Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

03/01/2021 *--* Deus é Fiel !!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Veículo é roubado em Santa Maria do Oeste.

  No dia 02 de fevereiro de 2021, às 11h50min a equipe foi solicitada pelo homem 39 anos o qual relatou que por volta das 11h35min chegou até seu estabelecimento comercial um homem sendo que este portando uma arma de fogo tipo garrucha, disse para a vítima não se mexer que este iria levar seu carro, um VW/Voyage 2013 (geração 6) de cor branca e placas mka-2256, ainda afirmando que o autor estaria acompanhado de sua esposa. Passou a relatar que vendeu uma propriedade rural para o mesmo e que o referido veículo foi dado como parte do pagamento estando ainda em nome da esposa do autor, por conta de o automóvel estar financiado e com parcelas em aberto. Diante dos fatos a equipe efetuou patrulhamentos e verificado câmeras de segurança, onde foi possível visualizar o veículo efetuando abastecimento no posto de combustível, no trevo de acesso ao município saindo sentido ao município de palmital. Foram informadas as equipes policiais dos municípios próximos, e equipe segue em buscas, não sendo localizado o veículo e autor até o momento deste registro.

Fonte: Polícia Militar. 


Estabelecimento comercial de Palmital, desconfia que teve maquininha de passar cartões furtada.

  No dia 02 de fevereiro de 2021, por volta das 14h30min, compareceu ao 4º pelotão um homem de 58 anos, proprietário de um estabelecimento comercial, relatando que há alguns dias notou falta de sua máquina de cartão de crédito, do banco Sicoob. Que já tentou procurá-la, porém sem êxito e desconfia que a mesma foi furtada. Diante do fato, o mesmo foi orientado, sendo a ocorrência repassada para a polícia civil.

Fonte: Polícia Militar. 

Casal vai até residência de mulher em área rural de Pitanga a agride e tenta golpear ela com faca, Briga vira caso de Polícia.

No dia 02 de fevereiro de 2021, as 19h15mim, compareceu a sede da 3ª cia uma mulher 19 anos, juntamente com seu convivente de 25 anos, os quais relataram que se encontravam em sua residência, na vila rural rio do meio, quando chegaram à residência em uma motocicleta cor preta, uma mulher de 18 de anos e homem de 27 anos os quais adentraram ao pátio da residência vindo até a porta, e a mulher fez xingamentos a vítima e foi aproximando-se da mesma momento que desferiu um tapa na face da solicitante e segurando pelo cabelo passou a desferir socos e chutes, em dado momento, a autora sacou uma faca, no intuito de golpear *******, momento em que o convivente da vítima interviu e a faca caiu ao chão, e a genitora do mesmo, pegou a faca e retirou do local, levando para o interior da residência, retornando e auxiliando ********* a separar e dar fim a vias de fato, em ato continuo a  autora e o homem de 27 anos subiram na motocicleta , tomando rumo ignorado, de posse das informações a equipe foi até residência do casal acusado dos fatos localizando os mesmos e encaminhando para  45ª DRP para providencias, em contato com o delegado de plantão qual orientou a equipe pela lavratura do termo circunstanciado. Da ação resultou em escoriações na face da vítima, dor na cabeça e pescoço, ainda foi apreendida uma faca, sem marca, com 17 centímetros de lamina, a qual a vítima afirmou ser da autora.

Fonte: Polícia Militar. 

Ex-marido tenta reatar relacionamento e acaba agredindo ex-mulher, quebrando retrovisor de carro e jogando notebook no chão, Polícia de Pitanga ainda procura por ele.

No dia 03 de fevereiro de 2021, as 03h15min, após solicitação de uma senhora a qual relatou que havia sido agredida por seu ex-marido. Com a equipe no local identificada a solicitante de 33 anos, a qual passou a relatar que seu ex-marido de 36 anos, foi até a sua residência para conversar, na tentativa de reatar o relacionamento, que segundo ela ambos precisam acertar outras coisas com relação à separação. Que em dado momento ******** passou a agredi-la, causando escoriações na perna esquerda e hematomas nas costas, jogou o notebook da mesma no chão, em seguida quebrou o retrovisor do lado esquerdo do veículo da solicitante, saindo do local tomando rumo ignorado. A vítima foi orientada, deslocado até o endereço onde reside o autor, porém ele não estava no local, feito patrulhamentos no intuito de localizá-lo, porém sem êxito.  

Fonte: Polícia Militar. 

Governo faz investimento de R$ 46,5 milhões no programa Luz Fraterna.

O Governo do Estado vai fazer, em 2021, o maior investimento da história no programa Luz Fraterna, benefício estadual de subsídio de energia elétrica, que complementa o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. O anúncio foi feito nesta terça-feira (02) pelo secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.


O orçamento total autorizado para utilização com o programa social, que é gerido pela unidade técnica do programa Nossa Gente Paraná, da Secretaria em parceria com cinco companhias elétricas, é de R$ 46,5 milhões. O recurso foi aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano.


“Devido a pandemia, este investimento é o maior desde a origem do programa e vai garantir a isenção do pagamento de energia elétrica das famílias em maior vulnerabilidade social para 2021”, diz Ney Leprevost.


O Luz Fraterna isenta do pagamento da fatura de energia elétrica as famílias beneficiadas pela Tarifa Social e que tem consumo de energia mensal igual ou inferior a 120 kWh. O limite de consumo mensal se eleva para 400 kWh para as famílias que possuem, dentre seus moradores, pessoas que utilizam equipamentos elétricos de sobrevida.


O programa está presente nos 399 municípios, sendo que as cinco companhias de energia (Copel, Cocel, Forcel, Energisa e Santa Cruz) fazem a concessão automática às famílias cadastradas na Tarifa Social e que atendem ao critério de consumo.


As companhias repassam mensalmente ao Estado a lista de famílias beneficiadas, assim como os valores a serem ressarcidos às companhias de energia elétrica.


COMO RECEBER O BENEFÍCIO – Podem participar do programa famílias paranaenses com renda per capita de até meio salário mínimo, que estão no Cadastro Único e inscritas na Tarifa Social Baixa Renda (programa do governo federal).


Também são aceitas no Luz Fraterna famílias com portadores de doenças que utilizem equipamentos elétricos de sobrevida, desde que a renda total da família seja de até três salários mínimos.


Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único e que atendam aos requisitos também têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 quilowatts/hora por mês.

Fonte:  Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Idoso morre em colisão frontal de carro e caminhão na PR – 445 em Cambé.

Um homem de 69 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (3) após colidir frontalmente o Volkswagen Santana que conduzia com um caminhão Volvo/VM na PR-445, localizada em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).


Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta da 0h, no km 88 da rodovia. Os policiais constataram que o idoso estaria com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada, e o condutor da carreta, que trafegava no sentido contrário da pista, testou negativo no teste etilo-métrico. 


O corpo do homem foi encaminhado para o IML (Instituto Médico-Legal). O carro dele possuía placas de Londrina, e o motorista do Volvo, com placa de Guarapuava, foi liberado no local.

Redação Bonde.

Afogamentos reduzem 17%, entretanto mortes aumentam em áreas não protegidas.

Os afogamentos nas praias paranaenses reduziram 17% nos meses de dezembro e janeiro da operação Verão Consciente 2020/2021, quando comparado com o mesmo período do verão passado. O balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (03) ainda aponta que as mortes por afogamentos aumentaram de quatro para sete nesta temporada, todos em áreas não protegidas por guarda-vidas. O comparativo compreende o período de 19 de dezembro a 31 de janeiro de ambas as temporadas.


Nesta temporada foram registrados 571 afogamentos, dos quais 519 vítimas saíram ilesas e 42 tiveram afogamento leve. No mesmo período da temporada anterior, foram 691 atendimentos no total, sendo que 623 pessoas ficaram ilesas e 62 sofreram afogamentos leves. Dentre os fatores que podem ter influenciado para a redução, estão o menor número de banhistas devido à pandemia da Covid-19 e também dias seguidos com chuvas fortes na região, o que impossibilita os veranistas de irem às praias.


O número de ações preventivas (orientações e advertências) teve uma redução de 26%. Foram 81.821 registros na última temporada e caiu para 60.534 no Verão Consciente. Com menos pessoas no mar e, principalmente, por ações naturais, como o movimento das correntes que transportam as águas-vivas pelo oceano, o número de incidentes com esses animais marinhos teve uma redução de 80%. Nesta temporada, foram 763 casos contra 3.768 no verão passado.


“Até agora, os números, de forma geral, são bons. O que chama atenção nesta temporada são esses casos isolados de afogamento, principalmente, entre o público jovem.  Hoje, infelizmente, fomos informados, e estamos procurando neste momento, um rapaz, de 18 anos, que teria se afogado entre Pontal do Paraná e Matinhos. Então, se isso se confirmar, teremos o oitavo óbito por afogamento desta temporada”, diz o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, localizado no Litoral, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto.


ORIENTAÇÕES – Ao entrar no mar, somente é seguro nadar em locais onde estejam visíveis duas bandeiras, de cor amarela e vermelha, e o posto de guarda-vidas, os quais sinalizam a área ser protegida. “Fazemos um grande esforço no verão para termos 91 postos de guarda-vidas ativos. Precisamos mais do que nunca que as pessoas procurem esses postos para um banho de mar seguro, pois se tivermos um acidente em uma área não protegida por guarda-vidas, temos um grande procedimento de resposta, que envolve buscas, e não garantir a vida dessa pessoa”, afirma o comandante. 


O Corpo de Bombeiros reforça a importância de os banhistas sempre procurarem uma faixa protegida por guarda-vidas para os banhos de mar. “Todos os óbitos por afogamentos desta temporada aconteceram em áreas não protegidas ou fora do horário de atividade dos guarda-vidas, evidenciando que devemos nos concentrar na educação do público jovem”, explicou o coronel Emmanuel.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Paraná lidera ranking nacional de vacinação contra a Covid-19.

O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 no País. Até esta terça-feira (02) os 399 municípios paranaenses haviam usado 45% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. O índice é semelhante ao do Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Distrito Federal.


A diferença, contudo, se dá em números absolutos. Enquanto o Paraná vacinou 158.780 pessoas, o Distrito Federal imunizou 76.424, o Espírito Santo 62.367 e o Rio Grande do Norte 52.261.


Já Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os vizinhos de Região Sul, apresentam 35,84% e 36,84% respectivamente.


A participação do Paraná no ranking de imunizados é também consideravelmente superior à média nacional. Até o momento, 2.496.159 de pessoas já tomaram uma dose da vacina, o equivalente a 28,23% dos insumos recebidos pelas unidades da Federação. O levantamento foi feito com base nos dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa a partir das informações das secretarias estaduais de saúde.


“O Paraná está acostumado a vacinar, tem experiência. São 1.850 salas de imunização à disposição da população, estrutura que está aliada a um ágil serviço de distribuição, com o uso de caminhões e aeronaves para facilitar a logística. Somos referência para o País”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Ainda não vencemos a pandemia, estamos vencendo uma parte dessa guerra contra o coronavírus”, acrescentou.


Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que o planejamento é proteger o mais rápido possível todos os paranaenses, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal. “A ideia é vacinar os grupos focais nesse primeiro momento. Mas continuamos com todos os esforços voltados para trazer mais imunizantes ao Paraná com o objetivo de alcançar até 4 milhões de pessoas protegidas até maio”, destacou.


RESULTADO EXPRESSIVO – O resultado é ainda mais representativo quando se leva em consideração apenas as doses que já foram destinadas pelo Governo do Estado aos municípios. Até esta terça-feira, o Paraná havia vacinado 158.780 pessoas. O número representa 66,4% das 238.871 doses distribuídas – parte dos imunizantes da Coronavac segue armazenada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) aguardando o intervalo de aplicação de 21 dias entre as doses.


Treze das 22 regionais que formam o sistema público de saúde do Paraná já ultrapassam o índice de 80% de vacinados. Seis delas, Irati (4ª RS), Campo Mourão (11ª RS), Cianorte (13ª RS), Jacarezinho (19ª RS), Telêmaco Borba (21ª RS) e Ivaiporã (22ª RS) ultrapassaram a barreira dos 90%.


De acordo com a Secretaria estadual da Saúde, as 158.780 aplicações da primeira dose da vacina contra o coronavírus foram divididas entre 141.862 trabalhadores da saúde (89,3%), 9.233 idosos em asilos e profissionais cuidadores (5,8%), 7.397 indígenas (4,6%) e 188 pessoas com deficiência severa. São 8.346 novas imunizações em relação ao balanço de segunda-feira (01).


DOSES – A Secretaria da Saúde já distribuiu 238.871 para aplicação da primeira dose no público prioritário já definido. A outra parte do imunizante, no caso da CoronaVac, está estocado no Cemepar, como medida de segurança e melhor condições sanitárias.


As Regionais de Saúde que mais imunizaram em números absolutos foram Curitiba e Região Metropolitana (2ª RS), com 39.968 pessoas; Maringá (15ª RS), com 12.979; Londrina (17ª RS), com 12.393; Cascavel (10ª RS), com 11.259; Guarapuava (5ª RS), com 7.473; e Ponta Grossa (3ª RS), com 6.909.


As Regionais de Paranaguá, Irati, Maringá e Cornélio Procópio permanecem com o mesmo número de imunizados porque não atualizaram o banco de dados até o final do dia de terça-feira.


Proporcionalmente à quantidade de doses recebidas, os destaques foram Cianorte (13ª RS), com 97,5%, e Campo Mourão (11ª RS), com 97,1%.


PLANO – Segundo o Plano Estadual de Vacinação, na primeira etapa da imunização a população alvo é composta por profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.


Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.


Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.


POR ESTADO – Veja quanto cada Estado aplicou de doses em relação ao número de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde.


ACRE: 10,56%


ALAGOAS: 41.59%


AMAPÁ: 17,61%


AMAZONAS: 13,84%



BAHIA: 39,53%


CEARÁ: 36,11%


DISTRITO FEDERAL: 45%


ESPÍRITO SANTO: 45%


GOIÁS: 39,69%


MARANHÃO: 27,90%


MATO GROSSO: 19,35%


MATO GROSSO DO SUL: 24,2%


MINAS GERAIS: 20,66%



PARÁ: 23,78%


PARAÍBA: 25,48%


PARANÁ: 45%


PERNAMBUCO: 34,6%


PIAUÍ: 39,3%


RIO DE JANEIRO: 25,56%


RIO GRANDE DO NORTE: 45%


RIO GRANDE DO SUL: 35,84%


RONDÔNIA: 26,49%


RORAIMA: 13,18%


SANTA CATARINA: 36,84%


SÃO PAULO: 22,45%


SERGIPE: 29,49%


TOCANTINS: 16,19%.


Fonte: Agência Estadual

Lira e Pacheco pregam ação do Congresso por vacinação e reativação da economia.


Em uma declaração conjunta lida na manhã desta quarta-feira, 3, os novos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pregaram que o Congresso “deve ser sinônimo de solução e não de problemas”. Prometeram trabalhar juntos pela reativação da economia e repetiram o discurso do diálogo com o Executivo, mas com respeito à independência das duas Casas, que vinham fazendo na campanha e também na posse.


Logo no início do documento, lido por Pacheco, os novos chefes das Casas legislativas firmaram o compromisso de agir, junto com os outros Poderes, para a superação da pandemia de covid-19 e para garantir vacinação ampla no País. A promessa vem logo depois de uma festa promovida pelo novo presidente da Câmara para celebrar sua vitória que reuniu mais de 300 pessoas, muitas delas sem máscaras.

O País já registra mais de 226 mil mortes decorrentes da covid-19 e um total de casos superior a 9 milhões. Até agora, 2,5 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil, o que representa pouco menos de 2% da população.


Veja a íntegra da declaração:

“DECLARAÇÃO CONJUNTA

Compromisso do Congresso Nacional com o povo brasileiro para o enfrentamento da pandemia e a criação de possibilidade de maior oferta de vacinas e a retomada da normalidade da vida do País.

Nós, o presidente do Senado Federal e o presidente da Câmara dos Deputados, firmamos e pactuamos este compromisso com a nação brasileira de engajar as duas instituições que representamos, de maneira ativa e de modo prioritário, no esforço conjunto para o enfrentamento e a superação da pandemia da Covid-19.

Em primeiro lugar, nós manifestamos a nossa solidariedade com as dezenas de milhares de vítimas da pandemia e seus familiares e entendemos que o Congresso Nacional, neste momento, deve ser sinônimo de solução, e não de problemas, para que o povo brasileiro possa ultrapassar este drama tão pungente e doloroso da forma mais rápida e com os menores danos. E é para isso que o Estado brasileiro, todos os seus Poderes devem agir de maneira coletiva e integrada para criar as condições de enfrentamento dessa que é a maior crise sanitária, econômica e social do último século. O presidente do Senado Federal e o presidente da Câmara se comprometem aqui e hoje com os seguintes pontos:


– Liderar, junto com as instâncias, com os Colégios de Líderes, com as bancadas, levando em conta as proporcionalidades, os canais e os ritos, formas legais para tornar mais ágil o acesso às vacinas para os brasileiros, sempre garantindo o rigor científico, a qualidade do produto e a segurança para os nossos cidadãos. Construir os processos legais para tornar mais ágil esse processo de licenciamento de vacinas. As duas Casas conversarão com especialistas para avaliar o modo de tornar o Brasil mais apto a ter acesso à maior quantidade de vacinas, boas vacinas, que já tenham sido atestadas internacionalmente e torná-las disponíveis para todos os brasileiros.

– Assegurar, de forma prioritária, que todos os recursos para aquisição de vacinas estejam disponíveis para o Poder Executivo e que não faltem meios para que toda a população possa ser vacinada no prazo mais rápido possível; e que a peça orçamentária a ser votada garanta que cada brasileiro terá a certeza de que o dinheiro do seu imposto estará disponível para sua vacina.


– O Senado Federal e a Câmara dos Deputados manifestam que trabalharão de forma conjunta, harmônica e colaborativa em todos os temas que possam facilitar e ajudar os brasileiros na superação do drama da pandemia, incluindo, sobretudo, a análise das possibilidades fiscais para, respeitando o teto de gastos, avaliar alternativas de oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial para aqueles brasileiros e brasileiras que estejam enfrentando a miséria em razão da falta de oportunidade causada pela paralisia econômica provocada pela pandemia.

– O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se comprometem com o País, com a sociedade civil, com os sindicatos, com as forças dos trabalhadores, com o mercado, com as forças produtivas, a discutir pautas de reativação da atividade econômica e estarão abertos para o diálogo com o Poder Executivo, com a equipe econômica e com todos aqueles que queiram contribuir para que o Brasil retome, o mais rapidamente possível, um padrão mínimo de sua produção e geração de riquezas.


Assinam este documento o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Brasília, 2 de fevereiro de 2021.

Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado Federal

Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados”.

Fonte: CGN.