Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 31 de agosto de 2025

31/08/2025 *--* NOTÍCIA URGENTE!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto

Homem cai do 10º andar, sobrevive e intriga autoridades: ‘Fiação acabou amortecendo’ em Curitiba.

Um homem, de 51 anos, sobreviveu após cair do 10° andar de um prédio no Centro de Curitiba, na tarde deste sábado (30). O acidente aconteceu na Rua Lamenha Lins. O caso está cercado de mistério e levantou várias hipóteses para as autoridades.

Segundo informações preliminares, a queda aconteceu do apartamento da namorada — mas ela não foi encontrada no local. O Corpo de Bombeiros constatou a presença de drogas dentro do imóvel, e a vítima usava tornozeleira eletrônica.

De acordo com o sargento Valdecir, dos bombeiros, que participou do atendimento, o homem só não morreu por causa de um detalhe inusitado: a rede elétrica. “A gente constatou que teria sido do 10° andar, que é o apartamento onde o cidadão mora.

Ele caiu sobre a fiação de alta tensão, arrebentando a fiação e caindo aqui no chão. A fiação acabou amortecendo a queda dele, mas é uma vítima grave” explicou o sargento Valdecir, dos bombeiros.

Investigação Apesar de escapar da morte, o estado de saúde do homem é considerado grave. A polícia também apura o paradeiro da namorada do homem, que, segundo relatos de moradores, estaria com ele momentos antes da queda. “Foi tentado o contato com a namorada dele, que ainda não respondeu.

Ela que seria a moradora daqui ele a princípio seria um visitante, mas sem sucesso. A síndica e a polícia estão preservando o local lá no apartamento para tentar averiguar a possível causa” acrescentou o sargento. A queda deve ser investigada pelas autoridades, que não descartam nenhuma linha de apuração.

Fonte: Banda B

Padaria Bom Gosto inaugurou neste sábado em Santa Maria do Oeste.

Neste Sábado de manhã a reportagem esteve na Padaria Bom Gosto, para tomar um café e comemos um salgado, quero dizer aqui que está de parabéns, todos pelo atendimento e que salgado.

E levamos para casa a Esfiha que delicia, e estou escrevendo porque realmente gostei, espero que você faça uma visita para conhecer o novo espaço da cidade.


Carro adulterado e arma encontrada em prateleira de Bar acaba com proprietário detido em Pitanga.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – 18h00min – Barra Bonita.

Descrição: A equipe policial, após diligências, identificou um veículo Fiat Strada de cor vermelha que apresentava indícios de clonagem.

Durante a verificação, constatou-se que o chassi correspondia a um veículo com alerta de furto registrado em Curitiba. No local, além do carro, foi encontrada uma espingarda calibre 32 de dois canos, sem marca e numeração aparente, desmuniciada, guardada em uma prateleira de um bar.

O proprietário do espaço Masculino 88 anos mostrou-se nervoso durante a abordagem.

O veículo e a arma foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Pitanga para os devidos procedimentos, e uma pessoa foi conduzida para prestar esclarecimentos.

Carro é abordado e polícia encontra uma pistola e o motorista acaba preso em Pitanga.

Data/Hora/Local: 31/08/2025 – 02h33min – Bairro Santa Regina.

Descrição: No dia 31 de agosto de 2025, às 02h10min, durante patrulhamento pela rodovia 239, trecho conhecido por ser utilizado por contrabandistas e traficantes oriundos do Paraguai, foi abordado um veículo ASX 2.0 4WD, na entrada do bairro Santa Regina.

O condutor, Masculino 36 anos devidamente habilitado, passou por revista pessoal, nada de ilícito sendo encontrado.

Questionado sobre a existência de algo ilícito no veículo, informou que havia uma arma no porta-trecos da porta do motorista.

No local foi localizada uma pistola Beretta, calibre 6,35, número de série G15646, carregada com uma munição intacta CBC, com capacidade de 10+1 cartuchos. Nada mais de ilícito foi encontrado. Diante do fato, a arma foi apreendida e o condutor preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Carro bate em poste e motorista estava embriagado em Pitanga.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – 23h43min – Centro.

Descrição: Por volta das 23h20min, a equipe policial foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para atender um acidente em que um veículo colidiu com um poste de energia.

No local, foi identificado o veículo Fiat Palio, com o condutor Masculino 24 anos apresentando sinais de embriaguez, confirmada pelo teste etilométrico (0,60 mg/l).

A passageira foi encaminhada ao hospital para atendimento, enquanto o condutor optou por não ser atendido.

O veículo foi liberado a terceiro, e o condutor encaminhado ao hospital para laudo de lesão corporal e, posteriormente, à delegacia para providências legais.

Autos de infração e notificações foram lavrados, e o boletim de acidente de trânsito (BATEU) será registrado posteriormente.

Vizinho com sinais de embriagues pega foice e ameaça a vizinha e acaba na Delegacia em Pitanga.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – entre 21h38min – Bela Casa.

Descrição: A equipe policial foi acionada para atender uma situação de ameaça, na qual a solicitante Mulher 24 anos relatou que vizinhos foram até sua residência para intimidá-la.

A Guarda Patrimonial do município Masculino 32 anos, e pelo Masculino, 45 anos, presenciou a situação, informando que os vizinhos Masculinos 50 anos, e o Masculino 32 anos xingaram a solicitante e a equipe, retornaram à residência, pegaram ferramentas como foices e cortadeiras, e voltaram para ameaçar novamente.

A solicitante confirmou os fatos, relatando medo de futuras represálias. Os vizinhos, em estado de embriaguez, foram informados sobre a situação e encaminhados à 3ª Cia PM para registro do boletim e, posteriormente, à delegacia para providências.

Uma foice foi apreendida na residência dos envolvidos.

Moto bate na traseira da caminhonete motoqueiro foge deixando garupa uma criança ferida e motorista da caminhonete estava embriagado em Nova Tebas.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – 21h04min – Estrada Principal, nº01 – Localidade Bela Vista.

Descrição: No dia 30 de agosto de 2025, por volta das 19h10min, a equipe policial foi acionada pelo Hospital Municipal para atendimento de acidente de trânsito com vítima na localidade Bela Vista.

No local, foi identificado o condutor Masculino 53 anos de um veículo Chevrolet S10, habilitado, que relatou que uma motocicleta com dois ocupantes trafegava em alta velocidade e colidiu na lateral de seu veículo.

Um dos ocupantes da motocicleta, uma criança, sofreu ferimento na testa. O condutor do veículo tentou prestar socorro, mas foi impedido pelo condutor da motocicleta, que apresentava sinais de embriaguez.

A motocicleta estava sem placa, seus ocupantes não usavam capacete e o condutor carregava uma caixa de cervejas. O condutor da motocicleta evadiu-se do local.

A criança foi encaminhada ao hospital e atendida pelos profissionais de saúde, sem acompanhamento do pai. O condutor do veículo foi submetido ao teste de etilômetro, que indicou 0,58 mg/L, sendo preso pelo consumo de álcool antes de dirigir.

O veículo S10 foi deixado no local, e a motocicleta, danificada e sem placa, foi recolhida ao pátio do DPM. O condutor da motocicleta ainda não foi localizado.

Homem alcoolizado enfrenta policiais e acaba detido em Ivaiporã.

Um homem foi detido neste sábado (30) no distrito de Alto Porã, em Ivaiporã, após xingar um policial e resistir à abordagem da Polícia Militar (PM).

Conforme consta no boletim de ocorrência, a equipe de serviços realizava patrulhamento pelo distrito quando um soldado os informou, que dois indivíduos passaram em frente sua residência de moto e o ofenderam com palavrões.

A equipe iniciou buscas e encontrou os suspeitos. No momento da abordagem, um dos homens, visivelmente embriagado, avançou contra os policiais com socos. Ele ignorou as ordens e precisou ser contido.

O suspeito foi algemado, e levado à 6ª CIPM para registro do termo circunstanciado. A polícia informou que o homem sofreu escoriações leves nos joelhos e na boca durante a contenção. Foi oferecido atendimento médico, mas ele recusou.

Fonte Ivan Maldonado

Homem é preso após ameaçar mãe e quebrar móveis em Ivaiporã.

Um homem foi preso em flagrante, por volta das 19 horas, no sábado (30) no bairro Bosque da Saúde, em Ivaiporã, após ameaçar a própria mãe e destruir móveis da casa.

A Polícia Militar (PM) informou que ele foi encontrado na rua, pouco depois da denúncia. A mãe relatou que o filho pegou faca, tijolo e pedaço de madeira para matá-la.

Para se defender, ela jogou água quente de um bule, causando queimaduras no rosto e no tronco dele.

Dentro da residência, policiais encontraram móveis e utensílios quebrados. A vítima disse ainda que não é a primeira vez que sofre agressões.

O homem recebeu voz de prisão e foi algemado. Ele foi levado à UPA para atendimento médico e, depois, à 54ª Delegacia de Polícia Civil para as meidas cabíveis ao caso.

Fonte Ivan Maldonado

Jovem é detido caçando com espingarda no distrito de Guará em Guarapuava.

Data/hora/local: 30/08/2025 – 11h05min – Rural.

Descrição: Nesta data a equipe suplementar Palmeirinha, na localidade Monte Álvao no Distrito do Guará, onde no local indicado pela equipe de seguranças da empresa, foi localizado vários veículos trancados, uma Fiat Strada de cor branca apresentava vestígios de estar transportando cachorros.

Após algum tempo de espera foi possível ouvir disparos de arma de fogo próximo ao rio, deslocado ao local e logrado êxito em abordar o masculino de 24 anos, o qual estava de posse de um Cateto já abatido e uma espingarda Rossi de calibre .28 municiada com um cartucho intacto, além de vários cachorros utilizados para a caça de animais.

Mulher deixa caminhão com janela aberta a noite e de manhã sentiu falta de sua carteira com documentos em Guarapuava.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – 08h00min – Centro.

Descrição: No local em contato com o solicitante de 68 anos, este relatou que pernoitou em um Hotel, e deixou o seu caminhão estacionado em frente do estabelecimento, porém deixou um dos vidros abertos.

Já pela manhã percebeu que sua carteira com documentos pessoais e cartões bancários foram furtados. Próximo do local tem câmeras de monitoramento, porém o estabelecimento encontra-se fechado.

Pai embriagado ameaça esposa e filha de morte com uma faca em Guarapuava.

Data/Hora/Local: 30/08/2025 – 08h00min – Morro Alto.

Descrição: Equipe policial foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica.

A solicitante Mulher 19 anos relatou que o pai, Masculino 41 anos embriagado e armado com uma faca, mantinha ela e a mãe Mulher 39 anos em cárcere, ameaçando-as de morte.

No local, a vítima confirmou que o autor afirmou que iria matá-la por causar intrigas na casa. O homem foi abordado sem resistência e alegou que a filha não colaborava nas tarefas e criava conflitos familiares.

Diante da situação, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia para os devidos procedimentos.

Condutor fica ferido após capotar carro na PR-182.

Um VW/Gol quadrado capotou no final da tarde deste sábado (30), na rodovia PR-182 nas proximidades da Comunidade de Tranquedo, entre Manfrinópolis e Salgado Filho.

O veículo transitava pela rodovia, quando o condutor perdeu o controle, saiu da pista e capotou com as rodas para cima.

O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado para socorrer a vítima, mas durante o deslocamento foram informados que o condutor á tinha sido socorrido por uma equipe da saúde do município.

Não há informações do estado de saúde da vítima.

Fonte: ppnews

Motorista capota uno na PR-160, sai ilesa e PRE é acionada.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atendeu, na manhã deste sábado (30), a um capotamento ocorrido na rodovia PR-160, em Telêmaco Borba, nas proximidades do quilômetro 221. O acidente envolveu um veículo FIAT/Uno Way 1.0, com placas do próprio município.

De acordo com o boletim divulgado pela PRE, a condutora do automóvel, uma mulher de 42 anos, perdeu o controle da direção, resultando no capotamento do carro. Apesar do impacto, a motorista não sofreu ferimentos. O registro da ocorrência foi classificado como “sinistro sem vítima”, havendo apenas danos materiais ao veículo.

Após o acidente, o automóvel permaneceu capotado no acostamento da via. Equipes de socorro foram acionadas prontamente e compareceram ao local para prestar atendimento.

A Polícia Rodoviária Estadual informou que irá investigar as circunstâncias que levaram à perda de controle do veículo pela motorista.

As informações são do Rodolpho Bowens.

Caminhoneiro atravessa preferencial, carro capota e mãe quebra a perna na BR-116.

Um grave acidente ocorrido na manhã deste sábado (30) provocou momentos de terror na BR-116, no bairro Tatuquara, em Curitiba.

Por volta das 6h50, no km 115,1 da rodovia, sentido São Paulo, um caminhão que não respeitou a preferência ao acessar a pista principal desencadeou uma colisão envolvendo dois automóveis e uma motocicleta. O acidente ocorreu sobre o Contorno Leste.

De acordo com relatos dos motoristas envolvidos, o caminhoneiro entrou de forma brusca na rodovia, atingindo inicialmente um Chevrolet Onix e, em seguida, um Volkswagen Gol. O motorista do Onix, na tentativa de evitar o atropelamento do motociclista que estava à sua frente, desviou o veículo para a direita, mas perdeu o controle. O carro, que transportava uma família – o motorista, sua esposa e dois filhos, de 3 e 10 anos –, capotou após a manobra.

O condutor do Onix, ainda em estado de choque, relatou a sequência dos fatos. “O caminhão veio da outra pista de baixo, ele já veio entrando na outra pista, na principal.

Aí já me bateu, me jogou em cima do motoqueiro, o motoqueiro se estendeu na pista. Eu, para não matar o motoqueiro, que estava na minha frente, eu virei o volante, a hora que eu virei o volante do outro lado, o carro capotou com meus filhos dentro.

Tenho dois filhos, um de 3 anos, minha menina de 10 e minha esposa. O carro veio capotando, quase matando nós, minha esposa quebrou a perna. Graças a Deus meus filhos não se machucaram”, relatou.

Com o impacto, a mãe das crianças sofreu uma fratura na perna. O motociclista envolvido ficou estendido no asfalto após a colisão. Não foram fornecidas informações sobre o estado de saúde do motociclista ou dos ocupantes do segundo automóvel, o Gol.

As circunstâncias do acidente ressaltam a gravidade da imprudência na condução de veículos pesados em rodovias movimentadas. O caso gerou grande mobilização de equipes de resgate e chamou a atenção para a necessidade de respeito à sinalização e às normas de trânsito para evitar tragédias.

As informações são do Portal Banda B

Orçamento de 2026 terá mais de R$ 40 bilhões para emendas parlamentares.

A proposta de Orçamento para 2026, enviada nesta sexta-feira (29) ao Congresso, destina R$ 40,8 bilhões a emendas parlamentares impositivas. O valor, no entanto, só inclui as emendas individuais e de bancadas estaduais. Com a inclusão das emendas de comissão, o valor pode crescer para R$ 52,9 bilhões.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães, a equipe econômica estima R$ 11,5 bilhões em emendas de comissão, com o valor chegando R$ 12,1 bilhões com correção pela inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo Guimarães, o governo optou por não incluir a estimativa com os valores de comissão no projeto enviado ao Congresso porque a legislação permite que o governo decida se deixa o valor reservado no projeto de lei ou aguarda o fim da tramitação do Orçamento. Para destinar o valor às emendas de comissão, no entanto, o governo precisa cortar outras despesas.

A primeira versão do Orçamento de 2025 previa R$ 38,9 bilhões para as emendas impositivas, cuja execução é obrigatória. Com a inclusão das emendas de comissão, o valor final aprovado pelo Congresso chegou a R$ 50,4 bilhões.

Pelo acordo entre Executivo e Congresso, mediado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e formalizado em lei complementar, as emendas de comissão têm limite de até R$ 11,5 bilhões em 2025, valor que deve ser corrigido pela inflação nos anos seguintes.

Esses recursos, no entanto, não foram incluídos no projeto de lei do Orçamento e só poderão ser viabilizados por meio de cortes em outras despesas.

O governo estuda, para o próximo ano, usar uma folga de R$ 13,4 bilhões no teto de gastos de 2026 para acomodar parte dessas emendas, caso seja aprovada a nova proposta de emenda à Constituição dos precatórios, que flexibiliza o pagamento de dívidas judiciais e amplia a margem orçamentária.

A proposta orçamentária também prevê R$ 1 bilhão para o financiamento de campanhas eleitorais.

Atualmente, a Constituição assegura 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior ao Projeto de Lei de Orçamentária Anual (PLOA) para emendas individuais — dos quais 1,55 ponto percentual para deputados e 0,45 ponto para senadores.

As emendas de bancada têm limite de até 1% da RCL, enquanto as de comissão não contam com reserva fixa, dependendo de negociação política e espaço fiscal.

Câmara de Curitiba decide na segunda sobre denúncia que pode levar à cassação de vereadora. Entenda.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidirá na próxima segunda (11) se dará sequência ao procedimento que apura suposto cometimento de infração ético-disciplinar por parte de Professora Angela (PSOL). A vereadora é acusada de ter feito apologia ao uso de drogas ao distribuir material impresso durante audiência pública na Casa. A denúncia pode resultar na cassação do mandato da parlamentar. Ela nega as acusações e afirma que a cartilha “divulga e introduz brevemente a estratégia do uso de redução de danos com foco em quem já faz o uso das substâncias”. 

A denúncia contra a vereadora Professora Angela foi formalizada pela Corregedoria da Câmara, após a conclusão de uma sindicância. No documento, o vereador corregedor, Sidnei Toaldo (PRD), conclui, que há indícios de violação do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Curitiba, com base em representações apresentadas pelos vereadores Da Costa (União) e Bruno Secco (PMB), e diante dos “indícios do fato e da conduta”, classificado como infração ético-disciplinar punível com suspensão ou cassação de mandato.

Também no relatório da conclusão da sindicância, Toaldo informa o encaminhamento da decisão para o plenário da Câmara, a fim de que sejam instaurados os procedimentos previstos no Decreto-Lei nº 201/1967, “assegurando-se à vereadora representada o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa”. O Decreto-Lei é uma norma federal que tipifica as infrações político-administrativas sujeitas ao julgamento da Câmara de Vereadores e puníveis com a cassação do mandato.

As representações dos vereadores foram inicialmente admitidas pela Mesa Diretora, que entendeu estarem presentes os requisitos mínimos de admissibilidade, como indícios de autoria, provas de materialidade e a tipicidade formal das condutas narradas. A análise feita pela Mesa, no entanto, não tratou do mérito das acusações e limitou-se a verificar se as representações cumpriam os requisitos formais para seguirem à apuração pela Corregedoria, por meio de sindicância, conforme determina o Regimento Interno da Câmara.

Como será o rito na segunda-feira sobre cassação de vereadora?

De acordo com o Decreto-Lei, o presidente da Câmara Municipal deve, após o recebimento da denúncia, determinar sua leitura logo na próxima sessão e consultar o plenário sobre o seu recebimento ou não, mediante o voto da maioria simples (metade mais um) dos vereadores presentes.

Caso haja o recebimento da denúncia, na mesma sessão será constituída uma Comissão Processante, com três vereadores, que serão sorteados entre os parlamentares desimpedidos. Formado o colegiado, na sequência, os três membros elegerão entre si o presidente e o relator. No caso de não recebimento pelo plenário, a denúncia será arquivada.

Estarão impedidos de votar o recebimento da denúncia, integrar a Comissão e participarem da Processante e de um eventual julgamento os vereadores Sidnei Toaldo (PRD), Da Costa (União) e Bruno Secco (PMB), por serem os responsáveis pelas acusações. Em função dos impedimentos – e apenas para a votação da admissibilidade da denúncia e eventual julgamento – serão convocados os respectivos suplentes dos vereadores, que não poderão integrar a Comissão Processante.

Quais são os próximos passos caso haja o recebimento da denúncia?


Comissão é acionada (até 5 dias)

  • O presidente da Comissão Processante dá início aos trabalhos em até 5 dias.
  • Notifica a vereadora denunciada, enviando cópia da denúncia e dos documentos.
  • Abre prazo de 10 dias para defesa prévia por escrito, indicação de provas e até 10 testemunhas de defesa.

1.                       Parecer inicial da comissão (até 5 dias após a defesa)

  • Encerrado o prazo de defesa, a Comissão tem 5 dias para opinar:

    • Arquivar (submete o arquivamento ao Plenário), ou
    • Prosseguir (segue para fase de instrução).

Instrução do processo (se houver prosseguimento)

  • O presidente marca imediatamente o início da instrução e define atos, diligências e audiências.
  • São colhidos o depoimento do denunciado e realizado o interrogatório das testemunhas.

Direitos do denunciado durante a fase de instrução

  • Intimação de todos os atos com mínimo de 24 horas de antecedência (pessoalmente ou ao procurador).
  • Pode assistir às diligências e audiências, perguntar e reperguntar às testemunhas e requerer medidas de interesse da defesa.

Razões finais e parecer final

  • Concluída a instrução, abre-se vista por 5 dias ao denunciado para razões finais escritas.
  • Depois, a Comissão Processante emite parecer final: procedência ou improcedência.
  • Pede ao presidente da Câmara a convocação da sessão de julgamento.

Sessão de julgamento

  • Leitura das peças requeridas por vereadores e pela defesa.
  • Manifestação verbal dos parlamentares que desejarem: até 15 minutos cada.
  • Defesa oral final do denunciado ou procurador: até 2 horas.

Votação e resultado

  • Devem ser realizadas votações nominais separadas para cada infração apontada.
  • Perda do mandato: exige voto favorável de, no mínimo, 2/3 dos membros da Câmara (ou seja, pelo menos 26 votos) para qualquer uma das infrações apontadas na denúncia.
  • Proclamação imediata do resultado; lavra-se ata com a votação nominal por infração.
  • Se condenado: expede-se Decreto Legislativo de cassação.
  • Se absolvido: arquiva-se o processo.
  • Em ambos os casos, a Câmara comunica o resultado à Justiça Eleitoral.

Relógio correndo: prazo máximo

  • Todo o processo deve terminar em até 90 dias contados da notificação do acusado.
  • Se não houver julgamento nesse prazo, o processo é arquivado, sem prejuízo de nova denúncia (mesmo sobre os mesmos fatos).

O lado da vereadora ameaçada de cassação

Durante a sessão de 6 de agosto da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a vereadora Professora Angela (PSOL) prestou esclarecimentos sobre a audiência pública que debateu sobre o tema “Sistema de Segurança Pública, Saúde e Políticas de Drogas para a Cidade de Curitiba”, promovida pela parlamentar no dia 5, na qual foi distribuído material orientativo sobre a estratégia de redução de danos para usuários de drogas. “Foi um encontro riquíssimo que contou com especialistas, ativistas e movimentos sociais da cidade que discutem os problemas gerados pelo proibicionismo”, explicou.

A parlamentar disse falar com “bastante tranquilidade”, por ter “plena certeza” de que nada do que ocorreu na audiência pode ter ferido o decoro parlamentar e recordou que a realização do debate foi aprovada no plenário da Câmara Municipal “exatamente com esse nome”. O objetivo do encontro foi promover um debate amplo e aberto, prosseguiu Professora Angela, que relatou também ter convidado o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná, o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, o presidente da Fundação de Ação Social, e o secretário de Estado de Segurança Pública.

“É importante salientar que eu sou uma defensora de uma nova política de drogas, que não acredito que seja apenas um assunto de polícia, mas sim de saúde, direito, liberdade e autonomia. Fui eleita com essa pauta e muito me orgulha representar a luta antiproibicionista na Câmara de Vereadores”, argumentou.

A poucos dias de julgamento, Moraes reforça medidas de monitoramento na casa de Bolsonaro.

Faltando poucos dias para começar o julgamento sobre uma trama golpista no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou as medidas de monitoramento permanente da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Neste sábado (30), o magistrado mandou a Polícia Penal do DF realizar monitoramento presencial na área externa da residência e das divisas com os demais imóveis, onde poderia haver exposição ao risco de fuga.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em um condomínio no bairro Jardim Botânico, área nobre de Brasília. A decisão de Moraes, por sua vez, ocorre após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter enviado ao STF parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes da corporação permanecessem no interior da casa de Bolsonaro 24 horas por dia. 

Apesar disso, o procurador se manifestou favorável ao reforço da segurança nas proximidades da residência e na entrada do condomínio, o que foi acatado pelo ministro.

Além do monitoramento externo, o ministro do STF autorizou a realização de vistorias nos “habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”. Essas vistorias, segundo a decisão, deverão ser documentadas, com a indicação dos veículos, motoristas e passageiros, e envio dessas informações ao STF diariamente.

Julgamento

Na próxima terça-feira (2), Bolsonaro e mais sete aliados, que são réus do núcleo 1 da trama golpista, serão julgados pela Primeira Turma da Corte.

O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada após Alexandre de Moraes entender que o ex-presidente violou as medidas cautelares que proibiam postagens nas redes sociais de terceiros.

Na semana passada, em outra investigação, a PF descobriu que Bolsonaro tinha um documento de asilo político para ser apresentado ao presidente da Argentina, Javier Milei. Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.

De acordo com a defesa, o documento era apenas um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu. Os advogados negaram ainda a tentativa de fuga do país.