Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 25 de julho de 2023

25/07/2023 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Morador do interior de Santa Maria do Oeste procura a polícia após ser acusado de furtar uma motosserra e ser ameaçado.


Compareceu no destacamento um masculino, 68 anos, o qual é morador da localidade de Bandeira e disse que está sendo caluniado e ameaçado por um masculino, morador da localidade de Rosa Maria, Campina do Simão, diz não saber o nome dele completo, mas que sabe certinho onde ele mora. Relata o solicitante que a dias o autor vem lhe cobrando de ter “furtado uma motosserra”, e segundo o solicitante, não tem conhecimento da situação nem o porquê de estar sendo cobrado. Relata que na data de ontem o autor fez uma ligação dizendo que era pra devolver a motosserra, e ameaçou a vítima dizendo que ele tinha bastante munição pra resolver a situação, caso precisasse, dando a entender como ameaça de morte. Diante dos fatos a vítima foi orientada quanto ao seu direito de representação e demais procedimentos junto a Polícia Judiciária.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher desconfiada das atitudes do filho em Pitanga, chama a polícia Militar e descobre que seu filho é usuário de drogas.


por volta das 19h00min, entrou em contato via central 190 a  Sra° ******, informando que há vários dias tem notado um comportamento estranho de seu  filho, o adolescente ******, desconfiando que ele esteja fazendo uso de algum tipo de droga  e que, nesta data, teria chegado em sua residência acompanhado de seu amigo ****** , 18  anos, e que ******* teria deixado uma mochila no quarto de seu filho se ausentado do local em seguida, e que pela desconfiança da atitude de ******* resolveu verificar o conteúdo da  mochila, na qual foi localizado dentro de uma pochete algo que ***** desconfiava ser  maconha. A equipe deslocou até o local e em contato com a solicitante a qual apresentou a mochila em questão e de fato foi constatado que a substância encontrada pela senhora  ***** tratava-se de maconha estando em uma porção maior e outra parte menor encontrava se no interior de um "dichavador" comumente utilizado para preparar a droga para o uso, totalizando, após pesado, a quantia de 4 (quatro gramas), também sendo localizado em um invólucro de plástico, 01 comprimido de mdma conhecido como "ecstasy", e um pacote de papel seda. Em ato contínuo, pelo fato de ****** Se declarar como proprietário de toda a droga localizada se dizendo ainda ser usuário de ilícito, este foi conduzido até o cartório da  3ª Cia para a lavratura do termo circunstanciado, juntamente com a droga apreendida. ***** foi conduzido sem a necessidade do uso de algemas e no banco de trás da viatura policial.

Fonte: Polícia Militar.

Homem tem furadeira e carnes furtadas do freezer de sua residência em Palmital enquanto foi ao posto de combustíveis.


O solicitante, 49 anos, relatou que por volta das 18h30min da noite saiu para ir no posto de gasolina buscar sua moto que estava estacionada no local. Ao sair, relatou que o cadeado de seu portão estava estragado, ficando o mesmo entreaberto. Quando retornou para sua residência por volta das 19hrs notou a falta de sua furadeira Bosch na cor preta de dentro do galpão dos fundos de sua residência e notou a falta das carnes do seu congelador. A equipe realizou patrulhamento no entorno da residência para averiguar a presença de algum suspeito, não localizando ninguém. Solicitante foi orientado quanto os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Residência é furtada no bairro Conradinho em Guarapuava, botijão de gás e televisão foram levados.


Relata a solicitante , 72 anos, que aproximadamente às 06h do dia 24 de julho de 2023 sua residência foi invadida pela porta da frente por dois indivíduos, os quais não foram identificados pois ainda estava escuro, quando visualizaram a moradora se evadiram do local levando um botijão de gás e uma tv 32 polegadas Smarth, de marca Multilaser de cor preta. A equipe realizou patrulhamento no local, mas não obteve êxito em encontrar os indivíduos nem os objetos. A solicitante foi informada quanto os procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

Ex-convivente ameaça ex namorada com faca em Guarapuava no bairro São Cristóvão.


A equipe foi acionada para atendimento de Descumprimento de Medida Protetiva. No local, em contato com a Solicitante, 42 anos, relatou que ao sair da sua residência deparou-se com seu ex-convivente, 29 anos, o qual estava em posse de uma Arma Branca e tentou furar o pneu do veículo da vítima. O autor ainda teria subido no capo do veículo e Ameaçado a vítima. Quando a vítima arrancou com o veículo o autor veio a cair. Após os fatos a vítima evadiu-se do local e ligou 190. Em consulta no sistema não foi localizada ciência da Medida Protetiva. A vítima foi orientada dos devidos procedimentos em razão do autor não ser localizado pelas equipes. 

Fonte: Polícia Militar.


Briga entre casal acaba com homem esfaqueado.


Uma briga entre um casal terminou com o homem de 39 anos ferido com uma facada no início da noite desta segunda-feira (24), na Rua João Paulo dos Santos, no Parque Dom Pedro I, em Umuarama.

De acordo com informações coletadas no local, a mulher, de 38 anos, teria desferido um golpe de faca no braço do homem após uma discussão. Ela também teria furado os quatro pneus de carro, que estava estacionado em frente à residência do casal.

Na casa, além dos dois, estava uma criança de 11 anos que acabou assistindo a briga. O homem foi socorrido por uma equipe dos Bombeiros e encaminhado para atendimento no PA 24h. Já a mulher foi levada para ser ouvida na 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.

Fonte: O Bem Dito.

Mulher é decapitada pelo ex-marido e filho de dois anos é atingido por golpe de faca.

Uma mulher, de 27 anos, foi decapitada pelo ex-marido na casa onde morava em Luiziana, no norte do Paraná. O filho do casal, de 2 anos, foi atingido no braço, segundo a Polícia Militar (PM).


O crime aconteceu quando a mãe da vítima e os dois filhos do casal, de 2 e 6 anos, estavam na residência. A mulher foi identificada como Priscila da Silva.


Conforme a PM, Mario Ribeiro Lima, de 29 anos, invadiu a casa e desferiu golpes de faca contra Priscila e, depois, a decapitou. Durante as agressões, a avó e as duas crianças se trancaram em um quarto. A criança atingida no braço foi socorrida e encaminhada para o hospital sem risco de morte.


Após o crime, o suspeito fugiu com a ajuda de um comparsa do local em um carro. Os dois foram presos horas depois. O autor do crime foi ouvido na delegacia de Campo Mourão. Segundo a delegada Paloma Batista, responsável pelo caso, o suspeito confessou ter assassinado a mulher por ciúmes após ver uma foto dela com outro rapaz.

Fonte: TNOnline.

Feto encontrado em garagem de prédio em Londrina pode ter sido jogado de janela.

O feto que foi encontrado na rampa de um garagem de um prédio localizado na Gleba Palhano, em Londrina, pode ter sido jogado da janela. É o que suspeita o delegado de Homicídios de Londrina, João Reis.


Tendo aproximadamente 5 meses, o feto foi encontrado por um funcionário do edifício, situado na Rua João Wyclif. Após encontrar o feto, o homem comunicou o sindico e a polícia foi chamada.


Ninguém ainda foi preso, mas de acordo com o delegado, existem algumas pessoas suspeitas de ter jogado o feto pela janela. Outro ponto a ser descoberto e é houve aborto espontâneo ou se foi provocado intencionalmente.


“Inicialmente temos o crime de provocar aborto em terceiros ou permitir que terceiros provoquem o aborto. Vamos identificar agora os moradores para saber se a gestante que abortou mora naquele bloco ou tem um namorado que reside ali”, afirmou o delegado


A Polícia Civil já ouviu informalmente alguns moradores, mas outros moradores ainda serão ouvidos nos próximos dias.

Fonte: TN Online.

Briga entre sogro e genro em Ponta Grossa termina com os dois esfaqueados.

Uma briga entre sogro e genro termina com ambos esfaqueados na noite desta segunda-feira (24) em Ponta Grossa. Situação aconteceu em duas localidades da cidade, e os dois homens saíram feridos.


Primeiro desentendimento aconteceu na região do Santa Mônica. Depois, sogro foi atrás do genro e mais golpes com faca foram feitos. O genro, de 23 anos, foi encaminhado ao Hospital Regional da UEPG com ferimentos graves na região do abdômen.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros havia se deslocado para a rua Cades, no Santa Mônica, ao ser informada de uma briga com arma branca. Segundo informações iniciais, o genro foi até a casa do sogro, de 41 anos, quando ambos discutiram e o genro desferiu facadas na região do crânio e do braço esquerdo de seu sogro, posteriormente deixando o local.


Na sequência, o sogro foi atrás do genro e o encontrou em sua residência, no Baraúna, quando novamente trocaram facadas. Neste momento o genro acabou levando um golpe profundo na região do abdômen. No local, é possível ver o carro de uma das vítimas, um Uno branco, com vidros quebrados e marca de sangue.


O sogro então retornou para a região do Santa Mônica e foi atendido pelo Siate do Corpo de Bombeiros, encaminhado posteriormente para o Hospital Unimed, com ferimentos moderados. No Baraúna, a equipe de socorristas informou que o rapaz de 23 anos estava em estado grave e foi encaminhado para o Hospital Regional.


A Polícia irá buscar o esclarecimento dos fatos.

Fonte: A Rede.

Homem é preso ao tentar invadir CMEI com faca em Maringá nesta segunda


Um homem foi preso no fim da tarde desta segunda-feira (24) após tentar invadir o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Iria de Castro, no município de Maringá, no Paraná. Ele estava armado com uma faca.

Informações preliminares publicadas pelo portal Plantão Maringá apontam que o suspeito teria pulado o muro do CMEI e ameaçado funcionários da instituição. Um homem que trabalha no local conseguiu conter o suspeitos.

Até a publicação da reportagem, não há informações sobre feridos. Equipes da Polícia Militar foram acionadas até o local da ocorrência.

A Prefeitura emitiu uma nota oficial:

A Prefeitura de Maringá emitiu uma nota oficial sobre o caso. Confira abaixo o comunicado na íntegra:

“A Prefeitura de Maringá informa que não houve registro de feridos. A agente de segurança da unidade, contratada pelo município, agiu rapidamente na contenção do suspeito. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas, o suspeito foi encaminhado para a 9ª Subdivisão Policial e a faca que ele portava foi apreendida. O município trabalha na prestação de apoio aos servidores, alunos e familiares.
A gestão municipal reforça que as 116 unidades escolares da rede municipal contam com seguranças particulares, além de linha direta e exclusiva para as unidades entrarem em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda e Polícia Militar, e botões do pânico. Além disso, há processo em andamento para compra de câmeras de segurança para todas as unidades, entre outras medidas de segurança que foram implantadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas.’

Fonte: A Rede.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 25/07/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:



Caminhão tomba na BR-376 e deixa tráfego lento entre Curitiba e Ponta Grossa.


Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão atendendo um acidente na noite desta segunda-feira (24), entre Curitiba e Ponta Grossa, na BR-376. Motoristas precisam estar atentos, pois há trânsito intenso no local. Ainda não há informações de feridos.

Segundo informações divulgadas à imprensa, o tombamento de um caminhão aconteceu no sentido Curitiba-Ponta Grossa, próximo à Fazenda Cambiju. O tráfego está em meia pista, por isso, lentidão é registrada na localidade.

Ainda não há mais detalhes sobre qual é a carga transportada. Mais informações deverão ser divulgadas na sequência pelos órgãos de segurança.

Fonte: A Rede.

Carro capota e mulher fica ferida em acidente na BR-467 em Cascavel.


Uma mulher, de 63 anos, ficou ferida após o carro capotar na BR-467, em Cascavel (PR), na tarde desta segunda-feira (24).

O acidente aconteceu perto do Distrito de Sede Alvorada.

Segundo a condutora, ela seguia com o automóvel sentido Toledo (PR), quando foi fechada e bateu contra a lateral de caminhonete. Depois, o veículo rodou na pista e capotou.

Nas imagens, é possível ver que o Fiat Punto parou com as quatro rodas para cima. No trecho, em ambos os sentidos, o fluxo de veículos segue em apenas uma das faixas.

A vítima foi encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tancredo Neves com ferimentos leves. Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os socorristas do SIATE foram mobilizados para atender a ocorrência.

Fonte: Catve.com



Caminhão tomba e bloqueia BR-376, em Guaratuba.


Um caminhão tombou no km 665 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Até a publicação desta reportagem, polícia informou que não havia vítimas. Não há previsão de liberação da rodovia.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, às 9h havia 10 km de fila.

Fonte: G1.

Caminhão fica destruído em acidente e interdita serra entre Paraná e SC.


Um caminhão ficou destruído após tombar na BR-376 na manhã desta terça-feira (25) na serra entre o Paraná e Santa Catarina. No momento, a via está totalmente interditada e, até às 9h10min, o trânsito no local alcançava 10 quilômetros de fila sentido a Garuva.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, o veículo levava uma carga de cimento e bateu contra outra carreta antes de tombar. O material ficou espalhado sobre a pista.

O motorista do caminhão ficou levemente ferido e foi atendido por equipes da Arteris.

Fonte: NCS TOTAL.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 25/07/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Apesar de decisão do STF, grávidas ainda são encarceradas no Brasil.


"Pobre, carente, negra, subordinada a um homem, condenada pelo crime de tráfico de drogas e mãe irresponsável". É assim que são descritas, por membros do Judiciário e do Ministério Público, as mulheres gestantes, lactantes e com filhos de até 6 anos de idade que chegam ao sistema penal no Brasil, revela estudo feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Segundo o estudo, mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concede a prisão domiciliar a todas as gestantes e mães de crianças menores de 12 anos presas preventivamente, de três a cada dez acusadas grávidas ainda são presas no país.

Com o título Relatos da invisibilidade: representações de atores públicos sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância no cenário penal e socioeducativo feminino, a pesquisa traz um amplo diagnóstico, com dados e entrevistas com 180 interlocutores, sendo eles 62 profissionais que atuavam em serviços do poder executivo municipal ou estadual, 40 representantes do Poder Judiciário, 32 da sociedade civil, 23 do Ministério Público e também 23 da Defensoria Pública.

"O que os resultados, seja no âmbito quantitativo ou qualitativo, nos retratam é que, a despeito de conquistas normativas, ainda temos muitos desafios para a implementação de fato do Marco Legal da Primeira Infância", diz a pesquisadora do Pnud Paola Stuker. Segundo ela, o que ocorre, na prática é o que consta no título na pesquisa, a invisibilização desses casos.  

O Marco Legal da Primeira Infância estabelece diretrizes para políticas públicas e garantias específicas para crianças de até 6 anos de idade, incluindo políticas de saúde, que abrangem cuidados desde a gravidez e de educação e assistência social, entre outras.

De acordo com Paola, diante desse normativo, as ações devem também chegar tanto às adolescentes em regime de internação quanto a mulheres presas grávidas ou mães. "É muito importante olhar para esse público, porque é importante olhar para todos os públicos que estão relacionados com a criação de seres humanos na primeira infância. Olhar para todas as famílias, todos os profissionais que são responsáveis pelos cuidados e proteção de crianças na primeira infância. A gente tem que olhar também para todas as gestantes, todas as mães, independente das condições em que se encontram", diz Paola.

Queda no encarceramento

O relatório mostra que houve queda no percentual de encarceramento após o Marco Legal da Primeira Infância. Enquanto, em 2016, o percentual de decisões por encarceramento para mulheres gestantes e não gestantes nas audiências de custódia era praticamente equivalente, de 49,5% e 49,6%, respectivamente, a proporção passou, em 2020, para 31,6% e 42,4%, respectivamente. Isso mostra que uma a cada três gestantes ainda é encarcerada.

"Precisamos, sim, melhorar muito", diz a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Karen Luise de Souza. "Vemos que esses julgamentos não observam tudo que se vem dizendo sobre os impactos no desenvolvimento das crianças, que acabam sendo privadas do convívio com seus pais e responsáveis ou acabam se desenvolvendo dentro de um ambiente de privação de liberdade."

Um dos trechos de entrevista com integrante da Defensoria Pública, que não é identificado, publicado no estudo, bate com o que diz Karen Souza e mostra que os resultados dos julgamentos dependem muito do juiz. "Depende muito da pessoa que está ali julgando. Tem juízes que, sim, que atendem nesse sentido. Entendem a infância como prioridade absoluta e falam: ‘apesar do que aconteceu, agora vamos pensar nessa criança que está chegando, ou que já chegou e que está precisando da mãe’. Tem juízes que não. Aí, a gente tem que recorrer. Tem casos que chegam ao tribunal. No tribunal, dependendo da turma, a gente também não tem sucesso. Às vezes, tem que levar para cima, tem que levar para o STJ [Superior Tribunal de Justiça]. Então, é muito relativo. É como eu disse: ‘esbarra-se muito na questão do ato infracional’".

Outro trecho do relatório ressalta que, entre as mulheres adultas, muitas são vistas, sobretudo por membros do Judiciário e do Ministério Público, como "irrecuperáveis", de modo que a relação materno-infantil pareceu ser mobilizada, em muitos momentos, como mecanismo adicional de punição.

Ações do CNJ

Segundo Karen Souza, o CNJ busca orientar os magistrados para que consideram prioritária a questão da primeira infância nas decisões. O Manual Resolução nº 369, disponível na página do CNJ, traz um capítulo inteiro com o tema Elementos para facilitar a tomada de decisão.

"A [Resolução] 369 vem exatamente para oferecer essas ferramentas, auxiliar os colegas na tomada de decisões, estabelecer procedimentos. A partir dela, sem interferir na independência funcional, a gente pretende modificar o que está aí e que impacta diretamente a vida de crianças e adolescentes", diz a juíza.   

Fonte: Agência Brasil.

Lira: Vamos tratar da reforma administrativa, ela está pronta.


Mostrando-se satisfeito com os resultados da Câmara e do Executivo nas votações do arcabouço fiscal e da reforma tributária em segundo turno, o presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que um dos próximos passos agora é aprovar a reforma administrativa.

“Vamos tratar da reforma administrativa, ela está pronta”, disse Lira durante almoço oferecido nesta segunda-feira, 24, em São Paulo pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em ele assunto foi a reforma tributária.

O presidente da Câmara foi bastante aplaudido ao falar que a Casa dará andamento na reforma administrativa e em sequência ganhou o apoio público do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidnei, que colocou a entidade à disposição para ajudar a sensibilizar os parlamentares da necessidade de se aprovar a reforma administrativa.

“Quando falo da reforma administrativa, é porque, de todas as reformas estruturantes, é a única que falta. A reforma administrativa que está pronta, com alguns ajustes que podem ser feitos no plenário, não tira direito adquirido de ninguém” insistiu o deputado.

De acordo com Lira, a proposta de reformulação da administração pública tem um corte para trás e não prejudicará quem já tem seus direitos adquiridos.

“Com muita transparência e de maneira institucional, esse assunto precisa ser discutido porque vai gerar piso de despesa, vai ter diminuição de custos a longo prazo, com programação para qualquer governo”, descreveu Lira.

Para o parlamentar, a reforma administrativa é uma matéria que está pronta para plenário e que precisa só se construir narrativas e apoios importantes para que seja levada com êxito ao plenário.

“A reforma administrativa não rouba, não prejudica. Ela é necessária porque é o povo que paga os custos administrativos”, disse.

Por essas razões Lira disse ser importante que todos se mobilizem para que seja feita uma discussão como a que foi feita agora na reforma tributária e que parecia improvável.

“Com a mesma ajuda, a gente pede que a administrativa possa ser discutida com imparcialidade. É uma PEC, precisa de apoio de todo mundo. vamos lutar para que isso aconteça naturalmente”, disse o presidente da Câmara ponderando que ainda não há cronograma para a aprovação da reforma administrativa.

Fonte: Agência Estado.

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia.


A agência espacial americana (Nasa) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

"Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento", disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe "continua firme e forte fazendo o dever de casa" na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. "Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição", disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. "Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe", explicou a ministra Luciana Santos.

Missão à Lua

Ela lembrou que a cooperação do Brasil com os Estados Unidos na área espacial vem desde a década de 1980. Uma das mais relevantes atualmente é no Programa Artemis, que tem o objetivo de explorar as potencialidades da Lua e pretende levar astronautas ao satélite natural no ano que vem.

Luciana citou ainda o acordo para utilização da Base de Alcântara, no Maranhão, e do projeto que estuda o fenômeno da ionização da atmosfera, principalmente no Atlântico Sul.

A reunião no Palácio do Planalto durou cerca de uma hora e meia, ocasião em que Nelson presenteou Lula com uma foto da última missão da Nasa à Lua, entre novembro e dezembro do ano passado, com um foguete não tripulado.

Fonte: Agência Brasil.

Lula assina projeto de lei e medida provisória que liberam jogos de azar no país. Assista ao vídeo:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (24), um projeto de lei e uma medida provisória (MP) para regulamentar os jogos de azar, também chamados de jogos de apostas, no Brasil.

De acordo com articuladores do texto no governo, ouvidos pela CNN, tanto o projeto de lei quanto a medida provisória vão ser publicados nesta terça-feira (25).

A MP traz as novas regras dos jogos e também da cobrança tributária. Por ser medida provisória, já começa a valer a partir de sua publicação e o Congresso Nacional terá 120 dias para analisá-la.

O projeto de lei traz processos administrativos e sancionadores do negócio. Para valer, depende de tramitação legislativa desde o início.

Para fontes do governo, a decisão do Planalto de regulamentar a atividade, como bingos e cassinos, avança em questão pendente no Brasil há muito tempo, e poderá resultar em arrecadação para os cofres públicos já neste ano.

O projeto de lei traz processos administrativos e sancionadores do negócio. Para valer, depende de tramitação legislativa desde o início.

Fonte: CNN BRASIL.