Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 28 de outubro de 2023

28/10/2023 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Vem chuva, granizo e vento no fim de semana: Paraná entra em alerta laranja e vermelho para tempestades.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta de tempestade para laranja em todo o Paraná. O aviso vale até as 15 horas de sábado (28).

Para piorar, há ainda um alerta vermelho para Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense e Centro-Sul Paranaense, onde as tempestades podem ser ainda piores.

A Defesa Civil do Paraná permanece em alerta máximo, já que em algumas regiões do Estado, principalmente nas margens do Rio Iguaçu, ainda há alagamentos.

Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil, das 17h10 desta sexta (27), há ainda 9.401 pessoas que permanecem desalojadas e 1060, desabrigadas, no Paraná por causa da chuvarada de outubro.


O alerta laranja, que vale para todo o Estado, prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o alerta vermelho prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo, além de grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Parques fechados

O Instituto Água e Terra (IAT) decidiu nesta sexta-feira (27) fechar os parques estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico Marumbi neste fim de semana, tanto no sábado (28) quanto no domingo (29). A medida é preventiva e atende um pedido da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em razão das condições climáticas na região.

Chuva até terça em Curitiba

Segundo o Simepar, em Curitiba deve chover até pelo menos terça (31). No sábado (29), as temperaturas devem variar entre 16 e 25 graus, no domingo (29), de 21 a 26 Graus e na segunda (30), de 20 a 24 graus. Na terça (31), as temperaturas caem e ficam entre 15 e 21 graus, mas a chuva ainda continua.

Boletim da Defesa Civil

O Boletim da Defesa Civil das 17h30 desta sexta (28) aponta que as chuvas de outubro já afetaram 128.141 moradores de 93 cidades do Paraná.

Resumo do relatório:
Total de Municípios Atingidos: 93
Total de Ocorrências: 136
Total de pessoas afetadas: 128.151
Total de pessoas desalojadas: 13.984
Total de pessoas que permanecem desalojadas: 9.401
Total de pessoas desabrigadas: 1.532
Total de pessoas que permanecem desabrigadas: 1.061
Total de pessoas desaparecidas: 1
Total de pessoas que permanecem desaparecidas: 1
Total de pessoas feridas: 10
Total de pessoas mortas: 1
Total de pessoas enfermas: 0
Total de casas danificadas: 14.786
Total de casas destruídas: 0

Fonte BP

Filho acompanha Policia Militar por denuncia que mulher estaria explorando seu pai, mas ele nega em Goioxim.

A equipe recebeu denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos Ministério das Mulheres sendo três denúncias em diferentes datas na data de 17/10/2023.

Denunciante relata que um idoso está sendo maltratado por uma mulher que diz ser namorada dele, a feminina vai à casa do idoso e pega o dinheiro dele.

Ela coloca ele contra os filhos, ela diz para o idoso que os filhos querem o mal dele ele acredita, ela xinga e grita, o idoso diz que não quer os filhos na casa, ela tem um estabelecimento na cidade vizinha, que passa até um mês longe da casa, é usuária de bebidas alcoólicas.

Denunciante informa que suspeita que a feminina pega o benefício do idoso ,que vítima idosa está sofrendo Maus Tratos e ameaça da sua companheira, Equipe deslocou até o endereço do Idoso, 81 anos, no local em contato com o idoso.

O qual relatou que teria um relacionamento com a feminina, 52 anos, e que ela vem a sua residência quando o mesmo solicita, que ela reside em Guarapuava e que ele paga a despesa de seu deslocamento todas as vezes que ela vem o visitar.

Relata ainda que a mesma lhe pediu em garantia uma parte do terreno passado em seu nome para vir morar com ele, estava presente o masculino, 41 anos, filho do idoso, o qual relatou que é responsável por cuidar de seu pai e que sua esposa faz a limpeza da residência.

Mas quando a feminina está acompanhando seu pai a mesma não deixa o idoso ter contato com seu filho, relatou que a última visita da feminina foi na data de 14/10/2023 a 19/10/2023 e que durante esse período não teve contato com seu pai pois a feminina deixou a residência totalmente trancada.

O idoso negou que a mesma estaria com seu cartão e que receberia por ele e que o dinheiro que dá para ela é um agrado. A equipe orientou as partes.

Fonte Polícia Militar

Senhor de 71 anos cai em golpe e passa três Pix, em Pitanga.

– 18h33min – Centro Descrição:

Compareceu a sede da 3º Cia PM a feminina, 71 anos, a qual passou a relatar que por volta de meio dia, entrou em contato uma pessoa se passando pela sua irmã, pedindo que lhe emprestasse dinheiro.

Pois precisava pagar algumas contas, que no dia seguinte lhe devolveria o dinheiro, passando a chave Pix para fazer o repasse do dinheiro, a qual fez três transferências nas chaves Pix.

Que após realizar as transferências notou que se tratava de um golpe. Diante do fato, foi registrado o fato e orientado a vítima quanto as medidas a serem tomadas.
Fonte Polícia Militar

Comercio teve porta arrebentada por pedrada no Planalto em Pitanga.

Foto ilustratativa

01h25min – Planalto Descrição:

No local a equipe constatou que a porta do estabelecimento havia sido arrebentada com uma pedra e os vizinhos informaram que algumas bebidas haviam sido subtraídas.

Diante disso a equipe entrou em contato com o proprietário do estabelecimento, 88 anos, para informar sobre o ocorrido e para contabilizar o prejuízo.

A equipe efetuou patrulhamento nas proximidades na busca de possíveis suspeitos, porém, nenhum foi localizado.
Fonte Polícia Militar

Caminhoneiro tem casa furtada no centro de Pitanga.


– 09h00min – Centro Descrição:

No local em contato com a vítima masculino, 51 anos, o qual passou a relatar que é caminhoneiro e não estava na residência no local e hora do fato.

Na manhã de hoje ao chegar a sua residência, notou que a janela estava arrombada e verificou que foi subtraindo vários objetos, como utensílios domésticos, alimentos e outros, não sabendo precisar, com certeza, os objetos e nem a quantidade.

Registrado o Boletim e orientado a vítima a fazer a relação dos objetos e posteriormente procurar a Polícia Judiciaria para complementar o Boletim e orientado quanto aos demais procedimentos.
Fonte Polícia Militar

Homem em estado de embriagues se envolve em acidente e não tinha CNH, acabou detido pela Polícia de Palmital. 

A equipe foi acionada para atender um Sinistro de Trânsito na Rua Antônio Vicentin, no local a feminina, 74 anos, condutora Habilitada na categoria B, consulta via sistema, relata que estava voltando para casa com seu veículo VW/Gol cinza.

Quando o masculino, 57 anos, que estava visivelmente embriagado voltou com seu veículo GM/Monza para trás atingindo o carro da feminina,

Momento esse que entraram em discussão referente a quem estava certo e quem iria pagar o prejuízo, no local a equipe constatou o visível estado de embriaguez do masculino, dando voz de prisão ao mesmo.

O qual começou a resistir as ordens da equipe policial se debater e tentar fugir da equipe a qual se fez necessário o uso de algemas e compartimento fechado da viatura camburão para conduzi-lo a equipe deslocou até o 4º Pelotão para consultar os envolvidos, verificando então que o masculino não possui CNH, PPD ou ACC sendo assim após lavrar o Boletim de Ocorrência a equipe deslocou até a Policia Judiciaria para demais procedimentos.

O veículo do masculino não possuía pendências e foi liberado para condutor habilitado, como não havia Teste Etilométrico disponível no Pelotão foi realizado o Termo de Constatação pela equipe policial.

Fonte Polícia Militar

Mulher denuncia Marido e filho por agressão e ameaças de morte que acabam presos juntos em Nova Laranjeira. 


19h00min – Linha Rio Guarani Descrição:

A equipe foi acionada, onde a solicitante, 38 anos, informou que seu filho, 22 anos, após ingerir bebida alcoólica estava danificando alguns objetos do interior da residência e ameaçando de morte dizendo ainda que atearia fogo na residência.

No local foi abordado o masculino o qual relatou que quebrou um armário do seu quarto com socos e arrebentou uma tábua da parede da residência.

A vítima informou que as Ameaças são frequentes e que teme pela vida com interesse em representação criminal, foi dado voz de prisão ao masculino, e lido seus direitos constitucionais.

Foi encaminhado para realizar Laudo de Lesão Corporal devido um machucado na mão esquerda consequência do soco danificando o armário em continuidade quando a equipe estava em deslocando para a Polícia Judiciaria.

A feminina informou que vem sofrendo ameaças por parte de seu marido bem como já lhe agrediu fisicamente e que no dia de hoje fez Ameaças de morte com isso a feminina manifestou o interesse em representar contra o marido também, e solicitou Medida Protetiva contra ambos.
Fonte Polícia Militar

Ex-vereador é condenado por assediar servidoras no Paraná.

Em Barracão, no Sudoeste do estado, um ex-vereador denunciado pelo Ministério Público do Paraná foi condenado pela prática dos crimes de assédio sexual e importunação sexual, contra três servidoras da Câmara Municipal nos anos de 2021 e 2022.

Conforme a denúncia, apresentada pela Promotoria de Justiça da comarca, o ex-vereador era presidente do Legislativo na época dos fatos e, no exercício dessa função, assediou as vítimas por diversas vezes.

O Juízo da Vara Criminal de Barracão condenou o réu a seis anos e três dias de reclusão em regime semiaberto, além do pagamento de R$ 5 mil a cada uma das vítimas como indenização por dano moral. Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: MPPR.

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Bebê de três meses é arremessado do segundo andar pelo irmão.


Um bebê de três meses foi arremessado do segundo andar pelo irmão, de 9, em Manhuaçu, na região da Zona da Mata de Minas Gerais, nessa quinta-feira (26 de outubro). A vítima teve escoriações e precisou ficar internada em observação.

A mãe do bebê contou para a Polícia Militar (PM) que havia amamentado o filho mais novo e o deixou na sala com os outros irmãos, de 4 e 9. Enquanto estava na cozinha, o mais velho foi até ela e informou que a irmã havia jogado o bebê na rua. A mulher abriu a janela e viu o filho caçula na calçada.

O pai, que dormia no momento do ocorrido, socorreu o bebê e o levou até o hospital. Por lá, a vítima foi atendida pela equipe médica que constatou escoriações na testa. O bebê ficou estável e não corria risco de morte. Apesar disso, precisou ficar em observação, pois seria necessário realizar exames de imagem.

Irmão assume

A menina, que havia sido apontada como a responsável por jogar o bebê da janela, estava muito nervosa e afirmou que não tinha feito aquilo com o irmãozinho. Enquanto a ocorrência era registrada, o menino revelou a autoria do fato. Ele somente chorava e não disse qual seria a motivação.

A perícia da Polícia Civil identificou que o bebê caiu de uma altura de 4,5 metros. O Conselho Tutelar acompanhou o registro da ocorrência para tomar as providências previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O caso foi encerrado na 2ª Central Estadual do Plantão Digital.

Fonte: O Tempo.

Suspeito de matar e queimar três pessoas é preso em Laranjeiras do Sul.


A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul cumpriu na manhã desta sexta-feira (27), mandado de prisão temporária expedido contra um homem apontado como o executor do crime de triplo homicídio praticado na noite do dia 20 de outubro de 2023, bem como cumpriu mandados de busca e apreensão em seus endereços.

De acordo com as investigações que contaram com importante troca de informações com a Polícia Civil e Polícia Militar de Pato Branco, foi apurado que na tarde do dia 20 de outubro de 2023, as vítimas, um homem e duas mulheres, cujas identidades foram apenas precariamente identificadas, pois ainda se aguarda a confirmação pelo resultado do exame de DNA foram da cidade de Pato Branco para Laranjeiras do Sul.

Pelo que se apurou, os três tinham envolvimento com o tráfico de drogas e foram atraídos até Laranjeiras do Sul sob o falso pretexto de realizar uma compra e venda de substâncias ilícitas. A real intenção, contudo, era atrair e matar a vítima do sexo masculino, por dívidas com compra de drogas.

Por volta das 18h30 do mesmo dia, o executor se encontrou com as vítimas próximo do local onde o crime viria a ocorrer, embarcando no veículo delas. Após transitarem por alguns metros, num local bastante ermo e bem conhecido pelo executor, o acusado atirou com uma pistola calibre 380 contra as vítimas, matando-as.

Na sequência, ele ateou fogo no veículo e fugiu do local. Diante do que foi apurado, a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul representou pela decretação da prisão temporária do executor do crime, bem como pela busca e apreensão em seus endereços, pedidos estes que contaram com o parecer favorável do Ministério Público e que foram deferidos pelo Poder Judiciário, possibilitando a ação policial.

Cumpridos os mandados, verificou-se nas diligências que esse mesmo homem, o executor, vinha traficando drogas em Laranjeiras do Sul, sendo ele também preso em flagrante por tráfico de drogas, sendo localizada uma caderneta com a contabilidade da atividade ilícita e uma razoável quantidade de cocaína. Após o cumprimento auto de prisão em flagrante por tráfico e através do mandado de prisão o executor do crime foi encaminhado ao DEPPEN onde ficou à disposição da Justiça.

Fonte: PP News.

Jacaré de 1,6 metro resgatado de estação de tratamento de água no Paraná; vídeo.


Jacaré foi salvo em Jaguapitã, cidade no Norte Central Paranaense, na quinta-feira (26), que tem o território composto 100% pelo bioma Mata Atlantica.

Oito pessoas foram mobilizadas para fazer o resgate do réptil da estação de tratamento de água, que durou 4 horas. O animal é grande, mede aproximadamente 1,60 m e tem o peso de 50 kg.

As equipes usaram a seguinte estratégia: encheram o buraco de água, de modo que o jacaré alcançasse a superfície. Foi preciso acionar um caminhão-pipa para colocar água no buraco.

Assim que encher, o animal conseguiu escapar e voltou para a lagoa que vive, da captação de saneamento do município. A Polícia Ambiental irá providenciar para ser levado ao habitat natural.

Fonte: Catve.com

Aneel mantém bandeira tarifária verde para novembro.

O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em novembro. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Em junho de 2022, a Aneel aprovou reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Em agosto, a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Fonte: Agência Brasil.


Homem sofre ferimentos graves em acidente na PR-483, na manhã deste sabado.

Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 6h50 deste sábado (28), na rodovia PR-483.

Entre o trevo do Bairro Alvorada e o trevo da Água Branca, em Francisco Beltrão. A colisão foi entre um caminhão VW/24.250 e um automóvel GM/Celta.

Com o impacto da batida, os dois veículos foram arremessados para fora da pista. O ocupante do carro, um homem de 35 anos, ficou encarcerado e foi necessário, os socorristas do Corpo de Bombeiros utilizar equipamentos específicos para retirá-lo.

A vítima teve ferimentos graves e foi encaminhada inconsciente ao Hospital Regional pelo SAMU. A Polícia Rodoviária Estadual registrou o Boletim de Acidente de Trânsito.


Fonte PPNEWS

Deputado Gugu Bueno se envolve em acidente com caminhão em Alto Piquiri.

O Deputado Estadual Gugu Bueno (PSD) se envolveu em um acidente de trânsito em Alto Piquiri na noite dessa sexta-feira (28).

Segundo informado, o acidente teria ocorrido entre o carro que ele estava e um caminhão, mas apesar do forte impacto, ninguém ficou ferido.

Uma nota sobre o acidente foi divulgada nas redes sociais do deputado.

Confira a nota na íntegra:

Ontem, por volta das 19:00 hs, na região do município de Alto Piquiri, quando o Deputado Gugu Bueno retornava de suas agendas, o veículo em que estava envolveu-se em um acidente com um caminhão que transitava no sentido contrário.

Apesar da gravidade do acidente que causou a perda total do veículo, pela graça de Deus, nem o deputado e nem sua equipe se machucaram.

Um dos grandes riscos inerentes à atividade de um deputado municipalista, que gosta de estar presente nos municípios, é a necessidade de estar nas estradas o tempo todo.

Por isso o Deputado Gugu Bueno agradece a preocupação e as orações que recebe diariamente.

Fonte CGN

Duas pessoas ficam feridas em acidente na PR-323. Veja as fotos:


Uma colisão entre dois automóveis foi registrada na noite desta sexta-feira (27) na rodovia PR-323 entre o distrito de Lovat (município de Umuarama) e Cruzeiro do Oeste. Duas pessoas ficaram feridas, sendo que uma mulher teve ferimentos considerados mais graves.

O acidente ocorreu nas proximidades do posto de combustíveis Mahle. Informações coletadas com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) indicam que os dois veículos seguiam sentido Lovat a Cruzeiro do Oeste.

A condutora de um Corsa de cor prata parou no acostamento do lado direito (base seu sentido de tráfego) e iria acessar uma estrada rural que fica do lado esquerdo da pista. No momento que ela foi atravessar a rodovia acabou sendo atingida pelo Fiesta branco.

A colisão acertou a porta do Corsa, justamente onde estava a motorista. OBemdito foi informado que ela reside nas proximidades de onde ocorreu o acidente.

As equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Cruzeiro do Oeste foram para o local prestar atendimento às vítimas. Ambos foram conduzidos para o hospital do município. Conforme a Defesa Civil, devido à gravidade dos ferimentos da mulher, ela foi encaminhada pela equipe avançada do Samu para um hospital de Umuarama.

Uma colisão entre dois automóveis foi registrada na noite desta sexta-feira (27) na rodovia PR-323 entre o distrito de Lovat (município de Umuarama) e Cruzeiro do Oeste. Duas pessoas ficaram feridas, sendo que uma mulher teve ferimentos considerados mais graves.

O acidente ocorreu nas proximidades do posto de combustíveis Mahle. Informações coletadas com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) indicam que os dois veículos seguiam sentido Lovat a Cruzeiro do Oeste.

Fonte: O Bemdito.


Acidente entre Saveiro e caminhão deixa motorista ferido na PR-495.


A PRE (Polícia Rodoviária Estadual) de Santa Helena registrou um acidente no trânsito na tarde desta sexta-feira (27), na PR-495, no trecho entre as cidades de Missal e Medianeira.

Conforme informações, o acidente envolveu um Caminhão Mercedes Benz, que era conduzido por uma pessoa de 50 anos e uma Saveiro conduzida por um homem de 58 anos de idade. Ambos os veículos seguiam na mesma direção, quando a Saveiro, em determinado momento, teria colidido na traseira do caminhão.

Com o impacto da colisão, o condutor da Saveiro sofreu ferimentos. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. O condutor do caminhão não se machucou.

Fonte: Correio do Lago.

Carro vai parar no canteiro da BR 277 em Medianeira.


Motorista perdeu o controle da direção e foi parar no canteiro central da BR 277 em Medianeira, nesta sexta-feira (27). 

Na imagem dá para ver o Kia Sportage no gramado ao lado da rodovia.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), na situação não houve registro de pessoas feridas e o proprietário ficou responsável por retirar o veículo.

Fonte: Catve.com


O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:




Duas pessoas ficam feridas em acidente na rodovia PR-483.


Um acidente envolvendo dois veículos deixou duas pessoas feridas no início da noite desta sexta-feira (28), na rodovia PR-483, em Francisco Beltrão.

A colisão frontal ocorreu por volta das 19h nas proximidades do trevo de acesso a Manfrinópolis/Salgado Filho. Conforme informações, a VW/Saveiro emplacada em Entre Rios do Oeste seguia sentido Francisco Beltrão, quando acabou colidindo com o automóvel Toyota/Corolla com placas de Manfrinópolis seguia no sentido contrário.

Após o impacto, a Saveiro colidiu em um ponto de ônibus. Os dois ocupantes sendo um deles, um senhor de idade, tiveram ferimentos leves e foram removidos a UPA, em Francisco Beltrão. No Corolla também estavam dois ocupantes, mas eles não tiveram ferimentos. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros atenderam o acidente.

Fonte: PP News FB.


População idosa do Paraná quase dobrou nos últimos 22 anos, aponta IBGE.


Dados detalhados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a evolução demográfica do Brasil mostram um aumento expressivo na proporção de idosos no Paraná. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

O envelhecimento da população paranaense é uma tendência que já vinha sendo observada ao longo das últimas décadas. Entre os censos de 2000 e 2010, o crescimento foi de 32%, passando de 809 mil para quase 1,2 milhão de pessoas. Entre os levantamentos de 2010 e de 2022, o aumento foi ainda mais expressivo, de 47%, chegando aos atuais 1,9 milhão.

O município com o maior percentual de pessoas idosas no Estado, com 26,8%, é Floraí, na região Norte. Em sentindo oposto, a cidade com população mais jovem é Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, onde apenas 8,6% são idosos. Outro fato apontado pelo Censo é que as mulheres são a maioria entre os idosos, chegando a 55% das pessoas com 60 anos ou mais.

Na avaliação da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, o Estado tem se preparado para o aumento da população idosa, comprovada pelo Censo, por meio de diversas políticas públicas. “Uma das principais estratégias é a construção coletiva e intersetorial, para uma vida saudável e longevidade, envolvendo o Estado, as famílias e a sociedade na formulação e implementação de ações que assegurem os direitos dos idosos”, afirmou.

A secretária também destacou que o Paraná possui um Fundo Estadual e um Conselho Estadual do Idoso ativos há décadas, além de uma rede estadual de governança que abrange mais de 98% dos municípios paranaenses, com fundos e conselhos municipais em funcionamento. Ela lembrou ainda que atualmente 31 das 35 cidades brasileiras certificadas pela OMS como Cidade Amiga da Pessoa estão no Paraná.

“O Estado traz um novo olhar para os idosos, apoiando as cidades para estejam adequadas ao atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, baseado nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), com metodologias cientificamente comprovadas e atentos às demandas dessa faixa da população”, pontuou.

LEI DA GRATUIDADE – No início do mês de outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei estadual 21.685/2023, que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para pessoas com 65 anos ou mais.

A nova legislação faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo Estado voltadas a este público, que incluem a transferência de recursos para os municípios para acolhimento aos idosos, a criação de uma Central Judicial específica para a terceira idade e um programa de incentivo ao turismo da melhor idade. Na última terça-feira (24), a secretária Leandre concedeu uma entrevista à Agência Estadual de Notícias comentando detalhes sobre o assunto.

Outras medidas do Governo do Estado incluem ainda a construção de centros de convivência multiúso para a terceira idade, feitos em parceria pela Secretaria das Cidades e os municípios, e a construção de condomínios residenciais exclusivos para idosos pela Cohapar. No âmbito da prestação de serviços, também são promovidos os Jogos da Integração do Idoso por intermédio da Secretaria do Esporte, e cursos de inclusão digital pela Celepar.

MERCADO DE TRABALHO – Se a população do Paraná está mais velha, ela também está mais ativa. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), também elaborada pelo IBGE, apontam que o Estado atingiu a marca de 400 mil trabalhadores ativos com idade igual ou superior a 60 anos no terceiro trimestre de 2023 (de abril a junho), o maior patamar da história.

As informações, divulgadas no começo de outubro, também demonstram que os idosos paranaenses estão ganhando mais. O salário médio dos trabalhadores acima de 60 anos chegou a R$ 3.421 por mês no Estado no segundo trimestre, 9% acima da média estadual, que foi de R$ 3.140 no mesmo período, e 1,1% superior ao rendimento médio dos idosos em nível nacional, que foi de R$ 3.383 mensais.

NÍVEL NACIONAL – Para fins comparativos, o estudo do IBGE utiliza em sua estratificação o grupo de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. O total de pessoas dentro deste recorte no Brasil chegou 22,1 milhões, o equivalente a 10,9% da população. No Paraná, são 1,2 milhão de pessoas segundo este critério de faixa etária, ou aproximadamente 5,4% dos brasileiros que pertencem a esse grupo.

Fonte: AEN.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 28/10/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




ONU aprova resolução que pede liberação de civis e trégua humanitária.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (27), com 120 votos favoráveis, a proposta de resolução sobre o conflito no Oriente Médio apresentada pela Jordânia e que foi assinada por 39 países com assento no colegiado. A proposta aprovada pede uma "trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada que conduza ao cessar das hostilidades".

O documento pede ainda "a libertação imediata e incondicional de todos os civis que permanecem ilegalmente mantidos em cativeiro".

Para a aprovação de um texto apresentado em caráter emergencial na Assembleia Geral, são necessários os votos de dois terços dos países. Outros 14 países votaram contra a proposta e 45 se abstiveram.

 A Assembleia Geral da ONU reúne os representantes de 193 países-membros da organização. As resoluções da Assembleia Geral não funcionam como uma ordem, representando mais um gesto político.

Entre os países favoráveis à proposta na votação de hoje estão Brasil, Jordânia, Argentina, Egito, China, Líbano, Rússia, Portugal, Arábia Saudita e África do Sul. Já Israel, Estados Unidos, Guatemala, Áustria, Hungria e Paraguai votaram contra.

Mais cedo, a proposta da Jordânia foi criticada pela embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfild, por não condenar o Hamas e por não citar o termo reféns, referindo-se às mais de 200 pessoas sequestradas no dia 7 de outubro pelo grupo que controla a Faixa de Gaza.

Proposta

Além da liberação de civis e trégua humanitária, o documento aprovado pela ONU exige que as partes cumpram com o direito internacional, que os civis da Faixa de Gaza tenham acesso aos bens e aos serviços essenciais, como água, alimentos e medicamentos, e que se anule a ordem de Israel para evacuação de todas as pessoas do norte do enclave palestino.

Por fim, a resolução afirma que "uma solução justa e duradoura para o conflito israelense-palestino só poderá ser alcançada por meios pacíficos, de acordo com as resoluções relevantes das Nações Unidas e do direito internacional e com base no a solução de dois Estados". 

Fonte: Agência Brasil.

Lula admite quebrar meta de déficit zero e enfraquece discurso de Haddad.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta-feira, 27, que o governo “dificilmente” cumprirá a meta fiscal de déficit zero em 2024. A meta foi estabelecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como necessária para que o arcabouço fiscal fique de pé, e enviada no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para Lula, porém, muitas vezes o mercado é “ganancioso” e cobra algo irreal do governo.

Em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula disse que, para ter um déficit zero nas contas públicas, o País precisará fazer corte de investimentos. “Dificilmente chegaremos à meta zero até porque não queremos fazer corte de investimentos e de obras”, afirmou. Embora o presidente não tenha dito, 2024 é ano eleitoral e petistas já afirmavam, nos bastidores, que será preciso contrariar Haddad porque, se a arrecadação for insuficiente, haverá tesourada em programas sociais.

“Eu não vou começar o ano fazendo um corte de bilhões nas obras que são prioritárias neste país. Eu acho que, muitas vezes, o mercado é ganancioso demais e fica cobrando a meta que eles acreditam que vai ser cumprida”, destacou Lula.

Para ele, a meta pode ficar com rombo nas contas públicas entre 0,25% e 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), sem nenhum problema. “Tudo o que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai fazer. O que posso dizer é que ela não precisa ser zero. A gente não precisa disso”, argumentou. “Se o Brasil tiver o déficit de 0,5%, o que é? 0,25% o que é? Nada. Absolutamente nada. Então, vamos tomar a decisão correta e nós vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil.”

Cabo de guerra

O presidente disse que vai conversar com Haddad sobre o assunto. Como mostrou o Estadão, a mudança da meta fiscal virou um cabo de guerra dentro do governo. Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão) chegaram a defender internamente uma meta menor, mas Haddad não concordou, sob a justificativa de que esse recuo seria visto como fragilidade. Pior: um indicativo de que o governo não conseguirá receitas extras (R$ 168,5 bilhões) para superar o déficit no orçamento.

O evento de ontem revelou quem se deu melhor nessa disputa. “Eu sei da disposição do Haddad, sei das vontades do Haddad, sei da minha disposição e quero dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero”, insistiu.

Cenário

Na sua avaliação, 2024 será um ano difícil para a economia por causa do cenário internacional, que inclui menor crescimento da China e aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. Mesmo assim, o presidente se mostrou otimista e disse ter pedido um “check-up” à equipe econômica para verificar o que pode ser corrigido.

“É para a gente evitar que a doença se prolifere”, afirmou Lula, que se reuniu com o ministro da Fazenda antes do café com os jornalistas. “Temos consciência do que está acontecendo na economia mundial e temos de atuar agora.”

‘Jogo político’

O café da manhã foi realizado no dia em que Lula completou 78 anos e durou quase uma hora e meia. Ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e dos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Lula tocou em assuntos de segurança (“Eu não quero as Forças Armadas nas favelas brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas e, enquanto eu for presidente, não tem GLO”, disse, em referência a operações de Garantia da Lei e da Ordem), mas também falou sobre o “jogo político”. Disse que não está negociando cargos com o Centrão e procurou minimizar o troco dado pelo Congresso em votações de interesse do Planalto.

“Eu não fiz negociação com o Centrão. Eu não converso com o Centrão. Vocês nunca me viram fazendo reunião com o Centrão. Eu faço conversas com partidos políticos, que estão ali legalizados, que elegeram bancadas. Portanto, é com eles que eu tenho que conversar para estabelecer um acordo”, declarou o presidente.

Mulheres

Questionado sobre a diminuição do número de mulheres no primeiro escalão, Lula disse ter sofrido quando demitiu Ana Moser do Ministério do Esporte e Rita Serrano da presidência da Caixa e ficado “chateado” ao substituir Daniela Carneiro nas pasta do Turismo. De acordo com ele, no entanto, Daniela só foi trocada porque mudou de partido: migrou do União Brasil para o Republicanos.

“Fiz um acordo com o PP, com o Republicanos. Acho que é direito deles dirigir o governo, ter um espaço no governo. Eles, juntos, têm mais de cem votos, e eu precisava desses votos para continuar governando”, observou o presidente.

Ana Moser saiu para André Fufuca (PP) entrar, Daniela foi trocada por Celso Sabino (União Brasil) e Rita Serrano perdeu o cargo para Carlos Antonio Vieira Fernandes. Todos os substitutos das mulheres que deixaram o governo foram indicados por Lira.

“Lamento profundamente não poder indicar mais mulheres do que homens. (Mas) Muitas vezes esses partidos não têm mulheres para indicar. Quando um partido político tem que indicar uma pessoa e não tem mulher, eu não posso fazer nada”, declarou Lula.

Em julho, o presidente da Câmara chegou a indicar a ex-deputada Margarete Coelho, hoje diretora de Administração e Finanças do Sebrae, para comandar a Caixa. As negociações não foram adiante sob a alegação de que não havia consenso em torno do nome dela.

Apesar dessa redução no número de cadeiras femininas, o presidente disse ter esperança de aumentar essa representação na equipe até 2026. “Muita gente sai para ser candidato”, lembrou. “Quero fortalecer (essa participação) no governo e passar a ideia de que a mulher veio para a política para ficar.”

Oriente Médio

Ao tratar da guerra no Oriente Médio, Lula disse que entraria em contato com qualquer país que se declarasse aliado do Hamas para intervir pela libertação dos reféns sequestrados pelo grupo terrorista desde o ataque do último dia 7 a Israel. O petista afirmou, porém, que seria necessário fazer demandas semelhantes ao governo de Binyamin Netanyahu para que abrisse as fronteira e libertasse presos palestinos.

“Se eu tiver informação: ‘Ó, Lula, tem um presidente de tal país que é amigo do Hamas’. É para ele que eu vou ligar. ‘Ô, cara, fala para o Hamas libertar os reféns’. E também falar para o governo de Israel liberar os presos, os sequestrados, (que) abra a fronteira para sair os estrangeiros”, disse.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Governo federal retira Porto de Santos do programa de privatização.


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta sexta, 27, medida que a retira o Porto de Santos do Programa Nacional de Desestatização (PND), pondo fim às discussões sobre a concessão ou não do principal terminal portuário do País à iniciativa privada.

“A decisão do presidente Lula é pela não privatização do Porto de Santos. Vamos esquecer esse debate para trazer mais previsibilidade para os investimentos”, disse Costa Filho, em evento ontem no final da manhã, na cidade do litoral paulista. À tarde, ele tinha uma agenda com a Autoridade Portuária de Santos.

A decisão de incluir o Porto de Santos no Programa Nacional de Desestatização foi tomada no governo de Jair Bolsonaro, pelo então ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, hoje governador de São Paulo. A intenção de excluir o terminal santista do programa já havia sido manifestada por Márcio França, que antecedeu Costa Filho na pasta de Portos e Aeroportos.

“O Porto de Santos já é quase todo privatizado, as operações são privadas, o porto mantém a autoridade pública. Esse é o modelo de 99% do mundo. Vender o CNPJ da autoridade portuária criaria, na minha visão, problemas bem graves”, afirmara França em março deste ano.

Obras estruturantes

A decisão da União significa que a iniciativa privada pode apenas investir em obras estruturantes no terminal. Como exemplo, o ministro citou projetos de mobilidade urbana e dragagem.

Entre as obras de acesso, Costa Filho destacou a construção do túnel Santos-Guarujá, que deve sair do papel em breve, com a apresentação do projeto inicial até dezembro, com as obras começando no próximo ano. Segundo Costa Filho, a União e o Estado de São Paulo têm conversado sobre a alocação dos recursos necessários para custear a obra. “O foco do (presidente) Lula é ampliar diálogo com Tarcísio para trabalhar em conjunto.”

De acordo com o ministro, o foco da atuação do governo no Porto de Santos estará voltado para as obras de dragagem, movimento urbano, o aumento de capacidade e reformas. No total, estão previstos R$ 13 bilhões em investimentos para a área do terminal para os próximos cinco a oito anos.

Outorgas

O Ministério de Portos e Aeroportos planeja lançar até dezembro o programa Navegue Simples, iniciativa que visa simplificar o trâmite de processos para todos os tipos de outorgas portuárias. Segundo Costa Filho, esses trâmites duram entre dois anos e meio e três anos. Com o Navegue Simples, a expectativa é que o tempo caia para de seis a oito meses. “Isso é uma forma de acelerar a carteira de empreendimentos portuários no Brasil.”

Situação financeira do terminal está ‘saneada’

Ao anunciar a decisão do governo de excluir o Porto de Santos do Programa de Desestatização, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou ontem que o terminal santista tem uma situação financeira saudável.

“Hoje temos um porto saneado do ponto de vista financeiro”, assegurou ele, destacando que a decisão foi tomada depois de o governo dialogar com diversos setores.

Reforçando a afirmação do ministro, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que o objetivo é demonstrar que uma empresa pública pode e deve ser eficiente.

Governança e melhorias

De acordo com Costa Filho, o foco agora é trazer mais governança ao Porto de Santos por meio da autoridade portuária, sem excluir no entanto a participação privada da operação de infraestrutura.

“Queremos trazer as parceria público-privadas para projetos como o túnel Santos-Guarujá e dragagem”, explicou Costa Filho.

No topo da lista de prioridades do governo, está também a melhora do acesso ao terminal para ajudar no escoamento da produção agrícola. Entre esses projetos, estão o de ampliação da área de estacionamento para caminhões, a construção de uma via perimetral e a otimização dos modais de transporte, especialmente o ferroviário.

Mobilidade

Dos R$ 13 bilhões em investimentos previstos para o Porto de Santos nos próximos cinco a oito anos, explicou Pomini, cerca de R$ 800 milhões deverão ser direcionados às obras de mobilidade urbana.

Para a construção do túnel Santos-Guarujá, maior obra do PAC, serão aportados cerca de R$ 6 bilhões.

Também as iniciativas de dragagem do canal do porto também deverão custar cerca de R$ 6 bilhões, segundo cálculo do Ministério de Portos e Aeroportos.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.