Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 15 de junho de 2016

leitor que está com celular Click Aqui para ler as noticias atualizadas do Blog do Beto.

===============================================================

PREVISÃO DO TEMPO





===============================================================
Entregador de Pizza foi roubado em Palmital.


No dia 15 jun. 16, por volta das 21h20min, uma equipe foi acionada via 190, para dar atendimento a uma situação de roubo, onde o solicitante relatou que é entregador de pizza, e que foi realizar uma entrega no bairro Coamo e, ao chegar no endereço passado, foi abordado por dois indivíduos encapuzados de posse de uma faca, os quais subtraíram R$ 200,00 (duzentos reais) em espécies e três pizzas. Diante do fato, foi realizado patrulhamento, juntamente com a vítima, no intuito de localizar os suspeitos, porém, não foi logrado êxito. Foi orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Policia Militar
===============================================================

Tiroteio que matou 'Rei da Fronteira' teve participação de 70 pistoleiros. Veja o vídeo. 



Entre 50 e 70 pessoas participaram do tiroteio que causou terror na fronteira do Brasil com o Paraguai e terminou na morte do narcotraficante Jorge Rafaat, na noite de ontem. Governador do departamento de Amambay, que tem Pedro Juan Caballero como capital, Pedro Gonzalez, afirmou à imprensa paraguaia que a segurança precisa ser reforçada na fronteira. (VEJA O VÍDEO ABAIXO)
Ao jornal paraguaio ABC Color, Gonzalez afirmou que o tiroteio “chocou e assustou” a cidade e que nas regiões mais próximas da fronteira com Ponta Porã os disparos duraram por 30 minutos. Em outros pontos de Pedro Juan, houve tiroteio até o amanhecer de hoje. São estimados pelo menos 5 mil tiros disparados durante a noite.
O governador da província afirmou que há mais de 17 anos há somente 15 soldados do exército paraguaio na fronteira e que é necessário mais policiamento no local.
“O poder de fogo do crime organizado foi superior a 200% ou 300% o da polícia. Os agentes estão em desvantagem ", disse Gonzalez que ainda ressaltou que pistoleiros brasileiros participaram do tiroteio.
Segurança
Durante o tiroteio e depois da morte do narcotraficante, tanques do Exército Brasileiro foram vistos transitando na fronteira, mas segundo o Comando Militar do Oeste, não houve nenhuma ação por conta dos ataques no país vizinho.
O deslocamento dos blindados se deu por conta de logística da Operação Ágata, que é realizada na fronteira desde terça-feira. Ainda segundo o CMO, se fosse necessária a intervenção do Exército, qualquer ação teria de ter autorização do comando em Brasília e ações só poderiam ser feitas em solo brasileiro.
Traficante
O alvo principal do ataque foi Jorge Rafaat, apontado como um dos principais chefes do narcotráfico na fronteira. Rafaat foi condenado pelo juiz federal Odilon de Oliveira por duas vezes, em 2005 e 2014. Ele ficou três anos preso, mas fugiu para o Paraguai e nunca mais foi encontrado. Somando as condenações, são mais de 47 anos. 
"Confisquei da organização 49 itens, entre várias fazendas, no Brasil e no Paraguai, diversos imóveis urbanos em alguns Estados, 7 aviões, muitos veículos", disse o juiz.
O assassinato dele ocorreu em Pedro Juan Caballero. O criminoso foi cercado por pistoleiros em seu carro blindado e mesmo fortemente armado e cercado por guardiões, não se livrou da morte nem mesmo com todo o aparato de segurança.
De acordo com informações do site paraguaio ABC Color, o ataque é atribuído ao ''barão da droga'' Chimenes Jarvis Pavão, em parceria com a organização criminosa do Brasil Primeiro Comando da Capital (PCC).
Tiroteio começou durante a noite de ontem e se estendeu até a madrugada desta quinta-feira. Segundo o noticiário, foram cerca de quatro horas de enfrentamentos entre duas facções na disputa pelo território do tráfico de drogas. O cenário, conforme relatos, era de terror. Tanques do Exército Brasileiro, que estava na região por conta da Operação Ágata, e Paraguaio, além de policiais dos dois países, foram mobilizados e até a fronteira teria sido fechada.
Segundo o ABC Color, depois de cessado os tiros, dois estabelecimentos comerciais foram incendiados. Por volta das 4h30 de hoje, loja de nome "Pneus Porã" e outro comércio foram, simultaneamente, tomados por fogo. Um dos pontos seria de propriedade do traficante morto Jorge Rafaat. Bombeiros combateram as chamas.
No contexto da guerra do narcotráfico, sete pessoas teriam sido presas. A polícia ainda não divulgou oficialmente a quantidade de mortos e feridos.
O velório de Rafaat acontece na manhã de hoje, em Ponta Porã, e a segurança é reforçada por policiais militares.
                          
Informações são do Correio do Estado.

===============================================================

Piadas
===============================================================

Foto do menino morto por jacaré é divulgada.



A imagem é de Lane Graves, de 2 anos. O menino morreu após um ataque de jacaré em um hotel da Disney. O corpo foi encontrado intacto na tarde de ontem (15).
A família do garoto tinha saído de Nebraska para passar férias no hotel Grand Floridian, que fica perto do Magic Kingdom, principal parque da Disney e um dos mais populares de Orlando.
Na noite de terça-feira, o menino, o pai, a mãe e a irmã de quatro anos passeavam na orla da lagoa Seven Seas, em frente ao hotel, quando a criança de 2 anos foi atacada pelo jacaré e arrastada para a água.
Testemunhas contaram à polícia que a menina brincava em um cercadinho que estava a uma distância entre 20 metros e 30 metros da água. Já o menino, segundo o xerife Demings, estava na parte rasa da lagoa.
A Disney fechou todas as praias de seus resorts em Orlando, "por cautela", após o ataque. Cinco animais foram mortos.
A Comissão de Preservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida colocou à disposição agentes e armadilhas para capturar o animal que arrastou a criança. De acordo com autoridades locais, não havia relatos recentes de incidentes envolvendo jacarés na região.
===============================================================


 VERSÍCULO DO DIA
===============================================================

Giroto, Amorim, ex-prefeito e mais 10 
são denunciados por lavagem de dinheiro.




O ex-deputado federal Edson Giroto, o empresário João Krampe Amorim, o ex-prefeito e Paranaína e ex-deputado estadual Wilson Roberto Mariano e mais 10 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF-MS). Eles foram alvos da operação Lama Asfáltica e poderão ser julgados pelo crime de lavagem de dinheiro.
Segundo o MPF, a investigação da Lama Asfáltica apontou que os envolvidos participaram da lavagem de valores que superam R$ 45 milhões. O dinheiro que era fruto ed desvio de recursos se transformava lícito através de compra de fazendas em nomes de parentes.
Se as denúncias dos procuradores forem aceitas, os investigados serão réus no processo criminal que tramitará na 3ª Vara Federal de Campo Grande.
Foram denunciadas à Justiça, além de Giroto, Beto Mariano e João Amorim, os seguintes investigados: Flávio Henrique Garcia Scrocchio, Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto, João Afif Jorge, Mariane Mariano de Oliveira Dornellas, Maria Helena Miranda de Oliveira, João Pedro Figueiró Dornellas, Ana Paula Amorim Dolzan, Ana Lúcia Amorim, Renata Amorim Agnoletto e Elza Cristina Araújo dos Santos.
O MPF também pediu à Justiça que a prisão preventiva dos investigados que já estão detidos seja mantida. São eles Giroto, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Ana Paula Amorim Dolzan, Elza Cristina Araújo dos Santos, Flávio Henrique Garcia Scrocchio, Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto, Wilson Roberto Mariano de Oliveira e Mariane Mariano de Oliveira Dornellas.
LAMA
A investigação da Polícia Federal em parceria com outras instituições revelou que a organização crimonosa operou de 2007 a 2014 e tinha livre influência no Governo do Estado, através da Secretaria de Obras.
Os desvios eram principalmente focados em recursos que o Estado obtia com a União e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte Correio do Estado
===============================================================
Abertura 63º Jogos Escolares do Paraná em Pitanga. Com a presença da escola Estadual do Campo João Cionek de Santa Maria do Oeste. veja o vídeo e as fotos.



Vídeo da prefeitura de Pitanga


Ontem a noite na cidade de Pitanga teve a abertura dos 63 Jogos Escolares do Paraná em Pitanga. Uma festa bonita e inesquecível para quem esteve presente, com participação de varias cidades com jogos até domingo para quem quiser assistir. O colégio Estadual João Cionek de São Jose de Santa Maria do Oeste que ira participar dos jogos. 
Desde já queria agradecer a diretora da escola Luciana Geffer, pelas fotos enviadas e pelas informações passadas e o convite para amanha o Blog do Beto esta presente para acompanhar a escola que aceitamos de imediato desde já desejamos a maior sorte para sua escola diretora Luciana Geffer. 













===========================================================================================

Pastor Thiago Ferreira
Ministério Arrependimento e Santidade Brasil
Santa Maria do Oeste-Pr
Contatos: 041 9543-8292 TIM 
WHATSAPP / 042 9117-2925 VIVO

"PREPAREM O CAMINHO,O MESSIAS ESTÁ VINDO".


===============================================================

Ambulância de Manoel Ribas se envolve em acidente na cidade de Ivaiporã.

Na manhã de quarta-feira, dia 15 de junho de 2016, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã atenderam um acidente que envolveu uma ambulância e um vectra. A colisão ocorreu na Rua Ponta Grossa na esquina com a Rua Mato Grosso, envolvendo uma Ambulância de Manoel Ribas, que era conduzida por José Luís Ribeiro, e um Vectra, placas ASD-2681 de Ivaiporã, conduzida por Paloma Guizoni de Araújo. Com a batida houve danos materiais, mas ninguém se feriu gravemente. A equipe que atendeu a ocorrência fez os devidos levantamentos para apurar as causas.

INFORMAÇÕES: BLOG DO BERIMBAU - FOTOS: SERGIO OLIVEIRA/RÁDIO NOVA ERA  Blog do Marquinho


===============================================================





Endereço: Rua Sete de Setembro Centro de Santa Maria do Oeste – PR



===============================================================

Sequência de acidentes provoca congestionamento de mais de 20 km na BR-376.

Reprodução

Dois acidentes envolvendo caminhões, um deles com duas vítimas, provocaram um congestionamento, na BR-376, que chegou a mais de 20 km de extensão na manhã desta quarta-feira (15). O primeiro aconteceu por volta das 7h30, no km 667 da rodovia, enquanto o outro foi registrado às 9h, no km 660, ambos na região de Guaratuba (Litoral) e nas pistas que levam a Santa Catarina. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi necessário interditar totalmente a estrada para retirar os dois ocupantes do primeiro caminhão, que tombou e espalhou sua carga de bobinas de papel. A vítima mais grave foi transportada por um helicóptero da Polícia Militar catarinense a um hospital da região. A outra apresentava ferimentos moderados e foi deslocada por terra. 
Às 9h, o trecho estava prestes a ser totalmente liberado quando uma carreta bitrem carregada com 52 toneladas de cal que vinha no final da fila de veículos saiu da pista, provocando o segundo acidente. O fluxo foi totalmente bloqueado novamente. O condutor não se feriu. 
Por volta das 12h, uma das pistas foi liberada. Os trabalhos para remoção do veículo e de sua carga só terminaram depois das 12h30, possibilitando a liberação completamente o trecho. 
Em seu ápice, o congestionamento se prolongava por mais de 20 km, chegando até o km 639. 

Reprodução

      Reprodução
Fonte Bonde



===============================================================
    1. Lojão do Bráz Santa Maria do Oeste
    2. Preço melhor ninguém faz.

  1.      


    Venha Conferir nossos Produtos, com ótima qualidade de acabamento e um Preço que cabe no seu Bolso. Lojão do Bráz Preço melhor ninguém faz.


      Rua Generoso Karpinski - 1171- Centro.
===============================================================
Pai morre em acidente no PR a caminho do velório do filho.


 Charrete dfoi atingida na traseira por um ônibus de trabalhadores. Foto: WhatsApp/Eliandro Piva
Acidente na manhã desta quarta (15) vitimou Valdir Sernovico, de 47 anos. Ele seguia pela PR-417 a caminho do velório do filho, assassinado na terça-feira (14).
Um homem morreu em acidente na manhã desta quarta-feira (15), em trecho da PR-417, entre Andirá e Itambaracá, norte pioneiro do Paraná. A vítima estava a caminho do velório do filho, assassinado na noite anterior - terça-feira (14) - em Rolândia, no Norte do Paraná.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Valmir Sernovico, de 47 anos, seguia de charrete para a casa de um de seus filhos que mora em Itambaracá. Os dois iriam juntos ao velório de Rafael Sernovico, 21 anos, morto a tiros na frente de sua casa.
Durante o trajeto, a charrete de Valmir foi atingida na traseira por um ônibus de trabalhadores. Ele morreu na hora e as circunstâncias da colisão estão sendo investigadas.
Crime
Rafael Sernovico foi morto dentro de sua casa, por volta das 20 horas, no Jardim Novo Horizonte.
Segundo a polícia, ele estava cuidando da filha de um ano e nove meses quando foi chamado no portão. Ele saiu para atender o chamado e foi atingido por quatro tiros. A vítima morreu no local. Rafael era de Itambaracá e morava em Rolândia há três meses com a esposa e a filha. Ele não tinha passagem pela polícia.

Informações do portal TNOnline.


===============================================================


              1.                        Bráz Pé


  1. Calçados e Acessórios.



Em frente do Super - Mercado Camilo !!! veja o vídeo.


===============================================================
Criança atropelada em Pinhão morre no hospital em Guarapuava.




Uma criança de um ano que foi atropelada na tarde de sábado (11) em Pinhão morreu no hospital em Guarapuava.
O atropelamento ocorreu por volta das 16h40, na rua João Ramos, no loteamento residencial Colina Verde. Os bombeiros chegaram a ser acionados para atender a ocorrência, mas a criança foi socorrida por populares e encaminhada ao hospital em Pinhão.
Devido à gravidade dos ferimentos, o menor foi transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. Cezar Emanoel de Lima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital nesse domingo (12).
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.
Não há maiores informações sobre a circunstância do atropelamento, uma vez que o socorro foi prestado por populares e o veículo atropelador não se encontrava mais no local. O caso está sendo investigado pela polícia.
Fonte Redesul
===============================================================

Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste.


===============================================================

MP denuncia ex-BBB Laércio; veja quais são os crimes.



Laércio de Moura foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) pelos crimes de estupro, fornecimento de entorpecentes e tráfico de drogas.
No inquérito concluído pela delegada Daniela Corrêa Antunes Andrade, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, são destacados dois estupros contra a mesma vítima. Consta ainda uma tentativa de estupro.
Durante a investigação dos arquivos de mídia em computadores, pen drives e celulares do designer de tatuagem, foram encontradas outras provas contra ele.
O ex-BBB está preso desde o dia 16 de maio e, se a Justiça aceitar a denúncia, ele pode ser condenado a até 68 anos de cadeia.
No dia da prisão, a delegada adjunta Patrícia Conceição Nobre Paz explicou que as investigações começaram quando Laércio ainda estava no BBB.
"No programa, ele já anunciava algumas práticas duvidosas e recebemos diversas denúncias. A investigação começou sigilosa e discreta, mas prosseguiram a acabamos identificando vítimas", contou.
Também é investigado a relação dele com uma adolescente de 13 anos.
Polêmica
Ainda no BBB, Laércio foi acusado por Ana Paula Renault, colega de confinamento, de ter dito que gostava de sair com meninas mais novas e teria mantido um relacionamento com uma adolescente de 17 anos.
Após a briga que culminou com a saída de Laércio do programa, o ex-BBB afirmou que processaria Ana Paula por tê-lo chamado de "nojento e pedófilo".
As informações são do UOL/Rede TV.

===============================================================
              Palácio da Economia

Rua Alexandre Kordiak – 1211
Fone: (42) 3944 – 1141
Santa Maria Do Oeste.
===============================================================

Vítima reconhece acusados de estupro coletivo em vídeo do WhatsApp 



Em depoimento prestado na terça-feira (14), na Delegacia de Feminicídio,a moça de 21 anos que foi vítima de estupro coletivo em Sigefredo Pacheco (a 164 km ao norte de Teresina) reconheceu três dos quatro suspeitos. Ela não lembrava da violência que sofreu e tomou conhecimento do estupro depois do vídeo circular pelo aplicativo WhatsApp.
No vídeo, os estupradores dizem ironicamente: "Amanhã todo mundo preso em Sigefredo Pacheco". Com o reconhecimento, a polícia está em diligências para prender os agressores. A vítima contou à delegada Anamelka Cadena que tomou um copo de bebida alcoólica e não se lembra do que aconteceu depois.
De acordo com a advogada de defesa Josefa Miranda, o crime foi praticado dentro de um carro no dia 3 de junho e foi registrado para apuração da polícia no dia 13, depois do vazamento do vídeo no WhatsApp.
"Eles produziram a principal prova para incriminá-los, que foi a gravação do vídeo", afirmou a advogada.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí não revelou o nome dos suspeitos do estupro coletivo, mas confirmou que as diligências estavam sendo feitas para prendê-los. O caso é conduzido pela delegacia de Campo Maior, que fica a 80 km de Sigefredo Pacheco, com apoio do Núcleo de Feminicídio, em Teresina.
As informações são do UOL/Estadão.
===============================================================
Supermercado Bodegão                
Sempre com os menores preços e Ótimo Atendimento
Super-Mercado Bodegão Sempre os Menores Preços com Ótimo Atendimento




===============================================================
Operação prende 4 suspeitos de pedofilia na web no PR.



Operação Paládio prendeu quatro pessoas em flagrante por pedofilia na internet. Suspeitos foram presos em Curitiba e na região metropolitana.
Quatro pessoas foram presas em flagrante na manhã desta quarta-feira (15) durante a “Operação Paládio” deflagrada pela Polícia Civil através do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber). A ação policial, que aconteceu em Curitiba e Região Metropolitana, tem como objetivo combater a pedofilia pela internet. Um adolescente de 17 anos foi apreendido durante a operação policial.
Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Boqueirão, Cidade Industrial de Curitiba, Umbará, Campo do Santana, Santa Candida, Bigorrilho, Santa Felicidade, São José dos Pinhais (RMC) e Fazenda Rio Grande (RMC), além de duas conduções coercitivas para prestar esclarecimentos.
De acordo com o delegado-titular do Nuciber, Demetrius Gonzaga, que conduziu a operação, as investigações iniciaram há um ano, através de denúncia de órgãos de proteção à criança, onde os menores eram alvo de abuso sexual na internet. “As imagens portadas e exibidas pelos suspeitos eram postadas tanto na internet comum quanto na deep web (local que usuários comuns não acessam), mesmo assim a equipe de investigação da delegacia as localizou ao aprofundar as investigações desta modalidade criminosa”, disse Gonzaga.
“As pessoas que cometem o crime de pedofilia pela internet tem a falsa impressão que estão sob o anonimado. O Nuciber tem todo a expertise e ferramentas para buscar estes criminosos. Esta operação é resultado de um ótimo trabalho de investigação que chegou a identificação e hoje até a prisão dos suspeitos”, avaliou o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita. 
Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais eletrônicos, entre discos rígidos, pendrives, celulares, computadores, cartões de memória, entre outros objetos. Todos os suspeitos responderão pelo crime de armazenar imagens e vídeos contendo cenas pornográficas de crianças e adolescentes, sob pena um a quatro anos de prisão. Entre os objetos apreendidos está, segundo o delegado, um vídeo em que uma criança de três anos era forçada a praticar sexo oral em um adulto.
A delegacia especializada investiga cerca de 250 casos envolvendo abusos desta natureza. “O fato de compartilhar ou armazenar imagens dessa natureza configura crime. Novas fases serão deflagradas até mesmo fora do Estado a fim de combater de forma geral o crime de pedofilia”, afirmou o delegado-titular do Nuciber. 
Cerca de 30 policiais participaram da ação, entre eles policiais civis do Nuciber, do Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos (Nurce), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vitimas de Crimes (Nucria).
O nome da operação “Paládio” é uma analogia a um objeto sagrado ao qual era confiada a defesa de uma cidade ou país, remetendo a Polícia Civil como protetora da sociedade.
As informações são da SESP.

===============================================================

Prefeitura de Santa Maria do Oeste.


                        BRASÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.


Prefeito: Claudio Leal
Vice - Prefeito: Oscar Delgado
Gestão: 2013 - 2016


===============================================================

Disney fecha praias para facilitar busca de criança arrastada por jacaré.

Divulgação

De acordo com o diretor do órgão ambiental Florida Fish &Wildlife, Nick Wiley, barcos, mergulhadores e aviões de pequeno porte estão sendo empregados para localizar a criança. As investigações da polícia ainda estão na fase inicial. 


Nota da Disney 



A Disney World divulgou a seguinte nota sobre o assunto: "Estamos todos aqui no Walt Disney World Resort arrasados por conta deste trágico acidente. Nossos pensamentos estão com a família. Estamos ajudando a família e fazendo tudo o que podemos para colaborar com as autoridades". A nota é assinada por Jacquee Wahler, vice-presidente da Walt Disney World Resort. 

Fonte Bonde


===============================================================



Bandidos furtam caixa de doações de catedral.







Ladrões entraram na secretaria da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Praça Ruy Barbosa em Apucarana, na noite de ontem (14) e furtaram a caixa de doações que ficava exposta para os frequentadores da igreja.

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 20 horas pela secretaria da catedral, e constatou que o local foi arrombado por bandidos que acabaram levando a caixa onde são depositadas as contribuições dos fiéis. 

A PM realizou diligências, no entanto não conseguiu localizar pessoas suspeitas.
Informações são do TN Online.



===============================================================



Incêndio acontece próximo a Cmei e residências. Veja o Vídeo.




Vídeo CGN



Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas na tarde desta quarta-feira (15) para combater um incêndio ambiental. As chamas atingiram uma grande área de vegetação que fica na Av. Luiz de Camões, na Região do Interlagos, em Cascavel.

Com o clima mais seco nos últimos dias, os incêndios ambientais voltaram a acontecer em vários locais da cidade. As áreas onde existe grande extensão de mato são as mais atingidas e, quase sempre, os incêndios são iniciados de forma criminosa.

Neste incêndio, a fumaça provocada pelas chamas estava atrapalhando as atividades do Cmei do Bairro, que fica muito próximo. Além do Cmei, algumas residências corriam o risco de serem atingidas pelas chamas.
Como a área era grande, os Bombeiros tiveram certo trabalho para combater o incêndio.
Fonte CGN



===============================================================


Pinhão - Defesa Civil captura cobra 


próximo a escola municipal.


Na tarde desta terça dia 14, foi realizado a captura de uma cobra.

A cobra do gênero bothrops, media aproximadamente 1,2 metros e estava nas proximidades da Escola Municipal Professora Eroni Santos Ferreira.

A captura foi realizada pela guarnição, cabo Orivaldo Domingues, Adcs Schwanke e  Marcelo Mendes. (Com Defesa Civil)

Fonte Portal Cantu


















===============================================================

IFPR vai contratar 158 professores e técnicos com salários de até R$ 8,6 mil






O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições para concurso público que irá contratar 158 professores e técnicos administrativos para atuar em várias cidades do estado. As provas estão previstas para o dia 21 de agosto.

Há vagas para 25 unidades, em cidades como Curitiba, Pinhais, Londrina e União da Vitória. Delas, 41 são para docentes dos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico; e 117 para técnicos administrativos. A remuneração inicial pode chegar a R$ 8.639,50, no caso de docentes com doutorado, e a R$ 3.666,54 (mais 75% deste valor como incentivo à qualificação), para técnicos doutores.

As inscrições seguem até 14 de julho pelo portal da Cetro Concursos. Elas custam R$ 120 para candidatos à vaga de professor e de R$ 55 a R$ 100, de acordo com o nível de escolaridade exigido, aos candidatos a técnico.