Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 30 de novembro de 2021

30/11/2021 *--* Deus é Fiel!!!

             Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Polícia Militar encontra arma calibre 32 e entrega para a Delegacia de Manoel Ribas.

As 21h20min, após levantamento de informações, a equipe policial deslocou-se até o local do homicídio ocorrido em data de 27/11/2021, e após buscas no local foi encontrado a uns 15 metros do local onde estava o corpo da vítima, uma arma de fogo tipo revólver calibre 32, desmuniciado (sem os estojos). Diante dos fatos a arma foi apreendida e entregue na delegacia da polícia civil de Manoel Ribas para providências cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

10 ladrões invadem casa de Apucarana; morador é agredido.


10 ladrões, um deles portando uma arma de fogo, surpreenderam o caseiro de uma empresa localizada no Parque Industrial Norte, de Apucarana, após invadir sua casa e o fazer de refém. Os autores, segundo a vítima, roubaram fios do local. 

A Polícia Militar (PM) foi acionada e conversou com a vítima, que relatou que os autores a amarraram e a agrediram com barras de ferro e pedaços de madeira, causando hematomas na região da cabeça e nos membros superiores. Ao chegar na residência, os policiais encontraram a porta arrombada e a casa toda revirada. 

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para prestar os primeiros socorros ao homem, que foi levado para o Hospital da Providência. De acordo com o boletim, o homem estava desorientado e não conseguia passar o contato e endereço de seus familiares.

Fonte: TN Online.

Quadrilha atira e tenta executar rapaz em bairro.


A rua Barreto de Menezes, no bairro Boa Vista, foi palco de terror em Ponta Grossa. Um homem, de 33 anos, foi ferido por diversos disparos de arma de fogo em um estabelecimento comercial localizado na região. Socorristas do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros atendimentos e encaminhou o rapaz a um hospital da cidade. Ninguém foi preso.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e estiveram no local. De acordo com o boletim oficial, divulgado à imprensa, já passava das 22h30, quando quatro homens desceram de um veículo e atiraram contra a vítima. Os suspeitos fugiram logo em seguida. Um patrulhamento foi realizado na região, porém os criminosos não foram localizados. 

Fonte: A Rede

Trabalho integrado das polícias estaduais resulta em redução de 21,9% nos roubos no Paraná.

O trabalho integrado das forças policiais da Secretaria da Segurança Pública resultou em redução de 21,9% nas ocorrências de roubos no Paraná. Foram 5.698 registros a menos nos primeiros nove meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) e também apontam diminuição nos crimes de roubo em ambiente público (-23,31%), roubo a comércio (-18,06%) e roubo em residência (-10,15%).


De janeiro a setembro de 2021 foram registradas 20.290 ocorrências de roubo (geral) em todo o Paraná e, no mesmo período do ano anterior, foram 25.988 ocorrências. A diminuição aconteceu em quase todas as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), forma de divisão georreferencial da Sesp para análise criminal., que abrange os 399 municípios do Paraná.


“Os bons resultados da atuação preventiva e investigação das polícias estaduais se deve, em grande parte, ao trabalho de georreferenciamento, desenvolvido por nossas equipes de investigação, que priorizaram, nestes últimos nove meses, ações de planejamento estratégico para combater diretamente o foco do problema”, explicou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.


Ainda sobre os casos de roubo (geral), 18 AISP tiveram redução de janeiro a setembro de 2021. A 20ª AISP (Londrina), que abrange outros quatro municípios da região Norte do Estado, teve a maior redução (-33,58%), de 2.189 para 1.454 registros. Em segundo lugar esteve a 1ª AISP (Curitiba), de 10.189 ocorrências para 7.209, ou seja, -29,25%. Já na 3ª AISP (Paranaguá), que também inclui outras seis cidades do Litoral, os roubos caíram de 950 para 693 (-27,05%).


Para o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o trabalho de planejamento e integração com as demais forças de segurança foram preponderantes para a diminuição dos índices criminais. “Graças à atuação dos nossos policiais temos reduzidos os crimes e reforçado a segurança da população. Esse planejamento resultou em uma redução significativa no número de roubos, porém ainda é cedo para avaliarmos isso, uma vez que estamos saindo de um momento de pandemia, onde havia uma série de medidas restritivas rigorosas e agora temos um fluxo muito maior de pessoas nas ruas”, disse.


O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, acrescentou que o profissionalismo e a dedicação dos policiais, dentro de suas atribuições, resultaram em investigações qualificadas, o que contribuiu na redução da criminalidade em várias tipificações. “A partir do momento que aumentamos o índice de elucidação de crimes, aumentamos a identificação de autoria e acabamos prendendo essas pessoas. Com a prisão e desarticulação dessas quadrilhas, que agem em cima dos roubos, evitamos crimes que aconteceriam na sequência”, afirmou.


FURTOS – De janeiro a setembro de 2021 também houve redução de 10,60% nas ocorrências de furtos no geral na 23ª AISP(Jacarezinho), incluindo outros 21 municípios do Norte, além da 6ª AISP (União da Vitória), que contempla sete cidades, e da 7ª AISP (Guarapuava), com outros 13 municípios da região Centro-Sul, com -6,11% e -2,58%, respectivamente. No entanto, houve aumento de 7,5% nos casos de furtos geral no Paraná.


AMBIENTE PÚBLICO – Além da queda de roubos no geral, o relatório também apontou diminuição de roubos em ambiente público no Paraná (-23,31%), passando de 17.321 para 13.283 ocorrências. A 20ª AISP (Londrina) apresentou a maior redução do período (-35,83%). Caso de furtos em ambiente público reduziram 10,30% no Paraná nos primeiros nove meses de 2021 (de 17.162 para 15.394).


VEÍCULOS – De janeiro a setembro de 2021 foram 3.137 ocorrências de roubos e 8.570 de furtos a veículos no Paraná, redução de 10,01% e 8,08%, respectivamente, se comparado ao mesmo período de 2020 (3.486 ocorrências de roubos e 9.323 de furtos a veículos em todo Estado). A 7ª AISP (Guarapuava) teve a maior redução de furtos a veículos no período (-39,58%). Já nos casos de roubos a veículos, a 6ª AISP (União da Vitória) apresentou queda de 66,67%, a maior diminuição no período, desta natureza.


COMÉRCIO – Os registros de roubos a comércios também caíram (-18,06%) no Paraná nos primeiros nove meses deste ano (de 4.142 para 3.394). Em relação às ocorrências de furto a comércio, a redução foi de 10,44%, no comparativo de janeiro a setembro do ano passado, de 12.002 para 10.749. As AISPs que tiveram maior redução de roubos (-52,91%) e furtos (-26,74%) a comércio foram a 3ª AISP (Paranaguá) e a 11ª AISP (Cascavel), respectivamente.


RESIDÊNCIA – As ocorrências de roubo em residência reduziram (-10,15%), no Paraná, nos primeiros nove meses deste ano, no comparativo com o ano anterior (de 2.462 para 2.212). A maior diminuição de roubos em residência, de acordo com o relatório da Sesp, ocorreu na 23ª AISP (Jacarezinho), de 57 para 33 casos, -42,11%.


CAPITAL – Ainda de acordo com o relatório, a 1ª AISP (Curitiba), além de apresentar redução (-29,25%) nas ocorrências de roubo geral, de janeiro a setembro de 2021, também teve queda nos casos de roubo em ambiente público (-28,98%), roubo a veículos (-27,07%) e roubo (-20,12%)  e furto (-18,23%) a comércios, respectivamente.

Fonte: AEN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 30/11/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




PCPR prende traficante com 63 pedras de crack em Colombo.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 53 anos, em flagrante por tráfico de drogas em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, na quarta-feira (24). O suspeito foi detido com 83 embalagens de maconha e 63 pedras de crack em um estabelecimento comercial. A ação teve apoio da Polícia Militar do Paraná. Com o homem, os policiais apreenderam R$ 121 e um aparelho celular, ele já tem passagem pelo mesmo crime. 

Fonte: PCPR.

Identificado o casal que morreu em grave acidente na BR-153.



Foram identificados como Jéssica de Oliveira e Gilmar Dumas, as vítimas de um grave acidente na BR-153, ocorrido na tarde deste domingo (28). O casal estava no automóvel Volkswagen Gol com placas de Prudentópolis. Eles são moradores de Imbituva, região dos Campos Gerais.


No veículo além de Jéssica e Gilmar, estavam os filhos do casal, de 5 e 8 anos. Eles foram socorridos em estado grave para hospitais da região.

Fonte: A Rede.

Capotamento na BR-369 deixa quatro pessoas feridas.

Um capotamento envolvendo um Fiat Mobi mobilizou equipes do Siate, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta segunda-feira (29), na BR-369, em Aricanduva, distrito de Arapongas. O acidente foi registrado nas proximidades da Belaagrícola.


Quatro pessoas, três mulheres e um homem, estavam indo para o trabalho em Arapongas, quando o capotamento ocorreu. De acordo com informações de testemunhas, a princípio, um dos pneus do veículo acabou se deslocando e fez com que o carro saísse da pista, causando o acidente. 

 

Uma das vítimas ficou presa às ferragens do veículo, mas foi retirada e levada para o Hospital da Providência, em Apucarana. Além disso, uma das pessoas que também estavam dentro do carro sofreu um corte profundo em um dos pés.

Fonte: TN Online.

Colisão deixa dois mortos e cinco feridos na BR-153.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo com placas de Prudentópolis era ocupado por um homem de 36 anos, uma passageira de 27, além de duas crianças de 5 e 8 anos. Ainda no local o casal entrou em óbito, já as duas crianças tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas para o Pronto Atendimento de Imbituva.


O condutor do veículo Fiat Pálio de 50 anos sofreu ferimentos graves e foi encaminhado para a casa hospitalar da região. Os ocupantes da motocicleta dois jovens de 20 e 24 anos sofreram ferimentos leves.


O Instituto de Criminalística foi acionado juntamente com o IML da cidade de Ponta Grossa para os procedimentos cabíveis.

Fonte: A Rede.

Pedágio deixa de ser cobrado nas rodovias do PR.


Terminou exatamente às 23h59m59 o contrato de concessão entre o Estado do Paraná e as concessionárias Caminhos do Paraná, CCR RodoNorte e Ecovia. Isso significa que a partir de 0h00 deste domingo (28) sobem as cancelas das praças administradas por essas empresas e os motoristas poderão passar livremente, sem pagar pedágio, pelos locais onde hoje há a cobrança. Dessa forma, a partir de amanhã, será possível cruzar de Londrina até Paranaguá com o gasto apenas do combustível, bem como sair de Curitiba e chegar a Foz do Iguaçu sem gastar nem um centavo com tarifas.

Nesta sexta-feira (26), às 23h59m59, foram liberadas as cancelas de quatorze praças referentes aos lotes 1, 2 e 3 (Econorte, Viapar e EcoCataratas). Hoje, sábado, é a vez de liberar as 13 praças dos lotes 4, 5 e 6, referentes aos pedágios de Prudentópolis/Relógio, Irati, Porto Amazonas, Imbituva e Lapa (relativos à Caminhos do Paraná), Balsa Nova, Palmeira, Carambeí, Jaguariaíva, Tibagi, Imbaú e Ortigueira (relativos à CCR RodoNorte) e de São José dos Pinhais (Ecovia).

“Seria mais cômodo prorrogar, mas não seria justo com a população. A partir deste final de semana, nossos cidadãos podem circular livremente pelas rodovias do Anel de Integração, até que o novo modelo – com menor preço, garantia de obras e transparência na Bolsa de Valores – seja implementado”, comemorou o governador.

Manutenção

Com o fim da atuação das concessionárias, a manutenção do pavimento e da faixa de domínio das rodovias federais retorna ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Já as rodovias estaduais ficam sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que promoveu um edital de licitação para conservação das estradas, dividido em cinco lotes.

As empresas vencedoras vão prestar serviços rotineiros de conservação do pavimento (remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento) e serviços de conservação da faixa de domínio (controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, e limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária).

O resultado final da licitação foi divulgado no último dia 18. O valor total dos cinco lotes ficou em R$ 93.491.447,26 para execução de serviços ao longo de 730 dias (dois anos). Como há perspectiva de lançamento do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal no ano que vem, o valor executado pode ficar abaixo do total, devido à supressão dos serviços. Para estes casos, está prevista a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidades para as partes envolvidas.

A atuação do Governo nesse período, apresentada nesta sexta-feira, inclui serviços de guinchos mecânicos, ambulâncias, inspeção de tráfego, atendimentos em casos de acidentes ou paralisação das pistas, canalização de fluxo nas praças de pedágio, entre outros serviços. Eles serão prestados nos 2,5 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais que compõem o Anel de Integração até o início das novas concessões.

As concessionárias Caminhos do Paraná e Econorte continuarão fazendo o atendimento ao usuário.

Emergências

Em caso de emergência, os usuários das rodovias deverão recorrer aos números 190, 191, 193 e 198 para solicitar atendimento. Todas ocorrências podem ser canalizadas no número 190, atendido pela Polícia Militar. No entanto, o usuário também pode direcionar a chamada segundo sua ocorrência. 

Em caso de problemas na pista, motoristas que circularem por rodovias federais (BR) podem ligar diretamente para o número 191, atendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Usuários que estiverem nas rodovias estaduais (PR e PRC) poderão discar 198, que direciona para a Polícia Rodoviária Estadual. 

No caso de acidentes com vítimas, o usuário deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, tanto em rodovia federal quanto em rodovia estadual. Os atendimentos serão realizados em parceria com a rede de Samu. 

Para isso, o Estado reforçou a Rede de Atenção à Urgência, que agora abrange quase 100% do território paranaense. Os serviços de atendimento pré-hospitalares contarão com reforço de 54 ambulâncias – 16 do Siate, operadas pelo Corpo de Bombeiros, e 38 do Samu, que serão coordenadas pelos municípios e consórcios municipais, com o aporte mensal de R$ 2,77 milhões da Secretaria da Saúde. 

“Assim como durante toda a pandemia, no fim dos pedágios vamos trabalhar com o binômio de transparência e cautela. Transparência para compartilhar as notícias boas e as não tão boas. Cautela para tomar a melhor decisão no melhor momento”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Tráfego

Para evitar acidentes nas praças de pedágio, um novo fluxo foi organizado, com o tráfego canalizado pelas vias laterais, enquanto as centrais ficarão bloqueadas. O novo desenho de tráfego será direcionado pelas PRF e PRE. Após decisão judicial, a sinalização desse desvio será de responsabilidade das concessionárias.

Possíveis interrupções na pista por causa de acidentes contará com suporte da Polícia Militar do Paraná para desobstrução das vias. Neste primeiro momento, serão utilizados os guinchos da PM, mas o DER/PR já lançou um edital de licitação para contratação do serviço de guincho mecânico, leves e pesados, até o início das novas concessões.

Importante ressaltar que a PM fará apenas a desobstrução da pista, para manter o fluxo das rodovias. A retirada do veículo do local será de responsabilidade dos usuários. Em casos de falhas elétricas ou mecânicas, o motorista também deverá fazer a sinalização e afastamento do veículo para não atrapalhar o tráfego. 

Manutenção

Atualmente o novo plano de concessões das rodovias paranaenses passa por uma análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que avalia os estudos de viabilidade técnica e econômica para a exploração dos serviços de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre de seis lotes. Esta é a última etapa prevista antes do projeto ir a leilão na Bolsa de Valores (B3).

Segundo o cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é lançar o edital de licitação no primeiro trimestre de 2022, seguindo para o leilão no segundo trimestre e assinatura do contrato pelas empresas vencedoras do certame no terceiro.

O novo modelo de concessão das rodovias é baseado na menor tarifa, sem limite de desconto e com a garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que será proporcional ao desconto tarifário apresentado no leilão. Com ele, a nova tarifa poderá ser até 50% mais baixa que a atual. Seu desenho foi concebido em uma parceria entre Governo do Estado, Ministério da Infraestrutura, setor produtivo e sociedade civil. As concessões serão válidas por um prazo de 30 anos e abrangem 3.368 quilômetros de estradas estaduais (35%) e federais (65%).

As obras previstas nos seis lotes formam o maior pacote de infraestrutura da América Latina, fazendo do Paraná um hub logístico para a região. O valor em investimentos, por exemplo, equivale a 120 anos de orçamento federal para rodovias aplicados somente no Paraná. Além dos R$ 44 bilhões em investimentos diretos (Capex), o pacote de concessões estima ainda outros R$ 35 bilhões destinados a custos de operação e manutenção das vias (OPEX). A maior parte dos recursos será destinada a rodovias estaduais.

Entre as principais obras previstas, estão 1.783 quilômetros de duplicação de vias, sendo que 90% do total deverá ser executado até o sétimo ano da concessão. As duplicações visam ampliar os principais corredores logísticos do Estado, criando vias mais seguras para o escoamento da produção do agronegócio até o Porto de Paranaguá. A elas somam-se ainda 253 quilômetros de faixas adicionais, 104 quilômetros de terceiras faixas e 260 quilômetros de vias marginais.

Confiram quais praças deixarão de cobrar pedágio às 23h59min59s deste sábado:

Lote 4 – Caminhos do Paraná

Porto Amazonas – BR-277 – km 158

Irati – BR-277 – km 249

Prudentópolis/Relógio – BR-277 – km 302

Imbituva – BR-373 – km 217

Lapa – BR-476 – km 191

Lote 5 – CCR RodoNorte

São Luiz do Purunã – BR-277 – km 132

Ortigueira – BR-376 – km 321

Imbaú – BR-376 – km 377

Tibagi – BR-376 – km 455

Palmeira – BR-376 – km 537

Carambeí – PR-151 – km 304

Jaguariaíva – PR-151 – km 223

Lote 6 – Ecovia

São José dos Pinhais – BR-277 – km 60

Fonte A Rede com informações das assessorias.