Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

06/12/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Tragédia: Gravíssimo acidente envolvendo uma carreta e dois carros, deixa 5 vítimas fatais próximo ao trevo de Santa Maria do Oeste. Veja as fotos e vídeos:

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias se deslocou até a PR-456, Km 13, próximo à entrada do Rio Feio aonde aconteceu um gravíssimo acidente que acabou deixando 5 vítimas fatais.


Segundo informações apuradas por nossa equipe de reportagens uma carreta carregada com toras de pinos veio a perder o controle e acertar dois veículos de marca Fiat, um de cor vermelha com 4 ocupantes, e um segundo veículo de cor azul ano 1995 com 1 ocupante com placas da cidade de Campina da Lagoa, todos entraram em óbito.

 

Se fizeram presentes no local a Polícia Militar de Santa Maria do Oeste prestando apoio e o corpo de bombeiros da cidade de Pitanga, sendo que foram acionadas a Polícia Rodoviária e o IML, até o presente momento da redação desta matéria, estava-se aguardando a chega do Guincho com guindaste para que pudessem ser realizados os reconhecimentos e retiradas dos corpos das ferragens e detritos.


O Blog do Beto de notícias, deseja os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos enlutados, que Deus os conforte neste momento!

Fonte e Fotos: Redação do Blog do Beto.









Homem é pego com arma em Guarapuava, após ver equipe do choque e jogar celular fora. Veja a foto:

A equipe CHOQUE em patrulhamento pela referida via avistou uma pessoa saindo de um veiculo VW Voyage e indo em direção a um portão de uma residência, sendo que este ao avistar a equipe jogou um objeto para dentro do terreno, objeto este posteriormente localizado sendo um celular. Sendo então feita abordagem sendo que nada de ilícito com estes foi encontrado. Porem em busca veicular foi localizado em cima do banco traseiro lado esquerdo (mesmo local onde o autor se encontrava) no meio de algumas roupas, um revolver calibre .38 marca Pucara municiado com 6 munições intactas. 

Fonte: Polícia Militar.

Indivíduos assaltam idoso de 82 anos em sua residência no interior de Pitanga.

A equipe foi acionada pela 3ª Cia para atendimento a uma situação de roubo numa localidade no interior de Pitanga. Deslocado ao local, linha Cantú, onde foi identificado o solicitante masculino, 36 anos, o qual passou a relatar que seu avô de 82 anos foi roubado dentro da casa, em conversa com a vítima, relatou que percebeu a chegada de dois indivíduos que invadiram a residência e o amarraram as mãos e pés e o colocaram num quarto, sendo as características; um magro altura mediana moreno, e outro um pouco mais baixo moreno mais claro e com barba. Relatou que os indivíduos exigiram a entrega da sua arma de fogo, um revólver cal. 32 municiado com cinco munições, que passaram a ameaçar a vítima com sua própria arma, colocando ela na cabeça e exigindo dinheiro, e ainda subtraído da casa uma televisão da marca Panasonic de 32”, um aparelho de telefone rural, um aparelho de telefone celular da marca Nokia, uma chave do veículo Fiat Uno da vítima e uma mala de viagem de rodinhas na cor preta. De posse das informações e características dos indivíduos, foi efetuado algumas buscas e diligências na localidade, a fim de localizar os possíveis autores, porém sem êxito até o momento. A vítima foi orientada e a situação repassada para delegacia de pitanga para as demais providências.

Fonte: Polícia Militar.

24.500 unidades de cigarros do Paraguai foram apreendidas pela Polícia Militar em Laranjal após denuncia. Veja as fotos:


 A equipe recebeu informação que dois veículos Chevrolet Montana teriam saído da cidade de Altamira do Paraná sentido Laranjal carregados de cigarros contrabandeados do Paraguai. Diante da informação, a equipe deslocou sentido a cidade de Laranjal onde foi possível a abordagem dos dois veículos suspeitos parados no pátio do posto de gasolina local. Durante a abordagem foi constatado o fato dos veículos estarem carregados de cigarros do Paraguai, sendo o Chevrolet Montana, cor branca, carregada com 22 caixas de cigarros totalizando 11.000 unidades de diversas marcas. Identificado o condutor responsável masculino, 38 anos, e o segundo veiculo Chervolet Montana, cor cinza, carregada com 27 caixas de cigarros totalizando 13.500 unidades tendo como condutor responsável, masculino de 49 anos. Com ele estava uma cidadã paraguaia mulher, 22 anos. Diante dos fatos os veículos, a carga, e os envolvidos foram encaminhados a Delegacia federal para as medidas legais cabíveis

Fonte: Polícia Militar.



VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Com faca, homem persegue a ex, invade casa e a ameaça


Por volta das 17h00 desta segunda-feira (05), uma mulher foi ameaçada e roubada pelo seu ex-companheiro. A vítima mora em uma residência localizada na Rua Frei Manoel, no Boa Esperança, em Toledo, e ela havia recém chegado em casa.

Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi acionada e compareceu no endereço. Em conversa com a mulher, ela contou que viu o indivíduo seguindo ela, mas ignorou e seguiu até a casa, momento em que foi abordada pelo sujeito. Ele entrou na residência e com uma faca de cozinha realizou as ameaças.

A vítima conseguiu fugir por uma janela e ao perceber que o autor já teria saído do local, ela retornou e percebeu que ele levou uma bolsa contendo documentos e dinheiro.

A solicitante ainda contou aos policiais que desde o término do relacionado, situações como esta são constantes e que ela teme pela sua integridade física, pois o ex-companheiro vem se tornando ainda mais agressivo. O autor não foi localizado.

Fonte: Toledo News.

Gato carrega cabeça de jacaré para casa e surpreende donos.

Um gatinho deixou seus tutores de queixo caído ao levar um presente inusitado para casa. O mimo não era uma presa nem um brinquedo. Na verdade, o animal encontrou uma cabeça inteira de jacaré no quintal da propriedade.

O caso ocorreu no condado de Waukesha, em Wisconsin (EUA), no último dia 27 de novembro. Em entrevista à FOX, Wendy Wiesehuegel, a dona do gato Burnt Toast (“torrada queimada”, em tradução livre) definiu o episódio como “inesperado”.

Ela conta que o animal chegou em casa arrastando algo que se parecia com um peixe grande. “Ele estava muito orgulhoso de si mesmo”, recorda.

Foi aí que Wendy, que mora às margens do lago Kessus, decidiu olhar o achado mais de perto. “Eu me abaixei e pensei: isso não é um peixe. Isso é um jacaré”.

Surpresa com a descoberta do gatinho, a tutora disse ter ficado empolgada diante do acontecido: “é uma situação que raramente acontece por aqui”.

Jacarés em Wisconsin?
Wendy relata que buscou ajuda do diretor de conservação do Departamento de Recursos Naturais, Tim Asperson, para confirmar se era mesmo um crânio de jacaré.

O especialista acredita que o membro não era uma cabeça decorativa. Para ele, a cabeça pertencia ao cadáver de um animal real, com cerca de um metro de comprimento.

A presença de jacarés é incomum em Wisconsin e, por isso, Asperson suspeita que poderia ser um animal de estimação que escapou ou foi solto. Não se sabe a causa da morte do animal.

A dona do gato ainda lembra de ter visto o que pensou ser um jacaré no lago alguns dias antes, enquanto caminhava com seu cunhado. “Ele apenas riu e eu fiquei tipo, ‘provavelmente não é um [jacaré]’, e nós descartamos essa hipótese. Agora, isso apareceu”.

Ela diz que a descoberta pode ser um indício preocupante, já que a presença de jacarés no lago pode significar perigo para banhistas e moradores locais, especialmente no verão.

Fonte: Bhaz.

Homem é preso em flagrante ao tentar arrombar cofre de empresa.


Homem foi preso em flagrante ao tentar arrombar cofre de empresa em Guaíra, na madrugada de segunda-feira (5).

A Polícia Militar foi acionada para atender uma situação de furto em andamento. No local as equipes constaram a porta do estabelecimento aberta. Ao entrar no local foi percebido que a porta interna que dava acesso ao escritório estava arrombada.

Conforme o boletim, a central informou que a equipe de monitoramento estava visualizando em tempo real um homem na sala do cofre. Ele estava utilizando uma marreta e uma picareta para tentar abri-lo.

Diante da situação foi solicitado apoio ao BPFRon (Batalhão de Polícia de Fronteira) e da Guarda Municipal, que encontraram o acusado na sala do cofre, com as ferramentas, a chave de uma Hilux da empresa e o cofre com várias marcas de arrombamento. 

Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão ao autor que foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil.

Fonte: Catve.com.

Homem é assassinado a tiros na véspera do aniversário. Assista ao vídeo


Na véspera do aniversário de 36 anos, Diego Parpineli foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (5), no Bairro Cielito, em Lindoeste. O corpo do homem foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) de Cascavel.

O crime aconteceu por volta de 22h, próximo a um salão localizado aos fundos da Igreja Matriz. Diego foi atingido por pelo menos quatro disparos, na cabeça, no pescoço e no tórax, e morreu na hora. Não há informações sobre o autor, nem a motivação do homicídio.

O local foi isolado pela Polícia Militar para perícia do Instituto de Criminalística. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: Catve.com

Homem sobrevive após levar tiro na nuca que saiu pela boca.

Um homem de 24 anos foi atingido e não teve sequelas graves após levar um tiro na nuca que saiu pela boca, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel (Samu). O caso foi registrado em Marialva, no norte do Paraná. 


Segundo informado pelo portal TN Online, a vítima estava em frente a uma distribuidora de bebidas quando o atirador chegou por trás do rapaz e fez o disparo. Depois de ser atingido, ele correu até uma lanchonete pedir socorro.


“No hospital ele fez uma tomografia e que apontou que ele teve fratura na primeira vértebra cervical. Lesão desse tipo são incompatíveis com a vida ou podem deixar a vítima no mínimo tetraplégica, mas ele teve muita sorte. Foi um milagre”, explicou o médico do Samu Joel Darte.


Segundo a PM, o suspeito procurou os militares ao saber que tinha sido acusado pela vítima. Ele prestou depoimento e negou o crime, mas acabou preso em flagrante.


Em nota, a defesa do acusado negou as acusações de que ele tenha realizado os disparos. Disse, ainda, que a imagem da câmera de segurança deixa claro que o atirador apresenta aspectos físicos diferentes do acusado.


Afirmou também estar realizando todos os recursos cabíveis para “cessar a coação ilegal”.

Fonte: TN Online.

Carro capota várias vezes na BR 163.


Um capotamento de veículo foi registrado na noite desta segunda-feira na BR-163 perto da comunidade de Três Bocas, em Toledo. 

Segundo o que foi informado pela equipe da Polícia Rodoviária Federal que atendeu ao acidente, o veículo Vectra trafegava no sentido a Marechal Cândido Rondon quando em uma reta o condutor perdeu o controle e capotou o veículo por várias vezes, parando na posição normal, interditando um lado da pista. 

O condutor do Vectra, rapaz de 29 anos foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros com apoio da equipe do SAMU de Toledo e encaminhado com ferimentos considerados moderados ao hospital bom Jesus. 

Fonte: Catve.com


Caminhão carregado com farinha, tomba em cima de motocicleta e condutor escapa vivo.


Um caminhão tombou em cima de uma motocicleta na tarde desta segunda-feira (05), na rodovia BR-158, no trevo de acesso ao bairro Planalto, em Pato Branco.

Conforme informações repassadas pelo condutor da motocicleta, ele aguardava na Rua Ivaí para acessar a rodovia, quando o caminhão que tracionava uma carreta carregada com farinha acabou tombando. O motociclista ainda tentou desviar para um barranco, mas o caminhão tombou sobre a moto.

Apesar da gravidade do acidente, o condutor da moto não teve ferimentos. O motorista do caminhão sofreu ferimentos e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local e registrou a ocorrência.

Fonte: PP News.

Caminhão fica destruído em acidente na BR-163. Veja a foto:


Um acidente foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (05), na BR-163, entre Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS).

A colisão envolveu uma carreta Scania tanque, do Rio Grande do Sul, e uma carreta graneleira Mercedes-Benz, de Guaíra. 
O acidente aconteceu no radar, próximo ao posto de fiscalização agropecuária do MS, ao meio-dia do horário local (13h no PR).

Segundo as informações, ambos veículos seguiam em direção à Mundo Novo. A carreta de Guaíra seguia à frente e, ao reduzir a velocidade para passar no radar, foi atingida na traseira pela Scania, que não conseguiu parar.

Com o impacto, a cabine do Scania ficou destruída. O condutor resultou com ferimentos leves.
A PRF e CCR MS Via estiveram no local atendendo ao acidente. O trânsito ficou lento no local devido à colisão.

Fonte: Ponto da Notícia.

Grave acidente envolve três veículos, e uma pessoa fica ferida, veja a foto:


Um grave acidente envolvendo três veículos foi registrado noite desta segunda-feira (05) na rodovia PR-182, que liga os municípios de Maripá e Palotina,

O princípio da ocorrência se deu quando o condutor de um veículo Vectra com placas de Mercedes, seguia sentido a Palotina, e perdeu o controle da direção vindo a invadir a pista contrária e atingir toda a lateral de uma camionete Amarok, com placas de Marechal Cândido Rondon, que seguia na direção oposta, sentido a Toledo. Atrás da Amarok seguia um caminhão do tipo baú com placas Mercosul, onde o veículo Vectra também acabou colidindo na lateral dianteira.

Ainda na mesma direção, e logo após a Amarok e o caminhão baú, seguia um veículo HB20, que para não ser atingido, conseguiu desviar para a direita, vindo a atingir de forma leve o barranco às margens da pista.

Com a força dos impactos, o Vectra ficou com sua frente totalmente destruída. A Amarok com danos na lateral, e o caminhão resultou em uma roda quebrada e demais danos.

O Corpo de Bombeiros, o Samu e a ambulância do município de Maripá estiveram socorrendo o condutor do Vectra, que precisou ser desencarcerado e resultou com maiores ferimentos. Ele estava sendo atendido e avaliado dentro da ambulância no local, a fim de ser verificado o possível encaminhamento à um hospital da região. As demais pessoas envolvidas no acidente nada sofreram.

A equipe do corpo de bombeiros realizou a limpeza da pista para posterior liberação do tráfego, que ficou interditado por alguns minutos.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 06/12/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Em seu mestrado em Economia, Haddad criticou modelo soviético


Nome mais cotado para comandar o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad tem como formação na área econômica um mestrado realizado no fim dos anos 1980 na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Na instituição, ele apresentou uma dissertação em que procurou demonstrar que o regime soviético – que agonizava à época – era “despótico”, não tinha “nenhum traço libertário” e, portanto, “iria se desdobrar em uma economia capitalista tradicional”, disse o petista.

Sob o título O Debate sobre o Caráter Socioeconômico do Sistema Soviético, Haddad comparou o “despotismo stalinista” com outras “formas anômalas de acumulação primitiva do capital, como o caso da escravidão na América”. Na introdução do trabalho, o então estudante afirmou que o modo de produção capitalista era “progressista em relação ao sistema soviético” – diferentemente do que afirmava grande parte dos teóricos da época, que defendiam que a realidade soviética era “pós-capitalista, pré-socialista ou socialista”.

A dissertação de mestrado escrita por Haddad tinha o objetivo de ultrapassar os muros da academia. Serviu também como uma forma de contestação da esquerda, que enfrentava uma mudança de rota com a queda do muro de Berlim, em 1989, e via próximo o fim da União Soviética.

“Foi uma dissertação corajosa porque se contrapôs aos dogmas da esquerda”, afirmou o jornalista Eugênio Bucci, que antecedeu ao petista na presidência do Centro Acadêmico XI de Agosto, em 1984. “Lembro dele me falando da motivação em fazer a tese. Ele já tinha uma militância política. Tinha sido presidente do centro acadêmico e tinha uma ligação com o PT”, disse Paulo Picchetti, hoje professor da Fundação Getulio Vargas, que foi colega do ex-prefeito de São Paulo no mestrado.

EMBATE

Ao Estadão, Haddad afirmou que seu trabalho foi “solenemente ignorado pela esquerda”. Segundo o político, parte da esquerda da época até leu sua dissertação, mas não foi para “o embate defender o que estava terminando (a URSS)”.

“Achava difícil defender aquilo que estava terminando. Sempre fui de uma esquerda libertária. Nunca participei de nenhuma organização que tivesse simpatia por regimes despóticos. Considerava que a avaliação sobre a experiência era equivocada, que aquilo era uma repaginação dos traços despóticos (da Rússia) com finalidades industrializantes.”

NOVA PUBLICAÇÃO

O então estudante foi formalmente orientado pelo professor Eleutério Prado, que afirmou que, na prática, essa orientação não se deu. “A dissertação foi feita inteiramente pelo sr. Haddad, uma pessoa muito capaz e inteligente. Eu era coordenador de curso e tive de viabilizar a sua conclusão do mestrado, assumindo formalmente a orientação”, disse por e-mail. “Talvez você queira saber se, em minha opinião, (ele) tem competência para ser ministro da Fazenda. Tenho a certeza que sim”, acrescentou Prado.

Após 32 anos da defesa da tese, Haddad está se debruçando sobre ela novamente. Ele afirmou que a editora Companhia das Letras lhe propôs a publicação de uma segunda edição do trabalho – a dissertação foi publicada em livro em 1992 com o título O Sistema Soviético – Relato de uma Polêmica.

Haddad vai atualizar o texto, que considera mais atual hoje do que na época, e acrescentar um capítulo extra sobre a experiência chinesa. “O debate está recolocado em função da China. Tem gente que defende que a China não vai migrar para o capitalismo como a Rússia migrou, que a China tem uma perspectiva diferente”, disse.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Bancos querem que governo eleito defina regra fiscal e medidas para crescimento.


Na avaliação do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, o futuro governo deve dar três sinais importantes na área econômica para “reduzir incertezas”: indicação do futuro arcabouço fiscal, de como fará o País entrar no rumo do crescimento e de qual será a base de sustentação no Congresso.

“Há três pontos que considero fundamentais para reduzir o cenário de incertezas, que é normal numa transição, que seria o novo governo mostrar o mais breve possível”, disse Sidney ao Estadão. “Os pilares do novo arcabouço fiscal para o equilíbrio das contas públicas; as medidas para retomada do crescimento – esse é o grande desafio do governo, fazer o país voltar a crescer de forma sustentável, num cenário global adverso com crescimento desacelerando, inflação e juros altos”, afirmou o presidente da Febraban.

O terceiro, disse ele, “é avançar na articulação política que vai propiciar uma base de sustentação para fazer frente aos desafios do governo”.
A tentativa de montar uma base no Congresso tem permeado as articulações políticas encampadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, nesta semana.

LIVRO

Isaac compareceu ao lançamento de livro do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada no prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o presidente da federação que representa os banqueiros conversou brevemente com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Alckmin agradeceu o convite feito pela Febraban para participar de encontro com banqueiros na semana passada e disse que o futuro governo esteve “muito bem representado” por Fernando Haddad. A indicação de Haddad para a conversa com banqueiros foi a primeira sinalização de Lula de que o petista é o favorito para assumir o Ministério da Fazenda.

O mercado financeiro reagiu mal à presença do ex-prefeito de São Paulo no encontro na Febraban, mas isso não tirou o ex-ministro da Educação do páreo para a Fazenda.

Integrantes do mercado financeiro e economistas têm cobrado mais clareza de Lula sobre a âncora fiscal que deve substituir o teto de gastos e a nomeação de um ministro da Fazenda, após repercussão negativa da apresentação da PEC de Transição que pode deixar R$ 198 bilhões de fora do teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à inflação.

A expectativa da equipe de transição do governo eleito é a de que a proposta seja aprovada em breve, mas com alterações que devem ser feitas pelo Congresso.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

O desmonte deixado pelo atual governo será revertido com trabalho sério.


Desde o resultado das eleições de 2022, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu Gabinete de Transição, liderado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, têm consciência de que, diante do desmonte deixado pelo atual governo, temos adiante uma tarefa muito grande e que requer de nós trabalhar com muita seriedade.

Dia a dia, o presidente eleito, que tomará possem em janeiro de 2023, tem se inteirado sobre a gravidade do desmonte e da destruição deixadas pelo atual governo. Tudo para poder começar a, desde o primeiro momento, trabalhar pelos interesses do povo e o futuro do nosso país.

Educação
Uma das mais importantes áreas de atuação do Estado brasileiro, a área virou um sério antro de corrupção sob o atual governo. A Educação foi a área mais afetada pelos cortes realizados nos últimos anos, quadro que se agrava com a necessidade de recuperação do aprendizado após a falta de uma gestão efetiva durante a pandemia de covid-19.

As contas são da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, que mostra a pasta como a mais penalizada pelos bloqueios de recursos em 2022 . São R$ 3 bilhões do Orçamento deste ano indisponíveis para serem utilizados em despesas discricionárias, como custeio e investimento.

Dentro deste cenário, houve veto no reajuste do valor investido na merenda escolar, que é de R$ 0,36 por aluno no ensino fundamental. As crianças que não já têm o que comer em casa passam fome, o que tem é bolacha, suco e menos da metade de um ovo cozido. E mais: o orçamento para 2023 traz corte de 97,5% dos recursos destinados à construção de novas creches.

O orçamento federal também prevê o corte de 95% dos recursos para oferecer infraestrutura às escolas de educação infantil, especialmente a pré-escola.

Segundo reportagem do jornal O Globo, com o corte nas duas rubricas, o recurso destinado para a educação infantil – que compreende creche (de 0 a 3 anos) e a pré-escola (de 4 a 5 anos) – despencou de R$ 151 milhões neste ano para R$ 5 milhões em 2023, uma redução de 96% no total. 

Saúde
Nas contas deixadas pelo candidato derrotado à reeleição, há a previsão de destinar o menor valor à Saúde em anos. Desmontes de programas como o Farmácia Popular e do tratamento ao câncer marcam o final do governo atual.

As despesas primárias no setor, que alcançaram R$ 203,8 bilhões no auge da pandemia de coronavírus em 2021 (em valores reais, corrigidos pela inflação), devem cair para R$ 146,4 bilhões em 2023 . Em comparação com o ano passado, quando a dotação somou R$ 162,9 bilhões, a redução prevista é de 10,1%. A conclusão é de uma nota técnica conjunta das Consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara dos Deputados, relata a Agência Senado.

O corte de despesas feito pelo governo para acomodar os R$19,4 bilhões reservados ao orçamento secreto atingiram os recursos destinados à prevenção e controle do câncer, segunda doença que mais mata no Brasil. De acordo com O Estado de S. Paulo, a verba foi reduzida em 45%, passando de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões. O programa atingido foi o Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas – Oncologia, um dos prioritários do Ministério da Saúde.

Meio-ambiente
O governo atual, que termina em pouco mais de um mês, entrará para a história como o que teve maior aumento nas taxas de desmatamento da Amazônia. Segundo dados compilados pelo Observatório do Clima, o crescimento na devastação será de 59,5% na comparação com os quatro anos anteriores.

Estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê 11.568 km² de destruição só no ano de 2022 – o equivalente a duas vezes a área do Distrito Federal.

A solução para toda essa destruição é uma só: trabalho duro e compromisso com o povo brasileiro. Duas coisas que o presidente eleito Lula têm de sobra. Como ficou claro durante participação de Lula durante a COP 27: O Brasil voltou! Falta pouco mais de um mês para a posse e para o início de um novo capítulo na história da nossa democracia.

Fonte: Lula.com

Orçamento secreto: Lula articula para o STF derrubar a principal arma de Lira.

Apesar de todos os holofotes públicos se voltarem para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição da transição no Congresso, a principal expectativa no governo Lula 3 na mudança da dinâmica da política vem do Supremo Tribunal Federal (STF): o julgamento do orçamento secreto, previsto para quarta-feira (7).

 

Foi esse tema que dominou os bastidores da transição com Lula em Brasília, na semana passada e vai dominar os próximos dias. Nas palavras de um aliado de Lula: "A dinâmica de forças na política vai mudar completamente, vai ser um terremoto se o STF derrubar o orçamento secreto".

Lula, desde que ganhou a eleição, não só ensaiou como contratou uma relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para pavimentar os próximos dois anos de seu governo na Câmara.

 

O PT deixou claro desde o início que não iria lançar candidato para concorrer com Lira e, dado sinais de que o presidente da Câmara preferia uma relação direta, Lula prontamente foi se sentar num mano-a-mano com Lira.

 

Como o presidente da Câmara costuma dizer a aliados: não existe relação presidente da Câmara e presidente da República com intermediários.

 

Lula, segundo aliados, não tem problema com isso. Pelo contrário. Só que isso é uma coisa: negociar e dialogar com o presidente da Câmara faz parte das regras do jogo. Outra coisa é tratar com um primeiro-ministro, como afirmam aliados de Lula, que tem “poder imperial" – imagem usada pelo petista durante a campanha para se referir a Lira.

 

Por isso, a expectativa é grande no governo Lula 3 pela derrubada do orçamento secreto nos próximos dias. Lula passou a semana passada tirando a temperatura das instituições sobre o mecanismo do orçamento secreto.

 

Ouviu ministros de tribunais, senadores, deputados, advogados, políticos. E os petistas foram alertados de que o governo de transição deu um sinal trocado para o STF de que, durante as negociações pela PEC da Transição, estaria de acordo com o orçamento secreto.

 

Nos bastidores, assessores de Lula negam que a aproximação com Lira seja um aval ao mecanismo e sabem que entregaram o apoio a Lira rápido demais, ao sentar-se para um jogo em que as cartas já estavam marcadas e o baralho, viciado.

 

Agora, aguardam um freio no poder da Câmara por meio do STF ainda nesta semana.

 

Fazem, inclusive, cálculos. Se algum ministro pedir vista no STF, dizem que o regimento do STF prevê uma alternativa: que Rosa Weber dê uma medida cautelar – com validade imediata – suspendendo o orçamento secreto.

 

Lira e aliados não devem reagir bem a eventual derrubada

Apesar dos planos do governo Lula 3, a transição sabe que Lira e aliados não devem reagir bem. Na visão de interlocutores de Lira, uma coisa é modular as emendas do orçamento secreto, chamadas de RP 9. Outra, extingui-las.

 

Entre políticos do Centrão, a avaliação é que, só na base da distribuição de ministérios, Lula não formará base no Congresso. É preciso mais. E o mais que querem é manter as emendas de relator.

 

Apesar de menos exposto no tema, o Senado também, nos bastidores, prevê reação negativa e a iminência de uma primeira crise institucional se o STF derrubar todo o orçamento secreto.

 

Aliados do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) avaliam que parlamentares se acostumaram a fazer política com esse mecanismo e o fim do orçamento de uma hora para outra pode gerar um “trauma”.

 

Por isso, avaliam que é preciso arrumar um meio termo para que o Congresso participe da confecção do orçamento.

 

Entendem também que, apesar de saber que é preciso debater o modelo das RP9, o “timing” do julgamento do STF foi ruim, pois pode atrapalhar a votação da PEC da Transição, que já enfrenta resistências.

 

Por isso, a semana pode ser crucial para a dinâmica de forças de poder na política, e um aperitivo da relação Lula e presidência da Câmara, ocupada por Lira, nos próximos dois anos.

Fonte: G1 e O Globo.