Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 4 de maio de 2024

04/05/2024 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Enquanto prefeito grava vídeo ressaltando a importância do trabalho e dos trabalhadores, santa-marienses se perguntam, CADÊ O PARQUE INDUSTRIAL?

Nesta semana o prefeito municipal Oscar Delgado gravou um vídeo, aonde o mesmo ressalta a importância do dia do trabalhador e a importância de todos os trabalhadores.

 

Sendo que neste vídeo o prefeito municipal ainda fala da importância do jovem e das mulheres no mercado de trabalho e comenta sobre as servidoras públicas.

Fato interessante, pois a própria prefeitura de Santa Maria do Oeste, comandada pelo Prefeito Oscar do Partido dos Trabalhadores, nos meses de janeiro a março, pagou a alguns servidores públicos, inclusive mulheres, menos de um salário mínimo, necessitando de várias matérias deste Blog para que um projeto de lei fosse feito pelo executivo para readequar o salário destes servidores ao mínimo legal previsto na Constituição Federal, que na verdade é direito básico de todo trabalhador,

 

E a Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste nem sequer uma nota oficial de desculpa a estes servidores fez, será que estes servidores públicos que foram por um determinado período prejudicados não merecem respeito? Não merecem desculpas por parte do executivo pelo seu erro?

 

E as perguntas que a população envia ao Blog do Beto não param por aí, pois nos indagaram como esta o famoso parque industrial? promessa de campanha do Prefeito Oscar para geração de emprego e renda para as famílias santa-marienses, será que ficará somente na promessa mesmo? Assim como a Faculdade de Medicina que o prefeito Oscar tanto falava e gravava até lives para anunciar, e hoje em dia nem comenta mais sobre, ou o lago municipal?

 

As promessas para a população foram muitas e o prazo do mandato do prefeito Oscar está quase se encerrando, será que ele conseguirá a tempo executar todas estas promessas, ou somente ficaram como palavras ao vento? Enfim isso somente o tempo nos dirá, até dezembro de 2024 a população descobrirá o que é verdade e o que é apenas promessa, envolta de politicagem!

Fonte: Redação por Roberto Gonzaga.

Assista na íntegra abaixo o vídeo postado pelo prefeito Oscar em suas redes sociais sobre os trabalhadores: 


Menino de três anos morre ao tocar em extensão de energia.


Um menino de três anos, identificado como João Lucas, morreu eletrocutado na sexta-feira (3) no bairro Cariri, em Campo Maior, cidade que fica 84 km ao Norte de Teresina.

Conforme o coronel Etevaldo Alves, comandante da Polícia Militar da cidade, o acidente aconteceu por volta de meio-dia, quando a criança tocou em uma extensão elétrica na casa onde morava com os pais.


Ele levou uma forte descarga elétrica, percebida rapidamente pela família, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu em decorrência do choque.

Fonte: G1.com

Jovem de 19 anos é preso em praça do Paraná, acusado de praticar estupro.


Um jovem de 19 anos de idade foi preso na noite dessa quinta-feira (02), em Ponta Grossa. 

A equipe policial realizava patrulhamento na praça Barão de Guaraúna, na região central, quando abordou o jovem e, em consulta ao Sistema, constatou o mandado de prisão em seu desfavor pelo crime de estupro. 

Os policiais encaminharam o suspeito para o sistema prisional para as providências. 

Fonte: Portal aRede.

Corpo de idoso morto em acidente é liberado do IML após quase 4 meses.


Será sepultado neste sábado (04), no cemitério de Novo Horizonte, Marechal Rondon, o corpo de Arno Pedro Eberhardt, de 78 anos.

Ela foi vítima de um acidente ocorrido no dia 05 de janeiro, na BR-163, em frente ao distrito.

Arno, que era o condutor de um Ford KA, deixou o acesso secundário de Novo Horizonte, e quando entrou na rodovia foi atingido em cheio por uma Carreta Bitrem, da cidade de Xanxerê – Santa Catarina, que estava carregada.

O KA ficou preso no veículo pesado, foi arrastado por 211 metros, segundo medição oficial da PRF que atendeu o acidente, e depois os dois incendiaram.

Como o corpo foi carbonizado, o IML coletou material e enviou para o Laboratório Central, em Curitiba, para realizar exame de DNA, o qual foi concluído.

Sendo assim, a família enlutada, depois de quase quatro meses, foi autorizada a fazer o velório e sepultamento.

Neste momento, um serviço da funerário está indo buscar o corpo no IML de Toledo, para ser velado.

Neste sábado (04), as 9 horas, haverá celebração de corpo presente na Igreja Católica de Novo Horizonte e, logo após, o sepultamento no cemitério daquele distrito.

Fonte: Rádio Difusora via Portal Nova Santa Rosa

Carreta tomba após saída de pista na BR-163.


Um acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira (03), na BR-163 em Mercedes. O sinistro aconteceu no acesso ao Loteamento Dillemburg.

Conforme apurado no local, uma carreta carregada com areia seguia pela rodovia sentido Guaíra/Marechal Rondon, quando teve um problema mecânico e o veículo pesado ficou desgovernado.

A carreta saiu da pista, desceu um barranco e invadiu uma lavoura, onde o reboque acabou tombando. A carga de areia ficou espalhada.

O condutor da carreta, que tinha como destino Marechal Rondon, não se feriu.

Fonte: Ponto da Notícia.

Motociclista é levado ao hospital após se perder em curva e cair da moto.


De acordo com informações de testemunhas, a vítima seguia sentido à capital, quando se perdeu numa curva, caindo fora do asfalto.

“Eu vinha na mão contrária e parei pra chamar o socorro. Tô aqui esperando pra dar assistência pra ele, porque ele tá sozinho. Ele tava indo trabalhar, mas acho que acelerou um pouco mais na descida e se perdeu na curva”, contou Isomar, uma testemunha do ocorrido."

Por sorte, a vítima teve ferimentos leves e foi encaminhado até o hospital pela ambulância do Siate.

Fonte: Banda B.

Casal morre após carro ser arrastado por correnteza no Paraná.


Um casal morreu, nesta sexta-feira (3), após o carro em que eles estavam ser arrastado por uma correnteza no município de Bela Vista da Caroba, no sudoeste do Paraná.

O que aconteceu

Veículo foi levado por um rio no na comunidade de Lajeado Bonito. O filho do casal conseguiu escapar e acionou as autoridades para resgatar o pai e a mãe. Ele deu entrada na unidade de saúde do município. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Fonte: UOL.com

Governador Ratinho Jr. anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos no Paraná.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (3) algumas mudanças na equipe de secretários estaduais e em outras estruturas do Governo do Estado, em função da desincompatibilização dos secretários que planejam disputar o pleito deste ano.

As alterações estão no comando das pastas da Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. Também há trocas na Controladoria-Geral do Estado, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As mudanças vão ocorrer durante o mês maio.

A procuradora Leticia Ferreira da Silva será a nova controladora-geral do Estado. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ela iniciou carreira em 1996, foi procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá e também foi procuradora-geral do Estado na primeira gestão.

O então secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, vai para a Fazenda. Economista e técnico agrícola por formação, ele também possui especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Ortigara é servidor público da Seab desde 1978, onde ocupou as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, diretor e diretor-geral até chegar ao posto de secretário, de 2011 a abril de 2018 e de janeiro de 2019 a maio de 2024. 

O novo secretário de Agricultura e do Abastecimento será Natalino Avance de Souza, que era diretor-presidente do IDR-Paraná. Ele terá como meta continuar os programas de atendimento à agricultura familiar e cooperativismo, proteção de nascentes e do solo, além da defesa agropecuária, áreas em que o Paraná é destaque mundial.

Ex-secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, que é doutor e mestre em Economia e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, além de bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai para a diretoria financeira do BRDE. Na Fazenda, ele ajudou a implementar o Profisco II, programa de modernização da gestão fazendária, e apoiar o crescimento do superávit orçamentário.

O cargo no banco, que bateu recorde de financiamentos em 2023, era ocupado por Wilson Bley Lipski, que agora assumirá a Sanepar. Formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná e pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos em Direito Contemporâneo, Lipski também presidiu o BRDE entre novembro de 2021 e fevereiro de 2023, além de ter sido superintendente do Paranacidade, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e conselheiro da Agência de Fomento do Estado do Paraná.

Ex-diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile assumirá a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Ele presidia a companhia de saneamento desde janeiro de 2019. Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel e pós-graduado em Sustentabilidade do Território Urbano Paranaense na França, também possui especializações em Direito Administrativo e Direito Processual Civil. Ele ainda foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cascavel e diretor Administrativo-Financeiro do Paranacidade. 

Na Secretaria das Cidades, quem assume é Camila Mileke Scucato, que presidia o Paranacidade. Engenheira Civil formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ela também possui MBA em Sistema de Gestão Ambiental e pós-graduação em Direito Ambiental pela mesma instituição. Ela está desde 2010 no Paranacidade, órgão vinculado à Secid. O então secretário Eduardo Pimentel volta para a Prefeitura de Curitiba. 

Na Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel será substituído por Alex Canziani, que presidia o Instituto de Desenvolvimento de Londrina. Ele foi deputado federal e secretário de Estado em 1999. É bacharel em Direito. 

Na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, o novo secretário será Everton Souza, que era diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), que agora será ocupado por José Luiz Scroccaro, até então era diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do órgão. Eles darão continuidade às ações ambientais que colocaram o Paraná como exemplo global de sustentabilidade.

O ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, vai assumir a Fomento Paraná. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira desde 2019, e ajudou a expandir o atendimento no microcrédito pelo Interior, vai assumir um cargo do BRDE.

Fonte: AEN.

Saúde estadual do Paraná alerta sobre o vírus sincicial que causa infecções respiratórias.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu nesta sexta-feira (3), no Auditório do Hospital Universitário de Maringá, no Noroeste, a capacitação “Infecções Respiratórias Agudas na Infância, do atendimento básico à Unidade Terapia Intensiva (UTI)”. O aperfeiçoamento reuniu 125 médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e hospitais de 30 municípios que compõem a 15ª RS. Um dos temas tratados foi o vírus sincicial.

A Sesa alerta para a sua circulação já que, apesar de mais intenso no inverno, quando pode causar epidemias, o vírus também está presente em outras estações do ano, com a possibilidade de ocasionar surtos. Nesta região, segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da pasta, Maria Goretti Lopes, há uma concentração de casos nos extremos das faixas etárias, sendo acometidas crianças e idosos por problemas respiratórios. 

“O público infantil requer uma atenção especial. O aumento de casos de SRAG por VSR foi observado desde o final do ano de 2022. E como esperado, pela história da doença, esses casos são em sua maioria, em crianças menores de quatro anos de idade. Por isso reforçamos a importância dos cuidados. Os pais devem observar os sinais, se a criança está enfrentando dificuldades em respirar”, alertou Maria Goretti Lopes.

SINTOMAS – Coriza, tosse leve e, por vezes, febre. Esses são os sintomas da maioria das crianças infectadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos maiores causadores de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo bebês. Ele é um dos vilões causadores de muita dor de cabeça e correria para pais que lidam com os cuidados e tratamento das crianças.

No Paraná, já foram notificados, desde janeiro deste ano, 6.455 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes 1.596 (24,8%) foram em menores de 5 anos. Somente por vírus sincicial foram 273 casos (17,1%) nessa faixa etária. Esse número é referente apenas aos internamentos registrados em decorrência da infecção.

“A maioria das crianças infectadas tem apenas sintomas leves, geralmente semelhantes aos de um resfriado comum, mas em menores de 2 anos a infecção pode evoluir para casos mais graves e ser responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias”, explicou Maria Goretti.

VIGILÂNCIA – O monitoramento no Estado é feito por meio das Unidades Sentinelas (US), onde se coletam amostras clínicas, dentro da semana epidemiológica, de casos atendidos nessas unidades. A partir da coleta são realizados o diagnóstico e também estudos complementares dos vírus identificados, como influenza, SARS-Cov-2 e o próprio VSR.

Os registros dos resultados de diagnósticos laboratoriais são inseridos no Sivep-Gripe, conforme os fluxos locais estabelecidos.

CUIDADO REDOBRADO – Bebês com menos de seis meses de idade que estão sendo amamentados, principalmente prematuros, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade e cardiopatas representam os grupos de maior risco para desenvolver infecção respiratória mais grave, necessitando de internação em 10% a 15% dos casos.

Como ainda não há uma vacina capaz de prevenir o vírus, a imunoglobulina (anticorpos) é responsável por induzir a imunização passiva contra o VSR. O medicamento Palivizumabe é um anticorpo monoclonal indicado para aumentar a proteção contra os quadros graves de infecções respiratórias causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças nascidas prematuramente ou com comorbidades. A medicação é disponibilizada pela Sesa às 22 Regionais de Saúde para administração nos polos de aplicação.

A administração do medicamento ocorre entre os meses de abril e agosto (período de sazonalidade) em crianças que cumprem alguns critérios, como prematuros nascidos com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas e 6 dias e com idade inferior a 1 ano (até 11m e 29 dias).

Fonte: AEN.

Marco Legal dos Games é sancionado pelo Presidente Lula.


O Presidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou, em suas redes sociais, que sancionou o Marco Legal dos Games. O projeto, que havia sido aprovado na Câmara recentemente, estabelece bases legais para atividades de games no Brasil, e promete impulsionar o crescimento do mercado no país.

Com o projeto aprovado, o desenvolvimento de games passa a ser encarado como atividade cultural, legalmente falando. Assim, a indústria poderá aproveitar de incentivos fiscais por meio da Lei do Audiovisual e Lei Rouanet.

O Marco também deve trazer investimentos estrangeiros para estúdios independentes: empresas poderão ter abate de até 70% em impostos ligados a licenciamento e produção, mas terão de investir em desenvolvedores nacionais para isso.

"A expectativa do setor com a sanção é que possamos ver os investimentos e as oportunidades na área multiplicadas. É estimado que no intervalo dos próximos três anos, vamos ver a entrada de 200 a 300 milhões de reais anuais em investimentos privados no setor, a multiplicação na base de duas a três vezes do volume total de empregados no setor na próxima década, e, portanto, a criação de oportunidades que colocam o Brasil num patamar mais destacado no ciclo produtivo global", disse Márcio Filho, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto foi apresentado à Câmara em 2021 e foi votado pela priemira vez em 2022. Passando por várias alterações ao longo dos trâmites legais, como a inclusão e remoção de jogos no estilo Fantasy, o PL 2796 finalmente chegou a uma versão final e foi aprovado pela Câmara em abril de 2024.

Fonte: THE ENEMY.

TSE nega recurso de Bolsonaro e Braga Netto e mantém inelegibilidade de ambos por oito anos.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta sexta-feira (3), por unanimidade, um recurso apresentando pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto (PL) contra a condenação por abuso de poder durante as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.

Com a decisão, a Corte eleitoral manteve a inelegibilidade dos dois por oito anos. O julgamento, que termina às 23h59 dessa sexta-feira (3), acontece no plenário virtual. Nesse modelo, não há debates. Os ministros apenas registram seus votos. Todos já votaram e o placar está 7 a 0 contra Bolsonaro e Braga Neto.

O tribunal também referendou a aplicação de uma multa no valor de R$ 425,6 mil a Bolsonaro e de R$ 212,8 mil a Braga Netto, pela prática de conduta vedada a agente público.

Segundo o TSE, Bolsonaro e Braga Netto cometeram abuso de poder político e econômico ao misturar um evento oficial com um ato de campanha eleitoral.

O recurso dos dois foi feito por meio de um embargo de declaração, usado para esclarecer pontos de uma decisão judicial.

Concluído o julgamento na Justiça eleitoral, Bolsonaro e Braga Netto ainda poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). A CNN procurou os dois, mas ainda não recebeu retorno.

Fonte: CNN.

STF decide soltar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu soltar da prisão Mauro Cid , ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) ,na tarde desta sexta-feira (3). A liberação ocorre exatamente um ano após a sua primeira prisão, em 3 de maio de 2023.

Moraes concedeu a liberdade provisória de Cid mantendo medidas cautelares definidas no processo, como não falar sobre as investigações -- motivo que gerou a prisão em 22 de março.

"Além disso, em seu pedido de liberdade provisória, o investigado reafirmou a validade dos relatos prestados em sede policial e informou que, em liberdade, continuará contribuindo com as investigações", afirmou Alexandre de Moraes, em sua decisão.

O ministro ainda manteve integralmente o acordo de colaboração premiada firmado pelo militar com a PF.

A informação da liberdade de Mauro Cid foi antecipada ao blog pelo defensor do militar, Cezar Bittencourt. "Saiu a liberação do Cid. Ele sairá [da prisão] ao final da tarde", confirmou o defensor ao blog.

Desmaio ao ser preso

Cid foi preso no dia 22 de março durante depoimento à Polícia Federal (PF), após o vazamento de áudios em que atacou a corporação e o Supremo Tribunal Federal (STF). Á época, ele foi ouvido por cerca de 30 minutos por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, e desmaiou quando soube que seria preso novamente.

A ordem de prisão ocorreu porque o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro quebrou o sigilo da delação com a PF, homologada por Moraes, e falou sobre as investigações.

Nos áudios, Cid alegou a um interlocutor não identificado que o STF e a Polícia Federal (PF) estão com a narrativa pronta sobre as investigações, entre elas, a venda de joias recebidas de outros países e a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula.

“Eu vou dizer o que eu senti: eles já estão com a narrativa pronta deles, é só fechar e eles querem o máximo possível de gente para confirmar a narrativa deles. É isso que eles querem”, disse o tenente-coronel", disse na gravação.
Antes, Cid passou quatro meses preso em um batalhão, em 2023, quando era investigado na operação sobre a falsificação de cartões de vacinação de Jair Bolsonaro, parentes e assessores.

Sem promoção

Nesta semana, a alta cúpula do militar não promoveu Mauro Cid a coronel. em teoria, tornar-se coronel era uma possibilidade mesmo preso -- isso porque Cid ainda não foi condenado.

Caso seja condenado a mais de 2 anos por pena restritiva de liberdade, o tenente-coronel deixará de ser militar e seu salário será repassado à esposa, como acontece quando um militar morre.

Fonte: G1.com