Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 1 de outubro de 2023

01/10/2023 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Desentendimento entre construtor e cliente termina com queixa no destacamento da Polícia em Santa Maria do Oeste.

No dia 30 de setembro de 2023, por volta das 10h, compareceu neste destacamento policial o Sr. de 59 anos.

O qual veio a relatar que está realizando uma obra em sua residência e que ocorreu um desacordo comercial com seu construtor da referida obra.

Relatou que o construtor não realizou o serviço conforme o acordado, que já fez uma certa quantidade do pagamento acertado, porém, o construtor exige receber outros valores sem terminar o referido trabalho.

Que o construtor se apossou das chaves do imóvel e não quer entregar para o proprietário sem receber o referido pagamento.

Diante do fato o noticiante foi orientado quanto aos procedimentos a serem tomados.

Fonte Polícia Militar

Homem que já teve preso por agressão volta a ameaçar sua ex. em Pitanga.


No dia 30 de setembro de 2023, por volta das 20h40min equipe PM foi acionada para atender uma situação de violência doméstica na Localidade de Rio XV de Baixo.

No local em contato com a solicitante, a Sra.-----, a mesma informou que já pediu para seu amásio, Sr-----., deixar a casa, porém, o mesmo não quer sair, que estaria embriagado e ameaçando a mesma juntamente com sua filha.

Relatou também que o mesmo já esteve preso pelo mesmo crime e saiu a pouco tempo.

No dia 28 desse mesmo mês, teria sofrido agressões do Sr. ------- e registrou Boletim de Ocorrência.

Foi feito buscas no local, porém, sem êxito em localizar o autor. A equipe policial deu apoio à solicitante até a casa de sua irmã no Parque São Basílio para pernoitar, tendo em vista que estava com medo de permanecer na residência.

Foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Convivente encosta arma na cabeça da mulher e ameaça matá-la e acaba preso em Nova Tebas. 

No dia 30 de setembro de 2023, por volta das 17h20min a equipe recebeu ligação da senhora de 21 anos, a qual informava que seu convivente de 37 anos, chegou na residência em visível estado de embriaguez, bastante alterado, quando então iniciou-se uma discussão entre o casal.

Que em certo momento pegou no pescoço da solicitante com as duas mãos, tentando sufocá-la.

A vítima disse a equipe que foi a sexta vez que ele atentou contra sua vida; Que nesse momento sua sogra veio em seu socorro, e a vítima conseguiu se desvencilhar de seu convivente.

Que não satisfeito, sacou de sua cintura uma arma de fogo, tipo revólver e colocou na cabeça da vítima, dizendo que a mataria, nesse momento a mãe do autor conseguiu tirar o revólver das mãos de seu filho e jogou no quintal da residência.

Que o autor pegou a arma do quintal e escondeu, em seguida foi deitar-se.

No local a equipe abordou o autor em seu quarto, o qual não acatou a voz de abordagem, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização com uso de algemas para imobiliza-lo.

Em seguida a equipe logrou êxito em localizar o revólver utilizado nas ameaças escondido atrás da residência, sendo um revólver marca Rossi, calibre 22, número de série XXXX (descrito no B.O), carregado com dois cartuchos intactos, porém, os cartuchos estavam picotados.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao masculino, o qual foi encaminhado juntamente com a arma de fogo para a Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas para providências cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Justiça de Ivaiporã mantém cassação da vereadora Getrudes Bernardy.

A vereadora de Ivaiporã Gertrudes Bernardy que em 2022 teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores, em decorrência da realização de uma comemoração de aniversário durante o período da pandemia e depois foi reconduzida ao cargo por liminar junto ao Tribunal de Justiça do Paraná corre o risco de perder o cargo.

Na sexta-feira |(29 o juiz  da Comarca de Ivaiporã, José Chapoval Cacciacarro emitiu a sentença sobre uma ação declaratória que reconduziu a vereadora ao cargo, “a intervenção judicial só se justifica se evidenciada, de plano e sem rebuços, a existência de violação à Constituição Federal ou à lei, o que não é o caso dos autos”, concluindo que “a decisão de cassação da autora é válida e eficaz, eis que o processo de cassação foi devidamente instruído com provas hábeis a comprovar o fato imputado à investigada, bem como lhe foi assegurada o exercício do contraditório e ampla defesa”.

Com essa decisão, permanece válida a cassação da vereadora. A decisão do juiz também determinou que as custas, despesas e honorários advocatícios devem ser pagos pela vereadora. Mesmo com a decisão, ela deve continuar no mandato, já que a decisão cabe recurso.

Segundo Leandro Coelho, advogado de Gertrudes, a sentença foi juntada no processo na sexta-feira ao final do expediente forense. “Tomamos conhecimento apenas nesta manhã. Portanto, o que posso dizer no momento é que assim como a decisão desse juiz que negou a liminar que pedia a recondução da vereadora ao exercício de seu mandato logo após a cassação, a sentença seguiu na mesma linha, sendo considerada por nós da defesa uma sentença extremamente injusta, para não dizer um absurdo, levando em conta as evidentes ilegalidades que restara provadas”.

Coelho disse ainda que a sentença vai contra a posição do Ministério Público que se manifestou na ação pela nulidade da sessão de julgamento e do Tribunal de Justiça do Paraná “que já havia manifestado entendimento em sede de recurso de agravo de instrumento reconhecendo ilegalidades no processo de cassação, reformando a decisão do juízo de Ivaiporã e determinando a recondução da vereadora às suas atividades”.

O advogado adianta que buscará reforma da sentença por meio de recurso de apelação ao Tribunal de Justiça do Paraná “e acreditamos piamente que esta injusta e absurda sentença será revertida”.

Por fim, o advogado esclarece que não há riscos de a vereadora ser afastada do cargo, pois a sentença não possui efeitos enquanto estiver sendo discutida em grau de recurso.

Fonte Ivan Maldonado

Berimbau registra denúncia contra estelionatário em Borrazópolis.

O radialista e repórter Ronaldo Alves Senes, o conhecido “Berimbau”, registrou denúncia neste sábado (30) contra um estelionatário que tem utilizado perfil falso no WhatsApp em nome dele para aplicar golpe em comerciantes na cidade de Borrazópolis.

Conforme o boletim da Polícia Militar (PM), o autor dos golpes seria um menor de idade. O modus operandi desse crime consiste em entrar em contato com lanchonetes e restaurantes da cidade através do WhatsApp, onde ele utiliza a foto do Berimbau e faz pedido autorizando a confecção de lanches para retirada no local ou para entrega em determinados endereços.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, recentemente, houve tentativas de aplicação desse golpe no Restaurante Vaca Branca, localizado na saída para Faxinal, e na Sorveteria do Alemão, na Avenida Brasil.

Também foram registrados casos semelhantes no Cachorro Quente do Figueiredo (conhecido como Lekão Lanches) e no Cachorro Quente da Marlene na Praça da República.  No caso da Marlene, o radialista chegou a fazer um pagamento para evitar que a proprietária do lanche sofresse prejuízos financeiros.

No dia 28 de setembro de 2023, o radialista recebeu uma nova cobrança do Cachorro Quente da Francieli, Avenida José Naline. Segundo ela, os mesmos métodos foram utilizados no golpe, resultando em um prejuízo de R$ 42,00.  

Berimbau alerta aos comerciantes que quando faz pedidos pelo WhatsApp é através de áudios e não por texto.

Fonte Ivan Maldonado

Homem é preso com 500 kg de maconha e dirigindo sob efeito de cocaína.


Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, um homem de 38 anos foi preso transportando em um carro roubado 509 kg de maconha. Ainda, o suspeito admitiu ter feito uso de cocaína antes da viagem, que começou em Santa Helena, no oeste do Paraná, e tinha como destino a capital paranaense. 

O carro foi abordado por equipes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que verificaram que as placas eram clonadas. Segundo a PRF, o automóvel, um Chevrolet Corsa, foi furtado em julho, em Foz do Iguaçu.

O suspeito foi preso por tráfico de drogas e receptação, e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Campo Largo. A droga foi apreendida.

Fonte: TN Online.

BPFron apreende 454 quilos de maconha em Umuarama.

No sábado (30) policiais militares do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira abordaram um veículo em um estacionamento de um estabelecimento comercial na cidade de Umuarama-PR.

O carro estava carregado com 454 kg de substância análoga à maconha.

O responsável pelo veículo, um homem de 23 anos foi preso e encaminhado com a droga para a delegacia da Polícia Civil de Umuarama-PR.

Fonte CGN

Motoristas abandonam veículos após colisão frontal na PR-317, em Santa Helena, neste Domingo.

Na madrugada deste domingo (01), socorristas do SAMU foram acionados para atender a um acidente de trânsito na Rua Angelo Cattani, no perímetro urbano da PR-317, próximo ao Balneário Terra das Águas, em Santa Helena.

O acidente envolveu uma VW Saveiro, com placas Mercosul, e um Fiat Palio com placas do Paraguai. Segundo informações, o Palio seguia pela rodovia no sentido Santa Helena à Sub Sede, quando ao passar por um quebra-molas, colidiu frontalmente com a Saveiro que seguia no sentido contrário. Com a força da colisão, a Saveiro rodou na pista.

Ambos os motoristas deixaram o local e não foram encontrados pelas equipes de socorro. Os veículos tiveram danos de grande monta na parte frontal.

Agentes da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local prestando atendimento. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Santa Helena foi acionada para registrar o ocorrido.


Fonte Correio do Lago

Colisão frontal na BR 277 deixa feridos.


No fim da noite deste sábado (30), uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu um acidente que envolveu dois veículos na BR 277 em Cascavel. 

A batida frontal envolveu um Corsa e um veículo Gol. 

A informação é de que o Corsa acabou invadindo a pista contrária. Após o impacto da batida o Corsa ficou no canteiro. Duas pessoas foram socorridas sendo uma de cada carro. 

O motorista do Corsa teve laceração em joelho, contusão no rosto e luxação em ombro esquerdo, sendo que foi encaminhado para o Hospital Universitário. 

O condutor do Gol foi atendido pelo Samu e encaminhado a unidade hospitalar com ferimentos moderados. 

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente. 

Fonte: Catve.com

Mulher morre no choque entre veículos na PR-489 entre Xambrê e Umuarama.

Uma pessoa morreu e pelo menos outras 3 ficaram feridas no choque entre um VW Virtus e um Chevrolet Monza, no início da noite deste sábado (30), no trecho da PR-489 entre Umuarama e Xambrê. A vítima fatal é uma mulher. O IML (Instituto Médico Legal) está a caminho do local. A rodovia permanecia totalmente interditada até as 20h40.

A mulher estava no Monza com outras três pessoas, incluindo o motorista e uma criança. Todos foram encaminhados para o Hospital Cemil. O estado deles, segundo a primeira avaliação das equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros era de danos leves. O veículo estava em direção a Umuarama. 

O condutor do Virtus recusou avaliação médica. Havia garrafas de bebida alcoólica dentro do carro. O advogado do motorista informou que o cliente não consome bebida alcoólica e que estava em estado de choque.

Atualização

A vítima fatal do acidente foi identificada como a jovem Eduarda Franco, de 18 anos. Ele estava no banco de trás do Monza, bastante antigo, que ficou totalmente destruído.



Fonte O Bemdito

Acidente entre carro e carreta deixa motorista morto na PR-317.

O motorista de um carro de passeio morreu após bater de frente contra uma carreta no sábado (30), na PR-317, entre Iguaraçu e Santa Fé, noroeste do Paraná.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista de 38 anos morreu no local. Ele ficou preso às ferragens do Volkswagem Gol que dirigia e teve a morte constatada pela equipe do Samu, que chegou a enviar o serviço aeromédico.

A frente do Gol, ficou totalmente destruída. A lateral da frente da carreta onde o carro bateu também ficou bastante danificada. O caminhão estava carregado com açúcar.

Após a perícia, o corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maringá. A Polícia Rodoviária Estadual deve apurar as circunstâncias do acidente.

Fonte Ivan Maldonado

Duas carretas se envolvem em acidente na BR-163. Veja a foto:

Um acidente de trânsito é registrado ocorrido neste sábado na BR-163, entre as cidades de Guaíra e Mercedes. 

Conforme as primeiras informações, o acidente aconteceu próximo à Bela Vista e envolveu duas carretas. Um dos caminhões é de transporte de combustível. 

Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) estão no local e o trânsito está lento. Os motoristas devem redobrar a atenção. 

Fonte: CGN.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:






O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/10/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região



PL pode lançar Michelle Bolsonaro candidata ao Senado pelo Paraná em caso de cassação de Moro.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já se prepara para lançar Michelle Bolsonaro à vaga de Sergio Moro no Senado, afirmou o colunista do UOL Tales Farias. Tales fez a afirmação ao comentar a possibilidade de Moro ser cassado.

Fala-se no Congresso que o Moro não resistirá, que vai acabar perdendo o mandato. Já tem gente querendo o mandato e dizendo que o PL já estaria se preparando para lançar a Michelle como candidata à vaga dele se ele perder o mandato e for feita nova eleição de senador.

Tales disse ainda que vê Michelle com boas chances de vencer uma possível eleição para o Senado pelo Paraná. “Ela, no Paraná, que é uma base bolsonarista, tem chances, boas chances de acabar se elegendo”, avaliou o colunista.

Se o Ministro da Justiça, Flávio Dino, for a indicação do presidente Lula para o cargo de Rosa Weber no STF (Supremo Tribunal Federal), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) tem chance de ser indicada por Lula para assumir o ministério, segundo Tales Faria.

É um lobby do PT que não é impossível se o Flávio Dino for indicado, que ela assume já, porque existe essa discussão sobre a colocação de uma mulher, e o Lula está tentando achar espaço, afirma ele.

“Se o Dino sair realmente, a Gleisi tem alguma chance porque é advogada e entende um pouco dessa área. Ela tem chance de ser ministra”, completou.

Tales afirmou também que Lula já pode até mesmo estar retomando a ideia de indicar uma mulher para o Supremo, mas que três homens ainda são os favoritos à vaga.

Por enquanto ainda são três homens os mais cotados: o Flávio Dino, o Jorge Messias, da AGU, e o Bruno Dantas, presidente do TCU.

Fonte BP

Lula passa a tarde estável e permanece internado em quarto, diz boletim médico.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tarde estável, apontou o segundo boletim médico do dia, divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na noite deste sábado, 30. Lula foi operado ontem, 29, para corrigir uma artrose do lado direito do quadril e também realizou um procedimento nas pálpebras.

O boletim apenas ressalta que após os procedimentos cirúrgicos, Lula “passou a tarde estável”. Ele permanece internado no quarto, sob os cuidados das equipes de Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello. O documento é assinado por Rafael Gadia, diretor de Governança Clínica, e Mauro Suzuki, diretor clínico, ambos do hospital Sírio-Libanês.

Pela manhã, o presidente já havia caminhado e realizado sessões de fisioterapia.

A reportagem apurou que o quarto de Lula fica localizado em uma posição mais reservada do hospital, que continua funcionando normalmente. Há uma antessala que acomoda a equipe de segurança, garantindo discrição, enquanto o presidente tem privacidade dentro do quarto. A fisioterapia, por exemplo, é toda realizada neste espaço reservado.

A única acompanhante de Lula é a mulher, Rosângela Silva, a Janja. Neste sábado, 30, seu fotógrafo, Ricardo Stuckert, esteve no hospital. A informação é de que o presidente não está recebendo visitas neste momento.

A previsão é de que o presidente tenha alta na terça-feira, 3, e fique no Palácio da Alvorada, onde permanecerá em repouso por orientação médica pelos próximos dias.

Fonte BP

Leilão do Lote 2 garante pedágio 56% mais barato em relação ao antigo modelo.


Com um desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,11922), o Grupo EPR foi o vencedor do leilão do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, realizado nesta sexta-feira (29). Com isso, a tarifa por quilômetro rodado será 56% menor do que o valor que seria cobrado caso o modelo do antigo Anel de Integração ainda estivesse em vigor (R$ 0,2543).

Um dos grandes destaques será na praça de Jacarezinho, que terá uma redução de 68% em relação ao que seria praticado na atual antiga concessão, pulando de R$ 32,30 para R$ 10,39.

A disputa aconteceu na sede da B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Conforme previsto no edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a proposta foi enviada pela proponente em 25 de setembro junto com a documentação necessária para participação na sessão pública de apresentação. A homologação do resultado acontecerá no dia 10 de novembro e a assinatura do contrato com o grupo deve ocorrer até 26 de janeiro de 2024.

"Esse era o nosso compromisso com a população do Paraná, concessões com um preço justo e muita obra. Serão mais de R$ 10 bilhões de investimentos nos próximos anos", afirmou Ratinho Junior.

O Lote 2 tem uma extensão total de 605 quilômetros e receberá investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras. As intervenções incluem a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas – estruturas que permitem o deslocamento de animais silvestres sem o risco de atropelamento.

A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro com cobertura integral ou parcial das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Sete praças de pedágio serão instaladas nos trechos, sendo duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369) e uma em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151) e Quatiguá (PR-092).

No total, são cerca de 3 milhões de paranaenses impactados diretamente nos seguintes municípios: Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem. A previsão da ANTT é gerar 110 mil empregos diretos.

PRINCIPAIS INTERVENÇÕES – Entre os principais investimentos, estão novas faixas adicionais ao longo dos 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, que já são duplicados, além de 23 quilômetros de ciclovias no mesmo trecho. Praticamente toda a extensão terá três pistas e acostamento nos dois sentidos da rodovia nos primeiros anos de contrato. A medida facilitará o escoamento da safra estadual, estimada em 60 milhões de toneladas para este ano, além de tornar as viagens dos turistas rumo ao Litoral mais rápidas e seguras.

Na região próxima ao Porto de Paranaguá, serão instaladas novas vias marginais, viadutos, trincheiras e ciclovias, melhorando o tráfego no perímetro urbano da cidade. A Avenida Ayrton Senna, principal via de acesso à cidade, receberá 8,1 quilômetros de vias marginais nos dois sentidos, além de quatro viadutos.

Também no Litoral, um trecho de aproximadamente 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, será duplicado, conectando os dois pontos já duplicados da rodovia, que também dá acesso à cidade de Matinhos. A rodovia também vai ganhar 2,3 quilômetros de vias marginais e ciclovias, facilitando o tráfego na região do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A PR-092 será duplicada entre Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. O trecho, de 123 quilômetros, passa também pelos municípios de Arapoti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá e Joaquim Távora. Somado a outros 50 quilômetros de duplicação da BR-153, também no Norte Pioneiro, o trajeto receberá a instalação de 45 novos viadutos e 25 novas passarelas.

Também será duplicada a BR-369, entre Cornélio Procópio e o entrocamento com a mesma BR-153, na divisa com o estado de São Paulo. Neste trecho ainda serão implantados dois quilômetros de ciclovias, todos em Santa Mariana, e 9,9 quilômetros de vias marginais, em Andirá e Santa Mariana. 

Nos Campos Gerais, estão previstos mais de 71 quilômetros de novas duplicações entre Piraí do Sul e o perímetro urbano de Jaguariaíva, passando na sequência por Sengés e terminando na ponte que liga a PR-239 à SP-258, na divisa com o estado de São Paulo. Com isso, fica totalmente duplicada a ligação entre Ponta Grossa e São Paulo.

MODELO – A concessão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguiu as mesmas regras do Lote 1, com os principais pontos defendidos pelo Governo do Paraná e o setor produtivo do Estado desde o início da tramitação do processo, aliando preço justo e disputa pela menor tarifa, garantia de obras e ampla concorrência. A elaboração do programa de concessões foi objeto de um amplo estudo técnico que envolveu a realização de diversas consultas públicas e milhares de colaborações de usuários, batendo o recorde de um processo deste tipo pela ANTT.

Outra vantagem do novo modelo é para os motoristas que costumam passar pelas praças de pedágio mais de uma vez ao mês. Um sistema chamado de Desconto de Usuários Frequente (DUF) garante um desconto percentual cumulativo e variável de acordo com a praça baseado em cálculos técnicos ao longo de um mesmo mês.

LOTE 1 – O leilão do Lote 1 aconteceu no dia 25 de agosto, tendo como vencedor o Grupo Pátria, que deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise, com expectativa pela liberação do 3 e 6 no começo de 2024. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destes de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões durante as três décadas de contrato.

PRESENÇAS – Participaram do leilão o vice-governador Darci Piana, os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Comunicação, Cleber Mata; da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; e do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Fernando Moraes; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Cobra Repórter e Moacyr Fadel; os prefeitos de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano; Jacarezinho, Marcelo José Bernardeli Palhares; Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto; e Paranaguá, Marcelo Roque; e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves.

Fonte Agencia Estadual de Noticias