Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

18/11/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Jovem de 22 anos tem mandado de prisão cumprido em Guarapuava pelo artigo 217 do CP.


A equipe rádio patrulha em patrulhamento efetuou abordagem a pessoa posteriormente identificada como masculino, 22 anos em busca pessoal no abordado nada de ilícito foi localizado porém em consulta operacional via sistema SESP/Intranet foi constatado contra o abordado o mandado de prisão pelo crime previsto no artigo 217. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao abordado e encaminhado até a Delegacia. 

Fonte: Polícia Militar.

Programa para criação de filhos antirracistas é lançado por organizações brasileiras. Entenda este programa:


De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto ETHOS, apenas 8% das companhias brasileiras promovem ações para afrodescendentes.

A Filhos no Currículo, consultoria que auxilia empresas na criação e na revisão de políticas parentais, e o coletivo Pais Pretos Presentes, rede de apoio para todos que lidam com o desafio de criar ou educar pessoas pretas, se unem para criar o primeiro programa sobre a criação de filhos antirracistas nas organizações. A parceria inclui programas que capacitam lideranças e seus colaboradores a não só refletirem sobre a diversidade dentro do ambiente de trabalho, mas também dentro de suas casas.

Para Camila Antunes, cofundadora da Filhos no Currículo e especialista em parentalidade, criar filhos antirracistas é formar pessoas e futuros profissionais que terão a diversidade e a inclusão internalizadas desde sua formação.

Entre as propostas do programa está a criação de pautas que sejam sustentadas no ambiente de trabalho, que incitem os colaboradores a transmitir para seus filhos ou enteados assuntos como a ancestralidade africana, oportunidades de acesso e permanência em cargos para negros, espaços e oportunidades de poder, decisão e crescimento profissional, além do envolvimento de pessoas não negras na luta contra comportamentos, expressões e posicionamentos racistas. Segundo Camila, pesquisas, trilhas de conteúdo e rodas de conversas com especialistas serão utilizados para trabalhar o conteúdo.

Para Humberto Baltar, cocriador do Pais Pretos Presentes, a palavra de ordem é intencionalidade. “Uma empresa que dá palco para esse tipo de discussão está trazendo essa intencionalidade para a vida dos colaboradores, principalmente os brancos, que talvez nunca tenham considerado o assunto dentro de suas casas”, destaca.

Criar NA diversidade

Baltar frisa a relevância de criar filhos NA diversidade e não PARA a diversidade. Ele conta que é comum aos pais abordar o racismo apenas quando a criança presencia alguma situação de preconceito, quando o caminho seria estimular a conversa no dia a dia.

“Os pais não sabem onde buscar material e referências sobre o racismo, que sejam base para uma conversa em casa, e nem se sentem preparados para dialogar sobre isso. Também não buscam orientação diretamente com pessoas pretas de como tratar o assunto. Inclusive, muitos pais pretos ou de crianças pretas jamais receberam informações sobre ancestralidade africana em suas vidas”, explica.

De acordo com os parceiros da Filhos no Currículo e do coletivo Pais Pretos Presentes, um dos objetivos da iniciativa será motivar esses pais de crianças, sejam elas brancas ou pretas, a estimular o acesso delas a conteúdos que trazem personagens pretos em papel de protagonismo já que, quando aparecem, normalmente são em papéis secundários ou menos importantes.

“Tratar o assunto por meio de músicas, livros, filmes, peças de teatro ou de uma história antes de dormir vai permear o imaginário dos nossos filhos, principalmente até os seis anos de idade, quando eles ainda não têm criticidade para uma conversa mais aprofundada. A partir dessa idade, já é possível expor que existem diferenças na forma em que brancos e pretos são tratados pela sociedade, além disso, tornar claro para as crianças pretas seu espaço de poder e decisão no mundo, e ensinar filhos brancos a questionarem e a defenderem abordagens racistas quando acontecerem com seus amigos pretos”, destaca Camila.

Baltar aponta a necessidade de verificar se a escola do seu filho possui temáticas étnico-raciais e de diversidade na grade escolar, sobretudo sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, e outras referências, que não sejam apenas a escravidão – a Lei 10.639/03, de 2003, estabelece obrigatório o ensino de "história e cultura afro-brasileira" nas disciplinas dos ensinos fundamental e médio, oficiais e particulares.

“Cerca de 72,9% de desempregados no Brasil e 71,7% dos jovens fora da escola são negros (IBGE). Isso precisa ser mais abordado como uma pauta dos gestores. Um problema estrutural e multifatorial, como o racismo, demanda uma solução interdisciplinar e intersetorial, envolvendo as famílias, escolas, órgãos independentes e as empresas. Temos expectativas altas quanto ao interesse das lideranças em tratar o tema com um olhar abrangente, envolvendo os colaborados e a responsabilidade delas na criação de futuros brasileiros antirracistas”, frisa ele.

“Parentalidade é um caminho para tratar todos os assuntos e dilemas que permeiam a sociedade, afinal, quem não tem filhos, é filho de alguém, ou convive com crianças. Portanto, é um assunto que toca todas as pessoas. Estamos falando de um dos caminhos pelo qual as empresas podem tratar pautas sensíveis como machismo, equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, além, é claro, de racismo - tema ainda pouquíssimo presente nas pautas corporativas já que apenas 8% das empresas brasileiras promovem ações voltadas para afrodescendentes, segundo a pesquisa BID.  São temáticas fundamentais que precisam ser levantadas dentro das organizações”, completa Camila.

Fonte: Assessoria com UpperPR.

PRF apreende maconha na lataria de veículo Gol na BR 277.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu maconha no início da noite desta quinta-feira (17). 


A droga estava na lataria de um veículo Gol. Os policiais passavam por Santa Tereza do Oeste, quando na BR-277 avistaram o carro que seguia sentido Cascavel, momento em que houve a abordagem. 


Um casal que estava no carro foi preso. A mulher tem 31 anos e é gestante, já o homem tem 32 anos. 


O casal disse que pegou a droga em Foz do Iguaçu e levaria para Curitiba. 


Eles foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Cascavel. 


Os 36 tabletes de maconha foram apreendidos e totalizaram 25 quilos. 

Fonte: Catve.com.

Massacre do Carandiru: STF encerra processo e policiais podem ser presos.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, reconheceu nesta quinta-feira, 17, o trânsito em julgado de duas decisões que mantiveram a sentença do Superior Tribunal de Justiça de restabelecer as condenações de policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru – quando 111 presos do Pavilhão 9 da Casa de Detenção, em São Paulo, foram mortos após uma rebelião no dia 2 de outubro de 1992.


O certificado de trânsito em julgado significa que não podem mais ser questionados dois despachos de autoria de Barroso – um negando tentativa da defesa dos PMs de derrubar as sentenças e outro negando pedido do Ministério Público de São Paulo por considerar que a solicitação já havia sido atendida pelo STJ.


Os despachos do magistrado foram assinados nesta quarta-feira, 16, um dia depois da morte do ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho, que chefiava o Executivo estadual quando ocorreu a chacina no antigo presídio na zona norte de São Paulo.


Barroso determinou ainda a remessa dos autos para o Tribunal de Justiça paulista. A avaliação de fontes ligadas ao Ministério Público é a de que a Corte paulista pode até expedir mandados de prisão contra os 74 policiais militares condenados pelo Tribunal do Júri a penas que vão de 48 anos a 624 anos de prisão pelo assassinato dos presos. O TJ vai analisar uma apelação dos agentes e estabelecer as penas – sendo que de tal decisão pode caber recurso.


Os policiais foram considerados coautores das mortes nos andares em que cada fração de tropa atuou. As penas mais altas foram para os homens da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que ocuparam o terceiro pavimento (segundo andar) do Pavilhão 9, onde 73 dos 111 presos foram mortos.


Com a decisão de Barroso, encerrou-se a tramitação do caso no Supremo, que analisava dois recursos extraordinários com agravo. Um deles, interposto pelo Ministério Público de São Paulo, pedia ao Supremo o restabelecimento da condenação dos policiais.


Em agosto, o ministro considerou que a solicitação estava prejudicada, já que o Superior Tribunal de Justiça havia derrubado a absolvição dos PMs. Já o outro questionamento foi feito pela defesa dos policiais, impugnando a decisão do STJ. Barroso negou tal recurso também em agosto, por questões processuais.


A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça deve julgar a apelação criminal dos acusados na próxima terça-feira, 22, depois que o Superior Tribunal de Justiça anulou a decisão do colegiado que absolvera os réus. A Corte superior revalidou seis julgamentos do 2º Tribunal do Júri de São Paulo, que condenaram os policiais.


Com a decisão unânime da 5ª Turma do STJ dada em 2021 e, agora, com os despachos de Barroso, a condenação dos réus se tornou definitiva e não pode mais ser discutida pelo Poder Judiciário, cabendo aos desembargadores da 4ª Câmara Criminal do TJ paulista decidirem os desdobramentos da sentença, inclusive a pena e o regime de prisão a serem impostos aos PMs pelo massacre. O caso é o 6º item da pauta dos desembargadores.


O procurador Maurício Ribeiro Lopes pretende pedir a manutenção das condenações dadas pelo júri. Os jurados consideraram existir o dolo de matar para cada um dos casos como ações autônomas – o chamado concurso material, o que fez com que as penas finais fossem a soma das sanções para cada homicídio imputado aos réus.


A defesa requer a diminuição das penas, para que seja considerado que houve uma única ação com várias vítimas, o chamado concurso formal. Tal contexto faria a pena ser a correspondente ao do homicídio qualificado (12 anos), podendo ser acrescida de um terço a dois terço dos demais crimes.


O Estadão procurou o TJ para saber se a decisão de Barroso provocará a expedição imediata dos mandados de prisão, mas até agora não obteve resposta. A reportagem apurou que os desembargadores pretendem deixar essa decisão para a sessão de terça-feira.

Fonte: CGN.

Bombeiro que atuou em Brumadinho é assassinado por traficantes no Rio.


Um oficial do Corpo de Bombeiros condecorado por sua atuação na tragédia de Brumadinho foi morto por traficantes em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde morava. O major Wagner Luiz Melo Bonin, de 42 anos, foi sequestrado e seu corpo carbonizado pelos criminosos. 

Investigações da Polícia Civil apontam que o militar estaria de dentro de seu carro, fotografando barricadas montadas por bandidos e foi descoberto pelos traficantes de drogas que agem na região. Bonin era lotado no Grupamento de Operações Aéreas (GOA). O militar também era formado em enfermagem e transportava, nos helicópteros da corporação, órgãos para pessoas que estavam nas filas de transplante.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 19h, policiais da corporação foram informados de que um carro com as mesmas características do veículo utilizado pelo militar estaria na região do Parque Colúmbia, na Pavuna, zona norte do Rio. Policiais do 41º BPM (Irajá) foram à Rua Ibirubá, onde localizaram um corpo carbonizado no banco de trás do carro.

Informações recebidas pela polícia, indicam que a esposa do oficial entrou em contato com o comandante do grupamento onde ele era lotado após estranhar a demora do marido em voltar para casa. Ela conseguiu visualizar fotos feitas por Bonin por meio de um acesso remoto de mensagens enviadas para um número não registrado nos contados da corporação. As imagens mostram pessoas e uma barricada do tráfico de drogas em local não identificado.

Pesar

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro manifestou pesar pelo falecimento do major Bonin: “A corporação se solidariza e deseja as mais sinceras condolências a parentes e amigos do militar, que desde 2002 integrava as fileiras da corporação”.

“Nossa eterna continência a este eterno herói por todo o trabalho realizado em prol da sociedade, no cumprimento do juramento, honrando a missão de Vida Alheia e Riquezas Salvar. O major Wagner Bonin jamais será esquecido. Toda a tropa está de luto”.

A nota diz ainda que a corporação confia na Polícia Militar e na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para esclarecer as circunstâncias do crime e prender os responsáveis.

Fonte: Agência Brasil.

Fifa anuncia medidas para reprimir discurso de ódio nas redes sociais.


A Fifa está laçou um novo serviço para reprimir o discurso de ódio e a discriminação nas redes sociais durante a Copa do Mundo, anunciou a entidade que comanda o futebol mundial.

O Serviço de Proteção de Mídias Sociais irá impedir que os jogadores vejam mensagens abusivas em seus telefones nos vestiários após as partidas.

Notícias relacionadas:
Fifa pede que países da Copa do Mundo “foquem no futebol” no Catar.A Fifa irá monitorar contas de redes sociais de todos os participantes da Copa do Mundo ao filtrar comentários abusivos, discriminatórios e ameaçadores e reportando-os para as redes sociais e autoridades legais.

“A Fifa está comprometida em providenciar as melhores condições possíveis para que os jogadores desempenhem o melhor de suas habilidades”, disse o presidente da entidade, Gianni Infantino.

“Na Copa do Mundo do Catar 2022 estamos felizes em lançar um serviço que irá ajudar a proteger os jogadores dos efeitos prejudiciais que as publicações de redes sociais podem causar à saúde mental e ao bem-estar dos atletas”, acrescentou.

Equipes, jogadores e outros participantes individuais também poderão optar por um serviço de moderação que irá esconder instantaneamente os comentários abusivos e ofensivos no Facebook, Instagram e YouTube, impedindo que eles sejam vistos pela pessoa que os recebeu e seus seguidores.

Um relatório publicado pela Fifa neste ano revelou que mais da metade dos jogadores da Eurocopa e da Copa das Nações Africanas no ano passado receberam comentários abusivos e discriminatórios online.

Fonte: Agência Brasil.

Ônibus com trabalhadores e carro se envolvem em acidente com morte na BR 369.


Uma pessoa morreu e oito ficaram feridos em acidente entre carro e ônibus ocupado por trabalhadores no km 446, da BR 369, em Ubiratã (PR), na tarde desta quinta-feira (17).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro morreu no local após invadir a pista contrária.

O condutor bateu o automóvel contra o ônibus que transportava os funcionários para o abatedouro de frangos da Unitá Cooperativa Central.

Após a batida, o Volkswagen Golf ficou destruído e o ônibus tombou em uma lavoura, às margens da rodovia. O trânsito ficou lento e longas filas foram formadas por conta do acidente.

Fonte: Catve.com.




Homem fica ferido no acidente entre Fusca e picape na PR 491.


Homem ficou ferido em um acidente entre carro e picape na manhã desta quinta-feira (17), na PR 491 em Nova Santa Rosa, no trevo de acesso ao distrito de Alto Santa Fé.

Segundo informações repassadas para a equipe de reportagem, o Volkswagen Fusca seguia sentido interior da cidade e a Chevrolet Montana trafegava sentido Maripá, momento em que aconteceu a batida.

Com a força do impacto, o Fusca invadiu a rodovia e parou as margens da pista em uma valeta de escoamento de água. A Montana parou do outro lado da rodovia, em um barranco.

A picape teve os dois airbags abertos e o condutor não sofreu ferimentos. O motorista do carro foi encaminhado para o hospital com ferimentos leves no nariz.

A rodovia precisou ser interditada meia pista devido ao grande fluxo de veículos naquele ponto.

Fonte: Catve.com

Caminhão carregado com cigarros contrabandeados tomba na PR 182.


Na manhã desta quinta-feira (17), um caminhão Volkswagen, placas Mercosul, do estado de São Paulo, tombou nas proximidades do Portal de Maripá na PR 182 sentido Toledo.

No baú havia 400 a 500 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, o número exato deve ser divulgado em nota da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ainda nesta quinta-feira, o condutor fugiu em meio a uma lavoura de soja as margens da rodovia.

A carga foi baldeada para uma carreta para que o produto de contrabando seja encaminhado a Receita Federal em Guaíra juntamente com o caminhão.

Segundo informações obtidas pela reportagem, o veículo não tem registro de furto ou roubo.

Várias viaturas da PRF e uma viatura da Receita Federal permanecem no local, aguardando o final da ocorrência.

A PRF não informou se o condutor perdeu o controle da direção ou tombou durante perseguição policial.

Fonte: Assessoria.




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 18/11/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Guido Mantega pede desligamento da equipe de transição.


O ex-ministro Guido Mantega comunicou, nesta quinta-feira (17), sua renúncia ao trabalho voluntário na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O afastamento foi confirmado no fim da tarde. Segundo a assessoria do governo de transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador-geral dos trabalhos, telefonou para o ex-ministro e “o agradeceu pela colaboração, cooperação e gesto de desprendimento”.

Notícias relacionadas:

Lula começa a analisar na próxima semana indicações de ministros.Transição vai propor revogação dos decretos de armas.Mantega responde a procedimento administrativo do Tribunal de Contas da União (TCU) que o proíbe de exercer cargos públicos. A investigação se refere à suposta postergação de pagamento de despesas do governo quando foi ministro, no caso que ficou conhecido como pedaladas fiscais e que foi uma das bases do processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. 

Fonte: Agência Brasil

Gabriel Monteiro tem pedido de liberdade negado pela Justiça do Rio.


A Justiça do Rio negou pedido de liberdade ao ex-vereador e youtuber Gabriel Monteiro, preso preventivamente desde o dia 7 deste mês, acusado de estuprar uma jovem, de 23 anos, que conheceu na reinauguração de uma boate no dia 15 de julho deste ano. O habeas corpus foi rejeitado pelo desembargador Claudio de Oliveira Junior, da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O processo tramita em segredo de justiça.

A decisão da prisão foi do juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio. O magistrado determinou a apreensão de armas de fogo e de celulares do acusado. Em depoimento à polícia, a jovem disse que após conhecer Monteiro na boate, ele a convidou para que fosse à casa de um amigo dele, no bairro do Joá, onde o crime foi praticado. No depoimento, ela contou que o ex-vereador a constrangeu, ao lhe apontar uma arma antes das relações sexuais, e que a agrediu com tapas no rosto durante o encontro.

Cassação
Notícias relacionadas:
Ex-vereador Gabriel Monteiro é transferido para presídio no Rio.Justiça mantém prisão do ex-vereador Gabriel Monteiro.Justiça do Rio decreta prisão preventiva de Gabriel Monteiro.Gabriel Monteiro teve o mandato cassado em 18 de agosto, por quebra de decoro parlamentar. Assédio sexual e moral, tentativas de estupro foram algumas das acusações ao ex-vereador. A sessão  durou seis horas e meia. O placar final foi de 48 votos favoráveis à cassação e 2 votos contrários. Era necessário um mínimo de 34 votos, do total de 50 parlamentares presentes. 

Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com menor de idade em um shopping, agressão contra morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet. 

Também houve, durante os trabalhos da Comissão de Ética, denúncias de assessores do vereador de importunação sexual e estupro, mas esses crimes, como não faziam parte da denúncia inicial, não foram inseridos no relatório final.

O vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara, leu parte do relatório aprovado, pedindo a cassação do mandato. Alencar disse que vídeos foram editados de forma a abusar de pessoas vulneráveis. “A filmagem da relação sexual com uma menor de idade, à época com 15 anos de idade, choca a todos. O vídeo é impublicável, com agressão física à mulher. Isso está filmado”, afirmou o relator. “A conduta do vereador, de filmar cenas de sexo com menores é crime. Está no Estatuto da Criança e do Adolescente. É crime fotografar, filmar cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes. Armazenar vídeo, fotografia, com cena de sexo explícito, é crime. Os vídeos têm diálogos estarrecedores”.

Fonte: Agência Brasil.

Coreia do Norte dispara míssil no Mar do Japão após ameaçar resposta ‘feroz’.


A Coreia do Norte disparou, nesta quinta-feira, 17, um míssil balístico de curto alcance no Mar do Japão (chamado de Mar do Leste nas duas Coreias), poucas horas depois de a chanceler norte-coreana, Choe Son-hui, ter ameaçado dar uma resposta mais “feroz” a medidas conjuntas envolvendo Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Em comunicado breve, as Forças Armadas da Coreia do Sul informaram que os militares captaram o míssil nos sistemas de defesa por volta das 10h48 (horário local). O projétil voou por cerca de 240 km. Ainda segundo o exército sul-coreano, após o lançamento, a Coreia do Sul e os EUA mantiveram uma conversa para reafirmar a defesa conjunta na região.

Esse lançamento foi o primeiro disparo de míssil balístico da Coreia do Norte em oito dias, o mais recente em sua série de testes nos últimos meses.

Ele vem em resposta a diálogos mantidos por Yoon Suk-yeol, Fumio Kishida e Joe Biden no domingo, quando concordaram em tomar “medidas decisivas” para alcançar a desnuclearização completa da Coreia do Norte e exibiram seu compromisso de fortalecer a chamada “dissuasão estendida”, que consiste no envio de ativos estratégicos dos EUA para as proximidades da Península Coreana, de uma “maneira coordenada e conforme necessário”, com base nas ações do regime do Norte.

“Quanto mais os EUA estiverem na oferta reforçada de dissuasão estendida a seus aliados e quanto mais eles intensificarem atividades militares provocativas e blefantes na Península Coreana e na região, mais feroz será a contra-ação militar da Coreia do Norte, em proporção direta”, disse a chanceler norte-coreana, Choe Son-hui. “Isto representará uma ameaça mais séria, realista e inevitável para os EUA e suas forças vassalas sobre o qual certamente irá se arrepender”, acrescentou.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul respondeu à ameaça e enfatizou que o propósito da cúpula trilateral era coordenar uma resposta conjunta para conter e deter o avanço das ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. O porta-voz Moon Hong Sik disse a repórteres que a cooperação de segurança entre Seul, Washington e Tóquio estava contribuindo para solidificar uma dissuasão estendida dos EUA a seus aliados.

O lançamento também coincide com a visita do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, à vizinha Coreia do Sul, e ocorre depois de o regime de Pyongyang ter disparado cerca de trinta mísseis no início de novembro em resposta a grandes manobras aéreas de Seul e Washington, que aumentaram a tensão na região.

A Coreia do Norte manteve o discurso de que alguns dos testes recentes eram simulações de ataques nucleares contra alvos sul-coreanos e norte-americanos. Especialistas dizem que o Norte acabaria querendo aumentar sua capacidade nuclear para arrancar maiores concessões de seus rivais.

A tensão na península atinge níveis sem precedentes devido aos repetidos testes de armas norte-coreanos, às manobras dos aliados e à possibilidade de que, conforme indicam os satélites, o regime de Kim Jong-un já esteja pronto para realizar seu primeiro teste nuclear desde 2017. Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul reforçam a tese de que o Norte concluiu os preparativos para conduzir uma explosão de teste nuclear.

Especialistas dizem que o teste, se feito, teria como objetivo desenvolver ogivas nucleares para serem colocadas em mísseis de curto alcance capazes de atingir alvos importantes na Coreia do Sul, como bases militares dos EUA. Eles dizem que a Coreia do Norte pretende, em última análise, usar seu arsenal reforçado como uma alavanca para pressionar os Estados Unidos a fazer concessões em futuras negociações e reconhecê-lo como um Estado nuclear.

O lançamento de quinta-feira ocorreu um dia depois que os membros do G20 terminaram a cúpula na Indonésia. O encontro foi amplamente ofuscado por outras questões, como a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Mas Biden e o presidente sul-coreano, Dent Yoon Suk Yeol, usaram reuniões bilaterais com o presidente chinês Xi Jinping para levantar a questão da Coreia do Norte.

Em suas respectivas conversas bilaterais com Xi, Biden observou que todos os membros da comunidade internacional têm interesse em encorajar a Coreia do Norte a agir com responsabilidade, enquanto Yoon pediu que a China desempenhe um papel mais ativo e construtivo ao lidar com as ameaças nucleares norte-coreanas.

A China, o último grande aliado do Norte e sua maior fonte de ajuda estrangeira, é suspeita de evitar aplicar totalmente as sanções das Nações Unidas ao país e enviar assistência clandestina para ajudar o vizinho empobrecido a se manter à tona e continuar a servir como um baluarte contra as influências dos EUA na península coreana.

FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

Presidente da China alerta sobre possibilidade de nova ‘Guerra Fria’.


O presidente da China, Xi Jinping, advertiu nesta quinta-feira, 17, sobre a possibilidade de uma nova “Guerra Fria” e tentativas de desmantelar redes de fornecimento construídas nas últimas décadas, convocando uma cooperação fortalecida e progresso na conquista da visão criada pela Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), de uma economia aberta na região.

“A economia global enfrenta uma grande pressão de declínio e crescentes riscos de recessão”, afirmou Xi Jinping em observações escritas distribuídas pela conferência.

Os líderes da Apec se encontram formalmente em sessões a portas fechadas na sexta-feira e no sábado. Para alguns, será a terceira oportunidade de conversar pessoalmente nas últimas duas semanas.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também deve comparecer no lugar do presidente Joe Biden, que irá realizar o casamento de sua neta na Casa Branca.

Líderes de 21 países-membros da Apec apontaram a guerra na Ucrânia, grandes disputas de poder, inflação, crise climática e combate à pandemia como os principais pontos de enfrentamento na costa do Pacífico. As discussões aconteceram durante três reuniões consecutivas em um local fortemente vigiado de Bangcoc, capital tailandesa.

A guerra da Ucrânia, que elevou radicalmente os preços de alimentos e energia, rompeu redes de fornecimento e atrapalhou a recuperação global após a pandemia, é desafio para os esforços de consenso da Apec, já que há discordâncias entre seus membros sobre mencionar ou não o conflito.

“Nuvens sombrias se agigantam se não estivermos preparados”, observou o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr, que também expressou alívio com a volta das reuniões presenciais para “conduzir negócios da maneira que sabemos ser mais eficiente e produtiva”.

FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

Otan e Polônia atribuem explosão à Ucrânia e isentam Moscou de ataque.


Autoridades da Polônia e da Otan afirmaram nesta quarta, 16, que o míssil de fabricação russa que explodiu e matou duas pessoas em território polonês provavelmente foi disparado pela Ucrânia, em um incidente classificado pelo presidente polonês, Andrzej Duda, como “infeliz”. Naquele momento, forças de Kiev revidavam um bombardeio da Rússia que mirava sua rede elétrica.

A Ucrânia, que já fez parte da União Soviética, possui armamento de fabricação soviética e russa, incluindo mísseis de defesa aérea. O país também apreendeu muitas outras armas russas enquanto repelia as forças de invasão do Kremlin.

Especialmente no dia da explosão, as defesas aéreas ucranianas trabalharam furiosamente contra o ataque russo que mirou as instalações de geração e transmissão de energia, incluindo na região oeste da Ucrânia que faz fronteira com a Polônia. Os militares da Ucrânia disseram que 77 dos mais de 90 mísseis disparados foram derrubados, juntamente com 11 drones.

O centro de estudos Institute for the Study of War, com sede em Washington, afirmou que a derrubada de tantos mísseis russos pela Ucrânia ilustra a melhoria nas defesas aéreas ucranianas desde que foram reforçadas com sistemas fornecidos pelo Ocidente.

Alerta

Após a Polônia elevar seu alerta militar ao grau máximo com a confirmação da morte de duas pessoas em uma área de plantação de grãos na cidade de Przewodow, países membros da Otan e autoridades polonesas fizeram declarações públicas reduzindo o nível de tensão. Duda afirmou que “muito provavelmente” o míssil que atingiu seu país foi disparado por Kiev praticamente isentando Moscou de ter realizado um ataque direto.

Desde que o incidente foi confirmado, autoridades ocidentais adotaram um tom cauteloso sobre um possível ataque direto da Rússia ao bloco, o que exigiria uma resposta graças ao acordo de defesa coletiva.

Ainda na noite de terça-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que era improvável que o projétil tivesse sido disparado de território russo.

Antes mesmo das declarações dos líderes da Otan, o Kremlin elogiou o que classificou de reação comedida dos EUA sobre o caso, denunciado a histeria de funcionários de alto escalão de vários países. “A Rússia não tem nada a ver com o incidente na Polônia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Embora as declarações reduzam as tensões, o presidente polonês disse que Moscou tinha responsabilidade pelo incidente. “A Ucrânia se defendeu – o que é óbvio e compreensível – também disparando mísseis cuja tarefa era derrubar mísseis russos”, disse. “Portanto, estávamos lidando com um embate gravíssimo causado pelo lado russo, assim como todo o conflito. A queda (do míssil) com certeza é provocada pelo lado russo”, disse Duda.

No mesmo sentido, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que a aliança militar não tem indícios de um ataque deliberado à Polônia, mas se negou a livrar a Rússia de culpa. “Nossas análises preliminares sugerem que o incidente foi provavelmente causado por um míssil do sistema de defesa aérea ucraniano para defender o país de mísseis russos”, disse Stoltenberg após uma reunião de emergência da Otan.

Desmentido

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia negou que um de seus mísseis estivesse envolvido na explosão, que o presidente Volodmir Zelenski chamou de “escalada” da Rússia.

O secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, solicitou “acesso imediato” ao local da explosão no leste da Polônia. Danilov afirmou que a Ucrânia queria um estudo conjunto do incidente, e acrescentou que espera que os aliados forneçam as informações que serviram de base para suas conclusões.

A explosão em solo polonês ocorreu enquanto líderes do G-20 realizavam uma cúpula em Bali, na Indonésia. Ao final do encontro, as autoridades divulgaram um comunicado conjunto com uma condenação da maioria dos países à guerra na Ucrânia. 

Fonte: Estado de S. Paulo.