Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 11 de dezembro de 2022

11/12/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Hoje ocorre segunda fase com as provas práticas do concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste.

Hoje dia 11/12/2022 está sendo realizada na Escola Balbina Almeida de Souza, desde as 07:00 horas da manhã a segunda fase do concurso público da prefeitura de Santa Maria do Oeste para os cargos de auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, mecânico, motorista categorias B, C, D, operador de retroescavadeira, operador de rolo compactador e pedreiro.


O Blog do Beto de notícias deseja boa sorte para todos os participantes de mais esta etapa que definira quem serão os próximos concursados da prefeitura de Santa Maria do Oeste.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Homem morre afogado ao tentar atravessar rio.

Um homem de 32 anos morreu afogado ao tentar atravessar o Rio Pirapó, em Maringá, no norte do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele desapareceu perto de 14h30.


Mergulhadores foram ao local e, durante buscas feitas neste sábado, encontraram o corpo enroscado em galhos.


Os bombeiros informaram que a vítima entrou no rio para atravessar uma corda, quando acabou se afogando.


De acordo com a corporação, o homem fazia ecoturismo com amigos que pertencem a uma igreja. Ele ainda não foi identificado pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá.


Segundo o Corpo de Bombeiros, a área é muito usada para acampamentos e pescas.

Fonte: Toledo News

Inusitado: Menores são encaminhados para a Delegacia após arrancarem placa de sinalização de trânsito. Veja a foto:


Uma equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, bairro Industrial, por volta das 23 horas, quando foi abordada por populares. As pessoas informaram aos policiais que três rapazes teriam arrancado uma placa de sinalização e levado junto.

Os policiais realizaram buscas e localizaram os três, um deles carregando a placa e foram identificados como sendo todos menores de idade.

Eles disseram aos policiais que quando pegaram, a placa já havia sido arrancada e não souberam explicar para onde estariam levando. Diante de situação, os três foram conduzidos para a 19ª SDP pelo crime de Dano ao Patrimônio Público.

Fonte: PPNews.

Adolescente de 16 anos fica ferido ao ser atingido por pedaço de pau. Assista ao vídeo:


Adolescente de 16 anos ficou ferido na noite neste sábado (10) ao ser agredido no Bairro Morumbi em Cascavel.

Segundo informações repassadas à reportagem, a vítima estava em casa, quando um rapaz teria o chamado e acertou com um pedaço de pau. 

Siate foi mobilizada para socorrer o jovem que estava com a orelha machucada. Após os primeiros socorros foi levada para UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

O agressor não estava no local e a Polícia Militar não foi mobilizada. 

Fonte: Catve.com.

Voo não tripulado à Lua, Missão Artemis 1 acaba neste domingo.


Paraquedas
A Orion abre a capa protetora dos paraquedas, que impedem que eles se queimem antes do momento certo. A capa é necessária porque os paraquedas só suportam temperaturas de até 2,6 mil °C. Com a proteção em funcionamento, três paraquedas de fibra de titânio, material leve e resistente, se abrirão.

A 25 mil pés (7,6 metros) de altitude, dois outros paraquedas se abrirão e reduzirão a velocidade de queda para 160 quilômetros por hora (km/h). Compostos de um material híbrido de kevlar (fibra sintética de aramida) e nylon, os paraquedas pesam 80 quilogramas (Kg) cada e ficarão 30 metros acima da cápsula quando forem totalmente abertos.

A 9,5 mil pés (2,9 mil metros) de altitude, os dois paraquedas serão descartados da sonda para a abertura de três paraquedas, de menor dimensão e de 5 kg cada um. Esses paraquedas também são feitos de kevlar e nylon. Os três paraquedas principais, com até 80 metros de comprimento se abertos, serão acionados para reduzir a velocidade de queda para 32 quilômetros por hora.

Ao todo, 11 paraquedas serão acionados na operação de pouso: três de fibra de titânio, dois de 80 kg, três de 5 kg e os três principais. Segundo a Nasa, a amerissagem poderá ocorrer em segurança, mesmo que um paraqueda de 80 kg e um paraqueda principal falhe.

Etapas finais
A amerissagem está prevista para ocorrer 40 minutos após o início da operação de reentrada, em algum ponto do Oceano Pacífico perto da península da Baixa Califórnia. A Marinha norte-americana e uma equipe de resgate do Centro Espacial Kennedy trabalharão em conjunto para recuperarem a cápsula. Mergulhadores conectarão um cabo à embarcação, que será puxada para um espaço no convés de um navio da Marinha. Equipes de procura recuperarão a capa protetora e os três paraquedas principais.

Considerado o primeiro teste para o retorno de missões tripuladas à Lua, a Missão Artemis 1 é organizada pela Nasa em parceria com 21 países, entre os quais o Brasil. O lançamento ocorreu na base de Cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de novembro, após duas tentativas sem sucesso.

Em 21 de novembro, a missão aproximou-se da Lua e entrou na órbita retrógrada do satélite em 25 de novembro. Seis dias mais tarde, em 1º de dezembro, afastou-se da órbita da Lua e começou o retorno à Terra. A viagem não tripulada marcou uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.

A missão pretende ampliar a atuação no sistema solar, de forma a construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos em Marte.

Fonte: Nasa com Agência Brasil.

Jornalista americano morre após passar mal durante jogo entre Holanda x Argentina.


O jornalista esportivo norte-americano Grant Wahl, um dos mais conhecidos nos Estados Unidos, morreu no início da madrugada (horário no Brasil) deste sábado (10), em Doha, no Catar, durante a partida Argentina x Holanda, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Grant Wahl tinha 48 anos e passou mal na tribuna de imprensa do Estádio Lusail, durante a prorrogação do jogo, que terminou com vitória Argentina nos pênaltis. Ele caiu e, segundo a imprensa, foi atendido por uma equipe, mas morreu no local.

Ele escreveu que procurou ajuda médica em um hospital no Catar, por não se sentir bem na segunda.

"Meu corpo quebrou. Três semanas de pouco sono, muito estresse e muito trabalho podem fazer isso com você", escreveu Wahl.

Fonte: Catve.com

Entenda como foi o acidente que deixou um morto e oito feridos na BR-369.


Mário Romano, de 70 anos, morreu e oito pessoas ficaram feridas em grave acidente entre uma caminhonete S10, um automóvel Volkswagen Gol e outro Renault Sandero no km 518, da BR-369, em Cascavel, na tarde deste sábado (10). 

O Tenente do Corpo de Bombeiros, Eduardo Langner, revelou que os socorristas tentaram reanimar o condutor da caminhonete S10 por aproximadamente 30 minutos, mas ele não resistiu a gravidade dos ferimentos. O condutor do Volkswagen Gol sofreu ferimentos graves. Ele precisou ser encaminhado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), assim como, o motorista do Volkswagen Gol e a idosa, de 84 anos, que transitava como passageira do Renault Sandero.

"Era uma vítima com ferimentos moderados e poderia evoluir mal. Seria uma senhora, já de idade, e com trauma em tórax. Ela foi encaminhada pela aeronave do Samu, no entanto estava com os sinais estáveis até o momento", comentou o Tenente do Corpo de Bombeiros sobre a idosa.

Quatro passageiros foram direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza, dentre elas uma mãe, a filha com quatro anos e o filho com oito anos. O tio das crianças, Vanderlei, sofreu contusão em crânio, mas recusou encaminhamento médico.

Vanderlei é o genro do condutor que faleceu e contou ao Portal Catve que uma ultrapassagem imprudente ocasionou o acidente. De acordo com ele, a família vivia em Ubiratã e trafegava para Cascavel quando o condutor do Gol tentou realizar ultrapassagem em alta velocidade e bateu na lateral da caminhonete, que capotou. "O sogro eu acho que estava sem cinto, voou pra fora do carro e morreu", comentou Vanderlei.

Redação Catve.com

Colisão frontal deixa uma pessoa ferida. Veja a foto:


Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde deste sábado (10) na PR364, entre Palotina e Terra Roxa.

O sinistro aconteceu nas proximidades da fecularia da C.Vale, em São José, envolvendo um Clio e uma F-1000, onde ocorreu uma colisão frontal.

Uma pessoa ficou ferida, sendo que os Bombeiros e o Samu atenderam a ocorrência.

Fonte: Portal Palotina.

Homem morre após capotamento na PR-463.


Um homem de 49 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após o carro em que elas estavam capotar na PR-463 na manhã deste sábado, em Paranacity, no noroeste do Paraná.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o carro trafegava na rodovia quando o motorista perdeu controle do veículo e capotou.

De acordo com os socorristas, o motorista não usava cito de segurança.

Outras duas pessoas que eram filhos da vítima fatal , um de 9 e 19 anos, ficaram com ferimentos leves e foram encaminhados para hospital.

O helicóptero do Samu foi utilizado para o atendimento no local.

Fonte: Toledo News.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 11/12/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Segunda turma do STF conclui nos próximos dias julgamento de Cabral.


Com o julgamento retomado o ministro André Mendonça votou no plenário virtual contra a manutenção da prisão que, segundo ele, “não é razoável”. “Ante o longo período decorrido desde o decreto de prisão e a significativa mudança das circunstâncias de fato, nota-se a insubsistência dos fundamentos que justificaram a custódia”,  disse o ministro.

Em junho, o relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado a favor da manutenção da prisão, e, em outubro, após ter pedido de vista, o ministro Ricardo Lewandowski abriu a divergência e votou pelo fim da prisão. A modalidade virtual dos julgamentos não precisa de exposição oral dos ministros, mas apenas o voto acompanhando ou divergindo do relator. O placar até agora é 2 votos a 1 pela liberdade de Cabral. Ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques.

Histórico
Cabral foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, acusado de receber propina para beneficiar empresários em obras como a reforma do Maracanã e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas. Em 35 processos – 33 na Justiça Federal e dois na do Rio de Janeiro -, ele foi condenado em 23 ações penais federais a mais de 425 anos de prisão, mas decisões recentes do STF podem fazer com que algumas dessas condenações sejam modificadas ou anuladas.

Fonte: Agência Brasil.

Lira une PEC da Transição a proposta mais avançada para acelerar votação.


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição seja apensada a outra proposta que já está em tramitação avançada na Casa. A manobra legislativa, combinada por Lira com o PT, permite que o texto seja analisado diretamente no plenário, sem passar por comissões. A expectativa é de que a votação ocorra na próxima quarta-feira, 14.

A PEC da Transição, aprovada no Senado na última quarta-feira, 7, com 64 votos favoráveis e 16 contrários, amplia o teto de gastos – regra que limita o crescimento das despesas do governo à variação da inflação – em R$ 145 bilhões para pagar o Bolsa Família. Também retira do teto R$ 23 bilhões em receitas extraordinárias para financiar investimentos públicos, liberando valores do orçamento secreto ainda neste ano.

Lira ainda não definiu o relator da proposta na Câmara, mas o posto é disputado pelos deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Celso Sabino (União Brasil-AP). Ambos são aliados do presidente da Casa, mas parlamentares que participam das discussões acreditam que o indicado será Elmar, porque Sabino já é o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Com base no acerto feito por Lira com o PT, a PEC da Transição foi apensada à PEC 24/2019, de autoria da deputada Luísa Canziani (PSD-PR), que retira do teto recursos próprios das universidades. Duas propostas legislativas só podem tramitar juntas se tratarem de assuntos similares. Por isso, o Senado inclui o conteúdo da PEC de Canziani no texto da proposta do governo eleito.

A PEC é a principal aposta do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cumprir promessas de campanha, como a manutenção do Bolsa Família em R$ 600 e a concessão de uma parcela adicional de R$ 150 por cada criança de até seis anos. Além disso, Lula quer garantir o aumento real do salário-mínimo e recompor verbas no Orçamento do ano que vem para programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Farmácia Popular e a merenda escolar.

Para aprovar a proposta no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) teve de anunciar, em nome de Lula, um acordo para reduzir a ampliação do teto de gastos de R$ 175 bilhões, como estava previsto no parecer inicial do relator, Alexandre Silveira (PSD-MG), para R$ 145 bilhões. Além disso, o PT se comprometeu a enviar ao Congresso, até agosto, um projeto de lei complementar para mudar a regra fiscal do País, com o fim do teto.

O texto ainda pode enfrentar resistências. Deputados insatisfeitos têm dito que o acordo feito no Senado não foi combinado com a Câmara. Muitos falam em reduzir para um ano o prazo para o Bolsa Família ficar fora do teto. Há uma avaliação de que Lula precisará entrar novamente nas negociações e atender a novas demandas, como indicações para ministérios.

Orçamento secreto

A votação na Câmara depende também do desfecho do julgamento do orçamento secreto no Supremo Tribunal Federal (STF), adiado para a próxima quarta-feira, 14. Diante do impasse, petistas articulam um novo encontro entre Lula e Lira. Parlamentares do PT argumentam que não foi o partido que provocou a Corte sobre o esquema – a ação foi da Rede -, mas o Centrão vê a “digital” do petista no julgamento que pode declarar o mecanismo inconstitucional.

Na queda de braço com o STF, uma das alternativas avaliadas pelos deputados é colocar na PEC um dispositivo para prever a constitucionalidade do orçamento secreto. Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também articulam um projeto de resolução do Congresso para garantir o esquema.

Recomposição de verbas

Após a aprovação da PEC no Senado, o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e aliados de Lula começaram a discutir como alocar os recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) devido à redução de R$ 30 bilhões na ampliação do teto, pelo acordo anunciado por Jaques Wagner.

Como os R$ 175 bilhões previstos inicialmente seriam suficientes para bancar todo o Bolsa Família, os R$ 105 bilhões já previstos no Orçamento para o programa de transferência de renda ficariam livres. Agora, a abertura na LOA de 2023 será de R$ 75 bilhões, ou seja, R$ 30 bilhões a menos que terão de ser usados para completar o pagamento do benefício social.

Com esse espaço de R$ 75 bilhões, o PT pretende recompor verbas para o Farmácia Popular, a merenda escolar e o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, além de garantir o aumento real do salário-mínimo.

Fonte: Agência Estado.

Ex-juiz bolsonarista pede prisão de Alexandre de Moraes ao STM.


O ex-juiz Wilson Issao Koressawa apresentou uma representação criminal no Superior Tribunal Militar (STM) e um pedido de prisão preventiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O caso está movimentando as redes bolsonaristas neste final de semana.

Koressawa é figura frequente entre os agitadores de manifestações antidemocráticas e já foi autor de ao menos um pedido anterior de prisão de ministros do STF, em setembro de 2021, como registrou o Estadão Verifica. Em janeiro de 2022, o ex-juiz entrou com pedido de prisão do apresentador da TV Globo William Bonner por “incentivo à vacinação”. Ambos foram negados pela Justiça.

A nova ação, contra Moraes, foi aberta no último dia 5 e será analisada pelo ministro Artur Vidigal de Oliveira. No processo, foram protocoladas duas petições, mas os documentos não podem ser acessados pelo público externo.

Koressawa foi juiz no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) de 1994 a 2001 e, posteriormente, atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde se aposentou em 2011 por invalidez permanente. Atualmente, atua como advogado e tem atuação política. Na eleição deste ano, foi candidato a deputado federal pelo PTB. Ele já havia disputado eleições anteriores para o Legislativo sem conseguir se eleger.

Fonte: Agência Estado.

Bolsonaro participa de formatura da Marinha com ministros e evita pronunciamento.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã deste sábado, 10, de uma cerimônia de formatura de militares na Escola Naval, na região central do Rio de Janeiro. Embora estivesse previsto um pronunciamento do presidente durante o evento, Bolsonaro não discursou nem falou com os jornalistas no local.

Ele estava acompanhado de ministros militares de seu governo: o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, além do comandante da Marinha, o almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Nesta sexta-feira, 9, Bolsonaro falou pela primeira vez a apoiadores após o segundo turno da eleição. Em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, o atual presidente fez um discurso ambíguo no qual disse que “nada está perdido” e que os manifestantes “são responsáveis por decidir para onde vão as Forças Armadas”, além de fazer provocações ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro da Defesa anunciado nesta sexta por Lula, José Múcio Monteiro, disse em entrevista mais tarde que é preciso “despolitizar” e “despartidarizar” as Forças Armadas e afirmou ter o sonho de fazer a “pacificação” da caserna.

Bolsonaro tem voltado aos poucos a aparecer em eventos públicos ao participar de cerimônias militares de final de ano. Ele continua, no entanto, fazendo poucos pronunciamentos. Na capital federal, ele e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, se emocionaram e choraram ao receber cumprimentos de militares na última segunda-feira, 5, em uma cerimônia para oficiais promovidos.

No evento deste sábado no Rio, 182 aspirantes foram declarados Guardas-Marinha, que receberam suas espadas, símbolo do Oficial de Marinha. A Escola Naval tem como propósito formar oficiais para postos iniciais da carreira, informou a assessoria da corporação.

Segundo a agenda do presidente da República, Bolsonaro embarcaria de volta a Brasília logo depois do evento.

Fonte: Agência Estado.