Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 31 de maio de 2016

leitor que está com celular Click Aqui para ler as noticias atualizadas do Blog do Beto.

===============================================================

 PREVISÃO DO TEMPO




===============================================================
Piadas
O delegado para o genro da vítima:
- Quer dizer que o senhor viu um homem agredindo sua sogra e não fez nada?

E o genro, diz:
- Eu ia ajudar, mas achei que dois caras batendo numa velha já era covardia demais.
===============================================================
 VERSÍCULO DO DIA
===============================================================
Roubo de Celular no Centro de Santa Maria do Oeste.


imagem ilustrativa

No dia 31 de maio, por volta das 19h02min, diante de informações que na área central um adolescente foi vítima de roubo, onde dois indivíduos, um portando uma pistola, deram voz de assalto e subtraíram um celular marca Motorola Moto X, preto e cinza. E após o roubo a vítima foi até a residência para pedir ajuda, onde acionaram a polícia, que de posse das características iniciou patrulhamento, sendo que um transeunte informou que visualizou dois indivíduos correndo em direção a um acampamento. Sendo abordado o jovem 18 anos e, em revista pessoal foi localizado um aparelho com as mesmas características do roubado, o qual foi reconhecido pela vítima como sendo o seu. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao abordado e encaminhado até a 45ª DRP para as providências cabíveis. 
Fonte: 16 Batalhão.

===============================================================
Mulher é Roubada em Pitanga.

 

No dia 1º de junho de 2016, por volta das 06h55min, compareceu a sede da 3ª Cia, a solicitante relatando que, quando transitava em via pública, na Vila Santana, foi abordada por um indivíduo, o qual portava um objeto que a senhora não soube identificar se era uma faca ou uma arma, que deu voz de assalto, subtraindo sua bolsa com seus pertences. Foi efetuado patrulhamento nas imediações, porém sem êxito em localizar o autor. Orientado a solicitante quanto aos procedimentos.
Fonte: 16 Batalhão.

===============================================================

Homem é encontrado morto com 36 facadas em estrada rural.


Na manhã de terça-feira, dia 31 de maio de 2016, por volta das 7:30 hrs, foi encontrado um homem, morador de Ariranha do Ivaí,ferido e inconsciente caído à margem da estrada rural próximo ao acesso a Santa Mariana Sul e à comunidade do Riozinho. Uma equipe de socorristas da secretaria de saúde, do município de Ariranha do Ivaí, se deslocou até o local, que fica a cerca de um quilômetro da cidade, onde confirmou as informações e constatou que o homem já não apresentava sinais vitais. Constatado o óbito pelos profissionais da saúde, a Policia Militar do município e IML de Ivaiporã foram acionados. O homem foi identificado como Vilson Farias Rodrigues, de 32 anos de idade, conhecido como “Moela”, morador da localidade conhecida como Bambuzal, na zona rural de Ariranha do Ivaí. O rapaz foi visto na noite anterior embriagado pelas ruas da cidade. Segundo informações, ao lado do corpo havia um litro de cachaça. Foi constatado que a vítima apresentava cerca de 36 perfurações de faca nas nádegas. Segundo o IML de Ivaiporã, foram 19 perfurações em um lado das nádegas e 17 do outro, totalizando 36 perfurações. Uma investigação vai tentar identificar o autor e os motivos do crime pois há princípio não houve roubo de pertences, por isso a principal hipótese é de uma rixa. A Polícia Civil de Ivaiporã, vai investigar o assassinato. 
Fonte: Blog do Markinhos

===============================================================


Pastor Thiago Ferreira
Ministério Arrependimento e Santidade Brasil
Santa Maria do Oeste-Pr
Contatos: 041 9543-8292 TIM 
WHATSAPP / 042 9117-2925 VIVO

"PREPAREM O CAMINHO,O MESSIAS ESTÁ VINDO".


===================================
============================
NXR 150 Bros KS, roubada em Pitanga é recuperada.

imagem ilustrativa

No dia 30 de maio, por volta das 11h, uma equipe recebeu uma denúncia onde estaria uma motocicleta Honda/ NXR 150 Bros KS, furtada em 26/05/2016. Deslocado até o Bairro Maristela, onde em conversa com o adolescente 15 anos, este afirmou que estava com a referida motocicleta e que teria adquirido em uma troca realizada com dois adolescentes que residem na Vila Planalto. Que este deu uma motocicleta Honda/ CG Titan baixada pelo DETRAN, mais um celular e em troca da motocicleta NXR Broz e, que não sabia que a motocicleta era produto de furto. A equipe deslocou até o local indicado, e abordou o adolescente 16 anos, o qual afirmou que não foi ele que furtou a motocicleta e, apontou o autor do furto, que somente teria ido com o outro para intermediar a troca. Deslocado até a residência do casa do adolescente 15 anos, o qual informou que teria furtado a motocicleta juntamente com a pessoa de 25 anos. A equipe iniciou nova diligência, logrando êxito em localizar o jovem, o qual confirmou a versão dada pelo adolescente. Foi apreendido também a motocicleta Honda/CG 125 Titan, a qual estava com o adolescente, motocicleta que possui uma declaração de baixa. Os autores e motocicletas apreendidas foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para os procedimentos cabíveis. 
Fonte: 16 Batalhão

===============================================================




Endereço: Rua Sete de Setembro Centro de Santa Maria do Oeste – PR



===============================================================
Registrado Roubo de Mil reais na BR - 277.

imagem ilustrativa

No dia 30 maio 2016, por volta das 20h35min, a equipe foi acionada para atender uma situação de roubo, na marginal da BR 277, trevo de acesso a BR 158. No local onde em contato com o proprietário do estabelecimento, este relatou que chegou um indivíduo com uma arma em punho, deu voz de assalto e subtraiu a quantia de 1.000,00 (um mil reais) em espécie e evadiu-se. A equipe juntamente com outras equipes de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras efetuaram patrulhamento por toda a região, sem êxito em localizar o autor. Foi orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis. 


Fonte: 16 Batalhão

===============================================================
Inscrições abertas para a 4 Copa União de Futsal em Santa Maria do Oeste.


===============================================================

Trator colide contra árvore e condutor morre na hora.





  • Trator colide contra árvore e condutor morre na hora

  • Um homem de 56 anos morreu em um acidente de trânsito registrado na última segunda, dia 30, em trecho da PR-317, entre Ouro Verde Oeste e São José das Palmeiras. 

  • A vítima, identificada como Divonsir de Almeida, conduzia um trator, com placas de Mandaguari, quando teria colidido contra uma árvore.

    O homem morreu na hora. 

    O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Toledo.
  •  Fonte: Bonde.
  • ===============================================================

  • Lojão do Bráz Santa Maria do Oeste
      1. Preço melhor ninguém faz.

    1.      


      Venha Conferir nossos Produtos, com ótima qualidade de acabamento e um Preço que cabe no seu Bolso. Lojão do Bráz Preço melhor ninguém faz.


        Rua Generoso Karpinski - 1171- Centro.
    ===============================================================

    Funcionários da Sanepar paralisam atividades no norte do Paraná.

    Servidores estão reunidos em frente à Estação de Tratamento de Água em Londrina (Foto: Alexandre Schmerega Filho/Arquivo Pessoal)Servidores estão reunidos em frente à Estação de Tratamento de Água em Londrina (Foto: Alexandre Schmerega Filho/Arquivo Pessoal)
    Servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Londrina, Maringá e Cornélio Procópio, no norte do Paraná, paralisaram as atividades nesta terça-feira (31). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Londrina e Região (Sindael), cerca de 50 trabalhadores estão protestando em frente à Estação de Tratamento de Água, na Avenida Juscelino Kubitschek.
    De acordo com o presidente do Sindael Alexandre Schmerega Filho, os trabalhadores querem reajuste dos pisos, equiparando com outras categorias da empresa, melhorias nos Planos de Saúde e no Programa de Participação nos Resultados, e ainda mudança no Plano de Cargos e Salários.
    O sindicato informou que os serviços de leitura, manutenção e tratamento de água estão sendo feitos por poucos trabalhadores. “Foram mantidos o número mínimo de trabalhadores, no entanto mais pessoas devem aderir ao movimento. Lutamos pela valorização da categoria”, argumenta Alexandre Schmerega Filho. “Nós queremos linear os salários. A proposta da empresa foi de reajuste salarial conforme o Índice Nacional de Preço ao Consumidor [INPC], mostramos essa proposta na assembleia com trabalhadores, mas a categoria recusou. Notificamos a empresa e demos prazo para ela se manifestar, mas isso não ocorreu”, explica o presidente do Sindael.
    A Sanepar informou ao G1, por meio da assessoria de imprensa, que a paralisação é pequena, representa menos de 10% da força de trabalho. A companhia ainda informou que o atendimento ao cliente continua normal e que nenhum serviço é prejudicado. De acordo com a Sanepar, dos 22 sindicatos que representam todos os servidores da empresa, 15 aceitaram o acordo coletivo de trabalho proposto. O acordo prevê reposição integral da inflação, que foi de 11,8%, e reajuste do vale refeição.
    A Sanepar informou ainda que não há registro de paralisação de trabalhadores nas regiões oeste, sudoeste, sul, noroeste e no leste do estado.
    fonte: G1 Norte e Noroeste.
    ===============================================================
    Menor de 14 anos detido com arma de fogo


    Em patrulhamento na tarde desta terça-feira (31) por volta de 14h15 no bairro Margarida Galvan, em Dois Vizinhos, policiais militares avistaram um menor, posteriormente identificado, de 14 anos, que ao ver a viatura dispensou uma espingarda de pressão adaptada para calibre 22.
    A arma está em condições de uso e segundo o menor, falta apenas a “coronha e alguns ajustes” e foi adaptada por ele mesmo.
    O menor e a arma foram entregues na 60ª DRP de Dois Vizinhos.
    Fonte: PPnews.
    ===============================================================
                1.                        Bráz Pé


    1. Calçados e Acessórios.



    Em frente do Super - Mercado Camilo !!! veja o vídeo.



    ===============================================================

    Professora de creche da cidade de Laranjeiras é acusada de maus tratos com crianças.


    Laranjeiras - Professora de creche da cidade é acusada de maus tratos com crianças

    Na manhã desta terça, dia 31, foi realizado uma denúncia anônima para o Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul que uma professora da área de estágio de uma creche não divulgada da cidade, a dias estava realizando maus tratos em crianças que frequentam a creche.

    A polícia Civil com o comando do Delegado da 2ªSDP, Dtr. Helder Lauria estão em uma mega investigação.

    E se o caso confirmar a mulher pode ser presa a qualquer momento.
    Fonte: Portal Cantu.
    ===============================================================
    Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste.


    ===============================================================
    Polícia Civil apreende três menores com 2,5 quilos de maconha.
    Três adolescentes foram apreendidos por policiais civis da Seção de Narcóticos, em Guarapuava. O flagrante aconteceu após denúncia anônima de que os jovens estavam na Rodoviária Municipal com dois quilos e meio de maconha que seriam levados para venda no município de Prudentópolis.
    Fonte: Rede Sul.

    Veículo pega fogo após bater e derrubar poste.


    Um grave acidente de trânsito aconteceu por volta das 15h30, da tarde desta terça-feira (31), na rodovia PR-182, próximo a Francisco Alves.



    Envolveu-se neste acidente um veículo Fiat Pálio, de cor chumbo. Informações repassadas ao Correio do Ar dão conta de que o automóvel transitava pela rodovia sentido Palotina/Francisco e em uma curva o condutor teria perdido o controle da direção, saiu da pista e bateu violentamente contra um poste de energia elétrica.

    Com a força da batida, o motorista foi ejetado e o poste caiu sobre o veículo, que pegou fogo na sequência e ficou totalmente destruído.

    Informações dão conta ainda, que após o acidente, o condutor ficou desacordado.

    Uma ambulância da prefeitura municipal de Francisco Alves foi acionada e prestou os primeiros atendimentos.

    O homem foi identificado como sendo morador de Francisco Alves, porém seu nome não foi divulgado.

    Informações são do Correio do Ar.
    ===============================================================
                  Palácio da Economia

    Rua Alexandre Kordiak – 1211
    Fone: (42) 3944 – 1141
    Santa Maria Do Oeste.
    ===============================================================

    Homem morre após carreta tombar na PR-317.



    Um tombamento de uma carreta por volta das 09h desta segunda-feira (30) mobilizou equipes da Polícia Militar de Ouro Verde do Oeste, Polícia Rodoviária Estadual de Santa Helena, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil de Toledo, para deslocarem na rodovia PR-317, trecho que liga Ouro Verde do Oeste a São José das Palmeiras, proximidades da ponte do Rio Santa Quitéria para atender um tombamento de carreta com possível óbito no local.
    As equipes de emergência no local constataram o óbito do caminhoneiro, sendo acionado o Instituto Médico Legal (IML), onde recolheu o corpo da vítima ainda não identificada oficialmente e encaminhou para os exames de necropsia.
    A carreta, de placas APX-0069, de Marialva estava carregada com farelo de soja a granel.
          
          
    As informações são do Palotina Press.

    ========================================================================================


    Condutora de veículo fica ferida em capotamento na PR-483.

    Foto: Diário da Informação

    O acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (30) na rodovia PR-483, próximo à entrada do Km-20, envolvendo um Peugeot 307, placas de Capitão Leônidas Marques, conduzido por Pamela Regina Nissei, que seguia sentido Francisco Beltrão a Ampére.
    Devido a chuva ela perdeu o controle do veículo que saiu da pista e capotou.
    A condutora que é estudante e reside em Francisco Beltrão, estava sozinha no carro, sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Samu e encaminhada a casa hospitalar.
    Fonte: PPnews.

    ===============================================================
    Supermercado Bodegão                
    Sempre com os menores preços e Ótimo Atendimento
    Super-Mercado Bodegão Sempre os Menores Preços com Ótimo Atendimento




    ===============================================================

    Carreta com 24 t de cascas de limão tomba e interdita trecho da BR-116.

    Carreta tombou por volta das 7h desta terça-feira (31) (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)
    Uma carreta carregada com 24,3 toneladas de cascas de limão tombou na manhã desta terça-feira (31), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 7h no km 32 da rodovia, no sentido São Paulo.
    Segundo a PRF, o motorista da carreta foi encaminhado para um hospital com ferimentos leves. O veículo saiu de Uruguaiana (RS) e seguia para Limeira (SP).
    Ao meio-dia, uma faixa continuava interditada no local do acidente e tinha aproximadamente um quilômetro de congestionamento. A PRF informou que não há previsão de liberação da pista, pois o destombamento do veículo será feito apenas depois da retirada da carga, que ainda não começou a ser realizada.
    Fonte: G1 Paraná.

    Interdição causou congestionamento na rodovia (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)


    Interdição causou congestionamento na rodovia (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)


    ===============================================================
    Prefeitura de Santa Maria do Oeste.


                            BRASÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.


    Prefeito: Claudio Leal
    Vice - Prefeito: Oscar Delgado
    Gestão: 2013 - 2016


    ===============================================================

    Temer escolhe Aloysio Nunes Ferreira para líder do governo no Senado.

    Reprodução

    O presidente interino Michel Temer escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para a liderança do governo no Senado. De acordo com a assessoria de Temer, o senador e o presidente encontraram-se no início da tarde desta terça-feira (31) no Palácio do Planalto. 



    Aloysio Nunes Ferreira tem 71 anos e é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. 

    Na eleição presidencial de 2014, concorreu como vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). Além de ter exercido mandatos de deputado estadual e federal por São Paulo, Aloysio Nunes foi vice-governador do estado de 1991 a 1994. 

    No ano passado, o senador teve o nome citado em um pedido de abertura de inquérito para apurar supostas doações ilegais para campanhas políticas. Embora o nome do senador paulista tenha sido citado em depoimentos de delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado na Lava Jato, o caso nada tem a ver com a operação. Na ocasião, o senador negou qualquer irregularidade. 



    Temer já havia definido também a liderança do governo na Câmara dos Deputados com a escolha do deputado André Moura (PSC-SE). 

    Os líderes do governo no Senado e na Câmara são responsáveis pela articulação entre o Planalto e os parlamentares e com a base aliada no Legislativo.

    Fonte: o bonde.
    ===============================================================

    Ex-tesoureiro do PP diz que marcava reuniões sobre fraudes na Petrobras.


    Genu foi tesoureiro do PP e assessor do ex-deputado José Janene (PP-PR) (Foto: Reprodução)

    O ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu, preso na 29ª fase da Operação Lava Jato, afirmou em depoimento a Polícia Federal (PF) que marcava reuniões entre o ex-deputado José Janene (PP-PR), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e empreiteiros em hoteis e salas comerciais. Segundo ele, a pauta era assuntos ligados a licitações da estatal.
    “Era tratado todo o tipo de conteúdo que agora vem sendo revelado aí (...). Dizia que vai ter tal obra e que tal obra vai ser para tal empresa”, citou. Neste momento do depoimento, Genu afirmou que o assunto é mais extenso e pede para falar sobre o tema em outra oitiva.



    Genu afirmou também que o esquema de corrupção e desvio de dinheiro da Petrobras, com a participação de Paulo Roberto Costa, surgiu a partir do plano de investimento da estatal. “Foi quando eles foram fazer as refinarias, reformar as refinarias. Foi aí que veio essa 'barafusa'”.

    A 29ª fase foi deflagrada em 23 de maio e prendeu Genu preventivamente, sem prazo para deixar a cadeia. Para a força-tarefa da Lava Jato, a prisão é estratégica porque, na avaliação dos investigadores, mostra que o esquema descoberto da Petrobras é uma continuidade do mensalão do PT.

    Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão em 2012. Após recurso, em março de 2014, Genu foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro. Ele também tinha sido denunciado por corrupção passiva, mas a pena para o crime prescreveu.

    Na Lava Jato, Genu seria o responsável, de acordo com as investigações, por receber a propina de contratos firmados no setor de Abastecimento da estatal – quando Paulo Roberto Costa era o diretor – e distribuir o dinheiro.



    Genu também foi assessor do ex-deputado José Janene (PP-PR), considerado um dos mentores das irregulares da Petrobras.

    Para a operação, quando Janene morreu, em 2010, Genu assumiu o papel do ex-deputado.

    Em depoimento, Genu confirmou as suspeitas da investigação de que Janene tinha envolvimento no esquema descoberto na petrolífera e que o ex-deputado distribuía pessoalmente propina para políticos. “O Alberto [doleiro Alberto Yousef] captava, recolhia, entregava para ele e ele distribuía”. 

    Segundo Genu, esta função era exercida por Janene e não por ele. “Eu nunca entreguei”, afirmou.



    Genu relatou ainda que levava papeis, pedidos, documentos e manuscritos para Paulo Roberto Costa no Rio de Janeiro. “Ele [Janene] manuscrevia e eu levava. Ele não fala por telefone. Não devem ter grampeado ele. Só fala abobrinha por telefone”.

    Ele falou que existem coisas pontuais que a força-tarefa da Lava Jato desconhece e demonstrou intenção de colaborar. Citou que pretende esclarecer alguns pontos em depoimentos futuros e que pode ser chamado a qualquer momento.

    Genu declarou que a partir de 2007, após o mandato de Janene, continuou a trabalhar com o ex-deputado. Ele contou que Janene pediu para que ele continuasse o ajudando em virtude do problema de saúde que tinha. Em troca o ex-deputado pagaria todas as despesas de Genu.

    “Quando juntava as coisas ele me mandava dinheiro eu pagava. Eu sempre tinha dinheiro dele na minha mão, dinheiro vivo. O que o Janene me pagava por mês: entre R$ 50 mil e R$ 100 mil todo mês, nunca menos que isso”.

    Reuniões
    Genu afirmou que era responsável pela organização de reuniões entre Janene, Paulo Roberto Costa e empreiteiros. Ele relatou que alugava o hotel, a sala, pegava o Janene no aeroporto e esperava o Paulo Roberto, por exemplo. Genu disse que não acompanhava o conteúdo das reuniões, entretanto relatou que sabia que o assunto era a Petrobras.

    Questionando pelo delegado federal, Genu afirma que, em 2003, Janene e o ex-deputado Pedro Correia – também preso pela Lava Jato – já trabalhavam pela indicação para a Diretoria de Abastecimento da Petrobrás. Ele também não exemplifica com quem ocorria esta negociação.

    Genu declarou que não tem conhecimento se havia alguma espécie de pagamento de propina a partir de contratos da Petrobras antes da nomeação de Paulo Roberto Costa porque nunca havia trabalhado com o PP antes.

    Relação com Humberto Carrilho
    Outro alvo da 29ª fase da Operação Lava Jato, foi o empresário do setor de combustíveis Humberto Carrilho. O delegado da polícia federal questionou Genu sobre a relação dele com Carrilho. O empresário realizou contratos com a Petrobras, conforme as investigações.

    “Ajudei lá na parte de terminais, eu conhecia alguns distribuidores de equipamentos, tudo. Eu conhecia os representantes comerciais e efetivamente indiquei para ele. Ele me pagou dez parcelas de R$ 100 mil e depois me pagou mais cinco de R$ 50 mil ou R$ 100 mil”, afirmou.
    Sobre o valor do serviço, Genu afirmou que não aceitou trabalhar por menos.

    O ex-tesoureiro do PP afirmou que Carrilho o convidou para trabalhar com ele porque sabia que ele era uma pessoa com contatos.

    “Ele sabia da minha relação com Paulo Roberto, sabia que eu tinha muito contato lá, das reuniões que a gente vai, que a gente vai falar semana que vem, dos gerentes, de toda a sistemática lá de dentro. Ele sabia do Janene, sabia da coisa toda, meu nome já tinha ventilado no mercado”, contou.

    Ainda de acordo com Genu, a contratação visava alavancar as atividades do porto com a iniciativa privada. “Eu tinha coisa muito boa, eu conhecia... Só que agora está todo mundo cagado. Mas como é que ele ia falar com Ricardo Pessoa, Julio Camargo, ou eu não conhecia essas pessoas? Se eu não conhecia, eu pegava o telefone e ligava pro Paulo. O Paulo pegava o telefone e ligava pro cara me atender”.

    Em delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que Carrilho o procurou, entre 2008 e 2009, com um projeto de construção de um Terminal de Derivados no Rio Amazonas, em Itacotiara.

    De acordo com Costa, o projeto foi aceito, e a empresa foi contratada pela Petrobras, sem licitação, pois se tratava de exclusividade. Paulo Roberto Costa acrescentou que a intermediação dele “pesou” para a contratação ainda que a parte técnica do projeto não apresentasse desvio de condutas. O ex-diretor da Petrobras disse que, em virtude desta intermediação, o dono da empresa pagou valores ao declarante até fevereiro de 2014.
    O empresário Humberto do Amaral Carrilho chegou ao IML em Curitiba às 10h23 e saiu às 10h39 desta sexta (27) (Foto: Giuliano Gomes / PR PRESS)O empresário Humberto do Amaral Carrilho chegou ao IML em Curitiba às 10h23 e saiu às 10h39 desta sexta (27) (Foto: Giuliano Gomes / PR PRESS)
    Fonte: G1 Paraná.
    ===============================================================

    Bumlai teve reuniões com Odebrecht ao longo de muitos anos, diz defesa.

    Depoimento é realizado na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba  (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters / Reprodução GloboNews)

    O advogado Conrado de Almeida Prado, que defende o pecuarista José Carlos Bumlai, afirmou ao G1, na manhã desta terça-feira (31), que seu cliente "teve reuniões com Marcelo Odebrecht ao longo de muitos anos". Bumlai prestou depoimento aos delegados da Polícia Federal (PF) por cerca de uma hora sobre o assunto nesta terça.
    "Os assuntos eram diversos, muitos nem ligados ao governo e ao interesse público. Eram assuntos de interesse privado", declarou o advogado.
    Prado disse ainda que os encontros ocorreram entre 2010 e 2012. "A princípio, não há nenhuma irregularidade. Foram todos encontros formais", acrescentou o jurista.
    À época, Marcelo e Bumlai foram membros do conselho de desenvolvimento social, segundo o advogado. "Por conta dessa circustância, acabaram se aproximando. Havia uma relação comercial (...), uma relação pública", acrescentou o advogado.
    O G1 tenta contato com o advogado de Marcelo Odebrecht.
    Segundo Prado, o interrogatório envolvendo a relação entre os dois foi realizado no dia 24 de maio, mas a audiência foi interrompida com a informação da morte do principal advogado de Bumlai Arnaldo Malheiros Filho.
    Marcelo Odebrecht já foi condenado a mais de 19 anos em primeira instância e recorre da sentença. O ex-presidente da empreiteira ainda responde a mais duas ações na Justiça Federal, dentre elas a que apura o setor apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como dedicado exclusivamente à contabilidade paralela da empresa. Marcelo está preso na carceragem da PF desde junho do ano passado.Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bumlai é acusado de ter intermediado um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin, que tinha como verdadeiro destinatário final o Partido dos Trabalhadores (PT).
    Depoimento à Justiça

    Nesta segunda-feira (31), Bumlai informou ao juiz Sérgio Moro, em um interrogatório de uma ação penal da 21ª fase, que um dos motivos que o levou a ceder o nome para o empréstimo foi o medo de invasões de terra. Ele voltou a admitir que emprestou o nome para que R$ 12 milhões fossem repassados ao partido.

    Conforme a acusação, a quitação do empréstimo feito no nome de Bumlai junto ao Banco Schahin foi feita através da assinatura de um contrato de US$ 1,6 bilhão entre o Grupo Schahin e a Petrobras para operação do navio sonda Vitória 10.000.
    O pecuarista também admitiu que a quitação foi fraudada com um contrato falso de venda de embriões de propriedade de Bumlai para o Grupo Schahin.
    “Eu, na verdade, cometi um grande erro, levado, conforme disse em depoimento, pela minha situação. Eu era proprietário na época de 210 mil hectares de terra, tudo produtivo. Com o PT assumindo o governo federal, nós éramos um grande alvo para invasões. Eu não falei isso na época por uma questão de receio, mas também porque achei que o empréstimo não ia sair”, falou Bumlai ao juiz.
    Fonte: G1 Paraná.
    ===============================================================

    TCE alerta 15 municípios por alto percentual de despesas com pessoal.



    O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu alerta a 15 municípios paranaenses em razão da extrapolação de 90% do limite de 54% da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal em 2013 e 2015. Quatro desses municípios tiveram despesas que ultrapassaram 95% do limite e os respectivos Executivos estão sujeitos às vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Outros cinco ultrapassaram o limite em 100% e devem seguir as determinações constitucionais.
    A LRF estabelece (artigo 20, III, "a" e "b") o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, respectivamente. Os municípios que extrapolaram 90% desse limite com o percentual da RCL que gastam com pessoal são Indianópolis (49,24%), Lobato (50,49%), Paraíso do Norte (49,30%), Piraquara (50,06%), Terra Rica (50,70%) e São Pedro do Iguaçu (49,75%).
    Os municípios que ultrapassaram 95% do limite são Boa Esperança do Iguaçu, Sabáudia, Santa Inês e Tapejara, que gastaram, respectivamente, 51,49%, 53,54%, 51,77% e 51,48% da RCL com despesas de pessoal. Para eles é vedado (parágrafo único do artigo 22 da LRF): concessão de vantagens, aumentos, reajuste ou adequações de remuneração a qualquer título; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada reposição de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança; e contratação de hora extra, ressalvadas exceções constitucionais.
    Os municípios de Abatiá, Castro, Figueira, Sengés e Tuneiras do Oeste gastaram, respectivamente, 55,86%, 54,99%, 56,16%, 54,14% e 54,28% da RCL com despesas de pessoal. Como ultrapassaram o limite em 100%, eles devem reduzir os gastos com pessoal, conforme determina a Constituição Federal.
    Os municípios são alertados pelo Tribunal para que adequem seus gastos e as despesas com pessoal não alcancem o limite de 54% da RCL. Nos municípios onde isso ocorre, a Constituição Federal estabelece (parágrafos 3º e 4º do artigo 169) que o poder Executivo deverá reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.
    Caso não seja suficiente para voltar ao limite, o município deverá exonerar os servidores não estáveis. Se, ainda assim, persistir a extrapolação, servidores estáveis deverão ser exonerados. Nesse caso, o gestor terá dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas constitucionais.
    Fonte CGN

    ====================================================================================================================