Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 19 de março de 2023

19/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Exclusivo: Caminhão carregado com combustíveis cai em valeta na saída de Campina do Simão sentido a Santa Maria do Oeste, veja a foto e assista ao vídeo:

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias recebeu a foto e o vídeo de um caminhão carregado de combustíveis, o qual se perdeu e veio a cair em uma valeta na estrada que liga as cidades de Campina do Simão a Santa Maria do Oeste, o ocorrido foi registrado por volta das 14:00 horas deste sábado dia 18/03/2023, na localidade de alto da torre, na saída da cidade de campina, máquinas pesadas foram até o local retirar o caminhão da pista o qual teve alguns danos materiais. Assista ao vídeo e veja as fotos.

Fonte, Foto e Vídeo: Redação do Blog do Beto com informações populares.


Homem de 37 anos tem mandado de prisão cumprido em Santa Maria do Oeste pelo crime do artigo 121 do CP (matar alguém).


Equipe em patrulhamento quando visualizou um indivíduo sendo realizado  abordagem e identificado sendo a pessoa de *****, de 37 anos. Constatado que  o mesmo possui em seu desfavor pelo artigo 121 (matar alguém), diante dos fatos o mesmo foi encaminhado com o uso de algemas para 45°DRP de Pitanga onde ficou a disposição da  justiça. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 31 anos é denunciado por disparos de arma de fogo em via pública de Boa Ventura de São Roque, polícia militar efetuou a sua prisão.

No dia 18 de março de 2023, às 09h20min atendendo solicitação da central 3ª  Cia, a qual informava que na localidade rural dos Kruguer, estaria dois homens com uma  moto em via pública realizando disparo de arma de fogo e que segundo a denúncia um desses homens seria a pessoa de ****. Diante do fato foi deslocado até o referido  endereço sendo que no local foi obtido informações com moradores locais que repassaram onde seria a residência do denunciado ****, foi deslocado até a residência onde se  procedeu a abordagem da pessoa de **** **** ****, 31 anos, questionado **** sobre os possíveis disparo de arma de fogo que o mesmo teria realizado, Negou o fato, perguntado  se teria algum tipo de arma de fogo, sem nenhum tipo de coação física ou moral relatou  possuir uma espingarda cal.36 com nº de série 253296 a qual foi entregue pelo mesmo a  equipe policial, foi verificado no pátio da residência uma motocicleta Honda CG de cor preta, veículo esse possivelmente o descrito nas denúncias. Diante do fato foi dado voz de prisão  a ******* e encaminhado até a 45º DRP de Pitanga para os procedimentos cabíveis. ******* foi conduzido sem a utilização de algemas e se fez colaborativo em toda a ação policial. 

Fonte: Polícia Militar.

Em Laranjeiras do Sul homem de 28 anos é preso após sequestrar e ameaçar sua ex-companheira.


A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul prendeu em flagrante um homem de 28 anos, em um apartamento no centro da cidade, pela prática dos crimes de sequestro qualificado, injúria, ameaça, dano qualificado e violência psicológica contra a mulher, nos termos da Lei Maria da Penha.

Pelo que se apurou, no início da manhã, o indivíduo detido ameaçou a sua ex-companheira, injuriando-a e causando-lhe dano emocional com o objetivo de controlar suas ações, obrigando-a a entrar em seu veículo e mantendo-a sob sua ameaça por várias horas.

Durante a ação ele também ameaçou causar mal a filha (16 anos) e destruiu o telefone celular dela. Após cerca de três horas, a vítima conseguiu se evadir e pedir por socorro, imediatamente se dirigido até a 2ª S.D.P. de Laranjeiras do Sul, sendo destacada uma equipe para prender o agressor, em razão da situação de flagrante delito.

Os policiais civis, então, encontraram logo depois o autor, que recebeu voz de prisão. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, tal indivíduo foi encaminhado para a Cadeia Pública local, onde se encontra preso à disposição da Justiça.

Fonte: Portal Cantu.

Acusado de estuprar criança de 4 anos em loja de shopping é identificado.


O homem que é acusado de cometer um estupro de vulnerável contra uma criança de apenas 4 anos, dentro de um provador de uma loja em um shopping na zona Norte de Manaus, no último dia 2 de março foi identificado. As autoridades emitiram um mandado de prisão para o suspeito, que está sendo procurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Segundo imagens de câmeras de segurança do estabelecimento, a mãe da vítima aparece com a criança e vai para uma das cabines femininas. Distraída, a menina se afasta da mãe e é puxada pelo suspeito para o provador masculino, onde teria sofrido os abusos. A criança só retorna depois de um tempo, quando a mulher começa a procurar do lado de fora. Momento em que a mãe sai do espaço, encontra a filha vindo da ala masculina pedindo para ir embora. A criança teria relatado o estupro para a mãe.

De acordo com o advogado de defesa do acusado, o suspeito irá se apresentar às autoridades na próxima segunda-feira, dia 20 de março de 2023, para apresentar sua versão dos fatos e provar sua inocência. A defesa também informou que o investigado está disposto a colaborar com as autoridades que estão conduzindo o caso.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) emitiu um mandado de prisão para o suspeito após a denúncia da mãe da vítima. O caso está sendo investigado pela PC-AM, que divulgou imagens do suspeito para ajudar na identificação.

Fonte: Agência Estado.

Jovem sofre perfuração no pulmão ao ter faca cravada no peito em Cascavel.


Um jovem, de 22 anos, teve ferimentos graves ao sofrer facada no Bairro Cascavel Velho, em Cascavel (PR), na madrugada deste domingo (19).

Segundo os socorristas do Siate, ele possuía uma perfuração profunda no lado esquerdo do tórax, embaixo da axila.

Após ser ferido, o jovem com a faca cravada no peito foi até a casa da avó pedir socorro. No local, os moradores retiraram a faca do corpo do ferido. A Polícia Militar foi mobilizada para atender a ocorrência no imóvel localizado na Rua Portugal na perto da Rua Munique.

O rapaz entrou andando da ambulância para ser levado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

Fonte: Catve.com



Ladrão é ‘pego no pulo’ ao tentar furtar em loja de calçados em Umuarama.


Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar após tentar furtar uma loja de calçados em Umuarama. Ele foi flagrado por um agente de vigilância patrimonial e acabou na delegacia.

O vigilante flagrou um homem trajando calça jeans azul e mochila verde nas costas, tentando violar uma loja de calçados localizada na Zona I. Ao perceber que era observado, o criminoso fugiu deixando três pares de chinelos para trás.

Uma outra pessoa que também observou a ação, repassou as características do suspeito a equipe de vigilância, que acabou encontrando o homem nas proximidades da antiga estão rodoviária. Ele foi abordado por militares em diligências, e dentro da mochila foram localizados alguns calçados.

Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 7ª SDP de Umuarama.

Fonte: Umuarama News.

Pitbull é morto a facadas após briga com cachorro de vizinho.


Na manhã deste sábado (18), um homem foi preso em flagrante após matar um pitbull a facadas na Rua das Lajes, bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus. Segundo informações, o pitbull, chamado de Apolo, teria brigado com o cachorro do agressor, quando a vizinha, dona do Apolo, separou a briga.

No entanto, o dono do outro cachorro teria invadido a casa onde estava o pitbull e desferido diversas facadas contra o animal, que acabou não resistindo aos ferimentos. Além disso, o agressor chegou a ameaçar a dona do pitbull antes de fugir do local.

A Polícia foi acionada e conseguiu prender o suspeito ainda na região. Ele foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde ficará à disposição da Justiça. A vizinha do pitbull morto também compareceu à delegacia para prestar depoimento e registrar o ocorrido.

A Polícia Civil irá investigar o caso para apurar as circunstâncias do ocorrido e os motivos que levaram o agressor a cometer o crime.

Fonte: CGN.

Homem ameaça mulher em hotel após festa de formatura em Cascavel.


Um homem ameaçou a mulher e acabou detido pela Polícia Militar em um hotel, no Bairro Pioneiros Catarinenses, em Cascavel (PR), na madrugada deste domingo (19).

Segundo os policiais, os hóspedes participaram de uma festa de formatura e são moradores de Marechal Cândido Rondon.

Os dois foram encaminhados para a delegacia, e o suspeito precisou ser enquadrado na Lei Maria da Penha.

Fonte: Catve.com

Governo federal enviará mais 100 agentes da Força Nacional ao RN.


O governo federal anunciou neste sábado (18) o envio de mais 100 agentes da Força Nacional ao Rio Grande do Norte, para ajudar a conter a onda de ataques criminosos no estado, como incêndios em prédios públicos, comércios, veículos e até residências, além de tiroteios. No estado, o balanço é de redução dos ataques devido aos reforços e às ações da segurança pública nas ruas.

Pelas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou  o envio de mais 100 agentes da Força Nacional ao estado.

Desde a última terça-feira (14), quando houve os primeiros registros, 111 suspeitos foram presos, sendo três adolescentes, 11 foragidos da Justiça recapturados e três monitorados por tornozeleira eletrônica. Nesse último caso, um deles foi preso com arma de fogo, outro com um com galão de gasolina e o terceiro com grande quantidade de drogas.

O balanço registra ainda 34 armas de fogo apreendidas, além de quatro falsas, 98 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina. Há também 12 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto recuperados.

Apesar de a noite de sexta-feira (17) e madrugada deste sábado (18) terem sido marcadas por mais violência no estado, com novos ataques criminosos e mortes, o governo do estado diz que o reforço de agentes de segurança pública e ações constantes nas ruas do estado resultaram na redução de atos criminosos. 

Com base em dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria de estado da Segurança Pública, na terça-feira, foram contabilizados 103 atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte. Na sexta, após uma queda gradual de ocorrências, foram 26 atos criminosos. Com isso, houve uma redução, nesse período, de 74,8%.

Fonte: Agência Brasil.

Sobe para 12 o número de mortos em terremoto no Equador.


Subiu para 12 o número de pessoas morreram no intenso terremoto que atingiu o sul do Equador e o norte do Peru neste sábado, 18. O U.S. Geological Survey apontou que o sismo atingiu a magnitude de 6,8 com centro na costa do Pacífico, 80 quilômetros ao sul de Guayaquil, a segunda maior cidade do Equador.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou a repórteres que o terremoto “sem dúvida gerou alarme na população” e pediu em uma mensagem no Twitter para que as pessoas fiquem calmas.

Fonte: Agência Estado.

Novo oceano pode surgir na África: entenda como isso acontece.


Uma fenda gigante, impulsionada por processos tectônicos semelhantes aos que ocorrem no fundo do oceano, está se formando no continente africano. A descoberta, publicada pela revista especializada “Geophysical Research Letters”, mostra que essa fratura começou há 30.000 anos e permitiu que a Somália, Quênia, Tanzânia e metade da Etiópia se separassem gradualmente do resto do continente. Esse processo geológico culminará em cerca de 50.000 anos, dividindo o continente africano e dando origem à formação de um novo mar.

Essa fissura tem quilômetros de extensão e algumas dezenas de metros de largura, associada à falha tectônica conhecida como Vale do Rift da África Oriental. Segundo especialistas, a enorme rachadura poderia dividir a África em duas. Os geólogos acreditam que “em algum momento” o Chifre da África se libertará daquele continente, assim como fizeram a América do Sul e a Ásia há 138 milhões de anos.

Os pesquisadores afirmam que “em um período de dezenas de milhões de anos, o fundo do mar avançará ao longo de toda a fenda. O oceano vai inundar e, como resultado, o continente africano ficará menor e haverá uma grande ilha no Oceano Índico composta por partes da Etiópia e da Somália, incluindo o Chifre da África”.

A teoria da tectônica de placas explica que a Terra é um planeta em constante mudança e que a litosfera da Terra (formada pela crosta e a parte superior do manto) é dividida em várias placas tectônicas que se movem umas em relação às outras em velocidades variadas. Esse movimento é impulsionado por correntes de convecção dentro da astenosfera viscosa e as forças geradas nos limites entre as placas. Essas forças não apenas movem as placas, mas também podem causar a ruptura das placas, formando uma fenda e potencialmente levando à criação de novos limites de placa. O Vale do Rift é um exemplo de onde isso está acontecendo atualmente.

Este fenômeno lembra a Pangeia, um único continente que existiu há milhões de anos atrás e que foi se dividindo ao longo dos séculos, criando os continentes que conhecemos hoje. Estudos apontam que daqui a alguns milhões de anos, o continente africano se transformará em um aglomerado de arquipélagos envolvendo um grande pedaço do que restaria do continente original.

Essa descoberta é significativa, pois permite que pesquisadores e cientistas entendam melhor os perigos naturais e os efeitos de terremotos e erupções vulcânicas. Além disso, a formação de um novo oceano é um evento raro e emocionante para ser testemunhado em nossas vidas.

Fonte: CGN.

Três pessoas ficam feridas após colisão entre ônibus e caminhão na PR-323 em Umuarama.

Três homens ficaram feridos, sendo que um deles com mais gravidade, após uma colisão entre um caminhão e um ônibus na rodovia PR-323, em Umuarama. A pista está totalmente interditada para a remoção dos veículos e limpeza do óleo diesel que vazou de ambos.

O acidente ocorreu nas imediações do trevo do parque de exposições e há grandes filas de veículos que estão a caminho da Expo Umuarama. O Corpo de Bombeiros jogou espuma na pista, além de pó de serra e terra para tentar amenizar o vazamento de óleo.

As informações coletadas por OBemdito no local são de que o caminhão Ford/Cargo 2428 CN, de cor prata, tem placas de Umuarama. O veículo estava carregado com chumbo. O ônibus é de Tapejara e é utilizado para o transporte de colaboradores de uma empresa em Palotina.

O motorista do ônibus de 53 anos não se feriu. Ele informou que estava retornando para Tapejara quando o caminhão teria cruzado sua frente na rodovia para entrar no pátio de uma empresa. O condutor afirmou que não houve nem tempo para frear e a colisão foi inevitável.

No ônibus estavam três pessoas. Um dos passageiros teve ferimentos mais graves, com suspeita de fratura no quadril e se queixava de muitas dores no corpo. O outro passageiro foi socorrido, mas aparentemente estava bem.

No caminhão estava apenas o motorista. Não foi possível saber informações de seu estado de saúde.

A ocorrência foi atendida por equipes do Samu e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Oeste.


Fonte O Bemdito

Dois adolescentes ficam feridos em acidente de moto na PR-180 em Rio do Salto. Assista ao vídeo:


Dois adolescentes ficaram feridos em acidente de trânsito na tarde deste sábado (18) na PR-180, próximo ao km 352 na linha São Luís no distrito de Rio do Salto. Eles seguiam sentido Boa Vista da Aparecida.

Segundo informações apuradas no local, o motociclista teria se perdido na curva e em seguida sofreu queda.

O condutor da Honda Biz tem 17 anos e teve diversas escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no braço. O passageiro de 16 anos também teve várias escoriações e contusões.

Caminhão do Corpo de Bombeiros e a ambulância foram acionados para atender a ocorrência. As duas vítimas foram levados para a UPA Tancredo.

Fonte: CATVE.com

Motociclista morre em acidente na PR 475 entre Francisco Beltrão e Verê.


Um motociclista morreu em um acidente registrado na manhã deste sábado (18), na rodovia PR-475, no trecho entre Francisco Beltrão e Verê.

Uma caminhonete Chevrolet S10 e uma moto seguiam pela rodovia sentido Francisco Beltrão a Verê, quando o condutor de uma Volkswagen Brasília, que vinha na direção contrária, foi fazer uma conversão a esquerda para acessar uma estrada rural . Para evitar a batida o motociclista tentou desviar, caiu em um barranco às margens da rodovia. A caminhonete colidiu com a Brasília e posteriormente caiu em cima do motociclista.

O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. Os condutores dos outros dois veículos não ficaram feridos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e o corpo do motociclista foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão. 

Fonte: Catve com informações PP News

Casal argentino fica ferido em tombamento de caminhão na PR-481.


Um caminhão Scania tombou na manhã deste sábado (18), na rodovia PR-481, no local conhecido como ‘garganta do diabo’, entre Ampére e Santo Antônio do Sudoeste.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o caminhão estava carregado com 25 toneladas de farinha para peixe que seria levada para o Chile, quando saiu da pista e tombou.

O condutor de 36 anos e a passageira de 37, ambos de nacionalidade argentina, sofreram ferimentos e foram socorridos pelo SAMU ao Hospital e Maternidade Santa Rita, em Ampére.

A Polícia Rodoviária Estadual de Realeza e a Brigada Comunitária de Ampére também atenderam o acidente.

Fonte PPNEWS

Lula visita Paraná e sinaliza para aliados mudanças no novo modelo de pedágio.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a sua primeira visita ao Paraná nesta semana para a posse do petista Enio Verri, que assumiu a diretoria-geral da Itaipu Binacional, mas além da cerimônia protocolar em Foz do Iguaçu, Lula se reuniu com aliados para discutir o novo modelo do pedágio paranaense, que entrou em rota de colisão com a proposta estadual ainda no processo de transição presidencial.

A posição oficial do Governo do Paraná é que o modelo começou a ser discutido em 2019, já passou por audiências públicas, pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e agora está na fase de ajustes finais. 

Esse modelo foi construído entre os aliados políticos, o governador Ratinho Junior (PSD) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, por se tratar de rodovias federais, a licitação do Anel de Integração, que foi explorado por 25 anos por concessionárias e teve um modelo estadual marcado por altas tarifas, obras não entregues e escândalos de corrupção, precisa da anuência do governo federal, responsável por lançar o edital para o leilão dos lotes.

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), que fez parte da equipe de transição do governo Lula no setor de infraestrutura e estava em Foz do Iguaçu, afirmou que o primeiro objetivo do presidente é garantir um orçamento ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para manutenção das estradas federais no Paraná. 

Assim, seria possível discutir um novo edital com mais tempo para tornar o certame “mais atrativo para aumentar a concorrência e baixar a tarifa”.

“Já foram liberados R$ 431 milhões para a manutenção das rodovias, três vezes mais do que estava previsto no ano passado. Os reparos na BR-277 que começaram nesta semana já são provenientes desses recursos”, afirmou


Fonte: O Bonde.

MPF recomenda reforço na segurança de terra indígena no Pará.


O Ministério Público Federal (MPF) enviou ao secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, uma recomendação para que a segurança na região de Novo Repartimento, no sudeste do Pará, seja ampliada.

 Servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, alertou o MPF.

Ainda segundo o MPF, ameaças, atentados e tocaias contra esses povos originários vêm ocorrendo desde 2022, quando foram encontrados mortos três não indígenas na Terra Indígena Parakanã, conforme aponta o órgão, destacando que o poder público não tomou medidas para evitar a violência.

Recomendações
Entre as medidas sugeridas estão o aumento do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na região de Novo Repartimento, em quantidade condizente com as ameaças enfrentadas. Além disso, o MPF recomendou a fixação de base temporária na rodovia Transamazônica, no Posto de Apoio Taxaokoakwera, até que o risco de conflito seja debelado.

Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade. O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente pode levar o MP a adotar medidas judiciais.

Fonte: Agência Brasil.

Programa Mais Médicos será relançado amanhã dia 20 com novo nome.


Com a promessa de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes, o Ministério da Saúde vai retomar o antigo programa Mais Médicos. Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa será lançado na próxima segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Além de ampliar o número de profissionais na saúde, [o programa] vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil", comemorou pelo Twitter o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, neste sábado (18).

Na mesma publicação, Pimenta lembrou que o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, "chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. "O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS", acrescentou. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios.

Fonte: Agência Brasil.

Bancos públicos e privados suspendem crédito consignado no INSS.


A redução do teto dos juros de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas está sendo mal recebida por instituições financeiras.

Dois bancos oficiais, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal, confirmaram que suspenderam a oferta desse tipo de crédito a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Caixa e o BB seguiram diversos bancos privados que haviam interrompido a concessão de empréstimos na quinta-feira (16). A decisão ocorre após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduzir, de 2,14% para 1,7% ao mês, o teto dos juros no crédito consignado. A taxa para o cartão de crédito consignado também foi reduzida de 3,06% para 2,62%.

Em nota a Caixa informou que teve de suspender a linha porque o novo teto de juros é mais baixo que o cobrado pelo banco. Acrescentou que a possibilidade de retomar os empréstimos consignados a aposentados depende de estudos técnicos de viabilidade operacional e econômico-financeira, que estão sendo feitos para adaptar as concessões às novas normas do banco.

O Banco do Brasil informou que está fazendo estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições do crédito consignado aos beneficiários do INSS e que, assim que tiver novidades, informará sobre a retomada das contratações.

Reação
Por meio das redes sociais, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reagiu. Em postagem no Twitter, ele defendeu que o governo use os bancos públicos para manter a oferta de crédito consignado do INSS. Lupi postou uma nota de repúdio assinada por centrais sindicais que afirma que a suspensão prejudica principalmente os aposentados e pensionistas que necessitam de crédito para complementar a renda e atualmente não têm acesso a outros tipos de linhas.


“Diante dessa situação, as centrais sindicais cobram do governo a utilização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para garantir as linhas de crédito para os aposentados e pensionistas que precisarem com as novas taxas em vigência”, escreveu Lupi. Ele também publicou um link de relatório do Banco Central (BC), segundo o qual os juros do consignado para o INSS variaram de 1,31% a 2,17% ao mês na semana entre 27 de fevereiro e 3 de março.

Média
Na quinta-feira (16), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nota, segundo a qual a redução do teto de juros comprometeria a oferta de crédito consignado e de cartão de crédito consignado a beneficiários do INSS.

De acordo com a entidade, a iniciativa pode distorcer preços de serviços financeiros, com os bancos tendo de aumentar juros de outras linhas de crédito para compensar o teto menor no consignado para o INSS.

“Iniciativas como essas geram distorções relevantes nos preços de produtos financeiros, produzindo efeitos contrários ao que se deseja, na medida em que tende a restringir a oferta de crédito mais barato, impactando na atividade econômica, especialmente no consumo”, informou a Febraban.

Segundo o relatório do Banco Central citado por Lupi, na semana de 27 de fevereiro a 3 de março, apenas quatro das 38 instituições financeiras que oferecem crédito consignado do INSS cobravam taxas abaixo de 1,7% ao mês: Sicoob (1,68%), Cetelem (1,65%), BRB (1,63%) e CCB Brasil (1,31%). Os juros mais altos ficaram com a financeira Zema (2,17%, acima do antigo teto de 2,14% ao mês) e Pan (2,14%).

Fonte: Portal Cantu.