Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 30 de maio de 2023

30/05/2023 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Vereadores reclamam sobre mal atendimento da Saúde de Santa Maria do Oeste e Presidente da Câmara pede para que Secretário de Saúde “incompetente de linha na pipa”. Assista ao vídeo:

A Equipe do Blog do Beto de notícias, acompanhou na data de ontem dia 28/05/2023 a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste, onde ouviu diversos vereadores utilizarem a tribuna da casa de leis para se pronunciarem, e lógico que o assunto em questão debatido, em maior evidência tanto em rodas de conversas como nas redes sociais de toda a cidade de Santa Maria do Oeste é a atual condição da secretária de Saúde de nosso município.

 

O primeiro vereador a fazer o uso da palavra foi o vereador Aguinaldo, que começou cobrando quem está à frente da pasta da secretaria de saúde, e cobrou também o Gestor do Município, falando que estrutura e dinheiro a Saúde tem o que falta é gestão, pois aqui no centro a saúde tem equipamentos, carros novos, ambulâncias e remédios, mas de que adianta tantos recursos se não se atendem a população como se deveria atender, o vereador Aguinaldo também solicitou ao Presidente da Câmara que fosse marcada uma data para que os vereadores possam realizar uma audiência sobre a Saúde pública da cidade.

Os vereadores Jauri, Alex e Cido, também acompanharam a linha de raciocínio do vereador Aguinaldo e apontaram áreas que deveriam sofrer melhoras na saúde, pois do modo que esta não se pode continuar. A vereadora Dani do PT, mesmo partido que o atual prefeito Oscar Delgado, reconheceu que atualmente existem diversas reclamações sobre a saúde e que já teria entregue um projeto de lei para que o atendimento fosse melhor adequado e humanizado. Contudo, ao final das falas dos Vereadores durante a sessão, o vereador Presidente Thiago Variza fez uso da palavra, dizendo que falta gestão de pessoas na saúde municipal, e que muitas vezes a maioria dos problemas são com funcionários contratados e suas faltas de educação e a falta da gestão de pessoas, afirma o presidente da câmara que conversou com pessoas que falaram a ele que o Secretário de Saúde nunca pôs os pés no Pronto Atendimento, e disse que o Secretário de Saúde é INCOMPETENTE, dizendo que ele pode ser uma boa pessoa mas como gestor é um INCOMPETENTE, após isso relatou o Presidente diversos casos de maus atendimentos da saúde municipal, e encerrou dizendo para que o secretário de linha na pipa, afirmando que não cabe a câmara pedir a sua demissão mas já passou da hora dele ir embora e os vereadores não poderiam mais ser cúmplices da atual situação da saúde apenas assistindo os erros e tornou a chamar o atual secretário de Saúde de INCOMPETENTE novamente e encerrou sua fala se desculpando com alguns funcionários que não merecem estas críticas mas a verdade precisava ser dita.

 

O Blog do Beto de notícias acompanhou toda a sessão, aonde se fizeram presentes diversos moradores da cidade, contudo aponta-se que não participou presencialmente desta 13ª Sessão da Câmara de vereadores, nenhum representante do Poder Executivo nem sequer apareceu ao menos o Prefeito Municipal para prestar esclarecimentos da atual situação da saúde municipal. Infelizmente esta é a realidade da Saúde de Santa Maria do Oeste, aonde o legislativo reclama, os moradores reclamam em massa, mas o poder Executivo o qual deveria se posicionar e resolver o problema na verdade se omite e não responde os questionamentos públicos.

FONTE: REDAÇÃO DO BLOG DO BETO DE NOTÍCIAS.

Neta furta a própria avó em Palmital e acaba sendo pega pela PM.


 Na data de 29 de maio de 2023, às 13h a equipe foi acionada via celular do  DPM por uma senhora, 69 anos, relatando que possui medidas cautelares  conforme a Lei Maria da Penha, contra sua neta uma mulher, 34 anos, e que  ela havia ido ate sua residência hoje e teria furtado alguns eletrônicos da vitima. A equipe deslocou até o local e em posse das características da autora  foi realizado patrulhamento e encontrado a autora na Rua Tiradentes na vila  feliz de posse dos eletrodomésticos. Diante do exposto a equipe encaminhou as partes ate a 44 DP de Palmital. Relata a vítima que é idosa e que tem  sofrido violência patrimonial de sua neta e solicita que seja emitida medida  protetiva em desfavor da autora. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem dá socos no rosto de mulher e vai preso.


Um jovem, 27 de anos, deu socos no rosto da mulher e foi preso no Bairro Pinheirinho, em Curitiba (PR), na madrugada.

A Polícia Militar recebeu a denúncia via 190 e foi até ao local. A vítima, de 30 anos, confirmou ter sido agredida.

O acusado foi preso e encaminhado para a delegacia.

Fonte: Catve.com

Disque-droga é desmantelado pela PM.


Dois homens foram detidos pela Polícia Militar com drogas no centro de Cascavel na noite desta segunda-feira (29).

Segundo informado, uma equipe do Batalhão de Patrulha Escolar estava indo fazer uma visita a um colégio estadual quando avistou os dois indivíduos, um passando a droga para o outro, sendo que no momento em que viu a viatura um deles correu pra dentro de uma residência. O outro estava com uma caixa de isopor para armazenar alimentos.

A situação foi registrada na Rua São Paulo, durante o deslocamento dos policiais do Colégio Wilson Joffre para o Eleodoro, e com os abordados foram encontrados cocaína e maconha.

Os detidos têm 28 e 29 anos e um deles estava disfarçado de entregador de lanche.

Na Delegacia de Polícia Civil, as medidas cabíveis seriam tomadas.

Fonte: CGN.

Criança de 3 anos é atropelada por carro em Cascavel.


Uma menina, de 3 anos, foi atropelada por um carro no Bairro Country, em Cascavel (PR), na tarde desta segunda-feira (29).

O acidente aconteceu na Rua Goiás, em frente à uma escola.

Segundo populares, a criança saiu correndo de um outro automóvel. O condutor do Chevrolet Corsa trafegava devagar, mas não conseguiu parar a tempo.

A vítima sofreu escoriações leves no crânio e precisou ser atendida pelos socorristas do Siate. O motorista passou mal e foi amparado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: Catve.com.

Caminhão sai da pista e por pouco não tomba em Trevo.


Caminhão sai da pista e por pouco não tomba no Trevo Cataratas, em Cascavel, na manhã desta segunda-feira (29).

Segundo informações, o caminhão estava fazendo o retorno para passar por cima do viaduto, quando aconteceu o tombamento da parte de trás do veículo.  

Segundo informações do condutor, ele estaria vindo do Rio Grande do Sul e deixaria um carregamento de máquinas agrícolas em Cascavel. Ele estaria se preparando para fazer o retorno para acessar a Avenida Brasil, acabou pendendo a carga para o lado e acabou saindo da pista.

Nas imagens registradas ao vivo pela câmera da CATVE é possível ver o veículo na pista e grande fluxo de veículos no local.

Devido a situação, o trânsito no local ficou mais lento, pequenas filas foram registradas e os motoristas precisaram redobrar os cuidados.

Equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) foram acionadas para atender a ocorrência. Dois guinchos foram mobilizados para tentar mover o caminhão. A Polícia Rodoviária também foi acionada para fazer a interdição da pista para que os trabalhos de remoção do veículo aconteça. 

A pista foi interditada no sentido a Foz do Iguaçu, mas a as alças de acesso para a BR 369 estão liberadas.



Fonte e Fotos: CATVE.COM

Caminhoneiro envolvido em acidente que matou sete pessoas é denunciado.


Houve a denúncia pela 2º Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon referente a um acidente de trânsito registrado em maio do ano passado na BR 467.

O grave acidente ocorreu entre um caminhão e um ônibus e sete pessoas perderam a vida, além de outras 13 que ficaram feridas. As vítimas estavam no ônibus da secretaria de saúde de Pato Bragado que se deslocava para Toledo. Após o acidente, o condutor do caminhão fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

O motorista da carreta que está sendo denunciado, teria provocado o acidente e não parou no local. Ele foi identificado e imputado pelos crimes de homicídio culposo, lesão corporal culposa e fraude processual.

Fonte: Catve.com

Morre motociclista envolvido em acidente na PR 317.


Morreu motociclista que se envolveu grave acidente de trânsito na PR 317, em Toledo, na noite deste domingo (28).

Ryan Gustavo Shiraishi de 21 anos estava foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus pelos socorristas do Siate, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Toledo.

Segundo o condutor do Fiat Uno, ele trafegava sentido Ouro Verde do Oeste, e a moto seguia na mesma via, pela contramão. A batida frontal aconteceu quando o motorista virou para a pista contrária, à esquerda, e o motociclista fez uma manobra no mesmo sentido.

No carro ninguém se feriu.

Fonte: Catve.com


Família fica ferida em acidente envolvendo dois carros na BR 277, em Nova Laranjeiras.


Uma família ficou ferida em acidente, no fim da tarde deste sábado (27), em batida envolvendo outro carro na BR-277, km 482, próximo a Nova Laranjeiras. 

Segundo informações, a família, composta por quatro pessoas, estaria trafegando em um Nissan Versa quando o motorista realizou manobra de conversão e acabou colidindo com um automóvel Fiat Strada, que seguia no mesmo sentido. Eles estavam deslocando para buscar um outro automóvel, Volkswagen Gol,  que teria sido furtado e posteriormente recuperado pela polícia.

Conforme foi repassado, dois dos ocupantes do veículo Nissan ficaram feridas precisaram ser socorridas pelas equipes do Samu. Outro ocupante foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros sendo todos encaminhados ao hospital. O quarto ocupante não sofreu ferimentos. 

Já o Fiat Strada era ocupado por três pessoas, o condutor, uma mulher e uma criança. Nenhum ficou ferido. 

Equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento de Estradas e Rodagens também foram acionadas para fazer o registro da ocorrência. 

Fonte: Catve.com

Pai morre atropelado no mesmo lugar onde filho morreu há um ano, na BR-116.


Um idoso, de 65 anos, morreu atropelado por uma caminhonete na noite desta segunda-feira (29), em um trecho da BR-116, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (PR).

De acordo com testemunhas, Aparecido Pedro da Silva foi atingido pelo veículo ao tentar atravessar a rodovia pulando o canteiro central. O local possui baixa iluminação, segundo moradores da região.

O idoso teria deixado um supermercado e estava a caminho de casa. A esposa da vítima, Iolanda Souza Silva, afirmou que o marido geralmente abria mão de se locomover até a passarela para chegar ao outro lado da via.

“Ele era acostumado a atravessar no buraco [do canteiro]. Passa aqui, depois espera. Meu filho morreu aqui, quando foi atropelado e teve o corpo jogado uns dez metros pra frente”, disse a mulher ao Portal Banda B.

De acordo com ela, o acidente que matou seu filho foi registrado há pouco mais de um ano, no mesmo trecho onde o marido foi morto atropelado.

O corpo de Aparecido foi arremessado a uma distância de aproximadamente 100 metros ao ser atingido pelo veículo.

O motorista da caminhonete acionou uma ambulância do Corpo de Bombeiros para socorrê-lo, mas ele morreu no local. A polícia deve investigar o acidente.

Fonte: Banda B

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 30/05/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Governo do Paraná isenta ICMS de 87 medicamentos usados em tratamentos de câncer.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (29) o decreto 2.243/23, que isenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 87 medicamentos usados no tratamento de diversos tipos de câncer. Com a medida, os remédios poderão ficar até 20% mais baratos.

“A inclusão de novos tratamentos no rol de isenção do ICMS representa um avanço significativo no apoio aos pacientes e seus familiares, tornando os medicamentos mais acessíveis”, disse o governador. “A medida proporciona mais igualdade no acesso a tratamentos oncológicos mais avançados e eficientes, ajudando quem luta contra o câncer a ter acesso a medicamentos mais baratos”.

A minuta do decreto tem como base o Convênio ICMS 132/2021, estabelecido no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado que reúne os secretários da Fazenda de todos os estados e do Distrito Federal. Os 87 medicamentos do novo rol juntam-se a outros 82 remédios que já usufruíam do benefício. Com a atualização, um total de 169 fármacos usados no tratamento de câncer passam a ser contemplados pela isenção fiscal.

Entre os medicamentos adicionados à lista, estão o abemaciclibe, usado no tratamento de alguns tipos de câncer de mama; o cisplatinum, voltado para pacientes com câncer de ovário, testículos, bexiga e esôfago; e o acetato de degarelix, que trata tumores de próstata. A alíquota-base de ICMS sobre medicamentos, agora zerada para esta classe de fármacos, é geralmente de 19%.

Para que os medicamentos sejam comercializados com a isenção fiscal, o valor que era destinado ao ICMS deve ser deduzido do preço final do produto. A dedução deve ser expressamente demonstrada no documento fiscal. A prática gera transparência e garante o acesso aos benefícios fiscais pela população.

A ampliação da lista de medicamentos isentos de ICMS foi discutida e acordada no Confaz, instância responsável por promover a cooperação e a uniformização das políticas fiscais entre os estados brasileiros. A isenção já está em vigor.

Confira aqui a lista de medicamentos que terão isenção no ICMS.

Fonte: AEN.

Lula nomeia primeira mulher para chefiar embaixada do Brasil nos EUA.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a diplomata Maria Luiza Viotti para o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Ela será a primeira mulher a comandar a representação brasileira no país norte-americano.

O Senado já havia aprovado a indicação da diplomata ao posto no início do mês.

Maria Luiza Viotti tem 69 anos. A mineira, de Belo Horizonte, ingressou na carreira diplomática em 1976, passando por diversos cargos, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais (2004 a 2006) e diretora do Departamento de Organismos Internacionais (2006 a 2007)

No exterior, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no período de 2017 a 2022. Antes, foi conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas  (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).

A nomeação da diplomata foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.

Há também outras nomeações de diplomatas para embaixadas brasileiras de outros países. São elas: Ricardo Tavares, embaixador na França; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador na Índia; Julio Bitelli, embaixador na Argentina; Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé; e Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Fonte: Agência Brasil.

Lula defende retomada de conselho de defesa para América do Sul.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América do Sul recuperem o conselho de defesa da região, dedicado à cooperação para segurança nas fronteiras.

“Acho que tem que retomar. Para combater o crime organizado, o narcotráfico e para preparar a defesa fronteiriça é preciso ter Forças Armadas coesas, trabalhando juntas e se preparando para garantir a soberania dos países”, disse Lula, no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo Lula, o dispositivo foi bem-sucedido e construído por unanimidade no âmbito da União das Nações Sul-americanas (Unasul).

Por divergências políticas e ideológicas, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro cortou as relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela.

Após oito anos, Maduro desembarcou em Brasília na noite desse domingo (28), acompanhado da esposa Cilia Flores de Maduro, para o encontro bilateral com Lula e para participar, nesta terça-feira (30), do encontro de presidentes de países da América do Sul. A última vez que o presidente venezuelano esteve no Brasil foi para a posse da ex-presidente Dilma Rousseff, em janeiro de 2015.

Segundo Lula, a Venezuela é um parceiro excepcional e a retomada da relação diplomática entre os dois países é plena. “Recuperamos o direito de fazer política de relações internacionais com seriedade que sempre fizemos, sobretudo com países que fazem fronteira”, disse. “Espero que, daqui pra frente, nunca mais a gente tenha que romper uma relação por ignorância”, acrescentou o presidente.

Lula lembrou que o intercâmbio entre os dois países chegou a alcançar US$ 6 bilhões em 2013 e em 2022 foi de apenas US$ 1,7 bilhão.

Segundo ele, também será retomada as trativas para que a Venezuela volte a fornecer energia elétrica para Roraima, o único estado do Brasil que não é interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende da geração de energia de termelétrica (mais cara e mais poluente).

Brics
O presidente brasileiro ainda se disse favorável à entrada da Venezuela no Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). De acordo com Lula, há propostas de diversos países para integrar o grupo, que deverão ser analisadas por todos os países-membros.

Para Maduro, o Brics tem um papel relevante na geopolítica mundial e a Venezuela tem interesse em fazer parte do bloco “de forma modesta”.

A Venezuela sofre com diversas sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e outros países. São mais de 900 sanções, segundo Maduro, que estrangularam a economia venezuelana.

Lula disse que sempre defendeu internacionalmente o respeito ao resultado eleitoral que levou Maduro à presidência. Em 2019, na gestão Bolsonaro, o Brasil e diversos países passaram a reconhecer o deputado Juan Guaidó, então presidente da Assembleia Nacional, como presidente da Venezuela, em meio à contestação das eleições, que agravou ainda mais a crise econômica e social no país vizinho.

“O preconceito quanto a Venezuela é grande. Quantas críticas sofremos na campanha por ser amigo da Venezuela”, disse Lula, defendendo que foi construída uma narrativa de autoritarismo para a Venezuela. Para o presidente, cabe ao país vizinho mostrar sua própria narrativa para voltar a ser soberano. “É inexplicável um país ter 900 sanções porque outro país não gosta dele”, acrescentou Lula.

Reunião ampliada
Desde o início do seu terceiro governo, Lula vem defendendo o aprimoramento das relações entre os países da América do Sul. Nesse contexto, o Brasil voltou a integrar a Unasul e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

“A América do Sul precisa se convencer que temos que trabalhar como se fosse um bloco. Não dá para imaginar que os países sozinhos vão resolver seus graves problemas”, disse Lula. “Se estivermos juntos, somos 450 milhões de pessoas com um PIB de US$ 4,5 trilhões, a gente tem força no processo de negociação”, acrescentou.

Amanhã, Lula será o anfitrião de encontro com 10 presidentes dos países região. Segundo ele, não será uma reunião para tomada de decisões, apenas uma prospecção e conversa sobre as possibilidades para o continente.

Embora o governo brasileiro evite apontar uma proposta específica, há a expectativa de que os presidentes discutam formas mais concretas de ampliar a integração, incluindo a possibilidade de criação ou reestruturação de um mecanismo sul-americano de cooperação, que reúna todas as nações da região. Atualmente, não existe nenhum bloco com essas características.

“O encontro é o começo da volta do Maduro e vai ser a volta da integração da América do Sul”, afirmou Lula.

Fonte: Agência Brasil.