Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 24 de agosto de 2021

24/08/2021 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Policiais Militares do 16º BPM realizam a apreensão de mais de 200kg de drogas e a prisão de 4 indivíduos em Guarapuava.


Nesta data, 24 de agosto de 2021, após o levantamento de informações, policiais militares do 16° Batalhão de Polícia Militar lograram êxito na apreensão de 200,50kg de substância análoga à maconha e de 9.000 comprimidos de estimulantes sexuais. Além disso, foi realizada a prisão de 4 pessoas ligadas ao Tráfico de Drogas.

A ocorrência iniciou por volta de 00h, quando uma equipe policial estava em patrulhamento pela Rua Tucuruí, Vila Carli, e realizou a abordagem de um veículo Ford/Fiesta em atitude suspeita, estacionado em meio aos caminhões. Durante a abordagem, foi verificado que havia um homem, de 21 anos, no interior do mesmo, sendo que em busca pessoal nada de ilícito foi localizado, porém, em busca veicular foi localizada a droga apreendida.

O autor relatou que carregou as drogas no município de Foz do Iguaçu-PR, onde reside e, levaria a droga com seu veículo particular até a cidade de Curitiba-PR, onde entregaria para uma pessoa que, segundo ele, desconhece.

Diante do fato, foi dado voz de prisão ao indivíduo e encaminhado junto da droga e do carro apreendido para a 14a Subdivisão Policial de Guarapuava.

Em ato contínuo, foi percebido que um contato telefônico do abordado tentava realizar diversas ligações com o mesmo. Após o levantamento de informações com a Polícia Rodoviária Federal, foi possível realizar a abordagem dessas pessoas que tentavam ligar para o primeiro abordado. Sendo que estes, um homem de 36 anos, um homem de 18 anos e uma mulher de 28 anos, estavam em um veículo Peugeot/2008 Allure realizando a função de "batedores" do primeiro veículo apreendido. Diante disso, estes também foram conduzidos para os procedimentos da Polícia Judiciária.


Comunicação Social do 16º BPM. 

2⁰ Ten. QOPM Yan Lucca Nunes Santos,

Oficial de Comunicação Social - 16º BPM.

Sd. QPM 1-0 Jennifer Agem Amaral de Lara,

Auxiliar de Comunicação Social - 16º BPM.

Laranjeiras - Polícia Civil divulga novos detalhes sobre a fuga de preso ocorrida no último sábado.


De acordo com a Polícia Civil na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, há 21 detentos implantados para trabalho, os quais atuam em: limpeza, manutenção, serviços hidráulicos, elétricos, construção e ampliação de espaços, bem como trabalhos externos, limpeza e manutenção no SOS, CREAS, CRAS entre outros.

Há seis anos é assim, há presos implantados e NUNCA houve nenhum caso de evasão nesse período.

Os presos escolhidos para trabalhar são avaliados previamente.

Os presos implantados para trabalho ficam alojados num anexo separado do Cadeião, não havendo obstáculos que impeçam evasão, uma vez que não haveria sentido, em razão dos destes implantados terem mobilidade e acesso aos espaços internos todos.

A oportunidade dada para trabalho contempla essa relação de confiança, uma vez que é um benefício dado, uma vez que é um benefício dado, espera-se do detento o cumprimento total das normas.

Há previsão legal na LEP (Lei de Execuções Penais) para implantação em canteiros de trabalho para aqueles presos que possuem boa conduta, que não possuem faltas internas leves, médias ou graves.

O preso em questão, de nome Claudemir Batista atendia todos estes requisitos, foi implantado em 09/08/2021.

A evasão ocorreu por volta das 16:30 do último sábado 21/08/2021, enquanto o detento Claudemir Batista que estava preso por Tráfico de Drogas, auxiliava outro detento na manutenção de um veículo viatura estacionado em frente o Setor de Carceragem, sendo que só um deles retornou, tendo o preso Claudemir, provavelmente aproveitado o momento para se evadir.

De tudo foram Lavrados Comunicados Internos, Boletim de Ocorrência, comunicadas autoridades e órgãos competentes, bem como, como comunicadas as Forças de Segurança no intuito de localizar o paradeiro do detento, até este momento sem êxito.

Fonte Portal Cantu

Marido procura Polícia e diz que sua ex esposa perturba o sossego do andamento do serviço na Autoescola em Pitanga. 

Às 10h15min compareceu na sede da 3ªCIA Sr. xxxx, o qual relatou possuir 75% das ações de uma autoescola e que sua ex esposa, possui 25% das ações, relata ainda que ex esposa não é funcionária do estabelecimento e por isso não deveria comparecer no local.

Porém há mais de um mês a mesma vem comparecendo na autoescola tirando o sossego dos funcionários e alunos.

Fazendo uso particular de veículo oficial da autoescola e nesta data relata que devido a presença da sua ex esposa, tirando o sossego, o noticiante foi obrigado a fechar a autoescola, cancelando aulas e dispensando os alunos.

Fato este que vem prejudicando os trabalhos. Diante dos fatos foi o mesmo orientado quanto às medidas cabíveis e posterior representação. 

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região. Veja as Ofertas para este dia 24/08/2021.

APROVEITE  E RECEBA AS OFERTAS DIÁRIAS DO SUPERPÃO NO SEU WHATSAPP.


Veículo Pampa é furtado em Manoel Ribas.


No dia 23 ago. 21, às 07h25min, compareceu na sede do Destacamento Policial Militar a mulher de 43 anos.

A qual passou a relatar que é proprietária de uma Serraria, às margens da Rodovia PR 487, nas proximidades do CTG, que hoje pela manhã sentiu falta de seu veículo Ford Pampa, placa LZB-3B95, de cor vermelha.

Relatou também que viu a referida camioneta ontem (22/08/21) por volta de 13h ainda no seu pátio, não sabendo precisar a hora que foi furtado o veículo, relatou ainda que estava com a chave na ignição e tanque cheio.

Diante do fato foi registrado o boletim de ocorrência, gerado alerta de furto/roubo e alertado as bases Militares das cidades vizinhas, bem como orientado a vítima quanto as medidas a serem tomadas.

Mulher é socorrida pelo Samu após apanhar do marido em Ivaiporã.


A Polícia Militar (PM) foi solicitada via Copom na tarde de segunda-feira (23) para atendimento de ocorrência de lesão corporal, na Rua Bulha, em Ivaiporã, onde segundo a solicitante   havia sido agredida por seu convivente e por uma mulher. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital. 

No local a equipe localizou a solicitante, que estava ensanguentada e passou a relatar que o convivente juntamente com uma mulher que também convive na mesma residência, após discussão passaram a agredi-la fisicamente, resultando em sangramento no nariz e vários hematomas e escoriações pelo corpo.   A equipe do Samu foi acionada e conduziu a vítima para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).  

Diante dos fatos, a equipe policial localizou os agressores na residência, sendo então dada voz de prisão e entregues a 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

As informações são do TN Online.

Dupla invade propriedade rural, rouba e amarra morador em Jardim Alegre.


A Polícia Militar (PM) de Jardim Alegre, está à procura de dois assaltantes que invadiram uma casa na zona rural, na noite de segunda-feira (24), por volta das 19h30. Antes de fugir os criminosos amarraram a vítima.  

Conforme consta no boletim de ocorrência, o solicitante relatou que foi surpreendido por dois indivíduos de estatura média portando uma faca pequena. Um deles trajava uma calça jeans e camiseta preta e outro uma calça de cor preta e camiseta listrada.

A dupla amarrou a vítima com uma corda e subtraíram uma furadeira, uma maquita e um botijão de gás, e a quantia de R$ 105,00.  

A esposa da vítima que voltava da cidade pela mata que faz fundo com o bairro José Pachulski, também foi rendida pela dupla, que acabou levando dela a quantia de R$ 250,00.  

Ao chegar na residência, a mulher desamarrou o esposo que fez contato via 190. Os policiais realizaram buscas nas proximidades e dentro da mata, porém nada foi localizado.

Fonte TNOnline

Homem é executado a tiros 9 horas após deixar a prisão.


No Jardim Novo Horizonte, em Rolândia (PR). Segundo as informações, a vítima identificada como T. B. havia deixado o sistema prisional no início da manhã e acabou morto por volta das 15h30, na residência onde morava na Rua Primavera, esquina com a Rua Dos Coqueiros.

Três indivíduos em um veículo sedan de cor escura se aproximaram e efetuaram os disparos. A vítima teria corrido para dentro da residência mas foi seguida pelos seus algozes que fizeram outros disparos.

T. B. foi alvejado por cerca de 10 tiros e morreu na hora. Uma equipe de socorristas do Siate foram acionados para prestar atendimento à vítima, mas ao chegar no local, ficou constatado que o rapaz já estava em óbito.

Conforme apurado, o rapaz possuía passagens pela polícia por crimes como tráfico de drogas e roubo.

O corpo foi recolhido e levado para o Instituto Médico-Legal de Londrina.

As investigações sobre o crime seguirão com a Polícia Civil.

Fonte: Londrina News.

Criança grava áudio e tenta pedir ajuda antes de mãe ser morta em Curitiba.


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu inquérito para investigar a morte de Jaqueline Aparecida Duarte dos Santos, de 47 anos, em Curitiba. O crime aconteceu na madrugada do último sábado, em uma casa do bairro Campo Comprido, e o genro dela é apontado como responsável pelos disparos. Nesta segunda-feira (23), a Banda B obteve acesso a um áudio que mostra que o filho da vítima, de 10 anos, ainda tentou pedir ajuda para um familiar antes da morte, mas não conseguiu.

Segundo testemunhas, a criança estava com Jaqueline e o pai em casa quando o autor do crime teria chegado. O pequeno de dez anos teria tentado ligar para o marido de uma das irmãs, mas por causa do horário, ele não atendeu. Em seguida, o menino gravou um áudio no aplicativo WhatsApp.

“Andreus, por favor, atende. Você precisa atender”, diz.

Com voz modificada digitalmente

Procurado

Segundo a DHPP, o genro segue sendo procurado pelo crime desde a morte de Jaqueline. Ele foi embora da casa de motocicleta e não foi mais visto. “Ele é o genro, casado com a filha da vítima. A polícia espera que o rapaz se apresente. Vou representar contra a prisão dele, caso ele não compareça”, disse a delegada Vanessa Alice, da Delegacia da Mulher.

Segundo a delegada, o crime teria acontecido após uma discussão em uma reunião entre amigos que estavam na casa onde moram o autor e a filha da vítima momentos antes. “A culpa de tudo é a bebida alcoólica”, concluiu.

Feminicídio

Para advogado da família da vítima, Igor José Ogar, o caso trata-se de feminicídio, por ter ocorrido em um contexto familiar. Ele alega ter informações de que o genro de Jaqueline seria um homem violento e que costuma praticar crimes contra mulheres.

“Ameaças e tantas outras circunstâncias, sempre colocando em risco e ofendendo a honra de mulheres. Neste contexto, temos informações da família de que a própria esposa, por muitas vezes, foi vítima. ”

Fonte Banda B

Motociclista morre em grave acidente na PRC-466, em Turvo.

Por volta das 17h00 desta segunda-feira (23), aconteceu um grave acidente na PRC-466, em Turvo, envolvendo um veículo Logan de Boa Ventura de São Roque e uma motocicleta de Guarapuava.

O motociclista morreu na hora e ainda não foi identificado. 

No veículo estavam quatro pessoas que sofreram ferimentos, a princípio leves, que foram encaminhadas ao Hospital Bom Pastor de Turvo.

Até ás 19h00 a Polícia Rodoviária atendia acidente, e aguardava a chegada da Criminalística e IML.

Fonte Blog do Eloy fotos tambem


Grave acidente envolve caminhão na PR-281.


Um grave acidente envolvendo um caminhão foi registrado na tarde desta segunda-feira (23), na rodovia PR-281, no município de São João.

Segundo informações colhidas no local, um caminhão Ford com placas de São João carregado com toras de Pinheiro Araucária seguia sentido ao Distrito de Vila Paraíso, quando em uma reta (decida), o motorista identificado como João Frutuoso de aproximadamente 55 anos perdeu o controle, saiu da pista no sentido contrário e colidiu contra algumas árvores.

O condutor, que estava sozinho no veículo, ficou preso nas ferragens e foi necessário o desencarcerado para auxiliar no resgate.

Uma pá carregadeira e um outro caminhão auxiliaram no deslocamento do veículo para ser possível o resgate do motorista.

O Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida e a Secretaria de Saúde de São João auxiliaram no socorro da vítima que sofreu ferimentos considerados graves, mas estava consciente e foi conduzido primeiramente para o PA (Pronto Atendimento) de São João.

A pista ficou bloqueada e uma grande fila se formou nos dois sentidos da rodovia. 

Informações da Rádio São João.

Caminhoneiros agora se dividem sobre apoio aos protestos no dia 7 de setembro.


Caminhoneiros em diferentes pontos do país agora estão divididos em relação às manifestações agendadas por grupos bolsonaristas para o dia 7 de setembro.

Para lideranças mais antigas da categoria, que comandaram paralisações anteriores, os caminhoneiros precisam manter o foco e se mobilizarem para fazer a defesa de seus pleitos, em especial a mudança na política de preços de combustíveis e a defesa dos pisos mínimos para o frete -bandeiras não contempladas, avaliam, pelo movimento em curso.

As manifestações na semana da pátria têm como metas apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), fazer oposição aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e defender a volta do voto impresso.

Esse grupo argumenta que foi traído pelo agronegócio após a grande paralisação em 2018 e não teria razões para apoiar fazendeiros e pecuaristas, que estão entre incentivadores da mobilização e buscam a adesão dos caminhoneiros. Mas mesmo essa parcela já admite que a decisão de participar ou não vai acabar sendo individual, pois novos grupos de caminhoneiros têm defendido a adesão por convicções políticas, rachando a categoria.

Entre esses novos manifestantes, que já confirmam sua participação, a pauta mais econômica não existe ou se tornou difusa. Essa parcela da categoria defende que aderir é um dever cívico.
Odilon Fonseca, de Confresa (MT), por exemplo, afirma que a maioria dos caminhoneiros de sua região apoiam o protesto. Segundo ele, a ideia é que as manifestações comecem a mobilização em 7 de setembro e sigam nos dias seguintes. Ele diz que irá para Brasília de carro se manifestar, pedindo a troca dos ministros do STF.

Fonseca afirma não reconhecer quem se diz líder da categoria dos caminhoneiros autônomos e rejeita as pautas apontadas como prioritárias para os caminhoneiros. Na sua avaliação, a tabela do frete, caso fosse adotada, até iria prejudicar os caminhoneiros autônomos, que perderiam espaço para as transportadoras de profissionais contratados.

Fonseca diz esperar apoio do agronegócio nas manifestações, em especial na organização de acampamentos e alimentação de quem estiver em Brasília.

O caminhoneiro Marinaldo Machado, por sua vez, diz estar organizando a paralisação nas cidades de Ponta Grossa e Wenceslau Braz, no Paraná. Conta que, além de caminhoneiros, há empresários e fazendeiros juntos na greve.

Segundo Machado, o movimento acontecerá em todas as capitais e em algumas cidades do interior. Nas estradas, deverão circular apenas ambulância, caminhões com carga viva e rações, bem como automóveis pequenos.

O caminhoneiro diz que, no país, está confirmado o fretamento de mais de 500 ônibus com destino a Brasília. O financiamento para viagem é feito localmente, por vaquinhas, segundo ele.
Janderson Maçanero, caminhoneiro de Itajaí (SC) conhecido como Patrola, diz que a pauta do dia 7 de setembro não tem mesmo relação com os pedidos dos caminhoneiros, mas que, ainda assim, ele deve se manifestar. “Acho que é necessária alguma movimentação no STF e a implantação do voto auditável”, afirma.

A adesão dos caminhoneiros ganhou nova abordagem após a divulgação do vídeo com a convocação para os atos feita pelo cantor e ex-deputado Sérgio Reis, que também têm apoio de parte do agronegócio.

Ao menos dois líderes caminhoneiros afirmam ter recebido ligação de Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil (associação de produtores de soja), pedindo apoio para as manifestações nos últimos meses.

A casa de Galvan foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal, após mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) que investiga a participação do empresário no financiamento das manifestações.

Vários representantes, por outro lado, ainda tentam dissociar os caminhoneiros do movimento. Marcelo da Paz (do grupo de caminhoneiros que atua no Porto de Santos), Nelson de Carvalho Júnior (de Barra Mansa, no Rio de Janeiro) e Wallace Landim, mais conhecido como Chorão, devem se reunir em Brasília no dia 18 de setembro para debater as pautas da categoria.

Eles dizem que a realização do encontro após a semana da pátria mostra que não há vinculação do grupo com os atos políticos. Segundo Marcelo da Paz, é possível que ali seja, de fato, deliberada uma paralisação nacional.

Marconi França, líder do grupo em Pernambuco, diz ter recebido o contato há cerca de três meses e ter negado o apoio argumentando que a categoria é apartidária. “O que eles querem é dar um golpe na democracia, e isso não vamos aceitar,” diz França.

Ronaldo Lima, caminhoneiro do Mato Grosso, diz que a grande paralisação de 2018 foi feita a partir da união dos caminhoneiros e do agronegócio.

Porém, afirma, os caminhoneiros se sentiram traídos após a greve porque os empresários entraram com uma ação no STF questionando a constitucionalidade dos pisos mínimos de frete, uma das contrapartidas do governo do então presidente Michel Temer para encerrar os protestos.

Lima afirma que uma paralisação seria interessante para a categoria, mas desde que ela fosse discutida com todas as lideranças e colocasse em pauta os pedidos do grupo, o que não estaria acontecendo na manifestação do dia 7.

Em nota, a Aprosoja Brasil disse que não possui qualquer ligação com os atos, não responde nem financia os atos e repudia qualquer publicação que vincule a associação a movimentos violentos ou ilegais.

A reportagem tentou entrar em contato com Galvan, presidente da entidade, mas não teve retorno.

Depois de término, Luisa Sonza posa biquíni e com amigos e diz: "melhor sozinha".

A cantora e compositora Luisa Sonza passou o fim de semana com os amigos, após o anúncio do término de seu namoro com Vitão na última sexta-feira, 20 de agosto. Com as fotos que publicou em suas redes sociais, escreveu uma referência à sua música: “eu sou bem melhor sozinha”.

De acordo com ela, seu relacionamento chegou ao fim por causa da pressão da internet. “Eu não queria o término, mas entendo que fica difícil qualquer relação se manter em meio à pressão e ao ataque que vivemos nos últimos tempos”, disse em entrevista ao jornalista e blogueiro Hugo Gloss.

A cantora pediu ao público: “preciso que vocês entendam o quanto vocês afetam na vida pessoal das pessoas e o quanto vocês podem destruir a saúde mental e a vida delas”. Luísa afirmou que os dois fizeram o que podiam para manter o namoro, mas não funcionou.

No domingo, 22, fez um desabafo e agradeceu ao apoio dos fãs nas redes sociais. “Eu estou tão cansada, quando acho que minha vida vai ficar de boa finalmente, algo acontece e fico mal de novo. Ainda bem que eu tenho vocês. Espero tê-los pelo resto da vida. Acho que meu propósito de vida é só eu e vocês mesmo”, refletiu.

Ela ainda revelou seu medo de não conseguir dar seu melhor após as situações que está enfrentando. “Eu prometo que vou tentar passar por cima, de novo. Eu sei que tem gente que se inspira em mim e na minha força. Só que eu não sei se tenho mais força para dar. Estou com medo de ser fraca”, continuou.

A artista finalizou com uma promessa aos fãs: “Eu prometo ser o melhor que eu puder sempre. Mesmo que às vezes o meu melhor não seja o suficiente, espero que vocês saibam que eu tentei”.


Fonte:  O POVO ONLINE.

Governador libera subsídio para custeio de entrada da casa própria a 2.371 famílias


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (23) a homologação dos primeiros projetos da nova modalidade do Casa Fácil Paraná, programa que concede subsídios a famílias que adquirirem imóveis financiados pelo Governo Federal. Nesta primeira etapa, 2.371 famílias já poderão pleitear os recursos, de R$ 15 mil por imóvel, para custeio do valor de entrada da casa própria.

Os 24 projetos aprovados até o momento foram elaborados por construtoras no âmbito do programa Casa Verde e Amarela, com financiamento da Caixa Econômica. Ao todo, são 4.245 imóveis, totalizando R$ 614 milhões em investimentos pelas construtoras. A contrapartida do Governo, com recursos do tesouro estadual, é de R$ 35,6 milhões para o valor de entrada.

“Essas casas serão construídas e repassadas para a população que mais precisa e que há muito tempo luta para ter seu sonho realizado. Além de realizar o sonho das pessoas que querem ter o seu lar, esse programa ajuda na geração de empregos diretos e indiretos. O Casa Fácil impulsiona a economia e ajuda as pessoas a concretizar esse grande sonho”, afirmou o governador.

Um dos objetivos do programa é reduzir o déficit habitacional do Estado, que atualmente é de 322 mil casas, segundo o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS), realizado pela Cohapar. Das famílias que integram esse indicador, 90% têm renda de até três salários mínimos – recorte contemplado pelo Casa Fácil.

“Com esse programa, serão 30 mil unidades contempladas pelo valor de entrada. Nossos outros programas, como o Condomínio do Idoso e o Nossa Gente, devem construir cerca de 10 mil unidades. Assim, a gente imagina poder reduzir esse déficit de 322 mil para 280 mil famílias. Um pequeno avanço que vai, com certeza, melhorar a vida de muitas pessoas”, pontuou Jorge Lange, presidente da Cohapar.

MUNICÍPIOS – Doze cidades foram contempladas pela primeira leva de empreendimentos homologados: Apucarana, Cascavel, Ibiporã, Jaguariaíva, Leópolis, Loanda, Londrina, Maringá, Mauá da Serra, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

“Todo ser humano quer ter uma casa, e com esse investimento da Cohapar nós vamos poder beneficiar muitas famílias do nosso município”, endossou o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff. Na cidade, serão 40 famílias beneficiadas pelo programa, com R$ 600 mil em investimentos.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, reforça que o incentivo de R$ 15 mil ajuda a realizar o sonho de todo brasileiro, que é sair do aluguel e garantir sua casa própria. “Muitos deixam de casar porque não têm onde morar, ou casam e vão morar no fundo da casa dos pais. Esse incentivo é uma solução inteligente que vai beneficiar milhares de paranaenses”, explicou.

Neste primeiro lote de empreendimentos, Londrina é a cidade com maior número de moradias contempladas pelo programa estadual: são 821 unidades em oito projetos, somando investimentos de R$ 12,3 milhões no município. “Obras como essas, no caso de Londrina, vão gerar milhares de empregos e movimentar a economia da cidade. Quem ganha é a população”, acrescentou o prefeito.

COMO FUNCIONA – Construtoras com projetos habitacionais vinculados ao programa Casa Verde e Amarela podem se habilitar em um Chamamento Público da Cohapar para oferecer os benefícios do Governo do Estado nos empreendimentos a serem construídos. Aqueles aprovados serão disponibilizados aos cidadãos inscritos no cadastro de pretendentes da companhia nos respectivos municípios, desde que cumpram os requisitos do programa Casa Fácil Paraná.

Podem pleitear o desconto de R$ 15 mil famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que não possuam casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. As inscrições devem ser feitas no site http://www.cohapar.pr.gov.br/cadastro, onde os interessados vão preencher uma ficha com dados pessoais, financeiros e de composição familiar, além de escolherem o município de interesse.

Caso haja empreendimentos disponíveis para a cidade de escolha no momento do cadastro, constará uma opção para manifestação de interesse no empreendimento. Projetos que sejam aprovados após a inscrição serão divulgados a todos os inscritos via telefone e e-mail informados na ficha cadastral.

A aprovação do subsídio dependerá de uma análise preliminar da Cohapar acerca do enquadramento dos candidatos. Também serão necessárias a aprovação de crédito do financiamento junto à Caixa Econômica e a negociação das condições de compra com a construtora responsável, conforme já acontece nos processos normais de aquisição de moradias do Casa Verde e Amarela.

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA – Com orçamento total de R$ 450 milhões, a meta do Casa Fácil Paraná é facilitar a aquisição da casa própria a cerca de 30 mil famílias, em parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada. O programa foi idealizado para atender pessoas que compõe a maior parcela da população sem moradia, e cuja dificuldade financeira para pagamento da entrada constitui o maior obstáculo para a conquista da casa própria.

Além do impacto social positivo às famílias diretamente atendidas, a modalidade deve atrair cerca de R$ 3,5 bilhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as obras, com expectativa de geração de aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos na indústria da construção civil.

Confira a RELAÇÃO completa de empreendimentos já liberados. O número de imóveis corresponde à cota disponível para concessão de subsídios da Cohapar em cada projeto.

PRESENÇAS – Compareceram ao evento o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Beto Preto (Saúde) e Marcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia Legislativa), Alexandre Curi, Tiago Amaral, Cobra Repórter, Evandro Araújo, Tercilio Turini, Maria Vitória, Gugu Bueno e Romanelli; os prefeitos de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; de Jaguariaíva, Alcione Lemos; de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior; de Ibiporã, José Maria Ferreira; de Leópolis, Alessandro Ribeiro; de Maringá, Ulisses Maia; de Cascavel, Leonaldo Paranhos; de Umuarama, Celso Pozzobom; de Paranavaí, Delegado Kiq; e de Loanda, Zé Maria; além de representantes das construtoras contempladas pelo programa.

Fonte: CGN.

Criptografia da urna eletrônica será feita pela Abin.


A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) renovou um contrato milionário com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a segurança das urnas eletrônicas. O acordo de cooperação mútua entre o órgão ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Justiça Eleitoral, no valor de R$ 2.455.140,00, mantém uma antiga parceria. Há 23 anos a agência atua no apoio à realização de eleições.

Na contramão da antiga aliança, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, usou as redes sociais para atacar o modelo atual de urna e defender a proposta do voto impresso, bandeira do presidente Jair Bolsonaro, derrubada pela Câmara dos Deputados no último dia 10. “Voto auditável significa evolução das urnas eletrônicas e segurança ao pleito eleitoral”, escreveu Ramagem no Twitter. “Assegura integridade e transparência aos resultados do sufrágio universal. Compromisso com a representatividade popular e a democracia. Eleições democráticas com contagem pública dos votos.”

A publicação foi feita no dia 1.º de agosto, logo após um final de semana de manifestações bolsonaristas em defesa do voto impresso. Os eventos contaram com a presença de Bolsonaro, que, em discurso inflamado, afirmou que sem o comprovante do voto em cédula de papel não haveria eleição em 2022.

Assinado em 27 de maio, o termo do contrato entre a Abin e o TSE prevê apoio, orientação e técnicos e especializados, por parte da agência, nas áreas de criptografia, segurança de hardware e das comunicações, segurança e auditoria de sistemas de votação, segurança física e computação forense.

Ligado à família Bolsonaro, o atual diretor da Abin foi o pivô, em abril de 2020, do rompimento do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com o presidente. Bolsonaro decidiu nomear Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal sem ouvir Moro. A nomeação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob suspeita de que poderia atuar na instituição em defesa de interesses do presidente.

A tentativa frustrada de entregar o comando da PF a Ramagem foi atribuída a Carlos Bolsonaro, filho do presidente, que se tornou amigo dele durante a campanha de 2018. Na disputa eleitoral, Ramagem coordenou a segurança de Jair Bolsonaro após a facada sofrida pelo candidato em Juiz de Fora (MG). Procurado pela reportagem, ele não respondeu às tentativas de contato.

A parceria entre a Abin e o TSE vai além de acordo pontuais. Em resposta ao Estadão via Lei de Acesso à Informação, o GSI afirmou que, desde 1998, a Abin elabora o código-fonte de algoritmos para uso exclusivo do tribunal em eleições – a função desse produto é cifrar dados – e realiza a assinatura do software dos arquivos de resultado das votações. Além disso, outros serviços de criptografia são oferecidos para garantir a segurança das urnas eletrônicas, dos softwares do TSE e das informações de funcionários do órgão.

A tecnologia criptográfica é fornecida integralmente pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc), área da Abin responsável por desenvolver programas e ferramentas que garantem a transmissão segura de informações do governo federal. Nessa parceria que já dura 23 anos, José Carrijo, servidor aposentado da Cepesc, foi o elo entre a agência de inteligência e a Justiça Eleitoral.

Em 1995, Carrijo atuava como coordenador de criptografia da Abin. Naquele ano, ele foi convidado para comparecer à reunião no TSE na qual se discutiu o desenvolvimento da urna eletrônica. Anos depois, o tribunal firmou parceria com a agência de inteligência e Carrijo se tornou o responsável por coordenar a equipe que realiza os processos de cifrar e assinar os arquivos da urna eletrônica durante as eleições. “A urna eletrônica é um projeto brasileiro, robusto, de excelente qualidade técnica, desenvolvido e aprimorado pelo TSE a cada pleito eleitoral”, afirmou. “Ela tem o objetivo de assegurar o voto do eleitor.” 

Foto: jornal O Estado de S. Paulo.

Afastado por Doria, coronel da PM comandava no interior tropas com 5 mil homens.

O governo de São Paulo determinou o afastamento preliminar do chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda, que vem convocando seus “amigos” para a manifestação do dia 7 de Setembro, em Brasília. Uma reunião do comando geral da PM foi convocada para esta segunda-feira e pode determinar outras punições a Lacerda, aguardado no encontro para apresentar sua defesa.

A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 23, após o Estadão revelar as publicações do coronel, que até agora tinha sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7. Em suas postagens, o oficial afirma que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é “covarde”, que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é uma “cepa indiana” e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, é qualificado como beneficiário de um esquema “mafioso”.

“A Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que o coronel Aleksander Toaldo Lacerda foi afastado preliminarmente das suas funções à frente do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7). A Corregedoria da instituição, que é legalista e tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País nela expressos, analisa as manifestações recentes do oficial, que foi convocado ao Comando Geral para prestar esclarecimentos”, diz a nota assinada pelo coronel Fernando Alencar Medeiros, comandante-Geral da PM, divulgada nesta segunda. São proibidas manifestações político-partidárias por parte de integrantes da corporação, e Lacerda acabou afastado do cargo de chefia por indisciplina.

“Aqui no Estado de São Paulo nós não teremos manifestações de policiais militares na ativa de ordem política”, afirmou o governador João Doria em entrevista coletiva esta manhã.

As manifestações do coronel são o mais forte episódio de contaminação do bolsonarismo na PM paulista, pois envolvem um comandante da ativa – o que, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão, pode configurar transgressão disciplinar. Elas acontecem em meio à crescente tensão no País com a convocação dos atos do 7 de Setembro. Além dele, militares bolsonaristas da reserva em Estados como Ceará e São Paulo, têm convocados veteranos da PM para os atos. Esse é o caso do coronel Ricardo Mello Araújo, diretor do Ceagesp, que gravou um vídeo em sua conta do Instagram convocando veteranos da Rota.

Ao contrário dos integrantes da ativa, os homens da reserva podem participar de manifestações. O medo de ruptura ligada às PMs faz parte do cenário traçado por oficiais generais e ex-ministros da Defesa como Raul Jungmann, conforme revelou o Estadão. O temor é que Bolsonaro use as PMs para tentar uma ruptura e melar as eleições de 2022. No sábado, 21, os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciaram um encontro, hoje, entre 24 governadores para discutir a defesa das instituições democráticas.

Posts

O coronel Lacerda fez suas manifestações em sua conta no Facebook. Após a Secretaria de Segurança ser procurada anteontem pela reportagem, o coronel fechou ontem a conta para desconhecidos. Até então, tudo era público. Em 16 de agosto, postou: “Liberdade não se ganha, se toma. Dia 7/9 eu vou”. No dia 20, o coronel publicou mensagem na qual é dito que “nenhum liberal de talco no bumbum” consegue “derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil”. “Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete”. Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: “caldo vai esquentar”.

Sobre o senador Pacheco, escreveu, ao compartilhar a notícia de que ele se recusara a levar adiante o pedido de Bolsonaro de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes: “Covarde! Honre seu Estado, que nos deu Tiradentes, JK, Tancredo e tantos outros”. Doria foi retratado como travesti em montagem ao lado dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-PA), Humberto Costa (PT-PE) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamados de “cepas indianas prontas para acabar com o Brasil”. No dia 18, o coronel compartilhou post do ex-senador Magno Malta no qual pergunta se os ministros Moraes e Luís Roberto Barroso vão punir “Doria e Zé Dirceu”, igualando a situação do governador com a do líder petista.

O coronel agia principalmente por meio do compartilhamento de publicações de blogueiros e de parlamentares bolsonaristas. Ao todo, o Estadão contou 397 publicações de caráter político e partidário entre os dia 1º e 22 de agosto. Foram 152 delas com campanhas bolsonaristas, como a do voto impresso, por meio de posts de deputados como Carlos Jordy (PSL-RJ) e Filipe Barros (PSL-PR), o relator da PEC do Voto Impresso, derrotada na Câmara.

Também havia publicações sobre o Movimento Brasil Livre (MBL), chamado de “PSOL infantil” com uma foto do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é chamado de “molusco”, “corrupto” e “mais perigoso sem tornozeleira do que Bolsonaro sem máscara”.

O coronel publicou ainda 148 críticas e ofensas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seus ministros. O coronel disse em 5 de agosto: “Sinto nojo do STF”. Alexandre de Moraes é retratado em uma publicação como um bigode do ditador Adolf Hitler.

Já o ministro Barroso é visto em uma montagem vestindo um uniforme da polícia secreta de Stalin, a NKVD, por sua atuação à frente do TSE. Por fim, o coronel fez publicações contra o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Edson Fachin, chamado de “vergonha” e com a hashtag #forafachin.

Em outra postagem, o coronel se diz “100% com Sérgio Reis”. O cantor foi alvo de busca e apreensão determinada pelo ministro Moraes por incitar caminhoneiros e ruralistas para a manifestação do 7 de Setembro pelo impeachment de ministros do STF e pelo voto impresso. “Se em 30 dias não tirarem aqueles caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser”, disse Reis. Ele também afirmou que os caminhoneiros iam parar o País por 72 horas. “Ninguém anda no País, não vai ter nem caminhão para trazer feijão para vocês aqui dentro.”

Paulista

Além de Brasília, está previsto outro protesto bolsonarista no dia 7, na Avenida Paulista, em São Paulo. Ontem, o governo paulista informou que cumprirá decisão judicial que decidiu que o lugar, disputado também pela oposição, será ocupado por bolsonaristas. Em grupos de WhatsApp de PMs foram compartilhadas mensagens que preveem envio de 82 ônibus e 16 vans do interior para a capital.

Em nota, a PM informou ser “uma instituição de Estado legalista, que tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País”. “Postagens e opiniões expressadas por PMs em contas privadas de redes sociais, eventos oficiais públicos e na mídia em geral, quando atentarem contra as normas vigentes e tomarem contornos de ilegalidade, serão punidas com rigor. O conteúdo citado pela reportagem passa por análise criteriosa da Corregedoria.” O Estadão não conseguiu localizar o coronel. Para Lacerda, a fala de Reis era mero exercício da liberdade de expressão. Após fechar sua página, ele publicou uma foto com a imagem de um guerreiro cruzado.

Fonte: CGN.