Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

29/09/2023 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Caminhão tomado de assalto em Nova Laranjeiras é recuperado em ação da GM em Cascavel, nesta sexta-feira.

Um caminhão que havia sido tomado de assalto na última semana em Nova Laranjeiras, foi recuperado durante ação da Guarda Municipal de Cascavel na madrugada desta sexta-feira (29). O Iveco Stralis foi localizado em frente a uma residência no Loteamento Florais do Paraná, na região norte da cidade.

De acordo com as informações, foi preciso uma consulta minuciosa até que fosse encontrado alerta de roubo do veículo. As placas estavam clonadas e batiam com o modelo e cor do caminhão, mas com datas diferentes, entretanto no chassi, que também foi adulterado, era onde constava o crime de fato.

Um suspeito foi detido e levado para prestar esclarecimentos na delegacia. De acordo com o homem, o caminhão foi deixado na sua casa na manhã desta quinta-feira (28) e seria favor para um amigo. O suspeito negou o envolvimento no esquema, onde foi roubada uma carga de vinhos.

Conforme apurado, o crime aconteceu no último sábado (23). Três homens mascarados e armados renderam o condutor e o fizeram refém por pelo menos um dia. O homem, de origem chilena, é funcionário da empresa que carregava a carga de vinhos e que ainda não foi localizada.

O caminhão foi rebocado até a 15ª Subdivisão Policial, onde seriam tomadas as medidas pertinentes.

Fonte CGN

Três indivíduos conhecido da Polícia foram pegos com uma moto toda alterada e foram encaminhados para Delegacia de Pitanga. 

No dia 28 de setembro de 2023 às 12h40min, a equipe foi acionada via celular pelo cabo Schueri, para dar apoio em uma abordagem.

No local foram identificados os 3 indivíduos, os quais empurravam uma motocicleta o que causou suspeição, perguntado sobre documentos do veículo relatou que era sua, porém não tem documentos.

A motocicleta não possui placa de  identificação, foi feita consulta no sistema Sesp Intranet pela numeração do  chassi que se trata de uma motocicleta Marca/Modelo Yamaha/Ybr 125K de  cor preta, porém constatou que a cor atual da motocicleta é diferente (vermelha  e amarela) da encontrada no registro (preta),ainda em consulta a numeração  do motor da referida motocicleta sendo que resultou em uma motocicleta  Marca/Modelo Yamaha/Factor YBR 125k de cor vermelha, caracterizando  assim crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor ART 311  do Código Penal .

Ainda os abordados são autores de vários frutos que vem ocorrendo no município de Pitanga. Um deles inclusive assumiu autoria do furto boletim 2023/1066657 onde arrombaram a janela da loja e furtaram um valor em dinheiro.

Os três sempre agem juntos nos crimes, assim foram os 3 indivíduos conduzidos junto com a motocicleta para 45 DRP para providências necessárias.

Fonte Polícia Militar

Adolescente de 14 anos denuncia na Delegacia de Boa Ventura do São Roque, que vem sendo difamada e ameaçada por rede social.

Compareceu ao destacamento policial a pessoa de, 14 anos acompanhada de sua mãe. 

Relataram que vem sofrendo difamação via rede social Instagram de vários perfis anônimos, em um grupo denominado “fofocas Boa Ventura”, relataram ainda que vem sofrendo ameaças, pela mesma rede social.

Ante ao fato foram as solicitantes orientadas quanto aos procedimentos e prazo de representação contra os autores. 

Fonte Polícia Militar 

Morador de Godoy Moreira diz que foi agredido e roubado por mulher.

Na tarde de quinta-feira (28), a Polícia Militar (PM) atendeu denúncia de suposta agressão seguida de roubo, em Godoy Moreira.

A situação foi registrada por volta das 16h40 na Rua Osírio Passos no centro da cidade.

No local os policiais em contato com a vítima, ele passou a relatar que a uma mulher de 35 anos teria entrado na sua residência o agredido com as unhas na região no rosto, rasgado sua camisa e subtraído cerca de R$ 500,00 que estava no bolso de sua bermuda.

Na sequência a mulher ateou fogo em algumas peças de roupas na frente da casa, e depois se evadiu.

Foi realizado patrulhamento pela guarnição, porém até o momento a agressora não foi localizada, a vítima foi orientada.

Fonte Ivan Maldonado

Homem chama a polícia por ser ameaçado em Palmital.

A equipe foi acionada pela pessoa de 35 anos, o qual relatou que um indivíduo estaria lhe ameaçando.

Chegando no local, confirmou a equipe que estava na parte externa de sua residência, quando o senhor de 32 anos, desferiu palavrões e ameaças, dizendo que ia matar.

A equipe fez buscas nas imediações e encontrou o senhor o qual foi abordado, feito busca pessoal no mesmo, nada foi encontrado.

Indagado o mesmo, sobre o ocorrido, ele relatou que os dois já tem um desentendimento há algum tempo, mas negou as acusações.

Cabe ressaltar que havia escoriações na face, inchaço no olho esquerdo, um corte acima do supercílio esquerdo, e um pequeno ferimento na cabeça acima da orelha, e estava com o lábio também com inchaço, em relato para a equipe o mesmo disse que havia caído em via pública o que levou aos machucados em seu rosto.

Tendo em vista que o senhor decidiu por não fazer a representação contra o acusado, coube à equipe apenas a orientação às partes envolvidas quanto aos procedimentos cabíveis. 

Fonte Polícia Militar 


Gêmeos nascem unidos por osso da coluna no Paraná. Veja a fotos.

Foto: Reprodução/Hospital do Rocio

Gêmeos siameses nasceram nesta quarta-feira (27), no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo a instituição, os dois estão unidos pelo sacro, um osso em formato de triângulo localizado na base da coluna vertebral.

Os bebês nasceram por meio de parto cesárea e, juntos, pesam 3,360 quilos. Os nomes deles e outros detalhes médicos são mantidos em sigilo pelo hospital.

A dupla está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e passa bem. O hospital informou, em nota, que está avaliando a situação deles para determinar “o plano de tratamento mais adequado”.

Segundo a médica, muitos bebês siameses nascem mortos ou evoluem para abortamento nos primeiros meses de gestação. Nos próximos dias, o setor de neurologia do hospital vai monitorar o quadro dos gêmeos para avaliar a possibilidade de uma cirurgia para separá-los.

    Fonte: G1PR

Ministério Público denuncia professor de Quatro Pontes por importunação sexual.

O Ministério Público da comarca de Marechal Cândido Rondon ofereceu denúncia contra um professor, pedindo seu afastamento das funções , por ter enviado fotos de conotação sexual a aluna de colégio em Quatro Pontes.

A denúncia menciona que em julho desse ano, o professor teria passado as mãos na perna de uma estudante menor de idade, do colégio estadual de Quatro Pontes.

Diz também que por diversas vezes, fotos nuas foram enviadas a adolescente.

Na denúncia, a Promotoria pede o afastamento imediato do professor das funções, diante de informações obtidas na investigação de que o professor age da mesma forma com outras alunas.

Além disso, o Promotor de Justiça Caio Di Rienzo informa que oficiará a 3ª Promotoria de Justiça, com atribuições na área da Educação, a fim de que tome ciência dos fatos.

A Promotoria ofereceu denúncia contra o professor imputando os crimes de importunação sexual e assédio sexual, informando que agora aguardará o recebimento da acusação pelo Juízo Criminal.

Por fim, Caio Di Rienzo informa que o caso não foi isolado e que nessa semana, ele e sua equipe requereram cautelarmente o afastamento de um professor que trabalha em colégio na cidade de Pato Bragado por também ter assediado uma aluna menor de idade, dessa vez em sala de aula.

Nesse último caso, a Promotoria informa que a Justiça acatou o pedido do Ministério Público, afastando o professor das funções no colégio até o término das investigações.

A decisão ainda determina, consoante pedido expresso do Ministério Público, que seja oficiado o Núcleo regional de Educação para ciência e adoção das providências cabíveis.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Polícia Militar recolhe quase 50 kg de maconha e detém suspeito no Bairro Santa Felicidade, em Cascavel.

A equipe Rocam (Rondas Ostensivas) do 6º BPM e do serviço reservado do 5º CRPM retiraram de circulação grande quantidade de maconha em Cascavel.

Segundo informado, as equipes receberam informação de que em uma residência na Rua Cabo Pedro Maria Neto, no bairro Santa Felicidade, um indivíduo estaria armazenando grande quantidade de maconha e após breve monitoramento foi visualizado o suspeito saindo da casa.

Foi realizada a abordagem e identificado o indivíduo que questionado sobre a denúncia, disse que não havia nada de ilícito na residência, autorizando a equipe a realizar buscas.

Durante as buscas na residência foi localizado no interior de um sofá 49,3 kg de maconha fracionados em 61 tabletes embalados em fita adesiva preta além de uma balança de precisão. Foi dada voz de prisão ao indivíduo e encaminhado à delegacia juntamente com a droga apreendida.

Fonte CGN

Bombeiros enfrentam incêndio e explosão durante a madrugada na Grande Curitiba, nesta sexta-feira.

O Corpo de Bombeiros enfrentou um incêndio na madrugada desta sexta-feira (29). Foi no Jardim Aviação, em São José dos Pinhais. Um barracão de uma empresa com compostos e plástico de engenharia pegou fogo, segundo informações do Cobom.

Informações iniciais do Cobom falavam sobre explosões e bastante fumaça no local.

Para a ocorrência foram deslocados três veículos Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), considerado a “Caixa de Ferramentas”, o ABTR é um dos mais equipados do Corpo de Bombeiros do Paraná.

As causas e os danos ainda devem ser apurados.

Fonte BP

Homem de 73 anos fica gravemente ferido após ser atacado por um boi na Grande Curitiba.

Um homem de 73 anos ficou gravemente após ser atacado por um boi em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, no fim da tarde desta quinta (28).

Segundo informações do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), ele teve grandes ferimentos abertos, por isso recebeu atendimento da equipe avançada da aeronave Falcão 08. Foi um trabalho de operação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e Samu Curitiba.

A vítima foi estabilizada ainda estado grave e em poucos minutos aerotransportada para o Hospital do Trabalhador, no bairro Portão, em Curitiba.

Fonte BP


Carreta de empresa de Cascavel pega fogo na rodovia BR-163.

Um incêndio em veículo foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (28), na rodovia BR-163 que liga Toledo ao município de Marechal Cândido Rondon, sobre o viaduto com a Rua Barão do Rio Branco.

A situação envolveu uma carreta Volvo bitrem, com placas Mercosul, de uma empresa da cidade de Cascavel, que estava carregada com sacos de cimento.

O motorista da carreta informou para reportagem, que ele trafegava no sentido a Marechal Cândido Rondon, quando começou a pegar fogo na parte de baixo da cabine no lado esquerdo. Rapidamente o fogo tomou conta de toda a cabine.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas infelizmente a cabine do veículo ficou totalmente destruída.

Não houve vítimas e a parte da carroceria não chegou a ser atingida pelo fogo.

                                              Fonte: Portal Nova Santa Rosa

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:




Carro bate contra canaleta na PR-151 e motorista fica ferido.

Um acidente rodoviário deixou um homem ferido na noite desta quinta-feira (28), em Carambeí. A colisão contra uma canaleta aconteceu na PR-151, km 307, por volta das 19h20. 

O acidente envolveu um Gol Power/VW, de placas de Ponta Grossa. A vítima, um homem de 35 anos, teve ferimentos considerados e precisou ser encaminhado ao Hospital Bom Jesus, na cidade ponta-grossense.

As causas do acidente deverão ser investigadas pelos órgãos responsáveis.

Fonte aRede

Carreta carregada com fogões tomba na BR-373 em Candói.

Uma carreta Container tombou na Br-373 em Candói-PR, na região central do estado, por volta das 16h15 desta quinta-feira (28). A carreta seguia para Pato Branco-PR, na região Sudoeste do estado.

Ao fazer uma curva para acessar o viaduto da Br-373, o motorista perdeu o controle da carreta e tombou.

No veículo, o motorista e sua esposa não se feriram. O Container estava carregado com Fogões para uma fábrica de Pato Branco. O trânsito no local, segue em apenas uma das faixas. Muito óleo do caminhão ficou espalhado sobre a via.

O DER de Guarapuava e Laranjeiras do Sul-Pr, sinalizaram o local do acidente. A PRF de Guarapuava, atendeu a ocorrência. A Defesa Civil de Candói, jogou cal na pista para remoção do óleo que ficou espalhado.

Fonte: Fabrício Eduardo – Educadora FM

Jovem fica ferida após carro sair da pista e capotar na PR-566.

A condutora de um automóvel ficou ferida após um acidente no início da tarde desta quinta-feira (28), na rodovia PR-566, nas proximidades da comunidade de Seção São Miguel, em Francisco Beltrão.

A jovem transitava pela rodovia, quando por motivos desconhecidos o carro acabou saindo da pista, bateu em um barranco e em algumas árvores e capotou.

A condutora teve ferimentos e foi socorrida ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte PPNEWS

Queda de árvore causa acidente na rodovia PR-466, em Manoel Ribas.

A queda de uma árvore causou um acidente na manhã desta quinta-feira (28) na rodovia PR-466, em Manoel Ribas, no Vale do Ivaí. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender a ocorrência registrada na altura do quilometro 145, na conhecida “Curva do Chirof”.

De acordo com informações, a árvore teria caído sobre a pista e um veículo GM Vectra GLS de cor prata não teria conseguido frear a tempo de evitar uma colisão. O condutor do carro não sofreu ferimentos, mas o passageiro precisou ser socorrido e foi encaminhado para atendimento médico em um hospital da região.

A equipe da Defesa Civil de Manoel Ribas foi quem prestou atendimento ao acidente. Conforme apurações, os agentes fizeram a remoção da árvore e ainda cooperaram com a limpeza da pista afim de evitar novos acidentes.

Fonte: TN Online


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 29/09/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região



Tony Garcia acusa Moro de usá-lo para gravar magistrados e ministros do STJ.

O ex-deputado estadual Tony Garcia entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos que apontariam que o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil teria homologado um acordo de colaboração premiada que previa grampear, monitorar e levantar provas contra magistrados que tinham foro privilegiado e, que portanto, não poderiam ser investigados pelo então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. Moro nega as acusações e afirma não existiram gravações de pessoas com foro no processo. As informações foram publicadas pela jornalista Daniela Lima, do G1.

Segundo a reportagem, o acordo foi celebrado em dezembro de 2004, e pessoalmente supervisionado, checado e monitorado por Moro ao longo de anos. O documento mostria que a colaboração previa, entre outras coisas, que o réu usasse escutas ambientais em encontros e conversas com políticos e juristas para obter informações sobre desembargadores do Paraná e ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Garcia conseguiu acesso formal aos termos que formalizam sua atuação como informante de Moro depois que o juiz Eduardo Appio, assumiu a 13ª vara e retirou o sigilo que existia há quase 20 anos sobre os autos. No processo, há registros inclusive de conversas telefônicas do ex-juiz com o réu, cobrando a entrega das tarefas que tinham sido estabelecidas no trato legal.

De acordo com os documentos, Moro encarregou o ex-deputado de 30 missões como condição para a colaboração com o Ministério Público Federal, assinada pelo ex-juiz.

Ao G1, o senador negou qualquer irregularidade, disse que Tony é criminoso condenado e que nenhuma das gravações entregues por ele envolve pessoas com foro. “Tony Garcia é um criminoso que foi condenado, com trânsito em julgado, por fraude e apropriação indébita. Em 2004, fez acordo de colaboração que envolveu a devolução de valores roubados do Consórcio Garibaldi e a utilização de escutas ambientais autorizadas judicialmente e com acompanhamento da Polícia Federal e do MPF. Essas diligências foram realizadas por volta de 2004 e 2005, e todas foram documentadas”, alegou. Ela afirma ainda que elas “não incluem qualquer gravação de autoridade com foro privilegiado, nem têm qualquer relação com as investigações do Mensalão ou Petrolão”.

No documento, estão também detalhadas as tarefas Na de número 8, por exemplo, está registrado literalmente: “Caso TRF Ricardo Saboya Kury — (do advogado) Bertoldo teria obtido liminares favoráveis com o Des. (Desembargador) Dirceu, mediante troca de favores. O beneficiário procurará obter a fita cassete junto a Nego Scarpin, onde constaria tal fato, podendo, neste caso, realizar escutas externas. ”

Há outras menções a escutas e gravações em posses de terceiros que deveriam ser encontradas pelo delator para que ele pudesse obter os benefícios previstos no acordo. É o caso das tarefas 4 e 5.

“4) Caso Nego Scarpin – Bertoldo teria passado para a CPLI-BANESTADO a conta de Luiz Antônio Scarpin para extorquir dinheiro. (Trata-se do bilhete apreendidos manuscrito pelo Sérgio Malucelli com timbre da Votorantin). Estariam envolvidos o Deputado Iris Simões, o Dep. Mentor e o Vereador João Melão/SP. O beneficiário trará a prova documental e gravações. Essas gravações estão em poder de Nego Scarpim, envolvendo Desembargadores do TRF, advogados e políticos. 5) Caso Enio Fornea X Bertoldo. As fitas acima contêm gravações do auxílio dado a Ênio Fornea por um Desembargador do TRF da 4o Região. ” (sic)

Desembargadores só podem ser investigados pelo STJ

Desembargadores e integrantes de Tribunais Regionais Federais, segundo a lei, só podem ser investigados pelo Superior Tribunal de Justiça. Deputados federais, também citados como alvos do delator que se tornou um agente informal de investigações, pelo Supremo. Além de avançarem sobre colegas da magistratura que formalmente não poderiam ser investigados na primeira instância, o MPF e Moro incluem no acordo uma cláusula que tinha como principal, ou único destinatário, o próprio ex-juiz.

Afirmando ter sido ele mesmo, Moro, alvo de um grampo ilegal, determina-se que Tony recupere o grampo e o apresente à 13ª vara para providências cabíveis. O autor da escuta ilegal seria um advogado, Bertoldo, principal personagem das 30 tarefas distribuídas ao delator.

“Tarefas” de Tony Garcia incluíam “grampear” juízes

A penúltima tarefa dada a Garcia previa: “29) Interceptação telefônica do Juiz Federal: Segundo Antônio Celso Garcia, o Advogado Bertoldo teria mandado interceptar a linha telefônica do Juiz Federal Sérgio Moro. O grampo teria ocorrido na PIC do MPE onde Bertoldo tem influência. De fato, as interceptações telefônicas do PCD revelam conversa entre Roberto de Siqueira e Eduardo Albertini sobre possível mandado de prisão expedido contra Toni Garcia. Bertoldo, por volta da 1 hora da manhã esteve na casa de Toni Garcia (sic) dizendo para que ele fugisse pois seria preso. Toni (sic) não acreditava e Bertoldo afirmou que tinha grampeado o telefone de Sérgio Moro e ouvira ele ligando para alguém da Força Tarefa para avisar que havia decretado a prisão de Toni (sic). O beneficiário testemunhará e procurará obter a prova da materialidade delitiva. ”

Na investigação, a Polícia Federal, que monitorava as escutas feitas por e com o auxílio de Tony relata uma conversa, por telefone, do próprio delator com o ex-juiz. Toni, na ocasião, era réu de Moro.

Fonte BP

Deputados alertam o TCU sobre descumprimento de determinações na concessão do pedágio do Paraná.

Os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Tercílio Turini (PSD) encaminharam ontem um comunicado ao TCU (Tribunal de Contas da União) alertando que o leilão do Lote 2 do programa de concessão de rodovias do Paraná (PRVias), marcado para a próxima sexta-feira, 29, descumpre orientações do órgão.

No documento, os parlamentares sustentam que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deixou de observar uma série de determinações e recomendações em relação ao processo licitatório dos novos pedágios do Paraná, que foram registradas no Acórdão 2379/2022 do TCU. Os deputados reforçam que o órgão tem, por lei, a competência de autorizar os processos do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Os parlamentares citam, entre outras situações, a falta de atualização cadastral das rodovias, de informações relativas às desapropriações e de obras executadas por terceiros. Em razão dos apontamentos, os deputados sugerem que o TCU adote as providências necessárias para “resguardar a legalidade e o interesse público” em relação ao leilão do Lote 2.

Determinações

No ofício, está reproduzido o texto do Acórdão 2379/2022, que determinou que a ANTT deve atualizar as informações cadastrais das rodovias licitadas. Outra determinação descumprida, sustentam os parlamentares paranaenses, diz respeito às desapropriações, com a inclusão nos cálculos do processo “a totalidade dos valores referentes às desapropriações de cada contrato”.

Os deputados alertam ainda ao TCU que a ANTT defina “o conceito de obras do poder concedente e do DER e obras executadas pelo poder concedente e DER com recursos de terceiros”. Ainda em relação às obras, o tribunal determinou que à agência que “realize os ajustes necessários no modelo econômico-financeiro – MEF, de modo que não haja duplicidade para os investimentos”.

Recomendações

Entre outras recomendações, o Acórdão do TCU sugere que a ANTT “reapresente o projeto, na sua mais nova versão à sociedade paranaense, para que esta tome ciência dos novos patamares tarifários das novas concessões, bem como das alterações efetuadas ao longo da fiscalização” e “finalize a regulamentação necessária para a efetiva aplicação da subcláusula 11.6.1, relativa às garantias de execução do contrato, antes da licitação da PR Vias, em nome da segurança jurídica”.

Fonte BP

Lula chega a hospital para fazer cirurgia no quadril; procedimento deve durar de 2h a 3h, nesta sexta-feira.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou, por volta das 8 horas desta sexta-feira, 29, ao hospital Sírio Libanês, em Brasília, para ser internado e realizar cirurgia no quadril. O procedimento é chamado de artroplastia total de quadril e será feito do lado direito. A previsão é de duração de 2 horas a 3 horas. Lula dará entrada no hospital para a realização de exames antes do procedimento.

A cirurgia é para eliminar dores que o presidente sente no quadril desde agosto do ano passado. Será instalada uma prótese no lugar das partes lesionadas do quadril.

Cerca de quatro pessoas vão operar o presidente, além de dois médicos que o acompanharão, que são o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germóglio. Ele tem direito a um acompanhante na UTI. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanha o presidente.

O petista deve ficar, no mínimo, um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a expectativa é de que ele deixe o hospital na terça-feira, dia 3 de outubro. A ideia do presidente é não deixar de trabalhar durante a recuperação e despachar com ministros no Palácio da Alvorada, residência oficial, por cerca de três semanas. Não haverá passagem de cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin enquanto o petista se recupera.

Por volta das 17 horas, Kalil Filho e Germóglio, além do ortopedista responsável pela operação – que ainda não teve o nome divulgado – darão entrevista a jornalistas sobre o procedimento.

Lula deve ser submetido à anestesia geral e o procedimento cirúrgico deve durar cerca de duas horas. Em entrevista ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o ortopedista Leandro Ejnisman, especialista em quadril do hospital Albert Einstein em São Paulo disse que pode ser retirado um pedaço com cerca de 5 cm a 6 cm de diâmetro do fêmur para colocar uma prótese no lugar.

Ejnisman disse que se trata de um procedimento “complexo, mas seguro”. Segundo o médico, a operação deverá deixar o quadril do petista 100% curado. “Mais de 98% dos pacientes têm bom resultado e ficam felizes com a operação”, disse o médico.

A expectativa do governo é que o chefe do Executivo retome as viagens internacionais no final de novembro, quando deve embarcar a Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP-28. Até lá, deve permanecer em Brasília.

Fonte CGN