Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 24 de março de 2020

24/03/2020 *--* Deus é Fiel !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.




TUDO  NO BLOG DO BETO SOBRE O CORONA VÍRUS.

COVID-19






TRANSMISSÃO DO COVID-19






SINTOMAS DO COVID-19



COMO SE PROTEGER DO COVID-19








SUSPEITOS DO COVID-19


DUVIDAS DO COVID-19



Corona-vírus: 40% da população mundial não têm como lavar as mãos.

coronavirus

Lavar as mãos corretamente é fundamental para se prevenir do novo corona-vírus. A ação parece simples, mas a prática é inacessível para 40% da população mundial. É o que informa uma pesquisa da Unicef.

Segundo a entidade, duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos. O número equivale a cerca de 3 bilhões de pessoas, concentradas principalmente em países menos desenvolvidos.

Neste índice, estão incluídos crianças, pais, professores, profissionais de saúde e outros membros da comunidade. De acordo com a Unicef, 47% das escolas não possuem um lavatório com água e sabão, o que afeta 900 milhões de crianças em idade escolar.

Além disso, não há banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos em 16% nos pontos de atendimento dos estabelecimentos de saúde, onde os pacientes são tratados.

Falta de água

Na África ao sul do Saara, 63% da população das áreas urbanas, ou 258 milhões de pessoas, não têm como lavar as mãos. Cerca de 47% dos sul-africanos urbanos, equivalente a 18 milhões de pessoas, não possuem instalações básicas para lavar as mãos em casa. Os moradores mais ricos têm quase 12 vezes mais chances de realizar a prática.

Na Ásia Central e Meridional, 22% das populações urbanas, ou 153 milhões de pessoas, também não possuem instalações básicas em casa. São 50% de bengaleses urbanos (29 milhões de pessoas) e 20% dos indianos urbanos (91 milhões) nesta situação. No Leste da Ásia, não têm como higienizar as mãos 28% dos indonésios urbanos (41 milhões) e 15% dos filipinos urbanos (7 milhões).
As pessoas que vivem em favelas urbanas estão particularmente em risco, diz a Unicef, por se encontrarem na pior forma de assentamento informal. Nesses locais, o acesso ao saneamento básico é mais difícil.

Marco do saneamento


Em entrevista a Carta Capital, o relator da Organização das Nações Unidas (ONU) Léo Heller avaliou que o novo marco do saneamento pode aprofundar a desigualdade no país. Segundo ele, os principais problemas podem ser o aumento de tarifas, a falta de interesse das empresas em atender municípios mais distantes e a transferência maciça de recursos públicos para as companhas.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme dados mais recentes divulgados em fevereiro.

Fonte: Carta Capital, Tecitec e Portal Tratamento de Água.


Com ciúmes da esposa, homem vai para cima de vizinho e acaba assassinado a tiros.


Com ciúmes da esposa, um homem de 31 anos, de primeiro nome Valdomiro, foi assassinado a tiros pelo vizinho no Jardim Holandês, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu no fim da noite desta segunda-feira (23).

Segundo o superintendente da Delegacia de Piraquara, Sérgio Klaar, o homem assassinado pegou uma faca e foi para cima do vizinho, que armado revidou.

“Apesar da vítima ter um histórico com a polícia, o caso foi uma discussão com o vizinho por ciúmes da esposa, um caso passional. A faca dele foi encontrada ao lado do corpo”, descreveu o superintendente.

Após o crime, o vizinho fugiu e não foi localizado. A Delegacia de Piraquara investiga o caso.

Fonte: Banda B.


Dois são presos após bater carro furtado.


Dois homens foram presos na manhã de ontem (23), por volta das 10 horas, após baterem na madrugada um Fiat Palio roubado em duas árvores na Av. Brasil, no centro de Ivaiporã. O furto do carro aconteceu na Rua São Sebastião e só foi notado pelo proprietário por volta das 6h30. 

Conforme o Boletim de Ocorrência, a equipe de plantão foi acionada para atender o acidente às 3h50. No local socorristas do Corpo de Bombeiros realizavam os primeiros socorros a um dos passageiros, ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). Populares informaram que os outros dois correram após a colisão, e um deles fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Ao tomar conhecimento do furto, a equipe se deslocou ao PAM, no entanto o rapaz já havia sido liberado, sendo mais tarde localizado  na casa dele. O rapaz relatou  que quem teria furtado o carro seria o indivíduo que estava conduzindo o veículo no momento do acidente. 

Tendo conhecimento do endereço do suspeito, a PM foi ao local e efetuou a prisão do mesmo que assumiu a autoria do furto. Ambos os detidos foram conduzidos até a 54° delegacia de Policia Civil. O terceiro envolvido não foi localizado. 

Fonte: TN Online.


Jovens são assassinados dentro de carro, motivação ainda é mistério.


Dois jovens foram assassinados dentro de um carro no final da Rua Cedrinho, no Jardim Israelense, no bairro Capela Velha, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu no fim da noite desta segunda-feira (23).

O tenente Rodrigues, da Polícia Militar, conto que a equipe recebeu a informação de que disparos foram ouvidos. “No local, encontramos dois rapazes mortos dentro de um carro. Foi constatada a morte de ambos. No Gol, um estava do lado do passageiro e o motorista caído ao lado do veículo com a porta aberta”, descreveu à Banda B.

Estojos de pistola 9 mm foram encontradas pelos policiais militares. Não há informação sobre motivação ou autoria.

Fonte: Banda B.


MATÉRIAS SOBRE COVID-19

TUDO  NO BLOG DO BETO SOBRE O CORONA VÍRUS.


COVID-19




PCPR cria página para orientar população durante a pandemia.


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou uma página em seu portal com informações acerca de sua atuação durante o período de pandemia do novo coronavírus. O objetivo é orientar as pessoas a ficarem em casa, mostrando os diversos serviços da instituição que o cidadão pode ter acesso pela internet.   

A página pode ser acessada no endereço www.policiacivil.pr.gov.br/coronavirus. Também está acessível pelo portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br), clicando na aba CORONAVÍRUS no menu superior. 

Lá o cidadão encontra informações referentes às medidas preventivas adotadas pela PCPR. Também fica por dentro de como está o funcionamento de delegacias e demais serviços de polícia judiciária.

Nessa mesma página é possível acessar diretamente serviços online como o registro de boletins de ocorrências. Além disso, há orientações sobre os tipos de crime em que o atendimento deve ser presencial e todas as medidas para que isso ocorra de forma segura.

O cidadão também conta com dicas de prevenção e cuidados a serem adotados para evitar a propagação do vírus.

Fonte: CGN.


Startups se unem para apresentar soluções contra a Covid-19.


Empreendedores de inovação se uniram no movimento #StartupsVsCovid19, que conta com apoio do Governo do Estado. A ideia é compartilhar soluções que ajudem a minimizar o impacto econômico e social da epidemia do novo coronavírus, além de facilitar o acesso à informação para o cidadão.

A iniciativa é paranaense, do grupo de empreendedores Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), em parceria, também, com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O movimento está ambientado no LinkedIN, rede social voltada para os negócios.

Mais de 50 startups do Brasil e de outros lugares do mundo já se cadastraram. O Mapa de Startups e Soluções contra o Covid-19 conta com as categorias prevenção, diagnóstico, tratamento, trabalho remoto e conscientização/informação qualificada.

GOVERNO APOIA – As startups que trabalham com informação qualificada, por exemplo, oferecem notícias e aplicativos sobre prevenção, higienização e cuidados com a alimentação. Nas outras categorias, orientadas para as áreas da saúde, há startups de telemedicina, big data, exames laboratoriais remotos, acompanhamento de internação hospitalar e teste sorológico.

Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil, afirma que o Governo do Paraná apoia a iniciativa porque acredita nessa rede de solidariedade diante da pandemia.

“O objetivo da #StartupsVsCovid19 não é comercial. A ideia é facilitar o acesso das pessoas a soluções inovadoras, que de fato venham a auxiliá-las a enfrentar da melhor forma esse momento”, destacou. “Apesar de a iniciativa ser paranaense, há soluções de startups de diferentes estados e países. A tecnologia transcende barreiras geográficas e a união de esforços é extremamente importante para enfrentar o isolamento social e essa crise global”.

HEALTHTECHS – O superintendente também cita o número de healhtechs (startups da saúde) cadastradas no #StartupsVsCovid19. “O Brasil é um dos polos com maior potencial de crescimento de healthtechs na América Latina, e o Paraná em especial tem algumas iniciativas de destaque nesta vertical. Elas apostam em soluções inovadoras para apoiar a população sobre cuidados necessários contra a pandemia”, complementou.

Um relatório divulgado em 2019 pela Distrito HealthTech mostra que nos últimos cinco anos o número de startups da saúde no País passou de 160 (2014) pare 386 (2019), um aumento de 141%.

O Governo do Estado também tem o programa Sinapse da Inovação (desenvolvido pela Fundação Araucária), de apoio financeiro e de treinamento para startups. O programa contratou até o final de fevereiro 94 empresas. A principal área de atuação é na saúde e bem-estar.

SERVIÇO – Para compartilhar mais soluções, basta cadastrar a ideia/empresa nesse formulário: https://lnkd.in/etqHES4. As pessoas também podem se tornar voluntárias do movimento em https://lnkd.in/eWGUEeF. Para acessar as soluções, basta clicar em cima das logomarcas: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6645759212557258752/.

TECNOLOGIA – De acordo com um decreto publicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 19 de março, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) fica encarregada de desenvolver um aplicativo que permita o monitoramento de todas as medidas que compõe o plano estadual de ações contra o novo coronavírus.

O Governo do Estado também desenvolveu uma campanha e um site com orientações sobre os métodos de prevenção, para evitar a propagação do vírus e também para tranquilizar a população. Todo o conteúdo está disponível no site www.coronavirus.pr.gov.br.

Fonte: CGN.


Quarentena aumenta volume de lixo e exige cuidado com descarte.


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo alerta a população para que reforcem os cuidados com o descarte de resíduos gerados diariamente em casa durante o período de quarentena.

O isolamento social e a prática do trabalho em casa elevaram significativamente o volume de lixo doméstico produzidos nas residências. De acordo com o secretário Márcio Nunes, algumas atitudes simples podem garantir a segurança dos coletores na hora de recolher esses resíduos.

“Armazenamento do lixo em embalagens mais resistentes, ou uso de dois sacos, e o preenchimento de apenas 2/3 da capacidade do saco para evitar rompimentos, devem fazer parte da rotina doméstica das pessoas nesse período”, orienta Nunes.

“Essas atitudes reduzem o risco de contaminação de doenças, principalmente, a disseminação do coronavírus, dos trabalhadores durante o manuseio e armazenamento”, afirma o secretário, que é presidente do R-20, grupo com representantes dos 399 municípios que trata de ações de logística reversa. 

O secretário ainda ressalta a necessidade de cuidar de quem continua trabalhando pela população. “Como tratamos o nosso lixo é muito importante para não colocarmos em risco a vida de mais paranaenses. Se cada um fizer sua parte, estaremos todos protegidos”.

AUMENTO – A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estima que a produção do lixo residencial dobrou nas últimas semanas. Segundo o engenheiro e coordenador de Projetos Sustentáveis, Charles Carneiro, os restaurantes e comércio em geral pararam de funcionar, mas as pessoas estão produzindo mais lixo em casa. Parece ser uma transferência simples de local. Porém, a situação é mais complexa.  

“O agravante é que esses setores compram no atacado e a aquisição da sociedade civil é no varejo. As pessoas em casa geram muito mais material de acondicionamento de produtos, assim como sobras e aquilo que não é aproveitável, aumentando o volume”, explicou.

Ele ressaltou que outros aspectos, como mudanças de hábitos, excesso de estoque e maior interrupção no trabalho, também elevam a produção diária de lixo.

“A coleta diária porta a porta, que já era um serviço essencial, tornou-se indispensável. Por isso é necessário o cuidado redobrado e a conscientização de cada um, individualmente”, afirma o secretário.

ATERROS – Ainda com o objetivo de preservar a saúde da categoria, a Secretaria está possibilitando que as associações de catadores  e municípios, caso tenham interesse, possam descartar material reciclável diretamente nos aterros sanitários, temporariamente, para reduzir o risco dos trabalhadores. A comunicação foi feita no último dia 19, por meio do Ofício 091/2020. 

Fonte: CGN.


Casos confirmados de coronavírus no Paraná saltam de 6 para 60 em apenas 11 dias.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais seis casos de coronavírus no Paraná, ontem (23), totalizando 60 casos da doença. Outros 1.519 estão em investigação e 159 oficialmente descartados.

Segundo a Secretaria, “o Estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana”.

Comparado ao boletim do dia 13 de março, os casos no Estado deram um salto de dez vezes.

Naquele dia eram 6 casos confirmados. O Estado confirmou seu primeiro positivo pra Covid-19 no dia 12 de março. De lá para cá, o aumento foi quase diário, com exceção dos dias 14 a 16, que tinham casos suspeitos, mas que demoraram a serem confirmados.

No dia 17 o boletim já contava com 12 casos, dobrando as ocorrências.

No País, até às 16 horas de ontem (23), eram 1.891 casos confirmados e 34 mortes. Os óbitos estão em São Paulo (30) e Rio de Janeiro (4).

Fonte: Bem Paraná


Mais de 10 empresas que estavam abertas em Toledo recebem ordem de fechamento da Polícia Militar.


A Polícia Militar de Toledo intensificou no dia de ontem, segunda-feira (24), as fiscalizações a comércios que apresentavam algum tipo de movimentação.

Obedecendo as orientações do decreto municipal número 754, de 19 marco de 2020, referente ao covid-19, os policiais realizaram diligências pela cidade, fazendo as orientações e fiscalização a comércios.

Na Rua Barão do Rio Branco, uma de material de construção, uma relojoaria, uma vidraçaria, uma casa de crédito e uma eletrônica, estavam com as portas abertas. A equipe realizou as orientações e aguardou até o fechamento das portas destes estabelecimentos.

Já na Rua Carlos Sbaraini, visualizou uma banca de venda de brinquedos e acessórios aberta, também foi realizada a abordagem e identificado o responsável, que acabou a ordem de fechamento.

Na Avenida Senador Attilio Fontana, a equipe policial realizava patrulhamento e visualizou três bancas de venda de brinquedos e acessórios abertas. Lá, também foram realizadas as orientações necessárias, sendo que os donos concordaram em fechar os estabelecimentos.

Ainda baseando-se nos decretos municipais 748 e 749/2020, as equipes policiais realizaram orientações quanto ao fechamento dos seguintes estabelecimentos, um bar, na Rua Carlos Gomes, uma confecção, na Rua Reinaldo Barili; uma sorveteria, na Rua Carlos Sbaraine e uma banca, na Rua Olegario Mariano. Em todos estes locais foram dadas as orientações necessárias, quais foram acatadas pelos comerciantes.

Fonte: CGN.


Advogada paranaense recebe diagnóstico positivo para COVID-19.


A OAB Paraná, cumprindo seu compromisso de informar com transparência todos os assuntos de interesse da advocacia e da sociedade, comunica que a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Mariana Lopes, recebeu no último domingo (22) diagnóstico positivo para COVID-19.

A advogada adotou o protocolo indicado, informou a Secretaria Municipal de Saúde e colocou-se em isolamento assim que teve os sintomas da COVID, o que ocorreu no dia 16 de março e estava aguardando o resultado. Ela já se recupera bem.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba é que aqueles que tiveram contato com pessoas com diagnóstico positivo ou com sintomas em que haja suspeita de contágio por coronavírus, se apresentarem sintomas, devem fazer isolamento domiciliar por 14 dias. Já as pessoas que não apresentam sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por 7 dias.

A OAB Paraná esclarece, também, que em virtude da declaração oficial de transmissão comunitária, não é possível identificar a origem do contágio.

Informa, ainda, que a data do último evento da Comissão da Mulher Advogada em Curitiba, com a participação da advogada, foi na data de 12 de março de 2020.

As pessoas que apresentam sintomas devem notificar a Secretaria de Saúde pelo telefone (41) 3350-9000.

Fonte: CGN.


Após crise com China, Jair Bolsonaro faz ligação para Xi Jinping.


O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da China, Xi Jinping, estão em uma ligação telefônica na manhã desta terça-feira, 24, informou o embaixador do país no Brasil, Yan Wanming. O contato ocorre seis dias depois de uma crise diplomática causada pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho do presidente brasileiro fez uma publicação, na quarta-feira, 18, acusando a China de ter escondido informações sobre o início da pandemia do coronavírus.

“Agora, o presidente da China Sr. Xi Jinping e o Presidente do Brasil Sr. Jair Bolsonaro estão na ligação telefônica para trocar opiniões importantes tema de interesse comum”, escreveu o embaixador chinês no Twitter.

Bolsonaro também usou a rede social para falar do contato. “Nesta manhã , em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais”, diz publicação na rede social do presidente.

Na foto divulgada, Bolsonaro aparece ao lado do ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Também participa o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha.

Na semana passada, apesar da reação dura do embaixador chinês à publicação do filho e deputado federal, Bolsonaro negou que problemas com a China. “Não existe uma palavra contra a China desde que assumi o governo. Nosso relacionamento com Xi Jinping está excepcional, talvez até ligue para ele”, afirmou o presidente.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Só em 2019, o país asiático comprou US$ 65,4 bilhões em produtos brasileiros.

Com a crise com Eduardo Bolsonaro, governadores brasileiros passaram a pedir socorro individualmente por meio da Embaixada da China no Brasil.

Fonte: CGN.