Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

03/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem é encontrado morto em quarto de hotel ao lado de bilhete premiado da Mega-Sena, que não recebeu o premio em Curitiba.

Um homem, de aproximadamente 50 anos, foi encontrado morto em um quarto de hotel, na tarde desta quinta-feira (2), na região central de Curitiba.

De acordo com informações da Polícia Militar, havia um bilhete premiado da Mega-Sena no valor de R$ 398 mil ao lado do corpo do homem, que ainda não foi identificado oficialmente.

“Ele é morador do interior [do Paraná] e estava na capital. Ele tinha um papel de requisição de um prêmio da Mega-Sena, em torno de R$ 398 mil. Ele não chegou a sacar esse dinheiro“, disse o soldado Bazani, do 12.º Batalhão de Polícia Militar.

A causa da morte do homem não foi informada. No entanto, peritos do Instituto de Criminalística não encontraram marcas de violência no corpo dele, que foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

 

“A princípio, ele morreu de causa natural”, acrescentou Bazani.

O homem estava em Curitiba devido a um tratamento médico. Familiares dele enviaram mensagens questionando se ele estava bem nesta quarta-feira (1º).

Ainda não há informações sobre qual concurso da Mega-Sena o homem teria ganhado.

Fonte Banda B

Homem com carro danificado é abordado e espingarda é encontradaem Palmital.

Por volta das 19h30min a equipe em patrulhamento pela Vila Piquiri quando avistou o veículo VW/gol de cor branca, parado, com um masculino no interior, veículo este com os vidros laterais e para brisa traseiro quebrado.

Diante disso foi realizada abordagem do mesmo identificando o masculino de 20 anos, o qual em busca pessoal e consulta ao sistema Sesp/Intranet não foi localizado nenhum mandado de prisão em desfavor do mesmo.

Em revista ao veículo foi localizado uma espingarda calibre .36 sem marca ou numeração aparente com uma munição deflagrada calibre .36 dentro da camara, munição está também não sendo possível identificar marca e modelo.

Indagado o mesmo a respeito da arma confirmou sendo dele o armamento. Diante dos fatos, o mesmo foi encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária.

Vizinho ameaça o outro. Polícia é acionada e encontra garrucha de fabricação caseira no Turvo.

Masculino de 60 anos relatou que teria sofrido ameaça de seu vizinho de 33 anos e que no momento da ameaça o mesmo portava uma espingarda.

Deslocado até o local, abordado autor e localizado uma garrucha de fabricação caseira. Encaminhado ambas as partes para os procedimentos de polícia judiciária.

Dois suspeitos são conduzidos para delegacia por suspeita de participarem do crime de cárceres privado que está sendo investigado em Pitanga.


Em continuidade ao crime de roubo agravado e cárcere privado, dado continuidade e segundo informações ******* e ******, seriam suspeitos de participação no crime auxiliando com informações da vítima e dando apoio para chegarem e fugirem do local do roubo utilizando um veículo *******pertencente a *****.

Verificado no sistema de segurança (câmeras de vigilância) verificado que um veículo com características citadas participou do apoio aos ladrões. 

Desde o registro do crime iniciou diligências e por volta das 15h do dia 02 de fevereiro de 2023 visualizado ***** e ******** transitando com veículo, o mesmo que aparece no mesmo horário e data, nas proximidades do local do roubo, abordados em revista nada de ilícito encontrado, porém ******* quebrou seu aparelho de celular ao notar que seria abordado, o que justifica apreensão dos telefones deles pois tal atitude demonstra que existem conversas provavelmente relacionadas ao crime.

Ambos negaram participação, no entanto há indícios que tiveram envolvimento. O veículo, celulares e os suspeitos foram conduzidos a delegacia para providências cabíveis.

Anexo vídeos e fotos do veículo no dia e horário nas imediações do local, como também os anexos de busca domiciliares em residência dos envolvidos. 

Fonte Polícia Militar

Casa é furtada irmão da vítima vê homem com roupa do roubo e policia apreende o ladrão em Laranjeira do Sul.


Relata a vítima que ao chegar em sua casa nesta data por volta das 8h deparou-se com uma total desordem no interior de sua residência bem como em seus pertences que ao verificar melhor o interior da casa percebeu que pessoa ou pessoas adentraram a residência pela janela do banheiro.

E que haviam subtraído dos alguns itens de seu interior, que em conversa com seus vizinhos esses passaram a lhe relatar que perceberam luzes acesas no interior da casa durante a madrugada desta mesma data.

Que em seguida seu irmão passando próximo a rodoviária municipal por volta das 11h percebeu que havia um masculino trajando roupas similares a aquelas que ele havia lhe repassado como furtado da residência em questão.

Equipe PM realizou abordagem onde o suspeito estava com uma mochila, com pertences pessoais sendo reconhecidos pela vítima. Foram encaminhadas as partes para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Rixa em frente uma casa noturna na Vila Carli, menor dispara com arma de fogo e acaba detido pela Polícia em Guarapuava.


A equipe rádio patrulha foi acionada via copom para dar atendimento a uma situação de disparo de arma de fogo que segundo várias denúncias anônimas via 190 havia ocorrido uma rixa em frente uma casa noturna.

E que o condutor de uma caminhonete vw/amarok na cor branca havia efetuado disparos de arma de fogo.

Em patrulhamento foi avistado o veículo denunciado o qual adentrou rapidamente o pátio de uma residência, sendo dada voz de abordagem ao masculino, 17 anos, o qual não acatou a ordem legal sendo visto o mesmo dispensar uma arma de fogo tipo revolver.

E só após acatando a ordem policial efetuada busca pessoal e nada de ilícito foi localizado com o abordado em buscas foi localizado uma arma de fogo tipo revolver calibre 38 municiado com uma munição intacta e uma deflagrada e ainda uma caixa de munição contendo 36 munições calibre 38 intactas.

Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao adolescente, acionado o responsável para acompanhar os procedimentos de polícia judiciária.

Caminhão foi recuperado em Guarapuava.



PM de Jandaia do Sul encontra pés de maconha com mais de 3 metros.


A Polícia Militar (PM) de Jandaia do Sul apreendeu cinco pés de maconha que tinham mais de três metros cada, e que estavam plantados no quintal de uma casa, no Distrito de São José, na tarde desta quinta-feira (2). 

As equipes rotam realizava patrulhamento pela região e flagrou um arbusto com as características da planta Canabis Sativa. 

Os polícias abordaram um homem que estava na garagem e ele confirmou que era uma plantação de maconha. 

No total, foram apreendidos cinco pés de Canabis que tinham 3,5 metros cada. 

O homem foi preso e levado para a delegacia. Os pés foram arrancados e apreendidos. 

Fonte tnonline

Colisão entre carros em Ivaiporã deixa duas pessoas feridas.

Na manhã de quinta-feira (2), duas pessoas ficaram feridas após uma colisão entre dois carros em Ivaiporã.

A batida foi no cruzamento da Rua Geraldo Furquin de Castro com Rua Marechal Deodoro envolveu um Chevrolet Cruze prata e um Hyundai branco.

De acordo com informações da Polícia Militar (PR), o Cruze trafegava na Rua Marechal Deodoro e o automóvel HB20 na rua Geraldo Furquim de Castro quando no cruzamento houve a colisão.

Duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelas equipes do Siate/Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O veículo cruze estava com débitos no licenciamento e foi encaminhado para o pátio da 6ª CIPM. O HB20 também foi encaminhado ao pátio da corporação por não ter nenhum responsável no local.

Fonte tnonline

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

MP denuncia homem que enviou doce envenenado para amante da esposa.


Um homem, de 44 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por tentativa de homicídio contra duas pessoas, em Cascavel. Segundo a denúncia, o homem envenenou o doce com Carbofurano, inseticida agropecuário, altamente tóxico, e entregou na casa do amante de sua mulher, em 2021.  

O acusado também responde por tentativa de homicídio doloso contra a esposa da vítima, pois foram enviados dois pães de mel. “Ele previu e assumiu o risco de matar a esposa, pois tinha plena ciência de que ambos residiam no mesmo imóvel, expondo-a a risco concreto de morte (um pão de mel para cada).

Além disso, o MPPR requereu a condenação do denunciada ao pagamento de indenização mínima nos termos do artigo 387, inciso IV, do CPP”, diz a denúncia.

ENTENDA

Segundo a Polícia Civil, o suspeito injetou o veneno nos pães de mel, contratou uma empresa para fazer as embalagens e contratou um vendedor ambulante para fazer a entrega à vítima.

A polícia informou que chegou até o suspeito após examinar imagens de câmeras de segurança e dos radares da cidade.

O advogado da vítima disse que o cliente estava sendo ameaçado pelo suspeito havia um ano e foi embora de Cascavel por medo.

Conforme a investigação, a empresa que teria enviado o brinde, negou ter mandado para a vítima o material e disse que a marca da empresa foi usada para o crime.

A vítima que comeu o doce chegou a ficar 10 dias internada na UTI em estado grave. A motivação seria vingança por conta de uma relação extraconjugal entre a esposa do acusado e a vítima. 

Com informações do G1 e da Ricmais. 

Bebê de um ano morre em UPA após engolir pilha.

Bebê de um ano e quatro dias morre após engolir uma pilha, em Foz do Iguaçu.


Segundo o relato dos pais, a situação aconteceu após um acidente doméstico, a bebê engoliu uma pilha e logo depois a defecou, no entanto em seguida iniciaram os sangramentos. 


A vítima foi socorrida, porém o quadro se agravou . Ela deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Morumbi em Foz do Iguaçu.


A menina não resistiu aos ferimentos e faleceu. O IML (Instituto Médico Legal) foi acionado para recolher o corpo da vítima.


Segundo informações ela morreu após sofrer um choque hipovolêmico e hemorragia digestiva. O corpo dela passará por necropsia.

Fonte: Oops Notícia Foz Ná Hora.

Morre a jornalista e apresentadora Glória Maria aos 73 anos.


A jornalista Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2) no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.

A informação foi confirmada pela TV Globo, empresa em que trabalhava desde 1971.

A apresentadora estava internada no hospital Copa Star, em Copacabana, desde o dia 4 de janeiro, para dar prosseguimento a um tratamento não especificado. Em dezembro do ano passado, ela foi afastada da apresentação do programa "Globo Repórter" para cuidar da saúde.

Em 2019, Glória chegou a ficar longe das telas de TV para operar um tumor no cérebro. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 no ano seguinte, a jornalista ficou afastada por quase dois anos.

Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro e teve uma infância humilde. Na faculdade, precisou conciliar os estudos de Jornalismo na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) com o emprego de telefonista.

Fonte: TV Cultura.

Homem que matou mulher de 19 anos é preso em flagrante pela polícia


O homem, de 39 anos, que matou Lígia da Silva Fragais, de 19 anos, em Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, na manhã de quarta-feira (1º), foi preso em flagrante após bater o veículo em uma rodovia da região durante a tentativa de fuga.

A ação foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar.

Mulher de 19 anos é morta pelo marido em Nova Prata do Iguaçu
"Pelas informações até então apuradas pela equipe policial, o homem demonstrava ciúmes excessivos e já havia ameaçado a vítima de morte. Era uma relação de idas e vindas, por isso não temos o tempo certo do relacionamento, mas apuramos que já tinha uma medida protetiva contra ele., que perdeu a vigência em 2021", relata o delegado da Polícia Civil Rafael Moraes.

INVESTIGAÇÕES

De acordo com testemunhas, a jovem teria pedido ajuda na rua onde morava, mas logo se reconciliou com o suspeito há oito dias.

Após o flagrante, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do indivíduo que foi decretada no mesmo dia pelo judiciário. As investigações continuam a fim de esclarecer os fatos.

Ele já possui passagens pelos crimes de roubo, homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo. Caso seja condenado pelo feminicídio, a pena pode chegar até 30 anos de reclusão.

CRIME

O caso foi denunciado após o homem sofrer o acidente de carro na rodovia. A equipe policial foi até a residência e localizou a vítima deitada em um quarto com sinais de perfuração visíveis pelo corpo. Também foi encontrado um martelo e uma faca ao lado do corpo.

DENÚNCIAS

A Polícia Civil ressalta que trabalha constantemente no combate à violência contra a mulher, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores. Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra feminicídio. As denúncias anônimas podem ser feitas através do 197, da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia.

Fonte: Catve com Polícia Civil do Paraná.

Com surto de chikungunya no Paraguai, Saúde emite alerta para casos da doença no Paraná.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu nesta quarta-feira (2) alerta às 22 Regionais de Saúde para um possível aumento de casos de febre chikungunya, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O informativo foi enviado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) como medida de prevenção aos municípios paranaenses devido a um surto da doença no Paraguai.

Desde o início do ano foram confirmados 5.625 casos no país vizinho, contra 37 de dengue, além do registro de cinco óbitos. O elevado número de novos casos foi divulgado pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, a região de fronteira requer atenção, já que existe um fluxo grande de pessoas que transitam nesse local.

“Os profissionais de saúde devem ficar atentos para a possibilidade de casos de chikungunya em pessoas que estiveram no país e que podem apresentar sintomas. As ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença, são as mesmas para a dengue”, enfatizou.    


Dentre as recomendações da Sesa para os municípios estão a notificação imediata do caso (em até 24 horas) a partir da suspeição da doença para a Secretaria Municipal de Saúde, entre outras ações locais de comunicação e divulgação para a população.

“Existe risco de casos autóctones e surtos, por isso fizemos esse alerta. Por meio das regionais, as unidades de saúde, pronto atendimentos, hospitais e vigilância municipal já estão sendo informados dos casos, que estão ocorrendo principalmente na região central do Paraguai”, reforçou a coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Lúcia Belmonte. 

Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e da dengue. De acordo com o último informe epidemiológico divulgado na terça-feira (31), o Estado tem 126 casos notificados, 73 em investigação e sete confirmações de casos, sendo cinco importados e dois ainda aguardam o resultado. Esse número corresponde ao novo período sazonal da doença, que iniciou no mês de agosto de 2022.

A atualização dos casos será divulgada na próxima terça-feira (7), quando é publicado o boletim semanal da dengue.  

SINTOMAS – Os principais sintomas da doença são febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças). A chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

Fonte: AEN

Motorista não devolve carro alugado e é preso na BR-277

Um homem foi detido por apropriação indébita de carro de locadora na BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (2).


A abordagem foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) perto do Trevo Guarujá. O veículo no qual o suspeito trafegava trata-se de um Fiat Argo, de cor prata.


O suspeito foi enviado para a 15ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel.

Fonte: Catve.com

Grave acidente na BR 369 deixa uma pessoa morta e duas feridas


Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em grave acidente na BR 369 em Ubiratã.

A batida na manhã desta quinta-feira (2) envolveu dois veículos, no km 446. Um Renault Duster e a Saveiro. 

A PRF informou que os carros se envolveram numa colisão lateral. A Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. O condutor da picape morreu no local, outro ocupantes ficou gravemente ferido. A mulher que estava na SUV também teve ferimentos graves. 

A equipe de socorro prestou os devidos cuidados às pessoas envolvidas no acidente. A PRF está monitorando a situação e garantindo a segurança na rodovia.

O trânsito flui está em sistema Pare e Siga no local. 

Fonte: Catve.com

Motorista fica ferido em tombamento de caminhão na BR-280.

O motorista de um caminhão que tracionava uma carreta carregada com placas de MDF, ficou ferido após o veículo tombar na tarde desta quinta-feira (02).

O acidente aconteceu na rodovia BR-280, nas proximidades do radar, logo após a comunidade do KM 15, no município de Marmeleiro, sentido à Flor da Serra do Sul.

O motorista teve suspeita de fratura em um perna e escoriações pelo corpo. Ele foi resgatado da cabine pelos socorristas do Corpo de Bombeiros e SAMU e removido ao Hospital Regional, em Francisco Beltrão.

Fonte PPNEWS

Motorista fica ferido em acidente na BR-376 em Tibagi.

Um acidente de trânsito foi registrado nesta quinta-feira (2), na BR-376, altura do Km 432 em Tibagi.

De acordo com informações repassadas pela PRF, o condutor do veículo Fiat Siena, placas de Florianópolis-SC, perdeu o controle do veículo ao realizar curva à esquerda, vindo a colidir em defensa metálica no canteiro central. Após tal colisão, o veículo girou na pista vindo se imobilizar no acostamento, na contramão de direção.

Devido ao impacto, houve ferimento contuso no tórax do homem de 50 anos de idade, causado pelo cinto de segurança, bem como lesões nos pés.

Equipe do SAMU encaminhou o condutor ao hospital de Tibagi, sendo o veículo removido por equipe do DER/Sigma sem necessidade de interdição da via. Chovia bastante no momento do acidente.

Com informações: CGN


Caminhão sai da pista e quase tomba às margens da rodovia BR-277, nesta sexta-feira.

Uma saída de pista foi registrada na manhã desta sexta-feira (03) na rodovia BR-277, em Cascavel. O fato ocorreu nas proximidades do Trevo de Acesso ao Turisparque, na Região Sul da cidade.

Segundo as informações, o condutor do veículo seguia na pista sentido Foz do Iguaçu, quando acabou perdendo o controle da direção e saiu da pista.

Felizmente, não ocorreu o tombamento do caminhão, porém, ele ficou pendido na canaleta de escoamento de água.

A Polícia Rodoviária Federal foi mobilizada para fazer a sinalização do trecho e liberação da via. Uma operação seria montada para que o caminhão fosse retirado do local sem que maiores problemas fossem registrados.

Fonte CGN

Colisão entre dois veículos é registrada na PR-364 entre Palotina e Terra Roxa.

Segundo informado pelo condutor da S10, mais cedo, antes de chegar em Terra Roxa ele se envolveu em outro acidente do tipo engavetamento, desta forma acabou danificando a frente da caminhonete. Ainda segundo ele ao acionar o seguro ele foi orientado a seguir viagem tento em vista que a avaria não havia danificado a parte mecânica do veículo.

Enquanto ele seguia viagem, já próximo ao distrito de São José, o capo da caminhonete acabou abrindo e ele acabou frenando, desta forma o Clio que seguia atrás do mesmo não conseguiu parar e acabou colidindo na traseira da caminhonete.

A colisão resultou em danos matérias em ambos os veículos, mas sem ferimentos nos ocupantes.

Uma viatura da Policia Militar de Terra Roxa passou no local e orientou as vítimas.

      Fonte Portal Nova Santa Rosa

El Salvador, com a maior taxa de detentos do mundo, inaugura prisão para 40 mil.


O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, inaugurou a maior prisão do país, com capacidade para 40 mil pessoas, após registrar a maior taxa de encarceramento do mundo no ano passado. O novo centro de detenção sozinho dobra a capacidade do já congestionado sistema prisional salvadorenho.

“Ontem inauguramos o Centro de Confinamento do Terrorismo… Uma gigantesca obra realizada em apenas 7 meses e que é uma peça fundamental para ganhar por completo a guerra com as gangues”, escreveu Bukele em suas redes sociais na quarta-feira, 1°, junto com um vídeo das instalações.

O complexo foi construído em uma região rural e isolada do município de Tecoluca, a 74 km da capital San Salvador. Um muro com dois quilômetros de extensão cerca a construção, que terá dez pavilhões com celas de concreto armado. De acordo com o governo, 600 soldados e 250 policiais vão vigiar o prédio.

El Salvador é um país de 6,5 milhões de pessoas no qual o número de presos está crescendo rapidamente porque o governo está em uma campanha para reprimir a violência de gangues


Cerca de 2% de toda a população de El Salvador está presa. É o país com a maior taxa de encarcerados do mundo.

Sistema sobrecarregado

A construção mais do que dobra o número de vagas prisionais no país, que hoje conta com 20 centros de detenção, com capacidade total de 30 mil pessoas – embora mais de 97 mil salvadorenhos estejam privados de liberdade, segundo o jornal La Prensa Gráfica. A cifra corresponde a 2,2% da população maior de 18 anos.

Os números fizeram a pequena nação centro-americana de 6,5 milhões de habitantes chegar, em março do ano passado, ao topo do ranking de países com maior taxa de encarceramento do mundo. Os dados são da World Prison Brief, organização sediada na Universidade Birkbeck, em Londres.

Até a inauguração desse novo presídio, na terça-feira, 1º, a maior cadeia do país era a de La Esperanza, que abriga 33 mil pessoas (apesar da capacidade ser de 10 mil).

Até 2021, havia 20 centros de detenção no país com capacidade para 30 mil pessoas -no entanto, naquele ano havia quase 36 mil presos.

O diretor do sistema de prisões de El Salvador, Osiris Luna, disse que a nova prisão foi construída em uma área de 166 hectares, e que será patrulhada por 250 policiais.

Estado de exceção

Em março de 2022, o presidente do país, Nayib Bukele, conseguiu no Congresso a aprovação de um estado de exceção no país. Dessa forma, alguns direitos constitucionais foram suspensos -a polícia passou a fazer prisões sem mandados, e o governo passou a poder acessar a comunicação das pessoas sem autorização da Justiça.

Depois disso, o número de presos explodiu: mais de 62 mil pessoas foram presas, a maioria delas suspeita de pertencer a gangues.

A medida foi uma resposta ao fim de semana mais letal de El Salvador desde 2001, quando 87 foram mortas em 72 horas.

Antes, o país, que era um dos mais violentos do mundo, registrava dias sem mortes. Há evidências de que a onda de violência explodiu devido ao fim de um pacto do atual governo com criminosos. Em maio, o jornal El Faro revelou áudios que mostravam negociações entre um membro do governo e a MS-13, uma das três principais pandillas do país. Após o estado de exceção, as taxas de homicídio voltaram a cair.

Diversos órgãos de direitos humanos, além de moradores, no entanto, denunciam a prisão de inocentes e suspeitas de maus-tratos nos centros penitenciários. Na sexta-feira, 27, a Human Rights Watch afirmou que uma base de dados obtida pela ONG sustenta a existência de superlotação severa das prisões, violações em massa do devido processo legal e detenções de adolescentes. Segundo a organização, os dados são do Ministério da Segurança Pública e listam pessoas processadas sob o estado de exceção.

A Human Rights Watch afirma ainda que, no final de agosto, 1.082 menores de idade foram presos -918 do sexo masculino, e 164, do feminino-, incluindo 21 adolescentes de 12 e 13 anos. O banco de dados também contabiliza ao menos 32 pessoas mortas sob custódia do Estado.

A inauguração acontece um ano antes do pleito de 2024, em que Bukele vai concorrer outra vez, contrariando a Constituição salvadorenha, que veta a reeleição direta.

Fonte: agências internacionais.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 03/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Homem ateia fogo no próprio corpo em protesto contra o STF.


Um homem ateou fogo no próprio corpo no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso foi revelado pelo Portal Metrópoles e confirmado pelo Estadão. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), os policiais foram acionados às 16h30 para averiguar uma possível tentativa de suicídio. Ao chegarem ao local, constataram que o homem teria colocado fogo em si mesmo.

Segundo testemunhas, o homem tem 58 anos, é natural da cidade de Botucatu, em São Paulo, e chegou a proferir gritos contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em que dizia ‘Morte ao Xandão’. Conforme a polícia, pessoas que estavam no local conseguiram apagar as chamas e acionaram o SAMU. O homem foi hospitalizado. Seu estado de saúde não foi divulgado.

Junto ao homem, foram encontrados papéis com fotos de Johann Georg Elser, conhecido por ter tentado matar o ditador nazista Adolf Hitler; do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela; e de Claus von Stauffenberg, conhecido por comandar a operação Valquíria, que também tentou assassinar Hitler. Todas vinham acompanhadas da frase ‘Perdeu, mané’, expressão que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, usou ao ser abordado em Nova York por um manifestante bolsonarista.

Fonte: Agência Estado.




Comércio com Venezuela deve focar produtos industriais, diz embaixador.


Com o Brasil voltando a ter uma representação diplomática na Venezuela, há a expectativa da retomada do comércio entre os dois países. Para o embaixador Flávio Macieira, do Itamaraty, essa relação deve focar mais em produtos industriais, que têm um maior valor agregado, do em matéria-prima.

“O que vejo mais imediatamente é uma relação de comércio muito intensa. O que acontecia nesse período anterior é que o Brasil é um grande fornecedor, mas não só de matéria prima, não só de produtos agrícolas, mas do que é interessante nesse comércio e que vai voltar a ser, é que havia um porcentual muito alto de produtos industriais, o que é uma exportação de alto valor agregado. É um comércio que interessa muito, que cria muita expectativa dentro do Brasil”, disse Macieira.

Brasil e Venezuela dividem uma fronteira de 2.200 quilômetros. O fluxo comercial entre os dois países atingiu o pico em 2012, quando as trocas comerciais chegaram a quase US$ 6 bilhões. Desde então, houve queda de mais de 85% do fluxo comercial, por conta, principalmente, da crise política e econômica enfrentada pelo país vizinho. 

A embaixada do Brasil no país vizinho foi reaberta em 18 de janeiro e uma missão diplomática atua no local. A expectativa é revitalizar a integração regional com a Venezuela, que possui uma fronteira de mais de 2 mil quilômetros com o Brasil.


Aos poucos, a embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela, está retomando as atividades. Segundo o embaixador Flávio Macieira, do Ministério das Relações Exteriores, por enquanto, a missão diplomática brasileira está empenhada em dotar o local de condições de trabalho.

“Eu estou cumprindo esta missão em duas etapas. A primeira etapa é de uma abertura da embaixada, formal, e a embaixada já está aberta, mas é claro que nós estamos empreendendo lá uma remontagem. É preciso reavaliar e colocar em marcha os serviços. Os equipamentos estão empacotados e estão sendo desempacotados, por isso minha presença em Caracas é uma presença sobretudo administrativa”, disse o embaixador.

A embaixada brasileira em Caracas foi fechada em março de 2020. A relação entre Brasil e Venezuela foi retomada no dia 2 de janeiro, logo após a posse do presidente Lula. Entre 20 e 25 mil brasileiros vivem no país vizinho e podem ser beneficiados pela medida. 

Fonte: Agência Brasil.

Anatel amplia permissão de uso de bloqueador de sinais para além de presídios.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 2, o uso mais amplo de bloqueadores de sinais. Atualmente, esse instrumento só pode ser utilizado em presídios, cadeias e áreas de segurança. Agora, vários órgãos públicos poderão lançar mão da tecnologia, entre eles a Presidência da República, as Forças Armadas e a Agência Brasileira de Inteligência. Para o bloqueador de sinal ser usado, contudo, será necessário buscar uma anuência prévia da Anatel. A tecnologia serve para bloquear o sinal de telefones, wifi, drones e receptores de GPS.

De acordo com o conselheiro Vicente Bandeira, relator do caso na Anatel, o grande motivador das novas permissões foi contemplar situações específicas, urgentes e temporárias, por exemplo, relacionadas a segurança de eventos, operações de garantia de lei e de ordem, entre outros contextos. “Buscou-se acompanhar a evolução tecnológica e manter maior diversidade de sistemas de uso, por exemplo para contenção de drones, para evitar perturbação em grandes eventos esportivos, e proteger sistemas críticos marítimos e aeronáuticos”, afirmou.

As áreas autorizadas para bloqueio são os estabelecimentos penitenciários, portos e aeroportos, áreas de segurança pública ou militares, além de locais de interesse temporários de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

De acordo com a resolução aprovada pela Anatel, somente pessoas naturais ou jurídicas que sejam usuários de bloqueadores ou que componham sua cadeia de fabricação e de comercialização poderão portar, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, deter, ceder e emprestar esses equipamentos.

Na lista atualizada dos usuários com permissão para usar bloqueadores estão: Presidência da República; Gabinete de Segurança Institucional; Ministério da Defesa; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério das Relações Exteriores; Forças Armadas; Agência Brasileira de Inteligência; Órgãos de Segurança Pública; Órgãos de Segurança Pública; e Órgãos de Administração Penitenciária.

Fonte: Agência Estado.