Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 23 de dezembro de 2023

25/12/2023 *--* FELIZ NATAL!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Natal do Blog do Beto!!!

Todos nós da equipe do Blog do Beto de notícias, desejamos um Feliz e abençoado Natal aos nossos leitores e amigos, que sempre estão aqui conosco, nesta data tão especial, notificamos a vocês que entramos em um curto recesso, do dia 24/12/2023 até 26/12/2023, em breve voltaremos com as matérias informando você com as melhores notícias da região!!!

Exclusivo: Deputada Cristina Silvestri deixa recado de Natal em vídeo para todos os paranaenses confira:


Veja abaixo os votos de Natal dos parceiros do Blog do Beto de Santa Maria do Oeste e toda a região:


Todos os Parceiros do Blog do Beto de notícias desejam um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os clientes, familiares e amigos, vejam as imagens abaixo:




















































































Veja a história do Natal, como ocorreu seu surgimento e leia contos natalinos, aqui no Blog do Beto:


Qual a origem do Natal?

No século IV o Papa Júlio 1º determinou 25 de dezembro como o dia oficial do Natal, com o intuito de tornar a comemoração ligada ao cristianismo. Isso ocorreu porque desde o passado as festas nessa época do ano já eram comuns pelas religiões pagãs. 

Tanto é que os moradores da Roma Antiga festejavam a Saturnália em dezembro, um evento em homenagem ao deus Saturno. O mesmo acontecia com outras civilizações, que comemoravam o ciclo solar e agrícola na data, a qual marca o solstício de inverno no hemisfério norte. 

Como surgiram os símbolos natalinos?

Apesar das várias lendas em torno do Natal, há também a versão realística sobre a origem das árvores, decoração e até sobre o Papai Noel. Para as crianças, pode ser mais interessante que elas continuem com a versão dos contos, mas mesmo assim é válido se informar um pouco mais sobre a verdadeira história de Natal. 

Presépio

O presépio tem um significado religioso, pois representa o nascimento de Cristo. Por isso, vários elementos e personagens da história bíblica estão presentes nas típicas "maquetes": o menino Jesus, os Reis Magos e até os animais que presenciaram o momento. 

De acordo com o saber popular, foi São Francisco de Assis que criou o presépio, na intenção de mostrar de maneira teatral como ocorreu o nascimento de Jesus numa manjedoura. Acredita-se que tenha ocorrido por volta de 1223 (século XIII), a partir da autorização do papa da época.

Árvore de Natal

Nós sabemos que o Natal chegou quando começam a surgir várias árvores natalinas pela cidade. Há controvérsias sobre o surgimento do símbolo, entretanto a maioria acredita que ele seja originado de algum país europeu, já na idade moderna.

Vale ressaltar que desde o período do Império Romano as pessoas costumavam decorar as árvores em datas festivas. A tradição de enfeitar um pinheiro durante o fim do ano vem dos costumes de religiões pagãs, que posteriormente foi adaptada ao cristianismo.

Papai Noel

Pode-se dizer que o verdadeiro nome do bom velhinho é Nicolau Taumaturgo, pois foi a partir desse bispo cristão que a ideia do Papai Noel passou a ser disseminada. São Nicolau viveu na Ásia Menor (Turquia), entre os séculos III d.C. e IV d.C. Os registros afirmam que ele era muito bondoso e presenteava as crianças no dia do próprio aniversário, 6 de dezembro.

Leia abaixo Contos Natalalinos:

1) A Pequena Vendedora de Fósforos:
 
Era véspera de Natal e a neve caía enquanto uma garotinha órfã andava pela cidade. Todas as famílias estavam em casa comemorando a data natalina, mas ela tentava vender as caixinhas de fósforos e conseguir algo para comer. A menina começa a ficar desanimada, já que ninguém comprava o produto, e decide acender os fósforos e se deixar levar pela imaginação. 

2) O Soldadinho de Chumbo:

A história do Quebra Nozes também pode complementar o conto do Soldadinho de Chumbo, já que ambas se passam no Natal. Neste caso, um garotinho ganhou vários soldadinhos feitos de chumbo, mas o último da caixa tinha apenas uma perna e acabou sendo ignorado. Entretanto, isso não intimidava o próprio brinquedo, que acabou se apaixonando por uma boneca bailarina que ficava na ponta de um pé só.

3) Natal na Floresta:

O Natal também é celebrado pelos animais! Principalmente pelo urso Bernardo, que não consegue conter a animação para o Natal e acorda todos os bichos da floresta para comemorar com ele. O urso só não imaginava que os amigos não estavam no mesmo clima natalino, o que faz com que ele precise improvisar a comemoração. 

Fonte: Querobolsa.com

Conto de Natal: O sonho do Papai Noel!!!.

Certa noite, enquanto dormia, o Papai Noel teve um bonito sonho: era véspera de Natal e todos estavam felizes! Ninguém estava sozinho… Todos tinham família e uma casa com a mesa pronta para a ceia de Natal, onde não faltava comida farta e deliciosa. Não havia pobreza, nem ódio, nem guerras. Todos eram amigos e não havia brigas, palavrões, nem má educação… Havia sim, amor, compreensão e carinho entre todos.


As pessoas que se encontravam nas ruas, a caminho de casa, cantarolavam alegremente músicas de Natal, levando os últimos presentes para colocar debaixo do pinheiro. E o Papai Noel não conseguia deixar de sorrir, de tanta felicidade, ao ver o mundo cheio de paz, amor e harmonia!


No entanto, quando o Papai Noel acordou e viu que tudo não passava de um sonho, ficou muito triste. Afinal, só algumas pessoas no mundo eram felizes, capazes de celebrar o Natal em alegria e paz com os seus, de terem um lar, comida, roupa e amor. Perante esta situação, o Papai Noel declarou em voz alta: “terei de continuar a ajudar as crianças e os adultos a terem um Natal realmente feliz! Vou preparar as renas e o meu trenó, para enchê-lo com presentes e distribuí-los esta noite, de modo a que, pelo menos uma vez por ano, haja alegria no coração de todos nós!”.


Então, quando viu os sorrisos das crianças e dos adultos ao verem os seus presentes, o Papai Noel decidiu manter esta tradição. Continua assim, ano após ano, a cumprir a sua tarefa, até que um dia possa ver o seu lindo sonho totalmente concretizado!


Feliz Natal!!!