Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 6 de março de 2024

06/03/2024 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Presidida pela Deputada Cristina Silvestri, sessão plenária homenageia as mulheres.

A deputada estadual Cristina Silvestri presidiu o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (4/3), que foi marcada pela entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima a paranaenses com trajetórias notáveis em suas áreas de atuação.

Pelo segundo ano consecutivo, a premiação é realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3). “Reafirmamos o compromisso da Bancada Feminina com a valorização das mulheres e com a construção de um mundo com oportunidades iguais para todas nós”, destacou a deputada Cristina.

Ao todo, foram dez homenageadas, cada uma escolhida por uma deputada. A homenageada indicada pela deputada Cristina foi Edni de Andrade Arruda, uma Guarapuavana pioneira: primeira advogada de Guarapuava, primeira presidente da OAB Guarapuava, primeira conselheira federal da OAB, primeira detentora da Medalha Vieira Netto e conselheira honorária vitalícia da OAB-PR. 

“Mulheres como a Dra. Edni são fundamentais para abrir portas e pavimentar o caminho para as próximas gerações. É isso que queremos que esse prêmio represente: esperança e inspiração para todas as mulheres”, disse Cristina Silvestri.

O nome da premiação lembra a história da primeira deputada paranaense. Rosy de Macedo se elegeu em 1947. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada. Atualmente, a casa tem a maior bancada feminina da história.



Carro bate de frente em outro estacionado na entrada da Cidade em Santa Maria do Oeste. 

Data/hora/local: 05/03/2024 – 10h26min – Centro.

Descrição: No dia 02 de março de 2024, às 22h15min a equipe foi solicitada para dar atendimento a acidente de trânsito.

Onde na Rua Generoso Karpinski encontrava-se estacionado o veículo Gm/Montana de cor preta e conforme declaração e testemunhas o veículo Vw/Saveiro de cor branca invadiu a contramão e bateu de frente com a Montana.

Sendo que do impacto este veículo foi arremessado em direção a uma lanchonete, em sequência o veículo saveiro saiu tomando rumo ignorado.

Fonte Polícia Militar 

Carro com cigarros nacionais foi roubado, na PR-466 em estacionamento de restaurante da Cidade de Pitanga.

Data/hora/local: 05/03/2024 – 10h00min – Rodovia PR-460, Sta Regina.

Descrição: Na data de 05/03/2024 por volta das 10h15, a equipe policial foi acionada via permanência de um roubo ocorrido, e que o mesmo teria sido deixado em uma estrada rural próximo ao bairro Santa Regina.

De imediato a equipe deslocou até o local e em contato com a vítima masculino de 29 anos, relatou que estava no estacionamento de um restaurante, as margens da rodovia PR-466 momento em que foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta de posse de um revólver deram voz de roubo.

Tomaram o veículo Fiat Fiorino de placas SIB1F99, carregado com tabaco, no total de 1.238 pacotes, o equivalente a 246,6 milheiros (cigarros das marcas Marlboro, Chester E Chesterfielb, de propriedade da Philip Morris Brasil e estavam em consignação, cartelas de isqueiros e doces marca Fini) um total de 143 displays (unidades).

Apos buscas por toda a região e empenhado cerco com possíveis rotas de fuga com apoio dos destacamentos policias vizinhos, ainda contato com empresa que operava localizador da carga, não foi possível localizar o veículo, carga ou suspeitos, orientada a vítima para os procedimentos.
Fonte Polícia Militar

Pai é suspeito de abusar sexualmente e socar barriga da filha no PR.

Um homem de 41 anos foi preso, nesta terça-feira (5), suspeito de abusar da própria filha, de 19 anos. Além de abusar sexualmente, o pai da jovem também é suspeito de agredir a jovem com vários socos na região abdominal, com objetivo de interromper uma suposta gravidez da vítima. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Estado. As informações são do RIC Mais.

Segundo Cláudia Krüger, delegada da Delegacia da Mulher, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), a denúncia foi realizada pela vítima no dia 27 de fevereiro, quando os abusos sofridos foram relatados pela jovem.

Conforme a moça, os abusos se iniciaram quando ela tinha 8 anos. Na época, a família residia em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Com o passar dos anos, os abusos foram se intensificando, mesmo com a mudança da família para Ponta Grossa.

De acordo com a jovem, em uma ocasião, quando a vítima tinha 17 anos, o homem suspeitou de uma gravidez da filha e a agrediu com vários socos na região abdominal. As agressões teriam sido feitas com o objetivo de interromper uma suposta gravidez da moça.

Em depoimento à polícia, a jovem disse que sofreu em silêncio por 11 anos e somente agora, que saiu da casa onde residia com o pai, ela teve coragem de denunciar os crimes.

* Informações são do portal RIC Mais

Polícia Civil recupera carro furtado e prende 2 suspeitos em Jandaia.

A Polícia Civil de Jandaia do Sul, no norte do Paraná, apreendeu um adolescente e prendeu um jovem de 20 anos, ambos suspeitos de furtarem um carro. Com eles foram encontradas as chaves do veículo, um VW Saveiro, toucas ninja e dois carregadores de pistola.

O veículo foi recuperado por investigadores na cidade de Apucarana, onde estava prestes a ser vendido a um receptador. Este é o terceiro veículo furtado ou roubado recuperado pela Polícia Civil de Jandaia do Sul no período de 30 dias.

Segundo a polícia, o jovem de 20 anos será autuado por corrupção de menores, furto e porte ilegal de arma de fogo.

Fonte TNOnline

Câmara de Ivaiporã realiza posse da Procuradora Especial da Mulher.

Câmara Municipal de Ivaiporã realizou sessão solene na sexta-feira (1º) para empossar os membros da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo. A vereadora Gertrudes Bernardy (MDB) foi empossada como procuradora e a vereadora Sandra Mara da Silva como procuradora adjunta, ambas do MDB.

A Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos, entre outros objetivos relacionados ao tema, somando-se à rede de proteção da mulher em funcionamento no município de Ivaiporã.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do legislativo, Edivaldo Aparecido Montanheri (PRD), o Sabão. “É um dia especial que fica marcado. A Câmara de vereadores entendeu a importância e votou a favor do projeto com o intuito de zelar pelos direitos das mulheres”, destacou o presidente.

O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) também comemorou a instalação da Procuradoria Especial das Mulheres. “Fico feliz com essa iniciativa a favor das mulheres e estamos aqui para somar forças e apoiar. Também parabenizo a vereadora Gertrudes Bernardy por buscar os meios necessários para implantar a Procuradoria da Mulher, que teve a aprovação de todos os vereadores”, declarou Carlos Gil.

Para a procuradora Gertrudes Bernardy, a criação da Procuradoria da Mulher em Ivaiporã representa um avanço político voltado às mulheres. “O objetivo é garantir que tenhamos um espaço seguro e acolhedor onde as mulheres possam encontrar apoio, orientação e justiça. Queremos defender uma sociedade com igualdade de gênero para que as mulheres se sintam livres para exercer plenamente seus direitos e potenciais, sem temer violência ou discriminação”, enfatizou.

A Procuradoria da Mulher conta com o apoio da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), por intermédio do curso de Psicologia – oferecendo palestras e orientações voltadas a mulheres que têm direitos violados; Univale (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí), por meio do Escritório Modelo de Assuntos Jurídicos (Emajuri), e da Univale Clin, que abriga clínicas de atendimento dos cursos Odontologia, Biomedicina, Estética e Cosmética, Enfermagem e Farmácia; e da Subseção da OAB de Ivaiporã, prestando orientações e palestras.

A diretora geral da Univale, Jane Silva Bührer Taques, parabenizou a iniciativa da Câmara de Vereadores e destacou a importância da parceria para a construção de um futuro melhor para as mulheres. “A nossa parceria é para que as mulheres possam ter uma vida melhor. Essa responsabilidade social está no âmago de nós, dos nossos colaboradores, alunos e fazemos questão de estarmos sempre juntos”.

O diretor pedagógico da Fatec, Ronielisson Ferreira, também enfatizou a relevância da parceria com a Procuradoria. “São serviços que quanto mais a instituição os oferece, mais nos mantém vivos e ativos para contribuir e devolver o que a sociedade confia em nós da Fatec”.

A solenidade contou com a ilustre presença de diversas personalidades, entre elas: Adriana Marques dos Santos; o delegado da 54ª DRP, Erlon Ribeiro da Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Thais Naiara de Oliveira; a soldado Amanda da Polícia Militar Representando o Projeto Lei Maria da Penha; a assessora Aline Betenheuser representando a Deputada Leandre Dal Ponte e as assessoras da Deputada Cloara Pinheiro, Maria Goreth de Souza e Darlene Batista Miranda.

Fonte TNOnline


Laranjeiras - PC em parceria com as prefeituras da comarca, apresenta projeto de aproximação com a comunidade em comemoração ao dia da mulher.

Com o objetivo de aproximar a comunidade da Polícia Civil e alertar para o importante tema relacionado à proteção às mulheres de nossa sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, em parceria com as Prefeituras Municipais de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu, apresenta projeto de atendimento descentralizado a ser realizado nas cinco cidades que pertencem a nossa comarca.

Nos dias a seguir descritos, a Dra. Anielen Magalhães, nova Delegada de Polícia que integra o quadro da 2ª S.D.P. de Laranjeiras do Sul, acompanhada dos também recém-chegados Agentes de Polícia Judiciária Priscila Acordi e Renan Schafer, realizarão atendimento às mulheres de nossa comunidade de forma descentralizada, fora da Delegacia.

As mulheres que procurarem o serviço receberão com orientações e poderão realizar nestes locais os registros de boletim de ocorrência e solicitar medidas protetivas de urgência, tudo isso com o apoio dos servidores da rede municipal que atuam na área de proteção às mulheres, a saber, assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares.

Esses atendimentos ocorrerão diretamente nas sedes do CRAS das cinco cidades (exceto na cidade de Marquinho, em que o atendimento ocorrerá no local do Evento Comemorativo do Dia Internacional da Mulher), em dias diferentes, conforme datas e horários a seguir descritos.

Com a iniciativa, a Polícia Civil espera ampliar o acesso de mulheres que, por qualquer motivo, não conseguiram se fazer presentes na Delegacia de Polícia para buscar os seus direitos, bem como, em conjunto com a rede de proteção, oferecer os demais serviços públicos prestados pelas Prefeituras Municipais, prestando assim não só serviços policiais, mas também o acolhimento necessário nesses momentos tão difíceis.

Pedimos a gentileza aos meios de comunicação de nossa comarca que divulguem a iniciativa, bem como que informem as datas e os locais dessa ação:

08/03/2024 – Município de Marquinho – horário: 10h às 16h – local:  Evento Comemorativo do Dia Internacional da Mulher

15/03/2024 – Município de Laranjeiras do Sul – horário:  13h às 17h local:  CRAS

26/03/2024 – Município de Rio Bonito do Iguaçu – horário: 10h às 16h – local:  CRAS

04/04/2024 – Município de Porto Barreiro – horário: 13h às 17h local: destacamento da Polícia Militar

05/04/2024 – Município de Nova Laranjeiras – horário: 13h às 17h local: em breve informaremos.

Fonte Portal Cantu

Clínica de Radiadores Ricardo está em novo endereço em Pitanga.

Clínica de radiadores Ricardo, está agora em novo endereço em Pitanga. As Margens da 466, antigo Restaurante Torremos próximo a Polícia Rodoviária.

A clínica de Radiadores Ricardo, presta os seguintes serviços:

Consertos reformas em varetamento, recuperação de radiadores e troca de gel da viscosa. Entre outros serviços.

Ricardo clínica de radiadores e manutenção, venha nos fazer uma visita Às Margens da 466 antigo restaurante torresmo em Pitanga telefone WhatsApp 42 9 9818-1869.


Carro oficial de prefeitura bate contra caminhão, e dois morrem carbonizados na BR-369 entre Mamborê e Campo Mourão.

Dois ocupantes que estavam em um Fiat Siena pertencente à prefeitura de Medianeira (secretaria da saúde), cidade do oeste do Paraná, morreram carbonizados em um grave acidente na BR-369, nesta terça-feira (5). O grave acidente aconteceu em um trecho da rodovia entre Mamborê e Campo Mourão, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a PRF, o acidente, no km 355 da BR-369, aconteceu no momento em que o veículo da prefeitura de Medianeira bateu de frente contra a carreta de uma cooperativa de Campo Mourão.

Em função do forte impacto, ambos os veículos pegaram fogo. No entanto, o condutor da carreta saiu ileso do acidente. Ele conseguiu escapar antes que as chamas se espalhassem.

Equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram até o local para tentar encontrar e socorrer as vítimas. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado. Até o momento, não há identificação das vítimas.

A Prefeitura de Medianeira se posicionou sobre o acidente por meio de uma nota divulgada à imprensa. Leia o texto, na íntegra, abaixo:

A Prefeitura de Medianeira lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde desta terça-feira (05) envolvendo um veículo da nossa frota e um caminhão na rodovia km 355 da BR-369, entre Mamborê e Campo Mourão.

O veículo retornava de Faxinal com um paciente que teve alta médica. Lamentavelmente, o motorista Sr. Osmar José Godoy de 55 anos e o paciente Sr. Nadir Nazaré de 45 anos, ocupantes do veículo faleceram no local.

Logo que tomou conhecimento do acidente, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, deslocou uma equipe para acompanhar e dar toda a assistência aos familiares dos envolvidos.

A Administração Municipal manifesta profundo pesar e se solidariza com os familiares e amigos.

Prefeitura de Medianeira.

Fonte Banda B

Capotamento é registrado na PR-317 KM 462 em Santa Helena.

No final da tarde desta terça-feira (5) um acidente de trânsito foi registrado na rodovia PR-317, no trecho entre Santa Helena e a Subsede. O veículo envolvido é um automóvel Ford Fusion de cor preta, com placa da cidade de Marechal Cândido Rondon/PR.

O condutor do veículo, identificado como A.L.M, de 34 anos, não sofreu ferimentos no acidente. Segundo relatos coletados no local, o veículo seguia no sentido da Subsede para Santa Helena quando capotou na margem esquerda da rodovia, no quilômetro 462.

As autoridades competentes foram acionadas para o atendimento da ocorrência e para garantir a segurança na área. O trânsito pode ter sido temporariamente afetado devido ao incidente.

Fonte: Costa Oeste News

Homem fica ferido em colisão entre camionete e caminhão na BR-158.

O acidente foi registrado por volta de 23h de terça-feira (5), na rodovia BR-158, em Coronel Vivida.

Envolveram-se no acidente, um caminhão Volvo/280 placas de Saltinho (SC) e uma VW/Saveiro com placas de Coronel Vivida.

Segundo apurado no local, o caminhão que estava carregado com 16 novilhas, havia saído de Carambeí e seguia sentido a Saltinho e a Saveiro estava chegando em Coronel Vivida.

Quando o condutor entrou na pista contrária, bateu em um dos pneus do caminhão saiu da pista e bateu no barranco.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, atendeu o condutor da Saveiro, um homem de 33 anos, que teve ferimentos na boca e no nariz e recusou encaminhamento, sendo liberado no local.

No caminhão estava o motorista e o proprietário das novilhas. Os dois nadas sofreram. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

   Colaboração e fotos: Adelino Guimarães/Voz FM e PPNEWS

Carreta se solta e pega fogo na BR 277, em Cantagalo.

Carreta pegou fogo na BR 277, em Cantagalo, cidade da região Centro-Sul, que fica a 175 km de Cascavel.

Na imagem feita na rodovia é possível ver a carreta solta no asfalto depois de ter se soltado do cavalo mecânico, o veículo parou alguns metros na frente.

Devido as chamas e a fumaça, os condutores que seguiam pela mesma faixa, sentido Curitiba, pararam, como medida de segurança. Apesar do susto e do prejuízo ao dono do caminhão, nenhuma pessoa ficou ferida.

O combate ao incêndio durou mais de uma hora.

Foto Fabrício Eduardo. com catve.com

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 06/03/2024.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região




Requião admite possibilidade de ser candidato a vereador em Curitiba nas próximas eleições.

No dia no qual comemora 83 anos, o ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT) admitiu a possibilidade de se candidatar a vereador em Curitiba nas próximas eleições. Segundo a assessoria dele, no entanto, a princípio, ele só sai candidato se a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) disputa a Prefeitura de Curitiba. O objetivo de Requião é, em uma eventual eleição para a Câmara Municipal, retomar as bandeiras populares como educação em tempo integral e tarifa justa de transporte.

Para os petistas consultados pela reportagem, a candidatura de Requião a vereador poderia ser interessante porque há uma chance de ele puxar votos e eleger uma bancada maior do PT no legislativo. Hoje, o PT conta com três vereadores na Câmara: Angelo Vanhoni (PT), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT).

Impasse no PT

Gleisi, a deputada federal Carol Dartora, o deputado estadual Renato Freitas, o deputado federal Zeca Dirceu, estão entre os cotados para a candidatura à Prefeitura de Curitiba neste ano. Porém, a decisão deve ficar só para abril.

Em encontro no sábado (2), 24 integrantes do diretório votaram por uma aliança de oposição e 19 pela candidatura própria. Apesar do placar, a dúvida permanece porque para ser aprovada a proposta tem que ter pelo menos dois terços dos votos dos integrantes.

Com isso, a decisão ficou para abril, quando todos os filiados deverão ser consultados. A resistência ao apoio acontece porque o nome mais cotado para encabeçar a aliança de oposição é o deputado federal Luciano Ducci (PSB). Além de ter sido vice da administração de Beto Richa (PSDB), ele também votou a favor do impeachment da presidenta Dilma Roussef (PT) em 2016.

Fonte BP

TCU identifica indícios de irregularidades em contratos da PRF no governo Bolsonaro.

O Tribunal de Contas da União (TCU) instaurou auditoria para fiscalizar contratos entre o governo federal e a empresa Combat Armor Defense do Brasil e com sua filial. Segundo relatório da Corte de Contas foram identificados indícios de irregularidades em contratações envolvendo a empresa e unidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os contratos tiveram por objeto a aquisição de veículos blindados especiais, a implementação de proteção balística parcial em viatura e a transformação de viaturas, incluindo blindagens e outras adaptações.

O documento mostra que o “nascimento” da Combat Armor Defese Inc e a representação no Brasil se deu em janeiro de 2019, no inicio do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A empresa, então, venceu quatro pregões da PRF e um no âmbito do Departamento de Administração Interna do Ministério da Defesa, no valor estimado de R$ 47 milhões.

Em 2020, a empresa venceu um pregão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, cuja ata possuía um valor estimado de R$ 20 milhões.

O relatório do TCU aponta os seguintes indícios de irregularidades já detectados:

– Possível favorecimento na habilitação da Combat Armor, que utilizou atestado de capacidade técnica potencialmente inidôneos, cujas fragilidades eram aparentes;

– Possível favorecimento da empresa por meio de sucessivas prorrogações contratuais;

– Fixação de vigência de contrato com prazo superior ao estabelecido no termo de referência;

– Repasses financeiros da Combat Armor a empresas ligadas a agentes públicos envolvidos nos processos de contratação, com o possível objetivo de beneficiá-la;

– Possível favorecimento à empresa por Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF, em contratações feitas pelo órgão policial;

– Possível superfaturamento na entrega de veículos blindados com qualidade aquém em relação à especificada no termo de referência.

O documento também mostra que, em uma consulta ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), foi verificado que a empresa recebeu efetivamente R$ 38 milhões da União, dos quais, R$ 33,5 milhões foram pagos pela PRF. Além de R$ 2,9 milhões pela Polícia Federal (PF) e R$ 273 mil pelo Ministério da Defesa. “Ou seja, esses três órgãos do Governo Federal foram responsáveis por 94,52% dos recursos dispendidos”, mostra documento.

A empresa encerrou as atividades no Brasil no primeiro semestre de 2023, ou seja, logo após a mudança do Governo Federal, deixando de cumprir contratos firmados com a PRF e os outros órgãos.

O documento também mostra mais quatro pregões vencidos pela Combat Armor no âmbito da PRF, sendo três na Superintendência da PRF no Rio de Janeiro, nos valores de R$ 6 milhões, R$ 17,7 milhões e R$ 9 milhões, em 2020. E, por fim, uma em 2022, no MJ-Departamento da PRF do Distrito Federal, no valor de R$ 14 milhões.

O relatório ainda destacou que os três processos em questão executados ao longo do ano de 2020 foram no período em qual o Brasil atravessava a mais grave crise sanitária e hospitalar de sua história.

“Os procedimentos iniciais destes certames ocorreram subsequentemente ao pronunciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificou a Covid-19 como uma pandemia global. Além disso, em dezembro de 2020, momento em que se realizaram as sessões dos pregões, o país enfrentava as rigorosas consequências do que foi denominado como a segunda onda da Covid-19.”

A apuração aponta que, ao pesquisar pelo nome da empresa americana ‘Combat Armor’ no Google, não há qualquer resultado que indique uma atuação da companhia americana no mercado de blindados ou afins. Para o TCU, há indícios de que a Combat Armor americana se trata de uma empresa de “papel”, sem qualquer atuação no ramo de blindados, cujo propósito da reativação e alteração do seu contrato social foi viabilizar negócios no Brasil.

Procurados pelo Estadão, a PRF, PF e Ministério da Defesa não retornaram até o fechamento da matéria.

Fonte BP