Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 18 de abril de 2023

18/04/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Santa de três metros amarrada em árvore chama atenção de moradores em Apucarana e cria debate nas redes sociais. 

A colocação de uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes junto a uma árvore aos fundos da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, vem chamando atenção nas últimas semanas. A imagem está resguardada por cordas, o que gerou um debate nas redes sociais.

Algumas pessoas não gostaram de ver a santa “amarrada”, enquanto outras consideram a medida apenas como uma forma de proteção à obra sacra.

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes tem 3,5 metros de altura e pesa 2,4 mil kg. A santa estava instalada em um nicho entre o Salão Comunitário e a Catedral, com pouca visibilidade, e foi retirada no mês passado com ajuda de um guindaste.

A imagem foi colocada junto à arvore – uma palmeira – de forma provisória até ser instalada em um outro local pela Catedral. A santa chegou na cidade no dia 18 de março de 1958, segundo informações da Diocese.

Com as obras da igreja ao longo dos anos, a imagem acabou ficando pouco visível e, por isso, a Diocese decidiu por transferi-la de local para que a população pudesse ter acesso a essa obra sacra.

A informação repassada é de que, após a finalização de laudos técnicos, a santa será transferida para um local de destaque no exterior da Catedral para que todos possam visitá-la e conhecê-la.

Fonte: TN Online

Abordagem em carro termina com mandado de prisão cumprido e arma apreendida em Palmital.


Nesta data por das 18h00min as equipes policiais estavam em patrulhamento pela Rua Interventor Manoel Ribas quando avistaram o veículo Fiat/Pálio placas JNP 0983 de cor vermelha transitando com dois masculinos vindos em direção contrária e que ao avistarem a viatura mudaram de direção repentinamente bem como ficaram olhando para onde as equipes policiais iriam.

As equipes então retornaram e lograram êxito na abordagem do referido veículo na Rua Pitanga sendo identificados os integrantes como M**** L**** de O**** e M**** G**** de O****motorista e passageiro respectivamente.

Em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado nos mesmos bem como em revista veicular também não foi nada de ilícito localizado.

Em persecução em consulta ao sistema sesp/intranet foi possível verificar que M**** possuía mandado de prisão em desfavor do mesmo expedido pela vara de família e sucessões de fazenda rio grande.

Durante o atendimento da ocorrência se fez presente a pessoa de L**** A****, vulgo Daio, relatando que M**** seria neto de sua esposa.

Informo que L**** A**** É conhecido pelas equipes policiais via canal de denúncias 181 que o mesmo é possuidor de uma arma de fogo irregular conforme denúncia de número 14975/2023. Indagado ao mesmo se possuía referida arma, L**** confirmou ter em sua residência uma“ garrucha” calibre .36. As equipes então juntamente com L**** deslocaram até sua residência onde o mesmo fez entrega da arma para as equipes tratando ser a arma informada anteriormente número de série sem marca aparente com cabo de madeira, oxidada, capacidade de 1(um) tiro com uma munição em sua câmara bem como mais duas munições do mesmo calibre (.36).

Diante dos fatos M**** e L**** foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Palmital onde foi lavrado o presente boletim bem como foram entregues os envolvidos e a arma para os procedimentos da polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem é pego sem CNH e entrega armas de fogo a Polícia em Manoel Ribas.

Centro Descrição: Uma equipe de serviço em patrulhamento pela via acima citada, avistou uma motocicleta de cor preta, placa MDU-1I29, a qual é de conhecimento das equipes policiais, que é utilizada para a prática do Crime de Tráfico de Drogas.

Foi realizado a abordagem da motocicleta, esta conduzida pelo masculino, 26 anos, o qual não possui CNH/PPD ou ACC.

Com o mesmo nada de ilícito foi localizado. Indagado sobre a arma de fogo, este confessou ter sob sua posse para se defender, bem como levou a equipe até sua residência, franqueando a entrada.

Localizado um revólver calibre .32, marca Taurus, 06 munições calibre .32, marca S&W Long. Localizado ainda um simulacro de pistola.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao masculino o qual fora encaminhado juntamente com a arma de fogo, o simulacro e aparelho de celular para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

Igreja é roubada em Boa Ventura do São Roque.

PR 466 – Localidade de Carazinho Descrição: Masculino, 42 anos, relatou que no dia 04/04, verificou que foi arrombado uma das portas do Salão da Igreja São Vicente, na localidade do Carazinho.

Onde foram furtados alguns objetos, sendo uma Geladeira e outros utensílios domésticos. Foi orientado o solicitante.

Fonte Polícia Militar

Ladrão fogem, mas carro roubado foi recuperado pela Polícia Militar de Laranjeira do Sul.

Centro Descrição: Uma equipe de serviço deslocou até o endereço acima mencionado para averiguar uma situação de Roubo, onde no local em contato com a vítima masculino, 57 anos.

Relatou que ao adentrar em seu veículo VW/Saveiro de placas BDA-9D41, foi surpreendido por dois indivíduos, ambos armados com arma de fogo, os quais deram voz de roubo e subtraíram seu veículo e saíram sentido ignorado.

De imediato a equipe realizou patrulhamento pelas possíveis rotas de fugas e através de informações, identificou-se um dos possíveis autores, o qual é morador da Localidade do Arapongas.

A equipe de Rio Bonito do Iguaçu recebeu denúncias que a pessoa de que estaria conduzindo um veículo GM/Cruze, cor branca e placas MJX-4C84, e que estaria efetuando manobras perigosas e que após o roubo, a equipe visualizou o veículo GM/Cruze deslocando sentido a Localidade de Arapongas.

De imediato as equipes deslocaram até a referida localidade, sendo avistado em uma área de lavoura, o veículo VW/Saveiro roubado, o qual estava abandonado, trancado e sem as chaves.

Feito buscas nas imediações, foi percebido que o veículo GM/Cruze saiu de uma Rua próximo ao local onde o veículo roubado encontrava-se, o qual saiu em alta velocidade sentido a Comunidade de Arapongas, não sendo possível a abordagem.

Foi acionado o serviço de guincho e removido o mesmo até a Delegacia de Laranjeiras do Sul para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Corpo é encontrado boiando no Rio das mortes em Guarapuava.


Paradeiro de padre ainda intriga a polícia após 17 dias de desaparecimento no Paraná.

O mistério envolvendo o desaparecimento de um padre é um dos assuntos mais comentados na região de Cianorte, no noroeste do Estado.

Marciano Monteiro da Silva, de 41 anos, foi visto pela última vez na noite do dia 31 de março, pouco antes da última celebração daquele sábado.

Ele era titular da única paróquia de São Tomé, município de 5,7 mil habitantes, distante cerca de 100 quilômetros de Umuarama, onde fica a sede da diocese.

A pista mais consistente é uma carta deixada por Marciano aos fiéis. Nela, o pároco informava que se ausentaria por tempo indeterminado, com o objetivo de “rezar e silenciar”.

Os frequentadores da igreja ficaram ainda mais impactados com a notícia pelo período da ausência, pouco antes da Semana Santa, onde os padres costumam

fazer um mutirão de confissões e comandar várias celebrações extras.

A Folha tentou ouvir funcionários da paróquia por telefone, mas a reportagem foi informada que “ninguém se manifestaria”.

A assessoria da Mitra Diocesana, em Umuarama, informou que não havia nenhuma novidade, além das duas notas informativas divulgadas no site oficial, a última do dia 9.

Neste texto, a diocese agradece o “apoio recebido e as orações” e solicita que “todas e quaisquer eventuais informações sejam repassadas, exclusivamente, aos serviços policiais ou à diocese”. A preocupação séria com “a ação de golpistas e de pessoas mal-intencionadas”.

Fonte O Bonde

Homem é preso por agredir companheira com cabo de enxada, em Ivaiporã.

Na noite de segunda-feira (17), um homem que não teve a identidade revelada foi preso por policiais militares após agredir a esposa com o cabo de uma enxada. A ocorrência aconteceu no distrito de Jacutinga, em Ivaiporã, na região Centro Norte do Paraná.

Por volta das 21 horas, a guarnição da Polícia Militar foi acionada para o Bairro Jardim Brasil no distrito de Jacutinga, para averiguar uma situação de violência doméstica.

No local, em contato com a solicitante, ela relatou que seu convivente chegou em casa embriagado e tiveram uma discussão.

Em determinado momento, o autor pegou um cabo de enxada e agrediu a companheira causando uma lesão no braço esquerdo.

Quando a vítima acionou a PM, o agressor pulou o muro dos fundos da residência e se escondeu num cafezal, a vítima com medo foi para a casa da vizinha.

Os policiais iniciaram as diligências nas proximidades e ao passarem pela frente da residência percebeu uma movimentação no interior. A equipe realizou a vistoria e ao entrar pela porta da sala o autor pulou a janela e novamente se escondeu no cafezal.  

Os policiais retiraram a viatura de frente da residência e permaneceu no local, após aproximadamente 5 minutos o autor retornou.

Ele recebeu voz de prisão por lesão corporal e violência doméstica, e foi encaminhado para sede da 6ª CIPM para a confecção do B.O.U. e posteriormente conduzido à 54ª Delegacia de Polícia Civil para as medidas de polícia judiciária.

Fonte tno


Bombeiros realizam buscas por homem desaparecido em Goioerê.

Uma equipe do corpo de Bombeiro de Goioerê iniciou busca por um homem por nome de Arlindo, 58 anos, que está desaparecido desde domingo (16) em Goioerê.

As buscas estão sendo realizada as margens do Arroio Schimdt avenida Cascavel, porto da avenida Paraná, onde fica a residência do homem.

Os bombeiros devem solicitar cães farejadores para auxiliar na localização do homem, que recentemente sofreu um AVC e tem dificuldade de locomoção. Acredita que ele possa estar nas margens do arroio Schimdt no trecho citado.

Foto: GoioNews


Acidente mata 1 em Curitiba; testemunha diz que era ‘racha’. Veja vídeo.

Um acidente gravíssimo deixou pelo menos uma pessoa morta e três feridas na noite desta segunda-feira (17), na esquina das ruas Santa Bernadethe e Henry Ford, no bairro Lindoia, em Curitiba. Segundo uma testemunha, dois carros estavam fazendo “racha” quando ocorreu o acidente.

A ocorrência foi por volta das 22h30. Segundo a testemunha, dois carros, um branco e um preto, vinham em alta velocidade pela rua Santa Bernadethe. Foi quando um outro veículo, um carro vermelho, vinha pela rua Henry Ford e tentou atravessar a Santa Bernadethe. Esse veículo foi atingido pelo carro branco. O carro preto se evadiu.

Bombeiros atenderam à ocorrência. No carro vermelho, o motorista e uma passageira sofreram ferimentos graves e foram levados a um hospital. Outra passageira, que estava no banco da frente, morreu no local. No branco, o motorista saiu ileso e uma outra pessoa teve ferimentos leves.

O motorista do carro branco passou por um teste do bafômetro, que deu negativo para álcool. Ele negou que estivesse fazendo “racha”. Mas, por haver uma testemunha que afirmasse o contrário, ele acabou levado à Delegacia de Delitos de Trânsito.



Van desliza na pista, capota e acaba parando em canaleta na lateral da BR-467.

Socorristas do Samu foram acionados para atender vítimas de um acidente de trânsito na BR-467, entre Cascavel e Toledo, próximo a Sede Alvorada na noite desta segunda-feira (17).

Duas pessoas estariam em uma Van que seguia sentido Cascavel – Toledo, deslizou na via por conta de terra na pista e acabou capotando e parando na canaleta de escoamento de água.

O Samu foi até o local, mas as vítimas não estavam mais no veículo e segundo informações não precisaram de atendimento médico, pois não apresentavam ferimentos.

Um guincho foi acionado ao local para fazer a remoção do veículo.

Fonte CGN

Motorista fica ferido após caminhão tombar na PR-180, em Marmeleiro.

Um caminhão Volvo emplacado em Sul Brasil (SC), tombou no final da tarde desta segunda-feira (17), na rodovia PR-180, em Marmeleiro.

Conforme informações, o caminhão carregado com maravalha, vinha de Campo Erê sentido a Marmeleiro, quando acabou tombando na curva na comunidade de Rio Negreiro.

O motorista identificado como Joel, 32 anos, sofreu ferimentos e foi socorrido ao hospital pelo SAMU.

   Fonte PPNEWS e Foto Silvana Morcelli

Colisão entre dois automóveis deixa uma pessoa ferida na PR-180.

Dois automóveis se envolveram em um acidente por volta das 17h30 desta segunda-feira (17), na rodovia PR-180, nas proximidades da passarela do bairro Jardim Bandeira, em Marmeleiro.

A colisão frontal envolveu um automóvel Renault/Duster e um VW/Gol. Uma equipe do SAMU de Francisco Beltrão foi acionada e prestou atendimento a uma pessoa que estava na Duster.

Por conta do acidente, a pista, sentido Francisco Beltrão a Marmeleiro ficou bloqueada e longa fila de veículos se formou. Já o trânsito sentido Marmeleiro a Beltrão o trânsito fluiu normalmente, porém com bastante lentidão.

Fonte PPNEWS

Caminhão tomba na PR-482 em Maria Helena.

Um tombamento de caminhão foi registrado na tarde desta segunda-feira (17), por volta das 14h15, na rodovia PR-482, em Maria Helena. Um homem, que era passageiro, ficou ferido e foi encaminhado para atendimento hospitalar.

O acidente aconteceu em uma curva no KM 127 da rodovia e, a princípio, o condutor teria perdido o controle da direção. O veículo é um caminhão Mercedes-Benz Accelo 1316 CE, cor prata, placas de Paranavaí.

As informações coletadas no local são de que dois homens estavam no veículo: o condutor de 54 anos e o passageiro de aproximadamente 60 anos. O motorista não teve ferimentos e estava perambulando pelo local.

O passageiro foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado ao hospital – não foi informado para qual cidade ele foi levado, apenas que os ferimentos seriam leves.

O condutor informou que o caminhão estava com o compartimento de carga vazio. Ele seguia de Paranavaí para Umuarama.

O Corpo de Bombeiros de Umuarama havia sido acionado, pois havia informação de que uma vítima estava encarcerada. Porém, não chegou a ser necessária a intervenção dos bombeiros.

A Polícia Militar (PM) de Maria Helena deu apoio até que o socorro da vítima fosse feito. O trânsito na rodovia foi interrompido por um momento até que a equipe do Samu fizesse o socorro da vítima e, na sequência, foi liberado tendo em vista que o caminhão parou fora da pista.

Fonte: O Bemdito

Motociclista fica ferida após acidente na BR-376, em Cambira.

Uma motociclista, de 35 anos, ficou ferida após se envolver em um acidente na BR-376, em Cambira, norte do Paraná, na tarde desta segunda-feira (17).

Segundo testemunhas, a mulher, que conduzia uma Honda Biz, colidiu contra um carro, modelo Fiat Uno, ao mudar de faixa, no sentido a Apucarana. Após um leve choque entre os veículos, a motociclista se desequilibrou e caiu no acostamento da rodovia.

Equipes do Corpo de Bombeiros se deslocaram ao local para prestar atendimento à vítima, porém, antes da chegada do socorro, ela foi levada por um carro particular à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jandaia do Sul.

Os ocupantes do Uno não tiveram ferimentos e foram orientados pelos bombeiros.

A pista não precisou ser interditada durante o atendimento ao acidente.

Fonte tno

Fiesta e Strada colidem na BR-277 em Cascavel.

Socorristas do Siate foram acionados para atenderem vítima de um acidente de trânsito na BR-277 em Cascavel.

Segundo informações, a colisão envolveu um Fiesta e uma Strada, que a princípio seguiam por direções opostas.

A condutora do Fiesta teria perdido o controle da direção quando ocorreu a batida. Com o impacto, a mulher de 23 anos de idade ficou ferida e precisou ser socorrida pelos Bombeiros.

Ela apresentava uma contusão no tórax e foi encaminhada à uma Unidade de Pronto Atendimento para ser reavaliada e medicada.

Apesar dos danos no automóvel da Fiat, o condutor não ficou ferido.

Fonte CGN

Furgão parte ao meio em acidente na PR-486.

Um acidente entre dois veículos terminou com um furgão Renault Master completamente partido ao meio, no fim da manhã desta segunda-feira (17) na PR-486, entre Alto Piquiri e Brasilândia do Sul. De acordo com as informações, o veículo teria sido atingido por uma caminhonete Fiat Toro.

O acidente aconteceu próximo das 11h, durante a chuva. De acordo com a 3ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a condutora do Fiat Toro, de 56 anos, seguia pela rodovia estadual com sentido à Brasilândia do Sul, quando, ao atingir o quilômetro 100 mais 500 metros, colidiu transversalmente com o Renault Master, conduzido por um homem de 34 anos, que seguia no sentido contrário.

Com o impacto o furgão foi repartido em dois e foi parar às margens da rodovia. A parte dianteira da caminhonete também foi completamente destruída.

Por sorte, ambos os condutores sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para atendimento médico no Hospital Municipal de Alto Piquiri.

     Fonte: O Bemdito

Colisão frontal deixa dois feridos na PR-281.

Dois automóveis se envolveram em um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (17), na rodovia PR-281, em Chopinzinho.

A colisão frontal foi entre um VW/Voyage de Chopinzinho em um Fiat/Palio de Mangueirinha.

O condutor do Voyage teve ferimentos leves. Já a condutora do Palio teve ferimentos moderados. Os dois foram encaminhados para o hospital. Equipes do SAMU e da Brigada Comunitária atenderam o acidente.

A Polícia Rodoviária Estadual realizou os levantamentos para a confecção do Boletim de Ocorrência.

Fonte Nossa FM

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 18/04/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Boletim semanal: Paraná registra mais 2.235 casos e 68 óbitos por Covid.

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), divulgado nesta segunda-feira (17), confirmou mais 2.235 casos de Covid-19 e 68 mortes em decorrência da doença.

Os óbitos foram de pessoas entre 37 e 96 anos. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (49), Paranaguá (6), Cascavel (3), Rolândia (2) e São José dos Pinhais (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios:
Guaraqueçaba, Maringá, Morretes, Pérola d´Oeste, Pontal do Paraná e São José da Boa Vista.

Os óbitos registrados na última semana epidemiológica e divulgados nesta data são de: abril (4),
fevereiro (1) e janeiro (2) de 2023; dezembro (1) e fevereiro (1) de 2022; maio (1), março (1), fevereiro
(4) e janeiro (6) de 2021; e dezembro (14), novembro (4), outubro (2), setembro (7), agosto (9), julho
(6), junho (4) e maio (1) de 2020.

Os casos confirmados na última semana epidemiológica e divulgados nesta data são de: abril (1503), março (533), fevereiro (12) e janeiro (12) de 2023; dezembro (37), novembro (8), outubro (1), setembro(3), junho (1), maio (2), abril (1), fevereiro (30) e janeiro (4) de 2022; dezembro (1), novembro (1), outubro (1), setembro (1), agosto (1), julho (1), junho (4), abril (1), março (10), fevereiro (9) e janeiro (11) de 2021; e dezembro (16), novembro (5), outubro (1), setembro (5), agosto (6), julho (10), junho (2) e maio (2) de 2020.

O total de casos no Estado chegou a 2.919.573 desde o início da pandemia e o de mortes a 45.951.

Fonte BP


PGR denuncia Moro por dizer que Gilmar Mendes vendeu sentenças.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil) por calúnia em razão de fala do ex-juiz de que o ministro Gilmar Mendes estaria envolvido em um esquema de venda de sentenças judiciais. A acusação toma como base vídeo que viralizou nas redes sociais na semana passada, em que Moro é flagrado falando sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”.

A denúncia é assinada pela vice-procuradora Lindôra Maria Araújo, que pede na ação que o senador seja condenado e que, se a pena for superior a quatro anos de prisão, ele perca o mandato.

Na análise da PGR, Moro cometeu o crime de calúnia contra o ministro ao supor que o magistrado pratica corrupção passiva. Além disso, na avaliação do órgão, o ex-juiz estava ciente da gravidade do que estava dizendo e o fez em público, na frente de outras pessoas, e sabendo que estava sendo filmado. Ele também teria atuado com o objetivo de depreciar e colocar em dúvida a credibilidade do trabalho de Gilmar Mendes na Corte.

Segundo a coluna da jornalista Monica Bergamo, do Uol, a PGR pede também a preservação do vídeo que foi publicado no Instagram e que mostra o ex-juiz proferindo a frase. Solicita ainda que Moro seja notificado a apresentar uma resposta em um prazo de 15 dias.

De acordo com a ação, se Moro for condenado à pena de prisão por tempo superior a quatro anos, a Procuradoria pede que ele perca o mandato de senador, como previsto no Código Penal. O Ministério Público Federal também pede o pagamento de uma indenização por parte do ex-juiz.

Moro alega que sua fala “foi retirada de contexto, tanto que divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”. No vídeo, o ex-juiz da Lava Jato aparece em uma festa junina conversando com outras pessoas. Uma voz feminina, ao fundo, diz: “Está subornando o velho”. Moro, então, responde: “Não, isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. Depois, ele pega um copo contendo, aparentemente, vinho quente ou suco de uva.

Em outro vídeo, a mulher de Moro, a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), aparece ao lado do marido explicando a brincadeira junina de prender a pessoa. A parlamentar afirma, rindo: “Aqui, nunca mais”.

Moro, então, diz: “Vamos dar uma olhada lá, o que que é”. Rosângela segue: “Você entendeu? Você vai para a prisão. Se alguém vai lá e dá cincão (R$ 5) você fica mais dez minutos (preso). Não é uma boa ideia? ”, disse.

Fonte BP

Minha Casa, Minha Vida vai financiar 2 milhões de moradias até 2026.

O Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 2 milhões de habitações até 2026. O governo retomou as contratações com algumas mudanças no programa, entre elas, no teto de subsídios e na faixa de renda.  

No caso da faixa 1, grupo que engloba famílias com menor renda, a renda mensal atendida passou de R$ 1,8 mil para R$ 2,64 mil. Na faixa 2, o limite foi elevado para R$ 4,4 mil, e na faixa 3 para R$ 8 mil. 

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro das Cidades, Jader Filho, explicou que a alteração permitirá ampliar o benefício a maior número de famílias e que ele acompanhe o reajuste do salário mínimo.  

Jader Filho disse ainda que os imóveis financiados deverão estar em terrenos próximos a centros urbanos, para que os moradores tenham acesso a posto de saúde e escola, por exemplo. 

Segundo Jader Filho, a meta de 2 milhões de unidades habitacionais será distribuída a partir do déficit habitacional das regiões e estados.  

Subsídios  

O governo ampliou os limites de subsídio para moradias do programa, sendo R$ 170 mil para unidades habitacionais em cidades, operadas com fundos de Arredamento Social e Desenvolvimento Social; R$ 75 mil em áreas rurais, operada com recursos da União; e R$ 40 mil para melhorias em unidades localizadas na área rural, com recursos da União.  

O subsídio é a parte do financiamento paga pelo governo com recursos da União e de fundos.  

O teto pode aumentar em caso de instalação de sistema de energia solar ou requalificação do imóvel para fim habitacional. 

Retomada de obras  

De acordo com o ministro, as obras de mais de 11 mil unidades habitacionais foram reativadas e cerca de 9 mil habitações deverão ser entregues até o fim de abril.  

“Quando chegamos, tínhamos 186 mil contratos ativos. Desses 186 mil, havia 83 mil unidades paralisadas. Fizemos um trabalho com diversas portarias, diálogos com entes municipais e estaduais, conseguimos retomar mais de 11 mil obras que estavam paralisadas. Obras há mais de 10 anos paradas”, disse.  

Até o momento, conforme o ministro, seis mil famílias receberam as moradias. “As pessoas que moram de aluguel, em situação de rua e em área de risco, elas têm pressa”, ressaltou.  

Fonte: Agência Brasil

Ministra da Saúde confirma inclusão do Paraná no programa Mais Médicos.

Visando o ampliamento do atendimento à população, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, confirmou nesta segunda-feira (17) que o Paraná está integrado no programa Mais Médicos, do governo federal. A chefe da pasta se reuniu nesta tarde com o governador Ratinho Junior (PSD).

Por meio da inclusão do Paraná no Mais Médicos, pretende-se ampliar a atenção primária à saúde, inclusive nos atendimento de média e alta complexidade. A ministra ainda reconheceu a necessidade de aumentar o combate à dengue e à febre chikungunya no extremo oeste paranaense.

Além do alinhamento com Ratinho Junior, Nísia Trindade também esteve reunida com o recém-empossado secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD), e com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).

“Foram reuniões importantes para conhecer aspectos específicos do Paraná na atenção primária, na alta e média complexidade e no financiamento do SUS. Tenho a convicção de que estamos por um caminho de união junto com o Estado para fortalecer a área da saúde”, ressaltou Trindade.

A ministra também falou sobre a importância do Paraná em relação aos institutos de tecnologia, pesquisa e produção de vacinas.

“Também discutimos o papel do Estado, através de suas instituições de ciência e tecnologia, para avançar em tecnologias que possam impactar o acesso da população a vacinas e medicamentos, o que já é uma tradição no Paraná através do Tecpar, que tem uma parceria importante com a Fiocruz”, completou.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou que o Paraná pleiteia a necessidade de correção dos valores pagos pelo SUS aos estados e municípios. Ele também pediu mais investimentos na atenção primária à saúde, além de apoio do governo federal para a retomada das cirurgias eletivas no Estado.

“Lançamos o Opera Paraná, para reduzir a fila de procedimentos eletivos, num investimento de mais de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado. Buscamos esse apoio para dar continuidade e atender um número maior de pacientes”, explicou.

Os governos estadual e federal compreendem que o diálogo é fundamental para entender as demandas específicas de cada região e prestar o melhor atendimento possível, cada órgão realizando as ações dentro das próprias competências.

Fonte Paraná Portal