Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

22/10/2021 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Prefeito Oscar, e vice-prefeito Jorandir recebem juntos dois veículos Volkswagen gol para a cidade de Santa Maria do Oeste.

Ontem dia 21/10/2021 o prefeito Oscar Delgado e o vice-prefeito Jorandir, receberam juntos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná dois veículos Volkswagen gol, que  auxiliará e muito o atendimento da população local. Parabéns ao Prefeito Oscar e o Vice Jorandir por mais esta conquista a nossa cidade!!!


Fonte: Assessoria de Imprensa com Redação do Blog do Beto.

Deputada Cristina Silvestri deseja os Parabéns a cidade de Foz do Jordão pelos seus 25 anos.

Por meio de suas redes sociais a ilustre Dep. Cristina Silvestri deixou registrado os Parabéns a cidade de Foz do Jordão a qual completa 25 anos. Veja na integra abaixo a nota da Dep. Cristina: 

 

“ Parabenizo hoje o povo de Foz do Jordão, município da nossa região que completa 25 anos de história. Terra que cada vez mais contribuí para o crescimento permanente do nosso Paraná! Continuaremos trabalhando junto ao Governo para o pleno crescimento deste importante município. ” Frisou a Dep. Cristina Silvestri.

 

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias deseja os parabéns a cidade de Foz do Jordão e todos os seus habitantes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Dep. Estadual Cristina Silvestri juntamente com equipe de Redação do Blog do Beto.

Mulher com criança pequena é conduzida para destacamento da PM com facão o qual estava riscando no meio fio das ruas e possivelmente ameaçando transeuntes.

Por volta de 14h00min do dia 21/10/2021 esta equipe recebeu várias solicitações relatando que a pessoa de ********* estaria em via pública com uma criança pequena, sua filha, e de posse de um facão, que a denunciada estaria fazendo ameaça aos transeuntes e riscando o facão nas calçadas. Foi iniciado patrulhamentos e localizado a ********* na área central, com um facão na não. Foi abordado a mesma sendo esta conduzida ao destacamento para lavratura do boletim, porém não teve interessados em representar contra a abordada, inclusive feito a divulgação no grupo de segurança a fim de informar a possibilidade de representação naquele momento. Ressalta-se que no momento da abordagem ********* não ofereceu resistência e disse que comprou o facão para cortar lenha. Após a confecção do boletim foi acionado o conselho tutelar, a fim de informar a situação em que a menor se encontrava, sendo que a equipe do conselho esteve acompanhando no destacamento. Enquanto era finalizado o atendimento compareceram no destacamento as pessoas de ******* e ****, representantes do cras, as quais conversaram com a ******** e optaram por decidir posteriormente quanto a representação. As partes foram orientadas.

Fonte: Polícia Militar.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 22/10/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Homem deixa moto ao lado de fora do frigorifico que trabalha em pitanga e motocicleta é furtada.

Compareceu a este destacamento a pessoa de ****** ******, o qual passou a relatar que deixou a sua motocicleta honda c100 biz de placas AMQ-7186, estacionada ao lado de forra do frigorífico, onde trabalha, que estacionou a motocicleta por volta das 12h00, e quando retornou por volta das 15h00 a motocicleta já não estava mais no local, diante dos fatos foi orientado o solicitante e buscas foram feitas no intuito de localizar o bem.

Fonte: Polícia Militar.

Quarteto é abordado em via pública e flagrado com cigarros de maconha.

Policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) patrulhavam a cidade de Dois Vizinhos (PR), durante a Operação Hórus, quando abordaram quatro pessoas. Foram localizados com os indivíduos três cigarros de maconha.

Os quatro abordados assumiram a responsabilidade pela droga e foram encaminhados com a substância, para a Delegacia de Polícia Civil de Dois Vizinhos (PR), para providências cabíveis.

Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI – PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.

Fonte: CGN.

Promotores e procuradores preparam proposta de Código de Ética do MP para Aras.

Promotores e procuradores se preparam para apresentar nos próximos dias uma primeira versão do projeto de Código de Ética do Ministério Público. A proposta deve ser levada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, por entidades de classe.


O texto está sendo redigido em meio ao clima de desconfiança pela rejeição, em votação apertada no plenário da Câmara dos Deputados, do substitutivo da ‘PEC da Vingança’ que tenta aumentar a influência política no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável por fiscalizar e punir membros do MP. Promotores e procuradores ainda temem uma manobra para colocar a versão original do texto, apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-SP), em votação.


Nos bastidores, Aras conversou com dirigentes de associações, mas deixou acertado que não daria declarações públicas sobre a proposta do deputado.


A criação de um Código de Ética para conformar a conduta de membros do Ministério Público estava prevista na PEC. Em um primeiro momento, a resistência interna foi grande: o principal argumento é que os limites para atuação de promotores e procuradores já estão previstos na Constituição e nas leis orgânicas da magistratura. A criação de um novo conjunto de normas, a cargo de um CNMP que passaria a ter maior contorno político, causou comoção entre quadros do MP.


Enquanto a Câmara amarga a ressaca pela reprovação da PEC, entidades de classe se adiantam para apresentar a própria versão do Código de Ética, com disposições semelhantes àquelas previstas no Código de Ética da Magistratura, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Em nota conjunta, as associações afirmam que o texto ‘reforçará a simetria entre o Poder Judiciário e o Ministério Público, assegurada na Constituição Federal, sem colocar em risco a independência funcional dos procuradores e promotores’.


O procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos, reconhece que a discussão foi aberta a partir da PEC. “O MP brasileiro quer contribuir para o aprimoramento das suas atividades e fazer com que o trabalho desenvolvido por seus membros possa ser aperfeiçoado cada vez mais em defesa da sociedade brasileira”, afirma.


VEJA AS ENTIDADES QUE TRABALHAM NO CÓDIGO DE ÉTICA:


– Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG);


– Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP);


– Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR);


– Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT);


– Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) ;


– Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT).

Fonte: CGN.

Alexandre manda prender e extraditar blogueiro Allan dos Santos do Terça Livre.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a prisão preventiva e do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, no âmbito do inquérito das milícias digitais. O ministro ainda determinou que o Ministério da Justiça dê início imediato ao processo de extradição do militante de extrema direita, que está nos Estados Unidos. A Embaixada dos EUA foi comunicada sobre a decretação das medidas.


A decisão foi tomada no dia 5, a pedido da Polícia Federal, e indica ainda que o nome do blogueiro bolsonarista deve ser incluído na lista de Difusão Vermelha da Polícia Internacional (Interpol), para ‘viabilizar sua prisão, neste País ou em outro’. A Procuradoria-Geral da República foi contra a medida. No mesmo despacho, Alexandre ainda decretou o bloqueio das contas bancárias do bolsonarista e remesssas de dinheiro.


Em outra decisão, dada no último dia 6, Alexandre ainda acolheu pedido da PF, encampado pelo Ministério Público Federal, e determinou a quebra de sigilo telemático e de transações financeiras de Allan dos Santos. Os dados deverão compreender o período de 1º de janeiro de 2020 até a data do despacho.


Na representação encaminhada ao Supremo, a delegada da PF Denisse Dias Rosas Ribeiro pediu a prisão preventiva de Allan com base na prática frequente dos crimes de ameaça, ataques contra a honra e incitação à prática de crime, assim como a participação de organização criminosa.


“Allan Lopes dos Santos, aderindo voluntariamente sua conduta ao desígnio de outras pessoas, integra organização criminosa voltada à prática dos crimes de ameaça, incitação à prática de crimes, calúnia, difamação, injúria e outros, com o objetivo de auferir vantagem econômica oriunda da monetização e de doações e tendo como consequência a desestabilização do Estado Democrático de Direito”, escreveu.


A delegada afirma que o blogueiro bolsonarista tem migrado a atuação criminosa nas redes sociais para ações práticas “na articulação com agentes públicos e políticos nacionais e estrangeiros, sempre utilizando a aparência de cobertura jornalística para validar seu discurso”. Ela fundamenta que a prisão preventiva garantirá novos dados capazes de sustentar a imputação dos crimes, além de certificar que ele não fuja para outro país e dificulte as investigações.


“A pretexto de atuar como jornalista em um canal divulgado nas redes sociais (Youtube e outros), reiteradamente produz e difunde conteúdos que demonstram aderência voluntária ao mesmo modo de agir da associação especializada ora investigada, focada nos mesmos objetivos: atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização; gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes”, escreveu.


Segundo Rosas, o discurso de Allan de fraudes nas eleições americanas, embora sem provas, revela a interlocução direta com pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro deste ano. A delegada afirma que o blogueiro atuou para importar ao Brasil as alegações infundadas de manipulação no sistema eleitoral, que hoje vigora entre parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.


Ao avaliar o pedido de prisão preventiva de Allan dos Santos, Alexandre registrou que a PF apresentou ‘indícios fortes, plausíveis e razoáveis’ da vinculação do bolsonarista à práticas de diversos crimes. O ministro do STF considerou que a preventiva seria a ‘única medida apta a garantir a ordem pública’, apontando ainda que o blogueiro funciona como um dos líderes da organização criminosa sob suspeita, ‘incitando a prática de diversos crimes e influenciando diversas outras pessoas, ainda que não integrantes da organização, a praticarem delitos’.


“Como se vê, a utilização de seu canal nas redes sociais, usado como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas, aliado ao fato de ter se ausentado do território nacional durante as investigações, passando a perpetrar suas condutas criminosas dos Estados Unidos da América, tem conferido a Allan Lopes dos Santos uma verdadeira cláusula de indenidade penal para a manutenção do cometimento dos crimes já indicados pela Polícia Federal, não demonstrando o investigado qualquer restrição em propagar os seus discursos criminosos”, ponderou o ministro no despacho.


O magistrado ainda fez observações sobre a manifestação da PGR, contrária à preventiva. Segundo o Alexandre, haveria ‘proporcionalidade’ da medida considerando que as cautelares anteriormente impostas ao bolsonarista ‘se demonstraram ineficientes para coibir as práticas criminosas’.


“O que se observa, na verdade, é o crescimento do protagonismo de Allan Lopes dos Santos dentro da organização criminosa investigada, com arrecadação de dinheiro e propagação ampla de ataques ao Estado Democrático de Direito”, registrou.


Elencando os critérios que levaram à decisão de decretar a preventiva de Allan dos Santos, Alexandre ainda fez ponderações sobre o fato de o bolsonarista estar residindo nos EUA. De acordo com a decisão, o blogueiro ‘se associou a pessoas ligadas aos violentos atos criminosos que ocorreram em Washington D.C., no prédio do Capitólio, que buscavam contestar o resultado das democráticas eleições americanas’.


“Conforme ressaltado pela Polícia Federal, além de se associar a pessoas ligadas aos atos, o investigado esteve pessoalmente envolvido nos controversos atos. A prisão, como se vê, além de servir à garantia da ordem pública, diz respeito também à conveniência da instrução criminal e necessidade de se assegurar a aplicação da lei penal”, indicou.


Quebra de sigilo


Em outro documento, a delegada Denisse Rosas pediu ao ministro Alexandre de Moraes a quebra dos sigilos de transação financeira e telemática do blogueiro bolsonarista. A policial federal justifica a representação como necessária para constatar as suspeitas de ocultação de bens decorrentes da atividade criminosa, por meio das doações feitas por apoiadores nas redes sociais.


Além disso, Rosas requereu uma série de providências em relação ao Google, que deve encaminhar a lista de lives realizadas pelo canal Terça Livre com as respectivas doações, IPs e dados cadastrais dos doadores por transmissão, assim como o envio dos dados cadastrais das contas destes doadores.


Outra medida solicitada ao Supremo foi determinar que o site de financiamento coletivo “Apoia.se” envie os dados das pessoas que doaram ao Terça Livre, juntamente com o site “Gerencianet” – responsável pelo gerenciamento de pagamentos das compras realizadas em favor do Terça Livre. As operadoras de telefonia, com Oi, Tim, Claro e Vivo, também deverão encaminhar as informações das pessoas indicadas pela PF.


Nesta quinta-feira, 21, portanto, Moraes expediu um despacho para tornar público a representação da PF e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).


No dia 8 de outubro, a PF encaminhou ao Supremo a íntegra das investigações no âmbito do inquérito das milícias digitais. Constam nos documentos ações criminosas de Allan dos Santos como a tentativa de influenciar o presidente Jair Bolsonaro e os parlamentares da base aliada a darem um golpe de Estado durante as manifestações antidemocráticas realizadas entre abril e maio de 2020.


Repercussão


A decisão repercutiu imediatamente entre os parlamentares de oposição ao governo Bolsonaro, que usaram as redes sociais para comentar o caso. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, destacou o fato de Allan ter sido o primeiro indiciado pelo relatório da comissão a ser preso.


Em agosto, o ministro Alexandre de Moraes compartilhou parte do conteúdo do inquérito das fake news com os parlamentares que integram o ‘G7’ da CPI – grupo majoritário formado por senadores independentes e de oposição. O material foi utilizado pelo relator Calheiros e sustentou um dos capítulos do relatório que se dedica exclusivamente a apontar crimes envolvendo a disseminação de notícias falsas no contexto da pandemia.

Fonte: CGN.

Mesmo com dias chuvosos nas últimas semanas, colheita do trigo avança no Paraná.

Os dias predominantemente nublados e chuvosos das últimas semanas não impediram totalmente a colheita do trigo no Paraná. O avanço foi consistente, com crescimento de 16 pontos porcentuais em relação ao que se verificava há duas semanas. Esse é um dos assuntos abordados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 15 a 21 de outubro. documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O levantamento realizado a campo mostra que já foram colhidos 74% da área total de trigo paranaense, estimada em 1,21 milhão de hectares. Com condições climáticas mais propícias para o trabalho desde quarta-feira (20), espera-se que o processo seja acelerado ainda mais, reduzindo o pequeno atraso que se verifica e possibilitando que se posicione mais próximo da média para este período do ano.

Em decorrência das condições climáticas nas localidades de colheita mais recente, o PH do cereal está mais baixo. No entanto, o produto mantém qualidade suficiente para uso na panificação. O que se observa no campo são alguns pontos de acamamento das lavouras e perda de peso nos grãos. Essa situação, aliada às quebras por seca, podem levar a novo rebaixamento na previsão de safra, a ser anunciada ainda em outubro. No mês passado, a projeção era de 3,5 milhões de toneladas.

SOJA E MILHO

Enquanto a colheita do trigo evoluiu nos últimos dias, no caso da soja as condições climáticas ajudaram no plantio da safra. O relatório aponta que foram plantados 2,1 milhões de hectares, ou seja, 38% da área total estimada em 5,6 milhões de hectares. As chuvas regulares ajudam também no bom desenvolvimento das plantas.

Da mesma forma, os produtores de milho impulsionaram os trabalhos e já estão com 371 mil hectares semeados. A previsão é de que a área total para este ciclo seja de 420 mil hectares. As condições gerais das lavouras são boas para 96% da área, enquanto os 4% restantes estão em situação mediana.

FEIJÃO, BATATA E MANDIOCA

O boletim relata, ainda, que as chuvas ajudaram nas atividades de plantio e manejo do feijão. O primeiro ciclo da safra 2021/22 está com 76% da área plantada. Os técnicos de campo do Deral detectaram que 78% encontram-se em fase de desenvolvimento vegetativo, 19% em germinação e 3% em floração, a maioria em boas condições.

O Paraná está na entressafra da colheita da batata, com expectativa que o trabalho comece em novembro. A área é de 15 mil hectares e 93% estão em boas condições. Para a mandioca também há previsão de que os trabalhos de campo sejam retomados a partir desta semana e os produtores poderão dar continuidade à colheita e ao plantio.

SUÍNOS, AVES E LEITE

O documento preparado pelo Deral registra o crescimento em 7% na exportação de carne suína paranaense entre janeiro e setembro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Hong Kong é o principal comprador com 36% do total de 112,4 mil toneladas.

Sobre a avicultura, a análise discorre no custo de produção do frango. No Paraná, o aumento ficou em 1,7% em agosto, comparativamente ao mês anterior. O boletim analisa, ainda, com detalhes, os reajustes nos preços do milho e de farelo de soja, dois dos principais componentes da alimentação das aves.

Por fim, registra-se o pedido feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que os frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a China suspendam a produção destinada ao país asiático. Desde 4 de setembro, os chineses não compram mais essa proteína animal brasileira, em razão de focos da doença da vaca louca detectados em Minas Gerais e Mato Grosso.

Fonte: Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.


Pesquisadores anunciam a descoberta da ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos


 

Incêndios florestais afetaram os ecossistemas no continente; as evidências foram apresentadas hoje em artigo publicado pela Polar Research

 

Pesquisadores de diferentes instituições brasileiras em parceria com o Senckenberg Research Institute (Alemanha), apresentam estudo inédito que confirma a ocorrência de paleoincêndios na região

 

A pesquisa:

inédita publicada hoje, 20 de outubro, na revista Polar Research trata do
primeiro registro de paleoincêndios na Ilha James Ross, na península Antártica.
A descoberta aconteceu durante uma expedição, entre 2015 e 2016, em
afloramentos da Formação Santa Marta, unidade geológica que ocorre na parte
nordeste da Ilha James Ross. 

 

Os fósseis:

coletados chamaram a atenção dos pesquisadores por serem fragmentos de plantas com características de carvão vegetal, mas que estavam desgastados devido ao tempo de exposição. Participaram do estudo pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Museu Nacional/UFRJ, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (CENPALEO) e Universidade Regional do Cariri (URCA). 

 

O cenário branco e gelado comumente associado ao ambiente antártico nem sempre foi dessa forma. O estudo aqui apresentado traz novas evidências não só de que a Antártica há 75 milhões de anos era verde, como também sugere um clima mais quente para essa região no seu passado. As evidências fósseis de troncos e lenhos vegetais são encontradas por toda a Antártica, o que já indicava sua composição florestal durante o período Cretáceo; a novidade aqui encontrada indica que essa vegetação também era acometida por incêndios espontâneos.  



De acordo com a paleontóloga Flaviana Lima, “essa descoberta amplia o conhecimento sobre a ocorrência de incêndios vegetacionais durante o Cretáceo, mostrando que episódios assim eram mais comuns do que se imaginava, além de representar uma contribuição significativa para os estudos paleobotânicos em todo o mundo”. A extensa atividade de incêndios florestais durante o Cretáceo afetou diretamente a composição das comunidades de plantas, influenciando significativamente nas mudanças paleoecológicas em diferentes ambientes do planeta.

 

Inúmeros:

registros de incêndios florestais intensos no mundo inteiro têm sido feitos, sobretudo em camadas formadas na parte superior do período Cretáceo (~ 85-70 milhões de anos). A maior parte desses registros, porém, são do hemisfério norte, sendo poucos os registros para o hemisfério sul. No Cretáceo, o continente Antártico estava separando-se das demais massas continentais do planeta e isso favoreceu a existência de vulcões, o que afetou diretamente os paleoecossistemas locais. 

 

Apesar de o Cretáceo ser considerado um intervalo no qual paleoincêndios foram comuns em escala global, ainda há poucos registros de macrocharcoal - que são as principais evidências desse fenômeno natural - descritos no hemisfério sul. “Os dados inéditos apresentados no trabalho reforçam que as florestas, que ocupavam o que hoje conhecemos como Península Antártica, também foram afetadas pelo fogo ao longo do Campaniano, ampliando a abrangência paleogeográfica desses eventos e ajudando a esclarecer o seu impacto sobre a paleobiodiversidade”, explica André Jasper, professor da UNIVATES.



Pesquisa:


Como é de conhecimento geral, a Antártica é um dos lugares mais inóspitos do planeta. De difícil acesso e com condições climáticas extremas, esse continente tem sido alvo cada vez mais constante de pesquisas nas mais diferentes áreas do saber por intermédio de projetos submetidos ao Programa Antártico Brasileiro - o PROANTAR, como o PALEOANTAR, que procura entender como se deu a modificação da fauna e flora antártica ao longo do tempo na escala de milhões de anos.

 

“Essa descoberta mostra que as variações climáticas que ocorreram ao longo do tempo trazem profundas mudanças no planeta como também em toda a biota. Isso acende um importante alerta diante das mudanças climáticas que são evidentes na
atualidade. A dinâmica paleoflorística da Antártica é essencial para a compreensão das mudanças que ocorreram nos ambientes de alta latitude do hemisfério sul durante o Cretáceo. Afinal, nesta região também é possível visualizar uma exuberante vegetação dominada por coníferas (gimnospermas) que foi gradualmente substituída por uma assembleia dominada por angiospermas (plantas com flores e frutos). Agora, os pesquisadores estão focados na busca de novos registros de paleoincêndios em outras localidades da Antártica”, explica o paleontólogo Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ. 

 

A análise:


do material foi realizada em laboratório com o uso de microscópio eletrônico de
varredura que mostrou detalhes anatômicos muito bem preservados, incluindo paredes celulares homogeneizadas. O carvão vegetal macroscópico ou macro-charcoal é uma evidência direta de paleoincêndios e que o material analisado queimou suficientemente para unir as paredes celulares da planta. A partir dessa análise foi possível afirmar que esse material pertencia ao grupo de plantas denominado gimnospermas, mais especificamente de uma família botânica chamada Araucariaceae – mesma família que inclui a espécie atual Araucaria angustifolia


O estudo na atualidade


O Cretáceo:

foi um dos períodos mais quentes pelo qual a Terra passou. Além da separação
dos continentes, o planeta estava sofrendo mudanças na atmosfera, na composição dos mares e na formação de rochas. A Antártica há cerca de 70 milhões de anos atrás possuía uma fauna, flora e clima bastante diferentes do que se conhece hoje. Eram florestas copiosas com uma fauna de grandes e pequenos dinossauros bem comuns nessa época. Isso era possível pelo fato desse continente não se
encontrar ainda tão ao sul do planeta como se encontra hoje em dia.



PALEOANTAR


O projeto PALEOANTAR realiza atividades de prospecção, coleta e análises laboratoriais de macrofósseis, microfósseis e perfis geológicos com a finalidade de compreender a diversificação dos organismos e dos ecossistemas durante a evolução do Continente Gondwana Sul. Para isso conta com uma equipe interinstitucional nacional e internacional coordenada pelo Dr. Alexander Kellner do Museu Nacional/UFRJ, em colaboração com pesquisadores do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e de países como: Alemanha, Canadá, Chile, China e Inglaterra. 



A professora da seção de museologia do Museu Nacional/UFRJ, Juliana Sayão, vice coordenadora do PALEOANTAR, explica sobre a importância do projeto “A Antártica pode ser considerada uma região praticamente desconhecida, sobretudo em relação aos seus fósseis. Apesar do seu grande potencial científico, a dificuldade de acesso, tornou essa região um verdadeiro mistério a ser desbravado. O projeto PALEOANTAR busca nessas áreas remotas da Antártica as evidências fósseis do período Cretáceo (˜90 milhões de anos) até o Paleógeno (˜30 milhões de anos), para entender a biodiversidade e as mudanças ambientais sofridas pelo nosso planeta ao longo desse tempo”. 

 

Autores:

 

Flaviana Jorge de Lima, Juliana Manso Sayão, Luiza C.M. de Oliveira Ponciano, Luiz C. Weinschütz, Rodrigo G. Figueiredo, Taissa Rodrigues, Renan Alfredo Machado Bantim, Antônio Álamo Feitosa Saraiva, André Jasper, Dieter Uhl & Alexander W.A. Kellner

Artigo: Wildfires in the Campanian of James Ross Island: a new macro-charcoal record for the Antarctic Peninsula

Publicação: Polar Research 2021, 40, 5487


Fonte: Universidade Univates e assessoria de Imprensa.