Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

17/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Usuário e traficante é preso em Palmital.

Foto ilustrativa

Nesta data por volta das 17h00min durante a realização da fiscalização de medidas protetivas, a equipe PM deslocou até o endereço supracitado onde foi possível visualizar a pessoa *******, o qual é de conhecimento das equipes PM que o mesmo possui uma medida protetiva em seu desfavor quanto afastamento do lar.

Prosseguido na abordagem do mesmo onde em busca pessoal foi localizado em seu bolso cinco pedras de substância análoga ao crack, indagado o mesmo quanto a procedência da substância o mesmo alegou ser usuário de crack e que adquiriu as pedras com um rapaz recém-chegado em Palmital de vulgo ****** o qual vende a droga a mando do vulgo "***** (traficante conhecido no meio policial).

Em ato contínuo a equipe deslocou até a ****** onde logrou êxito em localizar e abordar ****** sendo localizado em sua posse 83 pedras de crack e uma porção de maconha, além de dinheiro em espécie fracionado em notas diversas (R$ 192,00), além de 02 celulares, uma caixa de som, um facão, uma faca e papel alumínio o qual é utilizado para embalar as pedras de crack.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão a pessoa de ****e lido seus direitos.

Fonte Polícia Militar

Motociclistas foram presos com droga e moto apreendida em Pitanga.

Foto  ilustrativa

Foi visualizado masculino, 34 anos, com dois masculinos em uma moto Honda/cg 125 Fan de cor preta, os quais desembarcaram e foram por um carreiro até a casa do primeiro.

Local este onde há denuncia que está ocorrendo tráfico de drogas, e logo em seguida saíram do local.

A equipe policial realizou abordagem a motocicleta, sendo identificado os masculinos de 19 e 21 anos, e em busca pessoal foi localizado na cintura do masculino de 19 anos, dentro de uma carteira de cigarros, um cigarro de substância análoga a maconha, a qual após pesada totalizou 0,6 gramas.

Informou que comprou a droga da residência. Em consulta ao sistema foi constatado que o condutor de 21 anos, não possui habilitação e que a motocicleta possui débitos pendentes. Diante dos fatos os masculinos foram encaminhando para lavratura do termo circunstanciado, sendo apreendida a droga e a motocicleta foi encaminhada ao pátio da 3ª Cia, sendo lavradas as notificações cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Arma, munições e drogas foi apreendido em Laranjeira do Sul.


A equipe recebeu denúncias de que o foragido masculino de 30 anos, estaria escondido na residência e outro masculino de 20 anos.

Diante dos fatos foi deslocado até o local, onde foi visualizado na parte externa da casa, sendo dado voz de abordagem, o qual saiu correndo, porém, logrado êxito na abordagem do autor no interior, onde também se encontrava o proprietário da residência.

Realizado buscas pessoal em ambos porem nada de ilícito encontrado, no entanto foi visualizado em cima de um sofá um Revolver marca Rossi calibre .38, o qual encontrava-se carregado com 05 munições intactas e mais 02 munições intactas ao lado da arma.

Também foi localizado um recipiente com 20 pedras de substancia análoga a crack, pesando 25 gramas e mais 03 porções de substância análoga a maconha pesando 87 gramas, onde nenhum dos abordados assumiu a propriedade da arma e das drogas.

Dado voz de prisão a ambos. Sendo encaminhados para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem é preso por furto, ameaça e descumprimento de medida protetiva em Manoel Ribas.

Nesta data, por volta das 09h40min a equipe foi acionada pela pessoa de *******, relatando que seu pai a pessoa de ******, que mora na localidade rural de ****** teria sido vítima do crime de furto e posteriormente de ameaça pelo mesmo indivíduo, a pessoa de ***** o qual é conhecido no meio policial, por diversos delitos. 

Diante dos fatos por se tratar de um local rural de difícil acesso quando chove e por ter a possibilidade de ter mais masculinos no local, a equipe juntamente com o cmd do CPM, solicitou apoio a equipe da Delegacia de Polícia Civil, os quais deslocaram com uma viatura traçada 4x4. 

Ao chegar no local, ao avistar a viatura policial houve a movimentação de um masculino sentido dentro e fundos da casa e outras pessoas correndo para dentro da mesma casa, sendo cercada a residência e realizada a abordagem em todos os moradores e identificados como as pessoas de *********

Foi encontrado em um matagal na direção em que *******tentou empreender fuga, uma carabina de pressão 5.5, sem marca aparente, a qual segundo foi ele que jogou no matagal para que a equipe não aprendesse a carabina.

Indagado a ****** sobre o furto dos peixes ocorrido na data de ontem no sítio de *****, o mesmo confessou o crime sendo que utilizou uma tarrafa para a prática do crime e segundo ele, resultou na subtração de cerca de 10 tilápias, sendo necessário congelar na casa do vizinho, o qual segundo --------- não tem nenhum envolvimento com o crime do furto e desconhecia que os peixes eram furtados.

Sendo mostrado a equipe por ***** a casa de --------, o qual fez a entrega dos peixes furtados voluntariamente e que o crime de ameaça ele (*****) fez na data de hoje, porém não lembra o motivo.

Na residência foi relatado a equipe pela pessoa de ****** que ela tem medida protetiva vigente contra os seus dois filhos que estavam na casa, *******, porém já se acertou com o mesmo e não tinha como deslocar até a cidade retirar a medida protetiva contra eles.

Diante dos fatos foram conduzidos a delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas, a pessoa de ***** pelos crimes de ameaça e furto e ****** pelo crime de descumprimento de ordem judicial. Também foi entregue na delegacia a carabina de pressão apreendida.

Os masculinos foram conduzidos no camburão e utilizado algemados para evitar a fuga e resguardar a segurança da equipe policial e deles, também foi realizado laudo de lesões corporais neles. obs: ***** tem interesse na representação do crime de ameaça  contra ******.

Fonte Polícia Militar

Dois carros apreendidos foram abordados pela Polícia escondiam celulares e baterias em Nova Tebas. 

Por volta das 17h00min. do dia 16/02/2023 foi recebido uma ligação do senhor ************ o qual relatou que estava trafegando com sua caminhonete pela rodovia PR 487 sentidos pitanga quando percebeu a presença de dois veículos que segundo ele estavam seguindo sendo um VW/Jetta de cor branca e um Golf de cor prata e que ao entrar no posto de combustível progresso os veículos o seguiram e ele acabou parando e os veículos saíram, o qual relatou que ficou com medo de ser assaltado.

De imediato foi deslocado até o posto onde o solicitante não estava mais, e que de imediato foi acionado às equipes de Pitanga e Manoel Ribas para fazer um bloqueio e tentar abordar, ato contínuo esta equipe deslocou pela rodovia. PR 487 e chegando na comunidade de vila nova dos alemães visualizou um veículo Ford Focus de cor branca placa ****** com 3 masculinos os quais estavam utilizando a celular atitude esta característica de batedores de cargas, que de imediato foi efetuado abordagem do condutor ******** que em busca pessoal e revista veicular nada de ilícito foi encontrado.

Durante a conversa com os indivíduos foi abordado o veículo Chevrolet ônix Plus de cor prata placa ******* da locadora localiza que era conduzido por ******* que em revista veicular foi constatado que o veículo estava carregado com baterias de celular, e que se aproximaram ******** anteriormente abordados os quais relataram que seriam donos da carga e que teria apenas bateria de celular informando ainda que o valor aproximado seria de 40 mil reais.

Durante verificação mais minuciosa foi visualizado no fundo do porta malas duas caixas de papelão que ao verificar o que tinha no interior foi constatado que entre as baterias havia celulares da marca Xiaomi totalizando 80 celulares com valor aproximado de 80 mil reais.

Diante dos fatos os veículos e a mercadoria foram encaminhados até a sede do DPM para lavratura da documentação pertinente.

Foi entrado em contato com o delegado da Polícia federal de Guarapuava o qual orientou a encaminhar os veículos, os objetos apreendidos e os 4 abordados até a sede da delegacia para flagrante. 

Delito do crime de descaminho. 

Fonte Polícia Militar

Trabalhador morre após ser atingido por silo em Nova Tebas.

A pequena cidade de Nova Tebas ficou abalada na tarde desta quinta-feira (16) após um trágico incidente que tirou a vida de Edivaldo Back, de 42 anos.

Segundo informações, o trabalhador estava na região da Fazenda Água da Abelha, onde trabalha, quando um Silo desabou e o atingiu, causando graves ferimentos. Uma equipe da saúde municipal foi acionada e prestou os primeiros socorros ao trabalhador, que foi levado para o Hospital da cidade em estado grave.

Infelizmente, Edivaldo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias do incidente, mas tudo indica que se trata de uma triste fatalidade.

Fonte: Blog do Berimbau

Carro pega fogo e dono consegue apagar em Guarapuava.

No Bairro Jardim das Américas, relata masculino, 56 anos, que acordou com barulho alto e ao verificar do que se tratava visualizou seu veículo Ford Scort que estava estacionado em via pública em chamas.

Acionado o corpo de bombeiros porem ele conseguiu apagar o fogo antes da chegada da equipe BM, não sendo necessário a atuação da corporação.

Relato ainda que o incêndio causou danos em grande parte do veículo ficando apenas a parte do motor aparentemente intacta.

Fonte Polícia Militar

Dois carros colidiram o motorista de um estava embriagado e não tinha dado baixa em alerta de furto do carro, acabou detido pela Polícia em Guarapuava.

Masculino, 28 anos, contatou o 190 e relatou que naquele instante trafegava com seu veículo VW/Gol, de cor cinza, e ao parar em uma rotatória, um outro automóvel colidiu com a traseira do vw/gol e não parou no local.

Saindo acompanhando o carro placas AKB-1A98, de cor prata sentido bairro Industrial. Após verificação no sistema constou que o veículo possuía um alerta de furto/roubo conforme boletim de 2022.

Deslocado até o local, visualizado o referido veículo transitando. O condutor saiu cambaleante do interior do veículo, com as vestes totalmente desajustadas, fala alterada e odor etílico no hálito.

Ele foi identificado como masculino, 46 anos, proprietário do veículo, disse ainda que recuperou este carro com o alerta de furto, mas não foi à delegacia retirar tal queixa.

Foi apresentado o aparelho etílomêtro, o qual apontou 1,08 mg/l. então foi dada voz de prisão sendo encaminhado para procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem morre em confronto com a Rotam em Toledo.

Um homem de 24 anos de idade morreu em um confronto com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) de Toledo, na noite desta quinta-feira (16).

Conforme as informações, a situação aconteceu na Rodovia BR-467, nas proximidades do Viaduto da Avenida Ministro Cirne Lima.

Uma equipe da Rotam do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19ºBPM) realizava um patrulhamento, quando os policiais suspeitaram de um veículo Ford Fusion, com placas de Toledo, e deram sinal de abordagem.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e a Criminalística estiveram no local.

Com informações de Toledo News 

Ex-namorado é condenado por morte de técnica de enfermagem em Pinhais.

Pedro Henrique Souza de Oliveira, de 26 anos, foi condenado, na noite desta quinta-feira (16), a 20 anos e nove meses pela morte da ex-namorada Letícia Stefani Inácio Raimundo, de 24 anos. A técnica de enfermagem foi encontrada morta embaixo da escada no condomínio onde morava, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba em outubro de 2021.

Foram quase 12 horas de julgamento no Fórum de Pinhais. Pedro Henrique foi condenado a prisão em regime fechado.

O rapaz e a vítima namoraram por cerca de cinco meses e, no dia do crime, estavam separados. Letícia foi morta por asfixia mecânica por estrangulamento.

Pedro Henrique assumiu a autoria do crime e disse que teria matado a técnica de enfermagem após sentir ciúme por ver uma foto dela acompanhada de amigos e abraçada com um outro rapaz nas redes sociais.

O caso

Letícia foi encontrada morta, no dia 3 de outubro de 2021, embaixo de uma escada no andar térreo do residencial localizado na rua Rio São Luiz, no bairro Weissópolis. Ela estava desaparecida há dois dias, depois de ter ido encontrar alguns amigos.

Na época, um vizinho explicou que encontrou o corpo de bruços, após sair de casa e ver sangue nos degraus do prédio.

Letícia era técnica de enfermagem e estava no último ano da faculdade. A jovem trabalhava no Hospital Cajuru. O corpo de Letícia será recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil irá investigar o caso.

Fonte Banda B

Justiça nega pedido de liberdade de policial acusado de atirar contra clientes em posto de Curitiba.

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em julgamento nesta quinta-feira (16), negou pedido de habeas corpus feito pela defesa de Ronaldo Massuia Filho. O policial federal é acusado de matar uma pessoa e ferir outras sete em um posto de combustíveis, em Curitiba, no dia 1º de maio do ano passado.

A decisão foi tomada por unanimidade de votos e com isso o acusado segue preso. A relatora do pedido foi a Desembargadora Lídia Maejima.

O policial federal foi denunciado em maio do ano passado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por homicídio triplamente qualificado, sete tentativas de homicídio também triplamente qualificado e por peculato.

Poucos dias depois, a Justiça aceitou a denúncia contra Massuia Silva, que se tornou réu pela morte do fotógrafo André Muniz Fritoli e pelas tentativas de homicídio.

Defesa

Em nota enviada, os advogados que defendem o policial afirmam que vão recorrer da decisão. Leia na íntegra:

“A defesa de Ronaldo Massuia impetrou habeas corpus visando restabelecer sua liberdade, ou a prisão domiciliar, para o devido tratamento médico, garantia de todo cidadão, também possibilitar a plena compreensão sobre as situações que antecederam os fatos e as consequências do fatídico evento ora em exame pelo poder judiciário paranaense.

Na oportunidade não foi esse o entendimento dos Magistrados. Diante da negativa da ordem, a defesa recorrerá da decisão para que sejam restabelecidos tais direitos garantidos na Constituição. ”

Tribunal do Júri

Nesta segunda-feira (13), a Justiça determinou que o caso seja julgado no Tribunal do Júri de Curitiba. Na mesma decisão, a juíza Mychelle Pacheco Stadler não afastou nenhuma das qualificadoras do crime (motivo fútil, recurso que dificultou defesa da vítima, mediante emprego de meio que resultou perigo comum).

A magistrada também havia negado o pedido da defesa do réu para que ele respondesse ao processo em liberdade.

O caso

O policial federal Ronaldo Massuia Silva, de 43 anos, foi preso em flagrante pouco depois de ele entrar em um posto de gasolina, no dia 1º de maio do ano passado, e atirar contra clientes. O crime aconteceu em uma loja de conveniências do posto localizado no bairro Cristo Rei, em Curitiba.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o policial entra na loja e abre fogo contra os clientes. No vídeo, é possível ver que os tiros foram disparados à queima-roupa. Horas após ser preso, ele disse em depoimento que agiu em legítima defesa.

Fonte Banda B


Quatro pessoas ficam feridas em colisão frontal na PR-495, na manhã de sexta –feira.

Uma violenta colisão frontal deixou quatro pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (17), na rodovia PR 495, na conhecida Lagoa Seca, trecho que liga os distritos de Moreninha e São Roque, em Santa Helena.

A batida envolveu um veículo GM Vectra e um GM Corsa. Com a colisão, o Vectra acabou descendo um barranco com cerca de três metros, parando com a rodas para cima. Quatro pessoas resultaram com ferimentos.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros que passava pelo local prestou os primeiros atendimentos até a chegada do SAMU. As vítimas, moradoras de Santa Helena, foram encaminhadas ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto para receberem atendimento médico. Chovia bastante no momento da batida.

A Polícia Rodoviária Estadual – PRE, posto de Santa Helena, atendeu a ocorrência.

Fonte CGN

Caminhão cai em buraco da BR-277, na manhã desta sexta-feira.

Um caminhão quase tombou na manhã desta sexta-feira (17), na rodovia BR-277, em Cascavel. O fato ocorreu nas proximidades da Ferroeste, na Região Leste da cidade.

Segundo as informações, o caminhão seguia sentido Trevo Cataratas para Curitiba, quando acabou caindo no buraco que há nas obras, ficando ‘entalado’.

Felizmente, o desnível não era grande, assim, não ocorreu o tombamento do caminhão. Os danos foram consideráveis e o motorista não chegou a se ferir com o incidente.

A rodovia está muito movimentada nesta saída de feriadão e o local está sinalizado com cones. Os motoristas que passarem pelo local devem redobrar a atenção.

Guinchos seriam acionados para auxiliarem na retirada do veículo e não há informações se a PRF atendeu a ocorrência, mas não foi necessária a interdição do trecho.

Fonte CGN

Motorista fica em estado grave após acidente na BR-277.

Socorristas do Siate de Cascavel foram acionados para atender um acidente de trânsito entre um veículo de passeio e um caminhão no KM 530 da BR-277 próximo a Ibema na noite desta quinta-feira (16).

Segundo informado, o motorista do veículo de passeio, é morador de Guaraniaçu, ficou em estado grave e está sendo estabilizado no local e será transferido ao HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em Cascavel.

O homem de 37 anos trabalha em uma cooperativa de Cascavel.

Ainda não se sabe como o acidente aconteceu, mas os dois veículos ficaram bastante destruídos com o impacto da batida.

     Com informações e imagens de Fabrício Eduardo da CGN.

Duas pessoas ficam feridas após Renault Captur capotar na 467.

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta quinta-feira (16), após se envolverem em um acidente de trânsito. O capotamento ocorreu na rodovia BR-467, no Distrito de Sede Alvorada.

Segundo as informações, as mulheres seguiam sentido a Cascavel quando a motorista perdeu o controle da direção e capotou o Renault Captur.

O veículo parou com as rodas no chão, porém, as duas ocupantes ficaram feridas e precisaram ser resgatadas pelos militares do Corpo de Bombeiros.

Os socorristas do Siate deslocaram rapidamente ao local e iniciaram os atendimentos às vítimas. A condutora, que tem 47 anos, estava com uma suspeita de fratura de antebraço. Já a passageira, uma jovem de 27 anos, estava com suspeita de fraturas nas costelas.

Elas receberam os primeiros atendimentos e foram encaminhadas à Casa Hospitalar para serem reavaliadas e medicadas.

O trânsito na rodovia precisou ser parcialmente interrompido durante o atendimento e a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar o fato e tomar as medidas cabíveis.

Fonte Portal  Nova Santa Rosa

Gravíssimo acidente deixa dois mortos na PR-281.

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (16), na rodovia PR-281, entre Dois Vizinhos e São Jorge do Oeste.

De acordo com as primeiras informações a colisão foi entre um automóvel Toyota/Corolla e uma GM/Montana.

Uma pessoa que estava na camionete e um ocupante do carro entraram em óbito no local. Uma outra pessoa que estava no Corolla foi socorrida ao hospital.

(Colaboração Islan Roque/RCV FM)

Mulher fica ferida após acidente entre carro e caminhão na BR-369.

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente registrado no começo da tarde desta quinta-feira (16), na entrada do distrito de São José, em Jandaia do Sul. A colisão envolveu um GM Corsa Classic, ocupado por moradores do distrito, e um caminhão, com placas de Bom Sucesso.  

De acordo com informações da Defesa Civil, de Jandaia do Sul, estava chovendo no momento do acidente. A equipe da Defesa Civil atendeu uma das vítimas, que não sofreu ferimentos graves e foi socorrida no local. 

Já a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também esteve no local, prestou socorro à segunda vítima, uma mulher com suspeita de fratura na tíbia. Ela foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul.

A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também se deslocou até o endereço onde ocorreu a colisão.

Fonte tnonline 

Mulher morre após grave acidente entre carro e caminhão na PR-182. 


Uma mulher morreu em um grave acidente de trânsito por volta das 16h40 desta quinta-feira (16), na rodovia PR-182 no município de Ampére.

A colisão foi entre um automóvel emplacado em Santo Antônio do Sudoeste e um caminhão. A vítima, uma mulher de aproximadamente 50 anos que estava no carro ficou presa nas ferragens.

Equipes do SAMU e da Brigada Comunitária estiveram no local, mas a vítima já estava em óbito. Com o impacto da colisão o caminhão tombou e a carga de produtos se espalhou sobre a pista e o acostamento.

O motorista não teve ferimentos. O local foi isolado até a chegada da Criminalística e IML de Francisco Beltrão.


Informações Rádio Ampére.

MEC retomará 4 mil obras em universidades e institutos federais.


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (16) que o governo vai retomar cerca de 4 mil obras paradas, que vão desde creches até campi de universidades e institutos federais de ensino superior.

"Já fizemos todo um levantamento, onde estão, que tipo de obra. Vai ter que ter um arcabouço jurídico legal para permitir a retomada de muitas dessas obras. Tem obra desde 2007, obras em que já foram encerrados os convênios", explicou Santana, após participar de cerimônia do anúncio do reajuste das bolsas de pesquisa, congeladas desde 2013. Segundo o ministro, uma medida provisória deve ser editada para permitir a retomada dessas obras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também anunciou, em discurso na cerimônia, que o governo federal vai investir cerca de R$ 23 bilhões em obras apenas este ano. O valor, segundo ele, supera tudo o que foi feito ao longo da gestão passada.

"Só no ano de 2023, o nosso governo vai investir mais em infraestrutura do que nos 4 anos do ex-presidente. Foram R$ 20 bilhões em 4 anos, e nós só em 1 ano vamos investir R$ 23 bilhões", disse.

MERENDA ESCOLAR

Outro anúncio que deve sair em breve, segundo o ministro da Educação e o presidente, é o reajuste no valor da merenda escola, há pelo menos 6 anos defasado. Os recursos são os repassados a estados e municípios destinados à compra da merenda para estudantes da rede pública.

Atualmente, os valores são R$ 0,36 por estudante dos ensinos fundamental e médio; R$ 1,07 para estudantes e crianças matriculadas em creches e no ensino integral; R$ 0,53 para estudantes da pré-escola; R$ 0,64 para escolas indígenas e quilombolas e R$ 0,32 para estudantes da educação de jovens e adultos.

De acordo com Camilo Santana, que não quis antecipar os novos valores, o reajuste deverá ser acima da inflação acumulada no período.

Fonte Paraná Porta

lTCU vai apurar gastos de Bolsonaro com cartão corporativo.

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) aprovaram, por unanimidade, o pedido feito pela CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle), da Câmara dos Deputados, para que gastos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o cartão corporativo sejam investigados. 

A decisão diz que a Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação, ligada ao TCU, vai autuar um processo para fiscalização dos gastos no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, gabinete pessoal do presidente e Gabinete de Segurança Institucional.

A atuação do Banco do Brasil também será investigada pelo tribunal, já que a instituição financeira atua como operadora das despesas. O trabalho vai abranger os gastos entre agosto e outubro do ano passado, período eleitoral.

‘Aumento expressivo’

A decisão do TCU ainda cita um "aumento expressivo" dos gastos com o cartão corporativo durante o período eleitoral.

O montante de gastos da Presidência com despesas sigilosas do cartão somava até 8 de novembro do ano passado R$ 22.751.636,53. 

Nos meses de agosto a outubro, as despesas atingiram R$ 9.188.642,20, o que corresponderia uma média mensal de gastos de R$ 3.062.880,73, um aumento de 108% em relação à média mensal de gastos de 2021 (R$ 1.574.509,64).

Na decisão, os ministros ainda dizem que a fiscalização deve ser classificada como reservada, já que compreende "informações que podem colocar em risco a segurança de altas autoridades, em especial o presidente e vice-presidente da República". 

A corte também estabelece uma fiscalização contínua nos órgãos governamentais que serão alvos da apuração, para evitar futuras irregularidades.

“É razoável supor que novas solicitações do Congresso Nacional, representações e denúncias por parte de parlamentares, autoridades e cidadãos venham a ser formuladas, com novos processos sendo autuados nesta Corte de Contas. Isso posto, entende-se que a melhor forma de atender a tal demanda recorrente é por meio de fiscalização contínua”, disse o TCU.

O UOL submeteu os gastos de Bolsonaro em agendas de campanha a especialistas em direito eleitoral. Segundo eles, não é permitido o emprego de recursos públicos em viagens eleitorais nem mesmo mediante ressarcimento à União, com exceção do uso de transporte.

A reportagem tenta contato com a equipe de comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Caso haja resposta, o texto será atualizado.


Bolsonaro ficará inelegível, mas não deve ser preso, dizem ministros do STF e do STJ.


A possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é tratada como uma certeza por magistrados de cortes superiores de Brasília. Já a hipótese de ele ser condenado e preso nos próximos quatro anos é considerada praticamente impossível.

Bolsonaro responde a 16 ações no TSE, que podem levar à sua inelegibilidade, e a diversos inquéritos criminais e civis que podem resultar em condenação à prisão. Mas ele só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.

O tempo para que uma investigação se transforme em denúncia formal e depois em condenação em primeira, segunda e enfim terceira instâncias é de pelo menos quatro anos, calculam magistrados de Brasília.

Lula, por exemplo, sofreu a primeira denúncia em 2015. E só foi preso após quatro anos, em 2018, depois de condenado em segunda instância, o que era permitido naquela época. Se já valesse a regra da terceira instância, ele teria sido preso cerca de um ano depois.

Bolsonaro responde ainda a inquéritos no próprio STF, como o dos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro -o que pode encurtar o tempo de uma condenação. Ainda assim, os processos devem ter tramitação longa, afastando a hipótese de prisão imediata.

A única possibilidade de Bolsonaro ser preso, dizem os mesmos magistrados, se apresentaria no caso de ele tentar obstruir investigações, destruindo provas ou intimidando testemunhas.

O ex-presidente pode ser preso também por decisão de um juiz de primeira instância, onde responderá a oito investigações. Nessa hipótese, no entanto, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção -como fez no caso de Michel Temer. Preso em 2019, ele passou apenas quatro noites em uma cela.

Magistrados afirmam também que o custo político não entra no cálculo jurídico, mas entendem que a prisão de Bolsonaro elevaria o nível de tensão no Brasil de forma indesejada, permitindo que ele adotasse o papel de “mártir”.

O trauma da prisão de Lula em um processo que depois foi anulado porque Sergio Moro foi considerado parcial reforçaria a necessidade de cautela nas decisões.

Fonte Banda B