Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 1 de maio de 2019

01/05/2019 *--* Matérias Atualizadas !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Nota de Falecimento


É COM MUITO PESAR QUE COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE NELSON COITINHO DE RAMOS AOS 60 ANOS, OCORRIDO NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PITANGA/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS, SEU CORPO ESTA SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL DE PITANGA/PR.
E SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS SEUS FAMILIARES.

O BLOG DO BETO DESEJA OS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS A TODA FAMILIA ENLUTADA.

Fonte: Previ - Vida.


Rapaz de 25 anos é estuprado durante festa em chácara em Maringá.


Um jovem de 25 anos foi estuprado em uma festa realizada em uma chácara no município de Sarandi, na região metropolitana de Maringá, no fim de semana. 

O rapaz teria se desentendido a namorada e ido sozinho para a festa, onde havia muitas pessoas, que ele não conhece. Durante a festa ele ingeriu bebida alcoólica e “apagou”.

Quando acordou no fim da festa, foi para a casa, com fortes dores no ânus, percebendo que tinha sido vítima de violência sexual, ou seja, de um estupro. Ele teria sido abusado sobre uma mesa de sinuca.
O pai do jovem já registrou um boletim de ocorrência e no início da noite de segunda-feira o rapaz estava no Instituto Médico-Legal para a realização de possíveis exames.

A polícia já tem uma informação que identifica o possível autor do estupro. Acredita-se que algo tenha sido misturado à bebida do jovem para ele perder os sentidos. Ele tomou coquetel antiaids para evitar contágio.

As informações são da página Maringá Cidade Urgente.

Fonte: Coluna do Rato.


Menino de seis anos fica gravemente ferido ao ser atropelado no Ganchinho.

(Foto: Colaboração) - Menino de seis anos fica gravemente ferido ao ser atropelado

Um menino ficou gravemente ferido após ser atropelado por uma motocicleta no início da tarde desta quarta-feira (1º), no bairro Ganchinho, em Curitiba. A vítima foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador.

De acordo com testemunhas, a criança, de apenas seis anos, precisou ser socorrida por um helicóptero devido à gravidade dos ferimentos.

Fonte: Massa News.


Tio faz parto de sobrinho às pressas após ser acordado pela irmã. Assista ao Vídeo:


Um rapaz foi o responsável por fazer o parto do próprio sobrinho na manhã desta quarta-feira (1º), no distrito Floriano, em Maringá. O bebê, que já tinha atrasado o parto – previsto para o último dia 24 – não esperou a chegada do Samu e precisou da ajuda do tio para vir ao mundo.

Tainã Lopes, de 23 anos, contou à reportagem da Rede Massa que estava dormindo quando foi chamado pela irmã, Tuane Cristine Lopes, de 28 anos. “Estava só eu, meus sobrinhos e minha irmã em casa. Eu estava dormindo e ela me acordou, disse que ele já estava nascendo. Na hora que eu fui, ela estava em pé na frente da porta e me pediu ajuda, aí fui e já puxei o bebê”, contou o rapaz.

Assim que Henrique nasceu, o tio ligou para a mãe, responsável por acionar o Samu. “Eu enrolei ele em um pano, aí na hora que chorou foi um alívio. Liguei para a minha mãe, ela já veio para cá e acionou o Samu. Aí levaram eles para o hospital”, completou.

O recém-nascido deve passar por exames e está bem.

Fonte: Índio Maringá / Rede Massa.


Menores de idade são presos suspeitos pela morte de agiota.

(Foto: Reprodução/PM-PR) - Menores de idade são presos suspeitos pela morte de agiota

Dois adolescentes foram presos, suspeitos de terem agredido violentamente e depois assassinado um homem de 53. O caso foi registrado na Rua Visconde de Macaé, no bairro Chapada, em Ponta Grossa.

A vítima, identificada como João Ienke, foi apontado pelas investigações como um suposto agiota. Os adolescentes de 16 e 17 anos teriam roubado do homem pouco mais de R$ 35,5 mil.

De acordo com a polícia, a vítima de 53 anos foi rendida pelos menores de idade, na casa em que morava, e sofreu uma série de agressões. A PM foi acionada e chegou até a casa no momento em que os suspeitos tentavam fugir.

Um cerco foi montado na região e os dois adolescentes foram encontrados. Além do dinheiro, foram apreendidos com os suspeitos um revólver calibre 38, munições e objetos roubados.

Na casa, o homem foi encontrado gravemente ferido e com um tiro na boca. O Samu e o Siate foram acionados, mas a vítima morreu no local. O Instituto Médico-Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo.

Os adolescentes autuados foram internados em um Centro Socioeducativo (Cense) e devem responder pelo assassinato.

Fonte: Stiven de Souza / Rede Massa.


01/05/2019 *--* Deus é Fiel !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Veja a História por trás do Dia do Trabalhador, no Blog do Beto, Parabéns a Todos os Trabalhadores !!!!

Imagem relacionada

O Dia do Trabalho teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram um grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.
Revolta de Haymarket. Ilustração de Thure de Thulstrup (1886).
Revolta de Haymarket, em Chicago. Ilustração de Thure de Thulstrup (1886).
As condições de trabalho a que os trabalhadores eram sujeitados eram desumanas, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde também estouravam greves constantemente. A jornada de trabalho era de treze horas (no mínimo) chegando a até 17 horas. A reivindicação dos trabalhadores em Chicago era a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas.

No dia 3 de maio, terceiro dia de paralisação, trabalhadores e policiais entraram em confronto, que acabou com um saldo de 50 feridos, centenas de prisões e 6 mortes. No dia seguinte, outro confronto aconteceu, resultando em mais feridos, presos e mortos. Os acontecimentos daquele início de maio receberam o nome de Revolta de Haymarket. Os líderes do movimento foram presos e responsabilizados pelas mortes. Alguns foram condenados a forca, outros a prisão perpétua. Em junho de 1889, a Segunda Internacional (organização sindical), realizada em Paris, decidiu instituir o Dia Mundial do Trabalho, como forma de homenagear os trabalhadores mortos na Revolta de Haymarket, e para que todos os anos, nesse dia, os trabalhadores pudessem fazer suas reivindicações, como a redução da jornada de trabalho para 8 horas.

A França foi o primeiro país a legalizar o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho, em 1919. Nessa mesma ocasião, a jornada de trabalho foi estabelecida em 8 horas.

No Brasil, são relatadas comemorações do dia do trabalho desde 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo então presidente Artur Bernardes, quando passou a ser feriado nacional. A partir de 1930, com Getúlio Vargas na presidência, o dia 1º de maio passou a ser o dia do anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, medida divulgada em 1º de maio de 1940.
Em alguns países, como EUA e Austrália, o Dia do Trabalho é comemorado em outras datas.
Fonte: Info Escola.

Ocorrência acaba com mais de 2 kg de maconha apreendidos, Balança de Precisão e Dinheiro.


No dia 30 abr. 19 às 15h durante patrulhamento pela PR 170 foi realizada abordagem aos ocupantes do veiculo corsa cor prata placas do município de Pinhão, sendo dois homens e uma mulher com uma criança de colo. Durante a busca nada irregular foi encontrado, as pessoas terem informado que vieram à esta cidade para fazer compras no supermercado. Após algum tempo o veiculo foi novamente visualizado em deslocamento pela rua Judite Bastos. Levantado a informação no DPM de Pinhão sobre as pessoas abordadas, sendo informado por aquele destacamento que tais pessoas eram envolvidas com o tráfico de drogas naquela região. Então a equipe com apoio de outras vtrs deslocou até a PR 466, saída para o Pinhão, onde permaneceu por algum tempo até que o veiculo suspeito passou pelo local, sendo abordado. Efetuado nova busca e encontrado no veículo uma sacola plástica no lado do carona contendo dois tabletes e meio de substancia análoga a maconha que após pesado resultou em 2kg.  O jovem, 19 anos assumiu a propriedade. Indagado os demais ocupantes, o masculino, 22 anos e a adolescente, 16 anos, responderam que somente estavam “fazendo uma corrida” para o jovem. Os abordados informaram onde compraram a droga, no bairro Paz e Bem, de uma pessoa conhecida em meio policial. Sendo assim foi deslocado até a rua Timbiras, efetuado abordagem e busca domiciliar com autorização da mãe do denunciado. Durante a busca foi localizado nos fundos da casa, embaixo de uma placa de pré-moldado, mais três tabletes de maconha, alguns pedaços cortados que após pesado totalizou 2,560 kg e uma balança de precisão. No interior da casa foi localizado entre as roupas de um armário certa quantia em dinheiro. O denunciado não estava na casa. Diante dos fatos foram conduzidas as pessoas abordadas, a genitora do denunciado, o veículo e as drogas para a 14ª SDP para medidas cabíveis.
Fonte: Polícia Militar.


Veja as Ultimas infrações de Trânsito de Pitanga.


PITANGA 

INFRAÇÃO DE TRANSITO - SEM ILICITUDE

  No dia 30 de abril de 2019 ás 09h54min, a equipe Policial Militar de serviço em patrulhamento pela Avenida Getúlio Vargas, Bairro Centro, em ação Policial visualizou um automóvel tipo caminhonete efetuando manobras perigosas arrancadas bruscas e patinando os pneus. Não sendo possível efetuar a abordagem do condutor, então foi lavrado o auto de Infração de Transito pelo Art 175 do CTB. 

INFRAÇÃO DE TRANSITO - SEM ILICITUDE

   No dia 30 de abril de 2019 por volta das 11h40min, a equipe Policial Militar de serviço abordou uma motocicleta, conduzida por um masculino de 20 anos. O qual não possui CNH/PPD/ACC e a motocicleta consta documentos em atraso, foi recolhido a motocicleta até o pátio da 3ª Companhia PM e lavrados as documentações pertinentes.  

Fonte: Polícia Militar.


Cristina Silvestri articula troca de torre de telefonia no Guairacá.


Equipamento atual possui cobertura limitada e dificulta serviços básicos de usuários da TIM.

A deputada estadual Cristina Silvestri intermediou, junto a empresa de telefonia TIM, a troca da atual torre que faz a cobertura do distrito de Guairacá, no interior de Guarapuava. Há meses moradores aguardavam pela liberação desta troca, já que o equipamento atual instalado no distrito possui abrangência limitada.

“Em algumas regiões do distrito, o sinal era inexistente ou muito fraco. Isso impede que os moradores realizem ações básicas, como ligar para alguém ou utilizar internet 4G”.

À Cristina Silvestri, representantes da TIM no Paraná garantiram a troca da torre por um equipamento maior, mais moderno e com maior capacidade de abrangência, o que evitará a repetição dos problemas de telefonia e uso de rede móvel que ocorrem hoje com usuários da operadora.

“A assessoria da TIM nos garantiu que a troca ocorrerá até o início do segundo semestre deste ano”, complementa Cristina.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Estadual Cristina Silvestri.


Ciclista sofre violenta queda após passar mal.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionada pela terceira vez na tarde desta terça-feira (30) para atender um ciclista ferido. 

Segundo informações, o ciclista seguia pela marginal da BR-163, próximo ao viaduto, quando acabou passando mal e sofrendo violenta queda.

Por pouco, o ciclista de 51 anos não caiu na rodovia. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico à UPA pela equipe do Corpo de Bombeiros. 

Fonte: portal Aqui Agora. 

Acidente entre moto e carro é registrado em Laranjeiras do Sul.


Na manhã desta terça-feira (30/04), por volta de 10hrs24min aconteceu um acidente na RUA ESPIRITO SANTO ESQUINA COM RUA SETE SETEMBRO em Laranjeiras do Sul.

O acidente envolveu uma Motocicleta - HONDA - CG 150 TITAN ESD, e um Automóvel - FIAT - UNO MILLE WAY. O Corpo de Bombeiros foi acionado.

No local C K , Masculino, 33 anos  teve Ferimentos Leves, E M , Feminino, 55 anos Ilesa, V M , Masculino, 57 anos Ilesa.

Fonte: Cantu em Foco.


Motorista morre após bater na traseira de caminhão na BR - 116.

(Foto: Divulgação/PRF) - Motorista morre após bater na traseira de caminhão na BR-116

Um homem de 24 anos morreu após um acidente registrado na manhã desta quarta-feira (1º), na BR-116, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), isso aconteceu no quilômetro 65 da rodovia, no sentido São Paulo, por volta das 7h30.

A caminhonete era conduzida pela faixa da direita e acertou a traseira de um caminhão. De acordo com as informações dos policiais rodoviários, a causa mais provável do acidente foi o excesso de velocidade.

O condutor do carro, que morreu na hora, estava com uma pulseira de identificação de uma balada. Até o momento não foi apurado pela PRF se há indícios de que a vítima teria bebido antes de dirigir.

Um carro da PRF foi deslocado ao local do acidente para atender a ocorrência. Equipes da concessionária responsável pelo trecho também prestaram apoio.

Segundo a concessionária Artéris Régis Bittencourt, o carro acidentado parou no acostamento e não houve necessidade de interditar a rodovia.

Fonte: Massa News.


Acidente é registrado na PR 364 em Goioxim.


Na tarde desta terça-feira(30/04), por volta de 15hrs04min aconteceu um acidente na ROD PR 364, km 3 em Goioxim.

O acidente envolveu um Automóvel - FIAT - PALIO EX, Cor: Azul, e um Automóvel - FIAT - TORO FREEDOM AT, Cor: Marrom. O Corpo de Bombeiros foi acionado.

No local B J P , Masculino, 49 anos Ilesa, J Q D O , Masculino, 48 anos Ferimentos Moderados, Z D A P , Feminino, 71 anos Ferimentos Moderados, J M D P , Masculino, 77 anos  Ferimentos Leves.

Fonte: Cantu em Foco.


Veículo pega fogo na BR158 na divisa de Marquinho e Laranjeiras do Sul.


Por volta das 21hrs15min um veículo pegou fogo, na BR 158 próximo ao viaduto na divisa de Marquinho e Laranjeiras do Sul.

Segundo informações o carro pode ter tido uma pane elétrica, e o fogo se alastrou rapidamente, e os ocupantes saíram logo em seguida e nada sofreram. O veículo ficou completamente destruído.

Fonte: Cantu em Foco.


Presídios do Paraná são equipados com escâneres.


Penitenciárias do Paraná estão sendo equipadas com escâneres corporais que auxiliam na revista dos visitantes. Com a medida, o procedimento de segurança acontece de forma mais precisa e segura, além de evitar situações vexatórias que violem a dignidade e a intimidade da pessoa. O investimento é de mais de R$ 5 milhões.

“A iniciativa traz mais rapidez, eficiência e dignidade no atendimento dos visitantes, ainda garante mais segurança para todo sistema prisional ao impedir com eficiência a entrada de materiais ilícitos”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati. 

EQUIPAMENTOS:

Após processo licitatório foram contratadas a locação e manutenção de 25 equipamentos que vão atender todas as 33 penitenciárias do Estado. A empresa vencedora foi a Nuctech do Brasil. A duração do contrato é de dois anos.


Os equipamentos contam com uma tecnologia avançada de imagens capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem nas roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes.

USO:

O equipamento obedece às normas brasileiras que regulamentam esse tipo de atividade de inspeção e possuem autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para seu funcionamento. Inclusive, a tecnologia é considerada bastante segura e não oferece riscos à saúde, podendo ser usada inclusive por gestantes.

Fonte: CGN.


Paraná recebe programa nacional que busca acabar com lixões.


O Paraná foi escolhido para o lançamento nacional do programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, que prevê a erradicação de lixões no País por meio de projetos de gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. O lançamento foi nesta terça-feira (30) em Curitiba, em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, realizada no Palácio .

O Lixão Zero atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de eliminar os lixões e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação e manejo dos resíduos, como os aterros sanitários. Ratinho Junior destacou que a iniciativa do governo federal dialoga com programa que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo para solucionar o problema nos municípios paranaenses. A ideia é criar consórcios intermunicipais, que terão o acompanhamento técnico para fazer a gestão dos aterros sanitários.

“No Paraná, 45% dos municípios ainda têm lixão a céu aberto, o que vai na contramão de nossa preocupação com a preservação e com cidades mais sustentáveis”, disse o governador. “A ideia é que com o programa federal e o programa estadual, as cidades deem um destino correto aos resíduos sólidos, ao mesmo tempo em que gerem renda e energia e novas tecnologias de soluções para o problema”, afirmou.

REFERÊNCIA

O lançamento do programa federal foi em Curitiba porque a capital do Paraná é tida como referência em gestão de resíduos sólidos. A cidade trocou os lixões por aterros já em 1989, mais de 20 anos antes da lei do PNRS, aprovada em 2010. “A experiência de Curitiba pode ser levada às demais cidades brasileiras. Queremos que o exemplo seja transferido e compartilhado com os demais municípios, cada um com sua escala”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

COOPERAÇÃO

O ministro Ricardo Salles explicou que haverá um aporte inicial de R$ 750 milhões – recurso que estava destinado para outras rubricas, além da previsão de mais R$ 2 bilhões para o projeto para ajudar os municípios e estados na solução do lixo.

“Temos que solucionar esse problema, e rápido. Lixão e falta de saneamento são os dois grandes problemas para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades”, destacou o ministro. A ideia do programa, afirmou, é dar apoio aos estados e municípios para solucionar o problema, também com a previsão de criação de consórcios e ações de educação ambiental para fomentar a coleta seletiva e reciclagem.

“O programa vai coordenar as iniciativas federais, estaduais e municipais, firmar parceria com o setor privado e administrar fundos para, finalmente, erradicar os lixões do País”, afirmou Salles.

CONSÓRCIOS

O Paraná conta hoje com sete consórcios que reúnem 47 municípios. A ideia, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, é estender essa política para todo o Estado.

“Ao se unirem para dar uma destinação comum ao lixo, os municípios economizam recursos e diminuem consideravelmente os danos ao meio ambiente, já que apenas uma área, entre várias cidades, será usada como aterro”, afirmou.

COMBUSTÍVEL

Uma das ideias do programa é transformar o lixo em combustível derivado de rejeitos (CDR), que é feito a partir do processamento dos rejeitos que não podem ser reciclados.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, o processamento de rejeitos é uma solução viável para o município, que gasta cerca de R$ 3 milhões ao mês para dar a destinação correta a esses resíduos.

“O mais importante é que o programa dá a condição de aproveitar os rejeitos do processo seletivo do lixo como combustível derivado de resíduos inservíveis. Só aquilo que não se aproveita será usado para a geração de energia”, disse.

DESTINAÇÃO CORRETA

Considerado um problema ambiental por receber resíduos sólidos sem a preparação do solo e nem sistemas de tratamento de efluentes, os lixões ainda estão presentes em 60% das cidades brasileiras. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 3,3 mil municípios brasileiros depositam resíduos em locais inadequados, enquanto apenas 39,8% contam com aterros sanitários.

Em 2017, 12,9 milhões de toneladas de resíduos urbanos foram enviados a lixões, sem nenhum tipo de preparação, mostram dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O volume representa um aumento de 4,2% do que foi destinado em 2016.

PRESENÇAS – A deputada federal Aline Sleutjes e a secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, também acompanharam a solenidade.

Governador apresenta pautas relacionadas ao meio ambiente

Antes da solenidade, em encontro com o ministro Ricardo Salles, o governador Ratinho Junior apresentou pautas relacionadas a questões ambientais do Estado. O governador propôs trabalhos conjuntos dos órgãos de licenciamento do Estado com os do governo federal, incluindo a conversão a projetos ambientais de multas de órgãos como Ibama, ICMBio e do Instituto Ambiental do Paraná.

O Estado também busca uma maior delegação nos processos de Licenciamento Ambiental que necessitam de anuência do ente federal. A proposta é acelerar a análise no Ibama de projetos prioritários para o Paraná, incluindo importantes obras de infraestrutura.

Fonte: CGN.


Governo apresenta plano de recuperação da PR - 280.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai anunciar na próxima semana um grande investimento em conservação e recuperação de rodovias que exercem a função de corredores de transporte regionais ou estaduais. 

A informação foi oficializada nesta terça-feira (30), no Palácio Iguaçu, pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em reunião com prefeitos e lideranças políticas e empresariais do Sudoeste. 
 
Só para a PR-280, artéria que corta a região e uma das rodovias com maior número de problemas e acidentes, serão destinados R$ 100 milhões para obras emergenciais. Trata-se da primeira etapa do plano de recuperação da PR-280, que foi apresentado durante a reunião.

“Temos uma rodovia com mais de 30 anos, que não comporta o fluxo e o dinamismo do Sudoeste. Vamos começar com o programa de recuperação e, ainda este mês, licitar os projetos executivos dos trechos mais críticos, alguns com terceiras faixas e outros com duplicação”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Esses trechos serão definidos em conjunto com os prefeitos, sociedade civil organizada e deputados representantes da região. “Com os projetos executivos prontos vamos destinar parte do orçamento para recuperar e ampliar a rodovia. Estamos muito confiantes de que trabalhando junto com a sociedade e as lideranças políticas vamos resolver esse problema histórico e dar segurança para a população do Sudoeste”, disse Guto Silva

CONCESSÕES FEDERAIS

Em paralelo ao trabalho feito pelo Estado, o secretário de Infraestrutura e Logística afirmou que as negociações com o governo federal para incluir a PR-280 no pacote de concessões do Ministério da Infraestrutura estão bastante adiantadas, e que o valor da tarifa será, no mínimo, 50% mais baixo do que os cobrados atualmente nas rodovias pedagiadas do Paraná.

Embora seja uma opção para resolver de forma definitiva a situação da rodovia, Sandro Alex garantiu que a decisão de implantar pedágio na PR-280 não será tomada sem ouvir a população.


DESENVOLVIMENTO - “Precisamos ter rodovias modernas, com mais capacidade de fluxo e segurança para atender e promover o desenvolvimento da região”, disse Alex, acrescentando que estudos apontam que onde falta infraestrutura o IDH é baixo. “Ninguém se estabelece onde não tem logística”, acrescentou.

Opinião partilhada pelo representante da Federação das Indústrias do Paraná, João Arthur Mohr. Segundo ele, a primeira pergunta dos empresários que querem se instalar no Estado é: como chego na minha indústria? “Sem acesso não é possível instalar uma indústria”, disse.

Mohr ofereceu apoio técnico da equipe da Fiep e elogiou o modo como a questão está sendo conduzida pelo governo. “O grande diferencial é que estamos conversando aqui no início do processo e não no meio ou no final”.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Gilmar Ribeiro de Mello, a disposição do governo em apresentar propostas e ouvir é um sinal de que será possível buscar uma solução que atenda a todos. “Reuniões como essa são importantes porque as lideranças podem debater junto com o governo uma solução plausível, que não seja imposta”, disse.

PARTICIPAÇÃO - A reunião também contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Mariópolis, Vitorino, Palmas, Renascença, Pinhal de São Bento, Clevelândia, Marmeleiro e do vice-prefeito de Pato Branco, dos deputados estaduais Anibelli Neto, Luciana Rafagnin, Luiz Fernando Guerra, Nelson Luersen, Paulo Litro e Wilmar Reichembach. Também estiveram presentes o representante da Associação de Municípios do Sudoeste, o presidente da OAB de Pato Branco e representantes de vereadores da região.

Fonte: AEN.