Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 9 de maio de 2023

09/05/2023 *--* Deus é Fiel!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher é agredida pelo irmão em Santa Maria do Oeste.


 Na data de 08 de maio de 2023, Compareceu a sede deste Pelotão uma  Senhora, 31 anos relatando que na data de hoje teve um desentendimento com  seu irmão um homem, 30 anos, e que após a discussão o mesmo veio a lhe  agredir com um soco na face o que resultou em lesão, que após o ocorrido seu  irmão saiu do local tomando rumo ignorado, diante dos fatos foi confeccionado  boletim de ocorrência e orientado a mesma com relação aos demais  procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

Polícia Militar de Pitanga salva jovem de 18 anos de tentativa de suicídio.

 Na data de 08 de maio de 2023 às 23h10min, entrou em contato via central  190 uma senhora de 46 anos, relatando que havia discutido com sua filha de  18 anos, e que acabaram entrando em vias de fato, que após o ocorrido sua  filha pegou uma faca e trancou-se em um cômodo da residência dizendo que  iria tirar a própria vida. De posse das informações a equipe policial deslocou com brevidade ao local, onde foi feito contato com a solicitante, esta mostrou a  equipe policial onde sua filha estava trancada, a equipe policial adentrou ao quarto e no local foi possível visualizar uma faca próximo a entrada e a  feminina de 18 anos sentada próximo a parede, esta apresentava vários cortes no antebraço esquerdo, sendo que um deles mais profundo, o qual estava com  sangramento massivo, no chão onde estava sentada havia uma poça grande de sangue proveniente do sangramento. Devido a gravidade do ferimento e como a feminina havia perdido bastante sangue, enquanto um dos componentes da  equipe acionou o SAMU o outro iniciou o protocolo Marc-1, técnica de atendimento pré-hospitalar com aplicação de torniquete, sendo aplicado na parte superior do braço esquerdo da feminina, logrando êxito em estancar a hemorragia até chegada dos socorristas, compareceu ao local a viatura do  samu bravo 08, os quais efetuaram a triagem da feminina e o encaminhamento ao Hospital São Vicente de Paula para atendimento médico. Após o  atendimento a equipe realizou novo contato com a solicitante, esta informou que não é a primeira vez que sua filha tenta tirar a própria vida, que a  discussão motivou-se pelo fato da solicitante pedir para que alguns amigos da  sua filha saíssem do local. A solicitante foi orientada quanto aos demais  procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Acidente é registrado em Palmital e condutor estava embriagado. 


 Na data de 08 de maio de 2023, por volta das 18h00min a equipe foi acionada  pelo celular da viatura que relatou um acidente de trânsito com vítima no citado endereço, com a equipe no local foi constatado o acidente e acionado o  SAMU. Constatado que o V1 VW/GOL 1.6 o qual era conduzido por um senhor de 62 anos habilitado na categoria AB e o V2 YAMAHA/XT 225 conduzido por um senhor de 21 anos o qual não é habilitado e apresentava ferimentos na mão direita aparentando estar com fratura exposta, foi realizado isolamento da  área até a chegada do SAMU, após o SAMU dar atendimento e conduzir o  condutor da motocicleta até o posto de saúde, foi deslocado até o 4º Pelotão  juntamente com os veículos, a equipe realizou o teste etilômetro no condutor  do V1, sendo utilizado o aparelho marca ELEC modelo BAF-300 o qual teve  como resultado 0,66 MG/L. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao mesmo. Também foi constatado pela equipe que o condutor do V2 apresentava odor etílico, porém não sendo possível a realização do teste no mesmo, o V1 foi  recolhido ao pátio do 4º Pelotão devido estar com licenciamento pendente, o  V2 foi também foi recolhido por estar em desacordo com o CTB, o condutor do  V1 foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Palmital para os demais  procedimentos legais.  


Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 15 anos é pego pela Polícia Militar traficando, mãe autoriza busca em residência e mais drogas são encontradas em Guarapuava.

Imagem ilustratica

Uma equipe cpu realizava patrulhamento pelo bairro Vila Bela quando, ao virar uma esquina, foram visualizados dois indivíduos masculinos caminhando na calçada, sendo que um deles, posteriormente identificado, 15 anos, assim que visualizou a viatura rapidamente escondeu algum objeto de cor branca no bolso da jaqueta, mantendo as mãos no bolso e mudando a direção em que caminhava. Diante do comportamento suspeito foi realizada abordagem, sendo o outro masculino identificado, 21 anos. Realizada busca pessoal, foi localizado com o adolescente, dentro do bolso de sua jaqueta, uma porção maior de entorpecente análoga a maconha, já embalada e pronta para venda, pesando 45g, sendo esse o objeto que ele teria escondido no início da abordagem. Com o outro abordado não foi localizado nada de ilícito. Foram informados sobre o direito de permanecerem em silêncio, sendo que na sequência foram questionados separadamente sobre a droga localizada. Ambos relataram que o entorpecente pertenceria ao adolescente, que ele estaria fazendo a venda da droga para tentar juntar um dinheiro, sendo tal fato admitido inclusive pelo próprio adolescente, vindo ele a informar também que teria mais algumas porções guardadas em sua casa, dentro do seu quarto, mais especificamente em cima de uma viga no teto. Diante dos fatos a equipe deslocou até a residência dos abordados, onde foi entrado em contato com a mãe do adolescente, a qual após ter conhecimento da situação de seu filho, assinou busca de autorização domiciliar, permitindo a equipe policial adentrar sua residência, onde foram localizadas no local apontado pelo abordado, outras 4 (quatro) porções de entorpecente análogo a maconha, pesando 77g. Cabe ressaltar que em nenhum momento foram localizados objetos que aparentassem o uso da droga, como papel de seda, "bagas" e etc, deixando claro que ali ocorreria somente a traficância. Foi dada voz de prisão/apreensão aos abordados, sendo eles encaminhados até a 14ª SDP para procedimentos de polícia judiciária, juntamente aos ilícitos apreendidos. Foi também realizada a apreensão do celular do maior, pois pode possuir conversas e dados relativos ao crime. O menor foi acompanhado de sua mãe.

Fonte: Polícia Militar.

Grande baile de dia das mães no Estrela do Oeste Não perca!!!



Justiça condena a mais de 42 anos homem que abusou de crianças no Paraná.


A Justiça condenou a 42 anos e 6 meses de prisão um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável  em Santo Antônio do Sudoeste. Os fatos ocorreram entre 2020 e 2022, quando o réu, com 45 anos na época, teria abusado de duas crianças, um menino e uma menina, com idade entre oito e 10 anos.

De acordo com apuração da Promotoria de Justiça de Santo Antônio do Sudoeste, o investigado teria praticado atos libidinosos - que incluem condutas como apalpar ou tocar a vítima com a finalidade de satisfazer desejo sexual - por diversas vezes.

O abusador, que já estava preso, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado. O processo tramita sob sigilo na Vara Criminal de Santo Antônio do Sudoeste.

Fonte: MPPR.

Frentista é morto com tiro na cabeça em posto de combustíveis na BR-376.


Um frentista, de 53 anos, foi morto com um tiro na cabeça na noite desta segunda-feira (8), em um posto de combustíveis, localizado na BR-376, em Califórnia, no norte do Paraná.

Uma ambulância da Saúde do município foi acionada por volta das 20h15 para atender a vítima, mas os socorristas apenas constataram o óbito.

Segundo testemunhas, o autor do disparo chegou com uma motocicleta e estacionou do outro lado da pista. Ele se aproximou e chamou o frentista, que estava abastecendo um caminhão no momento. O criminoso disparou e fugiu do local.

A Polícia Militar foi acionada e tenta localizá-lo.

O Instituto Médico Legal (IML) foi chamado para recolher o corpo. A Polícia Civil e a Perícia também foram acionados. O caso será investigado.

Fonte: TN Online.

Homem que jogou querosene e ateou fogo em ex-esposa é indiciado por feminicídio.


A Delegacia da Polícia Civil de Paranaíta concluiu o inquérito que apurou a tentativa de feminicídio ocorrida no dia 27 de abril e indicou o autor pelo crime. Com a morte da mulher de 48 anos, na madrugada desta segunda-feira (08), em um hospital em Cuiabá (MT), o ex-marido dela passa a responder por homicídio consumado, qualificado pela violência doméstica e familiar contra a mulher, por motivo fútil e meio cruel com uso de fogo.

O homem de 58 anos foi preso em flagrante e está hospitalizado, em estado grave e com custódia policial. Após atear querosene e queimar a ex-companheira porque não aceitava o fim do relacionamento, ele também jogou fogo em si.

Marinalva foi socorrida em estado grave e depois transferida à UTI do Centro de Tratamento de Queimados, no Hospital Municipal de Cuiabá, onde ficou internada por dez dias. Ela teve queimaduras de terceiro grau em mais de 80% do corpo e morreu na madrugada desta segunda-feira.

O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário.

Feminicídio

O crime ocorreu no final da manhã do dia 27 de abril. A Polícia Militar foi informada de que o ex-marido da vítima havia ateado fogo nela. A mulher foi encontrada despida e com queimaduras graves pelo corpo, sendo socorrida ao hospital municipal.

O autor do crime ficou escondido, em uma chácara próximo à casa da vítima e também apresentava queimaduras, e foi conduzido ao hospital. 

“De imediato nos deslocamos ao hospital municipal e demos voz de prisão ao suspeito, e o interrogando. Foi mantido um investigador para fazer a guarda do suspeito até a realização da audiência de custódia”, explicou a delegada Paula Barbosa, ao tomar conhecimento da ocorrência.

Na mesma data em que ocorreu o crime, a Justiça acatou a representação da Polícia Civil e converteu o flagrante em preventiva. O autor do crime foi transferido para outro município da região e a Polícia Penal permanece na custódia dele no hospital.

A vítima procurou a Delegacia um dia antes do crime para solicitar medida protetiva e relatou que estava separada do autor, que ainda morava na residência, mas ela já havia pedido que ele saísse da casa.

Fonte: CGN.

Suspeito de estupro e extorsão é detido.


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu temporariamente um homem, de 44 anos, suspeito de estupro e extorsão nesta segunda-feira (8), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

No local foi apreendido um celular, que será encaminhado para a perícia.

Segundo a delegada da PCPR Gessica Andrade, a vítima procurou a delegacia em novembro de 2022, onde relatou a situação de extorsão através de rede social. 

“O criminoso enviava mensagens ameaçando a vítima e os filhos para que ela desse dinheiro. Além disto, a obrigava a praticar atos sexuais com o marido, filmar e enviar”, explica a delegada.

Por meio de investigações, a PCPR identificou que o suspeito era o próprio marido da vítima. 

Fonte: Polícia Civil.

Paraense presa por tráfico em Bali passa por interrogatório nesta terça-feira.


O interrogatório da paraense Manuela Vitória de Araújo Farias presa em Bali, por tráfico de drogas, está marcado para acontecer nesta terça-feira (9). O depoimento da jovem iria ocorrer na semana passada, no dia 2 deste mês, mas não foi realizado por falta de tradutor, segundo disse o advogado responsável pela defesa dela.

Após o depoimento da paraense, será realizada a “última etapa do processo”, que é a leitura da sentença, se porventura o caso seja analisado ainda em primeiro grau. “A expectativa é que tudo seja feito ainda neste semestre”, contou o advogado.

A família de Manuela segue apreensiva. As leis rígidas no país podem fazer com que ela seja condenada a pena de morte, prisão perpétua ou prisão de até 20 anos.

Relembre o caso da paraense presa na Indonésia

Manuela era moradora do bairro do Guamá, em Belém, capital paraense, mas também tinha casa em Santa Catarina, onde mora a mãe. No dia 27 de janeiro ela foi indiciada por tráfico de drogas, após ter desembarcado em Bali, na Indonésia, com quase 3kg de entorpecentes.

O advogado dela, Davi Lira da Silva, alegou que ela foi usada como ‘mula do tráfico’, enganada por uma organização criminosa de Santa Catarina, que prometeu férias e aulas de surfe para ela no país asiático.

“Ela passou no aeroporto no Brasil e no Catar. Quando foi do dia 31 [de dezembro] para o dia 1º [de janeiro], foi detida no aeroporto da Indonésia”, relatou o advogado. “Ela foi usada como ‘mula’, termo bem comum no Brasil. Na Indonésia, usaram o termo ‘atravessadora'”, completou.

Fonte: O Liberal.

Bizarro: Hóspede acorda com lambidas nos dedos do pé e gerente de hotel é preso.


Um caso pra lá de bizarro ganhou os noticiários norte-americanos nos últimos dias: um gerente de um hotel foi preso por importunar um hóspede. O homem contou às autoridades que acordou, repentinamente, ao sentir lambidas nos dedos do pé e entrou em desespero ao flagrar o funcionário do local o importunando.

De acordo com o News Channel 5, o caso ocorreu em um hotel da cidade de Nashville, no Tennessee, em 30 de março. Na ocasião, Peter Brennan estava na cidade a trabalho e se hospedou em um dos quartos do local.

Durante a noite em questão, Peter levou um susto ao acordar com uma sensação estranha nos pés. Ele relatou ter visto um homem com uniforme do hotel ao pé da cama, enquanto passava a língua pelos dedos dele.

“Eu pulei instantaneamente e entrei em modo de alerta: quem é você? o que está fazendo aqui no meu quarto?”, contou Peter sobre a situação a qual ele considera “traumatizante”.

Peter ainda disse ter pedido socorro à segurança do hotel. Sem conseguir ajuda, acabou acionando a polícia. O homem visto lambendo os dedos dos pés de Peter acabou detido. Ele foi identificado com um dos gerentes do empreendimento e foi levado sob custódia.

Ao verificarem o histórico do gerente, a polícia localizou outras ocorrências em que ele é apontado como autor de diversos crimes, de roubos a processos judiciais.

O hóspede decidiu processar a rede de hotéis, já que se sentiu inseguro no local. Ele acredita que o homem possa ter clonado o cartão que dava acesso ao quarto, mas não tem certeza de como o suspeito chegou lá.

Fonte: Bhaz.

Idosa morre após ser atropelada em Umuarama; motorista fugiu sem prestar socorro.


Duas mulheres foram vítimas de um atropelamento em Umuarama, e uma delas acabou falecendo. O acidente foi registrado na avenida Rio Grande do Norte, entre as Praças Tamoyo e Sete de Setembro, e resultou na morte de Leonice Fernandes de Melo, de 70 anos.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tentaram reanimar a vítima por aproximadamente 40 minutos, mas infelizmente não foi possível reverter o quadro de parada cardiorrespiratória.

De acordo com a outra vítima, de 44 anos, elas caminhavam pela ciclovia por volta das 21h40 quando ao atravessar foram atingidas pelas costas por um veículo preto, não identificado, que após o atropelamento fugiu sem prestar socorro. A vítima desconfia de que o veículo possa ser um Ford Fusion, mas não pôde afirmar.

Este é o terceiro acidente de trânsito com morte registrado em poucos dias de diferença, e o segundo atropelamento com vítima fatal. Em ambos os casos, os condutores fugiram sem prestar socorro às vítimas.

Fonte: Umuarama News.

Indígenas saqueiam carga de madeira na PR-473 em Nova Laranjeiras. Assista ao vídeo e veja as fotos:


Uma carreta com carga de madeira tombou e foi saqueada por indígenas no km 417 na PR-473, em Nova Laranjeiras (PR), na tarde desta segunda-feira (8).

O condutor do veículo foi atendido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As pessoas que participaram do saque podem responder por furto ou roubo.

Fonte: Catve.com




Acidente entre dois caminhões deixa carga de frutas e legumes espalhada pela pista na BR-277.


Um acidente entre dois caminhões foi registrado na rodovia BR-277, aos fundos do Pioneiros Catarinenses, em Cascavel, na noite desta segunda-feira (08).

Um caminhão baú que estava carregado com frutas e legumes colidiu contra outro caminhão. O motorista do caminhão de frutas deixou a carga e se evadiu do local somente com o cavalo do caminhão.

Populares que trafegavam pela região recolheram as frutas que ficaram espalhadas pela via.

O baú do caminhão de frutas ficou completamente retorcido por conta do impacto da batida.

O tráfego na rodovia ficou apenas em uma das vias e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi acionada ao local para sinalizar o acidente.

Apesar do forte impacto, ninguém ficou ferido e o Siate não precisou ser acionado.

Fonte: CGN.



Carreta tomba sobre veículo e mata mulher na PR-466.


Um gravíssimo acidente aconteceu no início da noite desta segunda-feira (8), na PR-466, em Manoel Ribas, na região central do Paraná. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um caminhão teria tombado sobre um carro.

O acidente ocorreu por volta das 18h30, na saída do trevo de Manoel Ribas sentido ao município de Pitanga.

Uma mulher que estava no carro morreu no local do acidente. Uma criança foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Manoel Ribas.

O motorista do carro ficou preso as ferragens e foi resgatado pela equipe dos Bombeiros e dos agentes da Defesa Civil da cidade e encaminhado a uma unidade médica. O motorista do caminhão não se feriu.

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 09/05/2023.

                                

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Acidente entre Fox e ambulância deixa um ferido.


Um homem de 45 anos ficou ferido em um acidente envolvendo um veículo Fox e uma ambulância de Francisco Alves, na noite desta segunda-feira (8), na PR-323, próximo a Garapeira Primavera, em Umuarama. 

De acordo com informações apuradas, o veículo tinha tido problemas mecânicos e estava sendo empurrado por dois homens quando a batida aconteceu. Na ambulância, além do motorista, estavam mais quatro pessoas, entre elas, um recém-nascido. Ninguém ficou ferido. 

Já o motorista do Fox, acabou tendo ferimentos leves. Ele foi atendido por uma equipe dos Bombeiros e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora. Um médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que passava pelo local, também ajudou no atendimento.  

O município de Francisco Alves mandou outra ambulância para pegar os pacientes, que foram levados em segurança para o munícipio.  

Fonte: O Bemdito.

STF suspende mineração na Serra do Curral, em Minas Gerais.


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, concedeu uma liminar para suspender a ampliação da área de exploração de minério na Serra do Curral, em Minas Gerais.

Na liminar, assinada no dia 5 de maio, a ministra suspendeu uma decisão da Justiça de Belo Horizonte que autorizou a retomada das atividades na região por meio de Termo da Ajuste de Conduta (TAC). A ministra entendeu que medida é necessária para proteger o meio ambiente.

“A autorização para expansão da área da atividade minerária fulmina, como dito, o propósito preventivo das providências tomadas, na esfera estadual, para a preservação do bem cultural tal como existente em seu estado natural, ou o mais próximo disso no momento fiscalizatório”, escreveu a presidente.

O caso envolve a mineradora Gute Sicht, que operava na região mediante o TAC com a secretaria estadual de Meio Ambiente. No ano passado, o termo foi revogado pela secretaria sob a acusação de devastação de área ambiental protegida.

A Agência Brasil não conseguiu contato com a empresa.

Fonte: Agência Brasil.

Exclusivo: viagem de Lula à China custou ao menos R$ 5,5 milhões.


A viagem de três dias de Lula e sua comitiva à China no mês passado custou ao menos R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. Os dados foram obtidos pela Jovem Pan via Lei de Acesso à Informação (LAI) e ainda estão sendo consolidados, devido ao reagendamento da visita, do dia 25 de março para 11 de abril, por motivos de saúde do presidente da República. Segundo o Itamaraty, custos de hospedagem ainda estão sendo objeto de negociação e devem impactar no valor final — custos com passagens e combustível das aeronaves oficiais não foram informados. O petista embarcou no dia 11 de abril, com destino a Xangai. No dia 13, seguiu para a capital Pequim, e retornou ao Brasil no dia 16 de abril, com parada em Abu Dhabi. Os gastos obtidos não consideram o que foi pago pelo governo com a viagem ao país árabe.

O custo original com estadia havia sido calculado em US$ 226,6 mil. Após a remarcação, a Divisão de Pagamentos do Ministério das Relações Exteriores empenhou mais US$ 163,3 mil. O total de US$ 389,9 mil equivale a quase R$ 2 milhões, seguindo o câmbio do dia 11 de abril. Parte desse custo extra é decorrente dos gastos como o chamado Escalão Avançado (Escav), composto por seguranças, cerimonialistas e demais servidores. O grupo, de cerca de 30 pessoas,  é responsável pelos preparativos dos compromissos presidenciais fora do Brasil. Por causa do adiamento da viagem, o Escav precisou ser enviado duas vezes.

Para as equipes que viajaram em março e em abril, foram empenhados mais de R$ 1 milhão só em diárias: R$ 717,6 mil (março) e R$ 291, 4 mil (abril), acrescidos de mais R$ 70 mil, até o momento, com diárias da comitiva presidencial e da comitiva de apoio que viajaram juntamente com o presidente Lula no dia 11 de abril. Também foram pagos R$ 950,8 mil com aluguel de veículos para os deslocamentos das equipes em Pequim e em Xangai.

Na relação de despesas, há o registro de pagamento no valor de R$ 651,1 mil para o aluguel de salas de apoio durante visita à Xangai e outros R$ 206,6 mil para “aluguel e montagem das salas de escritórios de apoio”. Não há descrição sobre a razão de locação dos espaços nem local exato ou quantidade de salas. O governo também gastou R$ 402,4 mil para a contratação de intérpretes e R$ 16,8 mil para o aluguel de veículo e contratação de intérprete para a ministra Luciana Santos.

Entre outros custos, estão R$ 129,5 mil para arcar com serviço de catering para coquetel, R$ 79 mil para “reforço da parcela regular de manutenção para pagamento de serviços eventuais”, e R$ 26 mil para a aquisição de equipamentos auriculares e sistema de áudio redundante durante a visita da comitiva em Xangai. Além dos aviões utilizados para deslocar as duas equipes de Escavs entre Brasil e China, no dia 11 de abril, o governo precisou dividir a comitiva presidencial em dois voos diferentes, devido ao tamanho do grupo. A reportagem também solicitou os gastos com combustível das aeronaves da FAB e de eventuais passagens compradas em companhias aéreas, mas os valores não foram informados.

Na China, Lula compareceu à posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento; visitou a gigante de tecnologia Huawei; teve audiência com o secretário-geral do Partido Comunista em Xangai, Chen Jining; e foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping.  Integraram a comitiva presidencial, além de governadores e parlamentares, a primeira-dama, Janja, oito ministros e um vice-ministro. Foram eles: Fernando Haddad, da Fazenda; Marina Silva, do Meio Ambiente; Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Luciana Santos, de Ciência, Tecnologia e Inovação; Paulo Teixeira, de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Margareth Menezes, da Cultura; Carlos Fávaro, da Agricultura; Juscelino Filho, das Comunicações, e Márcio Rosa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que viajou como interino no lugar do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Mesmo desconsiderando a hospedagem, o total gasto por Lula na China é maior que a despesa do governo federal para a viagem de quatro dias do ex-presidente Jair Bolsonaro à Rússia e à Hungria, em fevereiro do ano passado. Na ocasião, foram pagos R$ 2,1 milhões, de acordo com dados fornecidos também via Lei de Acesso à Informação, que não disponibilizou as despesas com estadia e com combustível de aviões da FAB.

Fonte: Jovem Pan.

Presidente Lula sanciona lei que garante saúde bucal a todos os brasileiros pelo SUS.


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta segunda-feira (8), o projeto de lei nº 8131/2017 que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. A partir de agora, a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros garantido por lei. O ato reconhece a importância do acesso ao atendimento odontológico no SUS e reforça o compromisso do Governo Federal com o cuidado integral da população brasileira. 

Aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2022, a proposta de lei prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente. Assim, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais. 

O Brasil Sorridente, programa criado em 2004 e que mudou a vida de milhões de brasileiros, volta a ser uma prioridade do Governo Federal. Uma das suas principais diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, principalmente para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais. 

O presidente Lula reforçou que o programa ainda precisa garantir dentistas nas salas de aula, para atender às crianças. “Temos que ver se aquela criança precisa de tratamento, educando a partir da escola, para que a gente possa, daqui 20 ou 30 anos, ter uma sociedade em que as pessoas possam comer carne, possam comer castanha, possam sorrir e arrumar até namorado ou namorada. Por que a gente tem vergonha de falar essas coisas? A realidade é que as pessoas gostam de ser bem tratadas e, muitas vezes, não se tratam porque não podem. Na área econômica, qualquer dinheiro que a gente precisa é gasto e eu tenho insistido que qualquer dinheiro para cuidar do povo é investimento”, sustentou. 

Ampliação do atendimento

A primeira medida adotada pelo Ministério da Saúde para o fortalecimento do Brasil Sorridente é a ampliação do atendimento com o credenciamento de 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento. O investimento nessas novas habilitações soma R$ 136,87 milhões em 2023. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que alguns credenciamentos estavam há mais de quatro anos aguardando para serem realizados, em razão da política de desmonte do governo anterior. “A oferta de atendimento odontológico diminuiu no SUS, então hoje estamos dando um passo importante para superarmos esse quadro tão desfavorável e seguirmos adiante em um caminho de saúde e cidadania. Gente quer sorrir! Por isso sorrimos também e sorrimos aqui, junto com o Zé Gotinha, pela retomada do programa”, declarou. 

Com as novas habilitações, mais de 10 milhões de brasileiros que não tinham acesso a esse cuidado passam a ser alcançados pelo programa, totalizando 111,6 milhões de pessoas cobertas. O Brasil passa a contar com 33,3 mil equipes atuando em todo o país e 5,6 mil serviços em funcionamento. 

Ao todo, 805 municípios brasileiros foram contemplados com os novos serviços e equipes de saúde bucal. Desses, pelo menos 85 municípios irão receber equipes de saúde bucal pela primeira vez. Ao todo, 68 diferentes serviços foram habilitados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Desses, 19 são novas unidades. Os credenciamentos também habilitam 10 novas unidades odontológicas móveis para assegurar que o atendimento chegue nas regiões de difícil acesso e vulneráveis. 

As novas habilitações também abrangem 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), que ampliam a oferta de próteses dentárias pelo SUS e possibilitam a reabilitação fonética, mastigatória e a retomada da autoestima.

Brasil Sorridente 

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente busca garantir acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no SUS e está presente em 5,2 mil municípios. As principais diretrizes do programa são baseadas no direito de todos os brasileiros à um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania. 

Para Eunice Pereira dos Santos, que é paciente da dentista Jeovânia na Clínica da Família do Recanto das Emas (DF) há mais de oito anos, a vida depois do tratamento dentário mudou completamente. “Não tem nada melhor do que poder sorrir. Não tem nada melhor que poder me alimentar sem sentir dor. E hoje eu tenho isso por causa do acompanhamento contínuo que faço com o Brasil Sorridente”, disse. 

A auxiliar de cozinha contou que antes só ia ao dentista quando passava uma carreta da saúde no bairro ou quando sentia muita dor. “Por causa disso, perdi vários dentes e hoje uso prótese móvel, mas desde que comecei o acompanhamento na Clínica da Família, consegui manter muitos dos meus dentes de cima e trato a minha sensibilidade a cada quatro ou seis meses”, contou Eunice durante o evento, sorrindo. 

Antes da saúde bucal ser considerada prioridade pelo governo do presidente Lula em 2004, o principal procedimento realizado nos serviços públicos era a extração dentária. Com o programa, o SUS alterou a rota para promoção da saúde bucal, o atendimento preventivo e a recuperação e tratamento especializado.

A atenção em saúde bucal no SUS é ofertada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Programa Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Fonte: Agência Brasil.

Após derrotas no Congresso, Padilha diz que Lula mandou cobrar votos de partidos que têm ministérios.

Em meio a uma crise na articulação política do governo com a Câmara, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou uma rodada de conversas com partidos que comandam ministérios. Um dos objetivos é cobrar votos.

As primeiras reuniões, segundo o ministro, serão com PSB e PSD. Depois, com MDB e União Brasil.

"O presidente Lula pediu, delegou a responsabilidade. E a tarefa, como coordenador político do governo, nesta semana, é de fazer reuniões dos ministros que foram indicados pelos partidos junto com líderes da Câmara para discutirmos ação na Câmara. A ação que está sendo feita e o cumprimento do calendário de votações até o final do primeiro semestre", afirmou o ministro.

O ministro falou com a imprensa após uma reunião com Lula, na qual foi tratada a estratégia de diálogo com a Câmara e com o Senado.

"Ele [Lula] reforçou que essas reuniões têm que ser coordenadas e lideradas pela Secretaria de Relações Institucionais junto com a Casa Civil, junto com os ministros de cada área. Devemos fazer a primeira já com os ministros do PSB, PSD. Devemos marcar com ministros do MDB na volta do líder do MDB da Câmara, com os ministros do União Brasil. Fazer isso como uma rotina permanente", completou.

Padilha também informou que o governo está liberando as emendas parlamentares de acordo com o calendário do Orçamento da União. A demora na liberação de emendas é uma queixa dos congressistas com relação ao Palácio do Planalto.

O governo vem de semanas de derrotas no Congresso. Foram criadas quatros comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Uma delas, a CPI dos Atos Golpistas, vai funcionar conjuntamente com a Câmara e com o Senado.

As outras três são da Câmara. Entre elas, a CPI do MST, que pode causar desgaste ao governo.

Na semana passada, a Câmara derrubou um decreto de Lula que alterava o marco do saneamento básico. Mesmo partidos que têm ministros votaram contra o governo.

"Tivemos uma derrota na semana passada. É raríssimo o time ser campeão invicto. Para ser campeão, você não pode é perder a final", afirmou Padilha.

Sobre as críticas à sua atuação, o ministro se defendeu: "Eu estou acostumado a este cargo. Não sou marinheiro de primeira viagem".

Questionado se Lula vai participar das reuniões com os partidos, Padilha negou. Mas disse que o presidente está sempre envolvido com a articulação política. Nos bastidores, é previsto que Lula intensifique o diálogo com a base nos próximos dias.

"O que tem de melhor na articulação política no país é o presidente Lula. Vai entrar em campo quando precisar. É o Pelé da articulação política", argumentou.

Cobrança por votos:

Padilha afirmou que “certamente” será debatida na reunião com ministros e líderes das siglas os votos que os partidos entregam no Congresso.

Padilha deu como exemplo o Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho, filiado ao MDB, um dos partidos em que os deputados votaram pela derrubada de trechos do decreto do saneamento.

O governo quer entender os motivos da derrota e da posição dos deputados, uma vez que o decreto passou pelo ministério de Jader.

“Isso será feito em um ambiente o mais tranquilo possível”, disse Padilha.

Emendas parlamentares

Segundo o ministro, além de seguir o pagamento de emendas dispostas no Orçamento deste ano, o governo federal tem se empenhado para liberar o pagamento de emendas de restos a pagar (emendas que tiveram autorização de pagamento em 2022, mas que não foram efetivamente pagas pelo governo federal no ano passado).

"Nós aceleramos o pagamento, desde março, dos restos a pagar. Nós pagamos já no mês de março um volume total de emendas que foram empenhadas no ano passado pelo governo Bolsonaro e que não foram pagas, chamadas emendas de transferência especial, mais de R$ 3 bilhões que não haviam sido pagos pelo governo Bolsonaro", afirmou.

"Estamos autorizando desde o mês de março, abril, na medida que os ministérios venham apontando que as emendas estão prontas para pagar, emendas do ano passado. Temos autorizados os ministérios a fazer o pagamento. Certamente, a própria engrenagem dos ministérios, nós queremos que se acelere cada mais o pagamento daquilo que é de restos a pagar", completou Padilha.

O ministro disse ainda que o governo está disposto com deputados de primeiro mandato, que ainda não dispõe do direito de indicar emendas individuais, para construir alianças em torno de outras emendas que possam ser direcionadas a projetos prioritários par o governo.

Fonte: CGN.