Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 16 de junho de 2022

16/06/2022 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Você sabe o que é Corpus Christi? Entenda:

O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”.  Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à  reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.

“É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado. E que acolhemos sua contínua presença entre nós, sobretudo quando estamos unidos em seu nome. É pelo dom da fé que celebramos a Eucaristia, cumprindo o mandato do Senhor: ‘Fazei isto em memória de mim’, e que acreditamos  na sua presença real na hóstia consagrada, o Corpus Christi.” 

Ir. Ivo Antonio Strobino

Em seguida, confira um apanhado histórico de como surgiu essa comemoração santa e algumas dicas de como é possível celebrar a comunhão – mesmo que sem sair de casa.

O que é Corpus Christi e como surgiu a data?

A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.


Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”. 

Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela . Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.

Corpus Christi para Marcelino Champagnat

A celebração de Corpus Christi tem atravessado gerações e mantido sua grande importância. A própria biografia de Marcelino Champagnat resgata que o amor de Cristo movia seu modo de ser e de agir. Quando o fundador Marista se colocava em frente ao Santíssimo Sacramento, ele relatava que:

“tão viva era sua fé na presença real, que se diria estar vendo o Senhor face a face nesse inefável mistério” (Vida, p. 304).

Igualmente, Marcelino Champagnat recomendava aos Irmãos que no altar o posicionamento da Eucaristia devia ser um dos “primeiros lugares”. Ele dizia que:

‘é para nós que o divino Salvador permanece dia e noite em nossos altares” (…) para que possamos recorrer a Ele em todas as nossas necessidades’ (Vida, p. 305).

A tradição dos tapetes de Corpus Christi

Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos.

A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por passaria.

Fonte: Província Brasil centro-sul.

Duas ocorrências de furtos em comércios de Pitanga são registradas, entenda os fatos:

FURTO QUALIFICADO 

Nesta data foi deslocado até o endereço supracitado, onde a pessoa de 18 anos, passou a relatar que sua irmã deixou sua bicicleta modelo feminina na cor branca com detalhes em rosa, aro 29, encostado na parede atrás da lanchonete ”espetinho do …" e que um masculino alto, magro, trajando uma blusa de cor preta e um capuz vermelho, aproveitando-se do movimento da lanchonete, adentrou pelos fundos do estabelecimento e subtraiu a referida bicicleta se evadindo sentido rodovia 466. Diante das informações foi realizado patrulhamento na intenção de localizar o autor e objeto furtado porem até o momento sem êxito. 

 

FURTO QUALIFICADO

Nesta data foi deslocado até o endereço supracitado, mais precisamente, onde se fazia presente o representante da empresa, onde relatou que um indivíduo teria atirado uma pedra contra a porta de vidro de acesso a loja e do interior do estabelecimento subtraído um aparelho notebook da marca Samsung 14 polegadas na cor preta se evadindo posteriormente. Em verificação as câmeras de monitoramento do local, pode constatar que o autor seria uma pessoa de cor clara, trajando uma blusa preta com listra branca e capuz, característica essas iguais ao autor de outro furto em data xx/xx anterior conforme bou. Diante do fato foi realizado patrulhamento mais sem êxito em encontrar o autor dos fatos.

Fonte: Polícia Militar.

Mãe mata filha de cinco anos e esconde o corpo.

Martina Patti, 23, foi presa na Sicília, Itália, depois de admitir ter matado sua filha de cinco anos e escondido o corpo em meio a cinzas vulcânicas. Para despistar as investigações, ela disse à polícia que a menina havia sido sequestrada em troca de resgate, mas os oficiais suspeitaram da história.


De acordo com os jornais locais, a mãe acionou a polícia na segunda-feira, 13, para noticiar o sequestro da filha. Ela teria dito que três homens encapuzados, um deles armados, levaram a menina enquanto ela saía da escola onde havia ido buscá-la. Patti ainda afirmou ter visto a criança entrar em um carro sem placa.


A polícia começou a investigar o desaparecimento e fez uma primeira rodada de interrogatórios. Mas passou a suspeitar após encontrar inconsistências no depoimento da mãe, além de não acharem crível um sequestro motivado por resgate já que a família não era rica.


Foi no segundo interrogatório que a mulher começou a chorar e contou onde o corpo da filha estava enterrado. Segundo a polícia, o corpo foi encontrado a 200 metros de sua casa, em Mascalucia, uma cidade na província de Catania, sob terra e cinzas vulcânicas do Monte Etna.


A mulher acertou a menina com uma faca de cozinha que ainda não foi encontrada, disse os policiais em coletiva.


De acordo com a polícia, Patti não forneceu um motivo para o assassinato, mas a hipótese dos policiais é que o crime foi motivado por ciúmes. A mãe não estaria gostando da proximidade da filha com a nova namorada do seu ex-parceiro e pai de Elena, Alessandro Del Pozzo.


O assassinato foi cometido um dia depois que a menina passou o dia com os avós paternos, o pai e sua namorada, segundo o jornal La Notizia.


“Não me lembro do que passou pela minha cabeça quando esfaqueei minha filha”, disse Martina Patti durante o interrogatório. Ela responderá por assassinato e ocultação de cadáver.


A advogada de defesa Gabriele Celesti disse ao canal Rai News que “foi um interrogatório dramático de uma mulher destruída e julgada que fez algo que ela também não achava que poderia fazer”.


Enzo Magra, prefeito de Mascalucia, disse: “Estou chocado. Ao ouvir a notícia, comecei a chorar. É um drama único que nunca quisemos ouvir.”

Fonte: CGN.

Protesto: Milho é plantado em buraco na PR 491.

Uma foto no mínimo diferente chegou até ao Portal Catve na tarde desta quarta-feira (15).


Como forma de protesto, um milho foi plantado em um buraco localizado na PR 491, no trecho entre Nova Santa Rosa e Marechal Cândido Rondon.


Devido a esse problema os motoristas alertam para o perigo de acidentes e também aos prejuízos causados nos veículos por conta da má conservação da pista.


Além disso, nas proximidades do local existem vários outros buracos que atrapalham os condutores.

Fonte: Catve.com

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 16/06/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Macron sinaliza visita à Ucrânia para levar ‘mensagem de apoio’.


O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quarta-feira, 15, que poderá ir em breve a Kiev, capital da Ucrânia, para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, mas não deu detalhes sobre a possível viagem.

Os meios de comunicação divulgaram amplamente rumores de que Macron se prepara para viajar para Kiev com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. O governo alemão se recusou a confirmar ou negar os relatos da mídia, enquanto o gabinete de Draghi não quis comentar publicamente sobre uma visita iminente.

Respondendo à pergunta de um jornalista durante uma visita oficial à Romênia nesta quarta, Macron disse que era o momento certo para uma visita à capital da Ucrânia. “Estamos em um momento em que precisamos enviar sinais políticos claros – nós, europeus, nós, a União Europeia (UE) – para a Ucrânia e o povo ucraniano”, disse Macron após se reunir com o presidente romeno Klaus Iohannis em uma base aérea no sudeste da Romênia.

Os dois presidentes se reuniram em preparação para uma cúpula de líderes da União Europeia de 23 a 24 de junho em Bruxelas e uma cúpula da Otan de 29 a 30 de junho em Madri. Atualmente, a França detém a presidência rotativa da UE.

Macron disse que uma “mensagem de apoio” deve ser enviada à Ucrânia antes que os chefes de Estado e de governo da UE “tenham que tomar decisões importantes” em sua reunião em Bruxelas. Os líderes estão programados para considerar o pedido da Ucrânia para o status de candidato à UE.

Macron está profundamente envolvido nos esforços diplomáticos para pressionar por um cessar-fogo na Ucrânia. Ele tem discussões frequentes com Zelenskyy e falou ao telefone várias vezes com o presidente russo, Vladimir Putin, desde que ele iniciou a invasão no final de fevereiro.

Fonte: CGN.

Biden anuncia mais US$ 1 bi para defesa e US$ 225 mi em ajuda humanitária à Ucrânia.


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que o governo americano vai enviar mais US$ 1 bilhão em suprimentos bélicos para apoiar a “segurança” ucraniana contra a invasão da Rússia, além de US$ 225 milhões adicionais em assistência humanitária para a população do país invadido.

“A bravura, resiliência e determinação do povo ucraniano continuam a inspirar o mundo. E os Estados Unidos, juntamente com nossos aliados e parceiros, não vacilarão em nosso compromisso com o povo ucraniano enquanto lutam por sua liberdade”, disse Biden em comunicado, após ressaltar o compromisso da Casa Branca com a “soberania e integridade territorial” da Ucrânia.

Fonte: CGN.

Copom eleva juros básicos da economia para 13,25% ao ano.


Em meio aos impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia global, o Banco Central (BC) continuou a apertar os cintos na política monetária. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.


A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando estava em 13,75% ao ano. Esse foi o 11ª reajuste consecutivo na taxa Selic. Apesar da alta, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Depois de dois aumentos seguidos de 1 ponto percentual, a taxa foi elevada em 0,5 ponto.


De março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de dezembro do ano passado até maio deste ano.


Com a decisão de hoje (16), a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos sem ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. A Selic voltou a ser reduzida em agosto de 2019 até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.


Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o indicador fechou em 11,73% no acumulado de 12 meses, no maior nível para o mês desde 2015. Apesar da queda no preço da energia elétrica, por causa do fim das bandeiras tarifárias, a inflação continua pressionada pelos combustíveis.


O valor está bastante acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.


No Relatório de Inflação divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2022 em 7,1% no cenário base. A projeção, no entanto, está desatualizada com o prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia , que elevam a cotação do petróleo. A nova versão do relatório será divulgada no fim deste mês.


As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 9%. A pesquisa está suspensa por causa da greve dos servidores do Banco Central, mas uma atualização foi divulgada na semana passada.


Crédito mais caro

A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 1% para a economia em 2022.


O mercado projeta crescimento um pouco maior. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) neste ano.


A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.


Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Fonte: Agência Brasil

STF muda critérios para repasse para educação a estados e municípios.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) mudar os critérios para repasse aos estados e municípios dos recursos arrecadados com a cobrança do salário-educação das empresas. 

Com a decisão, estados do Nordeste vão receber mais recursos para investimentos na área a partir 1º de janeiro de 2024. 

Para os estados, os critérios de rateio com base no número de alunos matriculados e na origem da arrecadação da contribuição beneficiam os estados mais industrializados. As cotas são transferidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Por 7 votos a 4, prevaleceu o voto do relator, ministro Edson Fachin, para quem o critério de origem da arrecadação do salário-educação afeta a qualidade do ensino oferecido pelos estados que recebem repasses menores. 

Conforme a tese de julgamento aprovada pelos ministros, a partir de 1º de janeiro de 2024, as cotas estaduais e municipais devem ser integralmente repassadas pelo FNDE somente de acordo com o número de matrículas na rede pública. 

Fonte: Agência Brasil