Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

10/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Sicredi e Cresol, são assaltadas gerentes são levados de refém carro é abandonado em seguida tomaram de assalto outro carro no Paraná. Veja o vídeo do assalto.

Cinco bandidos fortemente armados chegaram em um veículo Fox e praticaram simultaneamente assalto as agências do Sicredi e Cresol do Município de Sulina na manhã desta quinta-feira (9).

Conforme informações repassadas pelo capitão Mori da Polícia Militar, os assaltantes quebraram as vidraças para entrar nos estabelecimentos, fizeram os gerentes das agências reféns e levaram dinheiro.

Os assaltantes estavam com armas de fogo, sendo possível identificar uma espingarda calibre 12, e armas curtas, possivelmente pistolas. Na saída eles efetuaram um disparo para o alto com o objetivo de intimidar as vítimas.

Ninguém ficou ferido, ainda de acordo com a polícia, os ladrões fugiram em um Corolla de cor branca.

Os cinco assaltantes fugiram em um veículo VW/Fox, roubado em Curitiba no início do mês, abandonaram este carro, tomaram de assalto um Toyota/Corolla, cor branca, que foi abandonado próximo a balsa.

No veículo Corolla foram encontrados pertences dos assaltantes e alguns armamentos, não sendo especificado que tipo de arma, ou pertences.

A Polícia Militar realiza cerco na região para localizar os assaltantes. Informações podem ser repassadas através do (190) da Polícia Militar.

  Fonte PPNEWS

Mais uma vez o Vice-Prefeito de Santa Maria do Oeste doa seu salário, desta vez para a comunidade Rio do Tigre. Veja a foto:

Nesta quinta-feira (9), na companhia do prefeito Oscar Delgado, Jorandir Gegoski realizou a entrega do salário de vice-prefeito, ao presidente da comunidade Rio do Tigre, Amilton Heidemann.


Como faz todos os meses, desta vez a comunidade contemplada foi do Rio do Tigre, agraciada com o valor do salário de Jorandir.

Siga o Portal Douglas Souza no Facebook

O salário referênte a este mês de fevereiro, no início do próximo mês, será doado para a Escola de São Manoel. Destaca-se que, parece que irá faltar mandato para prestigiar todas as comunidades e entidades.


PARABÉNS JORANDIR GEGOSKI

Desde o início do mandato, várias entidades foram beneficiadas com a doação do subsídio de Vice-Prefeito de Jorandir Gegoski.


Ainda durante a campanha eleitoral, Jorandir se propôs a ser um político voluntário.


“Doarei o meu salário pra entidades e nunca usarei nem carro, nem combustível, muito menos diárias nas viagens que fiz e farei a trabalho. Precisamos mudar a cara da política, ela existe pra servir não pra ser servido”


Além de Vice-Prefeito, Jorandir Gegoski é proprietário da Rede Suprema de Supermercados de Santa Maria do Oeste e Mauá da Serra. Também sócio do Suprema de Turvo e Ivaiporã.


SANTA MARIA DO OESTE NO CAMINHO CERTO!!!

FONTE: PORTAL DOUGLAS SOUZA.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Desentendimento em bar acaba com um deles danificando o carro do outro em Santa Maria do Oeste.

Masculino de 32 anos, relatou que estava em um Bar e que houve um desentendimento com aoutro masculino, que o insultou e em seguida saiu na rua e bateu com a traseira de um veículo na dianteira do seu carro que estava estacionado na frente, uma VW/Saveiro, causando danos na parte frontal, para choques e farol esquerdo.

Relatou o solicitante que após o fato o autor saiu com o veículo Celta de cor vermelha tomando rumo ignorado. Foi orientado o solicitante quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Mulher com medida protetiva contra marido é ameaçada em Palmital.

Estrada principal arroio grande, Rural Descrição: Mulher 34 anos, relatou que possui medida protetiva em desfavor de seu ex-marido de 42 anos.

Também relatou que o mesmo foi até a propriedade onde reside em permaneceu andando pela referida por cerca de duas horas, e que então, foi até o portão que dá acesso a residência tentando intimida-la, relatou também que ele fica “rondando a casa” passando pela estrada rural que passa em frente a propriedade.

Foi orientada conforme visita de acompanhamento de medidas protetivas.

Realizado patrulhamento, porém sem êxito em localizar.

Fonte Polícia Militar

Rapaz de 18 anos é pego com droga em Pitanga.

Em patrulhamento, foi visualizado um indivíduo em atitude suspeita, ao ver a equipe policial começou a correr, sendo feito o acompanhamento tático e abordado o mesmo.

Identificado como masculino de 18 anos, que no acompanhamento foi possível visualizar que o indivíduo dispensou invólucro, que após a abordagem foi identificada como substância análoga a maconha, totalizando 6 gramas.

Sendo que o abordado relatou que é usuário de drogas há mais de 2 anos, foi encaminhado para lavratura do Termo Circunstanciado.

Fonte Polícia Militar

Na Vila Carli, jovem é encontrado com três tiros na cabeça em Guarapuava. 

A equipe foi acionada para atendimento em local de morte, onde um masculino teria sido vítima de disparo de arma de fogo.

No local constatado o fato sendo uma vítima do sexo masculino, 24 anos, com três disparos na cabeça.

Compareceram no local a equipe Samu, os quais constataram óbito. Feito isolamento do local e acionado os órgãos competentes onde se fez presente perito e o investigador.

Fonte: Polícia Militar

Jovem de 29 anos tem overdose e morre no bairro Trianon em Guarapuava.



A equipe deslocou até Upa trianon onde em contato com a médica plantonista que relatou que teria dado entrada um masculino com sintomas de overdose que foi tentado reanimálo porém entrou em óbito. Em contato com a esposa de 26 anos, a qual relatou que seu esposo de 29 anos, era usuário de entorpecentes e que na data de hoje chegou na residência por volta das 22h15min e encontrou seu esposo caído desacordado. Que entrou em contato com o samu os quais o encaminharam até a upa trianon para atendimento médico. Foi entrado em contato com o iml para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Prefeitura do Paraná denuncia 'campeonato obsceno'; envolveram o Prefeito, colocando o celular dele particular no cartaz.

A Prefeitura Municipal de Iguaraçu, na região de Maringá, Norte do Paraná, procurou a polícia para prestar uma denúncia, após um cartaz que divulga um concurso nada convencional que seria realizado na cidade viralizar nas redes sociais. 

O folheto que está colado em algumas árvores do município afirma que a Prefeitura, em "parceria" com o X Vídeos e uma rede de farmácias, está realizando o "1º Concurso de Punheta de Iguaraçu-PR". Veja no decorrer da matéria.

No cartaz, há informações muito específicas sobre o suposto "campeonato". Dividido em três modalidades e com cinco diferentes premiações, o concurso tem até mesmo dia, local e horário para acontecer. Veja o cartaz que viralizou: 

O banner afirma, ainda, que o concurso será realizado no gabinete do prefeito. Além disso, um telefone também foi divulgado para quem desejasse receber mais informações ou tivesse dúvidas sobre o "1º concurso" da cidade de Iguaraçu.

A reportagem do GMC Online entrou em contato com o número que está no folheto e descobriu que se trata do telefone particular do prefeito do município, Eliseu Silva da Costa. A autoridade contou que teve conhecimento do assunto.

Da Costa afirmou que um boletim de ocorrência já foi registrado e o caso será investigado. “Infelizmente, tem pessoas que não tem o que fazer. Mas, infelizmente, não temos como provar quem fez estes insultos contra a minha pessoa”, disse o prefeito.

Fonte GMC

Barraco! ‘Musa do Coritiba’ tem casa destruída após se envolver com homem casado; veja vídeo.

Bruna de Oliveira Maia, musa do Coritiba e candidata a Musa do Brasileirão (2020), se envolveu com um homem pelo site para o qual trabalha.

Porém, ele é casado e, após a mulher descobrir a traição do marido, invadiu a casa de Bruna e quebrou o carro que a acompanhante tinha ganhado do amante. Tudo aconteceu na última segunda-feira (6), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em entrevista à Bruna, que tem mais de 16 mil seguidores em seu Instagram, afirmou que saía com o cliente há dois meses, mas, não sabia que ele era casado.

“Eu o conheci através do site onde eu divulgo o meu trabalho, e ele, como qualquer outro cliente, me contratou pedindo serviços. Não, eu não sabia que ele era casado, até porque eu não pergunto para meus clientes se eles são casados ou solteiros, eu apenas faço o meu trabalho e recebo para isso” contou Bruna.

Na última segunda-feira, Bruna almoçou com o cliente e depois foi a um pesque-pague sozinha com os filhos. Quando voltou para casa, em Pinhais, descobriu que o local havia sido invadido pela mulher traída e as amigas.

De acordo com a acompanhante, a casa foi toda revirada, alguns objetos foram furtados e o carro que ganhou do cliente também foi danificado. Tudo foi registrado por câmeras de segurança (assista abaixo).


“Elas estouraram o portão da minha casa, furtaram objetos da minha loja, coisas pessoais minhas e quebraram o carro que ele me deu”, afirmou a musa do Coritiba.

O advogado da vítima, Caio Percival, afirma que Bruna recebeu ameaças através de seu celular e pessoalmente, na sua casa.

“A Bruna sofreu várias ameaças por telefone e inclusive pessoalmente. Essas pessoas retornaram até a casa de Bruna, ameaçando ela dizendo que iriam acabar com a vida dela”, disse o advogado.

Caio Percival afirma que estão juntando as provas dos vídeos da ação, para que as pessoas sejam responsabilizadas pelo dano patrimonial da Bruna.

“Estamos buscando dentro do seio de uma investigação, apurar essas condutas criminosas e fazer com que essas pessoas sejam responsabilizadas pelo dano patrimonial que a Bruna teve e pela ameaça a sua vida” finalizou Caio.

O advogado que representa a esposa e as amigas se pronunciou por meio de nota:

“A Defesa irá procurar a Delegacia de Polícia, para esclarecer os fatos. A atitude impulsiva e impensada das clientes, se deu após a garota se apropriar indevidamente do veículo Uno (o qual apesar de não estar registrado em nome da família, é de sua propriedade) e ainda fazer provocações via rede social. As clientes agiram sem qualquer interferência, ou mando da esposa”, diz a nota.

Assista ao vídeo:

Fonte Banda B

Adolescente é apreendido suspeito de produzir material pornográfico da irmã.


Um adolescente de 16 anos foi apreendido em Colombo, região metropolitana de Curitiba (RMC), suspeito de produzir e distribuir material pornográfico da irmã na internet. Além da irmã, a polícia afirmou que o jovem fazia filmagens de uma menina de 3 anos. A operação aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).

Segundo a polícia, as investigações, que iniciaram nos Estados Unidos e contaram com o apoio da Polícia Federal, no Brasil, envolvem o combate a produção e distribuição de pornografia infantil na internet. Durante o período, a equipe policial chegou até o adolescente de 16 anos, morador de Colombo.

A Vara da Infância e Juventude de Colombo expediu mandado de busca e apreensão do conteúdo, além da internação provisória do menor. Felipe de Souza, delegado da Delegacia de Colombo, falou que o adolescente foi encontrado em uma residência e os materiais achados no celular e no notebook dele.

Onde foram apreendidos materiais eletrônicos que continham materiais com pornografia infantil. A operação é desdobramento de uma investigação iniciada nos EUA.


O jovem foi então apreendido em flagrante e encaminhado para a Delegacia do Alto Maracanã.

Operação

A apreensão do adolescente foi feita em conjunto pelos policiais civis da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, em conjunto com o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nuciber), e a Delegacia de Almirante Tamandaré. Para isto acontecer foi desencadeada a “Operação Proximidade Perigosa”.


Idoso de 74 anos morre ao capotar corsa no Contorno Leste; suspeita é de mal súbito.

O idoso Rodolfo Barthe, de 74 anos, morreu ao capotar o Corsa que dirigia, na noite desta quinta-feira (09), no km 87, do Contorno Leste, sentido Norte, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo socorristas da concessionária responsável pela via, o homem estava sem o cinto de segurança e foi ejetado do carro.

Em entrevista o policial rodoviário federal (PRF), Wagmacker, disse que a hipótese é de que a vítima tenha tido um mal súbito.

“Em virtude da idade da vítima, a hipótese é de mal súbito. Até porque não houve frenagem no local e nem indícios de colisão com outro veículo”, afirmou o PRF.

O idoso já estava morto quando as equipes de socorro chegaram no local.

Fonte Banda B

Mulher e cachorrinho ficam feridos em capotamento na BR 467.

Socorristas do Siate foram acionados para atenderem vítima de acidente de trânsito, do tipo capotamento, na BR 467 em Cascavel.

O fato aconteceu nas proximidades do quilômetro 85.

De acordo com as informações, uma mulher, de aproximadamente 50 anos de idade e um cachorro ficaram feridos.

Eles eram ocupantes de um veículo Gol que ficou bastante danificado com o impacto, sendo necessário que os militares mobilizassem um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate para realizar o desencarceramento da vítima feminina, que foi retirada pelo bagageiro.

Não foram repassadas informações sobre como o acidente aconteceu, porém, o veículo seguia sentido Toledo, quando saiu da pista, capotou por algumas vezes e foi parar na caneleta de escoamento de água que fica no centro da rodovia.

Os socorristas do Siate e do Samu constataram que a mulher apresentava uma fratura no braço, além de contusões e escoriações pelo corpo, necessitando ser encaminhada à uma Unidade de Pronto Atendimento para ser reavaliada e medicada.

O cachorrinho que acompanhava a mulher no veículo, ficou caído na grama. Ele respirava, porém, apresentava ferimentos e fraturas nas patas, sendo que populares tentaram prestar socorro ao animal, enquanto a tutora recebia atendimento no interior da ambulância.

Os socorristas do Samu retiraram o animal do sol e o levaram até uma sombra, oferecendo água ao cãozinho. Familiares da vítima seriam acionados para que viessem busca-lo.

O Tenente Cícero conversou com a equipe da CGN e deu mais detalhes sobre o atendimento da ocorrência.

Ele explicou que a mulher sofreu uma fratura no braço, sendo que outros exames seriam realizados na Unidade Hospitalar, devido à gravidade do acidente, para verificar se ela sofreu alguma lesão interna.

Ele ainda ressaltou que as equipes realizaram um trabalho minucioso para retirar a vítima com segurança do automóvel, com o objetivo de evitar que a coluna da mulher fosse afetada ou sofresse lesões.

Fonte CGN

Caminhão carregado com pedras tomba na saída de Arapongas.

Um caminhão carregado com pedras tombou no começo da tarde desta quinta-feira (9). O acidente foi registrado próximo ao Pontilhão da PR-444, localizado na Rodovia Hermínio Pennacchi, na saída de Arapongas.  

Segundo informações de testemunhas, o motorista do veículo sofreu apenas escoriações pelo corpo. A equipe do Corpo de Bombeiros, de Arapongas, esteve no local e prestou socorro à vítima.

Por conta do tombamento, a carga de pedras que estava no veículo caiu na estrada.

O motorista aguarda um guincho para ajudar a recolher a carga e retirar o caminhão do local.

Fonte tnonline

Helicóptero brasileiro cai na fronteira e deixa dois mortos.

Um helicóptero brasileiro caiu próximo à fronteira entre o Paraguai e o Brasil, na manhã desta quinta-feira (09). Até o momento, duas mortes já foram confirmadas. Os corpos foram encontrados ao lado da aeronave, em uma área conhecida como Paso Hû, já no país vizinho.

Marcelino Nunes, o secretário de Segurança Pública de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul, cidade próxima à fronteira, informou que a identidade das vítimas ainda é desconhecida.

Em um primeiro momento, informações apontavam que o helicóptero pertenceria à Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, as autoridades policiais de Yby Yaú, também no Paraguai, já confirmaram que a aeronave é uma propriedade privada.

O helicóptero pegou fogo após cair e ficou completamente destruído.

Imagens registradas próximo ao momento do acidente revelam uma coluna de fumaça, cerca de 100 quilômetros da fronteira com o Brasil.

As informações são do UOL.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 10/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Sérgio Cabral é liberado da prisão domiciliar pela Justiça Federal do Rio.

A Justiça Federal revogou nesta quinta-feira, 9, a última ordem de prisão domiciliar contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Ele precisará usar tornozeleira eletrônica, mas está autorizado a sair do apartamento em Copacabana onde cumpria a medida.

A decisão foi tomada pela 1.ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2), no Rio de Janeiro, na ação penal da Operação Calicute. Foi nesse processo que o ex-governador foi preso, em novembro de 2016, acusado de desviar recursos federais em obras públicas.

Por 4 votos a 3, os desembargadores decidiram liberar Sérgio Cabral, que terá o passaporte retido e precisará se apresentar mensalmente à Justiça.

Acusado de liderar um esquema de propinas, o ex-governador do Rio já foi condenado a mais de 400 anos de prisão.

Nenhuma delas transitou em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso). Ele ficou preso por seis anos – de novembro de 2016 a dezembro do ano passado, quando foi para prisão domiciliar. Cabral foi o último político preso na esteira da Operação Lava Jato a deixar o regime fechado.

Fonte Banda B

Governo quer aumentar o valor limite do MEI para incentivar a formalização.


O Ministério do Trabalho e Emprego deve debater mudanças nas regras do MEI (Microempreendedor Individual) com o objetivo de ampliar o número de profissionais que buscam formalização e diminuir a contratação por meio de PJs (Pessoas Jurídicas).

Em entrevistas, o ministro Luiz Marinho defende, entre outras medidas, formas de fazer com que os trabalhadores na informalidade ou contratados de forma ilegal consigam se formalizar. E o MEI seria um caminho.

Dentre as principais alterações estão elevar o valor-limite que autoriza o profissional a abrir um negócio como microempreendedor individual e ampliar o número de funcionários que o autônomo pode ter.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas), o órgão tem participado de debates e estudos sobre as mudanças, especialmente no último ano, no âmbito de projeto de lei que tramita no Congresso.

O PLP 108/2021 reúne vários outros projetos com o objetivo de alterar a lei que permitiu a criação do MEI. A proposta é elevar a faixa máxima de faturamento dos atuais R$ 81 mil por ano para R$ 130 mil anuais e permitir a contratação de até dois funcionários. Hoje, o microempreendedor pode contratar apenas um.

“No âmbito do Congresso Nacional, o Sebrae discutiu o tema. No ultimo ano, o tema ganhou bastante relevância e sempre pode ser aprimorado”, diz nota.

Desde sua criação, a modalidade se tornou popular. Dados do Sebrae mostram que, em 31 de janeiro havia 14,8 milhões de microempreendedores. Em fevereiro de 2022, o número era de 13,6 milhões.

Para ser um MEI, além do limite de faturamento em até R$ 81 mil por ano -sendo proporcional aos meses de abertura–, não é possível ter mais de um estabelecimento nem participação em outra empresa, como sócio ou titular. Além disso, permite-se a contratação de, no máximo, um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

PAGAMENTO DO MEI GARANTE APOSENTADORIA DO INSS POR IDADE

Dentre os principais benefícios da formalização da atividade como microempreendedor individual está a possibilidade de se tornar segurado da Previdência Social. O MEI que contribuir regulamente tem direito à aposentadoria por idade.

Além disso, também pode receber auxílio-doença do INSS e salário-maternidade. A contribuição do MEI varia conforme o tipo de atividade exercida. O microempreendedor paga 5% sobre o salário mínimo em vigor, o que dá R$ 65,10 atualmente, somado à taxa pela atividade.

Para os setores de comércio, indústria e transporte entre estados e municípios há R$ 1 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). No caso de quem trabalha em atividades ligadas ao setor de serviços em geral, há cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços), de R$ 5.

Para realizar a formalização, é necessário acessar o Portal do Empreendedor fazer o cadastro com o número do CPF, endereço e telefone, além de indicar a atividade principal que vai exercer. A guia mensal é paga até o dia 20 de cada mês. Se atrasar, há juros e multas de 2%.

Se o MEI tiver um empregado contratado, ele deve recolher a contribuição previdenciária relativa ao trabalhador. O microempresário também deve pagar a CPP (Contribuição Patronal Previdenciária) para a Seguridade Social, de 3% sobre o salário de contribuição, e precisa fazer os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deste funcionário.

Neste caso, o vencimento será até o dia 7 do mês seguinte. Quando não houver expediente bancário no dia 7, o recolhimento deverá ocorrer até o dia útil imediatamente anterior.

MEI FOI CRIADO NO SEGUNDO GOVERNO LULA E VOLTOU AO DEBATE NA ELEIÇÃO

O MEI foi criado em 2008, no segundo governo Lula, como forma de enquadrar profissionais que exerciam suas atividades profissionais na informalidade.

Uma frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último debate às vésperas do segundo turno da eleição presidencial fez com que as redes bolsonaristas criassem e distribuíssem um fake news sobre MEIs.

Na ocasião, Lula criticou Jair Bolsonaro (PL) por contabilizar MEI como emprego formal e elevar, assim, os números de vagas criadas no país. As redes bolsonaristas distribuíram informação falsa de que ele acabaria com o programa, o que foi desmentido por órgãos de checagem.

Concurso da Petrobras abre edital com mais de mil vagas; remuneração mínima é de R$ 5 mil.

Um novo processo seletivo foi aberto pela Petrobras para 373 vagas de modalidade técnica com contratação imediatas, além de 746 para cadastro da lista de espera, totalizando 1.119 vagas. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.563,90, e os requisitos de formação para cada área estão disponíveis e podem ser consultados no edital

A Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), além dos benefícios educacionais e outras modalidades de recursos para funcionários. 

Os candidatos aprovados, quando convocados, poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia.

As inscrições devem ser feitas entre 15 de fevereiro e 17 de março pelo site. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,79.

Inflação sobe 0,53% em janeiro com pressão de alimentos.


A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve alta de 0,53% em janeiro, o primeiro mês do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A maior pressão veio do grupo alimentação e bebidas, que avançou 0,59%, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O novo resultado mostra uma desaceleração do IPCA frente a dezembro, quando a alta do índice havia sido de 0,62%.

A taxa de 0,53% também ficou abaixo da mediana das projeções do mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam inflação de 0,56% no mês passado.

Em 12 meses, o IPCA acumulou avanço de 5,77% até janeiro, conforme o IBGE. É o menor nível desde fevereiro de 2021 (5,2%). O índice estava em 5,79% nos 12 meses encerrados em dezembro de 2022.

Mesmo com a leve desaceleração, o IPCA acumulado continua acima da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central) para 2023.

O centro da medida de referência é de 3,25% neste ano. O intervalo de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais (4,75%) ou para menos (1,75%).

LULA SOBE TOM CONTRA BC

O BC virou alvo de críticas de Lula nas últimas semanas. Para tentar conter a inflação no país, a autoridade monetária vem deixando a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

Na segunda-feira (6), o presidente chamou de "vergonha" o nível atual da Selic. Lula ainda conclamou o empresariado a fazer cobranças sobre os juros altos.

A elevação da Selic é o instrumento do BC para tentar esfriar a demanda por bens e serviços e, assim, conter os preços e ancorar as expectativas de inflação.

O efeito colateral esperado é a perda de fôlego da atividade econômica, porque o custo do crédito fica mais alto para empresas e consumidores.

A economia já vinha mostrando sinais de desaceleração antes de Lula assumir a Presidência. As críticas do petista à atuação do BC têm ampliado expectativas de inflação e pressionado os juros.

Isso gera um reflexo contrário ao pretendido pelo governo. O discurso traz risco de pressão sobre o dólar, que impacta os alimentos. A inflação da comida afeta principalmente a população pobre, camada na qual Lula encontra apoio.

ALIMENTOS PRESSIONAM IPCA

Dos 9 grupos de produtos e serviços do IPCA, 8 subiram no mês passado. O segmento de alimentação e bebidas até desacelerou de 0,66% em dezembro para 0,59% em janeiro, mas exerceu a maior influência sobre o índice. O impacto foi de 0,13 ponto percentual.

O IBGE associou o resultado dos alimentos ao encarecimento de produtos como batata-inglesa (14,14%) e cenoura (17,55%).

O gerente da pesquisa do IPCA, Pedro Kislanov, lembrou que o clima adverso costuma pressionar os alimentos no início de ano.

"As altas nesses dois casos [batata e cenoura] se explicam pela grande quantidade de chuvas nas regiões produtoras", afirmou Kislanov.

Por outro lado, houve queda de 22,68% nos preços da cebola em razão da maior oferta nas regiões Nordeste e Sul, conforme o pesquisador. A trégua veio após o produto subir mais de 130% em 2022.

O grupo de transportes teve o segundo principal impacto no IPCA de janeiro (0,11 ponto percentual). O segmento acelerou a alta para 0,55%, após a taxa de 0,21% em dezembro.

Em transportes, houve pressão dos combustíveis, que subiram 0,68%. O IBGE destacou os aumentos da gasolina (0,83%) e do etanol (0,72%). No sentido contrário, o óleo diesel (-1,40%) e o gás veicular (-0,85%) caíram em janeiro.

A maior variação entre os grupos veio de comunicação: 2,09%. O ramo acelerou em relação a dezembro (0,50%).

Nesse segmento, o combo de telefonia, internet e TV por assinatura subiu 3,24% em janeiro. O serviço foi responsável pelo maior impacto individual no IPCA do mês (0,05 ponto percentual).

Entre os grupos, apenas vestuário (-0,27%) teve baixa em janeiro. "Cabe registrar que foi a primeira queda no grupo após 23 meses seguidos de altas, com a última retração tendo sido registrada em janeiro de 2021", disse Kislanov.

"O recuo em janeiro de 2023 se deve ao fato de várias lojas terem aplicado descontos sobre os preços que foram praticados em dezembro, para o Natal", completou.

SERVIÇOS ACELERAM

Um dos fatores que ainda preocupam analistas é a inflação de serviços. O IPCA de serviços acelerou de 0,44% em dezembro para 0,60% em janeiro. Em 12 meses, a taxa passou de 7,58% para 7,80%.

"Esse avanço [de serviços] no curto prazo sustenta a ideia de que a inflação tende a arrefecer a passos lentos", apontou relatório do banco Original, que prevê IPCA de 0,72% em fevereiro.

Na mediana, o mercado elevou pela oitava semana consecutiva a previsão para a inflação acumulada em 2023, conforme a edição mais recente do boletim Focus, divulgada pelo BC na segunda-feira. A projeção do relatório é de IPCA de 5,78% em 12 meses até dezembro.

Se a estimativa for confirmada, este será o terceiro ano consecutivo de estouro da meta de inflação no país.

INPC SOBE 0,46%

O IBGE também informou nesta quinta que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) teve alta de 0,46% em janeiro, abaixo do mês anterior (0,69%).

O índice acumulou avanço de 5,71% nos últimos 12 meses, inferior aos 5,93% observados anteriormente.

O INPC é usado como referência para correção de benefícios como aposentadorias. Reflete os preços de bens e serviços com maior peso no consumo das famílias de renda menor (de 1 a 5 salários mínimos).

Requião volta a atacar o PT: ‘partido não tem proposta de Brasil’.

O ex-governador Roberto Requião (PT) voltou a atacar o PT, afirmando que o partido “não tem proposta de Brasil”, e corre o risco de acabar depois de passada a era Lula. Em entrevista à ‘Carta Capital’, Requião – que foi preterido na nomeação para a diretoria-geral da Itaipu – também disparou contra a “frente ampla” formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir sustentabilidade no Congresso e disse ainda ter sido “totalmente esquecido” pela legenda depois de disputar a eleição para o governo do Paraná.

“Após o processo eleitoral no Paraná, fui simplesmente esquecido. As tendências simplesmente me deixaram de lado, nunca mais falaram comigo. Sequer perguntaram o que eu achava da organização do partido no estado”, afirmou ele em entrevista à Carta Capital. “Estou totalmente marginalizado e a corrente majoritária do PT no Paraná não me incluiu, ela desprezou a minha participação de uma forma absoluta”, queixou-se.

O ex-governador condenou ainda o aumento do número de ministérios e a composição da base do governo. “Estou insatisfeito, descontente, pois é um governo espetáculo. São 37 ministérios. Tem cabimento? Ninguém administra 37 ministérios. Foi um jogo midiático. As questões fundamentais até agora estão abandonadas”, apontou. “Eu vejo essa frente ampla tão ampla que exclui de forma muito clara os interesses nacionais. Na verdade, o Lula fala sozinho dentro do próprio governo”, avaliou.

Requião voltou a apontar, ainda, as razões para não ter aceitado o cargo de presidente do conselho da Itaipu. “O convite foi um desaforo, uma humilhação. O conselho se reúne de 60 em 60 dias. Tem um bom salário, é uma espécie de bedel da usina. Ele não tem função nenhuma, é apenas um cala a boca, uma boca de ouro. Não aceitei e fiquei indignado”, disse.

Para o ex-governador, sem Lula, o partido caminha para o fracasso. “Do jeito que o partido se comporta e se comportou comigo no Paraná, o futuro é a pedagogia do fracasso. Sem o Lula, o PT vai acabar. O partido não tem proposta de Brasil, não tem proposta a respeito das empresas estratégicas, das empresas públicas”, alegou.

Fonte BP