licenças já concedidas para eventos programados a partir desta data serão suspensas.

Eventos e viagens oficiais agendados pelos órgãos municipais também estão cancelados e serão remarcados para data oportuna.

Comitê orientador
O decreto cria o Comitê de Técnica e Ética Médica, comandado pela Secretaria Municipal da Saúde. O comitê vai orientar as decisões e dirimir dúvidas acerca das medidas adotadas contra a pandemia na cidade, além de instruir casos omissos na legislação.

Outra função é definir prioridades na aquisição de bens e produtos e serviços emergenciais.

Escolas
O decreto estabeleceu o escopo da suspensão de aulas na rede pública municipal.

Atendimento
O decreto ainda estabelece que, em caso de necessidade, poderão ser tomadas medidas de isolamento e quarentena e realização compulsória de exames, coleta de amostrar e vacinação profilática, além de autorização excepcional e temporária para eventual importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária (desde que devidamente registrados por autoridade sanitária estrangeira e previstos em ato pelo Ministério da Saúde.

O decreto tem validade indefinida e vigorará enquanto perdurar a situação causada pelo coranavírus.

Fonte: Portal Banda B.

17/03/2020 *--* Deus é Fiel !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.



Secretária de Educação de Santa Maria do Oeste emite nota a População, que aulas serão suspensas por tempo indeterminado.


Na data de ontem dia 16/03/2020 o Sr. Secretário de Educação Levi de Lima Colaço, despachou um decreto que dizia, que a partir desta sexta-feira dia 20/03/2020, os alunos de toda a rede de ensino de Santa Maria do Oeste, iriam seguir as recomendações do Governo do Estado do Paraná, integrando as ações de reforço ao enfrentamento da pandemia do Covid-19, assim ficando as aulas suspensas por um período de tempo indeterminado, até quando se julgarem necessárias, assim seu retorno feito a posteriori em conjunto com a rede Estadual de Ensino, todos os pais de alunos serão notificados com antecedência por nossa equipe de reportagens quando o retorno das aulas voltará ao normal, assim que tiver uma data estipulada.

Parabéns ao Governo do Estado do Paraná e nosso Governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo rápido posicionamento sobre a pandemia Covid-19 e pelas medidas de enfrentamento a serem realizadas pelo nosso Estado, bem também como o nosso Secretário de Educação Levi de Lima Colaço pela a agilidade em seu posicionamento, alertando a toda a população sobre os riscos, e também colaborando para as suspenções de aulas ocorrem o mais rápido de possível da forma mais ordena, sempre visando que que nenhum aluno saia prejudicado por conta das medidas de enfrentamento contra esta nova pandemia que nos assola.


Pedimos calma a toda a população de Santa Maria do Oeste para que possamos juntos enfrentarmos o mais rápido que possível está doença, para isso pedimos que todos sigam à risca as recomendações de segurança, e o Blog do Beto se compromete aos próximos dias estar publicando medidas comportamentais que todos deveremos seguir para conseguirmos superar está doença da melhor forma possível !!!  




Funcionários de cemitério acham corpo jogado em uma vala, já em estado de putrefação em Guarapuava.


No dia 16 mar. 2020, às 15h20min, deslocado na Rua XV de Novembro, Bairro Morro Alto, onde o solicitante de 55 anos, zelador do Cemitério Santo Antônio relatou que, quando fazia a ronda preventiva no interior do pátio e foi fazer o descarte de material inservível, sentiu forte odor vindo da mata, que acompanhado de o outro funcionário de 34 anos, adentraram a mata, e localizaram um corpo caído em uma valeta. Acionado os órgãos competentes, onde se fizeram presentes o investigador de polícia Civil, o perito criminal e a auxiliar do IML. O corpo foi retirado da vala e devido ao estado de putrefação não foi possível identificar o mesmo, nem tampouco o fato que gerou a morte. O corpo foi encaminhado ao IML de Guarapuava.


Fonte: Polícia Militar.





Jovem de 22 anos junto com adolescente de 17 e uma criança de 5 anos furtam uma caixa de som JBL de loja de Guarapuava.




No dia 16 mar. 2020, às 18h35min, na Rua Professor Becker, Santa Cruz, no local foi entrado em contato com a vítima uma senhora de 23 anos, a mesma relatou que duas pessoas, sendo elas uma mulher trajando calça camuflada e camiseta preta com tatuagem no braço, um homem trajando bermuda, camiseta escura e boné e uma criança do sexo feminino de aproximadamente 5 anos, chegaram em seu estabelecimento para pegar um celular que haviam deixado na loja para assistência técnica, que após pegarem o celular ficaram sentados em frente a loja, que em determinado momento a vítima percebeu que uma caixa de Som JBL cor Vermelha que estava em um balcão próximo a janela, parou de tocar, e quando ela foi verificar o que havia ocorrido percebeu que a Caixa de Som havia sido Furtada, relatou ainda que um popular lhe informou que visualizou duas pessoas e uma criança com as mesmas características citadas, transitando com a caixa de som indo sentido Vila Concórdia. Diante das informações a equipe iniciou patrulhamento no intuito de localizar os autores, chegando na Vila Concórdia, a equipe visualizou duas pessoas e uma criança com as mesmas características informadas pela vítima, próximo a linha do trem, sendo então realizada a abordagem policial, e identificados os abordados como uma jovem de 22 anos, e um adolescente de 17 anos. Em busca pessoal no adolescente nada de ilícito foi localizado, porém em busca em uma sacola plástica que estava com a jovem, foi localizado a Caixa de Som marca JBL cor Vermelha Furtada da loja da vítima. Após questionados, ambos abordados afirmaram que pegariam a Caixa de Som na loja sem que ninguém percebesse, e que pagariam em outro dia. Diante dos fatos os autores, a vítima e o objeto foram encaminhados até a 14ªSDP para os procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.


Lobo-guará é encontrado morto às margens da PRC-280.


O Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de Palmas registrou a localização de um lobo-guará morto às margens da PRC-280, na região do Horizonte. A suspeita é que o animal tenha sido envenenado.

Há cerca de dois meses, um exemplar da espécie foi avistado na mesma localidade. Técnicos do ICMBio apontam que pode ser o mesmo animal encontrado morto na última semana.

Na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), é considerado uma espécie quase ameaçada de extinção.

Segundo o ICMBio, existem registro do lobo-guará no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e na região do Horizonte, porém não há informações detalhadas sobre o número de exemplares.

Lembra o órgão, que o Decreto nº 6.514 de 22 de julho de 2018, em seu artigo 24, considera infração contra a fauna perseguir, caçar ou matar animais nativos, com previsão de multa que pode ser aumentada no caso de animais ameaçados de extinção.

Fonte: RBJ.



Motociclista morre após acidente na BR-376.



Um grave acidente provocou a morte de um motociclista na BR-376 próximo do trevo entre Jandaia do Sul e Mandaguari. A colisão envolveu um carro e aconteceu por volta das 07h35 desta terça-feira (17). 

Segundo testemunhas, o motociclista teria realizado uma conversão irregular na rodovia. Ele seria morador de Mandaguari e trabalhava em Jandaia do Sul.

Existe um retorno para entrar em Jandaia do Sul, que fica a aproximadamente 1 Km de onde aconteceu o acidente. O motorista do carro, um HB20, não sofreu ferimentos.

Ainda conforme as testemunhas, após a batida, o motociclista foi arrastado por quase 100 metros.

Um médico que passava pela rodovia tentou prestar socorro, mas o homem morreu na hora. 

A Polícia Rodoviária Federal, PRF, foi chamada e vai apurar as causas do acidente. 

O nome da vítima não foi revelado. 


Fonte: TN Online.


Colisão entre caminhões deixa dois mortos na PR-182.


Um grave acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (16) na rodovia PR-182, em Ampére sentido a Francisco Beltrão.

A colisão foi entre um caminhão furgão de Medianeira e um caminhão de Ampére carregado com 9 toneladas de soja.


O condutor do caminhão de Ampére, foi socorrido pela equipe do Samu, mas não resistiu e faleceu logo depois. Já o motorista do outro veículo ficou preso nas ferragens e morreu no local.

Os corpos foram removidos ao IML de Francisco Beltrão.

Fonte: PP News.


Homem é reconhecido depois da passar notas falsas.


Na noite de ontem (16), a Polícia Militar de Santa Helena foi acionada atendendo a solicitação de um popular que teria abordado um rapaz, o mesmo que lhe havia passado notas falsas na ultima sexta feira (13), em seu estabelecimento.

As vitimas que receberam notas falsificadas conseguiram identificar através das imagens de câmeras de monitoramento os suspeitos, encontrando um nesta segunda-feira. A vítima contou que percebeu as notas falsificadas após ser advertido em um supermercado tentando realizar um pagamento.

O suspeito relata que estava com outro indivíduo na data em que foram entregues as falsificações e que o mesmo residia no distrito de São Roque.

As vítimas foram orientadas quanto às providências cabíveis, o acusado foi conduzido até a DP de Santa Helena para serem tomadas as demais providências.

Fonte: Correio do Lago.


Curitiba confirmou dois novos casos de coronavírus; contágios podem ter ocorrido em São Paulo e Rio.


Curitiba registrou mais dois novos casos de coronavírus em moradores do município.

Os dois casos foram confirmados por um laboratório particular da capital paranaense, referenciado pelo Ministério da Saúde.

Os pacientes foram infectados, possivelmente, durante viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, locais com registro de transmissão comunitária do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Com os dois novos registros, sobe para sete o número de casos confirmados na capital paranaense.

Cinco casos já haviam sido confirmados na última semana pelo Laboratório Central de Estado do Paraná (Lacen-PR), em relação a pacientes com histórico de viagem ao exterior.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias.

Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 43 suspeitos e já descartou outros 45 casos de pacientes residentes em capital.

Fonte: Bem Paraná


Secretaria de Saúde notifica primeiro caso suspeito de coronavírus em Toledo.


A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo informa que foi notificado o primeiro caso suspeito de Coronavírus no Município na manhã desta segunda-feira (16). A paciente é uma mulher de 55 anos e está em isolamento domiciliar, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. O exame foi coletado para confirmação ou descarte da suspeita da doença. 

A mulher que viajou para o exterior retornou no dia oito de março e desde o dia 11 passou a apresentar sintomas (febre, dor de cabeça, coriza nasal e tosse). Ela procurou assistência médica no serviço privado de saúde no final da manhã desta segunda-feira (16). Ela se apresenta com quadro leve e permanece em casa, sendo monitorada. Nenhum outro familiar apresenta sintomas até o presente momento.  


Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Paraná, este laboratório é o Lacen-PR. 

CUIDADOS BÁSICOS  

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas. 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa, com Assessoria.


Paraná confirma 12 novos óbitos por dengue.


O boletim da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná nesta terça-feira (17) confirma 12 novos óbitos provocados pela doença. Agora, são 49 mortes neste período epidemiológico iniciado em agosto de 2019.

O secretário da Saúde, Beto Preto, afirma que o Governo do Estado segue em alerta e com várias ações de combate coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue. “Mas nosso principal apelo é para que a população participe desta luta e que a limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito faça parte da rotina de cada cidadão”, diz ele, destacando que 90% dos focos estão nos domicílios. 

Dos 12 óbitos apresentados nesta semana, nove são mulheres e três homens, a maioria idosos, com comorbidades. Os óbitos por dengue confirmados nesta semana são: mulher de 97 anos, de Alto Paraná, portadora de insuficiência cardíaca; homem de 90 anos, de Marechal Cândido Rondon, com hipertensão; mulher de 83 anos, moradora de Ubiratã, portadora de hipertensão; mulher de 83 anos de Umuarama com cardiopatia; mulher de 81 anos de Nova Olímpia com hipertensão e diabetes; mulher de 79 anos de Paranavaí com insuficiência cardíaca.

Os demais são uma mulher de 77 anos de Barbosa Ferraz com hipertensão; mulher de 77 anos de Nova Londrina, com hipertensão; homem de 69 anos, de Colorado, também com quadro de hipertensão sistêmica; mulher de 50 anos moradora de Sarandi sem comorbidade associada; homem de 35 anos de Nova Londrina portador de doença autoimune, e uma menina de 9 anos de Barbosa Ferraz, sem doença pré existente associada.

CRESCIMENTO – O Paraná tem hoje 65.524 casos confirmados de dengue – 12.872 a mais que na semana anterior, que totalizava 52.652 confirmações. O aumento é de 24,45%. São 157.472 notificações no estado, registradas em 357 municípios.

EPIDEMIA – No Paraná, 147 municípios estão em situação de epidemia, sendo que 23 entraram a partir do boletim divulgado nesta terça-feira. São eles: Santa Izabel do Oeste, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, Anahy, Iguatu, Goiorê, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Esperança Nova, São Jorge do Patrocínio, Astorga, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Lobato, Marialva, Cambé, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Santo Antonio da Platina, Maripá, Mercedes e Toledo. E há mais 41 municípios estão em situação de alerta.

Fonte: AEN.


Doria à CNN: Eu me arrependo de ter votado no Bolsonaro.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seguiu o exemplo da deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) e disse nesta segunda-feira, 16, que se arrepende de seu voto em Jair Bolsonaro em 2018. “Me arrependo, sim”, disse Doria, em entrevista à CNN. “Eu não tenho compromisso com o erro. Se erros foram cometidos, inclusive por mim, eu tenho obrigação de corrigir”, falou o tucano.

“Eu sigo o caminho das pessoas de bom senso e de equilíbrio, não vou seguir endossando um presidente da República que afronta o Judiciário, que afronta a liberdade imprensa, que não administra o que deveria administrar. Eu condeno e lamento que o presidente da República do Brasil dê maus exemplos aos brasileiros”, argumentou o governador. 

Doria voltou a criticar a postura do presidente da República em meio à crise com o coronavírus. Olhando para a Câmara, o governador paulista deu uma “bronca” em Bolsonaro: “Presidente, acorde! O senhor foi eleito para ser presidente do Brasil. Administre o Brasil. Estamos vivendo uma crise gravíssima, não é hora de fazer chacota, não é hora de intimidar governadores”.

Falando em defesa dos governadores, o tucano cobrou respeito de Bolsonaro na lida com chefes das unidades federativas. Doria disse lamentar “que um presidente da República queira ridicularizar os governadores que estão trabalhando” para conter o alastramento do coronavírus. Segundo o governador de São Paulo, há uma “dissintonia” entre Bolsonaro e a realidade.

Perguntado se teria sido eleito governador em 2018 sem colar na campanha de Bolsonaro – Doria encampou o “BolsoDoria” no segundo turno das eleições -, o tucano fez menção da expressiva votação que recebeu em 2016 para a Prefeitura de São Paulo e disse que “não faz futurologia”.

Fonte: CGN.


Jornais liberam acesso contra notícias falsas.


Ao menos onze veículos associados à Associação Nacional de Jornais (ANJ) liberaram o acesso gratuito para não assinantes a conteúdos sobre o novo coronavírus. A iniciativa visa combater a onda de informações falsas sobre a doença, dando aos leitores fontes confiáveis de notícia. Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S.Paulo, Grupo RBS e O Povo foram alguns dos jornais que liberaram o conteúdo.

Parte da desinformação sobre o coronavírus foi observada em um grupo especializado em fake news do Ministério da Saúde. Em um mês e meio, o grupo analisou mais de 8 mil mensagens sobre a doença que circulam nas redes sociais – e detectou que 85% eram falsas.

“Nos momentos graves, se comprova ainda mais o valor da informação responsável e precisa. Os jornais já ajudaram o Brasil a enfrentar e superar muitas crises, e o farão de novo neste momento”, afirma o presidente da ANJ, Marcelo Rech.


Além de liberar o acesso de todo o conteúdo sobre o tema desde a quinta-feira passada, o Estado lançou um boletim diária sobre os principais acontecimentos da crise. Também foi criado um grupo no Facebook em que especialistas e jornalistas vão tirar dúvidas de internautas. Outra ação foi a criação de um pdf com orientações sobre o vírus para ser compartilhado em redes sociais como o WhatsApp. 

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.