Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 14 de novembro de 2023

14/11/2023 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem com mandado de prisão em aberto se entrega a Polícia de Pitanga.

 Apresentou-se na sede da 3ª companhia Policial Militar em Pitanga *********, RG *******, ** anos, contra o qual consta mandado de prisão ********* em aberto. ********** apresentou relatos desconexos sobre sua prisão e fuga, sendo dificultada a comunicação por sua  deficiência auditiva. Diante disso, a equipe deslocou até a cadeia pública de Pitanga onde realizou a entrega do preso. 

Fonte: Polícia Militar.

Em processo de divórcio, homem é abordado pela PM ao sair pelado pelas ruas gritando: “eu sou Deus!”.

Nesta madrugada (14), as equipes da Polícia Militar de Toledo foram acionadas até um dos bairros daquela cidade para atenderem uma ocorrência de ato obsceno e surto.


Segundo as informações, vizinhos teriam denunciado o homem, o qual estaria nu, correndo pelas ruas em surto psicológico. A equipe deslocou até o endereço onde encontrou a residência com o portão caído e ouviu gritos ao fundo da casa.


A equipe policial, então, adentrou ao local onde se deparou com um homem pelado que veio de encontro a equipe correndo, gritando as seguintes palavras “eu sou Deus”.


Os agentes solicitaram que ele não saísse do imóvel, porém, o denunciado apresentou agressividade e foi necessário o uso de força para detê-lo, diante da resistência.


As equipes do Samu foram deslocadas ao endereço e constataram que o homem estava em surto, realizando a imobilização e iniciando a medicação para acalmar o paciente.


Na sequência, foi encaminhado o caso à UPA e um boletim de ocorrência registrado.


Conversado com a testemunha, que reside no mesmo local, a PM recebeu a informação que ela estava dormindo quando acordou com gritos do denunciado. Esta pessoa relatou ainda ainda que reside na mesma residência há pouco tempo, disse que o homem está se divorciando e passando por uma situação difícil

Fonte: CGN.

Calor excessivo altera metabolismo do organismo, afirmam especialistas.

As mudanças bruscas de temperatura verificadas nos últimos dias no país alteram muito o metabolismo do corpo humano. O calor excessivo pode levar à desidratação e provocar queimaduras solares, se a pessoa estiver sem proteção, alertou nesta segunda-feira (13) a médica Marcela Benez, coordenadora do Departamento de Cirurgia e Oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ).


As queimaduras podem ocorrer em quem está exposto diretamente ao sol na face e onde a roupa não cobre. “É importante sempre fazer uso de filtro solar antes de sair de casa, usar roupas mais frescas e fazer reposição de água e outros meios de hidratação ao longo do dia”, disse Marcela, em entrevista à Agência Brasil.


Sobre o câncer de pele, a médica explicou que ele aparece com o acúmulo de fotoexposição ao longo da vida e devido a queimaduras solares. Segundo Marcela, a queimadura feita na infância vai gerando alteração no DNA da célula, e isso vai se acumulando ao longo da vida. “É uma exposição mais prolongada. Não é de imediato, mas várias exposições podem ser fator de risco.” Com a exposição prolongada ao sol, o câncer de pele pode começar a surgir no adulto jovem e na pessoa idosa. “Tem pessoas com 30 e poucos anos e até com 20 e poucos anos com câncer de pele, resultado de grande exposição ao sol desde crianças. A queimadura solar que faz eritemas e bolhas na pele vai gerando isso no futuro, na idade mais adulta.”


Algumas doenças podem ser agravadas pelas temperaturas elevadas, especialmente as fotossensibilizantes, como lúpus e a dermatomiosite, que são autoimunes. “São agravadas diretamente pelo sol e pelo calor”. Também a dermatite atópica (doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira) pode ficar um pouco descontrolada.


A dermatologista recomendou que as pessoas, diante dessas temperaturas elevadas, façam a fotoproteção, que inclui o uso de chapéus, barracas na praia e piscina, roupas com fator UV de proteção, além do filtro solar, que deve ser passado na pele ainda em casa, antes da exposição ao sol, e reaplicado, em média, duas ou três horas depois, que é o tempo de duração na pele. “Com o suor, ou quando a pessoa se molha na piscina ou na praia, o protetor deve ser reaplicado.”


Botando para fora

A endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, enfatizou que, nos casos de calor excessivo, é preciso botar para fora o calor. “A sudorese aumenta nesse período, a pessoa começa a suar mais, e o sódio tende a cair. Os níveis tensionais [níveis de pressão arterial] também caem com isso”, disse Ana Cristina à Agência Brasil.


Outra coisa importante é a possibilidade de deterioração dos alimentos. “Muitas vezes, a conservação dos alimentos não é tão bem-feita nos locais onde se fazem refeições, e isso aumenta o risco de infecções intestinais, como diarreia, que fazem com que as pessoas tenham outros problemas de desidratação.”


Além disso, Ana Cristina reiterou a necessidade de tomar cuidado com as roupas. “As vestimentas têm de ser mais frescas, para eliminar calor, porque nosso organismo fica muito aquecido. E as comidas têm que ser leves, frescas. Importante a hidratação e a proteção solar também, contra a radiação ultravioleta intensa e queimadura de pele.”


A médica reforçou que as pessoas devem se hidratar bem nesse período de calor excessivo e evitar se expor nos horários de pico, desempenhando suas atividades em horários de temperatura mais amena. “Os sinais que a falta de água no organismo pode gerar incluem prostração, desidratação, dor de cabeça [cefaleia], boca seca, desorientação. “São sinais que alertam que o organismo não está bem.”


Caso a pessoa tenha esses sintomas, a recomendação é procurar um serviço de emergência, pronto atendimento, para fazer os exames necessários como sódio, potássio, ureia, creatinina, hemograma. Se necessário for, deve ainda medir a pressão. Feitos os exames de urgência, o indivíduo é encaminhado ao médico especializado na área do problema que estiver apresentando.


Doenças cardiovasculares

O coordenador assistencial do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Alexandre Rouge, ressaltou que, quando se fala de aumento da temperatura, é preciso entender duas coisas: uma é o aquecimento global, que, no longo prazo, pode estar relacionado ao aumento progressivo das doenças cardiovasculares. Já há, inclusive, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrando isso, disse Rouge.


Rouge lembrou que a pessoa sua mais e, aí, acaba se desidratando e perdendo os eletrólitos do sangue (sódio, potássio), tem menos volume de sangue no organismo, o que também facilita a queda de pressão e o aparecimento de eventos cardiovasculares. “O suor e a queda desses sais favorecem o aparecimento de arritmias, principalmente nos idosos. Então, o aumento da temperatura favorece tanto eventos isquêmicos do coração, que são as anginas e infartos, como eventos de arritmia.”


Hidratação o tempo todo é o principal cuidado para evitar problemas cardíacos nos períodos de altas temperaturas. Se possível, a pessoa deve andar com uma garrafinha de água, para não se esquecer da hidratação e evitar atividades físicas nos momentos de maior calor. “Não é para parar a atividade física, porque isso também seria ruim, mas não fazer nos horários de pico de calor.” Quando estiver em áreas expostas ao sol, a pessoa deve buscar sempre um local mais fresco, ao longo do dia, se possível, ambientes refrigerados, como dar uma passada em uma galeria ou shopping center onde possa passar algumas horas em ambiente mais refrigerado, fugindo da onda de calor, acrescentou o cardiologista.


De acordo Rouge, do ponto de vista do coração, a pessoa precisa estar sempre alerta – como deve ser durante todo o ano – para sintomas como dor no peito, desmaios, palpitações. Não há, porém, nenhuma recomendação de exame extra a ser feito. “Só estar atento aos sintomas.” E procurar o médico, se os sintomas persistirem, a orientação é procurar o médico.

Fonte: Agência Brasil

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Professor é suspeito de quebrar braço de aluno autista durante crise na escola.


Um policial militar e professor temporário concursado da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) é apontado como responsável por quebrar o braço de um adolescente autista, no Centro de Ensino Especial 1 do Guará. Após o ocorrido, o estudante precisou ser levado ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia para colocação de pinos de titânio. Ele recebeu alta três dias depois.

O policial de 41 anos começou a lecionar na escola em agosto, segundo o Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal, pois recebeu proventos como professor em setembro. O terceiro-sargento da Polícia Militar (PMDF) estava na função para substituir uma professora de informática, que está afastada.

À reportagem testemunhas contaram que o adolescente é autista não verbal de nível 3. Na data do ocorrido, ele estaria agitado; por esse motivo, alguns funcionários da escola tentaram acalmá-lo. Apesar de ordens em contrário da vice-diretora da escola, Renato teria se aproximado do adolescente e o segurado “com muita força pelos braços”, segundo o boletim de ocorrência do caso, registrado pela mãe do estudante.

A vice-diretora também contou à polícia que pediu para o PM interromper a ação, mas ele não teria acatado as ordens da gestora. Ao sair para pedir ajuda a uma psicóloga, a educadora ouviu um “grito muito alto”, que a fez voltar. Nesse momento, a profissional encontrou o adolescente caído ao chão, com o braço quebrado.

Ainda em depoimento, a vice-diretora acrescentou que “o jovem não é um menino agressivo, mas é muito agitado, pois uma das características do autismo dele é não deixar que o toquem”. Mesmo assim, “que o adolescente nunca teve problema algum no colégio, sendo essa a primeira vez que ocorreu algo tão grave”, segundo ela.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a mãe do jovem foram acionados após a confusão. Agora, a 4ª Delegacia de Polícia (Guará) investiga o caso.
Pelas mídias sociais, o Movimento do Orgulho Autista (Moab), bem como a Ordem dos Advogados de Brasília (OAB) e o Conselho Tutelar, anunciaram uma reunião com a Coordenação da Regional de Ensino da cidade, para “colher informações das medidas tomadas sobre esse caso e demais que já aconteceram em algumas escolas públicas do Guará”. O encontro será nesta terça-feira (14/11), às 9h.

Afastamento da escola

Em nota, a SEEDF informou que o professor foi afastado. “Por meio da Coordenação Regional de Ensino do Guará, a direção realizou o primeiro acolhimento [do aluno] e, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado, o qual prestou os primeiros atendimentos ao estudante. Em seguida, ele foi encaminhado para o hospital, acompanhado pela diretora, por uma professora e pela avó”, comunicou a secretaria.

“A pasta informa que o professor foi imediatamente afastado, e o caso é apurado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da SEEDF, que tomará todas as medidas cabíveis […]. A SEEDF reforçou que repudia qualquer ato de violência e que prestará todo o auxílio necessário ao estudante”, completou o órgão.

“Acidente”

Em nota, a PMDF considerou o caso um “acidente” e informou que a situação “ocorreu após o professor, concursado da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ter sido chamado para ajudar na contenção de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 não verbal”.

“[O estudante] estava em crise nervosa, agredindo outros alunos e funcionários. Durante o atendimento, ele teve uma segunda crise nervosa, desequilibrou-se e caiu. Antes da queda, o professor tentava acalmá-lo e, por isso, segurava o braço dele, visando impedir que se machucasse ou ferisse outro aluno. A lesão teria ocorrido nesse contexto. O professor, de imediato, realizou os primeiros-socorros e solicitou apoio do Corpo de Bombeiros Militar”, comunicou a PMDF.

A corporação mencionou, ainda, que a Emenda Constitucional (EC) nº 101/2019 autoriza acumulação de cargos públicos por militares. “A PMDF esclarece que tomou ciência da situação por meio desta demanda [do Metrópoles]. No entanto, frisa-se que o ocorrido não se deu em atividade policial militar”, enfatizou.

A defesa de Renato Caldas Paranã não havia sido localizada até a mais recente atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Fonte: Metrópoles.

Motociclista ferido em acidente na PR – 317 morre no hospital.


No início da noite desta segunda-feira (13), o motociclista envolvido em um acidente de trânsito na rua Angelo Cattani, em Santa Helena, acabou falecendo no Hospital Beneficente Moacir Micheletto.

O acidente ocorreu por volta das 16h30, no perímetro urbano da PR-317, nas imediações do Parque Industrial Argemiro Antônio Kozerski.

Conforme informado, o acidente aconteceu quando o condutor de um Renault Megane realizava uma conversão. O motociclista, que seguia logo atrás, teria atingido a lateral do carro e foi arremessado na batida.

Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital, mas devido à gravidade dos ferimentos, acabou falecendo.

Fonte: Correio do Lago.

Mulher morre esfaqueada na frente dos filhos.


Uma mulher de 41 anos morreu após ser esfaqueada na frente dos filhos, na manhã desta segunda-feira (13), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no Paraná. A vítima, identificada como Izabel Spies, conseguiu sair da casa para pedir socorro aos vizinhos, porém foi perseguida e assassinada.

As primeiras facadas foram desferidas na presença dos filhos de 13 e 17 anos. “Teve uma discussão. De uma maneira inesperada, ele pegou uma faca na cozinha e passou a desferir golpes contra a vítima, que conseguiu gritar por socorro. Ela saiu na rua e o indivíduo continuou a perseguindo. No meio da rua, na frente dos vizinhos, ele continuou esfaqueá-la”, disse o delegado Eduardo Kruguer.

O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) chegou a ser acionado, mas ao chegar no local, encontrou a vítima morta. Segundo Kruger, testemunhas relataram que a motivação para a discussão foi ciúmes. Após o crime, o homem fugiu em uma moto. Ele é procurado pela polícia.

Fonte: TN Online.



Uma pessoa morre e duas ficam gravemente feridas em acidente na BR-369.


Uma colisão na BR-369 envolvendo dois veículos provocou a morte de um jovem e deixou duas pessoas gravemente feridas na tarde desta segunda-feira (13). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência, registrada entre Mamborê e Juranda.

De acordo com as informações da corporação, houve uma batida entre um Volkswagen Saveiro e um Volkswagen T-Cross. A vítima fatal, identificada como João Victor da Silva Soares, de 22 anos, era motorista do Saveiro.

O jovem trafegava no sentido Cascavel a Mamborê, quando perdeu o controle da direção, rodou na pista e atingiu violentamente o outro veículo com a traseira de seu automóvel. Chovia no momento em que o acidente aconteceu.

Por conta da batida, João acabou morrendo no local. Os ocupantes do T-Cross receberam os primeiros atendimentos e, na sequência, foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave para hospitais da região.

O Instituto Médico Legal (IML) foi chamado para recolher o corpo da vítima.

Fonte: TN Online.

Corpo de mulher é encontrado no canteiro central da BR-376.


O corpo de uma mulher foi encontrado, no início da noite desta segunda-feira (13), às margens da BR-376, em Ponta Grossa. O corpo, já em decomposição, foi encontrado por um caminhoneiro. O corpo não foi identificado até o momento.

O corpo foi encontrado no canteiro central da rodovia, a cerca de 50 metros de distância da portaria da indústria moageira Bunge, localizada às margens da BR-376, no sentido Curitiba, no Distrito Industrial de Ponta Grossa. Após ter avistado o corpo, o caminhoneiro se deslocou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que posteriormente se deslocou até o local e o corpo foi encontrado. Diante disso, as autoridades competentes foram acionadas.

A vítima trajava calça jeans e estava com um moletom cinza, e tinha cabelo crespo. Ela aparentava ter pouco mais de 20 anos – o avançado estado de decomposição, de provavelmente mais de uma semana, impede detalhes mais precisos. 

O corpo foi encontrado pouco depois das 19 horas. Acredita-se que a mulher possa ter sido vítima de atropelamento – nas proximidades, havia um pedaço de para-choque de um caminhão, que pode ser do veículo que a atingiu. A Criminalística e o IML de Ponta Grossa foram acionados e estiveram no local, para o recolhimento do corpo.

Fonte: Portal aRede.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:






Justiça devolve PDT do Ceará a Cid Gomes e ala ligada a Ciro pede expulsão do senador.


O juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cível de Fortaleza, suspendeu, na sexta-feira, 10, a intervenção do comando nacional do PDT no diretório estadual da legenda no Ceará. A decisão liminar devolve o comando do diretório ao senador Cid Gomes, em mais um episódio da disputa interna entre os irmãos Cid e Ciro Gomes.

Na decisão, o magistrado suspende a intervenção e o processo ético-disciplinar abertos contra Cid Gomes dentro do partido. A intervenção havia sido determinada pela executiva do partido depois de uma reunião acalorada que contou com bate-boca e troca de ofensas entre os irmãos Ferreira Gomes.

“Defiro parcialmente o pedido de tutela de urgência e determino a imediata suspensão do Processo Ético-Disciplinar nº 006/2023 (do PDT nacional contra Cid Gomes), bem como da intervenção aprovada na reunião da Executiva Nacional, realizada em 27 de outubro de 2023”, diz o juiz na decisão.

Procurados pelo Estadão, Cid Gomes e André Figueiredo não se manifestaram até a publicação deste texto.

O comando da sigla no Ceará é estratégico para construir alianças de olho nas eleições municipais de 2024. Os ânimos se acirram, principalmente, com a disputa por Fortaleza. Aliado do prefeito José Sarto (PDT), Figueiredo defende a sua reeleição, enquanto outros consideram alternativas.

Em junho, Cid Gomes e André Figueiredo selaram um acordo de paz, com o deputado pedindo licença do cargo e entregando provisoriamente a função ao senador até novembro. O acordo não chegou ao fim após novos desentendimentos. Um deles envolveu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), que vinha se colocando como opção para as eleições na capital.

Em agosto, sob o comando de Cid Gomes, o diretório estadual entregou uma carta de anuência para que Leitão pudesse deixar a sigla sem perder o mandato. A validade do documento foi contestada pela executiva nacional do PDT.

O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, afirmou em entrevista ao portal CN7 que abrirá um processo de expulsão contra Cid.

“Vamos denunciar os ditames ditatoriais da Justiça do Ceará ao CNJ, na segunda. Faz os caprichos de um político, que se acha poderoso. E, agora, vamos abrir processo de expulsão contra o senador Cid Gomes. Não íamos fazer isso. Agora, nós vamos”, disse.

Fonte: Agência Estado.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 14/11/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Repatriados de Gaza chegam a Brasília e são recebidos por Lula.


Brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegaram à Base Aérea de Brasília, nesta segunda-feira (13). O pouso da aeronave foi às 23h24.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao local para fazer a recepção dos cidadãos, que esperaram mais de três semanas até conseguir autorização para conseguir sair do enclave atingido pela guerra entre Israel e o Hamas.

Além de Lula, também estavam na recepção os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça, Flávio Dino; da Saúde, Nísia Trindade; da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; e da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e a primeira-dama, Janja da Silva.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, 32 deixaram a área do conflito. Segundo apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.

Os resgatados poderão solicitar a inclusão no Bolsa Família e outros programas de benefícios assistenciais, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social.

O grupo de brasileiros passará duas noites em um alojamento na Base Área, onde serão atendidos por assistentes sociais, além de receberem atendimento médico e psicológico.

Todos passarão por atendimento de regularização migratória e serão incluídos no Cadastro Único, que possibilita ser beneficiado pelos programas sociais do governo federal.

Segunda lista
O repatriado Hasan Rabee afirmou que sua mãe e irmã não vieram para o Brasil porque ainda não houve a aprovação da segunda lista de saída da Faixa de Gaza.

Na ocasião, Lula disse ao ministro Mauro Vieira que seria preciso “continuar brigando pela aprovação da segunda lista”.

Entenda em 6 pontos como foi o trajeto até o Brasil
Os 32 brasileiros cruzaram, no domingo (12), a passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito;
O grupo foi embarcado em veículos fretados pela Embaixada do Brasil no Egito e seguiu para o Cairo;
Eles pernoitaram na capital do Egito, onde receberam apoio do governo federal;
Na manhã desta segunda-feira (13), embarcaram no avião VC-2, da Presidência da República;
O voo fez escalas técnicas em Las Palmas (Espanha) e Recife;
O desembarque na Base Aérea de Brasília aconteceu às 23h30 de hoje.
Mais brasileiros em Gaza
“A comunidade brasileira em Gaza tem cerca de 100 brasileiros, incluindo aqueles que já retornaram ao Brasil”, disse à CNN o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, depois que os 32 repatriados deixaram a região.

Segundo Candeas, não há uma segunda lista de solicitações de retorno.

O processo de repatriação teve diversos entraves, incluindo o fechamento temporário da fronteira de Rafah até o momento de embarque. Para Candeas, foram “três semanas de inércia angustiante” até garantir a segurança dos cidadãos.

Negociação para a saída
O representante do Brasil afirmou que, desde o início do conflito, houve uma mobilização pela retirada dos brasileiros. “Imagens como essa [do embarque] nos alegram e recompensam esse esforço”.

O processo envolveu o abrigo desse grupo em uma escola e, depois, em locais alugados. Para garantir a segurança dos espaços, o paradeiro era informado ao governo de Israel e outras autoridades, relatou Candeas.

Ele descreveu a interlocução pela saída como “complexa em todos os níveis”. Além de Israel e do Egito, envolveu o grupo radical islâmico Hamas, que controla Gaza.

“Era necessário ter algum canal pragmático, prático e objetivo com as autoridades de Gaza. Isso não implica em qualquer nível de negociação ou reconhecimento, mas para entrar ou sair da região, a autorização do grupo que, de fato, a controla é necessária”, contou.

Além da complexidade da negociação, Candeas citou o bombardeio de estradas próximas como uma dificuldade adicional para a retirada. Ele não classifica esse ato como uma retaliação de nenhuma das partes envolvidas no embate ao posicionamento brasileiro.

Fonte: CNN.

Lula sanciona mudanças na Lei de Cotas que incluem quilombolas e reduzem renda máxima.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (13), sem vetos, uma série de mudanças na Lei de Cotas para universidades e institutos federais de ensino superior.

A nova lei atualiza a legislação de 2012, criada para reservar vagas em instituições de ensino superior a ex-alunos da rede pública de ensino. À época, a lei instituiu outras duas subcotas: estudantes de baixa renda; e pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A revisão da legislação estava prevista para ser realizada em 2022, mas Câmara e Senado só aprovaram o novo texto neste ano. O texto determina, entre outros pontos:

reserva de 50% das vagas de ingresso nos cursos de graduação para estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo – R$ 1.320 por pessoa (valor anterior era de um salário mínimo e meio – R$ 1.980);
inclusão de quilombolas na reserva de vagas;
políticas de inclusão em programas de pós-graduação de pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência; e
avaliação do programa a cada 10 anos, com ciclos anuais de monitoramento
"Essa lei só faz a gente descobrir que, quando você governa, quanto mais você faz, mais descobre que tem coisas novas para fazer. E isso só é possível em uma sociedade democrática, que tenha condições de se organizar livremente e tenha o direito de cobrar. Porque nem sempre, aqui no Brasil, a gente teve o direito de cobrar", declarou Lula após assinar a lei.

"Esses jovens estão demolindo um mito propagado pelas elites [...] de que a chegada dos cotistas ao ensino superior faria cair a qualidade da educação [...] O que aconteceu foi exatamente o contrário. A realidade é que os jovens das classes menos favorecidas são tão inteligentes quantos jovens ricos e agarram com unhas e dentes a oportunidade de mostrar a capacidade de estar onde estão", prosseguiu.
"O que faz cair a qualidade acadêmica é o ódio que algumas pessoas deste país têm contra a democratização do conhecimento."

Mudanças
Além da mudança na renda máxima para participação nas vagas reservadas, outros pontos do sistema de cota foram alterados.

Segundo o governo, as regras já serão aplicadas na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorrerá em janeiro de 2024 com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas neste mês.

Fonte: G1.