Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 31 de março de 2023

31/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Muita comoção nas honras fúnebres ao soldado Corrêa. 

Às 15h desta quinta-feira (30), aconteceu o sepultamento do Soldado Rafael Corrêa, 38 anos, no Cemitério Central de Francisco Beltrão. Rafael faleceu na noite de quarta-feira (29), em Francisco Beltrão.

Após o velório que aconteceu na Capela do Crematório Jardim das Oliveiras, o corpo de Corrêa, foi encaminhado para sepultamento com honras fúnebres.

O momento de despedida dos colegas de farda e familiares foi marcado por muita comoção e tristeza, ao se despedir de um guerreiro que desde 2013 fazia parte da Gloriosa Polícia Militar do Estado do Paraná.

A família e corporação os sentimentos da equipe do Blog do Beto.

Fonte PPNEWS

Após ameaça de ataque a colégio, PM faz reunião com alunos em Iporã.

Policiais militares fizeram uma reunião com alunos na manhã desta quinta-feira (30), no Colégio Estadual de Iporã, com a intenção de alertá-los sobre um possível atentado.

Muitos pais não mandaram os filhos para a escola por medo da situação de ameaça que está circulando nas redes sociais desde a tarde de ontem, quarta-feira (29).

A PM alertou os alunos que em um possível ataque, corram, não se escondam em salas vazias e acionem a polícia militar. Conforme os policiais, a PM estará em alerta nesta sexta-feira, fazendo patrulhamento nas redondezas e em frente ao colégio.

Os policiais também disseram aos alunos que qualquer informação a respeito dessa ameaça deve ser avisada aos professores, diretores e aos policiais para que sejam tomadas as devidas providencias.

Fonte: OBemdito com Iporã 24h

Polícia identifica autor de ameaça de massacre em escola no Município Alto Paraná. 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou o autor de uma ameaça de massacre escolar no Alto Paraná, região Noroeste do Estado. O autor é um adolescente de 14 anos e foi identificado nesta quarta-feira (29), no mesmo município.

A equipe de investigações da PCPR recebeu um boletim de ocorrência denunciando um possível massacre em uma escola. De imediato, a equipe iniciou as investigações e identificou o autor em menos de seis horas após o comunicado.

As ameaças eram feitas via rede social, em uma conta falsa eram divulgadas ameaças e ações de possíveis atos violentos na escola.

‘‘Graças aos esforços da equipe de investigação, o autor já foi identificado, confessou o delito e disse se tratar apenas de uma brincadeira, visando apenas assustar os alunos”, explica o delegado da PCPR Nilson da Silva.

O adolescente foi encaminhado para acompanhamento psicológico no município de Alto Paraná.

Fonte BP

Mulher é levada para delegacia, policia encontra armas em sua residência no Turvo. 

Estrada Principal Rio Belo Ivai – Turvo Descrição: Em atendimento de denúncias, em conversa com mulher de 39 anos, estando em frente a porta da residência dela visualizou duas armas de fogo encostadas na parede ao lado de um fogão a lenha.

Ao entrar na residência para averiguar as armas visualizou a coronha de outra arma de fogo, deste modo foram encontradas as seguintes armas de fogo uma espingarda descarregada de fabricação nacional cal 36 com capacidade para 01 disparo um rifle descarregado marca cbc modelo nylon 66 cal 22 número de série 80132 com capacidade para 14 disparos uma carabina de pressão 5 5.

A mulher informou que essas armas são de propriedade de seu esposo, o qual teria viajado. Diante dos fatos foi encaminhada para procedimentos de polícias judiciária.

Fonte Polícia Militar

Incêndio destrói a Casa de Cultura e Museu em Boa Ventura do São Roque. 

Av. Dalzotto. Descrição: Masculino, 45 anos, o qual é vice-presidente da defesa civil do município e veio a relatar que nesta data por volta das 4 hrs da manhã.

A casa da cultura e museu do município foi incendiado, que o fogo destruiu grande parte da estrutura do local e dos objetos armazenados no prédio.

Que devido ao incêndio o local ficou comprometido e deve ser totalmente interditado para evitar possíveis acidentes tendo em vista que o prédio público fica localizado dentro de uma Praça muito frequentada pela população.

Relatou que não tem noção de como o incêndio se iniciou, apenas que no local foi encontrado vestígio de pequenas fogueiras e que teve conhecimento que durante a noite teria pessoas sentadas nas proximidades do local do fato.

Fonte Polícia Militar

Filho bate em Mãe pega faca ameaça e acaba preso em Nova Tebas.

Av. Brasil, Nova Tebas Descrição: Na data de 30 de março de 2023, às 15h20min. atendendo solicitação a qual dava conta que uma idosa estava sendo agredida.

No local a equipe entrou em contato com senhora mulher de 61 anos, a qual relatou para equipe que seu filho, de 42 anos, chegou da rua com sintomas de embriaguez e relatou também que este faz uso de substância entorpecente tipo maconha.

Começou a se exaltar, deu um tapa em cima do olho, pegou uma faca e foi para cima da vítima.

Diante dos fatos, e do interesse da vítima em representação, foi deslocado com o autor até a polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem pede emprego em obra não consegue e no dia seguinte rouba carteira e documento do proprietário em Guarapuava.

Dos Estados Descrição: Relata o solicitante masculino, 30 anos que estava trabalhando em uma obra quando notou que sua carteira estava aberta e seu dinheiro e habilitação haviam sido furtados.

Logo após foi verificar as câmeras de segurança e constatou que uma pessoa havia furtado a vítima já conhecia esse indivíduo pois o mesmo havia pedido serviço em data anterior sendo assim foi até o endereço que ele havia lhe passado e localizou o autor.

O qual de pronto lhe devolveu parte do dinheiro furtado hoje juntamente com sua habilitação relata também.

No local a equipe identificou o autor sendo masculino, 63 anos o qual confessou o furto, sendo encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

PM recupera carro e prende mais um envolvido em assalto em Ivaiporã.


Nesta quinta-feira (30), uma ação das equipes RPA’s da 6ª CIPM de Ivaiporã prenderam uma terceira pessoa envolvida em assalto a uma residência na manhã de quarta-feira no Jardim Casa Grande. O Fiat Idea que havia sido roubado também foi recuperado.

No mesmo dia do crime, duas pessoas já haviam sido presas, e parte dos objetos furtados recuperados.

Conforme informações da Polícia Militar (PM), a prisão do terceiro suspeito ocorreu por volta das 11h45, na Rua Durvalina Dias de Jesus, na Vila Nova Porã.

Em continuidade nas buscas dos autores do roubo, as equipes em patrulhamento conseguiram êxito e encontraram o autor no interior de uma barbearia.

Foi dada voz de prisão e, em busca pessoal, encontrada na cintura do abordado uma pistola marca Walther cal. 765.

Indagado, o detido confessou a autoria do roubo e informou que o veículo Fiat/Idea prata, roubado na ação criminosa, estaria abandonado numa estrada rural próximo ao Distrito de Alto Porã.

O detido e o veículo recuperado foram encaminhados a 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil para as medidas cabíveis ao caso.

Fonte tno

Motociclista de 15 anos fica gravemente ferido em Apucarana.

Um jovem, de 15 anos, ficou gravemente ferido na noite desta quinta-feira (30), por volta das 19 horas, após bater a motocicleta que conduzia contra uma árvore, na Avenida Zilda Seixas do Amaral, no Parque Industrial Norte de Apucarana, norte do Paraná.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a vítima e encaminhou ao Hospital da Providência. O Siate do Corpo de Bombeiros deu apoio no local. Segundo os socorristas, os ferimentos sofridos pelo adolescente são considerados graves.

A princípio, nenhum outro veículo se envolveu no acidente e ele estaria sozinho na motocicleta. As causas estão sendo apuradas.

Fonte tno

Adolescente é apreendido por furto de duas caminhonetes em Campo Mourão.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu um adolescente, de 17 anos, por dois furtos de caminhonete ocorridos em Campo Mourão, na região Noroeste do Estado. A prisão foi realizada nesta terça-feira (28), no mesmo município. 

De acordo com as investigações, o menor de idade já tinha passagens na polícia por tráfico de drogas e desobediência judicial. 

Com o adolescente, foi encontrado uma faca usada nos furtos das caminhonetes. O objeto foi apreendido.

‘‘Nossas equipes atuam em investigações de alta complexidade com intuito de prender ou, como é o caso, apreender os autores de atos delituosos ocorridos em nossa comarca. As investigações seguem a passos largos com intuito de localizar outros envolvidos em delitos relacionados a crimes patrimoniais’’, explica o delegado da PCPR Nilson da Silva. 

O adolescente foi internado no Centro de Socioeducação e Casas de Semiliberdade de Campo Mourão (Cense).

Fonte CGN

Mulher é presa por assassinar marido a tiros em Curitiba.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher pelo homicídio de Andrei Kruger Fajardo, 26 anos. A suspeita era companheira da vítima. A ação aconteceu simultaneamente nos bairros Hauer e Cajuru, em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, na quinta-feira (30), em Curitiba.

Durante a ação, os policiais civis ainda apreenderam duas armas de fogo e prenderam outras duas pessoas suspeitas de envolvimento no caso.

O crime aconteceu no dia 16 de janeiro deste ano, no bairro Boqueirão, em Curitiba. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo em frente à residência onde morava. 

Em um primeiro momento, a esposa de Andrei afirmou que ele havia esquecido a carteira no carro dela e pediu para que retornasse buscar. Ao chegar no local, foi abordado por um homem que efetuou os disparos.

Após investigações, a PCPR apurou que o caso não seria um latrocínio, mas sim, um homicídio. De acordo com as investigações, a motivação está ligada a um processo de separação entre a vítima e a esposa. 

“O casal estava reatando o relacionamento e, durante o período separado, a mulher se relacionou com um amigo do casal, que não queria que eles reatassem o relacionamento. A investigação aponta que o crime foi planejado por ambos dias antes do ocorrido”, explica o delegado da PCPR Thiago Teixeira.

A PCPR apurou ainda que antes do crime, o casal havia saído para jantar e a suspeita repassava as informações a um terceiro suspeito. A vítima foi atingida por quatro disparos de arma de fogo. Os três envolvidos no crime foram identificados e podem responder por homicídio qualificado.

Fonte: Polícia Civil

Homem sofre ferimentos em colisão entre caminhonete e caminhão na PRC-280.

O acidente foi registrado no início da noite desta quinta-feira (30), por volta de 18h30 na rodovia PRC-280 em Clevelândia, envolvendo um caminhão Volvo, caçamba de Clevelândia, e uma Ranger/Rover de General Carneiro.

O condutor da caminhonete, homem de 44 anos, sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Pronto Atendimento de Clevelândia.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

    Fonte PPNEWS

PRF bloqueia rodovia de PG para retirada de caminhão.

Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e equipes de guincho foi montada no meio da tarde desta quinta-feira (30), para a retirada de uma carreta do meio do mato. A operação aconteceu num trecho de alta velocidade e com alto índice de acidentes da Avenida Presidente Kennedy (perímetro urbano da Rodovia do Café), entre os viadutos Santa Paula e Santa Terezinha.

Houve a necessidade de interdição da pista Ponta Grossa/Curitiba e o emprego de três guinchos para a realização do trabalho. A carreta estava carregada com água mineral. O motorista não se machucou. Congestionamento de mais de 5 quilômetros foi registrado até a conclusão do serviço.

Luciano Pezzoni, da Drone Service, realizou fotos e vídeos da operação, cedendo-os ao Portal aRede e Jornal da Manhã.

Fonte aRede

Peça quebra e carreta tomba em viaduto da BR-277, em Cascavel.

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira (30) na rodovia BR-277, em Cascavel. O fato ocorreu no viaduto que dá acesso a empresas e ao Autódromo Zilmar Beux, na Região Leste de Cascavel.

As informações repassadas são de que o veículo realizava o contorno no trecho, quando uma peça acabou quebrando e a carga, a qual havia sido recém-carregada, pendeu.

A parte da carreta tombou às margens da via, sendo que deixou o trecho parcialmente interditado. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar a ocorrência e sinalizar o perímetro.

Felizmente, o motorista não chegou a se ferir no acidente, porém, ocorreu derramamento de óleo na área, assim, sendo necessário o acionamento dos órgãos competentes.

Quem passar pelo local deve redobrar a atenção e veículos pesados, que precisem de espaço para fazerem o contorno, a orientação é realizar o retorno no Trevo Cataratas.

Fonte CGN

Caminhão carregado com tijolos tomba no trevo da PRE.

Na manhã desta quinta-feira (30), foi registrado o tombamento de um caminhão com placas de Pouso Redondo (SC), que tracionava uma carreta carregada com tijolos.

O caminhão fazia a curva no trevo da Polícia Rodoviária Estadual na Água Branca, e ao entrar na PR-483 a carga cedeu e tombou O condutor estava sozinho e não sofreu ferimentos.

A carga ficou espalhada ao lado da pista, que ficou parcialmente interditada, até o trabalho de retirada e a remoção do caminhão.

Fonte PPNEWS

Campo Bonito – F4000 tomba na PR 474 que dá acesso ao município.

Na manhã desta quinta-feira (30), uma F4000 acabou tombando na PR 474.

Segundo informações da Defesa Civil de Guaraniaçu, que prestou atendimento a ocorrência, um outro veículo fez uma ultrapassagem forçada jogando a caminhonete para fora da pista vindo a tombar.

A F4000 estava carregada com milho. O condutor saiu ileso.

Fonte Portal Cantu

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 31/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Alep discute proposta para reduzir desperdício de medicamentos.

Um projeto de lei protocolado na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) pretende criar novos mecanismos para reduzir o desperdício de medicamentos e o uso racional dos insumos da área da Saúde.

A proposta autoriza o empréstimo, a permuta ou a doação de medicamentos e fórmulas nutricionais entre Estado, municípios e estabelecimentos de saúde públicos e privados.

O objetivo, segundo o autor do projeto, deputado Ney Leprevost (União), é "aumentar a eficiência no abastecimento, promovendo a racionalização no uso dos medicamentos, evitando perdas e desperdícios relacionados à expiração do prazo de validade".

A partir de abril, os remédios devem sofrer um reajuste de 5,6%, segundo a projeção do Sindusfarma. Os medicamentos passam por reajustes anuais, sempre a partir de 31 de março. O cálculo leva em conta a inflação e os custos da indústria farmacêutica.

A justificativa do projeto de lei sustenta que, no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) garante o direito de acesso da população a todas as ações de saúde, inclusive a assistência farmacêutica. Nesse sentido, também caberia ao Poder Legislativo propor ações que assegurem maior eficiência no acesso e distribuição dos medicamentos.

Protocolado nesta semana na Alep, o projeto de lei 168/2023 será discutido na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e nas comissões temáticas antes de ser enviado para a apreciação e votação no Plenário.

Fonte Paraná Portal

TSE arquiva processos da Lava Jato sobre caixa 2 do PMDB e PP e PT.


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (30), em Brasília, arquivar três processos que apuravam o uso de recursos ilícitos desviados da Petrobras nas campanhas eleitorais de 2014, envolvendo os partidos PT, PMDB e PP. Os casos estavam relacionados às revelações de caixa dois (recursos não declarados) provenientes da Operação Lava Jato.

As três representações haviam sido abertas em 2016, por iniciativa da então corregedora-geral eleitoral, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Ela decidiu abrir os processos após receber grande volume de documentos encaminhados pelo ex-juiz Sergio Moro, então responsável pela Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

“Constato, nesta análise preliminar da documentação, indícios de práticas ilegais tanto por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), quanto pelo Partido Progressista (PP) e pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)”, escreveu ela na ocasião.

Gravidade das acusações
No mesmo despacho, ela havia decidido pela distribuição – por sorteio – dos casos para outros relatores no TSE, por entender que não deveriam ser de responsabilidade somente da corregedoria, ante o tamanho e a gravidade das acusações.

Os casos ficaram quase um ano parados enquanto o plenário do TSE decidia se deveria haver a distribuição livre ou não. Ao final, as representações acabaram sendo distribuídas para relatoria da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux.

Ainda em 2020, os relatores votaram pelo arquivamento dos processos. Em seguida, o corregedor Luís Felipe Salomão, que sucedeu Maria Thereza de Assis Moura, pediu vista (mais tempo de análise) dos processos, que ficaram parados desde então.

Nesta quinta-feira, o atual corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, devolveu as vistas e decidiu acompanhar os votos pelo arquivamento. “Não há o mínimo suporte de prova para poder prosseguir com a investigação”, afirmou ele. Os demais ministros fizeram o mesmo. Com isso, as representações serão arquivadas antes mesmo de se tornarem ações de investigação judicial eleitoral (Aije’s).

Fonte BP

Procuradoria do PR pede anulação do depoimento de desafeto de Moro.

O entrevero envolvendo antigos desafetos da Lava Jato ganhou mais um capítulo. O Ministério Público Federal no Paraná, que abrigou a principal base da Operação, quer a nulidade da audiência em que o advogado Rodrigo Tacla Duran, alvo da Lava Jato, fez acusações contra o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol – hoje, respectivamente, senador e deputado. De outro lado, Tacla Duran pede que seja barrado o pedido de suspeição do juiz Eduardo Appio, atual titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e crítico dos métodos da antiga força-tarefa e de seu antecessor.

Desde a revogação da prisão preventiva, por ordem de Eduardo Appio, do ex-operador financeiro da Odebrecht no esquema de corrupção e cartel montado na Petrobrás, a ação penal da qual Tacla Duran é réu virou palco de embate tenso.

No âmbito dessa nova fase da Lava Jato, acumulam-se: um pedido de suspeição de Eduardo Appio; a remessa das acusações de Tacla Duran contra Moro e Deltan ao Supremo; a inclusão do advogado no Programa de Proteção a Testemunhas da Polícia Federal; solicitação de Appio por um esquema especial de segurança em razão de ‘ameaças pessoais’ que diz ter recebido.

Agora, a Procuradoria do Paraná faz uma série de questionamentos com relação à oitiva de Tacla Duran pelo juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, a começar pelo fato de ter pedido sigilo da gravação da audiência ‘até porque estavam sendo trazidos fatos sobre parlamentares’.

O MPF também alega suposta ‘omissão’, em razão de a ação contra Tacla Duran estar suspensa por ordem do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, ressalvadas ‘medidas excepcionalmente urgentes, para evitar dano irreparável’.

Para a Procuradoria a intimação do desafeto de Moro para depor se deu ‘em clara contradição’ ao despacho de Lewandowski.

Segundo o órgão, a oitiva do advogado alvo da Lava Jato foi registrada como uma audiência para ajustar as medidas cautelares impostas após a revogação da prisão preventiva de Tacla Duran, por ordem de Eduardo Appio.

No entanto, para a Procuradoria, a audiência serviu para o desafeto de Moro ‘tecer críticas aos trabalhos realizados pela força-tarefa e magistrados que antecederam os trabalhos perante o juízo e elucubrar sobre supostas provas que estariam há anos em seu poder’.

O MPF argumenta que não havia urgência para transpor a suspensão. “Assim, como o réu subverteu o propósito da audiência, em descumprimento da decisão proferida pelo STF, transmudando a solenidade para ato não urgente, em observância ao julgado na Reclamação n. 43.007 devem ser tornados nulos os atos”, defende o MPF.

De outro lado, o pivô da nova refrega, Tacla Duran pede que a ordem de suspensão dada por Lewandowski alcance também o pedido de suspeição de Eduardo Appio, feito por uma procuradora da República em Ponta Grossa, no interior do Paraná.

Segundo Tacla Duran, que advoga em causa própria na ação penal, a solicitação se dá após o ex-juiz Sergio Moro requerer que Appio não despache mais em processos da extinta operação até a análise do pedido de suspeição formulado contra o magistrado.

“Insofismável, portanto, o caráter tumultuário e a manifesta intenção do senador, em burlar a decisão proferida pela Suprema Corte, bem como a competência da mesma, razão pela qual se impõe a intervenção de Vossa Excelência, para fazer valer a autoridade do aresto da lavra do Ministro Ricardo Lewandowski”, argumentou o advogado.

Fonte BP

Vinte e cinco municípios encolhem, 23 crescem e Paraná perde 6 mil m2 de território em um ano.

O território paranaense reduziu em 6 mil metros quadrados (ou 0,006 km²) em 2022. A constatação é de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29 de março). O estudo, que ajustou o total da área do estado para 199.298,976 km², identificou que 25 municípios paranaenses “encolheram” de um ano para o outro, enquanto outros 23 viram seus territórios crescerem.


Os resultados fazem parte de três estudos anuais de Geociências divulgados ontem: Malha Municipal Digital (MMD) 2022; Atualização dos Mapas Municipais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios. A MMD é um conjunto de arquivos digitais da representação de todos os municípios brasileiros e da área total do país, subsidiando os Mapas Municipais e novos valores de Áreas Territoriais e apresentando um retrato atualizado da Divisão Político-Administrativa Brasileira.


“As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE.

Nesta edição de 2022, o Instituto disponibilizou os Mapas de 174 Municípios que tiveram atualizações de seus limites entre 01 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, sendo que os estados com o maior número de revisões foram Rio Grande do Sul (61 municípios), Pernambuco (50) e Paraná (48).


Nacionalmente, a atualização no cálculo da Área Territorial para 2022 resultou no valor total da extensão territorial do Brasil de 8.510.417,771 km², indicando um ajuste de mais 72,231 km² na comparação com o valor publicado em 2021 (8.510.345,540 km²).

O Paraná, contudo, acabou perdendo uma área de 0,006 km² (o equivalente a 6 mil metros quadrados), passando de 199.298,982 km² para 199.298,976 km².


Ao todo, 25 municípios perderam território de um ano para o outro (Almirante Tamandaré, Apucarana, Ariranha do Ivaí, Barracão, Bocaiúva do Sul, Colombo, Coronel Domingos Soares, Foz do Iguaçu, Guaraqueçaba, Ipiranga, Ivaté, Manfrinópolis, Marquinho, Nova Aurora, Ortigueira, Paranaguá, Paulo Frontin, Pérola, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Rio Branco do Sul, Salgado Filho, Santa Cecília do Pavão, Santa Lúcia e São Sebastião da Amoreira), sendo que as cidades que mais “encolheram” foram Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná, que perdeu 26,366 km²; e Barracão, no sudoeste do estado, com -10,189 km².

Por outro lado, 23 municípios viram seu território aumentar no período. Foram eles: Antonina, Bituruna, Bom Jesus do Sul, Cafelândia, Cambira, Capitão Leônidas Marques, Douradina, Esperança Nova, Flor da Serra do Sul, Florestópolis, Formosa do Oeste, Imbaú, Itaperuçu, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Mallet, Nova Santa Bárbara, Reserva, Rosário do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Paraíso, São Jorge do Patrocínio e Tibagi. As cidades que mais cresceram, por sua vez, foram Tibagi, nos Campos Gerais, que ganhou uma área de 26,366 km²; e Flor da Serra do Sul, no sudoeste, cujo território aumentou em 16,814 km².

 

Como uma cidade pode ter seu território aumentado ou reduzido de um ano para outro?
De acordo com o IBGE, a Malha Municipal Digital exprime o esforço do Instituto em representar geometricamente a divisão político-administrativa do Brasil, dentro de um cenário que abrange legislação desatualizada, omissões legais, aproximações por falta de detalhamento nos pontos de ancoragem dos limites, litígios e carência de insumos cartográficos atualizados e em escala de detalhe.

Ainda conforme o Instituto, a evolução do território brasileiro, no que tange à sua representação cartográfica e aos valores associados à sua dimensão física, é fruto do avanço tanto territorial quanto tecnológico. Ou seja, a disponibilidade e uso de novos insumos cartográficos podem atualizar o valor da área calculada do Brasil de forma significativa, mesmo que fisicamente (ou politicamente) nada tenha ocorrido. Já em relação à divisão intranacional, devido as constantes atualizações dos limites territoriais, a Divisão Político-Administrativa brasileira é uma das mais dinâmicas dos países ocidentais.

Os limites de um ente federativo ou a área correspondente podem ser afetados pelos seguintes fatores: (1) Natureza legal ou judicial (modificações na subordinação político-administrativa de algumas localidades por decisões judiciais ou por parecer normativo da Procuradoria Federal no IBGE; ou publicação de nova legislação pelo Governo Estadual, descrevendo os limites municipais); (2) Atualizações de limites territoriais (atualizações comunicadas oficialmente ao IBGE pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e/ou Assembleias Legislativas); e (3) ajustes e refinamentos cartográficos (atualização das linhas de contornos dos polígonos de referência em virtude de novos insumos cartográficos e melhores técnicas com a evolução das geotecnologias aplicadas no monitoramento da dinâmica da divisão territorial brasileira).

Por fim, o instituto ainda ressalta que, embora a Malha Municipal Digital e as Áreas Territoriais sejam utilizadas como referência para diversas atividades e por diversos órgãos públicos, privados e a sociedade em geral, o IBGE não é um órgão com atribuição legal para definição e demarcação de limites territoriais. “Assim, não devem ser consideradas como demarcações ou caracterizações oficiais, ou seja, esta malha não pode ser utilizada, em nenhuma hipótese, como sendo uma malha oficial da divisão político-administrativa.”

Curitiba não está nem entre as 100 cidades com maior área no Paraná
O município de Curitiba, que é também a capital do Paraná, concentra a maior população do estado, com 1.871.789 habitantes, o equivalente a 15,8% da população paranaense. Em termos territoriais, no entanto, a cidade está longe de de ser uma das maiores do estado. Com seus 434,892 km², ocupa uma fração equivalente a 0,22% do território de todo o estado, ficando na posição 154 entre as 399 cidades do Paraná.

Os cinco municípios paranaenses com maior território, conforme o IBGE, são: Guarapuava (3.168,087 km²), Tibagi (2.977,933 km²), Castro (2.531,503), Ortigueira (2.429,520) e Prudentópolis (2.247,141 km²).
Já as cinco cidades paranaenses com menor território são: Pinhais (60,869 km²), Nova Santa Bárbara (76,887 km²), Santa Amélia (78,045 km²), Iracema do Oeste (81,538 km²) e Flórida (83,046 km²).

Fonte BP