Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 1 de janeiro de 2023

01/01/2023 *--* ANO NOVO!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher tem bolsa com diversos pertences e cartões de banco furtados de veículo em Pitanga.

 Na data de 31 de dezembro de 2022, atendendo à chamada via 190, na qual a solicitante relatou que pela manhã nesta data ao ir até seu veículo constatou que a janela dianteira direita estava quebrada e que do interior sendo subtraído uma bolsa de cor preta com mais alguns itens. No local foi feito contato com a solicitante 33 anos. Posteriormente sendo constatado no veículo Renault /Symbol o vidro do passageiro quebrado, relatou ainda que foi levado do interior do veículo uma bolsa preta, um celular Samsung J7 prime, um cartão da Caixa Econômica Federal e uma caixa de som de cor preta. Orientada quanto às medidas cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente de 17 anos toma facada no primeiro dia do ano em Manoel Ribas.

 No dia 01 de dezembro de 2023, por volta das 01h10min, a equipe policial foi acionada pela equipe médica do hospital municipal, a qual relatava que um adolescente havia dado entrada com ferimento de arma branca na face de natureza leve. Com a equipe policial no local foi identificado a vítima um adolescente de 17 anos, acompanhado da sua genitora, a qual relatou que seu filho foi agredido e lesionado com arma branca por um masculino, relatando que o autor tomou rumo ignorado. A genitora foi orientada quanto às providências cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Apesar da guerra, algumas famílias ucranianas se reúnem para o ano novo.

Para milhões de ucranianos, muitos deles sob bombardeios russos e enfrentando escassez de energia e água, as celebrações do ano novo serão silenciadas enquanto a guerra provocada pela Rússia, que já dura mais de dez meses, continua sem fim à vista. Mas para algumas famílias, é uma chance de se reunir, mesmo que brevemente, depois de um longo período separados.

Na estação ferroviária central de Kiev, na manhã deste sábado, 31, Mykyta, ainda de uniforme, segurava um buquê de rosas com força enquanto esperava na plataforma 9 a chegada de sua esposa Valeriia da Polônia. Ele não a via há seis meses.


“Na verdade, foi muito difícil, sabe, esperar tanto tempo”, disse ele depois de abraçar e beijar Valeriia.


Perto dali, outro soldado, Vasyl Khomko, de 42 anos, conheceu alegremente sua filha Yana e reencontrou sua esposa Galyna. Ambas moram na Eslováquia devido à guerra, mas voltaram a Kiev para passar a véspera de ano novo juntos.

O clima contrastava fortemente com o vivenciado há dez meses, quando as famílias foram dilaceradas pela invasão russa da Ucrânia.


Em fevereiro deste ano, pais, maridos e filhos tiveram que ficar para trás enquanto suas esposas, mães e filhas embarcavam em trens com crianças pequenas em busca de segurança fora do país. Cenas de despedidas chorosas marcaram as telas de televisão e as primeiras páginas dos jornais em todo o mundo.


Mas no último dia do ano marcado pela guerra brutal, muitos voltaram à capital para passar o réveillon com seus entes queridos.


Como os ataques russos continuam a atingir o fornecimento de energia, deixando milhões sem eletricidade, não são esperadas grandes comemorações e um toque de recolher será aplicado quando o relógio tocar no ano novo. Mas para a maioria dos ucranianos estar junto com suas famílias já é um luxo.


Valeriia primeiro buscou refúgio do conflito na Espanha, mas depois se mudou para a Polônia. Questionada sobre quais eram seus planos para a véspera de ano novo, ela respondeu simplesmente: “Só para ficarem juntos”.


O casal se recusou a compartilhar o sobrenome por motivos de segurança, já que Mykyta tem lutado na linha de frente no sul e no leste da Ucrânia.


Na plataforma 8, outro jovem casal se reuniu. A estudante universitária Arseniia Kolomiiets, de 23 anos, mora na Itália. Apesar de desejar ver seu namorado Daniel Liashchenko em Kiev, ela estava com medo de mísseis russos e ataques de drones.


“Decidi que (ter) medo é uma parte, mas estar com os entes queridos nas férias é a parte mais importante. Então, superei meu medo e aqui estou agora”, disse.


Embora não tenham eletricidade em casa, Liashchenko disse que estava ansioso para receber 2023 junto com sua família e seu gato.


Em uma tentativa de garantir que os moradores tenham luz durante as comemorações, o governo regional da província de Odesa, no sudoeste da Ucrânia, planeja limitar o trabalho das indústrias com maior consumo de energia até a virada do ano.


O chefe regional, Maksym Marchenko, fez o anúncio na sexta-feira, 30, via Telegram, e disse que os engenheiros de energia da província usaram todos os meios possíveis para “eliminar as consequências” da barragem de ataques da Rússia à Ucrânia na quinta-feira, 29, e restabelecer o fornecimento de energia.


Em Kiev, os ataques recentes deixaram muitos nervosos, sem saber se o céu estará calmo no último dia do ano.


“Esperamos que não haja surpresas”, disse Natalya Kontonenko, que viajou da Finlândia. Foi a primeira vez que ela viu seu irmão Serhii Kontonenko desde que a invasão em grande escala começou em 24 de fevereiro. Serhii e outros parentes viajaram para Kiev para encontrar Natalya.


“Não estamos preocupados com a eletricidade, porque estamos juntos e isso acho que é o mais importante”, disse.


Uma onda de bombardeios atingiu a Ucrânia neste sábado, incluindo Kiev, a capital, onde pelo menos uma pessoa foi morta e várias ficaram feridas, segundo autoridades locais.


“De acordo com os primeiros relatos, uma pessoa foi morta no bairro de Solomiansky. Várias pessoas ficaram feridas”, informou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram.


As autoridades ucranianas também relataram destruição e incêndios em Mykolaiv, no sul, e em Khmelnitsky, no oeste do país.

Fonte: agências internacionais.

Coreia do Norte dispara três mísseis em meio a tensões sobre voos de drones.


A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance em direção às suas águas orientais em sua última exibição de armas neste sábado, 31, (hora de Brasília, domingo na hora local). Os disparos ocorrem um dia depois de a Coreia do Sul realizar um lançamento de foguete relacionado ao seu esforço para construir uma vigilância espacial para melhor monitorar o Norte.

As tensões entre as Coreias rivais aumentaram esta semana, quando a Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de conduzir voos de cinco drones pela tensa fronteira pela primeira vez em cinco anos e respondeu enviando seus próprios drones para o Norte.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou em comunicado que detectou os três lançamentos de uma área interior ao sul de Pyongyang, na manhã de sábado. Ele disse que os três mísseis viajaram cerca de 350 quilômetros (220 milhas) antes de cair nas águas entre a Península da Coreia e o Japão. O alcance estimado sugere que os mísseis testados podem atingir a Coreia do Sul.

O Estado-Maior Conjunto chamou os lançamentos de “uma grave provocação” que mina a paz internacional. Ele disse que a Coreia do Sul mantém uma prontidão para deter “esmagadoramente” qualquer provocação da Coreia do Norte.

O Comando Indo-Pacífico dos EUA afirmou que os lançamentos destacam “o impacto desestabilizador” dos programas de armas ilegais da Coreia do Norte e que os compromissos dos EUA com a defesa da Coreia do Sul e do Japão “permanecem firmes”.

No início deste sábado, o Ministério da Defesa do Japão também relatou suspeitas de disparos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte.

Os militares da Coreia do Sul mobilizaram na segunda-feira aviões de guerra e helicópteros, mas não conseguiram abater nenhum dos drones norte-coreanos antes de voarem de volta para casa ou desaparecerem do radar sul-coreano. Um dos drones norte-coreanos viajou até o norte de Seul, provocando problemas de segurança para muitas pessoas.

A Coreia do Sul ainda voou três de seus drones de vigilância pela fronteira na segunda-feira em um olho por olho incomum entre os países. A Coreia do Sul realizou na quinta-feira exercícios militares em larga escala para simular o abate de drones.

Exercícios militares

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, pediu o reforço da rede de defesa aérea de seu país e prometeu lidar com severidade com as provocações da Coreia do Norte.

Desde que assumiu o cargo, em maio, o governo de Yoon expandiu exercícios militares regulares com os EUA diante das crescentes ameaças nucleares norte-coreanas. A Coreia do Norte chamou esses exercícios de ensaio de invasão e argumentou que seus recentes testes de mísseis foram sua resposta.

Mas alguns especialistas dizem que a Coreia do Norte está usando o treinamento entre a Coreia do Sul e os EUA como pretexto para modernizar seu arsenal e aumentar sua influência em negociações futuras com os EUA.

Antes dos lançamentos de sábado, a Coreia do Norte já havia testado mais de 70 mísseis este ano. Muitos deles eram armas com capacidade nuclear projetadas para atacar o território continental dos EUA e seus aliados – Coreia do Sul e Japão.

Mais tarde, no sábado, diplomatas seniores da Coreia do Sul, Japão e EUA denunciaram conjuntamente os lançamentos do Norte após um telefonema. Eles concordaram em reforçar sua dissuasão contra a Coreia do Norte e trabalhar juntos para alcançar a desnuclearização do Norte, de acordo com os ministérios das Relações Exteriores da Coreia do Sul e do Japão.

Na sexta-feira, a Coreia do Sul lançou um foguete de combustível sólido, um tipo de veículo de lançamento espacial que planeja usar para colocar seu primeiro satélite espião em órbita nos próximos anos.

A Coreia do Norte também está pressionando para adquirir seu primeiro satélite de vigilância militar. No início deste mês, disse que usou dois mísseis antigos como veículos de lançamento espacial para testar uma câmera e outros sistemas necessários para um satélite espião e posteriormente divulgou fotos de satélite de baixa resolução mostrando cidades sul-coreanas.

Alguns especialistas sul-coreanos disseram que as imagens de satélite norte-coreanas eram muito grosseiras para fins de reconhecimento militar e que os lançamentos de foguetes norte-coreanos provavelmente eram um teste disfarçado de tecnologia de mísseis.

Enfurecida com tal avaliação, Kim Yo-jong, a poderosa irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, lançou insultos grosseiros contra especialistas sul-coreanos não identificados. Ela também rejeitou as dúvidas sobre a tecnologia de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte e ameaçou realizar um teste ICBM de alcance total.

Reunião

Esta semana, a Coreia do Norte está sob uma importante reunião do partido governista em Pyongyang para revisar políticas anteriores e metas políticas para 2023. É altamente incomum para a Coreia do Norte testar o lançamento de um míssil quando realiza uma reunião importante.

Em uma indicação de que a reunião plenária do Partido dos Trabalhadores estava sendo encerrada, a mídia estatal do Norte informou no sábado que seu poderoso Politburo decidiu concluir o projeto de resolução da reunião plenária.

Alguns observadores disseram que a Coreia do Norte provavelmente publicará detalhes da reunião no domingo, que levaria as promessas de Kim de expandir seu arsenal nuclear e introduzir armas sofisticadas para, segundo ele, lidar com o que chama de hostilidade dos EUA.

Fonte: Agência Estado.

Com abrigos de refugiados lotados, Nova York declara crise humanitária.


Em 1912, um soneto da poetisa Emma Lazarus foi gravado em uma placa de bronze no pedestal da Estátua da Liberdade. “Mãe dos exilados”, dizia o texto de boas-vindas aos imigrantes. Mais de um século depois, a maior metrópole dos EUA está tão saturada pelo fluxo migratório que o prefeito, Eric Adams, declarou estado de emergência.

Verónica, de 22 anos, estava grávida de sete meses quando cruzou a pé a fronteira que separa o México dos EUA. Na travessia, temeu pela vida do bebê, devido ao calor e à larga distância percorrida. Ela saiu de Caracas em novembro e sua nova casa é um hotel em Central Ferry, que foi transformado refúgio em Nova York. “É preciso viver um dia de cada vez, pois não sabemos o que vamos encontrar. Então, nos resta voltar ao abrigo e catar comida por aí”, disse.

Verónica é uma dos milhares de imigrantes venezuelanos e de outras nacionalidades que lotam os abrigos para sem-teto na cidade de Nova York. O aumento do fluxo de imigrantes e a decisão de governadores republicanos do Texas e da Flórida de enviá-los para Estados democratas colocou os serviços sociais da maior cidade dos EUA no limite.

Em outubro, a prefeitura de Nova York declarou estado de emergência quando os abrigos começaram a superar sua capacidade – atualmente, são 64 mil pessoas, das quais cerca de 12,7 mil são imigrantes. E não há espaço para todos.

Êxodo

Segundo ativistas, as condições nos abrigos são ruins. Para agravar o problema, denúncias de maus-tratos se acumulam. Recentemente, um policial foi flagrado em vídeo batendo no rosto de um venezuelano de 21 anos. Alguns casos são tão graves que uma porcentagem destes imigrantes prefere as ruas. A chegada do inverno ampliou a crise.

A maioria dos imigrantes chega a Nova York em ônibus enviados pelo governador do Texas, o republicano Gregg Abott. Contrário à flexibilização das políticas migratórias da Casa Branca, ele entende que os Estados democratas deveriam se responsabilizar pelo novo contingente de ilegais. Foi assim que Verónica chegou a Nova York.

“Depois da chegada, eles me transportaram para um abrigo em Manhattan, onde só fui aceita porque estava grávida. Cheguei e passei outros dois dias sem comer”, relata Verónica. “Eu não conseguia descansar. Nem de dia, nem à noite. Não tinha assistência médica, comida ou transporte.”

O fluxo de venezuelanos aumentou graças a uma combinação de dois fatores: o status de refugiados concedidos a quem foge do regime chavista e à flexibilização de algumas regras migratórias, ambas medidas tomadas após a posse de Joe Biden. Nicaraguenses e cubanos também chegam em grande número.

Críticas

Em março de 2021, Biden incluiu a Venezuela na lista de países com direito ao status de proteção temporária, um programa que confere proteção contra deportação e autorizações de trabalho por tempo limitado. Com isso, no ano fiscal de 2022, encerrado em outubro, mais de 150 mil venezuelanos entraram nos EUA, um aumento de 293% em relação ao ano anterior.

Para frear a chegada deste contingente, em outubro, o governo decretou que “os venezuelanos que entrarem sem autorização serão devolvidos ao México”, com exceção daqueles que tenham parentes nos EUA. Desde que essa medida foi aplicada, houve uma queda de 35% no fluxo, entre setembro e outubro.

“O que a prefeitura não quer que você saiba é que os abrigos são uma porcaria e essas famílias não são sem-teto, são refugiados”, disse Lilah Mejia, ativista de várias ONGs. Para ela, Nova York estaria apenas depositando pessoas em abrigos precários. “Muitas famílias estão sendo expulsas dos abrigos e acabam nas ruas”, afirma.

Os imigrantes que lotam os ônibus passam até dois dias viajando sem fazer nenhuma parada e praticamente sem comer. “Eles chegam morrendo de fome e tentamos alimentar essas famílias da melhor forma possível com os recursos limitados que temos”, acrescenta Mejia, explicando o trabalho dos voluntários.

Com dinheiro arrecadado nas redes sociais, eles fornecem uma primeira refeição, passagens de metrô e conseguem distribuir celulares pré-pagos para que eles tenham alguma forma de se comunicar.

Logo após uma espécie de triagem, alguns imigrantes que não têm Nova York como destino final, recebem dinheiro para comprar passagens de ônibus para o encontro de suas famílias já instaladas em outras cidades dos EUA.

Projeções

Segundo a prefeitura, se o fluxo de chegada mantiver o ritmo atual, a população total dos abrigos da cidade passará de 100 mil pessoas em 2023. “Temos diferentes populações entrando na cidade, mas ainda não temos nenhum tipo de planejamento de longo prazo para recebê-las. E isso tem de mudar”, disse Mejía.

Em outubro, para amenizar a crise, a prefeitura instalou uma tenda gigante na Ilha Randalls, entre o Harlem e o Queens, no East River. A estrutura funcionou até os primeiros sinais de frio, em novembro.

O abrigo foi fechado e os poucos imigrantes de lá foram levados para hotéis em Manhattan, cuja diária é financiada pela prefeitura.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Passageiros de voo “voltam no tempo” e comemoram virada de ano duas vezes.


Não se trata de uma viagem no tempo propriamente dita, mas sim de um fato curioso. Passageiros do voo UA858 da empresa United, irão celebrar duas viradas de ano.

O fato é possível pois o avião decolou de Seul, capital da Coréia do Sul à 0h29 do dia 1º de janeiro de 2023, portanto logo após a virada do ano. Porém, devido ao fuso horário, o voo está previsto para pousar em San Francisco nos Estados Unidos às 16h51 do dia 31 de dezembro de 2022 (21h51 no horário de Brasília).

Passageiros de um voo da United têm a sensação de voltar no tempo –e podem celebrar dois Réveillons: isso porque a aeronave decolou de Seul à 0h29 de 1º de janeiro de 2023 e chegará a San Francisco, nos EUA, às 16h59 de 31 de dezembro de 2022 (ou 21h59 deste sábado em Brasília).

O fato foi registrado pelo FlightRadar24 (Site de monitoramento de voos), que fez uma publicação no Twitter. “Isso é tão legal!”.
O fato não é tão incomum em voos intercontinentais, em razão do fuso horário diferente.

Fonte: Agências Internacionais.

Tracker capota e pega fogo na PR-323 após acidente.


Um veículo Tracker capotou e pegou fogo na rodovia PR-323 nesse sábado (31) no Paraná.

O acidente foi registrado na altura do Km 330, no município de Cafezal do Sul.

Segundo informado, o veículo com placas de Iporã, era conduzido por uma jovem de 24 anos e tinha um jovem de 22 e outra de 21 anos como passageiros.

Os três ocupantes do automóvel foram socorridos por equipes do Samu e encaminhados ao Hospital Nossa Senhora Aparecida de Umuarama.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual registrou o fato.

Fonte: CGN.

Capotamento é registrado na PR-364 neste primeiro dia do ano.


Um capotamento foi registrado na manhã deste domingo (1º) em Assis Chateaubriand.

O acidente aconteceu no Km 548 da rodovia PR-364 e envolveu um veículo Gol de Altônia com quatro ocupantes.

Dois adultos e duas crianças ficaram feridos e precisaram ser socorridos pelo Samu no local.

O homem de 36 anos, a mulher de 38, a menina de 13 e o menino de 9 anos de idade foram encaminhados ao Hospital beneficente Moacir Micheletto.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual registrou o fato.

Fonte: CGN.

TV Brasil exibe programa especial sobre a posse de Lula e Alckmin.


A TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmite neste domingo (1º) programa especial que vai acompanhar ao vivo a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Assim que a cerimônia começar oficialmente, por volta das 14h20, a TV Brasil passa a coordenar o pool de emissoras de tevê que vai mostrar todos os detalhes da solenidade: o juramento à Constituição no Congresso Nacional, os discursos do novo presidente da República e a posse dos novos ministros de Estado no Palácio do Planalto.

Em seguida, o presidente eleito vai para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e cumprimenta os chefes de Estado e de Governo presentes na cerimônia.

TV Brasil na internet e nas redes sociais:

YouTube: https://www.youtube.com/tvbrasil

Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil

TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Saiba como sintonizar a TV Brasil 

Fonte: Agência Brasil.

‘Entendemos os recados das urnas, vamos governar para todos’, diz Tarcísio.

Encerrando 28 anos de gestão tucana no Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e seu vice, Felício Ramuth (PSD), tomaram posse do governo do Estado de São Paulo nesta manhã. No seu primeiro discurso como governador, Tarcísio destacou, em sua longa lista de agradecimentos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e sua ousadia ao apoiá-lo.

“Na política, inicio meus agradecimentos, como não poderia deixar de ser, ao presidente Jair Bolsonaro, que me lançou esse desafio. Que enxergou o que ninguém havia enxergado naquele momento, quanta ousadia”, afirmou.

No entanto, diferentemente de Bolsonaro, que passou boa parte do seu último ano de mandato criticando, sem provas, as urnas eletrônicas, Tarcísio disse que “entendeu o recado” dado pelo sistema. “Vamos governar para todos”, afirmou.

O governador empossado afirmou que tenta repetir o padrão de seu padrinho ao apostar em perfis técnicos desvinculados das pressões partidárias. “A indicação irresponsável de dirigentes é a raiz da ineficiência, da corrupção, do fisiologismo e porque não dizer, desmoralizam a própria democracia, como já foi dito nesta casa pelo então governador José Serra”, afirmou.

O discurso do novo governador também contou com uma citação a Mário Covas, outro ex-governador tucano do Estado. “Penso que às vezes mais vale eliminar uma fila do que construir um viaduto”.

Na lista de agradecimentos, também constou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que segundo o ex-ministro, foi responsável por “inúmeras portas abertas durante a campanha”.

Nos compromissos de governo, o ex-ministro se comprometeu com a aposta na inovação e tecnologia para avançar a economia do Estado, trabalhar na construção de consensos e na transparência. Tarcísio continuou dizendo que o governo não hesitaria em “dar passos para trás” quando necessário, apesar de estar comprometido com o acerto.

O governador ainda apontou o problema da fome e da habitação no Estado, citando também a cracolândia. “Não podemos ficar inertes ao sofrimento cotidiano dos dependentes químicos”, disse. Tarcísio também falou em um desbalanceamento entre peso econômico e político do Estado, afirmando que São Paulo “precisa ter mais voz”.

O novo governador chega ao governo como um representante da direita e herdeiro de Bolsonaro. Como mostrou o Broadcast/Estadão, entre os principais desafios do ex-ministro, estará o de consolidar seu próprio grupo político.

Fonte: Agência Estado.

Salário mínimo de R$ 1.320 começa a valer hoje.


O novo valor do salário mínimo – de R$ 1.320,00 – entra em vigor hoje (1º). O Congresso Nacional aprovou o reajuste em dezembro do ano passado, como forma de compensar a desvalorização do Real diante da inflação do último ano. Em 2022, o valor era R$ 1.212,00.

O governo Bolsonaro chegou a propor R$ 1.302,00, mas durante os debates no Congresso Nacional, a Consultoria de Orçamento do Senado apontou que o valor proposto seria suficiente apenas para repor as perdas inflacionárias do período, não representando nenhum ganho real para quem tem sua fonte de renda atrelada ao mínimo. Depois disso, senadores e deputados federais aprovaram o Orçamento Geral da União para este ano com o mínimo de R$ 1.320,00.

O reajuste com 2,7% de ganho real, ou seja, superior à inflação do último ano, ampliará as despesas federais em cerca de R$ 6,8 bilhões. Isto porque as aposentadorias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vários benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, são atrelados ao piso nacional, tendo que ser corrigidos.

Valorização
Já as centrais sindicais reivindicavam que o governo federal voltasse a aplicar a Política de Valorização do Salário Mínimo, conforme os termos pactuados em 2007 e abandonados em 2019. Com isso, o piso deveria ser de R$ 1.342,00, contemplando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que, em 2022, atingiu 5,8% -, mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes – 4,6% em 2020.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em novembro último, o salário mínimo necessário para satisfazer as necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário, educação, higiene, transporte, lazer e previdência) de uma família com quatro pessoas deveria estar em torno de R$ 6.575,30.

Fonte: Agência Brasil.

Além de shows, posse de Lula conta com exposição e feira gastronômica.


Além de shows e manifestações culturais diversas, o Festival do Futuro, evento organizado pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para ocorrer em paralelo à programação oficial de posse, conta hoje (1º) com uma exposição e uma feira gastronômica.

 

O Museu Nacional da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, abre hoje, às 10h, a exposição Brasil Futuro: Formas da Democracia, com obras de mais de uma centena de artistas visuais brasileiros de diferentes gerações, raças, gêneros e regiões do país.

O conjunto das obras busca representar os desafios da democracia ao longo do tempo e a utopia de um projeto de presente e sonho do futuro, diz o texto de apresentação da exposição.

A curadoria é assinada em conjunto pela historiadora Lilia Schwarcz, pelo arquiteto Rogério Carvalho, ex-curador dos acervos dos palácios do Planalto e Alvorada, e pelo secretário de Cultura do PT, Márcio Tavares, com a contribuição do ator Paulo Vieira. 

“É uma exposição para retomar nossa relação com a diversidade do povo brasileiro e com as muitas formas de lutas por direitos”, diz outro trecho do texto sobre a exposição.

A exposição integra o conjunto de festividades que foram organizadas pelo PT, partido de Lula, e pela equipe da campanha. O Festival do Futuro, por sua vez, contará com 61 atrações culturais, entre músicos e outros artistas.

Feira gastronômica
A expectativa das autoridades do Distrito Federal é que 300 mil pessoas circulem pela Esplanada durante os eventos, tendo como base o nível de ocupação da rede hoteleira e o fluxo estimado de estradas e aeroportos.

Para abastecer a fome de todo esse público, uma feira gastronômica foi montada, com uma tenda de 8 mil m² ao centro, com capacidade para 6 mil pessoas, rodeada por 40 stands de alimentação e 15 de bebidas, além de 10 food trucks.

De acordo com a organização do evento, água potável será distribuída em estações móveis da Caesb, empresa de saneamento do Distrito Federal.

A Feira Gastronômica abrirá às 11h e está prevista para funcionar até as 3h30 do 2 de janeiro, acompanhando a programação de shows previstos para os dois palcos montados no gramado central da Esplanada.

A curadoria dos estandes foi feita pela chef Renata Carvalho e a seleção traz pratos típicos da culinária brasileira. “Das Minas Gerais, passando por delícias do Nordeste e Amazônicas até chegar ao bom churrasco sulista, sem esquecer pratos veganos e vegetarianos, tudo será preparado na hora e seguindo as normas sanitárias”, diz o texto de apresentação do evento.

Ainda de acordo com a organização, os alimentos para a produção dos lanches e refeições serão fornecidos pela produção orgânica do Movimento Sem Terra (MST), cultivada por agricultores familiares do DF.

A área contará ainda com fraldário e espaço de descanso para famílias, além de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), informou a organização. Será montado também o Espaço Curumim, numa área coberta de 800 m2, que contará com monitores e brincadeiras para as crianças. Nesse ponto, haverá segurança especializada.

Vale lembrar que não será permitida a entrada de garrafas de vidro ou latas em nenhum dos eventos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deverá monitorar o acesso do público.

Fonte: Agência Brasil.

Mais de 60 artistas se apresentarão gratuitamente na posse de Lula.


Além de artistas consagrados ou em ascensão, estão programadas apresentações de grupos de cultura popular, incluindo maracatus, violeiros, fanfarras, blocos de frevo e de carnaval entre outros. Paralelamente, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, será inaugurada a exposição Brasil do Futuro: As Formas da Democracia.

Museu da República
Organizada pela historiadora Lilia Schwarcz; pelo arquiteto e ex-curador dos acervos dos palácios do Planalto e Alvorada, Rogério Carvalho, e pelo secretário de Cultura do Partido dos Trabalhadores, Márcio Tavares, com a contribuição do ator e comediante Paulo Vieira, a mostra conta com 180 obras que compõem o acervo do próprio Museu da República e do acervo da Presidência da República, além de outras cedidas por galeristas e artistas contemporâneos.

Para agilizar as apresentações musicais, foi montada uma estrutura capaz de comportar dois palcos, lado a lado. Batizados com os nomes das cantoras Elza Soares e Gal Costa, falecidas em 2022, os palcos contarão com telões por meio dos quais o público também poderá acompanhar a transmissão da posse oficial. A expectativa dos organizadores é de que ao menos 300 mil pessoas compareçam, amanhã, à Esplanada dos Ministérios e que Lula e Alckmin subam a rampa do Congresso Nacional por volta das 14h30.

As exibições estão previstas para começar às 10h, com o chamado Cortejo do Futuro, “o abre-alas da posse”, e se estenderão até a madrugada da segunda-feira (2), entrecortadas por atos oficiais previstos para a tarde de domingo (1º), como o provável desfile presidencial em carro aberto (a confirmar), a ida de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional, onde as posses serão oficializadas e o pronunciamento à nação.

Programação
A programação completa e os horários podem ser conferidas na página do presidente eleito. Já as dicas de segurança e respostas a dúvidas sobre o que será permitido levar e fazer no local estão disponíveis no Manual do Participante, que a organização da posse disponibilizou na internet. A entrada no espaço do festival é gratuita.

Veja, abaixo, a lista dos artistas já confirmados:

Aíla, Alessandra Leão, Aline Calixto, Almério, BaianaSystem, Chico César, Clovis, Daniel Ganjaman, Delacruz, Drika Barbosa, Doralyce, Duda Beat, Ellen Oléria, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Fioti, Flor Gil, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Gog, Itamar Assiere, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas, Lirinha, Luê, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Mn Mc, Marcelo Jeneci, Margareth Menezes, Maria Rita, Marissol Mwab, Martinho da Vila, MC Marks, MC Rahell, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paula Lima, Paulo Miklos, Paulo Vieira, Rael, Rappin Hood, Renegado, Rogéria Holtz, Romero Ferro, Salgadinho, Sarah Renata, Teresa Cristina, Thalma de Freitas, Titi Müller, Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda, Zé Ibarra e Zélia Duncan.

Fonte: Agência Brasil.