Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 20 de março de 2022

21/03/2022 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Show de prêmios em Santa Maria do Oeste será no dia 26/03/2022 NÃO PERCA!!!


Homem empresta sua moto para duas pessoas em Santa Maria do Oeste e indivíduos fogem, situação virou caso de Polícia.

No dia 20 de março de 2022, às 10h45min compareceu ao destacamento o senhor ********, qual relatou, por volta das 23h00min enquanto transitava pela *******, nas proximidades da ****, quando dois masculinos, sendo um de estatura alta, magro de pele morena, outro de estatura baixa, cabelo curto e pele morena, não identificados, pediram sua motocicleta emprestada para irem até a casa de um vizinho. Sendo que o mesmo emprestou a referida motocicleta e passado aproximadamente 2 horas foi procurar os mesmos na casa do vizinho, porém os mesmos não estavam e tampouco sua motocicleta, sendo uma suzuki en125 yes, de placa ***** e cor preta. Diante dos fatos o mesmo foi orientado quanto aos procedimentos, sendo repassada a informação as equipes policiais dos municípios vizinhos, e iniciado buscas no intuito de localizar a motocicleta.  

Fonte: Polícia Militar.

Jornada de Solidariedade com discurso do lula reúne multidão em Londrina, Veja as Fotos:


A Jornada de solidariedade passou na cidade de Londrina Paraná, e contou com a presença de diversas autoridades como o Ex-Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, a Presidente do Partido dos Trabalhadores Dep. Gleisi Helena Hoffmann, Dep. Enio José Verri, Dep. Professor Lemos, representantes do MST e representando a cidade de Santa Maria do Oeste estava o Prefeito Oscar Delgado e a vereadora Dani, entre outras pessoas que acompanham o evento. Mesmo com forte chuva a jornada da solidariedade contou com a participação de mais de 6 mil pessoas até o final. Veja as Fotos a seguir e assista aos vídeos:






V1eículo estacionado com chave na ignição é furtado em Pitanga.

*******, compareceu a esta cia e relatou que, na data de 20 de março de 2022, às 01h00min, seu irmão, ******, estacionou seu carro fiat palio, placas ******, de cor prata e que às 08h00min perceberam que veículo havia sido furtado. Salienta-se que ***** relatou que o carro fora deixado aberto com as chaves na ignição. Ele foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Homem que estava realizando serviço de terraplanagem tem 500 litros de óleo diesel furtados em Mato Rico.

Compareceu neste destacamento o sr. ******, o qual passou a relatar que está prestando serviços de terraplanagem com uma escavadeira e que na data de ontem deixou um tambor com aproximadamente 500 litros de óleo diesel, e que ao retornar na data de hoje para continuar o serviço encontrou apenas o vasilhame, tendo sido furtado todo o óleo diesel, o mesmo relatou ter visto rastros no local, porém não foi possível a identificação, tampouco algum vizinho viu movimentação do autor. Sendo orientado.

Fonte: Polícia Militar.

Mãe denuncia filho com objetos furtados para a Polícia Militar de Pitanga.

No dia 20 de março de 2022, por volta das 11 h, a equipe policial de serviço recebeu uma ligação da sra. *****, a qual veio a relatar que seu filho ******, 18 anos, teria chego em sua residência de posse de alguns objetos, possivelmente provenientes de furto e que ***** estaria dormindo. Diante da denúncia foi deslocado até o endereço supracitado onde com a autorização da sra. *** foi realizado a abordagem de ***** sendo encontrado com o mesmo 3 aparelhos celulares e um carregador portátil de bateria, objetos esses oriundos do furto conforme bou *****, questionado ***** sobre o referido furto o mesmo assumiu ser o autor juntamente com a pessoa de *******" sendo que este estaria de posse do restante dos objetos furtados. Diante do fato foi dado voz de prisão ******* e juntamente com os objetos foi encaminhado até a 45 drp para serem tomados as providencias cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Polícia Militar, encaminha pessoas e apreende droga e munições em Pitanga.

Há alguns dias chegou denuncia que no bar do ******, na ***** estaria ocorrendo uso de drogas e perturbação do sossego. Assim foram checadas algumas informações de quem estaria levando drogas até o estabelecimento e chegamos ao nome de *******, o qual estaria associado ao tráfico com *******, ****** e ********. Nesta manhã após  informações que no referido bar estava acontecendo  movimentação foi feita abordagem e identificado no interior do  estabelecimento as pessoas de **************, perguntado sobre  drogas ******* mostrou um prato onde havia uma quantia de  cocaína em "carreira" (0,90 miligramas) preparada para uso e disse  que todos que ali estavam haviam cheirado uma parte da droga, a  cocaína teria sido trazida por ******* acompanhado de sua  namorada e que pagariam 250 (duzentos e cinquenta reais) pelas  cinco gramas de cocaína a ******. Realizado buscas no referido bar, onde foi encontrada 23 munições calibre 9mm e 17 munições calibre .22. Sendo que a pessoa de ******* assumiu a propriedade das munições.  ******* estava com duas filhas crianças dormindo na casa anexa ao bar, bem junto onde estavam fazendo uso de droga (acionado conselho tutelar). ******* mostrou em seu celular áudio no qual comprovou que ******** teria trazido a droga. Indagado ****** ele confirmou que havia trazido cinco gramas de cocaína e que pegou a droga com ******** indicando a casa de ******* na rua ********. ******* não estava na casa e foi localizado na fazenda em que seu pai mora. ******* foi abordado e negou participação no tráfico, porém retornado a sua casa na cidade e encontrada dentro uma meia no lixeiro do banheiro uma quantia de cocaína que pesou 73 gramas, droga que renderia em média cinco mil reais na venda final.  Próxima etapa deslocado a residência de ******** na rua ******, o qual ao perceber a presença policial jogou pela janela dos apartamentos objetos que foram apreendidos tratando se de uma balança de precisão e uma embalagem plástica acondicionado 5 gramas de cocaína e 1,7 gramas de maconha. ***** disse que a droga é de ******. Deslocado a residência de ****** na rua ******, o qual não estava e segundo informações estaria passeando no litoral do estado. Encaminhados a delegacia em tese pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas e pelo crime de posse irregular de munições.

Fonte: Polícia Militar.

Tiroteio em festa termina com três mortos.

Uma festa particular foi interrompida na madrugada deste domingo (20), em Curitiba, quando um grupo de homens armados invadiram a casa e dispararam mais de 60 tiros. Três pessoas foram mortas.


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa deu início às investigações sobre o fato, que ocorreu no bairro Fazendinha, em Curitiba.


Conforme informações da Polícia Militar, as vítimas estavam dentro da residência onde acontecia a festa. Segundo a polícia, um homem, que seria o avô de jovens que moravam no sobrado, foi atingido e morreu. Outros dois jovens foram atingidos e morreram.

Fonte: TN Online.

Vítima de tentativa de estupro é encontrada nua.

Uma mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), neste domingo (20), após ser vítima de uma tentativa de estupro nas proximidades do Parque Bela Vista, em Apucarana. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima foi levada para atendimento médico por populares, que a encontraram sem roupas na rua. 


Ao conversar com a vítima, ela disse aos policiais que estava nas proximidades do Parque Bela Vista, quando um homem desconhecido a agarrou e queria manter relações sexuais com ela. Porém, de acordo com a mulher, ele não consumou o ato. A vítima ainda disse aos policiais que foi agredida recentemente pelo ex-marido. 


Conforme o boletim, a mulher apresentava algumas lesões no rosto, que ela disse terem sido causadas pelo ex-marido. Ainda com informações do boletim, ela apresentava visíveis sinais de embriaguez, o que dificultou conseguir informações mais precisas.


A vítima foi examinada e segundo a médica da Upa, ela não apresentava sinais de violência sexual. Diante dos fatos, a vítima foi orientada pelos policiais. 

Fonte: TN Online.

Menina de 9 anos é assediada em supermercado.

Uma mãe de Apucarana procurou a Polícia Militar (PM), na tarde deste domingo (20), e relatou que sua filha, de 9 anos, foi assediada por um homem dentro de um supermercado localizado na Avenida Minas Gerais. 


De acordo com a mulher, o autor se aproximou da criança e disse: ‘Hum, delícia’. A equipe foi até o local e conversou com a mulher e também com as testemunhas, que estavam no estabelecimento. Além disso, segundo o boletim, o gerente do supermercado também foi acionado pelos policiais.


Diante dos fatos, o autor, a vítima e as testemunhas foram encaminhados para a 17ª Subdivisão Policial (SDP). 

Fonte: TN Online.

Bandidos invadem sítio e rendem pai e filha.

Pai e filha, de 53 e 9 anos, moradores da zona rural de Apucarana, passaram por momentos de terror durante a madrugada deste domingo (20), por volta das 3h20, quando dois ladrões invadiram o sítio onde moram na Estrada do Xaxim, nas proximidades do trevo do Parque da Raposa. Os dois estavam em casa, quando foram surpreendidos pelos homens armados com revólver e facão. 


De acordo com o boletim da Polícia Militar (PM), o homem foi amarrado pelos bandidos, que levaram do local R$ 200, uma televisão, uma serra elétrica, uma peça de roupa, um utensílios domésticos, um micro-ondas, fios, três cartões de banco, uma furadeira, dois botijões de gás, além de outros objetos pessoais.


Quem acionou a PM foi o filho mais velho da vítima. De acordo com o boletim, o homem foi amarrado e a filha, de apenas 9 anos, conseguiu tirar a corda de seus braços. Em seguida, os bandidos fugiram em um Fiat Strada Working. As vítimas foram orientadas. 

Fonte: TN Online.

Covid-19: saiba quem deve continuar usando máscaras de proteção.

Ao menos dez estados e o Distrito Federal (DF) já flexibilizaram o uso de máscaras contra a covid-19 em locais fechados, mas especialistas defendem que alguns grupos devem seguir usando o item de proteção.


O médico intensivista Rodrigo Bresani afirma que a liberação do uso das máscaras só foi possível pelo avanço da vacinação no Brasil. Ele alerta, no entanto, que mesmo com uma boa parcela da sociedade vacinada, inclusive com a segunda dose, é preciso avaliar os casos de forma individual.


"Para alguns grupos de risco, principalmente pacientes idosos, imunossuprimidos por diversos motivos, pacientes oncológicos, ou com doenças crônicas, a gente precisa ficar muito atento. Independentemente dessa nova norma [que libera o uso em locais fechados], a orientação para esses pacientes é, obviamente, continuar se cuidando", afirma Bresani.


O médico explica ainda que o uso do item de proteção é fundamental para quem, por exemplo, tem algum familiar com doença crônica ou idoso porque, caso não se proteja, estará colocando esse familiar em risco.


"Esses pacientes, sem sombra de dúvidas, devem continuar se protegendo. Isso, claro, supondo que eles estão já vacinados, com segunda, terceira dose, mas devem continuar fazendo o uso de máscaras em ambientes fechados e também abertos. Esse cuidado deve se perpetuar nesse próximo ano e principalmente agora, que estamos enxergando um aumento do número de casos e mortes na Europa, por causa de uma nova cepa. E isso aparentemente já vem chegando ao Brasil, então a gente tem que estar atento", reforça Bresani.


Pessoas com comorbidades, além daqueles que ainda não tomaram a vacina contra a covid-19, devem seguir usando máscaras. Entre as comorbidades estão hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.


Os imunossuprimidos são aqueles que possuem alguma doença que afeta o sistema imunológico, diminuindo sua capacidade de resposta, como é o caso de portadores de câncer, HIV, transplantados e outros. 

Fonte: Agência Brasil.

Residência é alvo de criminosos; PM foi acionada.

Uma casa localizada no Jardim Europa, em Apucarana, foi alvo de bandidos na madrugada deste domingo (20). Conforme a Polícia Militar (PM), foram levados três televisões, um celular e cinco camisas. 


A PM foi acionada por um pedestre que passava pelo local, que informou que tinha um carro prata envolvido na ocorrência. Além disso, a testemunha disse que viu o carro seguindo sentido Lago Jaboti e em outros bairros da cidade e após uma nova denúncia através do 190, a equipe soube que era um VW Gol bege, porém, não foi localizado pela equipe.


De acordo com a PM, o local estava aberto, mas não tinha sinais de arrombamento. O morador estava ausente e a equipe encontrou um documento em que constava o telefone do morador e fez contato para que voltasse para a residência.


A vítima foi orientada pelos policiais e os autores ainda não foram localizados. 

Fonte: TN Online.

Frentista é trancado em banheiro por bandidos.

O frentista de um posto de combustíveis localizado no Bairro Leão Norte, em Marilândia do Sul, foi rendido por dois bandidos na madrugada deste domingo (20), que o trancaram dentro do banheiro do local.  Conforme a Polícia Militar (PM), os autores, sendo que um deles estava com arma de fogo, levaram um celular e bagunçaram a loja de conveniência do estabelecimento. 


De acordo com a vítima, os dois homens chegaram no local a pé e anunciaram roubo. Os autores prenderam o frentista dentro do banheiro e após alguns minutos, a vítima percebeu que os homens tinham ido embora e saiu do local. 


Como o frentista não tem acesso ao caixa, ele não soube dizer à equipe se alguma quantia em dinheiro foi levada. A vítima foi orientada pelos policiais, mas os autores ainda não foram localizados até o momento. 

Fonte: TN Online.

Homem é agredido por cinco pessoas.

Em São João do Ivaí, um jovem acionou a Polícia Militar (PM) após ser agredido por cinco pessoas, na madrugada deste domingo (20). 


Na Rua Osmário Coutinho de Castro, a guarnição encontrou o homem com a roupa rasgada e escoriações no rosto.  


A vítima relatou que foi espancado por cinco homens, ele não soube informar o motivo das agressões e nem identificar os autores, disse apenas que dois deles estavam em uma motocicleta verde. 


A equipe fez patrulhamento a fim de encontrar os supostos agressores, mas não encontrou nenhuma moto com as características passadas pelo solicitante.  Sendo a vítima orientada sobre os procedimentos cabíveis.

Fonte: TN Online.

Homem de SC tenta furtar laboratório, mas é flagrado por vigilante.

Após a tentativa frustrada de furtar um laboratório de Apucarana, um homem de Santa Catarina foi localizado pela Polícia Militar (PM), em uma loja de conveniência na Rua Oswaldo Cruz. 


Quem acionou os policiais foi o vigilante do laboratório que flagrou o momento em que o autor estava em cima do telhado do local. Porém, de acordo com o boletim, o autor conseguiu escapar, após danificar telhas, separar um botijão de gás e cortar fios elétricos.


Enquanto a equipe conversava com o vigilante, o segurança de um outro local informou que o suspeito estava sentado em uma conveniência na Rua Oswaldo Cruz. A PM foi até o endereço, encontrou o suspeito conversando com três mulheres e deu voz de abordagem. 


Segundo o boletim, o vigilante do laboratório estava junto e reconheceu de imediato o autor da tentativa de furto. A PM encaminhou o autor para a 17ª Subdivisão Policial (SDP) e o segurança foi orientado pelos policiais. 

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 21/03/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Ucrânia religa uma das linhas de usina nuclear atacada pela Rússia, diz agência.


A Ucrânia consertou e reconectou uma das três linhas de energia que ligam a Usina Nuclear de Zaporizhzhya (NPP) à rede elétrica do país, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A unidade foi tomada pela Rússia no início desse mês. De seus seis reatores, dois estão em operação.

As autoridades ucranianas reiteraram à AIEA que os sistemas de segurança de Zaporizhzhya estão totalmente funcionais. No entanto, não há previsão de quando as outras duas linhas devem ser reconectadas ao sistema de energia.

Em uma nota oficial enviada à agência, a Rússia afirmou que “a rotação de pessoal é realizada de modo regular” na central nuclear de Zaporizhzhya e que “não há problemas com peças de reposição”.

O comunicado de Moscou recebido pela AIEA diz ainda que desde 14 de março, “a situação com o fornecimento de energia da usina nuclear de Chernobyl está completamente estabilizada”.

O secretário-geral da AIEA, Rafael Grossi, informou que continua suas consultas para chegar a um acordo sobre a segurança das instalações nucleares da Ucrânia. “Com essa estrutura em vigor, a agência poderá fornecer assistência técnica eficaz para a operação segura dessas instalações”, disse.

Fonte: CGN.

FMI se reúne dia 25 para discutir proposta de refinanciamento de dívida argentina.

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) se reúne na próxima sexta-feira (25) para avaliar a proposta de refinanciamento da dívida de US$ 45 bilhões da Argentina com o órgão, informou o porta voz, Gerry Rice. O texto foi aprovado pelo senado argentino na noite de quinta-feira.


“A aprovação legislativa é um sinal importante de que a Argentina está comprometida com políticas que encorajem um crescimento mais sustentável e inclusivo”, diz Rice, em comunicado divulgado hoje.


O representante confirmou que as autoridades argentinas informaram ao FMI que combinarão as obrigações de reembolso de março com vencimento em 21 e 22 de março em uma única recompra antes de 31 desse mês, por um valor total equivalente a cerca de DES 2,014 bilhões.


“Essa decisão do governo, que não requer a aprovação do Conselho Executivo do FMI, é consistente com as regras do órgão e com o compromisso da Argentina de se manter em dia com os pagamentos ao fundo, portanto, não incorrendo em atrasos”, esclareceu.


O modelo de refinanciamento aprovado pelos senadores argentinos será feito por de um programa com duração de dois anos e meio, e permite à Argentina pagar compromissos assumidos no projeto Stand By, acordado em 2018 e cujos vencimentos terminavam entre 2022 e 2023.

Fonte: CGN.

20/03/2022 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Discussão entre casal acaba virando boletim de ocorrência em Santa Maria do Oeste.

Atendendo solicitação da senhora ************ rg ************** a equipe deslocou até o sitio XXXXXXXXX na localidade do banco da terra, no local a mesma relatou que teve um desentendimento com seu marido o senhor *************** rg *********** e que queria sair da residência juntamente com seu filho para pernoitar na casa de sua mãe pois seu marido havia ingerido bebidas alcoólica, lhe proferiu palavras de baixo calão e a ameaçou. Relatou também que seu esposo não deixava ela levar a criança para pernoitar na casa de sua mãe. A equipe conversou com ambos as partes que entraram em um acordo, onde a dona ************ foi juntamente com seu filho para casa de sua mãe decidindo pela não representação contra seu esposo. Foram ambos orientados com relação aos demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Homem tem galão de gasolina e outros itens furtados de residência em Pitanga.

Compareceu a polícia militar a pessoa de ***********, rg ***********, qual passou a relatar que foi furtado de sua residência um galão de gasolina de 20 litros, um molinete, e um aparelho de som automotivo de marca pioneer, de cor preta.  A vítima não soube informar quem poderia ser o autor do fato. Sendo o mesmo orientado.

Fonte: Polícia Militar.

Desentendimento em bar acaba com carro danificado em Pitanga.

Compareceu a polícia militar a pessoa de *************, 55 anos, ***************,  qual passou a relatar que estava no bar do ************* juntamente com sua  esposa a pessoa de **********, 22 anos, rg ***********, que chegou ao bar a  pessoa de **************, e que neste momento iniciou se uma discussão entre  ambos, sendo que ********* e ****** teriam sido agredidos pela pessoa de  ********, que após o fato *********** tomou rumo ignorado, sendo que no  momento que ************* saiu para pegar seu carro o veículo fiat uno de cor  branca placas **********, encontrou o veículo com o para brisa quebrado  devido a uma tijolada arremessado por ***********. Diante a situação ************ vem registrar o fato para recorrer as medidas cabíveis ao fato.  Sendo o mesmo orientado.

Fonte: Polícia Militar.

Motociclista sofre queda é polícia militar recolhe moto para o pátio em Palmital.

Por volta das 23h14min, a equipe foi acionada para dar atendimento a uma situação de queda de moto, na qual o condutor já havia ido por meios próprios ao pronto socorro de palmital, e sua motocicleta, placa ******, Honda 110i, encontrava-se com débitos, sendo recolhida ao pátio do 4º pelotão. Feito contato com o pronto socorro de palmital, identificado o condutor como *********** o qual já havia sido atendido com escoriações leves e liberado.

Fonte: Polícia Militar.

Sogra salva a própria filha de agressões de genro que estava com sinais de embriagues e acabou preso pela Polícia Militar de Laranjal

Por volta das 18hrs do dia 19 /03/2022 a equipe deslocou até avenida xxxxxx, saída para município de altamira do Paraná, onde solicitante relatou que na casa dos fundos a Sr. ª *************, estava sendo agredida por seu marido, em ato contínuo a equipe deslocou ao local onde ao chegar notou que havia uma discussão entre a vítima e seu amasio ***********. A vítima ************ relatou que ambos estavam na sua casa, quando seu amasio chegou embriagado e iniciou discussão e começou a agredi-la o qual agarrou-a pelo pescoço e tentou esgana-la causando lesões corporais; sendo que as agressões cessaram após intervenção de sua genitora Sr. ª *************** vindo socorrer sua filha e leva-la até sua casa. Diante dos fatos foi dado voz prisão a ************* pelos crimes de lesão corporal e violência doméstica e conduzido até delegacia de polícia civil de Laranjeiras do Sul para procedimentos cabíveis. A vítima relatou que vai solicitar medida protetiva contra agressor.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher morre em grave acidente na BR 277 em Guarapuava. Veja a Foto:

Grave acidente de trânsito aconteceu na noite de sábado (19) na BR 277, km 313, em Guarapuava.


Colisão envolveu um automóvel Chevrolet Celta, com placas de Guarapuava, e um bitrem, com placas de Cascavel, carregado com óleo vegetal.


Segundo informações, automóvel seguia sentido Prudentópolis x Guarapuava quando invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra o veículo de carga, que seguia sentido Curitiba.


Condutora do automóvel, de 33 anos, viajava sozinha e morreu no local.


Motorista do bitrem, de 56 anos, não teve ferimentos. Ao fazer o teste do bafômetro, resultado deu negativo.


Equipe da concessionária Caminhos do Paraná apoiou a equipe PRF sinalizando a via e canalizando o trânsito.


Equipe da Polícia Civil, IML (Instituto Médico Legal) e Perícia estiverem no local para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Catve.com

Homem é assassinado a tiros.

Um homem foi morto a tiros na manhã deste sábado (19), na cidade de Faxinal. O crime aconteceu no bairro JK, próximo a residência da vítima. De acordo com informações de populares, a vítima, Pedro Carlos Vacheski, conhecido como ‘Pedro Buaia’  era morador do bairro.


No início da manhã, ele teria saído e quando ja estava na rua à aproximadamente um quarteirão da residência foi surpreendido pelos atiradores, que efetuaram disparos com arma de fogo. Pelo menos duas pessoas teriam participado do crime.


A vítima chegou a ser socorrida  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu.


A polícia ainda trabalha para tentar identificar os suspeitos e saber a motivação do crime

Fonte: Tn Online.

Homem é detido com mandado prisão por dívida de pensão alimentícia.


Homem de 42 anos foi detido, na tarde deste sábado (19) com mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia, em Cascavel.

Equipe do Choque da Polícia Militar realizou abordagem no Bairro Santos Dumond.

De acordo com informações apuradas no local, a débito passa de R$ 3 mil.

O detido foi para a 15ª SDP (Subdivisão Policial)

Fonte: Catve.com.

Menino de 3 anos sofre queimaduras no abdômen com água quente.

Um menino de três anos sofreu queimaduras de 1º grau na região do abdômen na tarde deste sábado (19), quando estava em casa na rua Capanema no Jardim Bom Retiro em Apucarana.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi chamado para socorrer o menino que foi encaminhado para o Hospital da Providência, consciente e orientado.


De acordo com o socorrista, o acidente aconteceu quando a avó do menino estava fervendo água para fazer café e o vasilhame acabou virando e queimou a criança. O socorrista ainda alertou da importância de manter as crianças longe do fogão quando estiver sendo utilizado. 

Fonte: Catve.com

Idoso morre após bater carro em duas árvores na PR-170.

Escrito por Da RedaçãoPublicado em 20.03.2022, 10:09:07 Editado em 20.03.2022, 10:09:30Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um idoso, de 65 anos, morreu após bater o carro que dirigia em duas árvores às margens da PR-170, em Jaguapitã, no norte do Paraná, neste sábado (19), conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).


Segundo a polícia, antes da batida, o motorista perdeu o controle da direção. O trecho do acidente era de pista simples e ocorreu em um período de chuva.


O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), de Londrina. 

Fonte: G1 com TN Online.

Polícia confirma quatro mortes em queda de avião.

Os quatro tripulantes que estavam a bordo da aeronave militar que caiu no norte da Noruega morreram. Os nomes ainda não foram revelados. A informação foi confirmada pela polícia local neste sábado, 19. A aeronave MV-22B Osprey pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA estava participando de um exercício militar da Otan.


Os serviços de resgate chegaram ao local do acidente por terra no início do sábado, depois que os helicópteros não conseguiram pousar devido às más condições climáticas. “É lamentavelmente confirmado que todos os quatro a bordo do avião morreram”, disse Ivar Bo Nilsson, chefe da operação da polícia de Nordland, em comunicado.


A aeronave foi dada como desaparecida na noite de sexta-feira, 18 de março de 2022, quando não fez uma chegada programada ao município do Círculo Polar Ártico Bodø.


Acredita-se que os quatro sejam cidadãos norte-americanos, disse a polícia. A polícia está investigando a causa do acidente, mas não foi capaz de concluir o trabalho no momento, pois o tempo estava ruim, disse a agência. O trabalho será retomado assim que o tempo melhorar.


O avião U.S. Osprey foi dado como desaparecido às 08h26 (14h26 no horário de Brasília) no sul de Bodø, na região de Nordland, no norte do país, informaram os Serviços de Resgate da Noruega (HRS) em comunicado, no qual citam as más condições meteorológicas do local naquele momento.


A aeronave do modelo V-22 Osprey e os quatro tripulantes participaram do exercício Cold Response (“Resposta Fria”), que mobilizou 200 aviões, 30 mil soldados de 27 países e cerca de 50 navios da Otan. O avião de combate estava indo para a base e deveria ter pousado às 18h (14h em Brasília), mas não apareceu.

Fonte: CGN.

Rap indígena vai levar seu canto de resistência para Palco do Rock in Rio.

Não é difícil encontrar um paralelo entre as aldeias e a luta dos povos indígenas pela própria sobrevivência com a vida na periferia de São Paulo, suas quebradas e o movimento negro. Em algum ponto, essas duas realidades se encontram. E esse encontro pode dar-se por meio da arte, mais especificamente do rap.


Para contar a história do rap indígena no Brasil é preciso começar pelo Brô MC’s – que estão confirmados como atração no próximo Rock in Rio (Palco Sunset), em setembro.


Os pioneiros do gênero são quatro jovens das etnias guarani-caiová, mais especificamente das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Mato Grosso do Sul. Formado por Clemerson Batista, Kelvin Mbaretê, Charlie Peixoto e Bruno Veron, o grupo nasceu oficialmente em 2009.


“Lá pelo ano 2000, não tinha quase nada de tecnologia na aldeia. Mas, nos finais de semana, ouvíamos, em um radinho de pilha, um programa chamado Ritmos na Batida, com o melhor do rap nacional e internacional”, lembrou Bruno Veron. A partir daquilo que ouviam no rádio, a turma de amigos entendeu que “aquilo que diziam sobre a quebrada tinha muito a ver com as aldeias”.


“O problema é que naquela época ninguém falava por nós ou pela comunidade indígena. Comecei a escrever para desmentir as coisas ruins que falavam dos indígenas”, disse Veron. As letras do Brô MC’s são cantadas em português e em guarani-caiová.


Depois de uma série de apresentações em escolas e na aldeia, o grupo foi ganhando força e a notícia sobre o rap que produziam se espalhou. Com quase 13 anos de carreira, já lançaram álbuns, vídeos e se consolidaram para viver o próximo passo. O Brô MC’s foi convidado pelo cantor Xamã para se apresentar no Rock in Rio 2022 em um show programado para 3 de setembro. “Acho que abrimos portas para uma gurizada que está chegando ao rap indígena. A gente tem se apoiado e levado a realidade do nosso povo para vários lugares”, contou Kelvin Mbaretê.


A influência do Brô MC’s atingiu em cheio outros jovens indígenas. Na aldeia Krukutu, na região de Parelheiros, Owerá (que no início da carreira se identificava como Kunumi MC) sentiu a força do rap que falava da sua realidade: “Aprendi a ler e a escrever cedo. Eu ouvi o rap em guarani do Brô MC’s e me identifiquei. Também quis começar a escrever contra o preconceito que o povo indígena sofre”.


Aos 13 anos, Owerá chegou a fazer barulho e ganhar alguma repercussão internacional quando, na abertura da Copa do Mundo de 2014, minutos antes de Brasil e Croácia começarem o jogo, ele abriu uma faixa escrita Demarcação Já em pleno gramado. Owerá foi uma das crianças indígenas convidadas para participar do evento de abertura.


Resistência


“Eu faço meu rap em guarani. E dedico o meu trabalho ao meu povo. Acredito que cada um (artista de rap indígena) tem de levar a mensagem do seu povo, sua aldeia e da sua cultura”, explicou Owerá. “Nossa música é a nossa resistência. Nossa resistência é a nossa língua. É a nossa forma de pensar”, completou.


Outro artista influenciado pelo Brô MC’s e, mais recentemente por Racionais MC’s e Sabotage, é Oz Guarani, nascido nas aldeias de Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, no Jaraguá. “Muitas coisas acontecem nas aldeias. O rap é uma forma de levar informação do nosso povo para dentro da comunidade. Com a música, podemos trazer melhorias para o nosso povo”, comentou Djeguaka Xondaro, também conhecido como Jefferson.


Oz Guarani já foi um trio. Hoje, é um trabalho solo de Xondaro. “Canto pela união, pela paz e pela garantia do nosso pedacinho de terra. Quando tinha 3 ou 4 anos, a minha terra tinha mata nascente. Eu brincava, eu nadava… Hoje, as nascentes viraram esgoto e as árvores frutíferas foram quase todas cortadas”, lamentou.


O chamado rap indígena tem outros nomes surgindo com relevância no cenário. Além dos citados aqui, Katu, Brisa Flow, Kaê Guajajara, Wera MC e muitos outros completam esse movimento que mistura o rap com a cultura nativa.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Johnson: Putin vitorioso significaria nova era de intimidação na Europa.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou neste sábado, 19, que a invasão da Rússia na Ucrânia precisa fracassar. “Um Putin vitorioso não vai parar na Ucrânia, isso significaria o começo de uma nova era de intimidação na Europa. E se ele sair bem-sucedido, será um sinal verde para os autocratas em todo lugar. É um ponto de inflexão para o mundo, de escolher entre liberdade e opressão”, disse Johnson em um discurso de encerramento durante o Congresso do Partido Conservador na cidade inglesa de Blackpool.


“A cada dia que passa da resistência heroica da Ucrânia, fica claro que Putin cometeu um erro catastrófico”, disse o primeiro-ministro, repetindo o que afirmou no dia anterior ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Putin não decidiu invadir um país inocente pela iminência de uma aproximação com a Otan”, disse.


“É precisamente porque a Ucrânia e a Rússia tiveram, historicamente, uma relação tão próxima, que ele temia o efeito do modelo ucraniano sobre ele e sobre a Rússia”, acrescentou. “Putin temia o exemplo da Ucrânia por diferentes motivos: na Ucrânia, eles têm imprensa e eleições livres, diferentemente da Rússia de Putin, onde você é envenenado ou baleado por se opor.”


Johnson também afirmou que a guerra está fadada a causar danos econômicos ao Ocidente, destacando que, a cada aumento de dólar no preço do barril de petróleo, Moscou ganha bilhões em lucros com vendas de petróleo e gás. Johnson também se solidarizou com os ucranianos, afirmando que milhões de civis são penalizados em um “ataque bárbaro” que não acontecia desde a década de 1940 na Europa. “Nós permanecemos junto com a população ucraniana”, disse.

Fonte: Agências Internacionais.

Japão anuncia investimento de US$ 42 bi na Índia.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse hoje que seu país investirá US$ 42 bilhões na Índia nos próximos cinco anos em um acordo que deve aumentar o comércio bilateral. O anúncio ocorreu após o representante se reunir com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.


Em um comunicado à imprensa televisionado, Kishida disse que o plano de investimento trará enormes benefícios. O ministro japonês afirmou também que os dois lados reafirmaram o compromisso de fortalecer os laços de segurança em toda a região do Indo-Pacífico e mantiveram discussões sobre a crise na Ucrânia.


“Discutimos a situação na Ucrânia. O ataque russo é um assunto sério, pois abalou as normas internacionais”, disse Kishida.


As duas nações, juntamente com os Estados Unidos e a Austrália, são membros da aliança Indo-Pacífico conhecida como Diálogo de Segurança Quadrilateral, também conhecido como Quad.


A Índia é o único membro do Quad que não condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia. Evitou tomar partido e se absteve de votar contra a Rússia na ONU e criticar o presidente russo Vladimir Putin. Enquanto isso, o Japão impôs sanções financeiras para isolar a Rússia, incluindo controles de exportação de produtos de alta tecnologia.


Os investimentos japoneses na Índia atingiram US$ 32 bilhões entre 2000 e 2019, principalmente nos setores automotivo, de equipamentos elétricos, telecomunicações, químico, de seguros e farmacêutico.

Fonte: Agências Internacionais.

Incêndio atinge prédio anexo do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Um incêndio atingiu um prédio anexo do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República em Brasília, neste sábado (19). O Corpo de Bombeiros confirmou a ocorrência e afirmou que o fogo já foi controlado. As causas estão sendo apuradas pelas autoridades.


"Tivermos um incidente muito pequeno, que foi controlado em cerca de 5 minutos. Estamos averiguando a situação e a causa", informou a corporação.


Não há informações oficiais sobre prejuízos materiais ou possíveis vítimas. A fumaça pôde ser vista a partir de diversas regiões próximas ao Plano Piloto, área central de Brasília.


O Presidente Jair Bolsonaro (PL) não possui eventos oficiais neste sábado e apenas participou da filiação do filho Eduardo Bolsonaro ao PL. Então, ele não estava no Palácio do Planalto.

Fonte: TV Cultura.