Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

20/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem de 79 anos de idade envolvido em ocorrência que resultou na apreensão de arma de fogo é encontrado morto enforcado em Santa Maria do Oeste.

Na data de ontem dia 18/02/2023 o Blog do Beto de notícias divulgou uma ocorrência policial a qual um senhor de 79 anos foi abordado pela PM após uma denúncia de ter roubado um veículo em Santa Maria do Oeste, sendo que após abordado o Senhor relatou que pegou o veículo porque se separou de sua mulher e que tem parte no referido veículo e que estaria levando o carro para delegacia para que se resolvesse a situação. Também relatou que sofreu agressões da sua convivente mostrando alguns arranhões no braço, segundo ele proveniente das agressões, que o faz sofrer sem que o deixe fazer os tratamentos de saúde e ela é muito agressiva com ele, relatando ainda que a mesma toca bar e que possuía uma arma de fogo, que havia adquirido do negócio de um bar.

 

Sendo então deslocada a equipe da PM ao endereço da solicitante onde esta passou a relatar que havia saído na parte da manhã com o Senhor de 79 anos, afim de resolver alguns negócios, que ao voltar para casa o autor começou a força-la entregar o veículo para ele, tendo entrado em luta corporal, momento em que o denunciado agarrou pelo pescoço, que depois das vias de fato o autor conseguiu pegar a chave e sair. Foi questionado a Sra. de 59 anos quanto a posse de arma relatada pelo senhor de 79, sendo que ela inicialmente negou, mas depois acabou confirmando a posse, sendo localizado uma espingarda cal.32 sem marca ou número aparente, com três cartuchos da marca cbc no calibre 32, sendo que um dos cartuchos estava deflagrado, sendo que a arma não possuiu documentos. Assim a fiat strada acabou sendo recolhida e os abordados presos e conduzidos para Delegacia de Pitanga.

Sendo que a alguns momentos atrás a pessoa do senhor de 79 anos, envolvido na ocorrência acima foi encontrado morto enforcado na localidade de Chapéu do Sol, interior de Santa Maria do Oeste.

Fonte: Redação do Blog do Beto, foto encontrada em mídias sociais.

Homem é preso por tráfico de drogas em Palmital.

Nesta data por volta das 19h30min a equipe PM deslocou até o endereço supracitado para averiguar denúncias referente a tráfico de drogas, onde tais informações relataram que a pessoa de ***********, vulgo “*********” estaria realizando a venda de drogas, sendo que nesse mesmo endereço as equipes PM conforme BOU ******** já haviam realizado a prisão de duas pessoas na data anterior.

A equipe no local realizou abordagem a pessoa de ***********, o qual estava sentado em um sofá na área externa da residência, com o abordado foi localizado uma porção de maconha (pronta para uso) e o valor de R $600,00.

Indagado o mesmo referente a venda de drogas veio a negar e assim autorizou a equipe realizar buscas mediante assinatura de autorização para busca domiciliar, nas buscas foi localizado no encosto de um sofá 20 (vinte) pedras de crack as quais estavam embrulhadas em um pedaço de sacola plástica.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e lido os direitos do Sr *********, o qual foi conduzido no banco de trás da viatura sem a necessidade do uso de algemas.

Cito que durante confecção de referido boletim foi possível visualizar na tela de bloqueio do celular do autor mensagens de usuários referente a compra de drogas. Obs.: o preso foi acompanhado pelo seu advogado *********** OAB *****.

Fonte Polícia Militar

Condutor embriagado bate carro em Pitanga e acaba preso.


Na data de 19 de fevereiro de 2023 as 21h00min, a equipe policial prestou atendimento a um acidente de trânsito do tipo abalroamento transversal, auto x auto.

Sendo que segundo relato dos envolvidos o veículo ********** de cor branca e placa **********, conduzido pelo solicitante da ocorrência ********, RG: *******, PR, devidamente habilitado na cat. “AB”, transitava pela **********, sentido bairro/centro, sendo que no cruzamento com a rua ********* veio a colidir com o veículo ******** de cor branca e placas *******, o qual transitava na Avenida ******** em sentido oposto e era conduzido pela pessoa de ***********, ** anos, RG: ******** PR, devidamente habilitado na categoria "B".

Do acidente resultou em danos de pequena monta em ambos os veículos, após a colisão segundo relato de *********, o condutor do veículo **********, tentou evadir-se do local do acidente sendo seguido por ********* até a Rua da **********, bairro Planalto, onde aguardaram a chegada da equipe policial.

No local a equipe constatou que ******** condutor do **********, apresentava visíveis sinais de embriaguez, hálito etílico, olhos avermelhados e dificuldade de equilíbrio, sendo oferecido o teste etilométrico a ********** o qual sem nenhum tipo de coação física ou moral realizou o exame, tendo como resultado, 0.89 mg/l.

Sendo dado voz de prisão a ******, explicando o motivo de sua prisão e conduzido sem o uso de algemas até a 45ª DRP de Pitanga para os demais procedimentos cabíveis.

******** também realizou o teste etilométrico, tendo como resultado 0.0 mg/l o qual prestou declaração do acidente e foi liberado. 

Ambos os veículos foram recolhidos ao pátio da 3ª Cia PM. Foram lavradas as notificações cabíveis e registrado boletim de acidente de trânsito.

Fonte Polícia Militar

Veículo roubado foi recuperado pela Polícia Militar de Pitanga.

Nesta data por volta das 00h30min. A Equipe foi acionada para dar atendimento a um furto de veículo.

No local em contato com a pessoa de ***************, RG: **********, ** anos de idade, o qual nos relatou que chegou no endereço por volta das 17h00min, e deixou seu veículo VW/Gol 1000, de placas:  ******* de cor branca, estacionado em frente à residência, e que em determinado momento olhou pela janela e não visualizou mais o veículo.

De posse das informações a equipe realizou patrulhamento em pontos conhecido por abandono (desova) de veículos tomados de furto, sendo logrado êxito em localizar o referido veículo na Rua ********* no bairro **********, parado em via pública.

Sendo constatado o proprietário e o mesmo foi até o local sendo realizado a entrega do veículo. Até o momento não foi localizado os autores do furto. 

Fonte Polícia Militar

Motociclista tenta fugir mas acaba preso por tráfico de drogas em Guarapuava.

A equipe RPA em patrulhamento pelo bairro vila bela, visualizou a motocicleta Honda/ CG 150 Titan MIX de cor preta, saindo de um estabelecimento onde há denúncias de comercialização de entorpecentes.

O condutor ao visualizar a viatura policial, passou a olhar demasiadamente para trás, gerando suspeição, sendo acompanhada a motocicleta quando foi procedida a abordagem do condutor masculino de 21 anos, onde em busca pessoal foram localizados no bolso do abordado 09 invólucros de cocaína (4,9 gr), já fracionados e embalados, prontos para a venda, localizados ainda com o abordado um aparelho celular e a quantia de R$ 10,00 em especie.

Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão, sendo que neste momento o indivíduo passou a desobedecer a ordens legais tentando se evadir e resistiu à prisão com empurrões. Foi encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem é agredido por vários homens em seguida em ronda Polícia apreende arma em Guarapuava. Entenda.

Deslocado até o local de Morro Alto, para prestar atendimento a uma ocorrência de lesão corporal, onde conforme repassado pelo COPOM um homem estaria sendo agredido por um grupo de pessoas.

Chegando ao endereço a equipe se deparou com um homem identificado como masculino de 31 anos, o qual apresentava várias lesões por todo o corpo e relatou à equipe que foi agredido com chutes e socos, bem como golpes de ripa, pedras e garrafas por cinco ou seis indivíduos.

Foi acionado o SAMU que prestou atendimento e o encaminhou para o Hospital São Vicente.

Em seguida a equipe policial com apoio da equipe Choque continuou em patrulhamento sendo localizado e abordado três dos indivíduos autores das agressões, os quais foram abordados e identificados como masculinos de 15, 20 e 29 anos.

Feito busca pessoal foi localizado na cintura do masculino de 20 anos, um revólver calibe .22 da marca "italo gra", com os outros dois abordados não foi localizado nada de ilícito.

Diante dos fatos foram encaminhados os abordados para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem é encontrado morto coberto com galhos e sem roupas.

Um homem foi encontrado morto em uma estrada rural de Maria Helena. Eram por volta das 23h quando a Polícia Militar foi informada que havia uma camiseta suja de sangue na Estrada Bondini.


Ao verificar os arredores, a PM encontrou o corpo do homem sem roupas e coberto por galhos. Segundo informações preliminares, a vítima seria testemunha do latrocínio de Renan Tortajada. Os assassinos teriam sido bastante violentos com a testemunha, que foi morta e desovada em Maria Helena.


Nenhum documento foi encontrado no local. O corpo foi recolhido ao IML de Umuarama sem identificação.


Dois homens foram localizados com o carro do médico assassinado, sendo ambos detidos pela Polícia Militar. A Polícia Civil segue investigando os dois crimes.

Fonte: Umuarama News.

Homem é detido por assediar garota de 16 anos de idade em evento.


A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de assédio em Toledo. A vítima seria uma adolescente de 16 anos de idade.

Na denúncia, foi informado às autoridades que a menor trabalhava como garçonete em um evento. Em certo momento, ela foi atender um cliente que pediu para que ela trocasse sua bebida em troca de R$ 50,00.

Ela negou e disse que não poderia aceitar o dinheiro, apenas fichas. Nisso, o autor passou a mão no corpo da menina e ela o empurrou. O sujeito foi pedir desculpas e mordeu a orelha esquerda da vítima.

Diante dos fatos, o acusado foi encaminhado para a sede da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), para a realização do Boletim de Ocorrência (B.O) e demais procedimentos pertinentes ao caso.

Fonte: Toledo News.

Homem morre após colidir contra caminhão na BR-364. Veja a foto:


No final da tarde deste domingo (19) um acidente foi registrado na BR-364, na altura do quilômetro 548 em Assis Chateaubriand.

De acordo com as informações, a colisão, do tipo abalroamento transversal, envolveu um veículo Gol e um caminhão Scania G470.

O condutor do caminhão não ficou ferido, porém, o condutor do Gol não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

A Polícia Civil realiza investigações para apurar as causas do acidente. O Instituto Médico Legal será acionado para realizar o recolhimento do corpo.

Fonte: CGN.

Tragédia: Bebê e dois jovens morrem em acidente entre carro e carreta na PR-472


Uma bebê de 1 ano e dois jovens morreram em um trágico acidente que ocorreu por volta das 20h30 na rodovia PR-472, entre Goioerê e Racho Alegre do Oeste. As informações são do GoioNews.

O acidente envolveu um veículo Gol, que se chocou de frente com uma carreta Scania. A bebê entrou em óbito no local e outra seis pessoas ficaram feridas, sendo três em estado grave. Durante a madrugada, dois jovens não resistiram aos ferimentos e entram em óbito.

Segundo informações do Goio News, além da bebê, as vítimas fatais são dois jovens que estavam nos bancos da frente do veículo Gol que se chocou de frente com uma carreta. As vítimas são de Rancho Alegre do Oeste e ainda não há informações sobre como aconteceu a colisão frontal.

Fonte: Umuarama News/Goionews

Duas pessoas morrem e uma fica ferida em gravíssimo acidente entre carro e caminhão na PRC-280.

Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta de 22h de domingo (19), na rodovia PRC-280 em Vitorino.

A colisão frontal foi entre um caminhão VW/24.280 de Rio do Sul (SC) e um automóvel VW/Fox, de Pato Branco onde estavam três ocupantes, um homem e duas mulheres.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor do Fox, Thiago Pereira da Cunha, 38 anos, morreu no local do acidente. A passageira Luiza Tonus de Souza de 19 anos, chegou a ser socorrida, mas entrou em óbito no hospital.

A passageira Amanda Lais de Almeida, 22 anos teve ferimentos graves e foi encaminhada ao hospital em Pato Branco. As vítimas seriam de Pato Branco. No caminhão não teve feridos.

A Criminalística realizou a perícia no local para apurar as causas do acidente. Os corpos das vítimas em óbito foram encaminhados ao IML de Pato Branco.

Fonte CGN

Casal fica ferido em capotamento na PR 317, no interior de Toledo.

Um casal ficou ferido em capotamento registrado na madrugada de segunda-feira (20), na PR 317, próximo à localidade de Sanga Funda, interior de Toledo.

Segundo o que foi apurado pela reportagem do Portal CATVE, as vítimas seguiam em um Renault Sandero no sentido Ouro Verde do Oeste/Toledo quando o motorista perdeu o controle da direção ao colidir contra outro veículo. Após a batida, o Sandero saiu da pista e capotou.

As duas vítimas, de 35 e 38 anos, foram socorridas pelo Siate e encaminhadas ao hospital com ferimentos moderados.

A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e fez o registro do acidente.

Redação Catve.com

Após tombamento de caminhão, motoristas causam engavetamento no Contorno Leste, na BR-116.


Um tombamento de um caminhão no quilômetro 88 no Contorno Leste, na BR-116, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), causou um engavetamento na rodovia. Os acidentes aconteceram na tarde deste domingo (19) e pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tombamento do caminhão ocorreu por volta das 14h. O veículo ocupava parte de uma das faixas da rodovia. 

No momento em que equipes faziam a remoção da carga para depois completarem a limpeza da pista, houve um engavetamento no local. 

A PRF informou que três veículos acabaram batendo e provocando outro acidente. Na colisão, duas pessoas, que estavam em um dos veículos, ficaram feridas. Segundo a PRF, não corriam risco de morte.

O trânsito, que já estava complicado por conta do tombamento do caminhão, ficou ainda mais intenso na região. Não há informações sobre a dimensão da fila provocada por conta dos acidentes.

Fonte Banda B

Engavetamento entre caminhões provoca fila de mais de 10 km na BR-277.


Um acidente envolvendo três caminhões bitrens complicou o trânsito no quilômetro 134 da BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na tarde deste domingo (19). O acidente não deixou feridos, mas a fila por conta da colisão ultrapassou os 10 quilômetros no sentido a Curitiba da rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi do tipo colisão traseira. Após colidirem, os caminhões ficaram imobilizados sobre a faixa da direita no sentido a Curitiba. 

Apesar do impacto da colisão, o acidente não deixou nenhum dos envolvidos feridos. 

Por conta do acidente, o fluxo da rodovia ficou em uma faixa por duas horas. Por volta das 19h, o trânsito foi totalmente liberado, mas a fila ultrapassava os 10 km para quem chega a Curitiba vindo do interior do Paraná.
Fonte Banda B

Idoso não habilitado morre após grave acidente na BR-277.

Um idoso de 68 anos morreu em um gravíssimo acidente de trânsito na BR-277, nas proximidades de Cantagalo.

De acordo com informações repassadas pela PRF, a vítima não era habilitada, e conduzia uma motocicleta, quando colidiu frontalmente contra um Gol que seguia no sentido contrário.

O IML foi acionado para recolher o corpo da vítima. Equipes da PRF sinalizaram a via durante a ocorrência.

Fonte: CGN.

Mulher fica encarcerada após acidente na BR-277.

Socorristas do Siate foram acionados para atenderem vítimas de acidente de trânsito na BR277. O fato aconteceu na altura no quilômetro 611, em Santa Tereza do Oeste.

De acordo com as informações, a colisão envolveu um veículo Santana e um Prisma. Com o impacto, os automóveis ficaram bastante danificados e uma mulher, ocupante do Santana ficou encarcerada.

Para realizar a remoção e socorro da vítima, o Siate, atuou junto com os socorristas do Samu de Santa Tereza. Para tanto, foi necessário que um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate também fosse mobilizado.

Felizmente, ela foi retirada do veículo apenas com ferimentos leves. Além disto, outras três pessoas ficaram feridas neste acidente, sendo duas mulheres e um homem. Eles foram socorridos e estado de saúde de todos era considerado estável.

Após o atendimento no local, todas as vítimas foram encaminhadas à uma Unidade Hospitalar para serem reavaliadas e medicadas.

O Tenente Cícero do Corpo de Bombeiros conversou com a equipe da CGN e deu mais detalhes sobre o atendimento da ocorrência.

De acordo com ele, a mulher que ficou encarcerada não apresentava ferimentos graves, apesar do grande impacto da batida, porém o trabalho de desencarceramento é bastante minucioso e exige cuidados, priorizando a imobilização da coluna vertebral.

Segundo o Tenete, o acidente, provavelmente, teria sido causado por falta de atenção na hora dos condutores cruzarem o trevo.

A reportagem também falou com o Policial Rodoviário Federal Alecsandro que informou como o acidente teria acontecido. De acordo com ele, um dos veículos seguia sentido Cascavel, quando foi atingido na lateral pelo outro automóvel.

Ele ressaltou a importância de manter a prudência na condução de um veículo e respeitar a sinalização e as leis de trânsito a fim de que acidentes sejam evitados.

Fonte CGN

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 20/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


É Carnaval! Mulher sensualiza e tira a roupa em via pública no Cancelli.

Em clima de Carnaval, uma mulher desinibida “causou”, após sensualizar em via pública. O fato ocorreu na rua São Luís, proximidades da rua Marechal Cândido Rondon, no bairro Cancelli.

Com muita música e sensualidade, a mulher que estava de vestido curto e fazendo graça para um homem encostado em um veículo, tirou a calcinha e levantou o vestido.

Sem pudor algum, a mulher ficou com as partes íntimas a mostra, com vários espectadores assistindo a “apresentação carnavalesca”.

Cabe lembrar que qualquer manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade, configura o crime de ato obsceno. (art. 233 do Código Penal).

Fonte CGN

Tiroteio no carnaval de Magé, no RJ, deixa ao menos 2 mortos e 19 feridos.

Um tiroteio durante uma festa de rua no carnaval de Magé, na Baixada Fluminense, deixou ao menos 2 mortos e 19 feridos. Testemunhas contaram que uma confusão começou após uma discussão entre dois homens — um miliciano e um policial civil — por ciúmes de uma mulher, que seria esposa de um deles.

Os mortos são uma criança — Maria Eduarda Carvalho Martins, de 9 anos — e uma mulher, identificada como Gabriela Carvalho de Alvarenga, de 35 anos.

Um dos feridos é um homem, identificado como Paulo Vítor Barros da Silva, de 26 anos, que passa por cirurgia após ser baleado na cabeça.

"Foi uma confusão. Vi uma mulher grávida ferida, uma criança baleada na cabeça", disse Igor Matheus, testemunha.

Alexsandro, pai de Paulo Vitor, disse que o filho estava no local com os amigos e não conhecia os envolvidos na confusão.

Sebastião, pai do Thalisson de Abreu, um dos feridos, disse que não sabe como começou o tiroteio.

"Graças a Deus o quadro dele é estável, ele está conversando, veio tranquilizando a mãe dele no caminho."

"Estou despedaçado. O que eu já botei de lágrima hoje não foi brincadeira. Eu queria estar no lugar dele lá dentro."

Outras duas crianças e duas mulheres grávidas estão entre os socorridos para o Hospital Adão Pereira Nunes. Uma mulher baleada na barriga foi levada em estado grave para o Hospital Doutor Moacyr do Carmo.

Vídeos que circulam em redes sociais mostram muitas pessoas sendo socorridas na orla da Praia de Mauá. Pelo menos duas pessoas aparecem jogadas no chão, ensanguentadas e desacordadas.

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada e informou que a ocorrência está em andamento.

A Polícia Militar informou que foi acionada para verificar uma confusão envolvendo baleados em um bloco de rua na Praia de Mauá, em Magé, após duas pessoas trocarem tiros durante uma confusão (veja a nota completa mais abaixo).

A prefeitura de Magé, em nota, disse que lamenta profundamente o ocorrido durante a dispersão do Bloco das Piranhas. A prefeitura diz ainda que uma briga envolvendo um policial pode ter sido a origem do tiroteio.

A prefeitura diz que, apesar de não promover o carnaval, dava apoio aos blocos, com o efetivo de mais de 40 homens da Guarda Civil e da Ordem Pública, 120 seguranças privados e apoio do 34° BPMERJ.

A prefeitura determinou ainda a suspensão do apoio à programação do Carnaval na cidade e fez um apelo para que todos os blocos cancelem os seus desfiles.

Nota da PM

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na noite deste domingo (19/02), policiais militares do 34° BPM foram acionados para verificar uma confusão envolvendo baleados em um bloco de rua, na praia de Mauá, em Magé.

De acordo com as primeiras informações, cerca de 15 pessoas ficaram feridas por disparos de arma de fogo após dois indivíduos trocarem tiros durante uma confusão. Duas delas foram a óbito. O Corpo de Bombeiros foi acioando e está no local atendendo as vítimas.

Ainda de acordo com informações preliminares, um dos envolvidos na troca de tiros seria um criminoso conhecido pelo vulgo "Bu" e teria iniciado o confronto. Ele foi baleado no tórax e deu entrada no Hospital de Saracuruna. O segundo envolvido foi ferido na perna.

Fonte G1

Crise dos óvnis indica novo patamar da guerra fria entre China e EUA.


O balão chinês que sobrevoou o território americano por três dias antes de ser abatido no dia 4 deste mês – e os outros dispositivos derrubados nos dias seguintes – são prova da crescente indisposição diplomática entre os EUA e a China. A desconfiança que sempre permeou as relações entre os países está se transformando em uma disputa entre dois poderes com cada um certo de que o outro está empenhado em frustrar as ambições e interesses do rival.

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou na semana passada que o balão espião chinês que foi derrubado na costa da Carolina do Sul no início de fevereiro deveria originalmente conduzir vigilância sobre as bases militares dos EUA em Guam e no Havaí, mas os ventos o desviaram do curso para o Alasca, Canadá e finalmente para os Estados Unidos.

Os ataques verbais que vieram depois incomodaram Pequim. Na segunda feira, o Ministro das Relações Exteriores da China alegou que os EUA teriam enviado pelo menos 10 balões não autorizados que invadiram o espaço aéreo chinês desde o ano passado. “Os EUA deveriam primeiro pensar nas próprias ações e mudar de comportamento em vez de difamar, desacreditar ou incitar confrontos”, disse Wang Wenbin, porta-voz do ministério.

Analistas e autoridades americanas temem que o episódio leve cada vez mais desconfiança em um relacionamento já tenso – ou até mesmo a um conflito armado. “Quando a opinião pública de que o outro país é um inimigo se solidifica”, diz Yuen Yuen Ang, estudiosa da China na Universidade Johns Hopkins, “se torna cada vez mais difícil para os líderes suavizarem suas posições e estabilizar as relações”.

Novo programa

Pequim pode estar desenvolvendo o programa para complementar sua coleta de inteligência por satélites, dizem autoridades americanas. “Eles têm 260 satélites de inteligência em órbita”, disse John Culver, ex-analista de inteligência dos EUA na China. “(O novo programa) pode aumentar essa capacidade.”

Analistas alertam para o fato de as atuais linhas de comunicação entre militares americanos e seus colegas chineses serem pouco confiáveis. Chamadas de alto escalão em momentos de tensão ficaram sem resposta no passado recente. Além da desconfiança privada, ambos os países são sensíveis à opinião pública, e o governo Joe Biden em particular é perseguido por uma ala aguerrida da direita americana sempre disposta a apontar para as supostas concessões dele a Pequim.

Tudo isso forma um quadro pouco promissor para uma trégua. “Nesse contexto, é difícil ver como em uma potencial crise envolvendo Taiwan os dois lados poderiam encontrar espaço para um recuo”, escreveu David Sacks, do Council on Foreign Relations. Para Lyle Morris, pesquisador sênior do Asia Society Policy Institute, o ambiente é de “hostilidade e desconfiança”. “As coisas podem começar a piorar rapidamente.”

Seja qual for a profundidade das tensões políticas, os números da economia apontam para uma realidade diferente. O comércio bilateral alcançou um recorde de US$ 690 bilhões em 2022, refletindo o forte elo econômico entre as potências. “É clara a necessidade de ambas as potências colaborarem. Mas o estado das relações é tão desanimador que o verdadeiro teste para ambas lideranças será evitar uma catástrofe”, escreveu Jude Blanchette, especialista em China do Center for Strategic and International Studies, em Washington. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ministra da Cultura promete apoio federal ao Carnaval.


A ministra da Cultura, Margareth Menezes anunciou ontem (19) que o Ministério da Cultura e o governo federal vão apoiar o carnaval nas diferentes partes do Brasil, descentralizando leis de fomento e estimulando empresas e a sociedade a investirem mais na cultura via leis de incentivo. Depois de acompanhar a abertura dos carnavais de Salvador e Recife, a ministra fez um pronunciamento no início da noite deste domingo no Rio de Janeiro, onde vai acompanhar a primeira noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial.

“Firmamos compromisso de que, a partir de agora, iremos buscar cada vez mais sensibilizar as empresas e a sociedade para perceber as vantagens de investir na cultura do país. Viabilizaremos ações que façam chegar os recursos necessários. A descentralização das leis de fomento à cultura e o diálogo que estabeleceremos com as empresas para cativar mais apoio e investimento em ações no setor cultural já são metas traçadas no ministério”.

“A partir do próximo ano, queremos estender essa possibilidade de apoio às mais diversas regiões do país”, disse ela, que defendeu a importância econômica do carnaval.

“Não se trata absolutamente apenas de um momento de distração do povo. Há muito tempo o carnaval brasileiro já mostrou a que veio. O nosso carnaval é uma grande plataforma de oportunidades de trabalho e um vetor de geração de empregos e renda muito maior do que podemos imaginar”. 

A ministra disse que o carnaval cumpre um papel importante no reconhecimento da cultura e da identidade brasileira mundo afora, e que é preciso tirar maior proveito disso. Ao fim de seu pronunciamento, ela aproveitou para cantar um dos mais famosos sambas-enredos do carnaval do Rio de Janeiro, “É Hoje”, composto para o desfile de 1982 da União da Ilha do Governador. 

“A minha alegria atravessou o mar/ E ancorou na passarela / Fez um desembarque fascinante / No maior show da Terra. Viva o Carnaval do Rio de Janeiro!”

Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também participou do evento e defendeu que o desenvolvimento do Brasil não pode abrir mão de sua cultura e da alegria do carnaval, potencial em que poucos países do mundo se equiparam ao Brasil.

“O carnaval é um momento de celebração da vida, onde o povo brasileiro vai recuperar a alegria. São dois anos de pandemia e quatro anos da destruição de qualquer projeto cultural no país, fazendo muito mal à imagem do Brasil lá fora e ao nosso espírito aqui dentro”, disse. “Esse é o primeiro carnaval depois da pandemia e depois do pandemônio, e a gente terá a chance de fazer o carnaval mais bonito da nossa história, porque a gente merece”. 

Freixo ressaltou que o carnaval gera ganhos aos empresários do setor hoteleiro e de serviços, e também para trabalhadores autônomos como taxistas e ambulantes. 

“Graças à ciência, graças à vacina, graças aos profissionais de saúde, a gente está vivo e a gente vai para o carnaval, porque carnaval é vida, é emprego, é emprego, é trabalho, é renda, é desenvolvimento e é isso que o Brasil precisa”. 

A secretária de estado de cultura e economia criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, agradeceu a presença da ministra no carnaval carioca e disse que estado e município vinham trabalhando sem apoio federal na promoção do carnaval. 

“Nos últimos anos, a gente tem feito carnaval sozinho no Rio de Janeiro. Só a prefeitura e o governo do estado. E é uma festa grande demais para ficar só na mão da prefeitura e do governo do estado. Estava faltando uma mão. E a sua presença aqui é um aceno de que essa mão chega para nos ajudar, e que no ano que vem a gente tem a certeza de que vai fazer carnaval junto com o Ministério da Cultura, e entregar um carnaval ainda muito mais potente, se é que isso é possível”.

Fonte: Agência Brasil.

Lula cancela folga e viaja para áreas mais afetadas pela chuva em São Paulo.


O presidente Lula Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a folga na Bahia, onde estava para passar o carnaval, e anunciou a viagem para as áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo. Há pelo menos 19 mortos, 228 desalojados e 3338 desabrigados no Estado.

"Conversei hoje com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o prefeito Felipe Augusto, após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião", revelou Lula em uma publicação no Twitter.

Além disso, o presidente acionou a Defesa Civil nacional e as Forças Armadas para auxiliar as prefeituras e prestar apoio às vítimas. Lula solidarizou-se com as famílias enlutadas em decorrência da tragédia

"Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia", comentou o presidente do Brasil.

Fonte: Catve.com

Janja curte carnaval de Salvador em camarote de Gilberto Gil.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, deixou a Base Naval de Aratu, onde passa o recesso de carnaval ao lado do marido, o presidente Lula, para curtir a folia no circuito Barra-Ondina. Ela foi ao camarote Expresso 2222 ao lado de Gilberto Gil e sua esposa, Flora Gil, além da mulher do senador Jaques Wagner (PT), Fátima Mendonça.

Janja chegou ao camarote por volta das 16h30 deste domingo, 19, no início da folia no circuito. A presença dela foi registrada pelo perfil do Expresso 2222 no Instagram. “Domingo de encontros. Honra em receber a nossa Primeira Dama”, diz a legenda da publicação onde aparecem ela, Gilberto e Flora Gil.

Lula, até o momento, não se dirigiu até o circuito para acompanhar a esposa.

Expresso 2222

Um dos camarotes mais tradicionais do carnaval, o Expresso 2222 fica localizado no icônico Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra. O espaço é dedicado apenas a convidados de Gilberto Gil e sua família.

Lá, o serviço é All inclusive com cervejas premium, buffet, drinks, acarajé e até maquiadores à disposição dos convidados.

Também há apresentações musicais e DJs na área interna. Neste sábado, 18, por exemplo, Gilberto Gil e a ministra da Cultura Margareth Menezes fizeram um dueto.

Fonte: Agência Estado.