Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 12 de fevereiro de 2023

12/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Briga entre irmãs em Pitanga termina até com uma das irmãs sem dente e situação vira caso de Polícia.


Na data de 11/02/2023 às 13h15min compareceu na Cia PM a Srª. *******, relatando que houve uma desinteligência com sua irmã *******, onde  houve agressões físicas e em dado momento das vias de fato a noticiada  acabou arrancando um dente da mesma. Diante do interesse em  representação da solicitante foi deslocado ate a residência *******, onde não foi  localizada a noticiada. Deste modo foi orientada a vitima havendo interesse em  exame de lesão corporal e medida protetiva. 

Fonte: Polícia Militar.

Fusca é furtado e proprietário recupera veículo e ainda entra em vias de fato com suposto “ladrão” que levou seu carro em Pitanga.


Na data de 11/02/2023 às 19h00min entrou em contato na central  190 o Sr. ********, relatando que haviam furtado seu veículo vw fusca placa  *******que estava estacionado em frente de sua residência localizada na Rua  ******* centro. De imediato foi deslocado até a Rua Saldanha Marinho,  localidade Rio de Meio, e visualizado dois masculinos em vias de fato, e 50  metros a frente o veículo vw fusca furtado caído em uma valeta estando danificado a lataria na parte frontal. Identificado também outro veículo na via sendo um *********, de propriedade do Sr. *********, o qual o autor colidiu lateralmente danificando a parte da lataria no momento da fuga. Houve a necessidade de intervenção da equipe PM para separar as agressões entre autor e vítima. Posteriormente identificado o autor sendo a pessoa de *******, e  a vítima identificada sendo o solicitante ********. Foi dado voz de prisão ao autor, o qual confessou a autoria do furto, sendo utilizado algemas para sua segurança, de terceiros e equipe e posteriormente encaminhado até o hospital para ser lavrado o laudo de lesão corporal com atendimento médico pelo, este recusando a medicação. Ressalta-se que a vítima também ficou lesionada necessitando de atendimento médico. Encaminhado o veículo recuperado e o  preso até a 45 DRP de Pitanga para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Cabeças de gado nelore branco com cinza e com marcação AC foram furtadas de propriedade rural em Mato Rico.


No dia 11/02/2023 às 10h00min compareceu a este DPM a pessoa  de ********** o qual relatou que ao fazer a contagem  do gado percebeu a falta de dois bois da raça nelore de mais ou menos 13 arrobas de peso, ambos de cor branco com cinza, com marcação AC, relatou  também que já realizou buscar por toda a vizinhança sem êxito na localização  dos animais. Diante dos fatos o mesmo foi orientado quanto aos demais  procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher de 41 anos é xingada pelo ex-namorado de 60 anos em Guarapuava, o mesmo quebrou os vidros do carro dela com uma pedra, até que namorado atual de 40 anos entrou em vias de fato com ele.


Mulher, 41 anos, passou a relatar que estava na residência junto com seu atual namorado de 40 anos, momento que seu ex marido de 60 anos, passou a quebrar os vidros do seu veiculo com uma pedra, quando a mulher saiu da residência para tentar intervir foi xingada e ameaçada, e os masculinos entraram em vias de fatos. Equipe encaminhou as para procedimentos de polícia judiciária. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem chega em casa embriagado e agride a própria mulher no bairro Vila Carli em Guarapuava


Mulher, 40 anos, relatou que seu convivente masculino, 45 anos, chegou em casa embriagado passou a agredi-la acertando um soco em seu olho causando-lhe lesão,em seguida se evadiu do local tomando rumo ignorado. A equipe realizou patrulhamento sem êxito na localização do autor, sendo orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Empresário é sequestrado, filhos começam buscas e encontram pai morto.

Os filhos de um empresário de 52 anos tiveram a pior das notícias, na manhã deste sábado (11), enquanto procuravam pelo pai, que sabiam que tinha sido sequestrado: o homem foi achado morto e com as mãos amarradas. O crime aconteceu na Rua Nilo Pissaia, no bairro Campina do Taquaral, área rural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).


Segundo a família, José Ricardo Amaro de Oliveira sumiu após ser sequestrado por volta das 20h de sexta-feira (10). 


 "Ele foi sequestrado, levaram até a casa dele, renderam a esposa dele e o meu irmão menor. Levaram o cofre, alguns pertences, pegaram o carro e levaram ele com o carro. A esposa e o meu irmão ficaram trancados em casa", disse Lucas, o filho de José Ricardo


A partir da notícia do crime, os filhos de José Ricardo começaram a procurar pelo pai. Na manhã deste sábado, enquanto passavam por uma região rural de São José dos Pinhais, foram abordados por policiais.


"A gente foi abordado no bairro do Xingu e contamos a situação, dissemos que estávamos procurando meu pai. Os policiais disseram que se tivessem alguma informação poderiam entrar em contato. Dali uns 40 minutos ligaram pra gente. Acharam o corpo na estrada rural. Eu tinha mostrado uma foto dele, provavelmente já sabiam que poderia ser ele", contou Lucas, o filho de José Ricardo


Ao chegar ao local, Lucas teve a confirmação: o homem encontrado morto numa área rural, com marcas de tiros e as mãos amarradas, era seu pai. Segundo o rapaz, o pai não tinha sofrido ameaças.


"Que a gente saiba, não. Ele era bem conhecido, querido pelas pessoas. Se sentia seguro na rua. Onde mora tinha amigos de muito tempo já. Ele tinha uma empresa de cobrança, começou a comprar terrenos, construção, não acho que tenha a ver com o trabalho dele. A gente acha que alguém sabia da movimentação dele, onde ele poderia estar, que ele tinha uma condição, apesar de não ficar se mostrando muito", detalhou Lucas, o filho de José Ricardo


A família olhou as contas bancárias de José Ricardo e não encontrou nada estranho que pudesse indicar que os bandidos fizeram alguma retirada. Apesar disso, o carro dele, um Honda HRV, sumiu.

A Polícia Civil investiga o crime.

Fonte: Banda B.

Homem mata colega de trabalho jogando retroescavadeira em banheiro químico após demissão.


A Polícia Civil do Pará investiga as circunstâncias que terminaram com a morte de um homem em um canteiro de obras na cidade de Oriximiná. Ele estava dentro de um banqueiro químico quando a estrutura foi atingida por uma retroescavadeira operada por outro trabalhador. O operador acabou preso.

O operador que manejava a retroescavadeira foi preso em flagrante e responderá por homicídio culposo no trânsito. Segundo o delegado Igor Belchior relatou ao g1, o operador da máquina teria agido por raiva ao descobrir que seria demitido da empresa terceirizada a qual prestava serviço no canteiro de obras.

O trabalhador morto pelo operador da escavadeira sofreu traumatismo craniano devido ao peso da máquina. Já o preso teve fiança arbitrada, no entanto, não pagou.

A Mineração Rio Norte (MRN), responsável pelas obras do reservatório SP 25, emitiu nota em que confirmou o falecimento do trabalhador. Por meio dela, a empresa diz que presta sua solidariedade e apoio à família do homem “neste momento de dor” e que o caso é investigado pelas autoridades.

Fonte: Bhaz.

Cabo de tirolesa se rompe no Paraná e rapaz despenca na Lagoa Azul, em Campo Magro; veja vídeo:


Um rapaz de 21 anos levou um baita susto ao arrebentar a corda da tirolesa que ele fazia na tarde deste sábado (11). O acidente aconteceu na Lagoa Azul, que fica em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo os socorristas do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), o rapaz caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros. A queda se deu no momento em que a tirolesa passava pela água, por isso o rapaz teve mais chances.

A equipe médica do helicóptero conseguiu resgatar o rapaz, que foi retirado do local de difícil acesso onde caiu. Ele foi levado pelo BPMOA ao Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Os socorristas, no local do acidente, disseram que ele saiu do local em estado considerado estável. Ele sentia muitas dores no peito e na coluna devido ao trauma.

A Lagoa Azul é um ponto de Campo Magro muito buscado por quem quer aproveitar o turismo rural nas áreas próximas de Curitiba.

Fonte: Banda B.

Homem é preso após morder a esposa durante briga por jogo no celular.


Um rapaz de 21 anos foi preso no início da tarde, pela Polícia Militar de Chopinzinho, acusado de morder a esposa.

Conforme a PM, a equipe foi acionada por volta das 13 horas na Rua Santos Dumont para atender uma ocorrência de lesão Corporal.

Quando a equipe chegou no local, encontrou o homem na frente da residência com um corte próximo ao cotovelo no braço direito, relatando que sua esposa de 23 anos, havia lhe ferido com uma faca, após discutirem e entrarem em vias de fato por causa de um jogo no celular.

Já a jovem relatou que esposo havia dado uma mordida em seu braço no momento em que estava brigando, por isso desferiu um golpe de faca.

O casal foi encaminhado a Sede do 2º Pelotão, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e em seguida encaminhados a Polícia Civil onde o rapaz ficou detido e a sua esposa ouvida e liberada.

Fonte: PP News.

Fotógrafo registra raio que atinge Cristo Redentor. Veja a foto no Blog do Beto:


O fotógrafo Rafael Braga registrou um raio que atingiu o Cristo Redentor. Foram várias tentativas até que conseguiu o registro e a foto está se espalhando nas redes sociais.

O fotógrafo deu nome como "Raio Divino" para a foto. Foram muitas tentativas, mas ele não desistiu. O monumento tem altura de 38 metros, sendo 30 do Monumento e 8 do pedestal.

Especialistas apontam que o Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares e tem proteção de para-raios.

"Raio Divino e Antenas Eletrizantes. Sextou!

Unstoppable. Nunca desistir. Muitas e muitas tentativas frustradas de pegar o raio caindo no Cristo. Muitas chuvas e dias passaram. Peguei algumas vezes perto, mas nunca tinha conseguido no Cristo. E logo nele que adoro fotografar! Já tenho uma foto muito especial pra mim que foi a Lua Abençoada. Agora é o Raio Divino!

Como adoro um timelapse e fica dificil nesse caso né... Então vai um vídeo de duas quedas de raios hoie no Cristo Redentor e na sua vizinha, as Antenas do Sumaré.

Um excelente final de semana a todos!"

Ainda complementa que foram várias tentativas: 

"Após cerca de 3h com a máquina tirando uma sequência de mais de 500 fotos em longa exposição, finalmente surgiu esta tão esperada foto. Em muitos outros (incontáveis) dias e momentos fiz o mesmo e nada. Mas é isso ai. Faz parte e temos que sempre seguir em frente tentando. Em tudo é assim. Desistir, nunca.

Espero que tenham gostado. Um forte abraço a todos e desculpe se por ventura não pude responder a todos os comentários e mensagens que recebi. Mas agradeço de coração o carinho de todos!"

Fonte: Catve.com

Venda de decisões judiciais em TJ é alvo de operação da PF.


A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) abriram uma operação para investigar indícios de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A suspeita recai sobre um magistrado da Corte, que não teve o nome divulgado.

Os agentes fazem buscas na capital Porto Alegre e no município de Venâncio Aires. Ao todo, três investigados são alvos dos mandados de busca e apreensão, autorizados pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O objetivo da operação é colher provas para instruir um inquérito aberto na esteira da Operação Barbeiro, que prendeu em 2016 um policial civil acusado de cobrar propina para vazar dados de investigações a criminosos envolvidos com jogos de azar, tráfico de drogas, receptação e estelionato.

Ao pedir autorização do STJ para deflagrar a operação, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo disse que os indícios de corrupção envolvendo o desembargador gaúcho são ‘consistentes e diversificados’.

“Fontes independentes que convergem para a prática de condutas criminosas, especialmente do grande volume de transações financeiras suspeitas pelos investigados no período sindicado, cuja origem pode ser a negociação de decisões judiciais”, afirma o MPF.

A ofensiva é mais um capítulo da ‘Operação Lava Toga’ da Procuradoria-Geral de República (PGR), que já denunciou corrupção de magistrados dos Tribunais de Justica da Bahia e do Amapá e investiga a Corte Estadual de Goiás.

COM A PALAVRA, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul informou que não foi comunicado sobre a operação, mas está à disposição para colaborar com a investigação.

“O Tribunal de Justiça do RS não foi comunicado sobre a referida operação. Pelas informações divulgadas até o momento, o assunto tramita em Brasília, em segredo de justiça. O TJRS está à disposição para colaborar no que for de sua alçada”, diz em nota.

Fonte: CGN.

Homem morre e mulher fica ferida em acidente na PR 484


Um homem de 55 anos morreu após a motocicleta que ele conduzia colidir contra um barranco às margens da PR 484, em Três Barras do Paraná. O acidente ainda deixou uma mulher ferida.

A fatalidade aconteceu por volta de 21h, no quilômetro 74 da rodovia. De acordo com o BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), o casal seguia em uma Honda Bros no sentido Quedas do Iguaçu/Três Barras do Paraná quando o condutor perdeu o controle da direção. A moto saiu da pista e colidiu contra o barranco.

O condutor chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Três Barras do Paraná, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já a passageira foi encaminhada ao hospital com ferimentos moderados.

O corpo da vítima fatal, que não teve o nome informado, foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) de Cascavel.

Fonte: Catve.com

Homem morre em acidente envolvendo 3 carros e caminhão na PR-323.


Um homem de 42 anos morreu em um grave acidente na PR-323 em Tapejara, no noreste do Paraná, na noite de sábado (11). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), dois carros e um caminhão se envolveram na batida.

Conforme a corporação, envolvidos no acidente afirmaram que condutor que morreu perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária.

A PRE informou que, no local, foram encontrados vestígios da ação.

No outro sentido, segundo as testemunhas, estava o caminhão. O motorista chegou a tentar desviar do carro e bateu a cabine contra o guardrail da rodovia. Na sequência, a carreta foi atingida pelo outro carro.

Nenhum desses condutores se feriu.

Fonte: G1

Corsa Wind é tomado pelas chamas na PR-490. Veja a foto:


Um veículo Corsa Wind ficou completamente destruído ao ser consumido por um incêndio neste sábado (11) em Iporã.

A situação aconteceu na PR-490, na altura do Km 38, entre os municípios de Iporã e Altônia.

O condutor do carro, um homem de 39 anos que não se feriu, disse que trafegava pela rodovia quando o fogo começou.

Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e controlou as chamas.


A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual.

Fonte: CGN.

Carro roda na pista e capota na BR 277 em Nova Laranjeiras. Vejam as fotos:


Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR 277, Km 488, em Nova Laranjeiras na noite deste sábado (11).

De acordo com as informações  repassadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) do posto de Laranjeiras do Sul, que esteve no local, um Honda City rodou na pista, bateu em um barranco com pedras e capotou. O carro ficou com as rodas para cima ocupando um dos sentidos da via.

O Corpo de Bombeiros de Nova Laranjeiras atendeu as vítimas, um casal e duas crianças que tiveram contusões e escoriações e foram encaminhadas para o pronto atendimento.

A PRF realizou a sinalização da via e um guincho do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) fez a remoção do veículo.

Fonte: Catve.com



Acidente deixa duas pessoas gravemente feridas, veja a foto:


Um grave acidente foi registrado por volta das 20h deste sábado (11) na Vila Pioneiro, em Toledo.

A colisão envolveu uma motocicleta Honda CB300 e um caminhão Renault/Master. O acidente aconteceu na Av. Egídio Munaretto.

Conforme as informações, ambos veículos seguiam pela avenida e, em dado momento, o caminhão realizou manobra de retorno, sendo atingido pela moto que seguia no sentido contrário da via.

Com a força do impacto, os dois ocupantes da moto resultaram com ferimentos graves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhados para atendimento médico no Hospital Bom Jesus.

A Guarda Municipal (GM) fez o atendimento ao acidente, controlando o trânsito.

No Renault/Master não houve feridos.

Até o momento, os ocupantes da moto não foram identificados oficialmente.

Fonte: Toledo News.

Veículo capota e condutor fica ferido. Veja a foto:


Um Chevrolet Captiva capotou na rua Gustavo Bulcholz na noite deste sábado em Nova Santa Rosa.

Segundo o que informaram populares o condutor que conduzia o veículo com placas de Toledo perdeu o controle da direção na esquina com a rua Marechal Rondon, uma quadra antes do acidente, onde tem um desnível no asfalto.

O veículo saiu da pista e capotou por algumas vezes, destruiu o muro de uma residência em construção e parou com as rodas para cima.

O condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Macron concorda com Lula sobre criação de grupo pela paz: ‘Vamos juntos’.


O presidente da França, Emmanuel Macron, concordou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a criação de um grupo pela paz e o fim da guerra no mundo. Pelo Twitter, os dois chefes de Estado trocaram mensagens neste sábado, 11.

De acordo com Macron, “a paz esteve no centro de nossas discussões”, durante o encontro, em Paris, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Os três se encontraram nesta semana para tratar de questões da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A Ucrânia demonstrou verdadeira coragem ao iniciar esta conversa com seu plano de paz de 10 pontos. Vamos continuar juntos nessa base @LulaOficial”, afirmou o presidente francês.

No início da manhã, Lula disse que também conversou sobre o tema com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Falei ao presidente @POTUS o que já tinha dito ao presidente @EmmanuelMacron e ao chanceler @Bundeskanzler, sobre a necessidade de criarmos um grupo para trabalhar pela paz e o fim da guerra no mundo. É preciso parar de atirar, senão, não tem solução”, disse.


Lula foi recebido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca, na última sexta-feira, 10. No encontro, os dois líderes reafirmaram a relação Brasil-EUA. No final de janeiro, o petista recebeu o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília, para discutir a volta do Fundo Amazônia.

Fonte: Agência Estado.

País repatria 17 brasileiros e parentes afetados pelo terremoto na Turquia.


O governo brasileiro anunciou que irá repatriar 17 cidadãos brasileiros e seus familiares que foram afetados pelo terremoto que ocorreu na Turquia no último dia 6. Os repatriados devem chegar neste sábado, 11, à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo a pasta, as vítimas brasileiras dos sismos procuraram auxílio junto à embaixada do Brasil em Ancara. O retorno ao País acontecerá em aeronave da Força Aérea Brasileira, a mesma que levou missão humanitária do governo federal à Turquia na última quinta-feira, 9.

O terremoto de magnitude 7,8 impactou a Turquia e a Síria na última segunda-feira, 6. Até o momento, mais de 24 mil pessoas morreram no desastre. O elevado grau de destruição, que inclui infraestruturas básicas, além de nevascas e más condições de estradas nas montanhas dificultam a distribuição da ajuda e comunicações. As autoridades temem que o número de mortos continue subindo enquanto as equipes de resgate ainda buscam sobreviventes.

Fonte: Agência Estado.

Lula afirma que EUA podem contribuir para Fundo Amazônia.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os Estados Unidos contribuam com o Fundo Amazônia, que financia projetos de sustentabilidade com recursos de países ricos. Em entrevista coletiva após encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula disse ter recebido a promessa de entrada do país no fundo.

“Senti muita vontade [de Biden]. O que posso afirmar é que ele vai participar do fundo amazônico”, declarou Lula. Segundo o presidente brasileiro, os Estados Unidos estão convencidos da necessidade de nações ricas financiarem empreendimentos em áreas florestais de países em desenvolvimento para a preservação do meio ambiente.

“É preciso transformar a riqueza da nossa diversidade em algo que possa ser proveitoso para o povo brasileiro que mora na Amazônia”, comentou.

O presidente brasileiro disse ter proposto a Biden um grupo neutro para negociar um possível acordo de paz para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula informou que já apresentou a sugestão ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que esteve em Brasília na semana passada.


Segundo Lula, os trabalhos começariam pela negociação de um cessar-fogo ou de um armistício. “A primeira coisa [do grupo] é terminar a guerra. Depois, negociar o que for acontecer no futuro”, afirmou. “Estou convencido de que é preciso encontrar uma saída para colocar fim a essa guerra. E senti da parte do presidente Biden a mesma preocupação, porque ninguém quer que essa guerra continue. É preciso que tenha parceiros capazes de construir um grupo de negociadores que os dois lados acreditem”.

Em relação à ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Lula disse ter levado a sugestão, historicamente defendida pela diplomacia brasileira, a Biden. O líder brasileiro disse que a ideia foi bem recebida pelo mandatário norte-americano.

“Pedi que outros países possam participar do Conselho de Segurança para que algumas decisões de ordem climáticas sejam tomadas a nível internacional. Senti muita disposição do presidente americano para contribuir com isso”, comentou Lula.

Com Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia como membros permanentes, o Conselho de Segurança da ONU concede o aval das Nações Unidas para guerras. Mais dez países têm assentos rotativos, com qualquer um dos cinco países com assentos permanentes tendo poder de veto.

Sobre a retomada de relações diplomáticas do Brasil com a África, Lula anunciou que pretende viajar a três países do continente: Angola, África do Sul e Moçambique. Em suas redes sociais, o presidente disse que a viagem a países africanos “é uma obrigação histórica e humanitária.”

Estou organizando uma viagem para Angola, África do Sul e Moçambique, numa demonstração que o Brasil vai reatar sua relação com o continente africano. É uma obrigação histórica e humanitária.

Fonte: Agência Brasil.

Juiz tranca ação contra Lula por suposta corrupção para favorecer a Odebrecht.


O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara da Justiça Federal do DF, ordenou na sexta-feira, 3, o trancamento da ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era acusado de suposta corrupção em troca do aumento do limite da linha de crédito da Odebrecht junto ao BNDES para financiamento da exportação de bens e serviços entre Brasil e Angola. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, 6, e atinge os outros réus do processo, entre eles o empresário Marcelo Odebrecht e os ex-ministros Antonio Palocci e Paulo Bernardo de Souza.

Na decisão, Viana argumentou que, apesar de ação ser baseada em elementos que teriam a capacidade de indicar eventuais condutas criminosas atribuídas aos réus, devem ser desconsideradas todas as provas que subsidiavam a denúncia e foram atingidas pela decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que declarou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar o caso do triplex do Guarujá, anulando todas as provas contidas naquele processo.

“A continuidade do presente processo, que de fato deve ser um caminhar para frente, como bem destacado pelo MPF, foi prejudicada. Persistir com a instrução de uma ação penal cuja justa causa já não se faz nítida seria envidar esforços em processo nulo. Afinal, a existência de justa causa mínima é elemento essencial não apenas para o recebimento da denúncia, mas se consubstancia também em condição imprescindível para sua prosseguibilidade.”, escreveu Viana no despacho.

O juiz entendeu que o cerne da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal está relacionado ao inquérito do chamado “Quadrilhão do PT”. O ex-presidente já foi absolvido no âmbito de tal investigação, sendo que para o magistrado 10ª Vara da Justiça Federal do DF, a apuração e sua respectiva denúncia era, em grande medida, proveniente dos atos da ação do triplex. “A contaminação causada pela anulação desta ação penal acaba, portanto, por gerar a ilegitimidade do próprio núcleo fundamentador da justa causa da presente ação penal”, ponderou Viana sobre o caso


Nessa linha, o magistrado acolheu o pedido da defesa para que fossem desconsideradas as provas coletadas no inquérito sobre suposta organização criminosa formada por integrantes do PT. Lula, Palocci, e Paulo Bernardes eram acusados de terem articulado recebimentos, entre 2009 e 2010, de R$ 64 milhões (sem correção pela inflação) em troca de beneficiamento indevido à Odebrecht junto ao banco estatal.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE LULA

O juiz Frederico Botelho de Barros Viana, em Auxílio à 10ª Vara Federal de Brasília, proferiu sentença acolhendo o pedido que fizemos em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para determinar o trancamento da Ação Penal nº 1004454-59.2019.4.01.3400 – que trata da 4ª. linha de crédito do BNDES obtida pela Odebrecht para a exportação de bens e serviços para Angola. Com a determinação de trancamento a ação penal será imediatamente encerrada.

Fonte: Agência Estado.