Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 20 de novembro de 2021

20/11/2021 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Deputada Cristina Silvestri encaminha uma ambulância de R$ 170.000,00 mil reais para Santa Maria do Oeste melhor atender os pacientes da saúde municipal!!!!

Na data de ontem dia 19/11/2021 estavam a Ex-vereadora Arlete Latzuk, Prefeito Oscar Delgado, seu Vice-Prefeito Antônio Jorandir Gegoski, o secretário geral Jorge Martins, juntamente com Roberto Gonzaga Nusa e Valeria Volski Favretto que fazem parte do Partido Político Cidadania do nosso município de Santa Maria do Oeste. Sendo que ontem foi entregue um recurso no valor de 170 mil para a compra de uma ambulância, recurso esse conseguido com a ilustre Deputada Cristina Silvestri.


Cristina é uma Deputada municipalista que se preocupa com as pequenas cidades do Estado do Paraná e ela tem um carinho muito especial pela nossa cidade, aonde ela já  investiu ao todo mais de R$ 1.000.000,00 UM MILHÃO DE REAIS, seu compromisso com esta cidade nunca para, sempre mandou recursos para saúde, agricultura, esporte, e também ela colocou orçamento na LDO do Estado para asfaltamento da estrada Piquiri papéis sendo uma grande luta dela para com a população local, Cristina também trabalha em prol da Estadualização dessa estrada,


Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos nesta grande conquista, toda a equipe da Prefeitura Municipal que ao comando do chefe do executivo municipal Oscar Delgado trabalharam unidos para que mais esta conquista fosse realizada e concretizada em nossa cidade ajudando quem mais necessita, o povo santa-mariense!!!

Fonte: Redação do Blog do Beto com assessoria de imprensa.


Comerciante é ameaçado sua filha agredida em Palmital, mas agressor que estava armado acaba preso.

No dia 19 de novembro 2021, a equipe recebeu a ligação de u homem de 43 anos e de sua filha uma mulher de 24 anos, relatando que um homem de 59 anos veio até o seu comercio tirar satisfações acerca de um serviço em sua casa feito pelo solicitante.

Sendo que se desentenderam e o referido homem teria pego um revolver de sua cintura e apontado para o solicitante, momento que sua filha interveio recebendo um chute do homem de 59 anos.

O qual tomou rumo ignorado, diante dos fatos a equipe saiu em diligencias atrás do autor.

Sendo que ao chegar à residência do mesmo, a equipe visualizou o mesmo saindo de seu carro, momento que o mesmo recebeu a voz de abordagem o qual respondeu: já vou! Sendo que entrou para dentro do portão de sua casa, sendo acompanhado pela equipe.

A qual deu voz de abordagem novamente e encontrou com o mesmo em revista pessoal um revolver taurus .32 sem registro sem identificação e um punhal.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e conduzido o mesmo a 44ª delegacia de palmital juntamente com a arma e o punhal. As vítimas foram encaminhadas para os procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Sobrinho flagra homem abusando da tia e chama PM.


A Polícia Militar (PM), de Arapongas, prendeu nesta sexta-feira (19), um homem, de 52 anos, acusado de estuprar a enteada, de 41 anos, em Sabáudia. Os policiais foram acionados pelo sobrinho da vítima que, segundo o boletim, flagrou o momento em que o homem estaria tendo uma provável relação com a mulher, que possui problemas psicológicos. 

O solicitante contou à equipe que chegou na casa de sua avó no final da tarde desta sexta (19) e se deparou com o homem e a mulher com as calças abaixadas e encostados um no outro, dentro de um cômodo da residência. Segundo ele, enteada e padrasto estavam tendo uma possível relação sexual. 

A PM se deslocou até o endereço e conduziu os envolvidos até a 22ª Subdivisão Policial de Arapongas junto da mãe da vítima. Conforme o boletim, o padrasto negou os fatos narrados pelo solicitante. Ainda conforme o boletim, diante da denúncia, a vítima foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) para constatar se houve mesmo uma relação entre os dois.

Fonte TNOnline 

Jovem que estava desaparecida foi assassinada no Paraná.


Desaparecida desde outubro deste ano, a jovem Ana Carla Dalacosta de Menezes foi encontrada morta em Curitiba. O corpo já havia sido localizado na manhã do dia 10 do mês passado, mas só nesta sexta-feira (19) foi identificado.

Ana era moradora de Rolândia e foi considerada desaparecida após sair de casa informando que iria atrás de um emprego em Maringá. Alguns dias depois, ela teria sido vista em Apucarana.

No entanto, Ana viajou para Curitiba e foi brutalmente assassinada na capital paranaense. O corpo foi localizado em chamas às margens do Rio Belém, na Rua Sérgio Venci, por moradores da região. A Guarda Municipal foi chamada e controlou o fogo.

A Polícia Científica realizou a perícia e contratou que ela pode ter sido morta asfixiada, antes de atearem fogo no corpo.

Nos últimos dias, o pai da vítima divulgou nas redes sociais sobre o seu desaparecimento, pois estranhou que ela estava há muitos dias sem se comunicar com a família. Ao descobrir que havia um corpo no Instituto Médico Legal (IML), de Curitiba, que batia com as características de Ana Carla, familiares foram até a capital e com um exame de arcada dentária, conseguiram confirmar que se tratava dela. A família também reconheceu as roupas que ela usava.

A Divisão de Homicídios segue com a investigação para tentar identificar o autor ou autores do crime. A motivação do crime ainda é desconhecida.

O corpo de Ana Carla após ser liberado, deverá ser encaminhado para Rolândia onde acontecerá o enterro.

Com informações do plantão 190

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 20/11/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Tio leva facada de sobrinho durante briga em Apucarana.

Um homem procurou a Polícia Militar (PM), de Apucarana, no final da noite desta sexta-feira (19), após ser agredido pelo sobrinho com uma facada no antebraço esquerdo.  

A ocorrência foi registrada na Rua Desembargador Clotário Portugal, área central da Cidade Alta, pela equipe. 

Conforme a vítima, o episódio ocorreu após um desentendimento entre os dois. No entanto, apesar do ferimento, o tio não quis representar contra o sobrinho.

Fonte CGN

Empresa lamenta morte de homem que caiu de telhado.


A empresa Hübner emitiu uma nota oficial sobre a morte do rapaz que cair de uma altura de aproximadamente 15 metros, na manhã desta sexta-feira (19). Rafael Calian Lapa, 30, é natural do Rio de Janeiro e sofreu um acidente de trabalho no interior da fábrica localizada à Avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães – perímetro urbano da PR-151 -, na região da Vila Boa Vista.

Segundo informações do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, “a vítima estava equipada com macacão, capacete, luvas, cadeirinha e cinto talabarte com trava quedas, mas as alças do talabarte ainda clipadas na própria cadeirinha. Foi verificado que a vítima caiu de um telhado de aproximadamente 15 metros de altura, e que conforme informações, a vítima estaria realizando um orçamento para realização de trabalhos no telhado da empresa Hubner”, explicou o 2º GB.

Confira abaixo a nota do Grupo Hübner sobre o ocorrido:

A Direção do Grupo Hübner lamenta informar o falecimento de prestador de serviços vinculado a empresa Vertical Serviços, nas dependências de uma de nossas empresas – Hübner Fundição situada em Ponta Grossa/PR – decorrente de um acidente, na manhã desta sexta-feira, 19 de novembro.

Informamos que as unidades de fundição do Grupo Hübner possuem todas as certificações de qualidade e estão de acordo com a regulamentação de segurança, especialmente às pertinentes à segurança do trabalho, visto que buscamos atender a sociedade com ética, eficiência e eficácia, sendo nossa preocupação continua garantir que os trabalhos sejam executados por profissionais e empresas legalmente habilitadas.

A empresa se coloca à disposição tanto dos familiares do trabalhador, bem como de sua empregadora, quanto as autoridades competentes para que possam apurar a ocorrência, além de instaurar sindicância interna através do SESMT e da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes para investigar os fatos. 

Por fim, reforçamos que a empresa não irá poupar esforços para continuar a garantir a segurança de todos.

Grupo Hübner

Araucária, 19 de novembro de 2021

Fonte: A Rede

Quatro pessoas morrem em acidente na PR-412; veículo tinha placa de Maringá.


Um gravíssimo acidente entre um carro e um caminhão na PR-412, em Itapoá (SC), deixou quatro pessoas mortas.

A vítima estava no veículo Ford/EcoSport com placa de Maringá, na região noroeste do Paraná.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o carro invadiu a pista contrária e atingiu o caminhão baú.

Quando a equipe chegou na Estrada Cornelsen, que liga Guaratuba e Itapoá, três pessoas já se encontravam em óbito. O quarto ocupante recebeu atendimento, mas não resistiu.

O caminhoneiro não sofreu ferimentos. A identificação das vítimas do acidente na PR-412 não foi revelada.

Fonte e Fotos Paraná Portal

Carro é destruído após acidente com dois caminhões e motorista morre na BR-376.

Um acidente entre um carro e dois caminhões deixou um motorista morto, no começo da manhã deste sábado (20), no quilômetro 674 da BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Estado.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, o acidente aconteceu por volta das 7 horas e envolveu um Fiat Uno, um caminhão Mercedes-Benz 710 e uma carreta Volvo FH12.

A vítima fatal dirigia o veículo Uno, com placas de Itajaí/SC, e ficou prensada entre os caminhões.

Por conta do atendimento, foi necessário a interdição das duas pistas sentido Curitiba, mas foi possível fazer um desvio pelo acostamento. Por volta das 8h30, a fila no local era de aproximadamente 8 quilômetros.

Não hão previsão para liberação da pista.

Fonte Banda B

Homem morre e dois ficam feridos em colisão envolvendo três veículos na PR-592.


O grave acidente foi registrado no final da tarde de sexta-feira (19), por volta de 18h na rodovia PR-592 em Nova Prata do Iguaçu. A colisão traseira seguida de colisão frontal envolveu três veículos todos com placas de Nova Prata do Iguaçu.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, um Fiat/Tempra conduzido por Claudenir Gonçalves de Araújo, 45 anos, colidiu na traseira de um Fiat/Uno, conduzido por Ires Klein, 46 anos e após rodar na pista colidiu de frente com uma Van Fiat/Ducato, conduzida por Luiz Junques Kemper, 57 anos. O condutor do Tempra sofreu ferimentos graves, o condutor da Van ferimentos médios. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU e encaminhados ao Pronto Atendimento de Nova Prata do Iguaçu. O passageiro do Tempra, Claudemir Rodrigo da Silva Pereira, 23 anos, morreu no local. Após liberado pela Criminalística, o corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

Fonte e Fotos PPNEWS

PG tem noite trágica com morte de criança na PR-151.


Um acidente grave ocorrido no início da noite desta sexta-feira (19), causa comoção em Ponta Grossa.

Um menino foi atropelado e morto na Avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães – no perímetro urbano da PR-151. A vítima tem oito anos.

As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. Levanta-se questionamento sobre a presença do menino numa das rodovias mais movimentadas do Paraná. Bombeiros, Siate, Samu e Rodonorte atenderam a ocorrência.

O IML foi acionado para o recolhimento do corpo. O acidente envolveu um carro.

Fonte CGN

Paraná sediará exposição nacional de motorhomes e camping em dezembro.

O Paraná sediará a 5ª Expo Motorhome, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro. Nesta semana, a Paraná Turismo, vinculada à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), se reuniu com os organizadores para discutir os preparativos. O evento tem apoio do Governo do Estado.


O Paraná também receberá a Expo Camping, de 3 a 12 de dezembro. A exposição de motorhomes vai acontecer no Expotrade Pinhais (RMC) e o acampamento de cerca de 600 veículos será em uma estrutura localizada próximo ao local. A expectativa é contar com 10 mil participantes nos dois eventos.


“Será uma exposição diferenciada, com visitantes de fora do País. Mas a feira não é só do motorhome. É também para quem tem barraca e gosta de acampar”, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. “Estamos abertos a receber todos que gostam de viajar”.


O objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos setores do campismo e do caravanismo, através do incentivo de empresas que fabricam e comercializam motorhomes e das fornecedoras de insumos, como peças e acessórios, eletrodomésticos, móveis, equipamentos elétricos, hidráulicos, entre outros. 


Os eventos também contam com apoio da Paraná Previdência, da Prefeitura de Pinhais, do Grupo Estradeiros do Paraná, e do Ministério do Turismo.


EXPO MOTORHOME – O evento foi criado em 2016 por Alexandre Rodolfo Boff. As quatro edições anteriores aconteceram no Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo e Canela). “Somos a maior feira do setor e viemos ao Paraná para fazer a diferença”, afirmou o diretor-presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff.


O diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, ressaltou que o Estado entra para história do setor que está ganhando cada vez mais força no País. “Conseguir trazer o evento para o Paraná foi uma vitória e representa o início de um trabalho que iremos fazer para tornar o Estado um hub do setor no Brasil”, disse.


A Expo Motorhome e a ExpoCamping são estratégias para que mais pessoas possam ter acesso ao campismo e ao caravanismo (turismo sobre rodas). Moacir Antonio Feitten, relações públicas do Grupo Estradeiro, disse que Curitiba e a Região Metropolitana, onde ocorrerão as exposições, têm uma força muito grande para atrair interessados no setor.


“O grupo existe há 32 anos com a principal função de promover o congraçamento dos campistas. Tivemos uma grande satisfação de convidar os promotores da Expo Motorhome para vir ao Paraná pelo que ele representa e, principalmente, pela potencialidade que o campismo tem no Estado”, afirmou.


EVENTOS – A 5ª Expo Motorhome acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro no Expotrade Pinhais, na Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, nº 10.454. Maiores informações estão AQUI. Já a Expo Camping será no terreno localizado entre as ruas Transpalmital, Salgado Filho e Jacarezinho, em Pinhais, de 3 a 12 de dezembro.

Fonte: AEN

Governador comemora classificação de empresas do Paraná entre as maiores do Sul.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior celebrou o destaque obtido pelas empresas paranaenses no ranking pelo Grupo Amanhã, em parceria com a consultoria internacional PricewaterhouseCoopers (PwC), das 500 maiores empresas do Sul do Brasil. Oito empresas públicas paranaenses aparecem no ranking e, ao todo, 179 companhias do Estado foram classificadas entre as maiores do Sul do País.


Com o resultado, o Paraná mantém vantagem sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no aspecto de receitas: R$ 270,2 bilhões – valor 13,4% maior que a soma das representantes catarinenses (R$ 238,1 bilhões) e 17,9% maior que a das gaúchas (R$ 229,1 bilhões).


“É muito satisfatório poder celebrar esse momento com ótimos resultados da economia do Paraná. É inegável o papel fundamental das empresas para alavancar nossa economia. Nós do Paraná estamos empenhamos para por em prática programas que promovem a recuperação econômica, apoiando o empresariado, facilitando a vida de quem produz”, afirmou o governador.


A Copel ficou em terceiro no ranking, seguida pela Sanepar, em 18º, BRDE (48º), Fomento Paraná (97º), Cohapar (155º), Portos do Paraná (219º), Celepar (367º) e Ferroeste (417º). 


A Copel manteve a posição de maior empresa do Paraná, em levantamento entre as 100 maiores do Estado. No ranking regional, a companhia permanece como a terceira maior do Sul, atrás apenas da BRF, segunda colocada, e Bunge, primeira.


Já a Sanepar conquistou a posição de líder do setor de serviços públicos entre os três estados do Sul. A Cohapar, com o maior programa habitacional do País, ficou na posição 155 entre as 500 maiores, como a 59ª maior empresa do Paraná. O resultado, segundo a empresa, reflete a política de austeridade e eficiência adotada pela companhia a partir de 2019, quando houve a redução de 20% dos gastos anuais correntes por meio da reestruturação e renegociação dos contratos vigentes. Com a economia, a empresa ampliou os financiamentos de projetos habitacionais próprios e com a União e retomou os projetos de regularização fundiária.


Para a Celepar, estar entre as maiores representa o reconhecimento dos esforços diários em construir soluções que facilitem a vida das pessoas. “Estar entre as maiores empresas paranaenses após quase dois anos de pandemia e em meio a uma retomada representa um marco histórico na empresa. Temos que enaltecer esse feito e buscar, cada vez mais, a inovação”, disse o presidente da companhia, Leandro Moura.


Para o governador, o ótimo resultado obtido pelas companhias paranaenses ratifica o bom desempenho da economia do Estado em 2021. “Até setembro, a indústria paranaense alavancou 13,3% e ficou entre os três melhores resultados do País. O saldo de empresas do Estado cresceu 10% até outubro, mostrando que a retomada da atividade econômica pós-pandemia. O PIB do Paraná cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano e a geração de emprego tem batido o recorde da história: 168 mil novas vagas formais geradas no Estado de janeiro até setembro”, disse.


DESTAQUES – Outro destaque foi o desempenho das cooperativas paranaenses, que também figuraram entre as 500 maiores. Elas já são destaques globais e planejam faturar R$ 200 bilhões nos próximos anos.


A Coamo Cooperativa Agroindustrial, de Campo Mourão, ficou em sexto lugar; a C.Vale, de Palotina, em 15º lugar; e a Cooperativa Agroindustrial Lar, de Medianeira, em 17ª colocação. Já a Cooperativa Copacol, de Cafelândia, ficou em 35º colocação; a Agrária, de Guarapuava, em 42º; a Integrada Cooperativa Agroindustrial, de Londrina, em 47º; e a Frísia, de Carambeí, em 49º. Há mais além das primeiras 50 colocadas.


Na lista das 10 primeiras entre as 500 maiores, além da Copel, estão outras três paranaenses: Klabin, Rumo e Itaipu Binacional.

Fonte: AEN

Primeiro dia do Enem terá prova de redação.

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, no próximo domingo (21), os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todos os anos, conforme previsto no edital do exame, uma cartilha com os detalhes da correção. Ainda não foi disponibilizada a cartilha do Enem 2021. Documentos de anos anteriores, com exemplos de redações que receberam a nota máxima, 1 mil, estão disponíveis na página da autarquia. 

Dicas 

Conhecer as provas de redação anteriores pode ajudar os candidatos, segundo o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão. “Os temas de redação geralmente são cíclicos. Ou vão trazer questões de inclusão ou questões sobre cidadania e ética. Podem falar de comportamento, de sociedade da informação, esses temas macros sempre são previstos pensando numa realidade brasileira”. 

Como os candidatos precisam, além de ter um conhecimento mínimo sobre o assunto, fazer uma proposta de intervenção, a dica é buscar referências que ajudem a embasar o texto. Podem ser músicas, filmes, livros, notícias e documentos como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. “Fazer grupo de estudo, compartilhar com colegas o que cada um andou lendo, ver os principais temas, escrever. Pegar alguns temas e refazer a redação, não só para treinar a parte cognitiva, mas para treinar o tempo”. 

No dia da prova, de acordo com o professor, o ideal é reservar uma hora para fazer a redação. Isso pode ser feito logo no começo, quando o candidato está mais descansado. A dica é antes mesmo de ler os textos de apoio, ver, no final do enunciado, qual é o tema da redação. Assim, quando o estudante ler os textos de apoio, já saberá sobre o que precisará escrever e poderá destacar elementos que o ajudem na produção do próprio texto. 

O estudante terá à disposição uma folha de rascunho, mas somente o que estiver escrito em caneta preta na folha de redação será considerado na correção. “É importante fazer o treinamento para a gestão do tempo”, recomenda Beltrão. 

Acompanhe a cobertura da Agência Brasil sobre o Enem 2021:

Enem 2021

Reler as redações 

A professora de redação na plataforma Explicaê Cainã Marques Vilanova recomenda que, nessa reta final, os estudantes revisem os textos que escreveram ao longo do ano. “Fazer uma análise de redações já feitas. Se estudou durante o ano e fez 30 redações, por exemplo, é hora de colocá-las em cima da mesa e dar uma olhada, rever os principais erros, analisar o que é preciso melhorar”, diz. 

Outra dica é ler redações que tiraram nota 1 mil em edições anteriores. Produzir muitos novos textos a alguns dias do exame pode, de acordo com Cainã, gerar nervosismo. “Esta semana não é mais para fazer muitos textos, vejo alunos desesperados querendo recuperar o tempo perdido. Isso atrapalha até porque dificilmente terão alguém para fazer a correção dessas redações e não terão um feedback”. 

Uma alternativa é buscar temas que o estudante ainda não tenha trabalhado e fazer um roteiro com os tópicos que abordaria e com os conhecimentos que teria se o tema fosse aquele, incluindo filmes relacionados ao assunto, entre outros. É preciso também, segundo a professora, tomar cuidado com o que se vê nas redes sociais, onde muitas informações e dicas falsas são divulgadas.

A professora conta que a alguns dias do exame, os estudantes estão ansiosos e abalados pelo ano de pandemia e também pelas notícias recentes de demissões no Inep. Nessa segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Enem irá ocorrer na mais absoluta tranquilidade. “Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém está preocupado com aquelas questões absurdas do passado que caíam, temas de redação que não tinham nada a ver com nada. Realmente algo voltado para o aprendizado”, disse durante a visita a Expo Dubai 2020,. 

Segundo Cainã, os estudantes que conhecem bem a estrutura da prova estão preparados para discorrer sobre qualquer tema. Ela ressalta que os textos de apoio são de grande ajuda e que devem ser lidos com atenção. Eles não devem ser copiados na íntegra, o que poderá zerar a redação, mas podem conter informações que ajudem nos argumentos dos estudantes. 

Motivos para nota zero 

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação: 

• fuga total ao tema;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Veja os temas das redações de anos anteriores

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2021

O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

Agenda_Enem_2021_primeiro_dia
Arte/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil.

TCU abre processo para analisar críticas à gestão do Inep.

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo para analisar os relatos feitos por parlamentares de problemas na gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


O TCU informou que, na última terça-feira (16), o Tribunal recebeu representantes da Câmara dos Deputados, que apresentaram críticas à gestão do Inep. “As informações relatadas por eles foram enviadas ao Tribunal por meio de uma representação, que é o documento formal”, diz o órgão.


Foi aberto um processo para analisar os pedidos dos parlamentares. A relatoria é do ministro Walton Alencar Rodrigues. Ainda não há decisão do Tribunal. Os documentos não estão públicos no momento.


Reunidos em ato em Brasília, no início deste mês, servidores do Inep protestaram contra a atual gestão do Inep, de Danilo Dupas, denunciando riscos ao trabalho desempenhado pela autarquia que, além de ser responsável pela realização de avaliações de âmbito nacional da educação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é também responsável pelos Censos da Educação Básica e Superior e pela condução diversos estudos educacionais.


As críticas culminaram em 37 servidores pedindo exoneração dos cargos que ocupavam. Tanto o presidente do Inep, quanto o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmaram que a realização dos exames está garantida e não será prejudicada.


Auditoria


Na última quarta-feira (17), o Senado Federal aprovou um requerimento para realização de auditoria pelo TCU no Inep. A intenção é que o TCU verifique a capacidade operacional do Inep para realizar exames como o Enem e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).


“As crises sucessivas que motivaram as trocas de gestores do Inep, associadas às reduções no orçamento daquele Instituto e às manifestações de servidores e de setores da academia, nos levam a crer na provável deterioração da capacidade operacional daquela autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela avaliação da Educação no País”, diz o requerimento de autoria da senadora Leila Barros (Cidadania-DF).


Os senadores pedem a realização de auditoria pelo TCU, órgão de controle auxiliar do Congresso Nacional, quanto à capacidade operacional do Inep para o exercício das suas atribuições legais, em especial para a realização das provas de avaliação da qualidade da educação, destacando o Enem e o Enade.


O Enem começa a ser aplicado neste domingo (21) para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. O exame é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Edição: Denise Griesinger.