Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 5 de junho de 2020

05/06/2020 *--* Deus é Fiel !!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Ultimas noticias desta sexta – feira.

Neymar tem nome registrado em auxilio emergencial; equipe nega pedido.

Uma pessoa ainda não identificada utilizou o CPF e os dados de Neymar para solicitar à Caixa Econômica Federal o auxílio emergencial de R$ 600 reais para trabalhadores informais durante a pandemia do novo coronavírus. A solicitação chegou a ser aprovada e a entrar no cronograma de pagamentos, mas, no momento da publicação da reportagem, havia sido congelada e apresentava o status “em avaliação”, por indícios de desconformidade com os requisitos.

 

A reportagem consultou diversas vezes o status da solicitação no site da Caixa. O registro contém o CPF, data de nascimento e nomes de familiares verdadeiros do jogador do PSG e da seleção brasileira.

 

O estafe de Neymar afirmou que “evidentemente o jogador jamais solicitou o benefício e desconhece quem possa tê-lo feito”. A nota ainda informa que “os representantes do jogador desconheciam a existência da solicitação até serem contatados pela reportagem”.

 

O sistema tem sido alvo de fraudes nas últimas semanas. Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, denunciou no último dia 21 de março que o CPF de seu filho foi registrado para receber o benefício.

 

Em contato com a reportagem, o Ministério da Cidadania afirmou que trabalha em conjunto com diversos órgãos, dentre eles Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Tribunal de Contas da União (TCU) trabalhando contra fraudes. “Estes atos têm permitido a geração de trilhas de auditoria que são usadas para identificar, tomar ações de recuperação e retroalimentar com informações para a melhoria na análise de cada lote de solicitações do auxílio emergencial”, diz o comunicado.

 

O Ministério ainda ressalta que tentativas de burlar os requisitos para receber o benefício são ilegais e estão sujeitas a penalidades. E avisa que a relação completa de quem tiver o benefício autorizado passará a ser publicada no Portal da Transparência nos próximos dias.

Um relatório do TCU levanta a hipótese que seis milhões de pessoas podem estar recebendo o auxílio indevidamente, o que totalizaria um rombo de R$ 3,6 bilhões por mês ao programa.

Fonte Banda B

Paraná tem mais de 500 casos de Covid-19 em 24 horas e quebra recorde de mortes.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 533 confirmações e 13 óbitos pelo novo coronavírus em 24 horas. O informe epidemiológico desta sexta-feira (5) mostra que o número acumulado de pessoas infectadas é de 6.437. Já o número de mortes chegou a 227. Há registro da Covid-19 em 273 municípios do Estado, e em 81 ocorreu ao menos um óbito.

 

A quantidade de casos e de óbitos é a maior divulgada em um só dia desde que o monitoramento registrou o primeiro diagnóstico, em 11 de março. Entre os 86 dias desde o início do acompanhamento da Sesa, a quinta-feira (4) é o que tem o maior número de diagnósticos confirmados, foram 453 e na quarta-feira (3) foi a data de maior ocorrência de mortes, 12 falecimentos.

 

O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de manter o distanciamento físico. “Nossos números crescem rapidamente. E pelo que estudamos das projeções, tendo em vista o que já ocorreu em outros locais, vamos ter aumento de casos. Nos preocupa muito as pessoas nas ruas porque um organismo pode reagir bem à doença, mas outro não. E se muitos precisarem de UTIs, sabemos que não haverá para todos. ”

 

Mortes

Todas as 13 pessoas que foram a óbito estavam internadas. As mortes ocorreram entre 1º e 5 de junho, foram sete mulheres e seis homens, com idades que variam entre 34 e 90 anos.

No dia 1º de junho ocorreram dois óbitos. Uma mulher, 45 anos, que residia em Campina Grande do Sul; e um homem, 74 anos, de Piraquara.

Na terça-feira (2) faleceu uma mulher de 70 anos que morava em Cambé.

Quarta-feira (3), seis pessoas morreram. Três mulheres: residente de Cornélio Procópio, tinha 90 anos; moradora de Curitiba, tinha 50 anos; e uma que morava em Toledo, de 34 anos. Um dos homens residia em Bela Vista do Paraíso, tinha 66 anos; outro morava em Cascavel, 73 anos; e um que faleceu de 71 anos morava em Ibiporã.

Quinta-feira (4), três pessoas faleceram: duas mulheres e um homem. Uma residia em Curitiba e tinha 85 anos e a outra morava em Londrina e tinha 89 anos; o homem era morador de Rolândia e tinha 78 anos.

Nesta sexta-feira (5) um morador de Maringá foi a óbito, o homem tinha 74 anos.

Internados

Estão internados nesta sexta-feira (5) 314 pacientes com o diagnóstico confirmado para Covid-19. 230 estão em leitos SUS (85 em UTI e 145 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).

Quantidade de casos novos e municípios:

86 casos confirmados – Curitiba;


71 casos confirmados – Cascavel;


49 casos confirmados – Londrina;


22 casos confirmados – Toledo;


21 casos confirmados – Cornélio Procópio;


18 casos confirmados – Pinhais;


17 casos confirmados – Piraquara;


13 casos confirmados – Maringá;


12 casos confirmados – Cianorte e Ponta Grossa;


10 casos confirmados – Colombo e Campina Grande do Sul;


9 casos confirmados – São José dos Pinhais;


6 casos confirmados – Foz do Jordão; Fazenda Rio Grande; Nova Fátima;


5 casos confirmados – Araucária; Santa Mariana; Quatro Barras; Campo Largo; Santa Terezinha de Itaipu; Cruzeiro do Oeste; Uraí; Abatiá;


4 casos confirmados – Ribeirão do Pinhal; Rolândia; São Tomé; Terra Boa; Almirante Tamandaré; Indianópolis;


3 casos confirmados – Bituruna; Tuneiras do Oeste; Tijucas do Sul; Campo Bonito; Mandirituba; Andirá; Cambé; Assis Chateaubriand; Apucarana; Santa Amélia; Santa Cecília do Pavão; Japurá;


2 casos confirmados – Santo Antônio da Platina; Francisco Beltrão; Pitanga; Araruna; Guarapuava; Salgado Filho; Diamante do Sul; Morretes; Siqueira Campos; Agudos do Sul; Terra Rica; Palotina; Imbaú; Joaquim Távora;


1 caso confirmado – Tibagi; Marialva; Santa Inês; Campina da Lagoa; Matinhos; Pinhão; Três Barras do Paraná; Piraí do Sul; Alvorada do Sul; Ibaiti; Sapopema; Coronel Domingos Soares; Braganey; Planalto; Palmas; Antônio Olinto; Bela Vista do Paraíso; Porto Barreiro; Enéas Marques; Irati; Quitandinha; Céu Azul; Rancho Alegre; Sertaneja; Reserva; Telêmaco Borba; Itaúna do Sul; Assaí; Japirá; Paiçandu; Cruzmaltina; Tomazina; Salto do Itararé; Congonhinhas; Bandeirantes; Leópolis; Lindoeste.

Fonte Banda B

Flagrante: Homem condenado pelo crime de estupro é localizado pela Polícia após pedir auxílio emergencial.

Paraná tem média de 17 casos de estupro por dia em 2019, diz Sesp ...

Um homem que é condenado pelo crime de estupro foi detido nesta sexta-feira (05) durante uma ação da Polícia Civil de Curitiba.

Segundo informações, os policiais chegaram até o suspeito durante uma Operação em relação aos pedidos de Auxílio Emergencial.

Diante da solicitação, os investigadores perceberam que contra o rapaz estava em aberto um mandado de prisão pelo crime de estupro.

O delegado Rinaldo Ivanike deu detalhes da investigação, que culminou na prisão do suspeito. O crime teria acontecido no município de Fazenda Rio Grande.

Após a constatação do fato, os policiais deslocaram até a residência do homem, na Região do Sítio Cercado, onde foi realizada a prisão.

A equipe do Brasil Urgente da Band Curitiba acompanhou a prisão do homem.

Fonte CGN

Joice Hasselmann é acusada de produzir fake news contra bolsonaristas.

Os principais alvos, segundo a dupla, seriam desafetos criados após a ruptura da ex-líder do governo com o presidente Jair Bolsonaro e incluiriam as colegas de parlamento, Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP), além dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Em entrevista à CNN Brasil, sem revelar sua identidade, os dois afirmaram que funcionários eram cobrados a fazer ‘montagens de vídeos’, ‘criar narrativas’ e ‘alimentar perfis falsos’ nas redes sociais, supostamente monitorados pela própria parlamentar.

A reportagem mostrou ainda trocas de mensagens atribuídas à deputada, nas quais ela pede que uma assessora ‘coloque todos os perfis para trabalhar no Twitter fazendo comentários positivos’ sobre sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo. Na conversa, ela ainda teria repreendido a funcionária por ter criado ‘apenas’ um perfil falso, e emenda: ‘falei para você fazer vários’.

A assessora relata dificuldade em criar os perfis devido à exigência de vinculação das contas a números de telefone. Em conversa com outro funcionário, sugere o uso de CPFs falsos para cadastrar os chips de celular e criar contas ilícitas nas redes sociais.

Em outros áudios, Joice Hasselmann pede que a assessora crie uma hashtag contra Bia Kicis e um vídeo afirmando que Carla Zambelli confirmaria ataques do governo contra o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Zambelli afirma que a fala usada no vídeo foi ‘tirada de contexto’. Segundo ela, o trecho foi cortado de um áudio enviado ao porta-voz do movimento Nas Ruas, Tomé Abduch, e se referia à votação do Plano Mansuetto, no dia 2 de maio no Senado.

Aliados do presidente, os deputados Bia Kicis e Carlos Jordy (PSL-RJ) já articulam para levar o caso à Comissão de Ética da Câmara.


‘Chumbo trocado’


Ex-aliada bolsonarista, Joice Hasselmann rompeu com o Planalto depois de um ‘racha’ no PSL que terminou com a debandada dos Bolsonaro do partido. Ela chegou a disputar a liderança da sigla na Câmara, enquanto o presidente articulava para que o caçula, Eduardo Bolsonaro, assumisse o posto.

A própria deputada acusa o Planalto e seus aliados de envolvimento em esquemas de disseminação de notícias falsas e discursos de ódio. Em dezembro do ano passado, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News da Câmara dos Deputados, ela chegou a afirmar que um dos grupos de propagadores de notícias falsas e difamações mais ativos seria o chamado ‘gabinete do ódio’, integrado por assessores especiais da Presidência da República. O grupo seria pautado, segundo ela, pelos filhos mais novos do presidente, Eduardo e Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), e pelo ‘guru’ Olavo de Carvalho.

Na semana passada, após apoiadores bolsonaristas terem computadores, documentos e celulares apreendidos como provas no inquérito nas fake news, Joice voltou a atacar o governo. A deputada afirmou, nesta quarta-feira, 27, que ‘no fim da linha do esquema’ investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) está o Palácio do Planalto. Segundo ela, ‘o esquema de produção de ataques e mentiras contra adversários políticos e a democracia’ envolve dinheiro público de gabinetes de políticos ligados à família Bolsonaro e recursos de empresários com trânsito constante no Palácio do Planalto.

COM A PALAVRA, JOICE HASSELMANN

Nas redes sociais, a deputada classificou a reportagem como ‘irresponsável’, ‘patética e mentirosa’. Ela disse ainda que os áudios foram ‘forjados’ e que demitiu dois assessores ‘infiltrados’ por governistas para roubar dados. “Os dois funcionários começaram a apresentar padrão de vida não condizente com o que ganhavam no meu gabinete e aquilo me chamou a atenção. Cheiro de corrupção. Cheguei a levar dados à época à PF e ao Ministério da Justiça para sobre minhas suspeitas”, escreveu em sua conta no Twitter. “Enquanto as suspeitas são investigadas tomei a decisão de demitir, porque peguei os assessores usando computadores do gabinete para espionar e fraudar informações”, acrescentou.

Fonte Banda B

Bolsonaro chama manifestantes contra ele de idiotas, marginais e viciados.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (4) que aqueles que se manifestam contra seu governo são idiotas, marginais e viciados.

 

Bolsonaro destinou sua live desta noite a criticar os manifestantes que se denominam antifascistas e a, novamente, pedir que seus apoiadores não vão às ruas neste domingo (7), como fazem todos os fins de semana.

 

“Domingo, o pessoal de verde e amarelo, que é patriota, que pensa no seu país, que é conservador, esses que trabalham, que são liberais, que acreditam que o Brasil pode ficar melhor pelo trabalho… Não é ficar em casa, não.


Não vá, não compareçam a esse movimento, que esse pessoal não tem nada a oferecer para nós. Bando de marginais. Muitos ali são viciados. Outros ali têm costumes que não condizem com a maioria da sociedade brasileira. Eles querem o tumulto, querem o confronto”, disse Bolsonaro.


As críticas foram feitas em diversos momentos da transmissão de quase uma hora. “Mais importante que a sua vida é a sua liberdade. Esse pessoal quer roubar a sua liberdade. Esse pessoal não tem nada a oferecer para você. Se você pegar cem desses aí, a maioria é estudante. Se você pegar e aplicar a prova do Enem neles, acho que ninguém tira cinco. Não sabem interpretar um texto, não sabem nada. São uns idiotas que não servem para nada”, afirmou.


O presidente também aconselhou que os pais controlem seus filhos e não os deixem participar das manifestações contrárias a seu governo.


“Agora, não vou dar conselho para pai nenhum, porque eu sou pai. Filho da gente pode errar. Mas, quem for possível exercer o controle em cima dos filhos, exerça para não deixar o filho participar de um movimento como esse. Alguns vão dizer que eu estou cerceando a liberdade… Isso não é liberdade de expressão, o cara vai para o quebra-quebra. E vai ter muito garoto desse usado como massa de manobra, idiota útil. Vai estar lá a comando de um agitador profissional. Fez curso fora do Brasil. Olha o que fizeram no Chile”, disse Bolsonaro.

O presidente também disse lamentar não ter conseguido enquadrar movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como terroristas.


“Na verdade, são terroristas. Lamentamos não conseguir tipificar como terrorismo suas ações no passado porque isso veio da época do governo Dilma e botaram uma vírgula dizendo que exceto os grupos sociais. Ou seja, se nós três aqui [presentes na live] tocarmos fogo num avião, isso é terrorismo. Mas se formos tocar fogo no avião e falarmos que somos do MST, por exemplo, não tem problema nenhum”, disse o presidente.

“Pessoal, domingo, ninguém comparece, é um pedido meu, neste evento. Vamos ficar ligados que este pessoal do antifas [antifascistas], o novo nome dos black blocs, quer roubar a tua liberdade”, insistiu Bolsonaro.


Auxiliares do presidente aguardam com expectativa as manifestações de domingo para poderem aferir o tamanho da oposição que o governo enfrenta na rua. Esse pode ser o primeiro grande ato contra a administração Bolsonaro desde que ele foi eleito.

Sobre a orientação dada pelo chefe do Executivo para que seus apoiadores não apareçam na Esplanada dos Ministérios, há leituras diferentes.


Em uma delas, Bolsonaro quer, de fato, evitar confrontos. Por outro lado, o presidente pode apenas ter procurado uma vacina para o caso de haver mais manifestantes contrários que a favor. Além disso, há o argumento de que, caso o ato seja marcado por violência, Bolsonaro poderá afrontar seus opositores.


Assessores do presidente evitam prever se ele irá ou não à rua no domingo. Ministros militares voltaram a seus gabinetes na última sexta-feira (29) certos de que o presidente não iria à manifestação do domingo seguinte (31).


Não só ele foi, como chegou de helicóptero e ainda montou em um cavalo da Polícia Militar do Distrito Federal.


Eles lembram também que, em março, no início da pandemia, Bolsonaro convocou cadeia nacional de rádio e TV para dizer que seus apoiadores não deveriam sair às ruas. Dois dias depois, no entanto, o próprio presidente estava junto com os manifestantes em frente ao Palácio do Planalto.

Veja todas as ocorrências de Pitanga, Palmital, Manoel Ribas e Nova Tebas, desde roubo agravado até ameaça, violência doméstica e familiar, conduzir veículo embriagado. VEJA TUDO ISSO NO BLOG DO BETO !!!

PITANGA


Cumprimento de mandado judicial - sem ilicitude.


  No dia 04 de junho de 2020, por volta das 17h40min à equipe policial deslocou-se até a rua das laranjeiras, vila padre mioto, a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão (pelo crime de furto qualificado) em desfavor de um masculino de 36 anos, expedido pelo juiz de direito da comarca de pitanga, no local a equipe logrou êxito em localiza-lo, o qual foi preso e conduzido para a 45ª drp de pitanga.


PALMITAL


Roubo agravado


  Por volta de 17h00min do dia 04/06/2020 esta equipe recebeu uma solicitação de uma senhora, relatando que sua loja, havia sido roubada. No local foram colhidas as informações com a vítima acerca dos autores, sendo indicado o rumo tomado, foi concentrado as buscas em um matagal próximo da loja, efetuado buscas e patrulhamentos na vila coamo, porém sem lograr êxito. Na loja foram visualizadas algumas imagens sendo constatado que os autores os quais estavam com os rostos encobertos e de posse de um facão, agiram com violência agredindo nas costas de um funcionário e danificado a tela do computador, com um pranchaço de facão. Da loja foi levado em torno de trezentos reais em dinheiro do caixa, um celular iphone 6 prata do funcionário e ainda danificado a tela sansung. Depois de identificado as vítimas, foi concentrado esforços em abordagens e buscas, porém sem êxito até o momento.


Infração de trânsito


  Por volta de 22h30min do dia 04/06/2020 esta equipe estava fazendo patrulhamentos quando passou a receber denúncias de que dois jovens em um veículo estavam na vila parque junior efetuando manobras e provocando algumas pessoas. Foi intensificado o patrulhamento naquela região e logrado êxito em abordar o referido veículo fiat uno de cor vermelha conduzido por um masculino de 20 anos, e em revista pessoal e no veículo nada de ilícito foi encontrado, foi constatado que seu condutor não possui cnh nem ppd e o veículo possui débitos pendentes. O veículo foi apreendido e levado ao pátio do pelotão, o condutor foi liberado.

 

MANOEL RIBAS

 

Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência/ cumprimento de mandado judicial - sem ilicitude/ infração de trânsito - sem ilicitude.


  Às 18hrs e 10min, atendendo solicitação anônima, a qual dava conta de que na rua Princesa Isabel, esquina com Av. Brasil, havia um veículo na pista de rolamento e que possivelmente o condutor estaria embriagado. Com a equipe no local, foi constatado o fato, tratando-se de um vw/gol de cor vermelha, na direção o condutor um masculino de 58 anos, estava dormindo e ao acorda-lo, notou-se que estava em visível estado de embriaguez alcoólica. Ao verificar as documentações via sesp, foi constatado que o condutor não possui cnh, ppd ou acc, bem como, possui em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, pelo art.129 do cp, expedido pelo meritíssimo dr. Juiz de direito da vara criminal de campo mourão, constatado também que o veículo possui débitos de licenciamento. Tocante a embriaguez, foi oferecido ao condutor o teste etilométrico, o qual aceitou em fazer o teste sem qualquer tipo de coação física ou moral, dando como resultado 0,92 mg/l. Diante do fato foi dada voz de prisão ao mesmo pelo crime de embriaguez ao volante, bem como dado fiel cumprimento ao mandado de prisão, foi também, apreendido o veículo e encaminhado até o pátio de destacamento policial militar de manoel ribas, onde foram adotados os demais procedimentos de tr nsito.


Nova Tebas


Ameaça - violência doméstica e familiar


  No dia 04 de junho de 2020, por volta das 15h20min, a equipe deslocou até a rua joão berardi, na vila coamo, onde segundo o solicitante, sua genitora teria ligado para ele pedindo para que fosse ao destacamento de polícia militar pedir socorro, pois o seu ex-amasio um masculino de 51 anos teria chego com seu vw gol de cor verde, invadindo sua residência agressivo e com sintomas de embriaguez. Deslocado ao local e visualizado o referido veículo em meio a via pública, e que foi localizado a vítima e o autor em uma casa nas proximidades. De imediato foi realizado abordagem do suspeito, sendo que neste momento apareceu a vítima e relatou que teve que sair correndo para casa vizinhas para não ser agredida fisicamente, pois momentos antes, o masculino teria lhe proferido palavras de baixo calão e vindo ameaçá-la de morte se acaso ela ligasse para a polícia. Ainda em conversa com a solicitante, esta informou que não foi a primeira vez que esse fato ocorreu, e que requer uma medida protetiva, pois teme por segurança e de seus filhos. Diante dos fatos as partes foram encaminhadas até a delegacia de polícia civil de Manoel Ribas, onde foram tomadas as demais providências cabíveis. Ressalta-se que o veículo vw gol foi recolhido ao pátio do destacamento de Nova Tebas, onde foram realizadas as medidas administrativas.


Cumprimento de mandado judicial - sem ilicitude


  No dia 04 de junho de 2020, por voltas das 20h00min, a equipe da polícia militar de Nova Tebas logrou êxito em dar fiel cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de um masculino de 20 anos (pelo crime de roubo), mandado este expedido pelo excelentíssimo magistrado da vara criminal de Manoel Ribas - pr. Diante dos fatos a equipe conduziu o mesmo em condições integras até a delegacia de Manoel Ribas, onde ficará à disposição da justiça. 

Fonte: Polícia Militar.

Deputada Cristina Silvestri traz boas notícias sobre unidades de saúde do Hospital São Vicente de Guarapuava.

A Deputada Estadual Cristina Silvestri através de suas redes sociais trouxe boas notícias para Guarapuava e Região, pois já começaram a chegar os novos equipamentos para as duas unidades do Hospital São Vicente.

 

Sendo que está conquista foi viabilizada através de uma verba de R$ 2 milhões, articulada pela Deputada Cristina, junto ao secretário de saúde Beto Preto.

 

Deste recurso, liberado em abril deste ano, R$ 1 milhão foi para a Unidade I, no Centro, e a segunda parte de R$ 1.000.000,00 MILHÃO está atendendo a Unidade II, o nosso Hospital do Câncer, que está sendo construído na Cidade dos Lagos.

 

Até o presente momento, o Hospital São Vicente já recebeu um novo arco cirúrgico com intensificador, equipamento de raio-X para realização de procedimentos cirúrgicos que necessitam de auxilio de imagem em tempo real para direcionamento da efetividade do procedimento.

 

 Com o auxílio deste equipamento é possível à geração de imagens digitais com alta definição, sendo essencial para cirurgias que necessitam de extrema precisão, como neurológica, vascular, cirurgia geral, urologia, ortopedia e procedimentos cardíacos.

 

Além do arco cirúrgico, diversos outros itens foram adquiridos e devem chegar nos próximos dias, impactando diretamente na modernização e na qualidade do atendimento à uma população de Guarapuava e de toda a nossa região.

 

A Deputada Cristina agradece mais uma vez ao secretário de estado de saúde, Beto Preto, pelo grande apoio e por prontamente atender este pedido. Um recurso de extrema importância para a toda a nossa região, que a cada dia conta com uma estrutura de saúde ainda mais preparada e completa, Deputada Cristina Silvestri o trabalho e compromisso com o povo paranaense nunca podem parar !!!

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Cristina Silvestri.

Engenheiros e alunos da Unioeste criam peças e consertam equipamentos hospitalares com impressoras 3D.

Um grupo de professores de mestrado e doutorado das áreas de Engenharia Mecânica, Elétrica e Agrícola, servidores e alunos de graduação e pós-graduação do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste em Cascavel, se uniram para produzir órteses, próteses, peças para ventiladores e respiradores e outros itens para a área da saúde.


O material produzido por meio de impressoras 3D, é doado para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pacientes portadores de fissura labiopalatal e para o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Unioeste. “Antes mesmo da pandemia nosso objetivo era produzir algo que contribuísse com a área da saúde em Cascavel. A chegada da Covid-19 fez o projeto nascer. De forma voluntária, nós nos reunimos para verificar onde poderíamos ajudar no suporte às pessoas no enfrentamento à doença e, assim, fomos nos adaptando para atender a essa demanda”, explica Selmo José Bonatto, Coordenador Geral do NIT.



Segundo o Engenheiro Agrônomo, professor e doutor Reginaldo Ferreira dos Santos, o projeto do NIT é de fundamental importância para a universidade, professores e alunos da Unioeste, sobretudo para a comunidade. “Nós temos a oportunidade de apresentar, em sala de aula, a parte teórica para os alunos, no laboratório a parte prática e agora eles conseguem entregar uma demanda  real da sociedade. Além disso, o aluno consegue entender que pode ser profissional por meio das startups”, observa.  


Ainda de acordo com o professor, o projeto está formando não só engenheiros, mestres e doutores, mas cidadãos comprometidos com a comunidade. “Para mim esses alunos estão indo além daquilo do que nós imaginávamos. Eles conseguem atender não só o que é era esperado internamente, na universidade, mas também atendem as demandas reais da comunidade. Eles estudam e ao mesmo tempo colocam em prática. E mais: incentivam outros alunos a crescer juntos, não só intelectualmente mas também financeiramente”, afirma o professor.


Impressoras 3D geram soluções e economia


O projeto foi possível devido a parcerias entre a Unioeste, entidades e empresas que emprestaram impressoras 3D ao grupo.  A ação permitiu que leitos de UTI do Hospital Regional de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, que estavam desativados, voltassem a funcionar. “Como esse hospital não possui um núcleo de engenharia, haviam muitos equipamentos com defeito. Alguns deles dependendo de peças que não estão chegando da China. Nós então produzimos essas peças e fizemos o conserto, o que resultou em seis leitos que voltaram a receber pacientes. Isso é gratificante além de gerar uma boa economia para o Estado”, comemora o aluno de doutorado Cristiano Fernando Lewandoski, doutor em Engenharia de Energia na Agricultura.


O coordenador do NIT,  Selmo José Bonatto, lembra que em 45 dias, todo o material produzido pelo projeto permitiu uma economia de 350 mil reais às unidades hospitalares e que a intenção para o pós-pandemia, é manter o projeto por meio de startups. “Nós abrimos três startups para continuar com o conserto dos equipamentos hospitalares e a produção das peças em 3D. Nós temos condições de fazer um trabalho técnico diferenciado, pois contamos com a participação de doutores, o que significa mão de obra altamente qualificada”, ressalta Bonatto. Para ele, a pandemia vai render bons resultados na área da engenharia. “Essa pandemia veio para nos mostrar que temos potencial para criar e resolver demandas que antes não nos dávamos conta. Quando isso tudo acabar muita coisa vai mudar, para melhor”, finaliza.


A equipe do NIT participa agora de treinamento de startups com o Vale do Silício, o Sebrae, e a Fundetec.

Fonte: CGN com Assessoria.


Homem de 54 anos é a segunda vítima fatal do coronavírus em Arapongas.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou na manhã desta quinta-feira (4) que foi registrada a segunda morte por coronavírus no município. De acordo com nota oficial, o óbito foi de um homem de 54 anos, que atuava como corretor de seguros na cidade.


Segundo a prefeitura, este homem era o caso de coronavírus de número 70 confirmado no município. Ele tinha hipertensão.


O homem deu entrada no Hospital Norte Paranaense (Honpar) no dia 26 de maio. Ele apresentava quadro de febre, tosse e dificuldade respiratória. No dia seguinte, o exame foi coletado e enviado para análise em Curitiba, no Laboratório Central do Estado (Lacen). A confirmação de que se tratava de coronavírus aconteceu na última segunda-feira (1).


O paciente ficou sob cuidados médicos desde então, porém não resistiu e veio a óbito na madrugada desta quinta-feira. A Vigilância Epidemiológica, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, realizou os testes nos familiares, sendo que nenhum deles apresentou resultado positivo para Covid-19.


Ainda em nota, a Secretaria de Saúde de Arapongas reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene, utilizando máscara e evitando aglomerações, mesmo em festas em confraternizações familiares.

Fonte: TN Online.

Siate atende vítima de capotamento de veículo em Foz do Iguaçu


Na manhã desta quinta-feira (4), socorristas do Siate foram mobilizados para atendimento a uma vítima de acidente de trânsito em Foz do Iguaçu.

O fato ocorreu na Avenida Beira Rio, na região do Bairro Jardim América.

O motorista de 27 anos seguia pela via quando acabou perdendo o controle da direção e capotando o automóvel, que parou às margens da via.

Fonte: Tribuna Popular.


Mulher morre em capotamento na rodovia PR-163, em Telêmaco Borba.

Uma mulher perdeu a vida num acidente ocorrido na manhã dessa quinta-feira (4), na PR-160, no município de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais.


Ela era passageira de um carro que se envolveu numa colisão com um caminhão. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual.

A batida aconteceu por volta das 10h50 nas proximidades da ponte do Rio Tibagi. Chovia muito e esta rodovia é de pista simples.


De acordo com as informações da página ‘Atento a Rede’, o motorista do caminhão mora em Curiúva e transportava uma mudança. Ele sofreu ferimentos leves.


A mulher dirigia um Gol, sendo que o corpo seguiu para o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa. 

Fonte: CGN.


Homem morre e outro fica gravemente ferido em colisão entre Fiat Toro e bicicleta na BR-277


Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta-feira (04) na rodovia BR-277, entre Matelândia e Medianeira, na Região Oeste do Estado.

A colisão entre uma Fiat Toro e uma bicicleta aconteceu nas proximidades do Castelletto Restaurante.

Segundo informações, duas pessoas estavam na bicicleta quando foram atingidas pelo veículo, que seguia sentido Cascavel.

Com o impacto, um rapaz morreu na hora enquanto o outro ficou gravemente ferido.

Socorristas do Siate e da Ecocataratas foram mobilizados para prestar atendimentos a ocorrência.

O trânsito na pista sentido Cascavel precisou ser completamente interditado durante o atendimento á vítima.

O IML (Instituto Médico Legal) de Foz do Iguaçu foi mobilizado para fazer o recolhimento do corpo.

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Terezinha de Itaipu também presou apoio no acidente e controlou o fluxo de veículos, registrando o fato.

Fonte: CGN.

Governo transfere R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para investir em propaganda

Governo transfere R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para investir ...

O governo federal retirou R$ 83,9 milhões que seriam usados no programa Bolsa Família para destinar à Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom). A medida atinge os recursos previstos para a região Nordeste do País e causou críticas no Congresso por ocorrer durante a pandemia do coronavírus, quando muitas famílias estão sem fonte de renda. O dinheiro será utilizado para comunicação institucional, ou seja, para fazer publicidade das ações da gestão de Jair Bolsonaro.

A portaria que prevê a transferência dos recursos do Orçamento foi publicada na edição desta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União (DOU). O ato foi assinado pelo secretário executivo do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Segundo técnicos do Congresso, como não há recurso extra, apenas realocação dentro do Orçamento, não é preciso de aval dos parlamentares. O valor total destinado ao Bolsa Família no ano inteiro é de R$ 32,5 bilhões.

Procurado, o Ministério da Cidadania informou que o pagamento do benefício está garantido, mas não esclareceu o motivo da realocação dos recursos.

Para comparação, os R$ 83,9 milhões transferidos para Secom bancar publicidade institucional dariam para comprar 1.263 respiradores hospitalares – ao custo de R$ 66,4 mil cada, um dos preços que o governo federal pagou em compras da Saúde. Ou ainda 856.164 mil testes tipo RT-PCR para detectar a infecção pelo novo coronavírus em pacientes – o preço unitário foi de R$ 98.

A Secom já havia aumentado para R$ 17,8 milhões suas despesas com propaganda durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos estão sendo utilizados para divulgar peças publicitárias com o mote de que é preciso “proteger vidas e empregos”. Depois do fracasso com a campanha “O Brasil não pode parar”, vetada judicialmente, a secretaria e o presidente também adotaram a frase “ninguém fica para trás”.

A campanha institucional da Secom é diferente da produzida pelo Ministério da Saúde para fins de utilidade pública, que tem objetivo de passar orientações sobre a doença covid-19 e o novo coronavírus, bem como recomendações de higiene, etiqueta e distanciamento social e até convocar estudantes de Medicina e Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. O ministério já gastou R$ 61 milhões e deve ampliar a despesa com produção de mais conteúdo.

O dinheiro para bancar a publicidade institucional do governo Bolsonaro tem saído do orçamento de “Enfrentamento da Emergência de Saúde Nacional”, de dois dos ministérios mais envolvidos em ações diretas para atendimento à população, Saúde e Cidadania. A Secom centralizou a produção das peças publicitárias.

A campanha é feita pela agência Calia Y2, sem que tenha havido uma seleção interna das propostas das outras agências contratadas pela Secom, a NBS e a Artplan, como é regra. Isso porque, segundo documentos internos da secretaria, a Calia propôs a realização da campanha, e o governo aprovou e adotou a sugestão. Nesse caso, o processo de seleção é dispensado, conforme previsto nas normas da secretaria.

Na terça-feira, 2, relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso apontou que governou veiculou 2 milhões de anúncios em canais com conteúdos considerados “inadequados”. A lista inclui páginas que disseminam fake news, propagam jogos de azar ilegais e até sites pornográficos.

A Secom disse que a escolha de onde os anúncios seriam veiculados coube ao Google, mas a empresa rebateu e informou ser possível bloquear que propaganda institucional seja publicada neste tipo de site.

Parlamentares criticam realocar recursos em publicidade

Parlamentares criticaram a realocação dos recursos nesta quinta-feira, principalmente por envolver dinheiro que seria destinado à população de baixa renda. “É importante lembrar que isso acontece no momento de aumento da fila do Bolsa Família, ao mesmo tempo que pairam sobre a Secom denúncias de mal uso de suas verbas para a propagação de fake news e mensagens e ódio”, disse a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) ao Estadão/Broadcast.

O líder do Novo, deputado Paulo Gamine (RJ), classificou a medida como “imoral”. “No meio a uma crise onde os brasileiros estão perdendo emprego, renda e a extrema miséria vem crescendo no País, é preocupante ver o governo preocupado com publicidade institucional”, disse. Ele afirmou ainda que o recurso da Secom foi reduzido de R$ 273 milhões para R$ 73 milhões na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. “Nós reduzimos esse gasto e agora o governo que recompor esse valor. A que custo? Para que?”, afirmou.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) criticou a ação no plenário da Câmara. “Tirar R$ 83 milhões da boca de famílias pobres para fake news é crime”, disse ela.

“Enquanto tivermos pessoas sofrendo na fila do Bolsa Família ou do Auxílio Emergencial, qualquer redução no orçamento do ministério da Cidadania é questionável. Mais ainda quando o recurso acaba direcionado para comunicação”, afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O Estadão revelou em março que a região Nordeste, que teve recursos do Bolsa Família transferidos nesta quinta-feira, só recebeu 3% dos novos benefícios concedidos no mês de janeiro de 2020. Por outro lado, Sudeste e Sul foram priorizadas nas novas concessões e reuniram 75% dos benefícios liberados no primeiro mês deste ano. O Tribunal de Contas da União avalia se houve irregularidade.

Pasta não esclarece motivo da realocação do recurso
O Ministério da Cidadania, responsável pelo Bolsa Família, enviou nota sobre a transferência de recursos do programa assistencial para a Secretaria de Comunicação do Governo, mas não esclareceu o motivo para a realocação do recurso.

“A folha de pagamento do Programa Bolsa Família (PBF), no mês de abril, foi custeada em 95% por recursos do auxílio emergencial. Naquele mês, 13.566.568 famílias beneficiadas com o PBF receberam o benefício. Em abril foram destinados às famílias mais de R$ 15 bilhões”, diz a pasta comandada por Onyx Lorenzoni.

“É importante destacar que o auxílio emergencial destinou às famílias do PBF, na Região Nordeste, mais de R$ 7,7 bilhões, em abril, o que beneficiou a 6.851.543 famílias”, conclui o ministério.

O Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) procurou o Ministério da Economia, responsável pela operação, além da Secom, para questionar o motivo da transferência, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Fonte: CGN.

Deputada Cristina Silvestri sempre preocupada com a Segurança das mulheres anuncia que nesta semana a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil passou a aceitar o registro de boletins, também, sobre os casos de violência doméstica.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nesta semana a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil passou a aceitar o registro de boletins, também, sobre os casos de violência doméstica.

 

Confira na mensagem abaixo o passo a passo de como fazer a denúncia, nos ajude a informar o máximo de mulheres possíveis sobre esta nova ferramenta. Principalmente agora, na pandemia, ela será fundamental.

 

E lembre-se: os crimes mais graves praticados contra a mulher – como os de natureza sexual e tentativa de feminicídio – precisam ser registrados presencialmente ou denunciados via 190. Caso não receba o atendimento devido, denuncie para a Procuradoria da Mulher da Alep (41 9 9229-2311 ou procuradoriadamulher@assembleia.pr.leg.br)


Deputada Cristina Silvestri sempre preocupada, dedicando seu mandato a segurança e proteção dos direitos de todas as mulheres.

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Cristina Silvestri.