Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

12/09/2022 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Briga com faca deixa dois homens feridos e um sem dedo em Pitanga.



Na data de 11/09/2022 às 22h46min entrou em contato via central 190 a secretaria do Hospital São Vicente de Paula e informou que teria dado entrada dois masculinos com lesões provenientes de arma branca. Deslocado até o hospital e identificado a vítima um homem de 37 anos com um corte profundo no antebraço direito e um dedo da mão direita decepado. O outro masculino foi identificado sendo um homem de 30 anos, o qual tinha lesões superficiais no braço esquerdo e rosto também provenientes de arma branca. O homem de 37 anos relatou que teve uma desinteligência com o masculino e 30 anos no interior de um clube, e que após saírem para parte externa, este teria desferido golpes com uma faca juntamente com outro masculino. Já o homem de 30 anos relatou a equipe policial que o motivo da agressão foi pelo fato de uma briga antiga e que quem estaria junto com ele seria um outro masculino. Relatou também que a faca utilizada na agressão estaria em seu veículo estacionado no hospital sendo realizada busca veicular no fiat uno cor branca e localizada no assoalho do banco do passageiro uma faca com manchas de sangue marca "case" com 25cm de lâmina. Confeccionado laudo de lesão corporal pela médica plantonista onde informou que a homem de 37 anos permaneceria internado e seu dedo seria amputado, e o homem de 30 anos, seria liberado. Diante dos fatos, foi apreendida a arma branca e dado voz de prisão a o homem de 30 anos sendo encaminhado até a 45ª DRP de pitanga com o uso de algemas para evitar o risco de fuga. Obs.: por orientação da polícia civil a equipe policial encaminhou o preso até a delegacia de Manoel Ribas devido não haver cela vaga. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem embriagado é pego dirigindo moto em Nova Tebas e acabou preso pela PM.



Na data de 11/09/2022 por volta das 21h30min. Durante patrulhamento pela comunidade do catuporanga foi visualizado uma motocicleta Honda cbx 250 twister de cor branca o qual fora abordado e identificado o condutor como um homem de 30 anos o qual ao desembarcar da motocicleta apresentou alguns sintomas de embriaguez tais como dificuldade no equilíbrio, fala enrolada, olhos avermelhados, que indagado se havia ingerido bebida alcoólica o mesmo relatou que não, mas era de conhecimento desta equipe que no período da tarde o mesmo estava em um bar da cidade ingerindo bebidas alcoólicas (cerveja) e agora no final da tarde estava na festa na comunidade de barreirinho. Desta forma foi oferecido para o abordado o teste etilo-métrico aparelho etilo-métrico elec-baf-300 que sem qualquer tipo de coação física, moral ou psicológica aceitou fazer o teste do sopro que resultou em 0,40 mg/l. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao mesmo pelo art. 306 do CTB, o qual foi conduzido para a delegacia de polícia civil de Manoel Ribas para procedimentos. A motocicleta por não ter apresentado condutor habilitado foi recolhida ao pátio do DPM de Nova Tebas. 

Fonte: Polícia Militar.


Homem de 51 anos é esfaqueado com canivete em bar de Palmital.


Na data de 11/09/2022 por volta das 22h10min, após várias ligações via 190, dando conta de que uma pessoa havia sido esfaqueada, e estava caído em via pública, foi deslocado até a rua gov. Parigot de souza, em um bar, onde na chegada da equipe a ambulância do município já estava transportando o masculino ferido até o pronto atendimento, após deslocado ao posto de saúde e qualificado a vítima como sendo um homem de 51 anos, o qual estava com ferimento perfuro cortante na região do tórax advindo de arma branca “canivete”, prestado o atendimento pelo médico de plantão e na sequência transferido para o hospital  de pitanga para melhores atendimentos, a arma branca “canivete”, foi apreendida e na sequência entregue na 44º sdp de palmital. Feito diligências e abordagens a fim de encontrar o autor do fato, até o momento sem êxito, assim como indagado a própria vítima que estava consciente e também populares onde ninguém soube precisar quem seria o autor do fato. 


Fonte: Polícia Militar.

Polícia Militar prende homem de 31 anos o qual agrediu a ex-mulher na frente de um bar e Guarapuava.


Relatou a solicitante, mulher, 29 anos, que estava em um bar quando viu seu ex marido masculino, 31 anos, do qual ela é separada, do lado de fora do bar, sendo que esta tentou correr para não ser agredida, devido a casos anteriores de agressões por parte do autor, porém ele a cercou na rua em frente ao bar e começou agredir a mesma com socos e chutes e que também a acertou com uma madeira na perna rasgando sua calça. O autor estava embriagado e segundo a vítima no momento que o mesmo estava agredindo ela outros frequentadores do bar foram ao seu socorro. Relata a vítima que não é a primeira vez que sofre agressões físicas bem como ameaças de morte por parte do autor. Foi dado voz de prisão ao autor este veio a investir contra a equipe, não acatando as ordens policiais de abordagem onde se fez necessário uso de força moderada e controle de contato. Diante dos fatos foram conduzidas as partes até a Delegacia para as medida cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Aos 11, menina estuprada que teve aborto negado engravida novamente após outro estupro.


Aos 11 anos, uma menina moradora da zona rural de Teresina (PI), está grávida pela segunda vez após ser vítima de outro estupro. A criança deu à luz ao primeiro filho há cerca de um ano depois de ter o direito ao aborto negado.

Um exame realizado nessa sexta-feira, 9, no Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, da Maternidade Dona Evangelina Rosa, comprovou que a garota está com três meses de gravidez.

O primeiro estupro aconteceu em janeiro de 2021, quando ela tinha 10, por um primo de 25 anos. O crime aconteceu em um matagal. A mãe da criança, uma mulher de 29 anos, informou que à época o médico apontou riscos de morte no procedimento de interrupção da gravidez e, por isso, ela seguiu com a gestação.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o primo que a estuprou foi assassinado pouco tempo depois e a família diz desconhecer os motivos. Em 2021, com dois meses de gravidez, a menina recusou o aborto. Ela abandonou a escola, se negando a receber acompanhamento psicológico.

A menina vive em um abrigo em Teresina, a cerca de um mês, por ter uma relação conflituosa com os pais. A mãe da garota, inclusive, disse que soube há poucos dias que o crime foi praticado por um tio.

“Fiquei sem chão quando soube, indignada. Ela estava morando com o pai, na casa da avó, e o tio que a estuprou estava dormindo no mesmo quarto que ela”, relatou a mulher, que não permitiu a interrupção da gravidez da filha por que “aborto é crime”.

De acordo com a conselheira tutelar, Renata Bezerra, a menina começou a apresentar comportamentos arredios e estava sem menstruar, o que despertou a suspeita da gravidez. Ela afirma que o pai era favorável ao aborto, mas como não houve a autorização da mãe, o procedimento não pode ser realizado.

“A menina já vive um trauma da primeira gravidez, não tem condições de cuidar de mais uma criança. Ela está sem dormir, perdendo sua infância. Mas a mãe não autorizou o aborto”, disse Renata.

Idoso é detido após entrar em velório e mostrar o pênis para jovem com necessidades especiais.


Um homem de 60 anos foi detido após entrar em um velório e mostrar o pênis para um jovem que tem necessidades especiais.

O fato ocorreu no no fim do último mês, na região central da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso.

Segundo informado pelo portal Campo Grande News, no boletim de ocorrência a PM foi acionada para ir até o local onde foram recebidos pela vítima. O rapaz que tem necessidades especiais foi ao banheiro, chegando lá estava o autor que acabou mostrando o pênis para o jovem e segurando ele pelo braço.

O jovem então pediu socorro e foi amparado por populares que estavam no velório. Já o autor do fato foi detido com a chegada da Polícia Militar.

A pena para quem praticar ato obsceno em lugar público é de detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Fonte: CGN.

Jovem agride ex-mulher com mordida no rosto e rouba celular.


Um jovem de 26 anos foi preso ontem em Apucarana após ter sido suspeito de agredir uma jovem.

Segundo informado pelo portal TN Online, o homem teria agredido sua ex-mulher com uma mordida no rosto e ainda roubou o celular da vítima.

Equipe da Polícia Militar foi acionada para acompanhar a ocorrência e conseguiu localizar o suspeito das agressões e do roubo.

A mulher foi orientada e encaminhada para uma Unidade Hospitalar, o homem foi detido e levado para a Delegacia local para dar andamento aos procedimentos cabíveis.

Fonte: CGN.

Bar e loja são alvos de furto durante a madrugada de domingo em São João do Ivaí.

Uma loja de calçados e um bar foram alvos de furto na madrugada de domingo (11), em São João do Ivaí. As ocorrências foram registradas pela Polícia Militar às 3h30 e 4h30 no centro da cidade.  

O primeiro furto foi no Boteco do Davi, localizado na Rua Vicente Petricelli. A PM foi acionada por uma empresa de monitoramento informando que o bar havia sido arrombado.

No local, os policiais encontraram o portão metálico do estabelecimento arrombado. O proprietário compareceu ao local e disse que foram levados apenas algumas garrafas.

Por volta das 4h30 os policiais foram novamente acionados pela empresa de monitoramento. Desta vez, na Loja Pollo localizada na Rua Paraná, onde acabará de acontecer outro arrombamento. 

Pelas imagens da câmera de segurança da loja foi possível visualizar um indivíduo magro de barba, que trajava moletom branco com capuz e short tactel estampado, arrombando a porta da loja de calçados.  

Ao sair o ladrão levava nas mãos um par de tênis branco que posteriormente foi localizado próximo a um portão de uma residência nos arredores do estabelecimento. 

No local, os policiais encontraram o proprietário da loja que informou que também foi levado uma quantia em dinheiro, porém verificaria corretamente o valor e posteriormente complementaria o boletim de ocorrência. 

Uma moto Yamaha Crypton preta que foi visualizada pelas câmeras deixando o local após o arrombamento, acabou sendo abordada pela equipe policial.

O proprietário da moto é conhecido no meio policial pela prática de diversos delitos.  Indagado sobre participação no furto, ele negou qualquer envolvimento.  

Ainda segundo a PM, o abordado não possui barba e não estava com roupas que fizessem dele alvo de suspeição direta no caso, mas como a moto foi vista deixando o local, os policiais decidiram por bem citá-lo como testemunha.

Fonte TNOnline

Durante discussão, pai ameaça filho com um facão.


Uma situação de ameaça, onde, segundo o filho, seu pai usou um facão para ameaçá-lo foi registrada no município de Toledo.

De acordo com o relatório da Polícia Militar (PM), o filho, o solicitante, contou que teve uma discussão com o pai por conta de um processo de separação que ele e a mãe estão passando.

Ele relatou que o pai vendeu três porcos e não dividiu o valor da venda com a mãe. Ainda foi dito que o pai está saindo em festas, o que o solicitante considera um desrespeito contra sua mãe.

Nessa última discussão, o pai teria pego um facão e ameaçado o filho.

Fonte: Toledo News.

Homem faz ameaça de morte à ex-companheira por não aceitar término do relacionamento.


Uma mulher foi ameaçada de morte pelo seu ex-companheiro, pois o homem não teria aceitado o término do relacionamento entre ambos. Essa ocorrência foi registrada por volta das 13h em uma residência localizada na Rua Guaíra, no Jardim Pancera.

Segundo o que foi apurado, a vítima já teria feito um Boletim de Ocorrência (BO) referente às ameaças do sujeito e que na data do fato o indivíduo teria ido até a casa da mulher e feito novas ameaças.

A vítima contou que o homem possui uma arma de fogo, por isso ela teme por sua vida e a dos seus filhos. Posteriormente, a Polícia Militar (PM) realizou uma consulta em seu sistema e constatou que o senhor possui registrado em seu nome de uma arma de fogo revólver Taurus.

Fonte: Toledo News.

Grave acidente entre carros deixa um morto e outros dois feridos no Contorno Sul; Vídeo mostra batida assista.


Conforme a testemunhas, o caso aconteceu na pista sentido São Paulo, próximo ao viaduto da rua Eduardo Sprada. Um veículo Peugeot, que seguia sentido a São José dos Pinhais, atravessou o canteiro central, invadiu a pista contrária e bateu na lateral de outro automóvel. As informações ainda não foram confirmadas de forma oficial.

Ainda, as testemunhas afirmaram que, por conta da forte colisão, o motor de um dos carros foi ejetado e parou sobre a pista. Por sua vez, o carro atingido foi arremessado para fora da pista e caiu em uma valeta.

Equipes da PRF estão no local e atendem a ocorrência.

Um vídeo obtido pela reportagem da Banda B mostra o acidente. Veja abaixo:

Gestante morre em gravíssimo acidente na BR-277.


Diversas equipes de socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas para atender vítimas de grave colisão frontal na rodovia BR-277.

O acidente envolvendo um veículo Gol e um Corolla ocorreu nas proximidades do km 630, na região da cidade de Céu Azul.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, ao menos seis pessoas ficaram feridas, uma delas com ferimentos graves.

Informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros são de que três pessoas tiveram ferimentos leves, duas ferimentos moderados e uns ferimentos graves. Após os primeiros socorros, as vítimas foram levadas para uma Unidade Hospitalar.

Um menino de seis anos acabou ficando gravemente ferido, sofrendo fratura nas duas pernas e sendo encaminhado ao Hospital Universitário após os primeiros socorros.

Lamentavelmente uma gestante acabou entrando em óbito com o impacto da colisão. A jovem de 26 anos estava grávida de aproximadamente 32 semanas.


Fonte CGN

Dois feridos em capotamento de carro na BR-373.


Duas pessoas ficaram feridas após o carro que elas estavam a capotar em uma curva na rodovia BR-373, em Coronel Vivida.

O acidente aconteceu por volta das 14h30 deste domingo (11), na comunidade de Flor da Serra e envolveu um automóvel GM/Corsa que seguia sentido ao perímetro urbano de Coronel Vivida, saiu da pista, colidiu contra o barranco e capotou com as rodas para cima.

Socorristas do Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionados para prestar atendimento as vítimas.

O casal que viajava no carro sofreu ferimentos leves e foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento, em Coronel Vivida. As causas do acidente não foram informadas.

Fonte PPNEWS.

Acidente deixa criança ferida na PR-317.


Por volta das 23 horas, um acidente de trânsito envolvendo um Fiat Palio e uma GM Captiva, com placas de Entre Rios do Oeste, foi registrado na PR-317, próximo ao KM-486.

Segundo informações, o Palio trafegava pela rodovia sentido São Clemente a São José das Palmeiras, quando colidiu transversalmente contra a Captiva que estava tentando adentrar na rodovia.

O condutor do Palio, foi encaminhado ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto com ferimentos leves. Uma criança de quatro anos de idade, que estava no carona da Captiva, também foi encaminhada com ferimentos leves.

Uma equipe da Policia Rodoviária Estadual de Santa Helena, registrou o acidente.

Fonte: Correio do Lago.

Homem morre em grave colisão envolvendo carro e dois caminhões.

O grave acidente foi registrado na tarde deste domingo (11), na rodovia SC-305 entre os municípios de Campo Erê e Anchieta no oeste catarinense.

A colisão envolveu um caminhão Scania que tracionava uma carreta com placas de Palma Sola (SC), um caminhão Mercedes-Benz tanque, também de Palma Sola (SC) e um Ford/Fusion placas de Coronel Martins (SC).

Segundo informações do condutor do caminhão de Palma Sola, o condutor do automóvel ao tentar uma ultrapassagem enroscou na carreta e bateu de frente com o caminhão tanque.

O automóvel ficou prensado embaixo do caminhão. O condutor do carro morreu no local do acidente. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê com o apoio dos Bombeiros de Palma Sola e máquinas agrícolas de produtores rurais próximo ao acidente, realizou o desencarceramento da vítima.

O condutor do caminhão tanque sofreu fratura na perna esquerda e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A passageira não teve ferimentos. Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina registraram a ocorrência.

O corpo da vítima em óbito foi removido ao Instituto de Perícia.

        Fonte:ppnew

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 12/09/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Nunes Marques se junta a Mendonça e vota para manter piso da enfermagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques votou neste domingo, 11, para restabelecer os efeitos da lei que definiu um piso salarial para os profissionais de enfermagem. Ele acompanha a posição de André Mendonça, que foi o primeiro integrante da Corte a se posicionar contra a suspensão da medida em julgamento que ocorre no plenário virtual do STF.


Até agora, são cinco votos para manter a lei suspensa, de acordo com a decisão liminar já proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso no último domingo, 4, contra dois votos, os de Mendonça e Nunes Marques.


Nunes Marques adotou linha similar à de Mendonça e afirmou ser prudente que a Suprema Corte atue em autocontenção e respeito ao princípio da separação dos Poderes,


“E, assim, em deferência ao amplo debate realizado pelo Congresso Nacional, empreste às normas impugnadas, ao menos em cognição sumária, respectiva presunção de constitucionalidade”, disse o ministro, que, como Mendonça, foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para o posto no Supremo.


O magistrado afirmou ainda que, conforme informações do Senado Federal e Câmara dos Deputados, questões relativas ao impacto da medida no mercado de trabalho foram objeto de análise no Congresso.


Ao suspender liminarmente a lei no último dia 4, a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), Barroso foi duramente criticado por parlamentares governistas e oposicionistas, que aprovaram o projeto de lei no Congresso no início de agosto.


O texto foi sancionado por Bolsonaro, que vinha utilizando a medida como forma de angariar votos junto à categoria.


Para Barroso, que já foi acompanhado por outros quatro ministros até o momento no julgamento, a lei deve permanecer suspensa até que uma série de questões sobre impactos financeiros do piso salarial seja esclarecida.


De acordo com o ministro, nas reuniões que teve com representantes do Congresso na última semana, todos reconheceram a importância da alocação de recursos e registraram o fato de que demissões já vinham ocorrendo por antecipação ao início de vigência da medida.

Fonte: CGN.

Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018.


As desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas. Até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral por não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum impedimento, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

São os casos, por exemplo, das duas candidaturas à Presidência da República negadas até o momento: a de Pablo Marçal, que pretendia concorrer pelo Pros, mas não comprovou o apoio partidário necessário; e Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, que foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por sua condenação no caso do Mensalão.

Outro motivo para uma candidatura ser considerada inapta é quando o registro foi cancelado pelo partido, o que ocorreu 13 vezes até o momento. É possível ainda que o pedido sequer seja conhecido pela Justiça Eleitoral, em geral devido alguma irregularidade formal que impede seu julgamento. Neste ano, esse foi o caso de 15 registros.

Há ainda as situações em que houve morte de candidato. Desde o início da campanha, três candidatos às eleições deste ano morreram. Todos disputavam uma vaga de deputado federal.

São eles o empresário Ilson Baiano (Solidariedade-BA), que morreu de causas naturais não declaradas; o aposentado Adair Ferreira de Souza (Patriota-RO), que teve um ataque cardíaco; e o advogado Antonio Weck (PSC-RS), que morreu em acidente de trânsito na BR-116.

Em todos os casos – seja por indeferimento, cancelamento, não conhecimento ou morte – o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

Números consolidados
Os números finais ainda devem ser consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os dados ao menos três vezes ao dia. De acordo com a atualização mais recente, às 14h deste domingo (11), ainda há, por exemplo, 2.515 candidaturas aguardando julgamento.

Neste ano, há um recorde de pedidos de registro de candidatura em eleições gerais, que chegou 29.163. Desses, a Justiça Eleitoral já deferiu ao menos 24.440.

O prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os pedidos se encerra amanhã (12), incluindo recursos. Não raro, porém, esse prazo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode inclusive recorrer à Justiça comum para garantir seu nome na urna, nas chamadas candidaturas sub judice, ou seja, com pendências judiciais.

Fonte: Agência Brasil.

Rússia admite avanço ucraniano no leste e Putin é criticado por aliados.


O governo da Rússia admitiu neste domingo, 11, o avanço de tropas ucranianas no nordeste do país e indicou uma retirada de quase toda a província de Kharkiv depois de o governo de Volodmir Zelenski ter conseguido no fim de semana sua segunda maior vitória na guerra desde a retirada de Kiev, em abril.

A retomada de Izium, um ponto ferroviário estratégico, e de outras pequenas cidades da região provocou críticas à guerra até mesmo entre aliados próximos do presidente russo Vladimir Putin e pode indicar uma virada na guerra em favor da Ucrânia, a meses da chegada do inverno na região.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que se retirou das cidades de Izium e Balaklia e optou por se reagrupar em Donetsk, com o intuito de atingir as metas da chamada “operação militar especial” – nome que Putin dá à guerra.

Um mapa divulgado pelo ministério mostra as forças russas se retirando para o lado leste do rio Oskol, cerca de 16 quilômetros a leste da cidade de Izium, com o rio parecendo representar a nova linha de frente na região. Apesar disso, a Rússia ainda ocupa uma parte extensa do território ucraniano, incluindo as cidades de Mariupol, Melitopol e Kherson e a Crimeia, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014.

Críticas a Putin

A campanha ucraniana enfureceu os aliados do Kremlin. “Uma grande derrota”, lamentou Igor Girkin, um ex-comandante linha-dura dos separatistas na Ucrânia, em um canal militar pró-russo Telegram.

Entre os blogueiros pró-guerra russos – alguns incorporados às tropas russas perto da linha de frente – as críticas também crescem. Muitos acusam o governo de subestimar o inimigo e ocultar más notícias do público.

Um dos blogueiros, Yuri Podolyaka, que é da Ucrânia, mas se mudou para a Crimeia após sua anexação em 2014, disse a seus 2,3 milhões de seguidores do Telegram na sexta-feira que se os militares continuassem a minimizar seus reveses no campo de batalha, os russos “deixariam de confiar no Ministério. de Defesa e em breve o governo como um todo”.

Ramzan Kadyrov, líder militar checheno aliado de Putin, também acusou o Ministério da Defesa de cometer erros e acusou o governo de ocultá-los do público. “Se hoje ou amanhã não houver mudanças na estratégia da operação militar especial, eu precisaria falar com a liderança do Ministério da Defesa e com a liderança do país para explicar a eles a real situação no terreno”, disse.

Celebração no front

Nas cidades liberadas, os moradores saíram às ruas para celebrar o avanço do Exército ucraniano. Em Izium e Balaklia, a bandeira azul e amarela do país voltou a tremular nos prédios públicos.

Com a vitória, os civis que viviam sob controle russo esperam que a guerra de atrito que já dura 200 dias vire definitivamente em favor da Ucrânia.

“Seremos todos ucranianos novamente”, disse Natalia Khubezhova, de 48 anos, moradora de Chuhuiv, tomada nos primeiros meses de guerra pelos russos.

O colapso das posições russas nos arredores de Kharkiv e a perda da estratégica Izium se deve ao fato de que Putin deixou sua retaguarda desprotegida no nordeste da Ucrânia.

O Exército russo preferiu em junho deslocar as tropas que mantinha na região de Kharkiv, ocupada no início da guerra, para tentar tomar as cidades industriais de Severodonetsk e Lisichansk, na região do Donbass.

Analistas indicam que a escassez de tropas motivou essa escolha do comando militar russo, já que o governo hesita em instituir a convocação obrigatória para a “operação especial” na Ucrânia. O serviço obrigatório, dizem especialistas, significaria reconhecer ao publico que uma guerra de verdade está sendo lutada. Isso contraria a versão oficial do Kremlin para o conflito e pode criar problemas domésticos para a popularidade de Putin.

O avanço ucraniano chega em um momento apropriado do conflito em função da proximidade do inverno, quando as linhas de frente devem sofrer com a neve e o congelamento do teatro de batalha. A crise energética à espreita dos aliados da Ucrânia no Ocidente, alvos da pressão de Putin por seu apoio à Kiev, deve diminuir a intensidade da ajuda militar a Zelenski. Por isso, o avanço ucraniano dos últimos dias pode ser significativo para o futuro do conflito.

“As forças ucranianas não pararam depois de chegar à primeira cidade e preferiram avançar mais fundo atrás das linhas russas”, disse Rob Lee, analista militar do Foreign Policy Research Institute. “Quanto mais forças ucranianas avançam, mais difícil é sustentar, mas não parece que a Rússia tenha reservas suficientes prontas para impedir o avanço ou manter essas cidades.”

“O caminho para o retorno de todo o nosso território está todo ali, a cada dia fica mais claro. Vemos os contornos da restauração da integridade territorial de nosso Estado”, disse Zelenski.

Ele alertou que os próximos 90 dias de luta, à medida que as estações mudam e as temperaturas caem, seriam cruciais.

Escolhas difíceis

Os avanços surpreendentes feitos pela Ucrânia para recapturar território no nordeste apresentam aos comandantes militares russos uma série de escolhas desagradáveis. Recuar em quaisquer comandantes das forças de guerra para enfrentar questões que eles prefeririam não ter que considerar, como deter o ímpeto inimigo, onde estabelecer novas linhas defensivas e como restaurar o moral das tropas.

Este momento não é diferente, de acordo com Jack Watling, pesquisador sênior do Royal United Services Institute, um grupo de pesquisa em Londres.

Watling disse que a perda de Izium e de uma fatia mais ampla de território a sudeste da cidade de Kharkiv parece mostrar o colapso efetivo de um dos quatro comandos regionais russos na Ucrânia – aquele que cobre o nordeste.

A questão mais premente agora para os planejadores militares é tentar uma retirada para consolidar as forças em uma posição defensiva mais segura ou tentar manter o território usando tropas que são repentinamente expostas.

Fonte: CGN.