Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 27 de fevereiro de 2022

27/02/2022 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem é assaltado e agredido por indivíduos armado na área central de Santa Maria do Oeste.

Nesta data, às 09h00min, entrou em contato com a equipe, a pessoa de ***********, rg: **************, atendente do posto de saúde deste município, a qual relatou que teria dado entrada no pronto atendimento um sr. Com ferimentos aparentando ser proveniente de arma de fogo. Foi então deslocado até o pronto atendimento de saúde e em conversa com o dr. ************ o qual relatou que o paciente identificado por *************, 78 anos, rg: ***********, teria vários hematomas pelo corpo e cabeça e que pelas lesões que o mesmo tinha pelo corpo, este teria sido encaminhado para tirar raio-x para confirmar a suspeita que o pulmão havia sido perfurado devido as lesões onde o dr. Afirmou parecer ter sido causada por arma de fogo. Confirmado as suspeitas pelo dr. De se tratar de perfurações provenientes de arma de fogo, onde no raio-x pode-se confirmar vários chumbos ainda em seu corpo, sendo que pelas lesões o sr.  ******************, seria encaminhado para pitanga para melhor atendimento.  Em conversa com o sr. ********, este relatou que na data de ontem às 16hh20min teria ido a um bar no bairro Santo Antônio, na  rua José de França Pereira, a fim de acertar uns débitos junto ao  estabelecimento, que retornava para sua casa por volta de 17h00min, a qual é  localizada no bairro podolan, rua principal sem número, por um carreiro, este  veio a ser assaltado por dois masculinos um de estatura baixa e outro de  estatura alta, não sabendo informar mais detalhes dos mesmos, que estes de  forma violenta teriam lhe agredido fisicamente com "chutes, socos e com a  coronha de uma arma de fogo" e subtraído do mesmo a quantia em espécie de  R$20,00 (vinte reais) e uma garrafa pequena de cachaça. Relatou ainda que não tem desavenças com ninguém e por estar sob efeito de bebida alcoólica teria se fingido de morto para não apanhar mais, onde teria ouvido de um dos masculinos dizer "mate de uma vez" e depois não viu e nem ouviu mais nada, vindo a acordar somente na data de hoje, por volta de 07h00min e que foi para sua casa onde chegou sem suas roupas. Foi então levantado mais algumas informações a fim de identificar algum suspeito, porém até a confecção deste boletim não teria nem um suspeito definido para demais diligências. O sr. ********** foi orientado e o fato repassado para polícia civil de pitanga para demais procedimentos. Obs.: o Sr. *************** relatou que também teria ingerido bebida alcoólica na data de ontem. 

Fonte: Polícia Militar.

Denúncias pelo WhatsApp do Destacamento da PM de Santa Maria do Oeste levam a apreensão de arma de fogo e munições no bairro do São Manoel.

No dia 26 de fevereiro de 2022, às 14h10min, recebemos informações via aplicativo WhatsApp a qual o solicitante não quis se identificar, onde este relatou que um masculino estava de posse de uma espingarda do tipo puxa fieira, efetuando disparos em um campo de futebol na entrada da localidade de São Manoel. De imediato foi deslocado até o local citado onde no momento em que a equipe chegou no local não foi visualizado ninguém próximo ou no referido campo de futebol. Em continuidade as diligências foram levantadas informações de que o autor dos disparos teria se evadido pouco antes da chegada da equipe e que teria adentrado uma mata que dá acesso a uma propriedade de seu avô. Em continuidade foi deslocado até a residência indicada onde no local foi possível fazer contato com a pessoa de ************, rg: ************, a qual franqueou a entrada da equipe para fazer buscas na residência e entornos da mesma conforme autorização de busca domiciliar em anexo a este b.o.u, sendo que foi localizado uma espingarda de pressão e um recipiente contendo chumbinhos em uma gaveta de uma cômoda, foi localizado em uma outra gaveta cinco munições de calibre .38 marcas CBC. Momento em que a equipe realizava as buscas no local, chegou a pessoa de ***********, rg: *************, o qual foi abordado e nada de ilícito foi localizado com o mesmo, onde foi indagado sobre as munições encontradas em sua residência e este sem qualquer coação física ou moral mostrou onde estava escondida a arma de fogo do tipo revólver, marca taurus, calibre .38, nº da arma **********, com capacidade para seis disparos.  Diante do exposto foi apresentado pelo sr. ************** um registro de arma de fogo o qual deu divergência no número de registro apresentado com a da consulta no sistema SESP intranet e a validade do mesmo encontra -se vencida desde 05 abril de 2013. Foi deslocado até a residência de *************, a fim de localizar o autor dos disparos uma vez que é seu filho, a pessoa de *******************, 21 anos, onde a mesma também franqueou a entrada da equipe, porém nada de ilícito foi encontrado na mesma e nem ************* estava no local. Diante do ocorrido foi encaminhado os envolvidos até a 45 DRP de pitanga juntamente com a arma de fogo e munições para demais procedimentos cabíveis. Cabe ainda ressaltar que próximo ao local da ocorrência foi visualizado em um banco ao lado do campo de futebol, grande quantidade de marcas de sangue no mesmo e na porta da residência de seu *********** também foi visualizado marcas de sangue na mesma.

Fonte: Polícia Militar.

Incêndio destrói casa em Palmital.

A equipe foi solicitada por populares os quais relatavam que no endereço acima descrito estaria ocorrendo um incêndio em residência, foi então orientado quantos a medidas a serem adotadas e tentado contato com órgão municipal de apoio para tentar controlar as chamas. Deslocado até o local e constatado que já não oferecia mais riscos e questionado os presentes se saberiam do paradeiro do morador da residência o sr ****************, estes relataram que haviam visualizado o sr *********** saindo de casa, sendo que a equipe foi informada por familiares de *********** que o mesmo se encontrava em casa de conhecidos na hora do fato e passava bem. Sendo então orientados. Ainda de acordo com os presentes o incêndio teve pela parte da cumeeira.

Fonte: Polícia Militar.

Cumprimento de mandado de prisão é realizado em Pitanga pela Polícia Militar.

Na data de 26 de fevereiro de 2022 as 18h00min a equipe policial extra jornada em  patrulhamento pela rua José Klosovski, proximidade do terminal rodoviário,  realizou a abordagem a pessoa de ************, rg:*************, o qual possui  um mandado de prisão em seu desfavor, sob número **************, expedido  pelo magistrado ************ da comarca de Manoel Ribas, diante do exposto foi  dado voz de prisão a *********** e encaminhado a 45ª DRP de Pitanga, onde  permanece à disposição da justiça.

Fonte: Polícia Militar.

Moradores próximos da Igreja Matriz de Nova Tebas chamam a Polícia por conta do volume das músicas de uma festa de casamento

Por volta das 02h00min após algumas ligações anônimas relatando que estaria ocorrendo uma festa de casamento na igreja matriz da cidade e que a música estaria em volume excessivo perturbando assim os moradores das proximidades foi deslocado até o local informado e conversado com o noivo e organizador da festa o qual foi orientado dos procedimentos relativos a contravenção penal de perturbação do trabalho e sossego alheio o qual acatou e se comprometeu a encerrar a festa. Diante dos fatos, foi lavrado o presente b.o.

Fonte: Polícia Militar.

Homem tem mandado de prisão cumprido pela Polícia Militar de Manoel Ribas por não pagamento de pensão alimentícia.

Após levantamento de informações por parte desta equipe, chegou ao conhecimento que a pessoa de ************** estava com mandado de prisão em aberto pelo art. 528, foi então deslocado em endereços que eram de conhecimento e localizado em um deles a pessoa de ********, após busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, foi então dado voz de prisão ao mesmo pelo art. 528, mandado de prisão sob o n *********** pelo magistrado Dr. *************. Foi encaminhado o mesmo até a delegacia de polícia civil de Manoel Ribas para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Veículo furtado em noite anterior em Pitanga é recuperado e devolvido ao proprietário.

No dia 26 de fevereiro de 2022, as 15h40min, entrou em contato com a 3ª cia PM Pitanga o senhor **********, 27 anos, rg: **************, relatando que recebeu informação que seu veículo vw gol, de cor vermelha, placas ************, em nome da sua genitora, furtado na noite anterior, relatado no bou:  ************, estaria abandonado, em uma estrada rural, na localidade rio batista. Diante do fato foi deslocado ao local indicado e constatado o fato sendo encaminhado e entregue na 45ª DRP para que seja restituído a vítima. Em vistoria no interior do referido veículo a vítima constatou que estava faltando o aparelho de som marca Pioneer, os alto falantes, e um tablet marca Samsung, cor preta, pertencente à cvale, empresa em que o mesmo trabalha. 

Fonte: Polícia Militar.

PM apreende menor com drogas.

Durante patrulhamento de rotina, na tarde desta sexta-feira (26), no Conjunto Habitacional Marcos Freire, em Apucarana, policiais militares da patrulha avistou um grupo de pessoas, entre elas, alguns usuários de droga já conhecidos no bairro. O grupo se dispersou e os policiais desconfiaram de um adolescente, de 16 anos, que acabou abordado. Na busca pessoal os PMs encontraram um pacote de maconha e uma pequena quantia de dinheiro trocado.


Num primeiro momento, o rapaz contou que o dinheiro era de sua avó e que ele estaria indo comprar uma pipa. A equipe desconfiou da história e o adolescente passou a contar outra história, de que estaria indo comprar um lanche. O rapaz sequer sabia exatamente quanto dinheiro tinha em mãos.


Na sequência, sobre a droga que portava, o adolescente acabou dizendo que estaria fazendo venda da substância nas imediações e chegou a dizer que guardava mais drogas num terreno na esquina da rua Tókio com a rua Jurema. Ao chegar no local, no entanto, o adolescente não mais quis colaborar com a PM, que acionou a equipe do canil para uma busca mais detalhada no terreno.


O cão treinado da equipe da PM rapidamente encontrou mais uma sacola plástica com 30 gramas de maconha e 18 pedras de crack, totalizando 3 gramas. A embalagem da droga encontrada no terreno era do mesmo tipo que o adolescente trazia consigo ao ser abordado pelos policiais. Segundo o Boletim de Ocorrência, o menor foi encaminhado com as substâncias apreendidas até a 17ª. SDP para as providências legais.

Fonte: TN Online.

Casal faz sexo dentro de lixeira de mercado e é denunciado.

Um casal foi flagrado fazendo sexo dentro da lixeira de um mercado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, por uma funcionária do local. A Polícia Militar foi solicitada para o caso. De acordo com a lei brasileira, sexo em público se enquadra na contravenção de ato obsceno e a pena pode variar de três meses a um ano de prisão ou multa. 


Além disso, de acordo com a polícia, as câmeras de monitoramento do mercado mostraram o mesmo casal fazendo sexo na madrugada do mesmo dia, mas nos fundos de um outro estabelecimento que fica próximo ao mercado. A polícia chegou a fazer rondas na região, mas o homem e a mulher não foram localizados.


A polícia foi novamente chamada no local por volta das 18 horas do mesmo dia. Porém, desta vez, a autoridade foi solicitada pelo homem que apareceu nas imagens. Ele e a mulher alegaram que estavam no local quando uma funcionário apareceu e mandou saírem. Foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) como ameaça, porém, ninguém foi preso pois, segundo a PM, a funcionária e o casal se comprometeram a comparecer em uma audiência da Justiça.

Fonte: O Povo Online com Redação do G1.

Colisão entre dois caminhões mobiliza Aeromédico na PR-484.

Uma forte colisão envolvendo dois caminhões mobilizou na manhã deste sábado (26) a equipe do Aeromédico do Consamu/Governo do Estado/Sesa.


Foi na PR 484, entre os municípios de Boa Vista da Aparecida e Quedas do Iguaçu. O acidente resultou em uma vítima com ferimentos graves: um homem de 37 anos.


Foi necessário apoio dos bombeiros da Defesa Civil para desencarcerar o paciente, que foi encaminhado ao HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em Cascavel.

Fonte: CGN.

Veículo com agrotóxicos é apreendido na rodovia PR-239.

Durante Operação de fiscalização e Patrulhamento do Batalhão de Polícia Rodoviária na PR-239, os policiais foram informados por usuário da via sobre um acidente de trânsito ocorrido no km 283.


Ao chegar no local a equipe constatou que um veículo Fiat Palio Weekend colidiu contra um barranco, mas o carro já estava abandonado e o condutor se evadiu.


Ao vistoriar o interior do veículo constatou-se que estava carregado com agrotóxicos de origem estrangeira.


A mercadoria eram 18 Galões de herbicida líquido de 20 litros cada e 200 pacotes de 01 kg de Inseticida cada.


Diante dos fatos, após contato e orientação da Polícia Federal veículo e mercadoria foram entregues na Receita Federal de Cascavel, para as medidas cabíveis.

Fonte: CGN.

BR-369: veículo capota e motorista fica ferido.

Um veículo capotou na noite desta sábado (26) na BR-369, no distrito de Aricanduva, em Arapongas. O motorista do carro ficou ferido e foi encaminhado pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Norte Paranaense (Honpar). 


O condutor estava sozinho no veículo, um Corsa Sedan, e disse que perdeu o controle da direção, capotando na pista reta, segundo um amigo da vítima.


O rapaz mora em Aricanduva, e estava indo de Arapongas para Apucarana buscar a filha. A princípio, a vítima, que foi socorria em estado consciente, sofreu ferimentos moderados e teve pelo menos um dos dedos amputados. 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros também foram ao local.


Apenas um lado da pista funcionava até às 21h30, enquanto a outra seguia interditada com o veículo capotado. 

Fonte: TN Online.

Ciência é tudo investiga alta incidência de raios no Brasil.

Raios e vulcões são destaque entre as pautas do Ciência é Tudo inédito que vai ao ar neste sábado (26), às 9h30, na TV Brasil. Em uma jornada pelo universo científico e tecnológico, a produção traz informações e novidades da área por meio de uma parceria entre a emissora pública e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.                                 

Nesse episódio, o programa fala sobre raios, descargas elétricas de grande intensidade que ocorrem na atmosfera, conectando o solo e as nuvens de tempestade. A edição explica porque o Brasil é campeão mundial na incidência desse fenômeno e caminha para atingir uma média anual de 100 milhões de raios.   A atração investiga, ainda, quais foram os impactos globais da erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai em Tonga, na Oceania, ocorrida em janeiro deste ano. Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, a explosão foi tão violenta que chegou a superar a potência de uma bomba atômica.  

Também estão entre os assuntos do Ciência é Tudo de sábado as descobertas astronômicas de 2022. O ano mal começou e alguns eventos espaciais já estão sacudindo o meio científico.   E no quadro "Você Sabia?", o programa esclarece por que o mês de fevereiro tem menos dias que os demais.  Sobre o programa  Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).  Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.  Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia da covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.  A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.  Programação  A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela "A Escrava Isaura" (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.  Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.  Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.  Ao vivo e on demand  Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar .  Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.  

Serviço  Ciência é Tudo – sábado, dia 26/02, às 9h30, na TV Brasil  Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil  

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil  

Instagram - https://www.instagram.com/tvbrasil  

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil  

TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Fonte: CGN.

Guerra gera incertezas para o agronegócio, dizem especialistas.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia deve reduzir a rentabilidade da agricultura brasileira neste ano. Se de um lado os dois países são importantes produtores mundiais de grãos, como trigo e milho, respectivamente, e os conflitos devem diminuir a oferta mundial desses itens e pressionar os preços, de outro os custos de produção da agricultura, que vinham subindo, devem aumentar ainda mais.


A Rússia é o segundo maior produtor e exportador mundial de nitrogênio e o terceiro maior em fósforo e potássio, insumos básicos para a formulação de fertilizantes. Além disso, o aumento do preço do petróleo afeta um custo crucial no campo: o do óleo diesel usado para mover máquinas e no transporte das cargas.


Entre grãos, algodão e lavouras permanentes, como café, cana e laranja, o lucro líquido dos agricultores brasileiros, descontados impostos e despesas financeiras, deve atingir neste ano R$ 25 bilhões. Seriam R$ 20 bilhões a menos do que o obtido no ano passado (R$ 45 bilhões), nas contas do economista Fabio Silveira, sócio da consultoria Macro Sector. Esse lucro menor esperado para este ano deve ocorrer mesmo com receita nominal recorde projetada em R$ 1 trilhão.


Nessa estimativa, o economista considera as pressões de custos advindas do conflito entre Rússia e Ucrânia, como a alta do petróleo e dos fertilizantes. “Antes da eclosão da guerra, a rentabilidade já seria menor, pois o custo vinha subindo.”


Para chegar a essa cifra, ele considerou avanços de um dígito nos preços dos grãos, que já estão hoje em patamares elevados. A perspectiva é de que, com a alta dos juros nos Estados Unidos, os investimentos especulativos de fundos em commodities devem migrar para a compra de bônus do Tesouro americano. Com isso, os preços das matérias-primas cotadas nas Bolsas internacionais perdem impulso, explica Silveira. “O balanço entre custo e receita não é favorável ao produtor brasileiro, porque os preços da soja e do milho não terão uma elevação que compense o aumento de custos dos insumos.”


Nova safra


Por conta da forte pressão de custos turbinada pelo conflito, Guilherme Bellotti, gerente da consultoria Agro-Itaú BBA, diz que as margens dos agricultores na safra 2022/2023, que começa a ser plantada a partir de outubro deste ano, devem ser menores do que as registradas na safra 2021/2022. “A rentabilidade deverá ser menor, a menos que tenha um impulso muito grande nos preços das commodities”, afirma o analista.


Mas, assim como Silveira, ele ressalta que o patamar de preços das matérias-primas agrícolas hoje já está num nível elevado, e ele projeta a manutenção desse nível.


Custos


“Um dos maiores impactos que a guerra tem sobre a agropecuária brasileira é em relação ao aumento de custos de produção”, afirma Bruno Lucchi, diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “20% do NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) que o Brasil compra vem da Rússia”, diz. Ele observa que, como esses produtos já vinham aumentando de preço, muitos produtores haviam optado por adiar, para o segundo trimestre, a compra de adubo para a safra que começa a ser plantada em outubro. A expectativa era de que os preços dos fertilizantes recuassem no período.


No entanto, com a guerra, o quadro mudou. “O produtor está revendo a sua estratégia, e terá de buscar fornecedores confiáveis que garantam a entrega do fertilizante no segundo semestre, quando ele for plantar. Além do risco de desabastecimento que passou a existir, os custos podem subir ainda mais.”


Outro custo importante para a economia e em especial para agricultura é o dos combustíveis. Com o barril de petróleo acima de US$ 100, o preço do diesel tende a subir. “A agropecuária está no interior e as distâncias são grandes, o que afeta o custo do frete e do escoamento da produção”, diz Lucchi. Ele lembra também que muitos defensivos usados nas lavouras têm como matéria-prima básica o petróleo, o que significa mais pressão de custos.


O dólar, que vinha perdendo força em relação ao real antes da eclosão do conflito, é outro fator que coloca mais pressão nos aumentos de despesas no campo. Com o aumento da incerteza, o câmbio voltou a subir e grande parte insumos da agricultura é dolarizada.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Grupo de hackers Anonymous declara guerra à Rússia; site de TV sai do ar.

O grupo de hackers Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia e derrubou sites do governo de Vladimir Putin, em sinal de protesto contra a invasão das forças russas ao território ucraniano. Primeiro, o grupo atacou o site do canal estatal "Russian Today" e, depois, derrubou páginas do Kremlin e do Ministério da Defesa russo. "O coletivo 'Anonymous' derrubou o site da estação de propaganda #RTNews", comemorou o coletivo, no Twitter.

O Anonymous usou um ataque cibernético sofisticado conhecido como 'negação de serviço distribuído' (do tipo DDoS). Trata-se de ataque malicioso que tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário a internet. O Anonymous é um coletivo descentralizado e sem líder que se formou no ano de 2003. Qualquer pessoa pode se declarar um Anonymous sem ter que expor o próprio nome. Eles ficaram conhecidos por usarem a máscara de Guy Fawkes, soldado britânico que inspirou o protagonista de "V de Vingança", história em quadrinhos criada por Alan Moore e que deu origem ao filme homônimo. Durante os protestos de junho de 2013 no Brasil, as máscaras eram um acessório recorrente entre os manifestantes. O grupo se guia pelo hacktivismo, a ação hacker como forma de ativismo político e social. Mas nem sempre foi assim. No livro "Nós Somos Anonymous: Por dentro do mundo dos hackers", a autora Parmy Olson explica que as origens do grupo remontam ao fórum online 4chan, e que as ações eram como uma versão digital dos trotes telefônicos.

Fonte: Tilt Uol.

Míssil atinge prédio residencial em Kiev. Assista ao Vídeo:

Imagens mostram um prédio residencial sendo atingido na capital da Ucrânia, Kiev, na manhã neste sábado (26).


É possível ver o míssil entrando em um apartamento, provocando um clarão e destruindo completamente o imóvel.


O impacto causa um estrondo e em segundos o imóvel fica completamente destruído. O edifício tem mais de 15 andares e fica na parte sudeste da cidade.


Não houve vítimas, segundo um assessor do Ministério do Interior, Anton Herashchenko. Ele afirmou que esse é um exemplo de que os russos têm atacado infraestrutura civil, como esse prédio residencial. De acordo com o assessor, cerca de 40 locais como esse foram atingidos.


Fonte: G1 com vídeo do canal Folha de São Paulo.