Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 18 de março de 2023

18/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Laranjeiras do Sul registra ocorrência de furto qualificado onde jovem de 18 anos tem seu carro levado.

Equipe foi acionada para prestar atendimento a uma ocorrência de Furto Qualificado. No local a pessoa de masculino,18 anos, passou a relatar que ao chegar no endereço supracitado desceu do veículo Fiat/Strada placa ANB 8E53, cor branca e foi abordado por um masculino, aparentemente embriagado, vestindo calça jeans e camiseta verde. O homem pediu ajuda a ele dizendo estar passando mal e precisar de auxílio para ir para casa, entretanto, *******, ao perceber que o masculino estava embriagado não deu importância e entrou na residência para buscar um chapéu. Ato continuo, ao sair da residência avistou o masculino evadindo-se com o veículo Fiat/Strada que, ficou aberto e com a chave na ignição. O autor fugiu sentido Centro. Diante do exposto a equipe policial realizou patrulhamento no Centro da cidade e no estabelecimento comercial que se encontravam-se abertos no momento dos fatos, bem como, deslocou até ao Município vizinho de Rio Bonito do Iguaçu (possível rota de fuga do autor) a fim de, recuperar o veículo, porém, sem sucesso.

Fonte: Polícia Militar.

Briga de casal termina com homem preso por dirigir embriagado no Bairro Industrial em Guarapuava.

 Solicitação via 190 informava uma briga entre um casal na marginal da BR 277, onde uma havia em meio a briga do casal e uma criança chorando e correndo as margens da via. No local feito contato com a mulher, 27 anos, a qual relatou que teve um desentendimento com seu convivente masculino, 42 anos, e por este motivo sua filha de 11 anos, estava assustada e chorando. O Sr. ****** encontrava-se nas proximidades com um veículo Fiat/Uno e ao perceber a viatura policial tentou evadir-se do local, sendo acompanhado e abordado. No momento da abordagem foi possível perceber que este apresentava sinais de Embriagues, com andar cambaleante, olhos avermelhados, vestes desordenadas, falante e odor etílico. Foi então oferecido ao abordado o Teste Etilométrico, sendo aferido o valor de 0,71 mg/l. Diante dos fatos foi dado voz de prisão e encaminhado a polícia judiciária. A mulher informou que teve apenas uma discussão e não tinha interesse em representar contra ele, tampouco apresentava Lesões. Sendo assim foi encaminhada juntamente com sua filha até a casa de sua genitora, sendo orientada quando aos procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem dispensa arma de fogo municiada em frente a bar e polícia militar observa e apreende arma em Laranjal.

(IMAGEM ILUSTRATIVA)

Em patrulhamento foi visualizado em frente um bar, um masculino dispensar enquanto corria uma Arma de Fogo tipo revólver, Foi realizada a apreensão de uma arma de fogo tipo revolver marca Taurus calibre .38 carregado com cinco munições intactas. Diante dos fatos foi apreendida a Arma de Fogo juntamente com as munições e entregues a Polícia Judiciária.

Fonte: Polícia Militar.

Confeitaria de Arapuã faz sucesso vendendo kit’s de festa personalizado e tem sonho de ter a sua própria padaria. Entenda:


A confeiteira e empreendedora Edinéia vem chamando atenção na cidade de arapuã onde reside e vem fazendo um grande sucesso com seus bolos e kit's para festas personalizados para eventos, todos de sua cidade que os saboreiam, caem no encanto de suas delícias de doces confeitados por ela, e os clientes só relatam elogios. Mas Edinéia tem um sonho, sonho este de possuir o seu próprio negócio, veja a seguir o relato de Edinéia a nossa equipe de reportagens na integra:

"Meu nome é edinéia souza, moro em uma pequena cidade chamada Arapuã no Paraná. Sou confeiteira a 3 anos e trabalho em casa, pois sonho um dia em ter minha própria padaria, sou de origem humilde e vivo disso, pois faço tudo com muito amor e dedicação. Eu sempre trabalhei de diarista, e sou muito orgulhosa disso, com o passar dos tempos, fui chamada para trabalhar em uma padaria, onde trabalhei muito e aprendi muito, por conta de problemas  pessoais tive que sair de meu emprego e me mudar de cidade,  assim vindo morar em Arapuã no ano de 2016, dai passei a fazer coxinha, sendo que meu marido vendia os produtos de porta em porta, foi um momento muito difícil, tivemos várias humilhações mas ao mesmo tempo tive pessoas maravilhosas também que nos ajudaram, o tempo foi se passando e eu comecei a fazer bolos, e foi crescente os clientes graças à Deus e hoje estou vendo kit's personalizados para festas. Me considero uma ótima confeiteira mas claro com muito ainda a aprender, mas com a graça de Deus, vou seguindo o caminho que ele tem trilhado para mim e tenho dois sonhos um de ter minha própria padaria, pois trabalho na minha casa ainda e o local é muito pequeno, e meu segundo  sonho é chegar até o programa do ratinho, pois sou sua grande fã e seria uma hona para mim poder servi-lo com meus quitutes, somos humildes e vivemos disso, mas faço meu serviço com todo o amor do mundo, com dedicação e perfeição e acredito que tudo que se faz com amor sai perfeito. Espero um dia realizar meus sonhos, obrigado pelo espaço e agradeço a cada leitor seu que Deus os abençoe." pontuou Edinéia a nossa equipe. 

Nos ajude a fazermos parte do sonho de edinéia e divulgue esta história você também para que unidos possamos chegar até o programa do ratinho aonde ela possa levar algumas de suas delícias para este grande apresentador provar.

Fonte: Redação do Blog do Beto.

Moradora denuncia abandono de 13 cachorros em residência trancada na região Norte de Cascavel.

Uma moradora denunciou o abandono de 13 cachorros em uma residência na região norte de Cascavel nesta sexta-feira (17).

Segundo a moradora Michele Rodrigues, entre os cachorros estão 11 filhotes, que há pelo menos quatro dias não se alimentam e nem recebem água.

Ela informou que a casa seria de um homem e que os vizinhos colocam água por baixo da porta da casa, já que os cães estão trancados na residência.

Durante o dia, a moradora gravou os animais que estão visivelmente desnutridos no meio da sujeira.

Fonte CGN

Um morto e um baleado durante tiroteio em boate na PR-483, na madrugada de Sábado.

Um homem foi morto a tiro e outro ficou gravemente ferido na madrugada deste sábado (18), em Francisco Beltrão.

Conforme a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta de 04h45 em uma boate nas margens da PR-483, próximo ao presídio, onde teria ocorrido disparos de arma de fogo e havia feridos.

No local, os policiais constataram que dois homens haviam sido atingidos por disparos de arma de fogo na cabeça, um estava morto e outro gravemente ferido.

O SAMU foi acionado e o médico constatou o óbito e prestou socorro ao ferido, sendo encaminhado ao hospital.

Ainda segundo a PM, duas mulheres de nacionalidade Argentina que trabalham na boate informaram que o autor dos crimes foi o dono do estabelecimento.

Durante o atendimento da ocorrência o dono da boate ligou para uma das mulheres e por telefone informou aos policiais, que três homens teriam chegado no local já embriagados e um deles tentou ir atrás de uma das mulheres quando ela foi ao banheiro em uma casa anexo ao estabelecimento.

Ao ser informado que não era permitido ir na casa, dois deles entraram em luta com o proprietário que pegou uma pistola calibre 22 e fez dois disparos na parede para tentar fazer com que saíssem do local.

Um dos homens o agarrou pelo pescoço, e ele então efetuou um disparo na cabeça de cada um, e da porta o terceiro homem tentou disparar com uma arma de fogo que falhou.

O proprietário então saiu do local e pediu que uma mulher acionasse a Polícia Militar. A Polícia Civil, Criminalística e IML estiveram no local para a perícia e remoção do corpo. Testemunhas foram encaminhadas para prestar depoimentos na 19ª SDP. Os envolvidos não foram identificados.

Fonte:ppnewsfb.com.br

Após tragédia, Jandaia do Sul projeta sinalização por cancelas eletrônicas nos cruzamentos.

O trágico acidente entre um ônibus escolar e um trem em Jandaia do Sul completou uma semana nesta quinta-feira (16). Três pessoas morreram e oito ainda permanecem internadas em hospitais da região. 

Segundo a Prefeitura de Jandaia do Sul, a cidade está tentando aos poucos voltar à normalidade e já vem planejando os próximos passos para que acidentes como esse não voltem a se repetir.

O prefeito de Jandaia do Sul em exercício, Dionísio Costa Alves (Podemos), explica que a cidade tem cinco pontos de cruzamento da linha férrea com ruas e avenidas na área urbana, além de outras interseções na zona rural. 

Segundo Alves, todos os pontos estão sinalizados da forma tradicional, com uma placa com os dizeres "pare, olhe, escute". O prefeito destaca que apenas um trecho, que fica na entrada da cidade, possui monitoramento em tempo integral.

“Quando o trem está chegando, um guarda impede a passagem de pedestres e veículos com cones. Essa sinalização é custeada e executada pela concessionária e foi feita após uma notificação do município”, explica.

Entretanto, Alves ressalta que a sinalização pode ser feita também pelo município, que é um projeto que já está sendo discutido pela prefeitura.

Fonte O Bonde

Motorista acusado de atropelar e matar criança de 3 anos em Curitiba vai a júri na próxima semana. Veja o acidente cenas muito forte.

O motorista Bruno Alisson Batista Ventura, que é acusado de atropelar e matar o pequeno Marcelo Henrique Marques Jardim, de três anos, vai a júri na próxima quarta-feira (22), em Curitiba. O caso aconteceu em outubro de 2019, na Rua Professora Kloldi Jane Assis, bairro Sítio Cercado.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), Bruno dirigia um veículo Gol embriagado e sem habilitação.

“O denunciado, com vontade e consciência, assumindo o risco de produzir o resultado morte e aceitando a possibilidade deste resultado, portanto, imbuído de dolo eventual, com capacidade psicomotora visivelmente alterada em razão da influência de substância psicoativa que determina dependência (álcool), sem possuir habilitação ou permissão para dirigir, e, empreendendo velocidade visivelmente incompatível com aquela permitida para o trânsito em vias locais, demonstrando absoluta indiferença com as consequências de sua conduta”, descreve.

Após o acidente, laudo da Polícia Científica chegou a afirmar que se o veículo estivesse dentro da velocidade permitida, 40 km/h, a morte poderia ter sido evitada. O documento apontou velocidade de pelo menos 54 km/h. Câmeras de segurança flagraram o momento da batida.

Para o advogado a família de Marcelo e assistente de acusação, Jeffrey Chiquini, o crime é muito grave.

“Esse julgamento será um marco na sociedade e no Poder Judiciário. Um criminoso, que deveria estar preso, foi solto e o Estado não foi eficaz em restringir a liberdade desse indivíduo. Como consequência disso, ele ceifou a vida de uma criança de três anos, inocente”, descreve.

Defesa

Procurado pela Banda B, o advogado Abner Arias Fugaça descreveu que tem a expectativa de um bom julgamento.

“A defesa tem muita confiança na justiça e certeza de que ela será feita na quarta-feira”, diz.

Fonte Banda B

Motorista fica ferida após carro cair de barranco em Apucarana.

Um carro caiu de um barranco no início da noite desta sexta-feira (17), na Avenida Minas Gerais, em Apucarana, norte do Paraná. A motorista, de 24 anos, sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Siate do Corpo de Bombeiros.

De acordo com testemunhas, um caminhão teria fechado o carro, modelo Ford Ka, que acabou saindo da pista, atravessou um muro e caiu em um barranco de cerca de 20 metros de altura.

Segundo os socorristas, a vítima, que seria moradora de Califórnia, sofreu ferimentos considerados leves e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela estava sozinha no veículo.

Dois caminhões dos Bombeiros também foram chamados para dar suporte à ocorrência.

Fonte tn

Sobe para cinco o número de mortos em acidente com romeiros do PR; criança está entre as vítimas.

Subiu para cinco o número de mortos no acidente com os romeiros que seguiam da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no interior de São Paulo.

A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Diego Ribas, que disse que todos os moradores estão consternados com a tragédia e vai cobrar que as investigações sejam feitas com rigor.

O ônibus levava turistas da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, para Aparecida em São Paulo tombou na rodovia Régis Bittencourt na região de Cajati, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta (17).

O acidente aconteceu em uma curva no quilômetro 511 na Serra do Azeite. O veículo estava com 51 romeiros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista não ficou ferido.

Ele disse que perdeu o controle do veículo ao entrar em uma curva. A rodovia chegou a ficar interditada por cerca de seis horas, mas foi liberada no início dessa manhã. 

Apesar de haver a confirmação de cinco mortos, apenas os nomes de quatro deles foram divulgados oficialmente: Isadora Teixeira Barão, 7 anos Gabriele Tacoregio Kaveki, 16 anos Rodrigo Marcelo Vieira de Lima Wesley Thiago Schuster de Lima, 28 anos – morreu no hospital Velório Aos poucos, os corpos das vítimas devem ser trazidos para a Lapa.

Como forma de aumentar o suporte às famílias, a prefeitura da cidade colocou à disposição um espaço público para o velório.

Informações Agência Brasil e Banda B.

Acidente entre duas motos deixa um morto e um ferido na PR-487 em Candido de Abreu.

Um motociclista morreu e outro ficou ferido gravemente em um acidente no final da tarde de sexta-feira (17), por volta das 17h50, na PR-487, em Cândido de Abreu.  

De acordo com as informações de populares, a batida entre duas motos foi na entrada do calçamento em frente ao Rojanski.

Uma das motos trafegava pela rodovia sentido ao centro da cidade, e quando foi entrar no calçamento houve a colisão com outra motocicleta que também estava na via.

As equipes de Saúde do Município e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência.  

Um dos motociclistas morreu no local do acidente, outro foi encaminhado com ferimentos graves ao hospital.

Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Estadual também estiveram no local, sendo então acionado o Instituto de Criminalística. As causas que motivaram o acidente estão sendo apuradas.

O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Ivaiporã.

  Fonte tnonline


Carreta pega fogo na BR-163 em Mercedes.

Uma carreta bitrem pegou fogo na tarde desta sexta-feira (17), na BR-163, saída de Mercedes para Marechal Rondon.

Conforme apurado no local, o bitrem com placas de Cascavel seguia sentido a Mercedes, carregado com soja, quando o fogo iniciou em um dos reboques. A situação aconteceu em frente a Cooperativa Integrada.

Após o início das chamas, rapidamente a Prefeitura de Mercedes foi mobilizada e, com dois caminhões, apagou o incêndio, evitando maiores danos no outro reboque e no cavalo-trator. 

O Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon também foi mobilizado e realizou o rescaldo do da carga de soja e também realizará a limpeza da rodovia.

A PRF também se encontra no local e controla o trânsito, que segue em meia pista, em sistema de pare-e-siga. Filas se formam em ambos os sentidos.


Fonte Portal Nova Santa Rosa

Acidente envolvendo uma moto e uma colheitadeira acabou com motoqueiro morto no local na BR-369.

Acidente em que um motociclista morreu na BR-369, na altura do km 498, em Corbélia, envolvendo uma colheitadeira e uma motocicleta na tarde desta sexta-feira (17).

Segundo informado, a colheitadeira estava acessando a rodovia quando ocorreu a colisão com a moto.

O corpo do motociclista ficou no meio da rodovia e causou bloqueio total e congestionamento.

Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) está no local sinalizando a via.

O IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel foi acionado para fazer a remoção do corpo que deve passar por exames e posteriormente será liberado para atos fúnebres.

Fonte CGN

Celta fica destruído após colisão com poste na rodovia PR-488.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 14h30 desta sexta-feira (17), na rodovia PR 488, próximo ao Parque Industrial Cirilo Caumo, em Santa Helena.

Conforme as informações, a motorista de um veículo GM Celta trafegava no sentido Esquina Céu Azul à cidade de Santa Helena, quando acabou perdendo o controle do carro que saiu para fora da pista.

O veículo ainda colidiu violentamente contra um poste da rede elétrica e ficou completamente destruído. No carro estavam a condutora e um adolescente que resultaram com ferimentos leves.

Ambos foram encaminhados pelo SAMU ao hospital para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual-PRE, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local.

As informações são do Alô Santa Helena.

Colisão violenta envolvendo dois veículos deixa cinco vítimas na BR-376. Veja a Foto (IMAGEM FORTE).

Um gravíssimo acidente deixou cinco vítimas na BR-376, nas imediações de Nova Esperança, no Noroeste do Paraná.


Socorristas do Samu, além da Defesa Civil, prestaram o atendimento a ocorrência. No local foi apurado pela Polícia Rodoviária Federal, que ocorreu uma colisão violenta envolvendo duas caminhonetes, com a batida uma delas chegou a tombar.


O Grupo de Operações Aéreas do Samu de Maringá, participou do resgate das vítimas. Eles fizeram o transporte de uma pessoa que acabou ficando presa entre as ferragens de um dos veículos. O paciente foi encaminhado ao Hospital Bom Samaritano de Maringá.


Outras duas vítimas receberam atendimentos onde foram encaminhadas para um Hospital de Nova Esperança. Três vítimas recusaram atendimento no local.


A PRF apura as circunstâncias do acidente.

Fonte: Portal EVN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 18/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Maringá realiza feirinha de adoção de animais neste domingo, 19.

A Prefeitura de Maringá realiza neste domingo (19), mais uma feirinha de adoção de animais. O evento será realizado das 9h às 12h em frente à sede da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, na Avenida Laguna, 668. Também haverá atividades para crianças como distribuição de pipoca e algodão-doce e cama elástica. Além das atividades organizadas pela secretaria, o município tem realizado parcerias para ampliar a divulgação da causa animal.


Em 11 de março, na disputa entre Maringá FC x Cianorte, pelo Campeonato Paranaense de Futebol 2023, os jogadores entraram em campo com pets para adoção. Nesta quarta-feira, 15, no Dia do Consumidor, o município também realizou uma feirinha de adoção durante as atividades no Terminal Urbano. Nas duas oportunidades, seis pets foram adotados.


“É importante participarmos de outros eventos e estarmos em locais diferentes da cidade. Dessa forma, um público diferente, que não frequenta nossas feiras de adoção, consegue participar e também pode adotar os pets”, explica o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo.


Moradora de Sarandi, a dona de casa Aparecida Rodrigues viu a divulgação do evento no Terminal Urbano, ficou encantada com os pets e decidiu dar um novo lar para os animais. “As minhas netas de 7 e 10 anos ficaram bem felizes com o novo pet e já batizaram com o nome de Lili”, disse.


Desde 2017, a gestão municipal realizou 34.388 castrações gratuitas de animais. No mesmo período, foram realizadas 163 feiras de adoção e 1.507 pets foram adotados. Ferramenta inovadora e que agilizou as ações voltadas à causa animal, o aplicativo Petis tem 36,1 mil usuários cadastrados e 71,4 mil animais registrados.

Fonte: Portal Paraná.

Ator da Globo Marco Pigossi espera que público não o veja de forma diferente por ser gay entenda e leia a matéria completa.


Marco Pigossi, prestes a lançar a segunda temporada de "Cidade Invisível" na Netflix, espera que o público não veja seu personagem, Eric, com outros olhos nesta nova leva de episódios.

Isso porque, entre o lançamento da série e agora, muita coisa aconteceu em sua vida pessoal e profissional, a começar pela decisão de falar abertamente sobre sua sexualidade.


Em novembro do ano retrasado, ainda na ressaca do sucesso global de "Cidade Invisível", Pigossi publicou nas redes sociais uma foto sua de mãos dadas com o namorado, o cineasta italiano Marco Calvani. "Choca zero pessoas", escreveu ele, em referência às especulações que sempre o perseguiram.

"Gente, eu sou a mesma pessoa, absolutamente nada mudou. É a mesma história, o mesmo universo", diz ele agora, em entrevista sobre a nova temporada da série, ao ser questionado sobre a expectativa em relação a como os espectadores o verão.

Não foi fácil tomar a decisão de se assumir gay publicamente. Na época, em entrevista à revista Piauí, Pigossi falou sobre a sensação de usar, nas suas palavras, uma máscara de heterossexual por pura e simples manifestação de medo.

"É a mesma pessoa que está lá [na tela], o mesmo personagem, e tentei trazer o máximo de dedicação que eu pude", completa ele agora, que está escalado para uma série derivada de "The Boys", sucesso americano do Amazon Prime Video, e que recentemente produziu o documentário "Corpolítica", sobre a presença de pessoas LGBTQIA+ na política brasileira.

"Cidade Invisível" chega à segunda temporada na quarta-feira da próxima semana, dia 22. Os novos episódios vão retomar o drama familiar no qual o personagem de Pigossi se viu depois de descobrir que tem uma relação única com as forças sobrenaturais que regem as relações entre as entidades do folclore brasileiro.

"A gente sempre tem uma expectativa grande por qualquer trabalho que a gente faça com carinho, amor, dedicação. O resultado deixou todo mundo muito feliz, especialmente pela ideia de levar um produto brasileiro para o mundo, falando de algo tão rico quanto a nossa cultura. Espero que a gente tenha conseguido manter o alto nível", afirma.

Fonte: O Bonde.

Embratur pede investigação contra “coaches de namoro” e turismo sexual.


A Polícia Federal deve abrir investigação por turismo sexual contra o grupo Millionaires Social Circle, a pedido da Embratur, a Agencia Brasileira de Promoção de Turismo. Em nota publicada, a agencia se solidarizou com as mulheres vítimas do grupo e afirmou que a prática de turismo para fins de exploração sexual é crime no país. 

No final de fevereiro, o grupo promoveu uma festa na capital paulista e teria convidado mulheres para serem cobaias dos aprendizes sem o conhecimento delas. 

Algumas das mulheres que estiveram nessa festa viram suas fotos nas redes sociais do grupo e abriram uma denúncia. Há uma investigação da Polícia Civil aberta contra os dois estrangeiros que seriam líderes do grupo e eles devem ser chamados a depor. 

Nas redes sociais, eles se defenderam afirmando que na festa tudo foi feito com consentimento dos participantes e que dar dicas de como usar aplicativos de relacionamento não é crime. No entanto, eles também foram irônicos na nota da defesa afirmando que “fizeram a maior festa do Brasil e que as feministas não gostaram”. 

Além disso, há outros vídeos nas redes sociais do grupo, considerados misóginos, como um em que dão dicas para criar ambiente de consentimento para que mulheres concordem com sexo grupal e vários outros que rotulam alguns tipos de mulheres como psicologicamente instáveis.

Em São Paulo é possível fazer Boletim de Ocorrência pelo site da Polícia Civil. Outro meio de fazer a denúncia é no Disque 180.

Fonte: Agência Brasil.

TikTok enfrenta pressão ocidental com bloqueio do Reino Unido e inquérito nos EUA.


A pressão de autoridades dos governo ocidentais sobre o TikTok, com sede na China, está crescendo. O Reino Unido informou que vai bloquear o aplicativo dos dispositivos do governo, logo após o presidente dos EUA, Joe Biden, dizer que pode proibir o software se a ByteDance, controladora do app, não desinvestir na operação.

Na próxima semana, o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, deve testemunhar perante o Comitê de Energia e Comércio do Congresso dos Estados Unidos. O CEO será perguntado sobre a relação do aplicativo com a China e questionado sobre preocupações de que fornece conteúdo prejudicial a jovens. As agências federais americanas também levantaram preocupações de segurança.

“Os americanos merecem saber como essas ações afetam sua privacidade e segurança de dados, bem como quais ações o TikTok está tomando para manter nossos filhos protegidos de danos online e offline”, disse o Comitê de Comércio e Energia da Câmara. Um dos principais motivos é o medo de que dados confidenciais possam ser acessados pelo governo chinês.

O TikTok planeja gastar US$ 1,5 bilhão em um programa para proteger dados e conteúdo de usuários dos EUA contra acesso ou influência do governo chinês. A empresa diz que o desinvestimento não oferece mais proteção do que já propôs.

“A melhor maneira de lidar com as preocupações com a segurança nacional é com a proteção transparente dos dados e sistemas do usuário baseada nos EUA. Com monitoramento, verificação e verificação robustos de terceiros”.

Fonte: Agência Estado.

Paraná bate recorde e é responsável por 33,5% do abate nacional de frango.


Equipamentos de última geração aliados à especialização de mão de obra: os dois fatores que proporcionaram o Paraná bater o recorde de produção de frango em 2022. 

Foram 2 bilhões de aves abatidas, isso equivale a 33,5% do total no país que chegou ao número de 6 bilhões. Os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O estado também é potente na exportação, o número chega a 42%. 

Em 25 anos, houve um aumento de 425 milhões para um valor superior 2 bilhões de frangos abatidos. 

Além do controle administrativo, é preciso ter os cuidados sanitários, muita higienização e roupas adequadas em cada setor. O Ministério da Agricultura, bem como as secretarias do estado e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) têm realizado orientações e fiscalizações em empresas para contribuir no controle sanitário. 

Panfletos foram disponibilizados para os trabalhadores sobre a influenza aviária que ainda não assola o Brasil, mas são válidos os cuidados. Para que tudo seja feito devidamente dentro dos protocolos, há um controle rigoroso nas empresas, principalmente no acesso aos setores de abate.

Com a produção a todo vapor, consequente o retorno financeiro também teve um aumento real, passando de $ 2,7 bilhões para $ 3,6 bilhões. 

A previsão é que em 2023 o setor continue em expansão, por meio dos investimentos nas indústrias agropecuárias.

Confira a matéria completa:

Redação CATVE.com

Haddad viaja a SP após reunião com Lula; novo arcabouço fica para semana que vem.


Depois da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros da área econômica para tratar da proposta do novo arcabouço fiscal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarcou para São Paulo, onde deve passar o final de semana.

Após o encontro com o presidente e os ministros, no final da tarde desta sexta, 17, o ministério da Fazenda informou que Haddad não retornaria mais à sede da Pasta e iria direto para a Base Aérea de Brasília. “Não há informação, por parte da Fazenda, sobre o resultado da reunião de hoje”, disse a assessoria.

Mais cedo, Haddad havia dito que a decisão de divulgar ou não o arcabouço fiscal hoje caberia a Lula. “Veja bem, está na mão dele (Lula) agora. Decisão é dele. Fazenda cumpriu seu cronograma, vamos entregar ao presidente os cenários e ele encaminha”, afirmou aos jornalistas no início da tarde, antes da reunião com Lula.

A expectativa é que a proposta da nova âncora fiscal seja divulgada antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 21 e 22 de março.

Fonte: Agência Estado.

Preço médio da gasolina e do diesel S-10 nas bombas cai 0,5%; GLP sobe 0,17%.


O efeito da volta dos impostos federais sobre gasolina no preço final do insumo já foi totalmente repassado ao consumidor. Esta semana, o preço médio do combustível nas bombas de todo o País ficou próximo à estabilidade, e apresentou queda de 0,5% para R$ 5,54 por litro, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na semana passada, o preço da gasolina nos postos chegou a R$ 5,57, o que representou uma alta acumulada de 9,6% nas duas semanas após a volta dos tributos. Ao fim das contas, o combustível saltou pouco menos de 50 centavos por litro, estabilizando na casa dos R$ 5,50 na média nacional.

Em ocasiões marcadas por grande variação de preço em curto período de tempo, são comuns ajustes nos preços praticados pelos lojistas na ponta da cadeia, a fim de se adequarem à lógica concorrencial. A leve queda desta semana pode estar ligada, portanto, a esta acomodação de preços nos próprios postos de abastecimento.

Isso é reforçado pelo fato de não ter havido mudança notável nos preços praticados em refinarias, sobretudo da Petrobras. O preço do etanol anidro, outro fator que poderia pressionar o preço final da gasolina por compor 27% de sua mistura, também registrou queda acumulada de 2% nas usinas paulistas nas duas últimas semanas. O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq-USP).

Os tributos federais PIS/Cofins voltaram a incidir nos preços de refinaria em 1º de março e foram repassados ao consumidor final, nas bombas, ao longo das últimas semanas, com um pico na semana passada. A alta veio apesar da redução anunciada pela Petrobras para a gasolina no mesmo dia, de 3,9% ou 13 centavos por litro em suas refinarias.

Previsão

Para o consumidor, a fatura da reoneração da gasolina segue mais alta que a prevista pelo governo federal. O saldo calculado pelo Ministério da Fazenda era alta próxima a R$ 0,34 no preço de refinarias, produto da volta dos impostos menos o desconto da Petrobras. Nas bombas, para o consumidor, o efeito deveria ser menor, porque a gasolina A vendida nas refinarias compõe apenas 73% da mistura da gasolina C, aquela usada nos carros – o restante é etanol anidro.

A Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) chegou a estimar um carregamento para as bombas de R$ 0,25 por litro vendido nos postos, bem menor, portanto, do que se verifica hoje (R$ 0,46). Na estimativa da Abicom, o preço final da gasolina saltaria, na média nacional, para a casa de R$ 5,33 por litro, contra os R$ 5,54 verificados esta semana pela ANP.

Diesel

O diesel S-10 também viu o preço médio cair 0,5% nos postos de todo o País entre os dias 12 e 18 de março, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O combustível está livre da reoneração até 1º de janeiro de 2024, por decisão do governo.

O litro do insumo custou, em média, R$ 5,97 por litro esta semana, ante os R$ 6,00 registrados nos sete dias anteriores.

A nova queda do preço do diesel S-10 ao consumidor pode ser um rescaldo da redução de 1,95%, ou R$ 0,08 por litro, no preço praticado em refinarias da Petrobras a partir de 1º de março. Embora pequeno, esse desconto da Petrobras se junta com o anterior, de 8,9%, ou R$ 0,40 por litro, válido desde 8 de fevereiro.

Gás de cozinha

Já o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha experimentou aumento esta semana. O insumo vendido em botijão de 13 kg fechou a semana a um preço médio de R$ 107,69, 0,17% acima do registrado na semana anterior (R$ 107,50).

O gás de cozinha vinha mantendo trajetória de quedas leves, estacionou na semana passada e agora volta a subir, ainda que próximo da estabilidade. Também nesse caso, com exceção da gasolina, os insumos federais só voltarão a incidir em 1º de janeiro de 2024.

Fonte: Agência Estado

Petrobras cumprirá contratos assinados em processos de desinvestimento.


A direção da Petrobras não encontrou, até o momento, fundamentos que justifiquem a suspensão de projetos com contratos já assinados. A estatal, através de sua diretoria executiva, tem feito um estudo preliminar sobre processos de desinvestimentos em andamento iniciados no governo passado.

O Ministério de Minas e Energia (MME) havia solicitado formalmente à Petrobras a suspensão da venda de ativos por 90 dias, em razão da reavaliação da Política Energética Nacional que se encontra em curso e da instauração de nova composição do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “Os processos em que não houve contratos assinados seguirão em análise”, informou a empresa ao Conselho de Administração.

A suspensão deveria respeitar as regras de governança da companhia e compromissos assumidos com entes governamentais, além de não colocar em risco interesses intransponíveis da Petrobras.

Em nota divulgada no dia 1º deste mês, a empresa informou que o Conselho de Administração ia analisar os processos em curso, “sob a ótica do Direito Civil e dentro das regras de governança, bem como eventuais compromissos já assumidos, suas cláusulas punitivas e suas consequências”.

O objetivo é que as instâncias de governança avaliem “potenciais riscos jurídicos e econômicos decorrentes, observadas as regras de sigilos e as demais normas de regência aplicáveis”. A companhia informou, na ocasião, que fatos julgados relevantes continuarão a ser divulgados ao mercado.

Fonte: Agência Brasil.

Eslováquia anuncia que vai fornecer 13 aviões caça a Kiev.


A Eslováquia anunciou que enviará 13 aviões caça MiG-29 para a Ucrânia, depois de a Polônia prometer fornecer quatro aeronaves, marcando um aumento significativo no apoio a Kiev enquanto o país se prepara para uma contraofensiva à Rússia.

“As promessas devem ser mantidas e quando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu mais armas, incluindo caças, eu disse que faremos o nosso melhor”, disse o primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger no Twitter, anunciando a decisão.

Heger depois conversou com Zelensky, aceitando um convite para visitar a Ucrânia em breve. 

Fonte: Dow Jones Newswires.