Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 15 de novembro de 2022

15/11/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Entenda por que 15 de novembro é feriado no Brasil

Pintada em 1893, por Benedito Calixto, o quadro "Proclamação da República" encena o cerco feito por Marechal Deodoro ao Visconde de Ouro Preto. (Benedito Calixto/Domínio Público).

Há 73 anos os brasileiros celebram no dia 15 de novembro o feriado da Proclamação da República. Foi o então presidente Eurico Dutra que, em 1949, decretou que nessa data, entre outras que também foram escolhidas como feriado nacional, houvesse folga para os trabalhadores. Apenas atividades absolutamente indispensáveis poderiam transcorrer como em dias normais.


No entanto, não é mistério para historiadores que a data, embora seja feriado nacional, seja a de menor lembrança para os brasileiros, se comparada com outras datas com o mesmo status, como o Dia da Independência ou o Dia do Trabalho. De acordo com a ferramenta de buscas do Google, o termo "Feriado" e a pergunta "O que se comemora em 15 de novembro?" são os mais buscados na internet brasileira.


O 15 de novembro faz alusão ao dia em que os militares derrubaram a monarquia, em 1889, e instituíram a república, expulsando a família real do Brasil. Naquela época, o então imperador Dom Pedro II, com 63 anos, vivia uma crise política com a insatisfação dos ex-escravistas, que se sentiam prejudicados com a abolição da escravatura, um ano antes, em 1888. Além disso, o império passava por dificuldade fiscal, devido aos gastos com a Guerra do Paraguai.


Em um golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que cercou o gabinete do então ministro da Fazenda, Visconde de Ouro Preto – que na prática era como um primeiro-ministro do império –, foi o ato final do desgastado regime monárquico.


O jornalista e escritor Laurentino Gomes é autor do livro "1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil". Para ele, a aparente "facilidade" com que se derrubou um regime e se deu início a outro na manhã de 15 de novembro, sem reação popular, sem tiros e sem protestos, reforça o mito de que as mudanças políticas ocorrem sempre de maneira pacífica no país. Mas não foi bem assim.


Além da pressão dos ex-escravistas, havia um intenso clamor de intelectuais republicanos pelo fim da monarquia para a construção de um futuro glorioso, com menos injustiça e mais oportunidades gerais. Massas pobres de analfabetos e recém-saídos da escravidão, viviam as promessas de que, a partir dali, agora os brasileiros teriam voz e voto.


Gomes acredita que a forma como se processou a troca de regime criou um fenômeno de indiferença coletiva com a tão sonhada República.


Aspas de citação

"O sangue que deixou de correr em 1889 verteu em profusão nos dez anos seguintes, resultado do choque entre as expectativas e a realidade do novo regime. No sul, os dois anos e meio de combates da Revolução Federalista (1893-1895) custaram a vida de mais de 10 mil pessoas. No sertão da Bahia, o sacrifício épico da vila de Canudos e de seu líder Antônio Conselheiro (1896-1897) resultou na morte de outras 25 mil pessoas"

Laurentino Gomes Jornalista e escritor.


A República instaurada em 1889 era bastante parecida com os últimos anos do Império. No lugar dos barões do café do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, entravam os fazendeiros do Oeste Paulista e de Minas Gerais. "Quem mandava era a mesma aristocracia rural que havia dado as cartas na época da Monarquia", escreveu Laurentino Gomes.


Na prática, a destituição da família real, personificada na figura de Dom Pedro II, foi uma medida conveniente para legitimar o novo regime, coordenado pela mesma aristocracia. As ideias republicanas, como os ideais de democracia e igualdade, não morreram por ali. Os motins que se deram durante o período da República Velha, até 1930, e durante a Era Vargas, que durou até 1945, são o tempero que dão sabor à chamada “República populista”, período que se estende de 1945 a 1964, e se completa da redemocratização pós-ditadura militar, de 1985 até a atualidade, a chamada “Nova República”.


Coincidência ou não, foi o primeiro presidente eleito de maneira democrática, Eurico Gaspar Dutra, escolhido com os votos de homens e mulheres – algo inédito até então no país – que assina o decreto que cria os primeiros feriados nacionais, para que os brasileiros pudessem reservar as ecumênicas datas religiosas do Natal (25/12) e do Ano Novo (01/01), assim como a celebração das conquistas que haviam até então, como o Dia do Trabalho (01/05), a Independência (07/09) e a Proclamação da República (15/11).

Fonte: A Gazeta.

Indivíduos furtam veículo gol 1996 de cor azul em Pitanga.

Imagem ilustrativa

Nesta data, o sr. ******, compareceu nesta cia e relatou que, por volta das 06h00min, deixou seu veículo vw gol de cor azul, placas agg-7316, ano 1996, estacionado no pátio do posto de saúde g3, localizado na rua conselheiro Zacarias esquina com a rua 21 de abril, centro. Ao retornar do seu trabalho, por volta das 15h30min, não encontrou mais o veículo no local. Segundo a vítima, comerciantes relataram a ele que, na manhã, entre 06h00min e 10h00min, dois indivíduos furtaram o veículo e evadiram-se sentido centro. Ele foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Moto é furtada no centro de Palmital.

Ás 10h00min compareceu neste pelotão a pessoa de ****** relatando que na data de 11/11/2022 estacionou sua motocicleta honda cg/titan 150 placas aoa-6i49 no posto de gasolina situado na av. Maximiliano vicentin, – centro e ao retornar poucos minutos depois deu por falta da mesma. **** não soube passar mais informações a respeito, apenas que a motocicleta de fácil ignição por meio de um botão. Diante dos fatos, foi lavrado o presente boletim e ele orientado dos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Loja de Manoel Ribas tem 5 aparelhos celulares furtados durante a madrugada.

Compareceu neste destacamento o sr ******, relatando que na madrugada dessa noite, por volta das 01h30min, a loja **** de sua propriedade foi furtada, relatou que foram subtraídos cinco celulares, Motorola one zoom, Motorola moto g31, Galaxy a22, Motorola moto g41 e um Samsung s20 se. Relatou que no local há câmeras, mas que no momento do furto não teve gravações.

Fonte: Polícia Militar.

Homem mata ex-mulher a facadas na frente da filha e é preso.


A Polícia Civil do Rio prendeu nesta segunda, 14, Bruno Nunes Magalhães, que confessou ter matado a ex-mulher, a fisioterapeuta Natalia Rodrigues Valentim, a facadas no Grajaú, na zona norte.

O assassino se apresentou à Polícia na 18ª DP (Praça da Bandeira) e confessou o crime. O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio expediu um mandado de prisão preventiva por feminicídio.

No sábado, 12, Magalhães atraiu Natalia ao antigo apartamento do casal, dizendo que a filha deles, de 9 anos, estava passando mal. Quando a fisioterapeuta chegou, atacou-a pelo menos sete vezes com uma faca, na frente da criança.

Policiais militares do 6º BPM foram chamados para o apartamento após o crime. Magalhães fugiu e depois se apresentou à Polícia.

Fonte: CGN.

Tiroteio mata três e fere dois em campus da Universidade.

Um tiroteio no campus da Universidade da Virgínia deixou três pessoas mortas e duas feridas, disse a polícia da universidade em um tuíte, acrescentando que o suspeito ainda está foragido e “armado e perigoso”.


A polícia da universidade identificou o estudante Christopher Darnell Jones como suspeito e afirmou que várias agências estavam envolvidas em uma busca ativa.


Notícias relacionadas:

EUA: tiroteio em escola no Missouri deixa 3 mortos, incluindo suspeito.Jones estava vestindo uma “jaqueta cor de vinho, jeans azul e sapatos vermelhos” e pode estar dirigindo um SUV preto, segundo as autoridades.


Um e-mail enviado ao corpo discente pelo vice-presidente da universidade recomendou que todos os alunos buscassem segurança e seguissem os comandos de abrigo no local, pois a situação permanecia ativa.


O tiroteio é o mais recente de uma onda de violência armada em faculdades e escolas dos EUA nos últimos anos. A violência tem alimentado o debate sobre restrições mais rígidas ao acesso a armas nos Estados Unidos, onde a Segunda Emenda da Constituição garante o direito de portar armas.

Fonte: Agência Brasil.

Corpo de homem é encontrado decapitado dentro de residência; cabeça não foi localizada.


Um homem de 46 anos foi encontrado morto em sua casa na comunidade de Alto Santa Lúcia, na zona rural de Coronel Vivida.

Segundo as primeiras informações, um senhor que é arrendatário da vítima, teria chegado na casa para pedir água no inicio da tarde e encontrou o corpo dele sem a cabeça.

Ele acionou a Polícia Militar que isolou o local e acionou a Polícia Civil, Criminalística e IML de Pato Branco, para onde o corpo foi encaminhado.

A cabeça não teria sido localizada. Segundo apurado, um outro homem que também morava na casa não foi localizado até o momento.

O misterioso caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: PP News/PB Urgente.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 15/11/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Polícia do Canadá prende cientista chinês acusado de espionagem.


A polícia do Canadá prendeu um cientista chinês empregado pela Hydro-Quebec, a maior empresa de eletricidade do país e que fornece energia à costa atlântica dos Estados Unidos, sob a acusação de espionagem para a China.

Hydro-Quebec e a Polícia Montada do Canadá anunciaram nesta segunda-feira, 14, a detenção de Yuesheng Wang, de 35 anos, sob a acusação de fraude para obter sigilos comerciais e outros crimes de segurança nacional, supostamente cometidos entre fevereiro de 2018 e outubro de 2022.

A empresa canadense, uma das maiores hidrelétricas do mundo, informou em comunicado que Wang é um cientista cujo trabalho se concentrava em materiais para baterias.

“Ele não teve acesso à informação relacionada com a missão central da Hydro-Quebec”, acrescenta o comunicado. Foi a empresa que alertou a Polícia Montada, em agosto deste ano, sobre as atividades criminosas do funcionário.

A Polícia Montada explicou que Wang publicou artigos acadêmicos em revistas científicas sem a permissão da Hydro-Quebec, empresa para a qual ele trabalhava desde 2016.

“Esta é a primeira vez que tal acusação foi registrada no Canadá”, disse o inspetor da Polícia Montada, David Beaudoin, sobre a acusação de espionagem sob uma lei de segurança da informação. Wang será levado a um tribunal na terça-feira.

Os veículos de comunicação canadenses observaram que Wang fez mestrado em engenharia de materiais pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências e, antes de trabalhar para a Hydro-Quebec, estudou na Universidade Queen Mary de Londres e na Universidade do Arkansas (EUA).

‘Interferência’

O anúncio da detenção de Wang ocorre em um momento em que o Canadá intensifica as denúncias de “interferência” chinesa no país.

Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly, acusou a China de ser uma “potência global cada vez mais disruptiva” com valores cada vez mais diferentes dos das democracias ocidentais e alertou as empresas canadenses para os riscos de trabalhar no país asiático.

Joly explicou em discurso que o Canadá revelará em dezembro um plano de ação asiático que inclui uma posição mais agressiva em relação à China.

No dia 7 de novembro, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, acusou a China de tentar interferir na democracia do Canadá e de dirigir uma campanha de interferência durante as eleições gerais de 2019.

A denúncia de Trudeau veio pouco depois da notícia de que o serviço secreto canadense avisou o governo que a China financiou vários candidatos ao Parlamento federal nas eleições gerais.

As relações entre o Canadá e a China estão tensas desde a detenção, em 2018, de uma executiva da Huawei por ordem dos Estados Unidos em Vancouver, e a detenção de dois canadenses por Pequim em aparente retaliação. Os três foram libertados no ano passado como parte de um acordo. 

FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

EUA e China reiteram posição contrária a guerra nuclear entre Rússia e Ucrânia.


Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14 , o presidente norte-americano, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, reiteraram posição contrária a uma guerra nuclear entre Rússia e Ucrânia. Segundo comunicado oficial enviado pela Casa Branca, a guerra nuclear “nunca deve ser travada e nunca pode ser vencida”.

Também na reunião – que ocorreu no âmbito da cúpula do G20 – Biden criticou a “ação agressiva” da China em Taiwan. “Os Estados Unidos se opõem a quaisquer mudanças unilaterais ao status quo por ambos os lados. O mundo tem interesse na manutenção da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan.”

O presidente norte-americano também expressou preocupações sobre a atividade da China em Xinjiang, Tibete e Hong Kong, e sobre direitos humanos de forma geral, segundo o comunicado.

Fonte: Agência Estado.

Correção: Alckmin diz que Lula não foi à COP-27 num jato emprestado por Seripieri


A nota publicada anteriormente continha um erro no título. Segue nota corrigida.

O coordenador do governo de transição e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) negou nesta segunda, 14, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja viajando para o Egito em um avião emprestado pelo empresário José Seripieri Junior.

“A informação que eu tenho é que não é emprestado (o avião). O proprietário está indo junto para a COP. Ele também vai participar da COP, está indo junto. Não tem empréstimo. Estão indo juntos no mesmo avião. Estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas, ambientais, todos juntos”, disse, durante entrevista coletiva em São Paulo.

Fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp, Seripieri foi preso em uma Operação da PF em junho de 2020, que apurava supostos pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra (PSDB). O empresário foi solto quatro dias depois.

Fonte: Agência Estado.