Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 24 de maio de 2021

24/05/2021 *--* Deus é Fiel!!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Santa Maria registra a manha mais fria do ano com sensação térmica de 5ºC.

A segunda-feria, 24, amanheceu gelada em vários municípios do Paraná. A presença de uma massa polar deixou as temperaturas abaixo dos 10ºC em todo o Estado.  Apenas na faixa litorânea, os termômetros registram temperaturas acima dos 10 ºC. No decorrer do dia, as temperaturas não apresentam grandes elevações. 

Vem mais frio?

A tendência é que para a semana que vem uma massa de ar polar mais intesa se aproxime de Curitiba, com a previsão de geada e temperaturas perto de 0°C inclusive na capital.

Já para Santa Maria do Oeste, a previsão prevê uma geada nesta terça – feira, veja a previsão até sexta para nossa cidade.  


Casa é roubada em quanto família dormia em Pitanga.

No dia 23 de maio de 2021, por volta das 18h30min, compareceu na 3ª CIA de Polícia Militar de Pitanga.

A pessoa de *****, o qual passou a relatar que na data de 22 de maio de 2021, sua residência teria sido invadida durante a madrugada, enquanto ele e seus familiares dormiam.

Sendo que ao amanhecer notou que a janela da sala, a qual fica de frente para a rua, estava aberta, e ao verificar, notou que foram furtados alguns objetos do interior da residência, sendo um celular Samsung Galaxy a30 de cor azul, um relógio da marca Victor Hugo de cor dourada, uma pulseira banhada a ouro, e uma chave de um veículo VW Golf de sua propriedade.

Diante dos fatos, o solicitante foi orientado quanto aos demais procedimentos.

Menor é pego dirigindo e moto com pendência foi apreendida em Palmital.

Em patrulhamento pela avenida Maximiliano Vicentin, a equipe visualizou uma motocicleta de cor preta a qual não possuía placa de identificação.

Feito a abordagem e identificado o condutor, menor de idade, o qual não possui CNH ou PPD.

Feito a consulta do veículo através da numeração de chassi e constatado que possui pendências administrativas.

Veículo foi recolhido ao pátio do 4° Pelotão da Polícia Militar de Palmital - PR, e o condutor foi entregue a seu responsável.

Pelo menos 218 cidades do Paraná já implantaram medidas restritivas para conter nova onda da Covid-19.


Nova pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que pelo menos 218 cidades do Paraná (66,9%) implantaram medidas restritivas de circulação ou atividades econômicas na semana passada para conter a nova onda de Covid-19, que já começa a pressionar o sistema de saúde do Paraná.  A pesquisa ouviu 326 das 399 cidades do Estado entre 19 e 20 de maio. 

Curitiba foi uma dessas cidades que aumentou as medidas restritivas. Apesar de manter a Bandeira Laranja, a Prefeitura de Curitiba estendeu o lockdown, que anteriormente valia apenas aos domingos, também para sábado.  

Além disso, também há alteração no horário de funcionamento de algumas atividades não essenciais e ampliação de uma hora no toque de recolher, passando a ser das 21h às 5h (antes era das 22h às 5h). As medidas valem até o dia 26 de maio e há uma forte tendência de a capital paranaense migrar para a bandeira vermelha. 

A Prefeitura de Guarapuava, na região Central do Estado, também resolveu adotar adotar novas medidas restritivas até o dia 31 de maio."A pandemia tem atingido proporções assustadoras e isso tem causado um colapso e sobrecarga no sistema de saúde. Nossa única opção é tomar medidas drásticas para evitar a circulação das pessoas e tentar conter essa proliferação dos casos”, disse o prefeito Celso Góes (Cidadania), ao anunciar o lockdown. Com as novas medidas, o toque de recolher passa a ser das 20h às 06h.

Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar condicionados a restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento. No caso de mercearias, minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, panificadoras, açougues e lojas de conveniência, está permitido o funcionamento de segunda a sábado das 7h às 20h, seguindo o protocolo sanitário específico para esta categoria.

O setor do comércio poderá funcionar somente por delivery de segunda a sexta, das 8h às 18h. Bares, restaurantes e similares também poderão funcionar exclusivamente na modalidade delivery, todos os dias das 8h às 00h.

O decreto prevê ainda a proibição da circulação de pessoas em praças e parques, bem como, a prática esportiva coletiva nesses espaços. As academias e quadras poliesportivas também estão proibidas de funcionar.

Fonte Bem Paraná

Vacinas da Pfizer serão distribuídas nesta segunda para Curitiba e cidades da RMC.

As 39.780 doses de vacina da Pfizer/BioNTech recebidas na semana passada pelo Paraná serão enviadas para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Interior nesta segunda-feira (24). O município de Curitiba retirou as doses no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na semana passada.

Nesta remessa foram contempladas, além da Capital, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. A Secretaria de Estado da Saúde definiu a distribuição considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes que exigem cuidados específicos.

A vacina pode ficar armazenada entre 2º e 8ºC por até cinco dias, segundo o Ministério da Saúde, o que facilita a descentralização. Este intervalo possibilita que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada com eficiência. No Cemepar elas ficam em ultrafreezers de -70°C, que é a exigência de armazenamento de longo prazo.

“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição da vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentralizará as doses para o maior número de cidades possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A primeira remessa ficou apenas com Curitiba e a segunda seguiu também para Londrina, Maringá e Cascavel.

COMORBIDADES – As doses contemplam a primeira aplicação (D1) da vacina em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas com comorbidades, que é o maior entre os grupos prioritários do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que tem 4,8 milhões de pessoas.

“Contamos com a colaboração dos municípios para que apliquem as doses de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde para que possamos avançar na vacinação no Paraná”, acrescentou Beto Preto.

Confira a distribuição das doses por município:

Curitiba – 7.020

Ponta Grossa – 8.190

Guarapuava – 1.170

Foz do Iguaçu – 9.360

Araucária – 1.170

Campo Largo – 1.170

São José dos Pinhais – 4.680

Colombo – 3.510

Pinhais – 3.510

Total: 39.780 doses.

Fonte Banda B

Grave acidente de trânsito resulta em uma vítima fatal e uma em estado grave entre Assis Chateaubriand e Toledo.


Um gravíssimo acidente de trânsito foi registrado por volta das 22h00 deste domingo (23), na Rodovia PR-317, entre os municípios de Toledo e Assis Chateaubriand. A colisão ocorreu mais precisamente na altura do distrito de Engenheiro Azaury, em Assis Chateaubriand e teria envolvido pelo menos três veículos.

De acordo com informações coletadas pela reportagem do Toledo News, equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e constataram o óbito do condutor de um dos veículos.

O condutor de um segundo veículo foi atendido no local e prontamente foi encaminhado ao atendimento médico hospitalar em estado grave. O condutor do terceiro automóvel não apresentou ferimentos.

A identidade da vítima fatal ainda não foi divulgada, tampouco da vítima em estado grave. Ainda não existem informações de como teria ocorrido esse acidente.

Fonte CGN

Acidentes com trem em Arapongas geram alerta.


De acordo com dados divulgados pela Rumo, empresa que administra a linha férrea na região, em Arapongas, aconteceram 8 acidentes em 2019 e 7 em 2020. Neste ano, apenas nos três primeiros meses, já foram 5 ocorrências. 

Ainda segundo a concessionária, desde 2020 só foram registrados acidentes do tipo abalroamentos, casos em que os veículos se chocam contra o trem. 

Os constantes acidentes registrados na linha férrea que corta o município de Arapongas preocupam autoridades de trânsito e estão mobilizando a administração municipal a buscar alternativas para melhorar a segurança nas travessias.

A ocorrência mais recente que não é contabilizada no levantamento aconteceu no último dia 12, quando um caminhão carregado de pedra brita se chocou contra o trem próximo ao cruzamento da Avenida Rouxinol com a Avenida Arapongas. Ninguém ficou ferido.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas Paulo Sergio Argati, a velocidade com que as composições atravessam o perímetro urbano da cidade estariam contribuindo para que os acidentes ocorram, e por essa razão, ele estaria tentando contato com a Rumo para discutir o tema. “Eu já fiz contato com a Rumo na tentativa de marcar uma reunião com os responsáveis para discutir essa questão da velocidade, mas ainda não consegui ser recebido. Nosso pedido é justamente para que a velocidade dos trens diminua quando estiverem passando pelo perímetro urbano”, disse o secretário.

O secretário destacou ainda que um projeto da pasta já foi apresentado ao prefeito Sergio Onofre para contratação de uma empresa terceirizada para implantação de sinalização sonora e luminosa nos principais trechos onde os acidentes ocorrem. “A secretaria já fez o orçamento e o projeto está em análise no executivo. Identificamos oito pontos da travessia onde ocorrem o maior número de acidentes e a ideia é contratar uma empresa que trabalhe a sinalização durante a passagem dos trens nestes locais”, informou o secretário.

De acordo com Argati, o prefeito da cidade cumpre agenda nessa semana em Brasília e uma das pautas foi pleitear uma solução sobre a transposição da linha férrea no município.

“Existem projetos no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para a questão da transposição da linha férrea em Arapongas. O órgão esteve realizando um estudo para viabilizar a obra há cerca de 5 meses. O prefeito esteve em Brasília e uma das reuniões lá foi justamente para tratar deste assunto”, revelou.

As informações são do TN Online.

Mulher fica ferida ao cair de moto na PR-364 em Palotina.


Uma equipe do SAMU foi acionada na tarde deste domingo (23), para socorrer uma motociclista vítima de queda.

Conforme informações obtidas no local, a motociclista seguia pela PR-364, quando nas proximidades do Rio Azul um pneu acabou estourando, momento em que a condutora perdeu o controle da direção, saindo pelo acostamento vindo a sofrer a queda.

Ela foi socorrida pelo a equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal.

Fonte: Portal Palotina.

CPI da Covid vê afronta em ida de Pazuello, sem máscara, a ato político com Bolsonaro.


Os senadores que integram o grupo majoritário da CPI da Covid enxergaram a participação do ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde), sem máscara, em ato político com o presidente Jair Bolsonaro neste domingo (23) como uma afronta à comissão.

Os parlamentares desse grupo, formado por independentes e oposicionistas, trabalham em estratégias alternativas para romper a blindagem que entendem ter sido criada para dificultar o avanço das investigações relativas ao Ministério da Saúde, em particular da gestão Pazuello. Há intenção, por exemplo, de aprovar repetidamente convocações de alvos.

Neste domingo, Bolsonaro promoveu nova aglomeração ao participar de um ato com motociclistas no Rio de Janeiro. Pazuello esteve em um caminhão de som ao lado do presidente, ambos sem máscara.

A atitude foi encarada como um desafio e uma afronta à CPI da Covid, após o ex-ministro ter declarado em depoimento que apoiava o uso de máscaras como medida para prevenir a infecção pelo coronavírus e ter pedido desculpas por ter entrado em um shopping de Manaus sem o item de proteção.

Além disso, integrantes da cúpula do Exército avaliaram como descabida a participação de Pazuello no ato e esperam punição, conforme afirmaram reservadamente à Folha generais do Alto Comando da Força.

Mesmo antes do evento deste domingo, o grupo majoritário da CPI já havia definido pela reconvocação do general, por causa da série de mentiras que foram ditas durante sua oitiva, na quarta-feira (19) e quinta-feira (20).

O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse durante o fim de semana que o requerimento de convocação será votado na próxima quarta-feira (26).

“Eu gostaria que estivesse com a mesma coragem de hoje na CPI. O general Eduardo Pazuello fez hoje uma escolha de ser o primeiro personagem declaradamente indiciado da CPI”, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Se essa CPI não pedir o indiciamento do ex-ministro, ela não terá razão de existir. Componha o depoimento dele com os fatos de hoje e você terá aí os movimentos para isso. Pazuello foi incluído no rol dos indiciados, não por mim, não pelo Renan [Calheiros, relator da comissão], mas pelos atos dele”, completou.
Opinião semelhante tem o senador Humberto Costa (PT-PE), também membro da CPI, que classificou como um “deboche” à população e um ato para tentar desmoralizar a CPI a aglomeração realizada no Rio de Janeiro.
“Eu acho que está debochando da população, tentando desmoralizar a CPI, cometendo reiteradamente crime contra a saúde pública. Parlamento, Judiciário e Ministério Público têm que se posicionar sobre isso”, afirmou.

Os membros da comissão afirmam que existe uma blindagem do governo para impedir o avanço das investigações nas ações e omissões do Ministério da Saúde.

Pazuello compareceu em dois dias na comissão, munido de um habeas corpus que garantiu o direito ao silêncio para evitar incriminá-lo. Senadores consideram que o militar usou o instrumento jurídico para mentir abertamente, numa tentativa de obstruir a apuração.

O mesmo expediente, afirmam, deve ser usado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que vai prestar depoimento nesta terça-feira (25). A secretária, conhecida como “capitã cloroquina”, também obteve um habeas corpus.
Como acreditam que ela não responderá questões sobre sua participação na difusão da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid e tampouco no desenvolvimento da plataforma TrateCov, os senadores buscam contornar essas limitações.

A intenção é questioná-la sobre a existência do “ministério paralelo”, um grupo de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro fora da estrutura do Ministério da Saúde.

No que consideram outra tentativa de obstruir as investigações, o ex-secretário-executivo do ministério, atualmente na Casa Civil, Élcio Franco, apresentou um exame que atestou infecção pelo coronavírus no dia 3 deste mês e pediu para adiar seu depoimento, que seria na próxima quinta-feira (27).

Os senadores da comissão pretendem driblar essa tentativa de obstrução, em especial com habeas corpus, através de repetidas convocações dos personagens envolvidos.

Acreditam que a exposição das mentiras durante os depoimentos podem ser usadas em recursos para que o STF (Supremo Tribunal Federal) evite conceder novos habeas corpus para esses personagens.

O primeiro teste nesse sentido será com o próprio Pazuello, que deve ser reconvocado e muito possivelmente solicitará novo habeas corpus.

“Vamos esperar para ver a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que até agora tem sido um grande adversário da CPI”, afirma o senador Otto Alencar (PSD-BA), que acredita que Mayra vai repetir o papel de Pazuello na comissão.

“Ela pode mentir à vontade, pode ficar calada, pode dar risada, como fez o Pazuello. Pode fazer tudo que está garantida pelo STF”, completou.

Outro que deverá ser reconvocado nesta quarta-feira é o atual ministro Marcelo Queiroga, que, embora não comparecesse munido de habeas corpus, evitou dar respostas concretas, segundo os senadores, sempre respondendo que não faria “juízo de valor”, quando consultado sobre ações de Bolsonaro.

Otto afirma que o ministro deveria pedir demissão, se tivesse “altivez”, após Bolsonaro neste domingo ter contrariado todas as medidas que o titular da pasta da Saúde defende para evitar a propagação do novo coronavírus.
Além das reconvocações, os senadores prometem investir contra Pazuello aprovando requerimentos para a quebra de sigilos do general.

Na investigação do chamado “ministério paralelo”, a CPI mira o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, que teria participado de diversas reuniões no Planalto, segundo depoimentos colhidos até o momento.
Os senadores, nessa linha, querem convocar também o ex-servidor do governo Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

Os parlamentares acreditam que o advogado pode ser um dos líderes do gabinete paralelo, após a revelação de vídeos em que afirmou que estava investigando a hidroxicloroquina a pedido de Bolsonaro.
Senadores mais alinhados ao governo, por outro lado, vão aproveitar a sessão reservada para votação de requerimentos, na quarta-feira, para avançar a investigação em outras direções.
Eduardo Girão (Podemos-CE) espera que sejam votados e aprovados requerimentos que possam investigar também estados e municípios.

“Além do governo federal, que tem que ser investigado, também precisamos investigar as centenas de bilhões de reais a estados e municípios com verbas federais. A própria Polícia Federal a gente já está fazendo um requerimento, a Procuradoria-Geral da República, gestores municipais, Consórcio Nordeste. É importante que seja visto nessa quarta.”

O senador voltou a falar sobre a parcialidade do relator Renan Calheiros (MDB-AL) e sobre isso impacta a imagem da CPI. “Isso não é legal para a credibilidade [CPI], que tem derretido.”

Por outro lado, Girão criticou a postura do presidente e disse que Bolsonaro tem dado um mau exemplo para a sociedade desrespeitando as regras sanitárias. Ele enxerga a atitude com preocupação porque o país já está polarizado.

“Tem uma frase que gosto muito de Francisco de Assis que diz o seguinte “as palavras podem até convencer, mas é o exemplo que arrasta”. Definitivamente o presidente da República não está dando um bom exemplo para a população como as aglomerações, uso de máscara. ”

Fonte Banda B