Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 21 de março de 2023

21/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Acidente na PR-456 próximo a Santa Maria do Oeste. Veja as fotos e o vídeo do Local.

Nesta manhã um grave acidente aconteceu na PR-456, próximo a Santa Maria do Oeste, sentindo Pitanga Uns quatro quilômetros do trevo da Cidade.

As informações preliminares que um Gol vermelho se chocou com uma picape preta sendo que Gol pela placa identificado de Santa Maria do Oeste.

A picape preta não temos ainda informação, o motorista do gol foi socorrido e levado para Santa Maria do Oeste.

Logo entraremos com mais detalhes do acidente.



redação  Blog do  Beto

Pai denuncia suposto abuso envolvendo crianças de quatro anos em Apucarana.

Uma reunião escolar virou caso de polícia em Apucarana. O pai de uma menina, de 4 anos, denunciou que um garoto da mesma idade teria abusado da filha dele. 

Os dois foram até a unidade escolar, porém, um deles ficou descontrolado e a Polícia Militar (PM) precisou ser chamada por volta das 18h desta segunda-feira (20).

Conforme o Boletim de Ocorrências registrado pela PM, os pais estavam na escola conversando sobre o assunto juntamente com a direção, mas o pai da menina ficou bastante nervoso, acusado o filho do outro rapaz de ter praticado o ato. 

A PM entrou em contato com o Conselho Tutelar, que pediu para os pais procuraram a unidade e assim o casso será investigado.

O pai da menina apresentou um laudo médico, que, segundo ele, confirmava o ato sexual. Os pais foram orientados. 

O Conselho Tutelar deve acompanhar as famílias e a Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher, também deve investigar a denúncia. 

Outros detalhes do caso ainda não foram repassados.

Fonte tn 

Palmital - Prefeitura entrega tratores e implementos agrícolas para associações de produtores.

A Prefeitura de Palmital, através do Prefeito Ney, entregou na manhã dessa segunda-feira, dia 20/03, tratores e implementos agrícolas para as Associações de Produtores Rurais das comunidades Arroio Moreira, Voltaiado e Nova Aliança, para beneficiar a produção palmitalense e melhorar e facilitar o escoamento da produção.

Foram entregues 02 tratores, 01 carreta, 01 ensiladeira e 01 grade para plantio. Os bens adquiridos são frutos de parceria com Governo Federal, viabilizados por emendas parlamentares dos deputados Ênio Verri e Zeca Dirceu, com contrapartida do Município.

O maquinário e seus implementos agrícolas irão auxiliar os agricultores em todas as etapas dos cultivos, bem como nas preparações dos solos, nos plantios e nas colheitas. O árduo trabalho diário agora gera uma expectativa promissora, uma vez que aumentando a produtividade beneficiará a qualidade no meio rural.

O Prefeito Ney, destacou a importância dos equipamentos no apoio ao pequeno produtor e o compromisso da Prefeitura e vereadores com a área rural do município, reforçando o compromisso em apoiá-los.

Participaram da entrega o Presidente da Câmara de Vereadores Machadinho; o Vereador Kanarski, a Secretária de Planejamento Sandra e a Procuradora do Município Araceli.

Fonte Portal Cantu

Bolça é furtada de carro parado no centro do turvo.

Centro Descrição: Uma equipe de serviço deslocou até o endereço para dar atendimento a uma situação de Furto.

Onde no local relatou mulher, 49 anos, que deixou seu automóvel Fiat/Pálio estacionado na referida via próximo ao Banco Sicredi e que quando retornou notou que do interior do mesmo, havia sido furtado sua carteira pessoal com diversos documentos e cartões.

Que se ausentou por cerca de 01 hora. Relatou ainda que percebeu que uma das portas traseira não estava trancada, suspeitando então que alguém abriu e furtou seus pertences.

A mesma foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Carro da Vigilância Sanitária de Ivaiporã se envolve em acidente.

A equipe do Siate/Corpo de Bombeiros foi acionada na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 10h35 para atendimento de acidente no perímetro urbano de Ivaiporã. Uma mulher ficou ferida.

A batida entre dois carros foi na Av. Brasil esquina com a Av. Paraíba, nas proximidades do Posto Panorama.

O acidente de trânsito envolveu um KWID Zen 2 branco da Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Ivaiporã e uma picape Fiat Strada.

A ocupante do carro da Visa teve ferimentos considerados leves e foi encaminhada a UPA para atendimento médico. Segundo informações da unidade hospitalar ela foi medicada e se encontra bem.  

 O condutor do Fiat Strada não se feriu. As causas que levaram ao acidente estão sendo apuradas.

    Fonte tn

Garoto de 13 anos é espancado em Canta Galo.

Vila Verde Descrição: Uma equipe de serviço foi acionada via Copom da 2ª Cia/PM, que teria dado entrada no Hospital de Cantagalo-PR., um adolescente vítima de Lesão Corporal.

A equipe no hospital identificou a vítima, se tratando de masculino, 13 anos, qual encontrava-se em estado “grave”, sendo de imediato transferida para casa hospitalar em Laranjeiras do Sul.

Em contato com a genitora da vítima, mulher, 32 anos, a mesma relatou que estava na área central com seu filho e que o mesmo ficou para esperar um amigo conhecido, não sabendo repassar mais informações do que houve com seu filho e quem o agrediu.

Foram realizadas as devidas orientações e patrulhamento no local da ocorrência, porém sem êxito na localização do autor.

Fonte Polícia Militar

Senhor de 73 anos é agredido com uma martelada na cabeça pelo seu próprio filho em Guarapuava.

Bairro Batel Descrição: Uma equipe de serviço deslocou até a UPA do Batel para dar atendimento a uma ocorrência de Violência Doméstica, onde um masculino havia sido agredido como uma martelada, desferido pelo seu filho, e que deu entrada para atendimento médico.

A equipe no local identificou a vítima masculino, 73 anos, o qual relatou que o seu filho masculino, 41 anos, em visível estado de embriaguez, lhe desferiu um golpe de martelo em sua cabeça, após uma discussão, e que após seu filho evadiu-se, tomando rumo ignorado.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

Viatura da Polícia Militar sofre acidente com policias e acabam sendo socorridos em Guarapuava.

Uma equipe de policiamento de transito, deslocou-se até a Rua XV de novembro, para dar atendimento a um acidente tipo complexo envolvendo um veículo oficial, sendo essa viatura da Polícia Militar.

No local segundo informações coletadas, o veículo Renau, conduzido pelo masculino, 32 anos e passageira mulher, 43 anos, transitavam pela Rua XV de novembro, quando se envolveram em um acidente com o veículo Fiat/Uno Vivace, conduzido por mulher de 81 anos, a qual fez uma conversão sobre a pista de rolamento vindo a colidir com a viatura.

Com o impacto a viatura colidiu com a grade do imóvel de um imóvel e o Fiat/Uno Vivace veio a colidir com o veículo Chevrolet/Onix Joye, o qual encontrava-se sobre a responsabilidade do masculino, 57 anos.

Do acidente teve como vítimas o condutor e passageira policiais, os quais foram socorridos pelo SIATE e encaminhados até o Hospital São Vicente e a condutora do Fiat/Uno, a qual foi socorrida pelo SIATE e encaminhada para UPA do BATEL. Elaborado o BATEU.

Fonte Polícia Militar 

Chuva forte faz com 1.600 domicilio ficassem sem luz em Apucarana e 1.400 casas sem luz em Califórnia.

Uma forte chuva registrada durante o final da tarde e início da noite desta segunda-feira (20) deixou diversas residências em Apucarana, norte do Paraná, sem energia, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A companhia informou que, no total, 1.600 domicílios de bairros da cidade foram prejudicados pela chuva e ficaram sem luz. Equipes da Copel trabalham neste momento para solucionar o problema. Ainda não há precisão de retorno.

Grande parte do trecho da Avenida Minas Gerais ficou sem energia e semáforos desligaram durante horário movimentado.

De acordo com a Copel, próximo ao Supermercado Condor um ônibus bateu em um semáforo, que caiu sobre a rede, rompendo a fiação. Boa parte das residências teve a energia religada e apenas uma região da Avenida Central do Paraná, perto de onde ocorreu o acidente, está sem luz. Ninguém ficou ferido.

Califórnia

O município de Califórnia também sofreu com o temporal. Segundo a Copel, 1.400 casas ficaram sem luz, das 17h18 às 17h57.

Árvores caíram em pelo menos quatro pontos da cidade: na Rua São Francisco, esquina com a Rua Menoti Bolinelli; na Rua Sílvio Pedra Ramos; na Praça da Igreja São Francisco de Assis; e ao lado do PSF.



     Fonte tn 

Recuperação da encosta da BR-277, no km 42, deve ser finalizada até o fim do mês, afirma DNIT.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) Paraná afirma que a obra para a recuperação da encosta da BR-277, na altura do km 42, deve estar finalizada até 31 de março.

De acordo com a nota, a tela para o concreto projetado já foi instalada. “O concreto projetado deve ser executado nesta semana, até quinta-feira. Em seguida será instalada a tela de alta resistência, que já está na obra. O guincho deverá ser retirado dia 31 de março. ”

Em se tratando dos trabalhos no km 33, o DNIT informa que já recebeu o estudo preliminar geológico do local. Neste momento, aguardamos os últimos resultados das sondagens e demais ensaios para consolidar o projeto básico da solução.

Alguns serviços já foram executados, como a remoção da parte do pavimento rompido. Hoje iniciam os trabalhos de dreno profundo.

Em relação ao aumento da quantidade de buracos, o DNIT atribui às intensas chuvas no segmento entre Curitiba a Paranaguá. Agora, passados esse período, os serviços de tapa-buracos emergenciais já iniciaram dia 17 de março e terão continuidade.

O DNIT já determinou à empresa contratada que tape todos os buracos do citado segmento, assim como realize serviços de recuperação estrutural em todo o pavimento, a iniciar em abril.

Fonte BP

Guarda Municipal de folga ajuda a prender homem por importunação sexual de menina de 5 anos dentro de ônibus na Grande Curitiba.


Às 12h40 dessa segunda-feira (20), uma guarda municipal de folga que estava em ônibus o transporte coletivo em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, percebeu quando um homem acariciou uma menina de 5 anos que estava acompanhada da mãe.

A guarda então ofereceu ajuda à mãe, que ficou sem reação diante da importunação sexual e chamou o apoio da guarnição que foi até o local e prendeu o homem.


“Estava passeando e ao voltar para minha residência utilizei do transporte público, quando entrei no ônibus dentro do terminal havia uma senhora com duas crianças entrando no mesmo ônibus.

Antes de me sentar olhei em volta e vi um senhor sentado num banco ao lado do corredor, quando vi aquela senhora vindo do fundo ônibus para a frente com uma menina andando e um menino no de colo, o senhor acariciou a menina ao passar. A mãe logo ficou irritada e foi logo perguntando o que era aquilo, o que ele estava fazendo encostando na filha”, contou a guarda.

“Não suportei ver aquela situação, levantei do assento e fui até a senhora perguntar sobre o ocorrido, informei que aquilo é uma importunação e não devemos aceitar essa situação que ela poderia denunciar aquela agressão contra a menina. Ela pediu ajuda para fazer”.

Numa coincidência, a menina já conhecia a guarda que a ajudou. A servidora tinha sido a mamãe Noel no Natal azul de Araucária e tinha tirado uma foto com a menina.

O homem foi encaminhado à delegacia de polícia.

Fonte BP

Duas pessoas são detidas com mais de 38 kg de maconha no carro na PR-488.


O Ford Fusion, de cor preta, foi abordado pela Policia Militar em Diamante do Oeste nesta segunda-feira, na primeira tentativa o condutor fugiu, mas os policiais realizaram uma perseguição e conseguiram deter o condutor com o carro na PR-488, próximo a Linha Lagoinha.

Durante a revista ao veículo foram encontrados 52 tabletes, totalizando 38,400 kg (trinta e oito quilos e quatrocentos gramas), de maconha, sendo realizado a prisão de duas pessoas que estavam no Ford.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Motorista cadeirante é atendido pelo Siate após sofrer acidente com Gol na BR-467, neta terça-feira.

O Corpo de Bombeiros foi mobilizado na madrugada desta terça-feira (21) em um acidente de trânsito na rodovia BR-467, próximo ao viaduto da Piquiri, em Cascavel.

Segundo informações, agentes da Guarda Municipal passavam pela rodovia na pista sentido a Toledo, quando avistaram um veículo Gol parado próximo à mureta que separa os lados da rodovia. No interior do carro estava apenas o condutor, um jovem de 22 anos de idade.

O veículo tinha a frente danificada mostrando indícios de colisão, porém a vítima não teria informado o que de fato teria acontecido.

Militares do Siate prestaram os primeiros atendimentos ao homem, que felizmente não apresentava ferimentos. Por se tratar de um cadeirante e possuir mobilidade reduzida, o condutor foi encaminhado até uma unidade hospitalar.

Um caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) esteve no local para auxiliar na sinalização do trecho da rodovia.

Fonte CGN

Mulher sofre ferimentos em colisão entre dois carros na PR-281.

O acidente foi registrado na noite de segunda-feira (20), por volta de 20h25 na rodovia PR-281 Chopinzinho, próximo ao trevo de acesso a Saudade do Iguaçu.

A colisão envolveu um veículo GM/Ônix, de Saudade do Iguaçu, conduzido por uma mulher de 42 anos e um Ford/Fiesta de Chopinzinho, conduzido por Giseli Sávio de 42 anos, que sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida e encaminhada para atendimento médico.

Segundo o passageiro do Fiesta, e namorado da condutora Eliseu Freitas de Santiago, Giseli é professora em Chopinzinho e eles estavam indo para Saudade do Iguaçu, buscar o filho dela que também é professor.

Ela teve um apagão, o carro saiu da pista a direita e ao voltar rodopiou e foi atingido pelo Ônix. Com a colisão as duas rodas traseiras do Fiesta foram arrancadas e arremessadas no meio de uma lavoura.

No Ônix estava a condutora e os dois filhos, um menino de 8 anos e uma menina de 2 anos, que ela estava levando para consulta médica, porém ninguém se feriu.

A Polícia Rodoviária Estadual posto de Chopinzinho registrou a ocorrência.

Informações Nossa FM.

Peça de caminhão cai e atinge carro e motorista fica ferido na BR-376, em Ponta Grossa.

Um motorista ficou em estado grave após ser atingido por uma peça de caminhão durante a tarde desta segunda-feira (20), em Ponta Grossa.

A situação ocorreu na BR-376, próximo à entrada do Parque Estadual de Vila Velha. O homem sofreu um corte na cabeça e foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu. O trecho foi devidamente sinalizado no sentido Ponta Grossa - Curitiba e os motoristas devem redobrar a atenção.

De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Manhã e Portal aRede no local da ocorrência, a situação teve início com uma peça de caminhão no formato de disco, que estava solta na pista.

Um veículo que seguia sentido Curitiba passou por cima da peça e fez com que ela fosse lançada contra uma Fiat Strada, que vinha logo atrás.

A peça atravessou o para-brisa da caminhonete e atingiu o motorista na cabeça, provocando um Traumatismo Cranioencefálico.

O homem, que não teve a idade revelada, também apresentava um ferimento no abdômen e foi encaminhado para uma casa hospitalar do município. O disco ainda quebrou o vidro traseiro do veículo. O passageiro, de 52 anos, não teve ferimentos.

Fonte aRede


Motorista perde o controle do carro ao passar sobre pedaço de pneu no Contorno Oeste, na BR-163.

No início da noite (20), um homem de 47 anos perdeu o controle do seu veículo enquanto trafegava no contorno Oeste, na rodovia BR 163, sentido a Medianeira. Segundo informações, o motorista passou com o carro sobre um pedaço de pneu, o que ocasionou a perda de controle e a saída da pista.

Felizmente, a força rural da Guarda Municipal estava passando pelo local no momento do acidente e foi acionada pelo motorista. O Siate também foi chamado para prestar atendimento médico, mas a vítima não apresentou ferimentos e não precisou de atendimento, sendo liberada no local.

Situações como essa reforçam a importância da atenção e do cuidado ao dirigir, principalmente em rodovias, onde imprevistos podem ocorrer a qualquer momento.

A rápida resposta dos órgãos de segurança e saúde foi fundamental para garantir a integridade física do motorista envolvido no acidente.

Fonte CGN

Caminhão invade área de obras na BR-277 e motorista se recusa a fazer teste do bafômetro.


Um caminhão invadiu a área de segurança das obras no quilômetro 42 da BR-277, na tarde desta segunda-feira (20), em Morretes, no Litoral do Estado. Ele parou a 60 metros do guindaste que auxilia as obras no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo estava carregado com soja e derrubou defensas de concreto.

No local, o motorista alegou falta de freios, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro, sendo autuado em R$ 2.934,70.

O caminhão permanece no local. Segundo a PRF, a roda dianteira ficou deslocada, bem como barra de direção torta, roda dianteira e cabine prensadas na barreira de concreto.

Reforço

Após o último acidente no local, a PRF solicitou que fosse reforçado o acesso na rodovia, para evitar ou mitigar acidentes no local.

Fonte Banda B

Caminhão com container carregado de produtos farmacêuticos tomba e carga é saqueada na BR-277, em Nova Laranjeira.

Um caminhão que tracionava um container carregado com produtos farmacêuticos tombou na manhã desta segunda-feira (20) na rodovia BR-277, em Nova Laranjeiras. Uma pessoa ficou ferida e foi levada ao hospital.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a carga de remédios, fraldas, produtos de higiene, produtos de conveniência, como comidas e bebidas, e até jalecos que seriam entregues e uma rede de farmácia, foi saqueada por indígenas.

A PRF foi acionada para o registro da ocorrência.

Fonte Catve

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 21/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Lula despreza o Paraná e não convida empresários do agro para ir à China.

É como se o Paraná não existisse. Segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná não terá nenhum empresário do agronegócio na comitiva do presidente Lula que embarca dia 26 para a China.

Ninguém foi convidado. E Lula, em sua viagem ao Paraná para prestigiar a posse de Ênio Verri na direção-geral da Itaipu, disse que a eleição acabou e que governará para o Brasil, sem ideologias políticas. Não é o que vemos.

Entre os 50 políticos convidados para fazer parte da comitiva, apenas dois paranaenses: Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu. Ao que demonstra, Lula não se importa com o Estado ou quer desestabilizar o governador Ratinho Junior e todo agronegócio do Estado.

Depois o PT sustenta que quer ampliar a base política no Paraná. O Estado, se Lula não sabe, é o quarto PIB do Brasil, ultrapassando Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fica do atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte Paraná Portal 

PF prende doleiro Alberto Youssef, delator da lava jato, após decisão da Justiça de Curitiba.

Por ordem do juiz federal Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, a Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, 20, o doleiro Alberto Youssef – responsável por uma das principais delações premiadas da extinta Operação Lava Jato. Ele foi capturado em Itapóa, em Santa Catarina, onde mora, segundo sua defesa.

A custódia preventiva de Youssef foi decretada no bojo de uma representação fiscal para fins penais apresentada pela Receita Federal. O processo estava suspenso em razão dos termos da delação premiada fechada com o Ministério Público Federal, mas Appio sustou tal suspensão. Segundo o magistrado, o acordo não abrange o procedimento em questão.

A avaliação de Appio foi a de que não há notícia de que o doleiro tenha quitado seus débitos com o Fisco. Além disso, o magistrado levou em consideração que o condenado na Lava Jato não apresentou à Justiça seu endereço atualizado – ‘o que demonstra total desprestígio à justiça federal de seu país, bem como certeza de impunidade’.

“O relatório fiscal para fins penais da Receita Federal, deixa evidenciado que o acusado não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros. O simples fato de que possui diversos endereços e de que estaria morando na praia já evidencia uma situação muito privilegiada e que resulta incompatível com todas as condenações já proferidas em matéria criminal”, anotou o magistrado.

Nessa linha, o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba assinalou que Youssef foi um ‘verdadeiro arquiteto de diversas organizações criminosas ao longo dos últimos vinte anos’ e assim considerou que sua ‘multireincidência revela sua incompatibilidade com o regime de liberdade provisória sem condições’.

Ao Estadão, a defesa informou que deve entrar com um pedido de soltura do doleiro já nesta terça-feira, 21. Segundo a defesa, os pontos citados na decisão de Appio estão esclarecidos nos autos da processo de execução penal de Youssef – a informação sobre endereço atualizado, por exemplo.

Ao fundamentar a decisão de mandar Youssef de volta ao cárcere, o juiz federal Eduardo Appio citou ‘indícios suficientes de autoria e comprovação da materialidade’ segundo a investigação da Receita, destacando ainda a necessidade de ‘assegurar a aplicação da lei penal’, uma vez que o doleiro teria mudado de domicílio sem comunicar previamente o juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Além disso, o magistrado destacou a ‘elevada periculosidade social’ de Youssef, indicando que ele é ‘multireincidente em crimes de colarinho branco e lavagem de dinheiro, no Brasil e no exterior’.

Ao sustar a extensão dos benefícios da delação premiada de Youssef à representação fiscal para fins penais apresentada pela Receita Federal, Appio ponderou que a suspensão do procedimento seria ‘verdadeira medida de impunidade’. Segundo o juiz, no bojo da apuração identificou até tentativa de compra de um avião pelo doleiro, além da compra de um helicóptero.

“Note se que no acordo de delação o ora investigado ficou obrigado a devolver apenas uma pequena parte de seu vasto patrimônio (devolver R$ 1.893,00), além de bens imóveis de difícil alienação. Ora, a própria Receita denuncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados. Indaga se o que foi feito do restante destes valores, até porque não há nenhuma conta ou empresa of shore mencionada no acordo de colaboração celebrado. O imóvel onde residia sua ex esposa foi mantido na sua posse”, registrou.

Fonte Banda B

Bolsonaro pede e TSE marca 5 depoimentos em ação que pode deixá-lo inelegível.


O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, marcou mais cinco depoimentos em ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. As oitivas atendem a pedido da defesa do ex-presidente e falarão na condição de testemunhas.

O deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR), os jornalistas Guilherme Fiuza, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) devem ser ouvidos em 27 de março.

Os depoimentos serão prestados no âmbito de ação que apura se Bolsonaro cometeu abuso de poder em reunião com embaixadores em julho de 2022. O PDT acusou o ex-presidente de se utilizar do encontro, transmitido pela TV Brasil, para atacar a integridade do processo eleitoral e disseminar desinformação.

As testemunhas devem falar sobre uma live de julho de 2021 na qual o presidente defendeu o voto impresso, atacou o TSE e fez alegações falsas sobre as urnas eletrônicas. A transmissão entrou na mira da Corte porque, tanto na live de 2021 quanto na reunião de 2022, Bolsonaro usou o mesmo inquérito da Polícia Federal para supostamente basear suas alegações.

Na mesma decisão, Gonçalves negou uma série de recursos apresentados pela defesa de Bolsonaro. A estratégia tem sido usada para postergar o julgamento do processo, que é o mais avançado entre as 16 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que tramitam contra o ex-presidente na Corte. Isso porque a saída do ministro Ricardo Lewandowski, próximo ao PT, e a entrada de Kássio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, pode mudar o placar em favor do ex-presidente. Lewandowski se aposenta em maio.

O corregedor também pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso à perícia realizada pela Polícia Federal sobre a minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A minuta propõe o estabelecimento de um estado de defesa no TSE para mudar o resultado das eleições.

O documento foi apreendido pela Polícia Federal e, depois, incluído como prova na ação que investiga Bolsonaro. Na semana passada, Torres prestou depoimento ao TSE e reforçou a tese de que não sabe a origem do documento.

Também já foram ouvidos na condição de testemunha, a pedido da defesa de Bolsonaro, os ex-ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, e Flávio Augusto Viana Rocha, ex-Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência.

Fonte Banda B