Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

21/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Defesa Civil do Paraná monitora riscos de chuva intensa no Estado.

A Defesa Civil do Paraná está monitorando os riscos de chuva intensa no Estado. Ao Broadcast Político, o órgão informou que foram enviados alertas para várias regiões por causa dos temporais.

“Nosso centro continua acompanhando para auxiliar e orientar os municípios caso haja situações emergenciais”, disse em nota.

Mais cedo, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, fez uma alerta nas redes sociais para o risco de chuva intensa no Estado. Ele afirmou que estão “todos de prontidão” para auxiliar os moradores.

Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a Somar Meteorologia identificou que a região sul do País, entre Santa Catarina e Paraná, terá temporais a partir desta segunda-feira, 20.

Fonte BP

Ladrão furta peças no Pátio de Máquinas da Prefeitura de Ivaiporã.

O setor de oficina da Prefeitura de Ivaiporã do Pátio de Máquinas localizado na Rua Olavo Bilac, antigo IBC, foi invadido por um ladrão na madrugada de segunda-feira (20). Câmeras de Segurança flagraram a ação do criminoso.

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 11h30 pelo responsável do setor.  Ele relatou que ao conferir o sistema de monitoramento notou que após o vigilante ir embora, por volta das 03 horas, um indivíduo entrou na oficina.

Após pegar algumas peças na oficina ele colocou em seu veículo e tomou rumo ignorado. O solicitante não soube informar o nome das peças que foram levadas, apenas deu por falta de uma turbina.

O responsável pela oficina foi orientado a levar as imagens das câmeras até a Delegacia da Polícia Civil.

Fonte tn

Casa é roubada e vizinhos viram ex-convivente, sair da casa com duas malas em Laranjal.

Às 22h00min, a equipe foi acionada por mulher de 45 anos, a qual relatou ter sido vítima de furto.

Relatou a equipe, que saiu e quando retornou notou que teriam entrado em sua residência, deu falta de roupas que eram do seu ex-convivente e algumas roupas suas também, notou ainda que teriam furtado certa quantia em dinheiro.

Relatou que entrou em contato com seus vizinhos os quais a informaram que teriam visto seu ex-convivente entrar na residência e posteriormente sair com duas malas.

Diante dos fatos a equipe orientou a solicitante a colher os testemunhos e também outras provas e anexar na polícia judiciária.
Fonte Polícia Militar

Ladroes tentam dar golpe em Farmácia sem está presente usando o Pix em Laranjeira do Sul.


Em uma farmácia, foi feito uma tentativa de golpe, onde as pessoas não identificadas, ligaram na farmácia solicitando que todos que estivessem no interior na farmácia realizassem transferência bancaria via pix naquele momento, caso contrário os criminosos iriam invadir a farmácia,

Os funcionários perceberam o golpe e entraram imediatamente em contato com a polícia a qual repassou a polícia judiciária. 
Fonte Polícia Militar 

Caminhonete bate em poste e condutor abandona o veículo que acaba recolhido em Guarapuava.

Na rua Vicente Machado, repassado via copom um acidente do tipo choque. No local do sinistro não foi localizado o autor nem o solicitante.

Foi localizado uma caminhonete MMC Triton, a qual encontrasse colidida em um poste de iluminação pública, abandonada no local do sinistro.

Feito consulta operacional e constatado débitos para a Triton/MMC junto ao Detran. Diante disso foram feitas as notificações e recolhida a caminhonete junto ao pátio do 16ºBPM.

Sendo ainda acionado a empresa Energia, os quais deram seguimento no isolamento do local e reparos no poste.

Fonte Polícia Militar

Mulher tem residência furtada em Guarapuava.

Na Vila Bela relata a solicitante mulher, 33 anos, que ao chegar a residência percebeu que a mesma foi arrombada e do seu interior foi furtada um aparelho de tv marca LG.

Conforme filmagens do sistema de segurança o fato ocorreu na manhã de hoje. Sendo então a solicitante orientada quantos aos procedimentos legais.

Fonte Polícia Militar

Mulher leva soco no pescoço e morre durante festa de Carnaval no Paraná.

O que era para ser um dia de folia e alegria em Santo Antônio do Caiúa, município no noroeste do Paraná, teve um desfecho criminosamente trágico.

Tudo por causa de um desentendimento durante uma festa de carnaval em uma avenida da cidade, numa situaçãou que terminou com uma mulher de 48 anos falecendo após ser atingida por um soco no pescoço.

A vítima, identificada como Rosangela Frauches Veronezi, estaria na festa com um grupo de amigos quando o agressor, Cícelo Luiz de Oliveira, a golpeou na garganta.

Rosangela chegou a ser socorrida e encaminhada para um hospital, mas faleceu ontem. Já o agressor fugiu do local do crime em meio à multidão, mas já foi localizado.

Ele prestou depoimento à Polícia Civil e disse que queria dar um soco no ombro da vítima, e não em seu pescoço.

Pessoas que estavam no local indicaram que Rosangela e Cícero não se conheciam. Ela trabalhava como agente comunitária na Prefeitura de Terra Rica e será sepultada hoje no município.

Fonte BP

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

Após a suspensão de dois anos devido à pandemia de Covid-19, a festa de carnaval está de volta! Em 2023, o evento, que é um dos preferidos dos brasileiros.

A festa, que está entre as mais tradicionais do Brasil, gera muitas dúvidas: é feriado ou ponto facultativo? Quem terá o direito de aproveitar os quatro dias de folia? É preciso se preocupar em cumprir o expediente e bater ponto?

A resposta a essas perguntas é: ao contrário do que muitos acreditam, o carnaval não é feriado, mas ponto facultativo em todo o Brasil. Porém, a data pode ser feriado em alguns estados ou municípios que possuem lei que determina isso.

A verdade é que a maioria dos trabalhadores precisará contar com a boa vontade dos empregadores para ter direito à folga. Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre a dinâmica desta data comemorativa. Confira!

Quando o carnaval cai em 2023?

No Brasil, o carnaval é celebrado durante cinco dias, de sexta a terça-feira, um dia antes do início da Quaresma. O termo Carnaval quer dizer “Adeus à carne”, e faz referência ao período de 40 dias antes da Páscoa.

Nele, as pessoas deveriam se abster do consumo de carne, bebidas alcoólicas e outros prazeres mundanos. Assim, a folia representaria uma última semana de festas antes da abstinência que vem a seguir.

No ano de 2023, a terça-feira de carnaval cai no dia 21 de fevereiro. Porém, a festa começa na sexta-feira, dia 17 de fevereiro e pode se estender até a quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro.

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

Anualmente, o ministério da economia divulga a lista de feriados nacionais e estabelece os pontos facultativos do ano. A Portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022, foi divulgada em 29 de dezembro para divulgar o calendário oficial de 2023.

De acordo com a publicação, nenhum dia do carnaval é considerado feriado por lei federal. Segundo ela, 20 e 21 de fevereiro são considerados ponto facultativo devido ao Carnaval. O dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, também é considerado ponto facultativo até às 14 horas.

Dessa forma, a empresa tem o direito de exigir que os trabalhadores cumpram seu expediente normalmente nesses dias. O trabalho nesses dias de carnaval não gera direito a compensação de horas ou a algum valor adicional.

Como o próprio nome sugere, um ponto facultativo transfere para a empresa a decisão pela folga. Se o trabalhador tiver que cumprir carga horária normal nessa data, sua remuneração será igual à de um dia comum.

Apesar disso, os estados e municípios têm liberdade para decretar feriado nos dias de carnaval e outras datas que coincidem com pontos facultativos nacionais. O estado do Rio de Janeiro é exemplo disso. Lá, a terça-feira de carnaval é feriado estadual.

Já na cidade de São Paulo, por exemplo, esses dias não são considerados feriados, mas sim pontos facultativos. Assim, fica a critério da empresa conceder a folga aos seus empregados ou não.

Porém, ainda há outro fator que pode fazer com que o trabalhador tenha direito à folga no carnaval. Caso haja convenção coletiva negociada pelo candidato, a empresa deverá respeitar o acordo coletivo e conceder a folga.

Nos estados ou cidades em que os governadores e prefeitos decretam apenas ponto facultativo, isso só beneficia os servidores públicos. Isso significa que a data não é considerada legalmente como feriado para fins trabalhistas, já que apenas as datas declaradas em lei são consideradas feriados.

A empresa é obrigada a conceder folga no carnaval?

Não, a empresa não é obrigada a conceder folga no carnaval. Mesmo que não exista uma lei, acordo ou convenção coletiva para prever que o carnaval seja considerado feriado, o empregador pode conceder folga aos trabalhadores devido ao costume social de comemorar essas datas.

Porém, é importante ressaltar que, caso a empresa conceda esse benefício, fará isso apenas por opção própria. Mas, não é direito do trabalhador ficar de folga nesses dias sem a liberação do empregador.

O funcionário deve repor horas?

Esta é uma possibilidade para o trabalhador, mediante acordo entre a empresa e seus colaboradores para compensar as horas não trabalhadas no carnaval em outros dias. Isso é feito por meio de banco de horas, e não pode haver descontos salariais em relação aos dias não trabalhados.

Empresas que já adotam banco de horas costumam optar por compensar as horas não trabalhadas dos funcionários. Porém, em empresas menores, é comum que os acordos sejam diferentes.

As empresas têm a alternativa de oferecer a opção de o trabalhador estender sua jornada de trabalho em alguns dias para compensar as horas não trabalhadas na folga do carnaval. O funcionário pode trabalhar uma ou duas horas a mais para folgar no Carnaval, mas a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) determina que o trabalhador só pode fazer, no máximo, duas horas extras por dia.

Além disso, há outro ponto: se a empresa decidir por conta própria não abrir no carnaval, ela não poderá descontar o dia de salário dos funcionários nem exigir que as horas não trabalhadas sejam compensadas. Mas, caso haja banco de horas, a empresa poderá, em tese, debitar as horas.

Nos estados e municípios nos quais a data é considerada feriado, o direito ao dia de descanso é garantido por lei ao trabalhador. Assim, se ele trabalhar na ocasião, terá direito a receber os valores em dobro se não tiver a garantia de uma folga pelo dia de trabalho.

Outro ponto importante é que, caso o trabalhador não tenha direito à folga e mesmo assim não compareça ao trabalho, sua falta será considerada injustificada e o valor correspondente poderá ser descontado do salário, do descanso semanal remunerado, das férias e da cesta básica, caso o trabalhador tenha esse benefício.

Nesse caso, o trabalhador também fica sujeito à penalização com advertência e suspensão. Caso essa conduta seja reincidente, o trabalhador pode, inclusive, ser demitido por justa causa.

Fonte: Serasa Experian.

Homem é detido por estelionato, tráfico de drogas, roubo e furto. Assista ao vídeo:


Um homem, de 34 anos, com mandado de prisão em aberto por estelionato, furto, roubo e tráfico de drogas foi detido pela Polícia Militar na Rua Primeiro de Maio, na Vila Pioneira, em Toledo, no oeste do Paraná, na tarde desta segunda-feira (20).

A Equipe Sul realizava patrulhamento quando visualizaram e abordaram o suspeito em via pública. Com o infrator, nada de ilícito foi encontrado.

O detido precisou ser encaminhado para a 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo.

Fonte: Catve.com.

Travesti que havia presenciado execução de médico Renan Tortajada também é encontrada morta.


O corpo que foi encontrado em uma estrada rural de Maria Helena, foi identificado. Trata-se de Alexan Carlos de Goes, conhecido como Sabrina, era ex-conselheiro municipal e estadual de Assistência Social.

A vítima testemunhou a morte do médico Renan Tortajada, na madrugada deste sábado, no Bosque Uirapuru em Umuarama. Alexan foi encontrado sem roupa e coberto por galhos em uma área de mata. Segundo o próprio assassino, Guilherme da Costa Alves, de 26 anos, a vítima foi morta a pauladas, dentro do bosque também.

Depois teve seu corpo desovado em uma estrada rural no município de Maria Helena. O corpo foi encontrado após um morador, sabendo do caso do médico desaparecido, denunciar que viu o mesmo carro próximo a um carreador na região.

Inicialmente, a suspeita era de que Alexan havia sido atropelado e o crime ocultado, mas após a prisão do assassino, na manhã deste domingo, ele confessou a autoria dos dois crimes.

Fonte: Umuarama News.

Mulher é socorrida após capotamento na PR-317, na manhã desta terça-feira.

Na manhã desta terça-feira (21), socorristas do SAMU foram acionados para se deslocar até a PR-317, nas proximidades do Balneário Terra das Águas, em Santa Helena, para prestar os primeiros socorros a uma mulher vítima de capotamento.

De acordo com informações obtidas no local, a condutora do GM/Prisma seguia no sentido Sub Sede a Santa Helena, quando perdeu o controle do veículo, pulou um quebra-molas, bateu em uma placa de sinalização, atingiu uma mureta de contenção e por fim capotou.

A mulher foi socorrida com algumas escoriações e encaminhada ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto, para avalição médica.

O veículo ficou bastante danificado e todos os air-bags foram acionados na batida. Um guincho será acionado para realizar a remoção do automóvel, que parou com as rodas para cima.

Uma equipe da Policia Rodoviária Estadual (PRE), posto de Santa Helena, esteve no local e auxiliou a sinalizar e controlar o fluxo de veículos.

Carro fica destruído após capotar na rodovia BR-467. Nesta terça-feira.

A manhã iniciou movimentada nesta terça-feira (21), na Capital do Oeste do Paraná.

Uma saída de pista, seguida de capotamento foi registrada na rodovia BR-467, nas proximidades do Bairro Novo Milênio.

Segundo as informações, o condutor seguia na pista sentido Toledo quando perdeu o controle da direção e saiu da pista, capotando por vários metros.

O automóvel parou tombado no acostamento e estava completamente destruído. O motorista, que tem 24 anos, conseguiu sair sozinho do veículo, mas precisou ser atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Ele apresentava ferimentos considerados moderados e foi encaminhado à Casa Hospitalar para ser reavaliado e medicado.

A Polícia Rodoviária foi acionada para registrar o acidente e providenciar a retirada do automóvel das margens da via. O trânsito nas pistas não precisou ser interditado durante o atendimento à ocorrência.

Homem morre ao ser ejetado de carro durante capotamento na PR-566.Na manhã desta terça-feira.

Um homem morreu em um capotamento de carro na manhã desta terça-feira (21) na rodovia PR-566, em Francisco Beltrão sentido a Itapejara do Oeste.

O veículo VW/Golf saiu da pista, colidiu em um muro no clube de tiros e capotou. A vítima de cerca de 30 anos que ainda não foi identificado foi ejetado do carro durante o acidente. SAMU e Corpo de Bombeiros e constataram o óbito no local do acidente.

O local foi isolado para o trabalho da Criminalística. Em seguida o corpo será removido ao IML de Francisco Beltrão.

Carreta faz 'L' e bloqueia PR-466.

Uma carreta que seguia pela PR-466 em Borrazópolis, sentido Kaloré, no Vale do Ivaí, fez um 'L' na pista e bloqueou a rodovia, por volta das 14h desta segunda-feira (20). 

A princípio, o veículo estava na subida, quando perdeu a força, voltou de ré, ficando em 'L'., possivelmente por algum problema mecânico. Os motoristas precisam de atenção redobrada ao trafegar naquela região. 

Até a publicação da reportagem, às 15h45, o caminhão ainda não havia sido retirado da PR-466. Nenhuma pessoa ficou ferida.

Fonte tn

Motorista morre após colisão frontal com caminhão na PR-090. Veja a foto:


Um homem de 52 anos morreu após uma colisão frontal na PR-090, município de Ventania. Segundo informações da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), a vítima fatal era motorista de um Chevrolet Corsa Sedan – com placas de Ventania – que bateu de frente com um caminhão Volkswagen 24330, com placas de Ponta Grossa; a batida foi por volta das 18h45, no km 224 da PR-090 (região da localidade de Barro Preto).

Ainda segundo a PRE, o Corsa Sedan seguia sentido Ventania, enquanto o caminhão estava no sentido Curiúva; o caminhoneiro, também de 52 anos, não se feriu.

Após o acidente fatal, equipes do Corpo de Bombeiros e também do Instituto de Criminalística foram ao local com a Polícia; o corpo do motorista morto foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Grossa.

Fonte: Polícia Rodoviária Estadual.

Homem fica ferido em acidente na PR-483.

Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito no início da noite desta segunda-feira (20), na rodovia PR-483, nas proximidades do Restaurante Frizzo, em Francisco Beltrão.

Conforme informações, a camionete vinha sentido a Francisco Beltrão, quando o condutor perdeu o controle e atingiu a parte traseira de um Jeep.

Socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para atender as vítimas, mas somente o condutor da camionete, um homem de 40 anos, teve ferimentos e foi removido a UPA, em Francisco Beltrão.

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para fazer os levantamentos.

Fonte PPNEWS

Acidente na PR-151 em PG deixa senhora de 62 anos ferida.

Uma colisão traseira envolvendo um caminhão e dois automóveis deixou uma senhora de 62 anos ferida na tarde desta segunda-feira (20), no km 340 da PR-151, em Ponta Grossa.

A batida, que foi na região do Cará-Cará (sentido Palmeira), foi atendida pelas equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Corpo de Bombeiros, com socorristas do Siate.

Informações preliminares dão conta de que o caminhão, um Iveco Tector 240E28, teria colidido na traseira de uma camionete Nissan Frontier e também de um Ford Fusion por volta das 15 horas; apesar do susto, apenas da passageira da Frontier, uma senhora de 62 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhada pelo Siate a um hospital de Ponta Grossa. As causas do acidente não foram informadas pela Polícia.

Com informações da Polícia Rodoviária Estadual

Haddad manda doar itens apreendidos pela Receita ao litoral paulista.


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou nesta segunda-feira (20) que a Receita Federal selecione produtos apreendidos em fiscalizações que possam ser doados para vítimas dos temporais no litoral norte de São Paulo.

Por meio das redes sociais, Haddad agradeceu aos servidores da Receita Federal, da 8ª Região Fiscal (SP), que foram mobilizados para fazer a seleção do material durante o feriado.

AGU
Em outra frente de trabalho do governo federal para lidar com os impactos das chuvas, o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, colocou o órgão à disposição de todos os gestores da área de defesa civil para auxiliar na adoção das medidas necessárias para rápida resposta e auxílio aos atingidos.

A AGU solicitou apoio às entidades de classe das carreiras jurídicas que compõem a instituição para promover campanhas de ajuda às vítimas. Segundo o órgão, Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal deverão divulgar campanha para auxílio aos atingidos.

Fonte: Agência Brasil.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 21/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Governo vai liberar FTGS para moradores de áreas afetadas por chuvas.


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo federal vai liberar o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em virtude da situação de calamidade decretada nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, os municípios nessa situação são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas”, disse. “Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]”, acrescentou a ministra, durante visita a um dos centros de acolhimento montados pela Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, ao lado do prefeito da cidade, Válter Suman .

A ministra afirmou ainda que, entre as prioridades do governo, está a recuperação de estradas da região. Atualmente, diversos trechos registram pontos de interdição total e parcial.

“O Ministério da Integração tem disponíveis R$ 579 milhões. Uma parte disso já foi empenhada, mas esse recurso é para todo o Brasil. Isso significa que lá na frente, a gente vai precisar repor para outros municípios e outros estados. Mas já tem dinheiro para recuperação de estradas que não podem ficar interditadas, principalmente a BR-101, que é fundamental, o trecho Rio-Santos.

Tebet está com a família na cidade de Guarujá e interrompeu o recesso para integrar a comitiva de ministros que acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao município paulista de São Sebastião, um dos mais afetados pelas chuvas nos últimos dias. No entanto, como os acessos pelas estradas estão bloqueados, a ministra decidiu permanecer em Guarujá durante a manhã.

Temporais
Ao menos 35 pessoas morreram devido Às chuvas que caíram no litoral norte de São Paulo. Cerca de 40 pessoas estão desaparecidas na cidade de São Sebastião. Uma criança morreu na cidade de Ubatuba. Em toda a região, segundo o governo de São Paulo, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

O temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos, bloqueio de estradas e afetou o abastecimento de água e energia. 

Deslizamento de terra provocado por chuvas no litoral de São Paulo – Governo do Estado de SP/Divulgação
O Ministério da Saúde se comprometeu a enviar kits com 25 medicamentos e 13 diferentes insumos para populações em situação de emergência, que podem atender cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês.

Fonte: Agência Brasil.

Ministério da Agricultura investiga suspeita de vaca louca.


O Ministério da Agricultura informou hoje (20) à tarde que está investigando uma suspeita de caso da vaca louca no Brasil. A pasta não informou o local, mas a Agência Brasil apurou que a suspeita ocorre num animal idoso em idade avançada que morreu num pasto no Pará.

“Acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informou o ministério em comunicado.

A morte em pasto aumenta as chances de que o suposto caso de vaca louca tenha se originado de forma “atípica”, espontaneamente na natureza, em vez de ser transmitido pela ingestão de ração animal contaminada. Isso, em tese, reduz as chances de imposições de barreiras comerciais.

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Na ocasião, os casos também foram atípicos, mas a China, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu a compra de carne bovina brasileira por três meses, de setembro a dezembro daquele ano.

Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras. A ingestão de carne e de subprodutos dos animais contaminados com os príons provoca, nos seres humanos, a encefalopatia espongiforme transmissível. No fim dos anos 1990, houve um surto de casos de mal da vaca louca em humanos na Grã-Bretanha, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país por vários meses. Na ocasião, a doença foi transmitida aos seres humanos por meio de bois alimentados com ração animal contaminada.

Fonte: Agência Brasil.