Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 3 de março de 2024

03/03/2024 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Cachorro Pitbull, manso e morto com tiro no Santo Antônio, em Santa Maria do Oeste.

Cachorro morto a tiro veja a foto dele

Na madrugada deste Sábado, no bairro Santo Antônio em Santa Maria do Oeste, um cachorro da raça Pitbull, tomou um tiro e foi encontrado ao amanhecer sem vida.

Eu mesmo tive vários contatos com esse cachorro super manso, conversando com os vizinhos próximo de onde ele foi encontrado, dizendo que foi uma pura maldade.

Comentou também que seu neto pequeno brincava com o cachorro assim como os seus cachorrinhos pequenos, achando que foi uma pura maldade.

O boletim de ocorrência foi feito e vamos aguardar para termos mais informação.

Mulher da queixa de agressão de seu Convivente em Santa Maria do Oeste.

Data/hora/local: 02/03/2024 – 19h30min – Rural.

Descrição: A equipe foi solicitada pela pessoa feminina 19 anos, a qual relatou que seu convivente, 32 anos, após discussão teria agredido a vítima.

Onde o mesmo utilizou ambas as mãos para apertar seu pescoço vindo a sufocá-la, ainda segurou a mesma pelos braços e desferiu socos em seus braços e ombros em sequência ameaçou a mesma dizendo que atearia fogo na residência e nos pertences da vítima.

Diante da solicitação a equipe deslocou até o local sendo que o autor havia se evadido, foi realizado patrulhamentos e buscas em locais de prováveis destinos do autor porém não localizado até o momento.

Fonte Polícia Militar

Homem tem perfuração no rosto e na cabeça em Pitanga.


Data/hora/local: 03/02/2024 – 02h53min – São Basílio.

Descrição: No local, constatado o masculino,33 anos, apresentando aparente ferimento perfuro cortante na região da cabeça e seu rosto estava encoberto de sangue.

Outrossim, tinha lesões aparentes em suas pernas e pés, e estava com sinais visíveis de embriaguez, sendo odor etílico, olhos avermelhados, agressividade, fala confusa.

Estava descalço e sem camiseta, trajando uma bermuda. De pronto a equipe fez à abordagem do indivíduo. O tempo todo ele se mostrou passivamente resistente, acatando parcialmente algumas ordens da equipe, e não acatando outras.

Os agentes policiais acionaram o Samu para efetivar atendimento médico, tendo este, devido à demanda de acionamentos, demorado cerca de uma hora para chegar.

Neste interstício, o masculino proferia falas agressivas e desconexas, a equipe determinou que ele ficasse parado para resguardar a sua integridade física, bem como a de todos os presentes, se fazia presente no local a esposa e genitora do abordado.

Ele por algumas vezes se mostrou obstinadamente contrário às orientações e determinações, fazendo inclusive menções verbais e gestuais de agressão.

Os profissionais de saúde chegaram e realizaram o atendimento, conduzindo o paciente até o hospital.

A equipe policial ia iniciar a confecção do boletim quando foi acionada, dessa vez pelo hospital, relatando que o masculino estava agressivo dificultando o atendimento e o trabalho dos enfermeiros e da médica. De pronto, a equipe foi até o local, acompanhou os procedimentos.

Ele relutou para não ser tratado e recusou expressamente atendimento da equipe médica, sendo liberado para sua genitora e sua esposa. Em frente ao hospital, ele continuou agressivo, falando em alto tom e ofendendo profissionais de saúde e de segurança pública com palavras desconexas, dizendo que os profissionais eram incompetentes.

Convencido pelos familiares, foi até veículo particular com eles e seguiu destino a sua residência. O automóvel foi conduzido pela genitora. Por fim, feito patrulhamento na região do ocorrido com o objetivo de encontrar os supostos autores da lesão corporal, não se obtendo êxito.

Fonte Polícia Militar

Mulher pedi para o marido embriagado deixar casa e ele acaba agredindo a mesma em Manoel Ribas.

Data/hora/local: 02/03/2024 – 11h15min – Bela Casa II.

Descrição: A equipe policial foi acionada pela feminina, 30 anos, qual relatou que seu marido estaria cantando em um estabelecimento.

Que o mesmo quando chegou em sua residência embriagado, momento em que a vítima pediu para o autor retirar seus pertences da residência, pois a vítima não desejava mais permanecer no relacionamento.

Neste momento, a vítima relata que sofreu violência física por parte de seu marido. A vítima relata que vem sofrendo violência verbal e psicológica, que tem visto conversas de seu marido com mulheres casadas da cidade, que quando indaga o autor, este a humilha.

Realizada laudo de lesão, constatado as lesões relatadas pela vítima, orientou a equipe ao local onde estaria o autor, 30 anos, qual foi localizado, abordado, nada de ilícito identificado, relatado motivo da abordagem.

Dado voz de prisão pelo crime de lesão corporal – Violência Doméstica. Foi encaminhado para Policia Judiciaria para os procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Tragédia na noite de sábado: Colisão grave deixa motociclista ferido, em São Pedro Ivaí.

Um grave acidente envolvendo um automóvel e uma motocicleta deixou um homem ferido gravemente na noite de sábado (02), no centro de São Pedro do Ivaí, no Vale do Ivaí.

A colisão aconteceu por volta das 21h30 no cruzamento das ruas Domingos Della Rosa e Francisco de Mello Sobrinho.

O motociclista, morador do Porto Luar em São João do Ivaí, foi socorrido pela equipe de Saúde de São Pedro do Ivaí.

Após receber os primeiros socorros, ele foi encaminhado com ferimentos graves ao Hospital da Providência de Apucarana.

Segundo informações da equipe, ele estava consciente e orientado no momento do atendimento. A causa do acidente está sendo apurada.

Fonte: TN Online

Homem é esfaqueado pelo tio após reclamar de porcos que danificaram sua mina d’água, em Ivaiporã.

Um homem foi esfaqueado pelo tio na tarde de sábado (2), em Ivaiporã, no Paraná. A vítima após receber atendimento médico registrou boletim de ocorrência na sede da 6ª CIPM.

Conforme consta no boletim da PM, a briga teria começado por causa de porcos que escapavam da propriedade do tio e invadiam o sítio do sobrinho.

O sobrinho então foi até a casa do tio para reclamar dos porcos que, durante o dia teriam danificado sua mina d´água. O tio não gostou da conversa e partiu para cima do sobrinho com uma faca.

O sobrinho tentou se defender, mas foi atingido por facadas na mão esquerda e na perna direita. Ele precisou ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber sutura.

Após ser medicado, o sobrinho foi à Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para registrar o boletim de ocorrência. Ele foi orientado sobre os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte CGN

Carro é encontrado mais motorista continua desaparecido no Turvo.

Data/Hora/Local: 02/03/2024 – 17h28min – Centro.

Descrição: Compareceu no destacamento o masculino, o qual informou o desaparecimento de um masculino o qual trabalha como motorista da empresa.

Que está desaparecido desde a noite de ontem 01/03/2024, que estava utilizando o veículo VW gol de propriedade da empresa.

Que o solicitante utilizando o rastreador do carro conseguiu localizar o veículo abandonado as margens de uma estrada rural próximo ao bairro jardim Filadélfia, Turvo Pr.

Foi então deslocado juntamente com o solicitante até o local onde foi constatado o fato, onde o veículo gol estava aberto e sem chave de ignição, realizado buscas nas proximidades, porém masculino não foi localizado.

Entrado em contato com a polícia judiciária, o qual orientou que o veículo gol fosse entregue para o solicitante, que durante o atendimento da ocorrência, familiares do motorista entraram em contato com o solicitante relatando que ele é usuário de entorpecentes.

Diante dos fatos foram orientados quanto aos procedimentos.

Jovem fica ferida ao ser empurrada para fora de carro em movimento em Apucarana.

Uma jovem ficou ferida após ser empurrada pelo namorado para fora de um carro em movimento durante a noite deste sábado (2) em Apucarana, no norte do Paraná. A vítima chegou a ser arrastada por alguns metros pelo veículo após conseguir segurar na coluna central do veículo.

De acordo com a Polícia Militar (PM) a mulher foi socorrida por pessoas que passavam na rua, O corpo de bombeiros foi acionado e encaminhou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A mulher teria afirmando aos policiais que estava tendo uma discussão com o namorado no dentro do carro e quando eles passavam pela Avenida Minas Gerais, próximo a UNESPAR, o homem abriu a porta do carro em movimento e empurrou ela. Após ser arrastada por alguns metros, ela não conseguiu segurar mais e acabou ficando caída na rua.

Como consta no Boletim de Ocorrências (B.O), a vítima não quis representar contra o namorado. Ela teria falando o primeiro nome dele, mas não quis passar o endereço do homem, segundo a PM.

Fonte: TN Online

Homem ameaça dois senhores e acaba preso por porte ilegal de arma em Candoi.

Data/hora/local: 02/03/2024 às 22h40min, Estrada Rural.

Descrição: Compareceram no DPM a feminina, 36 anos, masculinos de, 56 anos, e 57 anos, os quais relataram que teriam sido ameaçados pelo masculino, 53 anos, sendo que este relatou que iria atirar em todos com seu revolver.

As vítimas relataram ainda que o autor estaria em um estabelecimento e possivelmente estaria portando a arma de fogo. Diante dos fatos a equipe deslocou até o local, onde foi abordado o masculino, o qual após busca pessoal não foi localizado nenhum ilícito inicialmente.

Em conversa com o mesmo sobre os fatos este relatou que teve uma discussão com um dos masculinos, sendo que em nenhum momento havia ameaçado com arma de fogo, vindo a confirmar para equipe que possuía uma arma, porém esta ficava sempre em sua casa. Se prontificando em frente as vítimas a mostrar o armamento.

Posteriormente foi deslocado até a residência do abordado, a qual é próxima ao estabelecimento, sendo que no local o masculino mostrou inicialmente uma espingarda de pressão no calibre 5.5, sendo então perguntado sobre o revolver que ele teria relatado inicialmente e que segundo as vítimas o mesmo possui.

Sendo que então se prontificou a mostrar o local que a arma estaria, se encontrava debaixo de seu colchão o revolver calibre .38, o qual estava municiado com seis munições.

Foi perguntado ao mesmo se possuía o registro da arma, relatou que não, que havia comprado a muito tempo de um terceiro. Diante dos fatos a equipe encaminhou as partes a Policia Judiciaria para os procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Motociclista morre em acidente com caminhão na Serra da Esperança; pista foi bloqueada, na BR-277.

Um motociclista morreu em um acidente na Serra da Esperança, na BR-277, em Guarapuava, na Região Central do Paraná, na noite deste sábado (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o rapaz teria batido contra um caminhão.

A colisão aconteceu no km 307 na pista sentido Prudentópolis. Em razão do acidente, a via foi completamente interditada, sendo liberada durante a madrugada.

O motociclista chegou a ser atendido no local, mas não resistiu aos ferimentos. O caminhoneiro não ficou ferido.

Fonte Banda B

Carro carregado com cigarro bate com caminhão e condutor morre na BR-163.

Um homem que ainda não foi identificado morreu após uma colisão de trânsito no por volta das 16h20 deste sábado (2), na rodovia BR-163, entre Pranchita.

Conforme as primeiras informações, o pneu do automóvel GM/Astra de Pranchita teria estourado, o condutor perdeu o controle e bateu com o caminhão Volvo que tracionava um bitrem com placas do Rio Grande do Sul.

SAMU e Corpo de Bombeiros de Santo Antônio do Sudoeste foram acionados, mas o condutor do carro estava preso nas ferragens e em óbito.

O veículo transportava cigarro e parte da carga caiu sobre a rodovia. A Criminalística e o IML de Francisco Beltrão e fizeram o trabalho de perícia e a remoção do corpo.

A Polícia Rodoviária Federal organizou o trânsito e realizou os levantamentos para a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito.

   Fonte PPNEWS

Três pessoas ficam feridas após carro capotar PR-562.

Três pessoas precisaram ser socorridas após o automóvel VW/Gol que elas estavam a capotar na tarde deste sábado (2).

Na rodovia PR-562, no trecho entre Coronel Vivida e Honório Serpa. As informações são do repórter Adelino Guimarães – Rádio Voz FM Coronel Vivida.

Colisão traseira envolve três caminhonetes na rodovia PR-566.

O acidente foi registrado no início da tarde deste sábado (2), na rodovia PR-566, Seção Progresso em Franciso Beltrão, sentido a Itapejara do Oeste.

A colisão traseira envolveu duas caminhonetes Toyota/Hilux e uma GM/S10. Corpo de Bombeiros e SAMU, foram acionados, porém as vítimas foram avaliadas no local e dispensaram encaminhamento para hospital.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
Fonte PPNEWS

Ministros do STF veem ilegalidade em anistia a Bolsonaro e preveem derrubada de medida.

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmam nos bastidores que não há chance de uma possível anistia a Jair Bolsonaro (PL) ou a condenados por participação nos ataques de 8 de janeiro ter validade e ser implementada para livrar o ex-presidente e seus aliados de eventual julgamento na corte.

Em conversas reservadas, magistrados avaliam que a proposta do ex-mandatário de o Congresso aprovar uma medida nesse sentido é mais um instrumento para estimular a base bolsonarista e pressionar o tribunal. Eles dizem que uma anistia, mesmo que aprovada pelo Congresso, não teria efeito prático porque certamente seria anulada pelo Supremo.

Os integrantes do Supremo afirmam reservadamente que o precedente firmado na anulação do indulto concedido ao ex-deputado Daniel Silveira é um parâmetro para analisar o caso e indicam que a corte teria maioria folgada para invalidar uma anistia.

Na ocasião, o tribunal decidiu que crimes contra a democracia não são passíveis de anistia, graça ou indulto.

Assim, Bolsonaro até poderia ser anistiado em projeto do Congresso na investigação das joias e da falsificação de documento sobre vacinação, por exemplo, mas não no caso que apura uma trama para imposição de um golpe de Estado a fim de evitar a posse do presidente Lula (PT) após a vitória nas eleições de 2022.

A lógica dos ministros do STF é a de que permitir a anistia para crimes contra a democracia seria colocar em risco a própria Constituição.

O movimento de Bolsonaro por uma anistia ganhou força no último domingo (25), quando o ex-presidente reuniu milhares de apoiadores em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo.

Em seu discurso, o ex-mandatário disse que os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023 pelos quais ele também é investigado pelo STF têm sido vítimas de injustiça por parte da corte e mencionou a necessidade de o Congresso Nacional reagir.

“É [por] uma anistia para eles, pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. Há conciliação. Nós já anistiamos no passado quem fez barbaridade no Brasil”, disse.

E prosseguiu: “Agora, nós pedimos a todos os 513 deputados e 81 senadores um projeto de anistia para que seja feita justiça em nosso Brasil. E quem, porventura, depredou o patrimônio, que nós não concordamos com isso, que pague. Mas essas penas fogem ao mínimo da razoabilidade”.

Já há um projeto nesse sentido em curso no Legislativo. Apresentada pelo vice-presidente de Bolsonaro e atual senador, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), a proposta visa anistiar os condenados pelos crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito os condenados por depredar patrimônio público e por associação criminosa não estariam incluídos.

No caso do indulto de Daniel Silveira, o STF invalidou a norma por 8 votos a 2.

Em abril de 2022, o então deputado foi condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão por declarações contra os integrantes da corte e as instituições democráticas.

Bolsonaro, porém, assinou decreto em que indultou o aliado da pena. O STF derrubou a decisão do ex-presidente.

Apenas os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados por Bolsonaro para o tribunal, se opuseram à decisão. A avaliação na corte é que o julgamento sobre uma anistia ao ex-presidente e demais acusados pelo 8 de janeiro teria o mesmo placar.

Na ocasião, o ministro do STF Luiz Fux afirmou que “crime contra o Estado democrático de Direito é um crime político e impassível de anistia, porquanto o Estado democrático de Direito é uma cláusula pétrea” da Constituição.

O ministro Dias Toffoli reafirmou a tese e ainda citou que os crimes cometidos por Silveira, com ataques ao STF, foram um embrião dos atos de 8 de janeiro.

O professor e doutor em direito constitucional Ademar Borges afirma que o ministro Alexandre de Moraes, que relata as apurações sobre 8 de janeiro, já declarou no julgamento de Silveira que não seria possível indultar esses investigados.

“Essa questão já foi enfrentada pelo STF quando o tribunal invalidou o ato de graça concedido pelo ex-presidente Bolsonaro em favor do ex-deputado Daniel Silveira”, diz o especialista.

“Moraes afirmou expressamente que a Constituição não permitiria indulto coletivo para aqueles condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A tese fixada pelo STF naquela oportunidade foi a de que não é possível conceder graça ou anistia pelos crimes contra o Estado democrático de Direito. ”

Fonte Banda B

Governador do Paraná e mais seis estados defendem o endurecimento de leis penais.

Os governadores que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) publicaram, neste sábado (2), a Carta de Porto Alegre , que define os encaminhamentos do 10º encontro do grupo, realizado no Rio Grande do Sul. No documento, os estados firmaram o Pacto Regional pela Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado, que propõe o endurecimento de leis penais e a instalação de um gabinete integrado das forças de segurança.

O grupo de governadores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste também definiu compromissos relacionados à saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente e segurança e formalizou o estatuto do Cosud, que define questões práticas de funcionamento do consórcio e facilita ações administrativas conjuntas.

“Mais uma vez saímos de um encontro muito produtivo, com propostas de políticas públicas em diversas áreas, reafirmando o nosso compromisso com um futuro melhor para os nossos estados e para o País como um todo”, disse o governador Ratinho Junior, que também é o presidente do Cosud.

PACTO PELA SEGURANÇA – O principal ponto da Carta de Porto Alegre está relacionado ao Pacto de Segurança , acordado por todos os estados do consórcio.

O documento passa por quatro pontos: instalação de um Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública, capacitações conjuntas, aquisições compartilhadas e propostas de mudanças legislativas para endurecer o Código Penal, o Código de Processo Penal e a Lei de Execuções Penais.

“Nós temos que mudar leis, que é aí uma responsabilidade do Congresso Nacional. O pacto prevê, entre outras medidas, que nós façamos o trabalho político de levar estas propostas de endurecimento das leis ao Congresso Nacional, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado, para que eles possam colocar em debate estas sugestões”, explicou Ratinho Junior.

Ao todo, são cinco propostas de alterações legislativas. Uma delas sugere o acréscimo de uma qualificadora aos homicídios cometidos a mando de organizações criminosas. Isso impediria que criminosos condenados nesta situação pudessem deixar a prisão após um sexto da pena cumprida.

“Pela legislação atual, muitas vezes condenados por homicídio a mando de organizações criminosas acabam sendo liberados para circular nas ruas após dois anos de cumprimento da pena. Nem o caráter punitivo, nem de ressocialização da pena é efetivamente compreendido neste período”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O pacto também prevê mudanças que permitam que, durante as investigações ou no planejamento de operações, as forças policiais tenham acesso aos dados de monitoramento das tornozoleiras eletrônicas sem a necessidade de uma decisão judicial.

Os governadores também propõem que os policiais tenham garantia da fundada suspeita para fazer abordagens e que criminosos reincidentes possam ter a prisão em flagrante convertida em preventiva na audiência de custódia.

O pacto ainda aborda a questão das saídas temporárias de presos das penitenciárias, conhecidas como “saidinhas”, restringindo o benefício dos criminosos presos.

GABINETE INTEGRADO – Em relação ao Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública (GIISP), o pacto sugere a formação de um grupo com representantes dos sete estados que atue de forma presencial, trocando informações para atuar em investigações e ações policiais conjuntas. A estrutura deve migrar de estado a cada seis meses.

Além disso, o consórcio propõe que as forças de segurança estaduais façam treinamentos integrados e convênios para a compras de materiais. O objetivo é que os estados trabalhem com tecnologias que interajam entre si e facilitem a troca de informações.

POLÍTICAS PÚBLICAS – A Carta de Porto Alegre também aborda outras propostas, encaminhamentos e pontos de atenção dos estados do Cosud.

Um dos pontos trata do combate à dengue, defendendo a produção de vacinas, mas pleiteando por uma atualização dos critérios de distribuição de recursos federais para o enfrentamento à epidemia.

Em relação ao meio ambiente, a carta ressalta a importância da criação do Fundo Mata Atlântica e do monitoramento ambiental.

Os estados também ressaltaram no documento a necessidade da implantação célere por parte da Anatel de o sistema de alerta para desastres, chamado cell broadcast, e da revisão da metodologia de amortização das dívidas dos Estados com a União.

ESTATUTO – Os governadores também finalizaram o estatuto do Cosud, que detalha o funcionamento administrativo do consórcio. O documento diz que a presidência do consórcio, ocupada atualmente por Ratinho Junior, defina um secretário executivo para liderar as atividades cotidianas do grupo, apoiado por uma equipe fixa.

O documento define que o grupo terá um secretário executivo, que vai trabalhar apoiado por uma equipe fixa.

Os estados vão dividir os custos da manutenção do consórcio por meio de um rateio mensal que vai ser definido nas próximas reuniões do consórcio. Com o estatuto, os estados poderão firmar contratos e fazer contratações conjuntas com mais facilidade.

PRESENÇAS – Também participaram do encerramento da 10ª edição do Cosud os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e de Minas Gerais, Romeu Zema. Representando o Governo de Santa Catarina, esteve presente o secretário de Planejamento, Edgard Usuy.

Fonte BP

Operação Lava Jato completa dez anos; relembre personagens, polêmicas e episódios.

Dez anos depois da deflagração de sua primeira fase, a Operação Lava Jato permanece no debate político do país, com desdobramentos ainda em andamento no Judiciário e discussões sobre medidas tomadas no auge das investigações.

Só em Curitiba, foram 79 fases deflagradas até 2021, ano em que a força-tarefa de procuradores na operação foi encerrada. As investigações miraram políticos, operadores financeiros, ex-executivos de estatais e empresários e geraram uma série de acordos de colaboração e de devolução de recursos.

Relembre personagens, episódios e controvérsias da Lava Jato desde a primeira etapa, em 17 de março de 2014.

5 alvos

Lula (PT)

Principal liderança política do país, o hoje presidente foi réu em quatro processos no Paraná e ficou 580 dias preso em Curitiba após a sentença do caso tríplex, mas acabou vencendo a eleição de 2022

Eduardo Cunha (ex-MDB)

A Lava Jato foi crucial para tirá-lo da presidência da Câmara, em 2016, em meio à revelação de que tinha conta no exterior. Ficou três anos e meio preso no Paraná

Michel Temer (MDB)

O emedebista foi preso em 2019 em ação da força-tarefa do Rio de Janeiro dois meses após deixar a Presidência. Acabou detido por poucos dias e posteriormente conseguiu uma sequência de vitórias judiciais

Fernando Collor

O ex-presidente foi condenado no STF em 2023 em ação derivada da operação sobre pagamentos da empreiteira UTC e aguarda recursos em liberdade

Sérgio Cabral (ex-MDB)

O ex-governador foi o principal réu do braço da operação no Rio de Janeiro. Ficou seis anos preso e foi condenado a centenas de anos de prisão. Ainda ficha-suja, diz hoje que quer voltar a concorrer

5 autoridades

Sergio Moro

Titular da Vara Federal de Curitiba responsável pela operação, se tornou o principal símbolo da Lava Jato. Foi ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e hoje é senador pela União Brasil-PR, ameaçado de cassação na Justiça Eleitoral

Deltan Dallagnol

Foi chefe da força-tarefa do Ministério Público na operação e se tornou a mais conhecida face dos procuradores. Em 2016, produziu um controverso PowerPoint sobre suspeitas contra Lula, pelo qual foi alvo de ação de indenização por danos morais. Eleito deputado federal em 2022, foi cassado na Justiça Eleitoral por alegada violação à Lei da Ficha Limpa

Teori Zavascki

O ministro do STF foi o primeiro relator da operação e adotou posição em geral favorável às decisões de Curitiba. Morreu em acidente aéreo em 2017

Marcelo Bretas

Juiz responsável pelo braço da Lava Jato no Rio de Janeiro, protagonizou embates em audiências com o ex-governador Cabral. Está afastado do posto por decisão do Conselho Nacional de Justiça

Newton Ishii

Conhecido como Japonês da Federal, era agente da PF do Paraná e ficou conhecido por escoltar presos da operação nas inúmeras fases deflagradas a partir de 2014

5 fases

A primeira

Em 17 de março de 2014, a PF foi às ruas contra uma rede de doleiros a partir de ordem do então desconhecido juiz Sergio Moro. O principal alvo era Alberto Youssef, que já tinha sido preso no escândalo do Banestado, nos anos 2000

Juízo Final

Em novembro de 2014, a Lava Jato mudou de patamar ao prender chefes de grandes empreiteiras, como a OAS, Camargo Corrêa e UTC

Erga Omnes

Em junho de 2015, a PF prendeu Marcelo Odebrecht, que era presidente da principal construtora do país, além de chefes da Andrade Gutierrez, ampliando o alcance de suas ações

Pixuleco

Em agosto de 2015, foi preso José Dirceu, ex-braço direito de Lula e suspeito de receber suborno em contratos públicos. O nome da fase se referia a um suposto apelido de propina

Aletheia

Em março de 2016, Lula foi levado para depor e sofreu buscas, incendiando o clima político no país, já às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff

5 delatores

Paulo Roberto Costa

Preso, o ex-diretor da Petrobras foi o primeiro delator da Lava Jato, em 2014. O acordo dele precipitou uma série de outras delações e investigações. Costa morreu em 2022

Delcídio do Amaral

Primeiro senador a ser preso no exercício do mandato, ele firmou acordo de colaboração meses depois, em 2016. A delação causou alvoroço em Brasília em 2016, agravando a crise no final do governo Dilma

Sérgio Machado

O ex-senador pelo PSDB e ex-presidente da estatal Transpetro gravou em 2016 políticos, como o ex-presidente José Sarney e o então senador Romero Jucá, que disse que era preciso “estancar a sangria” da operação

Marcelo Odebrecht

A prisão do principal empresário alvo da Lava Jato acabou levando o grupo empresarial a fechar o principal acordo de colaboração da operação, firmado em 2016 com autoridades dos Estados Unidos e da Suíça

Antônio Palocci

O ex-ministro disse em depoimento que Lula havia feito um ‘pacto de sangue’ com a empreiteira Odebrecht. Posteriormente sua delação gerou poucos desdobramentos concretos no Judiciário

5 polêmicas

Grampos na cela

Investigação apontou que a cela onde ficava Alberto Youssef na sede da PF no Paraná tinha escutas ilegais. A defesa do doleiro hoje cita o episódio em tentativa de rever o acordo de colaboração que foi firmado há quase dez anos

Áudios de Dilma

Em março de 2016, Moro tirou o sigilo de telefonemas interceptados da então presidente com Lula, inflando protestos de rua e o cenário pró-impeachment

Risadas com Aécio

Em 2016, Moro foi fotografado pela Folha em evento confraternizando com o tucano Aécio Neves, à época principal adversário do PT

Dinheiro para fundação

Em 2019, foi barrada no STF tentativa de criar uma fundação privada com recursos de uma indenização negociada pela Petrobras nos Estados Unidos. No plano dos procuradores, essa entidade administraria um fundo com metade dos R$ 2,5 bilhões pagos

Delação de Palocci

Moro tirou o sigilo de depoimentos do ex-ministro com acusações ao PT faltando menos de uma semana para a eleição presidencial de 2018

5 descobertas

Patrimônio milionário de ex-executivos da Petrobras

Entre outros casos, o delator e ex-gerente Pedro Barusco se comprometeu a devolver US$ 97 milhões em 2014. Em acordos de cooperação internacional, dados de ex-diretores da estatal também foram encaminhados ao Brasil, e os recursos foram bloqueados

Sítio frequentado por Lula

A investigação em 2015 chegou a uma propriedade rural que era frequentada pelo petista em Atibaia (SP). Em 2016, reportagem da Folha mostrou que benfeitorias tinham sido pagas pela Odebrecht

As listas da Odebrecht

Executivos da empreiteira guardavam relação de centenas de pagamentos atribuindo apelidos a políticos em sua contabilidade de caixa dois e de doações oficiais

Dinheiro de Eduardo Cunha na Suíça

Em 2015, uma cooperação com o país europeu apontou que o então presidente da Câmara dos Deputados mantinha em um banco US$ 2,4 milhões que não tinha declarado no Brasil

Movimentação de Queiroz

Foi em um desdobramento da Lava Jato fluminense que se chegou à investigação de “rachadinha” no antigo gabinete do hoje senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na Assembleia do Rio. A apuração envolvendo o ex-assessor Fabrício Queiroz foi uma das principais dores de cabeça do governo Bolsonaro

5 métodos

Prisões preventivas

Só em Curitiba foram expedidos ao menos 132 mandados de prisão preventiva (sem prazo e antes de julgamento). Detenções que se alongavam por meses e que eram mantidas nas cortes superiores acabavam levando os acusados a ver nos acordos de colaboração a única saída da cadeia

Sequência de delações

Os acordos de colaboração premiada foram um dos pilares da Lava Jato, sem os quais as investigações não teriam chegado tão longe. As revelações trazidas por delatores acabaram estimulando outros suspeitos envolvidos a também colaborar, criando um efeito dominó

Foco na comunicação

Procuradores da operação tinham uma notória preocupação em obter apoio da opinião pública para a continuidade das investigações. Entrevistas coletivas e detalhamento das descobertas por meio da publicidade dos processos ajudavam nessa meta

Concentração de casos

Os processos e inquéritos da Lava Jato tramitavam no início exclusivamente nas mãos do então juiz Moro, sob alegação de que os casos estavam interligados. Gradualmente, instâncias superiores reviram essa prática, criticada pelas defesas e apelidada de “juízo universal de Curitiba”

Conduções coercitivas

A prática de levar suspeitos para depor de maneira obrigatória foi usada centenas de vezes na operação, inclusive contra Lula, em 2016, até que o STF declarou esse tipo de ação ilegal, caso o alvo não tenha sido intimado para ser ouvido anteriormente

5 fases de derrocada

Saída de Moro

Em 2018, a iniciativa de Moro de sair da magistratura para virar ministro de Jair Bolsonaro comprometeu a credibilidade da operação e virou até motivo para a anulação de suas decisões, em 2021

Envio de casos para a Justiça Eleitoral

Em março de 2019, o STF decidiu que casos da Lava Jato relacionados a caixa de campanha deveriam tramitar na Justiça Eleitoral, não na Justiça Federal. A medida provocou a anulação de uma série de sentenças que já tinham sido expedidas

Vaza Jato

Em junho de 2019, o site The Intercept Brasil começou a divulgar diálogos de procuradores e de Moro no aplicativo Telegram. As conversas mostravam proximidade entre juiz e acusação e impulsionaram a reversão de antigas decisões no Judiciário

Soltura de Lula

Lula deixou a cadeia em novembro de 2019, depois que o STF passou a barrar a prisão de condenados que tivessem recursos pendentes no Judiciário. O novo entendimento foi um dos principais reveses da operação

Fim das forças-tarefas

Em fevereiro de 2021, a Procuradoria-Geral da República encerrou as forças-tarefas criadas exclusivamente para cuidar dos casos da operação no Paraná, no Rio e em São Paulo, em um símbolo do ocaso da investigação

5 opositores

Cristiano Zanin

À época desconhecido, o advogado de Lula insistia no enfrentamento com as autoridades da Lava Jato e sofreu derrotas em série nos primeiros anos da operação. Posteriormente conseguiu a anulação de casos

Gilmar Mendes

O ministro do STF inicialmente adotou tom elogioso e deu aval para causas da operação, mas virou um dos mais ácidos críticos da Lava Jato a partir de 2016

Augusto Aras

O procurador-geral indicado por Bolsonaro em 2019 reclamava do poder das forças-tarefas do MPF, extintas em sua gestão, e fez várias críticas públicas ao lava-jatismo

Prerrogativas

Reunidos em um grupo de WhatsApp, advogados críticos à Lava Jato passaram a se mobilizar contra a operação, a ponto de se tornarem posteriormente uma força com peso no governo Lula

Renan Calheiros

O senador do MDB-AL foi alvo da operação em uma série de inquéritos e posteriormente foi um dos artífices da Lei de Abuso de Autoridade, uma das principais reações políticas à Lava Jato

5 confusões

Cantoria na CPI

Primeira presa na Lava Jato, a doleira Nelma Kodama provocou críticas em sessão de uma CPI sobre a Petrobras em 2015 ao cantar a música “Amada Amante”, de Roberto Carlos, para responder a uma pergunta sobre sua ligação com o doleiro Alberto Youssef

Ratos na Câmara

Também em CPI, em 2015, um assessor parlamentar protestou soltando roedores na sala do Congresso usada para depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari

Prisão de Lula

Após Moro decretar a prisão de Lula, em 2018, o petista foi para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP), e apoiadores cercaram o prédio, impedindo que ele saísse. Após tumultos, ele só deixou o local dois dias depois para se entregar à PF

Prende e solta

Em julho de 2018, Lula cumpria pena em Curitiba e obteve um habeas corpus expedido por um juiz plantonista. Moro entrou em ação para evitar a soltura, em imbróglio que gerou uma guerra de decisões na segunda instância da Justiça Federal. O petista acabou não deixando a cadeia naquele dia

Juiz anti-Lava Jato

Em 2023, com a operação já em franca decadência, o juiz federal Eduardo Appio assumiu a titularidade dos casos em Curitiba e despachou uma série de medidas revendo antigas decisões tomadas. Ele foi alvo meses depois de um procedimento disciplinar por causa de um telefonema para o filho de um magistrado e acabou deixando a Vara Federal.

Fonte Banda B