Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

20/11/2023 *--* DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!!! (Deus é Fiel)

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Você conhece o inovador Parque Industrial de Santa Maria do Oeste? Veja as fotos:

O Blog do Beto de notícias, recebeu diversas imagens de moradores da cidade, mostrando o estado que se encontra o inovador parque industrial, que o Prefeito Oscar tanto cita em suas redes sociais, a geração de emprego era um dos focos de seu plano de governo, sendo que parte disso até deu certo, por um tempo. 


Quem aqui se lembra da abertura de algumas novas empresas, como um atacadista e varejista do ramo de supermercados, na rua sete de setembro, foi uma festa no município, que uma empresa daquele porte veio para santa maria, o qual pouco tempo depois encerrou suas atividades em Santa Maria do Oeste, não sendo a única empresa que foi embora da cidade, pois na frente do Lojão do Bráz, exista uma clinica a qual atendia as pessoas com diversos tratamentos de beleza e estética e até mesmo ortodontia, a muitos anos, sendo que neste ano encerrou suas atividades e foram embora da cidade, deixando a sala comercial vaga para locação, quem conhece a cidade de Santa Maria do Oeste na rua central, talvez deve se lembrar de duas empresas de materiais de construção que ficavam na Rua Generoso Karpinski, uma próximo ao Braz pé calçados, outra próxima ao cruzamento da Alexandre Kordiaki com a Generoso Karpinski, ambas não atuam mais na cidade, na frente do supermercado Vô Anita, havia um escritório de advocacia o qual encerrou suas atividades ainda esta semana, também acabou deixando a sala comercial vazia para locação.


Mas de todo modo temos que reconhecer que SIM, o Prefeito Oscar gerou emprego em Santa Maria do Oeste, pode não ter terminado o parque industrial ainda, mas gerou emprego SIM, e iremos divulgar alguns de seus feitos, pois olhem como esta o chapéu do sol, que foi todo pavimentado com pedras poliédricas, beneficiando algumas famílias (vamos nem comentar quais), já que tocamos neste assunto de pavimentação, o Prefeito Oscar gerou muitos emprego SIM aqui na região central da cidade, pois diversas pessoas trabalharam ruas que foram asfaltadas na área central do município, asfaltos estes que foram um marco para a cidade de Santa Maria do Oeste, apesar que algumas destas ruas ao que parece por mero acaso ou destino, moram diversos servidores públicos de altos escalões do executivo municipal, como secretários e olha só, até a rua do próprio prefeito foi asfaltada meu povo, sendo que esta é uma rua paralela a uma rua principal da cidade, pensem quantos empregos não foram gerados para fazer o asfalto da porta da casa do prefeito e seus secretários, por isso dizemos que este prefeito cumpre seu plano de governo e gera muitos empregos para a nossa amada cidade.


Mas para tudo, você deve estar se perguntando, as empresas que ganharam as licitações para asfaltar a cidade são de Santa Maria do Oeste? Foram fundadas no município? possuem sede na cidade? Pensando bem, isso não importa, neh? o que tem haver que o CNPJ de uma das empresas de pavimentação contrata, não é da cidade de Santa Maria do Oeste, mesmo sendo fundada LÁÁÁÁÁÁ em Siqueira Campos/PR e possuindo uma sede a mais de 400 km de distância, isso não importa, pois o que é relevante, é que, a prefeitura gerou emprego SIM.


Por isso, desejamos de todo o nosso coração, os nossos mais sinceros Parabéns ao Prefeito Oscar, pelo belo terreno do parque industrial adquirido, e pela enorme geração de emprego realizada em nossa cidade, com todas estas empresas de pavimentação rasgando o município de obras, não deixe que comentários ruins o atrapalhem, vai lá continue com o belo trabalho!!!

IMAGENS DO PARQUE INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DO OESTE:







Dia 20 de novembro é dia da consciência negra, entenda o que esta data representa:

O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.


Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.


Por que dia 20 de novembro?


A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.


Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.


A escolha do 20 de novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro. Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A participação desses grupos no cenário político deu certo resultado, sendo aprovadas medidas que tinham como proposta promover certa reparação histórica.


Entre essas medidas, podemos destacar a lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, voltada para a educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Essas legislações preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil. Por trás dessas leis, estão as iniciativas para acabar com o apagamento que os negros e a história e cultura dos africanos sofreram no Brasil.


No caso do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a data foi criada por meio da citada Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff. Essa lei não transformou a data em feriado nacional, assim, os governos de cada estado e cidade do Brasil devem optar por ser feriado ou não. O jornalista Laurentino Gomes fala que, até 2018, o dia 20 de novembro era feriado em 1047 municípios do Brasil de um total de 5561 municípios existentes.


Zumbi dos Palmares


A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.


Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que afirma o seguinte: “O conteúdo programático […] incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”


Mas afinal, quem, de fato, foi Zumbi dos Palmares? Essa é uma pergunta complexa de se responder, uma vez que as fontes e evidências a respeito da vida desse personagem histórico são raras. O que os historiadores sabem atualmente é que Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares.


Alguns fatos da vida de Zumbi dos Palmares que eram tidos como certos décadas atrás atualmente são questionados pelos historiadores pela falta de fontes e por informações imprecisas levantadas por alguns dos estudos feitos no passado. Algo atestado de modo quase unânimo por historiadores é que Zumbi nasceu no Quilombo dos Palmares.


Durante décadas, consolidou-se a versão escrita por um jornalista chamado Décio Freitas, que falava que Zumbi nasceu em Palmares, mas foi sequestrado ainda criança e criado por um padre. Na adolescência, Zumbi teria fugido, retornado ao quilombo e se tornado um importante general que defendeu Palmares dos bandeirantes.


Essa versão atualmente não tem o respaldo da historiografia, pois se embasa em documentos a que somente o autor do livro teve acesso. Inúmeros estudos sobre Zumbi foram realizados e todos esbarram na falta de evidências históricas para sustentar algumas das conclusões realizadas. As análises recentes, porém, apontam para a forma como diferentes versões de Zumbi foram construídas e seus usos políticos.


Laurentino Gomes afirma que a atual imagem de Zumbi é uma construção idealizada a partir do final do século XIX pelo movimento abolicionista. Nessa construção, Zumbi transformou-se no “herói das lutas pela liberdade, não só dos escravos e negros, mas também dos camponeses, índios, das minorias”. Foi essa imagem que esteve por trás de todas as conquistas recentes do movimento negro e, ainda hoje, ela está em vigor.


O que o Dia da Consciência Negra representa?


Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.

"O Dia da Consciência Negra é importante para relembramos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado.


Alguns indicativos podem nos ajudar a entender o problema do racismo no Brasil, já que inúmeras pesquisas a respeito disso tem sido realizadas nos últimos anos. Em um levantamento realizado após as eleições de 2018, somente 4% dos políticos eleitos para o Legislativo autodeclaram-se negros. A pesquisa indicou que, entre deputados distritais, estaduais, federais e senadores, somente 65 dos 1626 eleitos declaravam-se negros.


Outros dados apontam que cerca de 56% da população autodeclara-se negra (pretos ou pardos), mas, entre os mais ricos, os negros representam somente 17,8%. Em contrapartida, os negros representam 75% dos mais pobres, além de corresponderem à maioria dos presos no Brasil: 65%.


Além disso, os negros são mais condenados que os brancos quando são processados por posse de drogas. No entanto, paradoxalmente, eles são apreendidos com doses menores de substâncias ilícitas em relação a condenados brancos. Não só a justiça demonstra ser mais rigorosa contra os negros, mas a polícia também, uma vez que 76% dos mortos pela polícia são negros.


Também é válido mencionar que, no mercado de trabalho, os negros também sofrem com o preconceito, pois, recebem, em média, 1200 reais a menos em comparação com os trabalhadores brancos. Até no desemprego, os negros sofrem mais, uma vez que mais de 60% dos desempregados são negros.


O racismo foi tão impregnado na cultura do brasileiro que até no vocabulário ele se manifesta. Expressões como “da cor do pecado”, “denegrir”, “mulato”, “cabelo ruim” (para se referir ao cabelo crespo), entre outras tantas, denotam claramente o racismo e surgiram do legado dos mais de 300 anos de escravidão no Brasil.


A cultura religiosa oriunda dos negros africanos também sofre bastante com o preconceito no Brasil. Na década de 1930, as chamadas religiões de matriz africana eram proibidas no Brasil. Atualmente, apesar de a Constituição prever a liberdade religiosa, o que se vê em nosso país é que as religiões de matriz africana são intensamente perseguidas. Um fenômeno recente são as ações de vandalismo cometidas contra terreiros nos quais se praticam os encontros de umbanda e do candomblé.


Até na escola, há enorme resistência com a cultura africana, pois há pais de alunos que se recusam a permitir que seus filhos tenham acesso a conhecimentos e saberes relativos às culturas de origem africana. Até mesmo professores, muitas vezes, recusam-se a ministrar os assuntos relacionados com a cultura afro-brasileira para os alunos, apesar de existir uma lei que os obrigue a fazê-lo.

Fonte: Brasil Escola com redação do Blog do Beto.

Residência é arrombada e arma de fogo é furtada em Pitanga.

No dia 19 de novembro de 2023, às 17h, compareceu na sede da 3º Cia a vítima a qual relatou que saiu de sua residência no dia 17/11 por volta das 12h e que ao retornar  nesta data, por volta das 15h, percebeu que a janela da sala na parte frontal da residência  estava aberta com sinal de forçamento, tendo então dado falta de sua arma de fogo da  espécie Pistola .380 Marca Imbel. Relata que o armamento estava na sala de sua  residência, dentro de uma gaveta trancada. 

Fonte: Polícia Militar.

Duas ocorrências de violência doméstica, uma com lesão corporal e outra associada a crime de dano são registradas em Nova Tebas.

OCORRÊNCIA 01:

 Por volta das 23h25min do dia 19/11/2023 a Equipe foi acionada pela  Atendente do Hospital municipal de Nova Tebas onde teria dado entrada uma mulher vítima de violência doméstica. No local encontrava-se em atendimento a vítima de 41 anos a qual  relatou que teve um desentendimento com seu convivente, que segundo a vítima foi  agredida e ao cair no chão o autor caiu por cima e acabou quebrando o pé direito da vítima,  a qual estava recebendo atendimento no Hospital e seria encaminhada para Ivaiporã para  fazer cirurgia. A vítima informou ainda que após as agressões o autor deslocou até o  hospital e chamou a ambulância para atendimento e posteriormente se evadiu tomando  rumo ignorado. Diante dos fatos a Equipe efetuou patrulhamento mas até o momento o autor não foi localizado, sendo lavrado o presente boletim de ocorrência e encaminhado os fatos  para a Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas. A vítima foi orientada quantos aos  procedimentos cabíveis


OCORRÊNCIA 02:

 Por volta das 18h do dia 19/11/2023 esta Equipe PM foi acionada para deslocar  até a Rua Diógenes, 1245 após denúncia anônima de uma briga entre um casal sendo que no momento a Equipe estava em confecção do BATEU 333543/1. E após finalizar foi deslocado ao local em contato com uma senhora de 41 anos a qual relatou que teve um desentendimento com seu marido. Informa que estavam assistindo jogos no campo municipal quando seu marido começou a ficar alterado por ciúmes após ingerir bebidas alcoólicas, os quais posteriormente foram para a casa onde o autor começou a insultar a vítima, a qual informou ainda que ao autor estava ingerindo uma garrafinha de cerveja, jogou-a em direção da vítima mas não acertou, se aproximou e deu alguns tapas em seu rosto em ambos os lados, que após isso a vítima disse que iria ligar para a PM, o autor tomou seu celular e jogou na parede danificando o mesmo. Em conversa com a vítima esta relatou que convive com o autor a aproximadamente 10 anos e quando o mesmo ingere bebidas alcoólicas fica alterado e agressivo. Em verificação a vítima não apresentava nenhuma lesão nem hematoma aparente relatando também que não deseja representar contra o autor dos fatos, e não quer que ele saia da residência na data de hoje, mesmo após as orientações da Equipe PM a  vítima manteve seu interesse em não representar e deixar o autor na sua casa. Diante dos  fatos foram orientados, lavrado o presente boletim de ocorrência e encaminhado os fatos para  a Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas para procedimentos. Também foi feito o  documento do CREAS de encaminhamento de vítimas de violência doméstica.

Fonte: Polícia Militar.

Idosa fica em estado grave ao ser chifrada e pisoteada por vaca.

Uma idosa, de 63 anos, ficou gravemente ferida após levar uma chifrada e ser pisoteada por uma vaca e uma propriedade rural de Nova Olímpia, no noroeste do Paraná, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Conforme a corporação, a mulher estava trabalhando na propriedade quando foi atacada pelo animal.


A vítima teve múltiplos traumatismos no tórax, quebrou a costela, perfurou o pulmão e teve hemorragia.


Ela foi socorrida e encaminhada para o hospital municipal, mas foi necessária a transferência de helicóptero para o Hospital Universitário de Maringá (HU). 


A assessoria do HU informou que a idosa passou por cirurgia e continua em estado grave.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Motorista morre ao bater em coluna de passarela na BR-376. (IMAGENS FORTES).


Um motorista morreu após bater o veículo que dirigia na coluna de uma passarela na Rodovia BR-376, na manhã deste domingo, 19 de novembro, no Distrito de Iguatemi, em Maringá. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista teria perdido o controle do veículo e acertado a estrutura. Com o impacto, a lateral do carro ficou destruída.

A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chegou a ser acionada, mas o condutor já estava em óbito. A vítima seguia sentido Maringá a Paranavaí. 

O local foi isolado e o Instituto de Criminalística acionado. Após o trabalho de praxe, o corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal. 

Fonte: Plantão Maringá.

Idoso morre atropelado por Ford Ranger.


Um idoso de 66 anos anos de idade, morador do distrito de São Luís do Oeste em Toledo morreu atropelado na noite de sábado na rodovia municipal que liga Toledo ao distrito.

A caminhonete Ford Ranger com placas de Toledo trafegava no sentido a São Luís do Oeste e o ciclista seguia no mesmo sentido. O homem estava empurrando a bicicleta quando foi atropelado, a rodovia não tem acostamento.

A vítima foi lançada aproximadamente 40 metros do local da batida e caiu dentro de uma lavoura de milho.

 O Siate dos bombeiros foi acionado, mas apenas constatou o óbito.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.




Motorista de caminhão morre em grave acidente na rodovia BR-277.


Um gravíssimo acidente de trânsito foi registrado na noite de ontem, na rodovia BR-277, na Região de Candói.

Segundo as informações, o caminhão trafegava no sentido crescente, quando em uma curva, saiu do leito sentido Cascavel e colidiu em rochas, na margem direita da rodovia.

O caminhão foi arrastado por alguns metros, quando a quinta roda quebrou e o cavalo trator se desprendeu da carreta.

Tanto a cabine quanto à carreta ficaram destruídas no acidente e o motorista, infelizmente, faleceu.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar o acidente e tomar as medidas cabíveis quanto ao fato. O corpo do motorista, o qual é paraguaio, foi recolhido pela Polícia Científica após o trabalho de perícia.

Fonte: CGN.

Quatro pessoas escapam ilesas após capotamento na BR-277. Veja a Foto:


Em Morretes, na BR-277, um acidente surpreendente ocorreu na noite de domingo, 19 de novembro, quando um Fiat Stilo capotou na estrada. Os ocupantes do carro, que voltavam do litoral do Paraná, se envolveram no acidente no quilômetro 49 da rodovia, próximo ao limite com São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Felizmente, apesar do impacto do acidente, todos os quatro ocupantes conseguiram sair do veículo por conta própria e não sofreram lesões graves. O tenente Malaquias do Corpo de Bombeiros confirmou que, após uma avaliação, ninguém precisou ser encaminhado para atendimento médico adicional.

Devido ao incidente, os bombeiros bloquearam temporariamente uma faixa da rodovia, mas não houve impacto significativo no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e registrou um boletim de ocorrência.

Fonte: Banda B.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:




Aguinaldo Ribeiro diz que reforma tributária vai ter ‘impacto extremamente positivo’ para País.


O relator da reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirma que a medida vai ter um impacto “extremamente” positivo para o Brasil, Segundo ele, será possível reduzir, com a simplificação das regras, o compliance nas empresas, a insegurança jurídica e trazer transparência. Além disso, ele avalia que a aprovação da medida pode representar um grande salto no sistema tributário do País e trazer mais segurança jurídica e transparência.

As declarações foram dadas ao programa Canal Livre. O parlamentar é o convidado da edição deste domingo, 19, que será exibida pela BandNews a partir das 20h.

“Nós estamos, na verdade, tratando e enfrentando um problema que os outros países já venceram há muito tempo. Hoje a gente está rediscutindo a tributação sobre renda e patrimônio sobre nova tecnologia, sobre esse ambiente sustentável mundo verde. De fato, nós vamos ter um impacto extremamente positivo no País. Nós vamos reduzir, com a simplificação, o compliance nas empresas, a insegurança jurídica, trazer transparência.”

O texto da reforma tributária volta à discussão na Câmara depois de sofrer alteração no Senado. Durante a entrevista, Ribeiro afirmou que o Brasil terá um grande salto no sistema tributário.

“Teremos um grande salto. Primeiro porque 80% do custo do chamado Custo Brasil reside no sistema tributário. Se olhar para o próprio Supremo Tribunal Federal, a maior parte do litígio está na questão tributária. E todos nós pagamos esse custo, né? Então isso vai dar de fato um ganho no ambiente de negócios, na competitividade do país e isso já aconteceu nos países que adotaram o IVA.”

O deputado também afirmou que o cidadão brasileiro não sabe quanto paga de imposto e que isso é um peso grande para o País. “O grande problema do País é que nós não sabemos quanto nós pagamos imposto. O cidadão não sabe quanto paga. É porque nós cobramos por dentro de forma acumulativa, está embutido no preço? E isso, de fato, traz um peso muito grande para o País. Nós vamos ter vários estudos. Inclusive apontam um crescimento econômico de alguns pontos porcentuais aí de 12 até 20%.”

Fonte: Agência Estado.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 20/11/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Eleitores argentinos no Brasil votam por defesa da democracia.


O Consulado Geral Argentino em São Paulo registrava movimentação bastante tranquila na manhã deste domingo (19), dia do segundo turno das eleições presidenciais do país vizinho. Ao contrário do registrado no primeiro turno, em outubro, não havia filas para ingressar no prédio. Em uma roda de conversa informal formada em frente ao local de votação, na avenida Paulista, argentinos residentes no Brasil debatiam sobre o novo governo.

São cerca de 23 mil cidadãos do país habilitados a votar no Brasil, na embaixada e nos dez consulados. Na capital paulista, os eleitores ouvidos pela reportagem disseram esperar que o próximo presidente argentino defenda e democracia e a civilidade em seu mandato.

“O importante é que a democracia ganhe a eleição. A Argentina está passando uma situação muito difícil, como a que a gente passou aqui no Brasil. Esperemos que triunfe a democracia, a dignidade e a civilização se imponham frente à barbárie”, disse o psicólogo argentino Hernán Siculer, que vive no Brasil há 22 anos.

Ele ressaltou que tem a expectativa que o novo governo fortaleça o estado e serviços públicos, como a saúde e a educação. “Que o estado argentino preserve a educação pública, preserve a saúde pública, e os direitos que foram sendo adquiridos nas décadas de 2000 e 2010 e que a partir do governo de [Mauricio] Macri foram se perdendo”, acrescentou.

Os dois candidatos à presidência da República argentina são Sergio Massa, atual ministro da Economia, e o ultradireitista Javier Milei. Ambos travam uma disputa acirrada em uma eleição que ocorre em um cenário de crise econômica, com inflação de 142,7% em 12 meses.

A professora argentina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), residente no Brasil há 36 anos, Graciela Foglia, concorda que a economia argentina não vai bem e que uma solução para a crise tem que ser encontrada pelo novo presidente. No entanto, ela diz temer uma interrupção dos 40 anos de democracia argentina.

Em Brasília, Argentinos puderam votar na embaixada do país. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
“Espero que melhorem as coisas, que diminua a inflação, que se devolva um pouco a paz no caos em que se está vivendo na Argentina. Eu entendo que as pessoas estejam cansadas, bravas, porque a economia não funciona, mas está em jogo muito mais do que isso, não é?”.

Já o professor Adrian Fanjul disse não ter grandes expectativas sobre o novo governo, e que seu voto foi no sentido de evitar que o fascismo tome o poder na Argentina. “O que seria bom para mim infelizmente nenhum dos candidatos vai fazer. O que deveria se fazer é romper com o Fundo Monetário Internacional e promover uma política de desenvolvimento. Infelizmente acho que nenhum dos candidatos vai fazer isso”, ressaltou.

Brasília
Julia Lupine é brasileira, mas por ser filha de argentinos tem direito ao voto. É a segunda vez que vota nas eleições argentinas. Na embaixada da Argentina, em Brasília, ela se mostrou apreensiva pela possibilidade de uma vitória da extrema direita, representada por Milei.

Para ela, a situação vivida pelo país vizinho atualmente se assemelha ao cenário eleitoral do Brasil em 2018, quando Jair Bolsonaro surgiu como nome da extrema direita e saiu vitorioso. “É difícil [a situação na argentina], porque a gente passou algo semelhante no Brasil. Estou com medo que a extrema direita vença. E acho que seria muito ruim para os direitos [da população]”.

*Colaborou Joédson Alves, repórter fotográfico da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil.

Javier Milei é eleito presidente da Argentina.


O libertário Javier Milei (foto) foi eleito presidente da Argentina no segundo turno das eleições presidenciais, na noite deste domingo, 19 de novembro. Sergio Massa admitiu a derrota e já ligou para o candidato libertário.

Com 94,09% das urnas apuradas, Milei tinha 55,80% e Sergio Massa, 44,19%.

Milei é eleito presidente da Argentina com uma plataforma radical, centrado na dolarização da economia argentina, com a abolição do peso e do Banco Central, assim como em cortes de gastos do Estado, historicamente inflado, mesmo comparado ao Brasil.

Ele chegou ao jogo político ao liderar as primárias, o pré-primeiro-turno, em agosto, com cerca de 30% dos votos, ou 7 milhões de votos, e manteve uma performance estável no primeiro turno, em 22 de outubro.

Milei ganhou apenas 800.000 votos entre as primárias e o primeiro turno.

Neste segundo turno, o libertário precisou moderar o discurso para angariar voto do eleitorado mais ao centro. Mesmo entre os eleitores originais de Milei, apenas 60% apoiavam a dolarização, um índice muito baixo.

Crucial para a moderação da campanha libertária foi o aliança com o ex-presidente Mauricio Macri e a sua ex-candidata e terceira colocada do primeiro turno, Patricia Bullrich.

Desde a formação da aliança, feita na surdina menos de três dias após o primeiro turno, Milei passou a moderar em seu discurso e negar que queira privatizar os sistemas de educação e de saúde ou cortar subsídios, um contraste com a primeira fase de sua campanha.

Algo a destacar foi o uso preponderante da palavra “esperança” na reta final da campanha para se contrapor à campanha do medo promovida por Massa.

O libertário usou aquela palavra em seu discurso de encerramento de campanha na Grande Buenos Aires, na cidade de Ezeiza, na quarta-feira, 15 de novembro, e também em conversa com jornalistas ao votar na tarde deste domingo.

Macri também usou o termo em uma de suas últimas entrevistas à televisão antes do segundo turno.

Apesar de ter terminado o primeiro turno atrás do peronista, que tinha obtido 36% dos votos na ocasião, analistas de opinião pública não acreditam que o libertário tenha virado a disputa.

“Milei sempre esteve na frente. Esta é uma eleição em que estruturalmente o voto de oposição sempre esteve na frente. Quem teria que virar esse cenário era o Massa”, diz Andrei Roman, CEO do instituto de pesquisa Atlas Intel, que previu a liderança de Massa no primeiro turno.

Somados, os votos de Milei e Bullrich no primeiro turno ultrapassavam os 50%.

Monitoramento interno da Atlas Intel na última semana da eleição identificava um cenário estável, com Milei a frente de Massa acima da margem de erro mas por pouco.

O libertário teve um crescimento ontem, sábado, 18 de novembro, que ficou dentro da margem de erro mas acima do visto no restante da semana.

“Essa movimentação do sábado [18] é um pouco maior, ainda dentro da margem, mas parece ser um fortalecimento relativo do Milei entre eleitores que estão decidindo de última hora”, disse Roman à reportagem horas antes do resultado.

Fonte: O Antagonista.

Lula participa nesta segunda da cerimônia ‘O Brasil pela Igualdade Racial’.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 20, às 10h, da cerimônia “O Brasil pela Igualdade Racial”, no Palácio do Planalto, por ocasião do Dia da Consciência Negra. Durante a solenidade, Lula assinará o segundo pacote pela igualdade racial, com um conjunto de 13 ações apresentadas pela ministra Anielle Franco em parceria com mais de dez ministérios e órgãos federais.

No Pacote pela Igualdade Racial, constam titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, edital, grupos de trabalho interministeriais, acordos de cooperação, e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à terra, à inclusão, à memória e à reparação.

Às 16h, o presidente participa da reunião de coordenação para a presidência do G20, no Palácio do Planalto. Às 17h30, ele recebe o escritor Fernando Morais.

Fonte: Agência Estado.