Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

23/01/2023 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Moto é furtada na frente do bar em Santa Maria do Oeste.

FOTO ILUSTRATIVA

No dia 22 de janeiro de 2023, por volta de 05h45min compareceu neste Pelotão PM o

Solicitante/vítima de 24 anos de idade.

E passou a relatar que estava num bar na área central de Santa Maria do Oeste, deixando sua motocicleta estacionada na frente, uma Honda CG 150 Titan na cor vermelha, de placa APZ8H59.

E quando saiu por volta de 05h00min notou a falta e visualizou nas câmeras que ela havia sido furtada por volta de 02h40min, por um masculino que pegou e saiu no sentido do trevo da rodovia 456 no sentido Pitanga.

Relata ainda que a moto estava com chave na ignição, um capacete e com tanque cheio.

Foi realizado buscas nas imediações, porém até o momento não foi possível localizar a referida moto, foi gerado alerta de furto no Sistema e avisado as demais cidades ao redor de Santa Maria do Oeste.

Fonte Polícia Militar

Duas pessoas são agredidas numa briga generalizada em Pitanga.


Nesta data de 22 de janeiro de 2023, atendendo solicitação foi deslocado até o endereço, onde segundo informações estaria ocorrendo uma briga generalizada, no local.

A equipe foi abordada por uma mulher de 23 anos, a qual passou a relatar que estava no referido endereço juntamente com alguns amigos, que houve uma discussão a respeito de uma vaga de estacionamento.

E que nesse momento segundo a vítima uma mulher lhe agrediu com uma garrafa causando um corte no supercílio esquerdo, compareceu também no local um homem de 22 anos, o qual também relatou que é amigo da vítima e que também foi agredido por vários homens mais que não sabe informar precisamente quem foram os agressores, este estava com hematomas no olho esquerdo e um corte no couro cabeludo.

Diante do fato foi realizado patrulhamento na intenção de localizar os autores, porém sem êxito sendo orientado as vítimas quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Homem é preso por porte de arma Ilegal em Palmital.

Foto ilustrativa

No dia 22 de janeiro de 2023, por volta das 19h35min, em patrulhamento na localidade Alto da Balsa no intuito de localizar um veículo do tipo caminhonete hilux de cor preta a qual denúncias apontavam que um masculino teria sacado uma pistola em um torneio de futebol e feito ameaças de morte a outro indivíduo, conforme Boletim e ocorrência antes registrado.

Que durante patrulhamento a equipe visualizou uma caminhonete hilux de cor preta, sendo abordada a referida na estrada rural na localidade alto da balsa nas proximidades da entrada do clube de tiro.

Durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com o condutor um homem de 51 anos, indagado o mesmo se havia arma de fogo no veículo este relatou que sim, que era CAC sendo encontrada uma pistola taurus PT59S desmuniciada e um carregador com 15 munições intactas.

Sendo apresentados pelo abordado os documentos da referida arma, o abordado relatou que nesta data por 08h00min, deslocou até o clube de tiro Alto do Piquiri, para treinar com um amigo, relata ainda que os mesmos não efetuaram nenhum disparo.

Saindo do clube deslocando para a propriedade de seu amigo que fica aproximadamente 600 metros do local, relata também que foram matar um carneiro e fazer um churrasco permanecendo na propriedade até o momento da abordagem. 

Diante dos fatos a equipe encaminhou o abordado sem o uso de algemas até o 4° Pelotão, posteriormente a Delegacia local para as medidas legais cabíveis.

Fonte Polícia militar

Dono de Bar é preso com arma e munição irregular em Nova Tebas.

Foto ilustrativa

No dia 22 de janeiro de 2023, por volta das 19h20min, durante operação AIFU, foi abordado um bar, no Bairro Bela Casa em Nova Tebas, sendo abordado e feito revista pessoal nos frequentadores, consulta Sesp/Intranet, não sendo encontrado nada com os clientes.

Em revista nas instalações do bar fora localizado, 08 munições de Cal .22, marca CBC, sendo indagado o proprietário do bar um homem de 43 anos, sobre a procedência das munições, o mesmo relatou que já teve uma espingarda, mas teria vendido a arma e teria ficado com as munições.

Indagado se poderíamos verificar se tal arma estaria em sua residência, anexo ao bar, sem qualquer tipo de coação física ou moral o mesmo autorizou a equipe a realizar buscas na sua residência, onde nada de ilícito foi localizado.

Ainda em buscas no interior do bar foi localizado embaixo de uma gaveta de uma pia um revólver Taurus Cal 38, capacidade para 06 disparos, qual estava devidamente municiado com 06 munições intactas marca CBC e em um pacotinho plástico, junto ao revólver, mais 05 munições Cal.38 de marca CBC intactas; foi localizado uma meia onde dentro estava um revólver de marca Rossi todo desmontado, um Pistolete de fabricação caseira Cal.22, o qual estava municiado com um estojo deflagrado marca CBC, uma pistola de pressão cal 4,5mm de marca gamo, um punhal de lâmina de aproximadamente 30cm, um pote contendo 08 espoletas de marca CBC, uma munição intacta Cal.44 marca CBC, um estojo deflagrado de marca e calibre inelegível, um pote contendo 50 g de pólvora, usado para recarga.

Encontrado também uma motosserra de marca Stihl modelo MS 170, uma plaina de marca Makita modelo MKP 082 de cor azul e preto, uma parafusadeira de marca Titanium, 127 volts, modelo Carbon, indagado o abordado se o mesmo possui registro da arma de fogo e nota fiscal dos demais produtos, relatou que não possui registro da referida arma e que teria somente nota fiscal da parafusadeira, diante do fato foi dado voz de prisão ao autor encaminhado à Delegacia de Manoel Ribas juntamente com os objetos a arma e munições para as medidas cabíveis ao fato.

Durante as buscas na residência do autor, sua filha acompanhou a revista e antes da equipe terminar a revista no bar e residência, compareceu ao local a advogada do abordado.

Ressalta-se que não foi feito uso de algemas, no entanto, durante a condução do autor até a Delegacia de Manoel Ribas, foi usado o compartimento camburão.

Após apresentado na Delegacia, foi conduzido o autor até o Hospital Municipal Manoel Ribas para atestar suas condições físicas integrais.

Foi orientado a filha e advogada do autor quanto às medidas a serem tomadas. Obs: No sistema Sesp não consta registro o Cal.38, porém, durante a oitiva fomos informados pela equipe da Central de flagrante que a referida arma consta via INFOSEG alerta de Roubo.

Fonte Polícia Militar

Comunicado importante da Prefeitura de Santa Maria do Oeste.

Mulher da queixa de agressão de marido em Boa Ventura do São Roque.


No dia 22 de janeiro de 2023, por volta das 13h45min, a equipe policial foi acionada pela equipe do posto médico, a qual relatava que havia uma vítima de violência doméstica.

Com a equipe no local foi identificada a vítima, uma mulher de 34 anos, relatando que teve uma desavença com seu marido e que o mesmo havia lhe agredido. Constatado que a vítima apresentava arranhões no braço esquerdo.

Realizado patrulhamento nas imediações do fato, localizado o autor como sendo um homem de 41 anos, sem resistência, e nada de ilícito localizado.

Para evitar risco de fuga é possível agressão contra equipe policial, houve necessidade do uso de algemas. Constatado que este possuía diversas lesões pelo corpo, face, braços e no pescoço.

Indagado quanto aos fatos, o mesmo relatou que apenas se protegeu para não ser agredido e que não havia agredido a vítima. Assim, foi realizado laudo de lesão corporal dos envolvidos.

O fato repassado a Delegada de Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Mãe e Filha são ameaçada por filho bêbado que acabou preso por desobediência em Laranjal.


No dia 22 de janeiro de 2023, por volta das 18h00min entrou em contato com a equipe a solicitante uma senhora de 74 anos relatando que seu filho um homem de 38 anos, teria chegado em casa embriagado e passou a ameaçar a mesma e sua filha, uma mulher de 51 anos a qual veio até a casa de sua mãe para cuidar da mesma tendo em vista que a solicitante fez uma cirurgia na visão.

Ao chegar no local foi verbalizado com o homem sendo o mesmo abordado momento em que a equipe solicitou ao mesmo que levantasse suas mãos para ser revistado este tentou se evadir para dentro da residência sendo necessário uso de força para contê-lo.

E com ele localizadas 2 facas de cozinha de aproximadamente 25cm de lâmina cada uma sendo uma em sua cintura e outra na cadeira em que estava sentado a todo momento o abordado resistia utilizando de força física tentava se desvencilhar da equipe tentando dar chutes e cotoveladas, porém foi contido e algemado.

Diante do fato ambas as vítimas manifestaram interesse em representar contra o autor sendo este conduzido até o pronto socorro de Laranjal para a confecção de laudo médico e posteriormente para a Delegacia para a lavratura do flagrante.

Ressalta-se que não foi possível levar a solicitante até a SDP Laranjeiras do Sul tendo em vista que a mesma fez cirurgia a pouco tempo e durante a confecção do boletim de ocorrência passou mal no Destacamento Policial sendo que a outra vítima acompanhou a equipe.

Fonte Polícia Militar

Tio da três tiros no sobrinho em Marquinhos.


Linha Alto do Cobre – Área Rural.

A equipe foi acionada por conta de uma briga, em que um homem de 32 anos foi alvejado por três disparos de arma de fogo provenientes de seu tio, 50 anos.

O homem de 32 anos possui problemas pessoais com o tio e foi tirar satisfação com ele levando consigo uma faca e um amigo, 25 anos, portando uma espingarda.

Assim, o tio sacou seu revólver e efetuou disparos contra eles. Ao realizar buscas no local, a equipe localizou um revólver da marca Rossi, calibre .38 sem numeração aparente, com 4 estojos deflagrados e uma munição intacta e também uma espingarda calibre. 32 da marca Rossi, com numeração aparente, carregada com um cartucho e outro cartucho já deflagrado.

O homem de 50 anos foi conduzido para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Ladrões invadem frigorifico em Ivaiporã e furtam cheques e dinheiro. Veja o Vídeo do roubo.


Na tarde deste domingo (22) dois ladrões invadiram o Frigorífico Frigocenter, em Ivaiporã. Foi levado da empresa 14 cheques, no valor total R$50.497,82 e mais de R$ 1 mil em dinheiro.

A empresa fica localizada no Parque Industrial de Ivaiporã, no acesso secundário na Rua Manoel da Nóbrega, próximo ao Libidu´s Motel (antigo Stylu’s Motel).

Para não serem reconhecidos pelas câmeras de monitoramento, eles tamparam os rostos com as camisas.

De acordo com proprietário do frigorífico, Alex Fonseca, que também é secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Ivaiporã, primeiro os ladrões entraram em um dos caminhões provocando danos. Depois arrombaram a porta do escritório onde realizaram o furto de cheques e dinheiro. Após o alarme disparar eles saíram correndo.

“Infelizmente, vem aumentando a criminalidade na cidade. Devemos tomar uma atitude, hoje foi comigo, amanhã pode ser qualquer um de nós”, disse Alex Fonseca.

Quem tiver qualquer informação deve ligar 190 para Polícia Militar ou para a 54a Delegacia de Polícia Civil (43) 3472 1181.

Fonte tnonline

Suspeitos são flagrados em Ivaiporã empurrando carro para furtá-lo.

Um jovem foi preso e um adolescente apreendido após serem flagrados empurrando um carro para furtá-lo. O caso foi na noite de domingo (23), por volta das 20 horas, em Ivaiporã, na região Centro Norte do Paraná. 

Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), a guarnição estava em patrulhamento pela Rua Plácido Miranda, quando foi abordada por uma mulher que disse aos policiais ter visto dois indivíduos empurrando um Gol prata próximo ao numeral 270. Ela relatou ainda que os suspeitos conseguiram abrir o veículo e estavam tentando furtá-lo. 

De posse das informações a equipe localizou os suspeitos próximo a Igreja Santíssima Mãe de Deus, um jovem de 20 anos e um adolescente de15 anos. Na abordagem, um dos indivíduos, confessou que estavam tentando furtar o Gol.

Diante do exposto ambos os indivíduos foram encaminhados pela equipe até a testemunha que reconheceu os dois indivíduos. Na sequência, os abordados foram encaminhados até a 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil para as providências de polícia judiciária.  

O veículo foi guinchado até a delegacia tendo em vista que estava exposto na rua com as portas abertas.  O proprietário do carro, que segundo a testemunha reside na Rua Plácido Miranda até o término da ocorrência, não tinha sido localizado.

Fonte tnonline

Homem é preso com arma irregular e carro recolhido por débitos em Guarapuava.

Equipe recebeu informações de que um indivíduo estaria de posse de uma arma de fogo, de imediato a equipe deslocou ao local e efetuou a abordagem de um veículo VW/Fox, sendo que o condutor desobedeceu à ordem legal e empreendeu fuga, sendo acompanhado pelas equipes policiais.

Ele passou a andar no "corredor" das vias opostas, vindo a jogar alguns veículos para fora da pista, colocando em risco a integridade física dos demais usuários da via.

Devido ao veículo ser rebaixado, não conseguiu seguir sua fuga, vindo a parar, sendo abordado o condutor de 20 anos que possuía um revólver marca Amadeo Rossi cal .38 Special, com capacidade de 6 tiros e carregado com 3 munições intactas.

Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão ao condutor, que foi encaminhado para procedimentos de polícia judiciária. O veículo encontra-se com débitos de licenciamento, sendo então recolhido ao pátio do 16º BPM, onde foram confeccionadas as notificações.

Fonte Polícia Militar  

Homem sai com mulher e dois comparsas dela espancaram o homem e roubarão ele ao dar queixa na polícia ficou preso por mandado de prisãoem Guarapuava.


O solicitante, 62 anos, relata que saiu com uma mulher nesta madrugada, não sabendo identificá-la, somente tem conhecimento de que ela reside no Bairro Morro Alto.

Descreve que ao chegar na residência dessa mulher, ela ligou para um amigo, que veio acompanhado de outros dois indivíduos, os quais lhe agrediram com socos e chutes, vindo a lhe roubar certa quantia em dinheiro.

Das agressões resultou em lesões na cabeça, boca e hematomas pelo corpo. Em consulta ao sistema SESP/Intranet constatou-se que havia Mandado de Prisão, em desfavor do homem agredido, pelo Art. 303 - Crime de Lesão Corporal Culposa na Direção de Veículo Motor.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado.

Fonte Polícia Militar

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Raio atinge caminhonete e destrói parte elétrica. Assista ao vídeo:

Geralmente, qualquer automóvel funciona como uma Gaiola de Faraday quando recebe uma descarga elétrica poderosa. Ou seja, toda a energia é desviada do interior do veículo, que permanece isolado, e protege os ocupantes. Isso funciona com raios e também em caso de acidentes com redes de alta tensão.

Mas não foi bem isso que ocorreu na última semana, com uma picape Ford Ranger. Um raio atingiu a antena da caminhonete. Por fora, aparentemente apenas o para-brisa teria sido danificado, mas, ao olhar por dentro, tudo derreteu, devido à temperatura do raio.

A forração do teto e o painel foram muito danificados pela descarga elétrica, sendo que o caminho que o raio percorreu dentro do veículo ficou acentuado pela destruição. 

Provavelmente, o fato do veículo não ter funcionado como a Gaiola de Faraday foi pelo raio ter atingido a antena, e não a lataria, conseguindo entrar no interior da picape.

O condutor fala no vídeo que a situação aconteceu na BR 020 em São bento Denardin. 

Fonte: Terra Brasil Notícias

Cadáver em avançado estado de putrefação é encontrado em córrego. Veja a foto:

Um morador de rua encontrou um cadáver em avançado estado de decomposição em um córrego nos fundos de um conjunto habitacional em Maringá na tarde desse domingo.

De acordo com o boletim de ocorrência, o cadáver foi descoberto por um morador em situação de rua, que acionou a Polícia Militar (PM). O local foi isolado até a chegada do Corpo de Bombeiros, que fez a remoção do corpo dentro da água. Tudo indica que a vítima, que vestia um shorts bege e uma camisa marrom, era homem.

O Instituto de Criminalística da Polícia Civil compareceu ao local e realizou o procedimento de coleta das evidências. A princípio não foi possível indicar se a vítima possuía sinais de violência física, e o caso foi registrado como “morte suspeita”.

Em um barranco próximo ao achado, os policiais encontraram um crachá de um supermercado com um nome feminino. Não se sabe se há ligações do objeto com o corpo.
Moradores do bairro afirmam que o local é um ponto frequentemente utilizado por moradores de rua e usuários de droga.

LOCAL PERIGOSO

Uma situação semelhante também foi registrada no mesmo local, em 2021. O corpo de um homem de 31 anos, identificado como Márcio Aparecido dos Santos, foi encontrado morto com sinais de agressão.

Na época, os investigadores apontaram que possivelmente a vítima havia sido morta a pedradas, com golpes principalmente na região da cabeça.

Fonte: O Bemdito/ Plantão Maringá.

Acidente com vítima fatal é registrado na BR-277. Assista o vídeo do  acidente.

No início da noite de domingo (22), um grave acidente tirou a vida de um homem na BR 277 em Guaraniaçu.

Em Guaraniaçu/PR, BR 277, km 520, ocorreu um acidente envolvendo dois veículos, com uma vítima morta.

Um Fiat uno de Guaraniaçu ao tentar acessar via lateral, não cumpriu o descrito no código de trânsito brasileiro e tentou atravessar a pista, sendo atingido por um Kia que seguia no mesmo sentido, na sequência dos fatos o condutor do Kia capotou o veículo e por estar sem cinto, foi projetado para fora, ficando sob o veículo capotado perdendo a vida no local.

O condutor do Fiat uno evadiu-se do local sem prestar Socorro a vítima não sendo localizado até este momento, no entanto o veículo foi identificado uma vez que a placa permaneceu no local.

O condutor do Kia que perdeu a vida tem 32 anos, e foi identificado como Leandro também é morador de Guaraniaçu.

O acidente aconteceu por volta das 18h30.

Imagens de câmeras de vídeo monitoramento registraram o momento da ocorrência.

IML, Polícia Civil, Defesa Civil e IML foram acionados para atendimento da ocorrência.

A PRF registrou a ocorrência e permanece nas buscas pelo condutor que causou o acidente.

Fonte Portal Cantu

Gravíssimo acidente é registrado após Motorista ter sofrido mal súbito na BR-277 em Nova Laranjeiras. Veja as fotos:


Sete pessoas ficaram feridas no acidente registrado na tarde deste domingo (22) na BR-277 em Nova Laranjeiras.

Segundo informado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) o condutor de um dos três veículos envolvidos no acidente teve um mal súbito e passou para a faixa contramão quando aconteceu o acidente.

Dois carros colidiram frontalmente e um deles colidiu na traseira de um terceiro carro. Apesar da violência do acidente, não foram registradas mortes.

O trânsito ficou muito lento no local e a PRF sinalizou o trecho até a retirada dos veículos.

Fonte e Fotos: PRF




Motociclistas são socorridos por helicóptero após acidente na BR-376.


Dois motociclistas ficaram feridos após acidente, no início da tarde deste domingo (22), na BR-376, em Mauá da Serra, na saída para Ortigueira, no norte do Paraná.

Entre as vítimas, uma é moradora de Ortigueira e outra, de 34 anos, é de Londrina. Elas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Faxinal, que acionou o Aeromédico de Londrina devido à gravidade dos ferimentos.

As motocicletas envolvidas são de alto cilindradas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada e apura as causas do acidente.

Fonte tnonline

Caminhão de leite tomba e deixa motorista ferido na BR 467. Veja as fotos (imagens fortes):


Um rapaz de 20 anos ficou ferido após capotar um caminhão de leite na  BR-467, em Cascavel, próximo de Sede Alvorada. 

O acidente aconteceu na manhã deste domingo (22), quando o caminhão, utilizado para o transporte de leite, seguia sentido a cidade de Toledo.

De acordo com informações, um automóvel que seguia no mesmo sentido freou bruscamente na rodovia, sendo que para evitar a batida, o motorista do caminhão desviou, mas acabou perdendo o controle da direção, vindo a capotar, parando no canteiro central que divide as pistas.

Socorristas e médico do Siate prestaram atendimento ao condutor do veículo que acabou ficando preso na cabine. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e desencarcerou o homem. 

De acordo com os agentes do Corpo de Bombeiros, a situação foi bem complexa e eles tiveram muito trabalho para liberar a vítima das ferragens, que apesar de preso, estava consciente e orientado. Ele teve ferimentos moderados e foi encaminhado para o hospital. 

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente. 

Fonte: Catve.com




Grave acidente deixa motorista morto e seis feridos em área turística da RMC.Veja o Vídeo.

Um motorista morreu e seis pessoas ficaram feridas, na tarde deste domingo (22), após grave acidente na região do Circuito Italiano de Turismo Rural, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com testemunhas, um veículo Pálio teria tentado fazer uma ultrapassagem, momento em que bateu de frente contra um Honda Civic.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima morta dirigia o Pálio no momento da batida. No veículo, a passageira que estava no banco da frente foi encaminhada ao hospital pelo helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), em estado grave. Ainda no Pálio, o casal que estava no banco de trás foi socorrido de ambulância.

Já no Civic, são três feridos. A única encaminhada ao hospital foi uma menina de aproximadamente 5 anos, que estava na cadeirinha. Ela, porém, não corre risco de perder a vida.

Fonte Banda B

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 23/01/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Lula embarca à Argentina, sua 1ª viagem internacional; Alckmin assume presidência


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo, 22, para Buenos Aires, capital da Argentina, e dá início, assim, à primeira viagem internacional do novo mandato. Antes de entrar no avião, o petista transmitiu o cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que estará na presidência interina do País até a próxima quarta-feira.

Diante do anseio do novo governo de fortalecer a política externa brasileira com foco na América Latina, a viagem mira uma espécie de “relançamento” da relação bilateral com o país vizinho. Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, vão discutir a possibilidade de adotar uma moeda comum para transações financeiras e comerciais, bem como formas de trazer o gás de xisto da região de Vaca Muerta para o Brasil.

A comitiva presidencial conta com seis ministros: Mauro Vieira (Relações Internacionais), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Nesta segunda-feira, 23, Lula terá reuniões bilaterais com Fernández e empresários. Na terça-feira, 24, estão previstas a participação na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a realização de bilaterais com outros líderes mundiais, como os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Lula devolveu o País à Celac em 5 de janeiro, três anos após o ex-presidente Jair Bolsonaro, aconselhado pelo ex-chanceler Ernesto Araújo, decidir pela saída do órgão.

Já na quarta-feira, 25, antes do retorno a Brasília, Lula e sua comitiva passam por Montevidéu, capital do Uruguai, para um almoço com o presidente Lacalle Pou.

Fonte: Agência Estado.

Lula e Fernández: Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum para AL.


Um artigo assinado de forma conjunta pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, confirma a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras. O texto assinado pelos chefes de Estado, à véspera do primeiro encontro bilateral entre presidentes dos dois países em mais de três anos, foi publicado neste domingo, 22, no diário argentino Perfil.

“Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, escreveram Lula e Fernández.

No artigo, os dois presidentes também condenam todas as formas de extremismo antidemocrático e violência política, numa clara referência aos atentados, de duas semanas atrás em Brasília, contra as sedes dos três poderes da República. “Os laços entre Argentina e Brasil se sustentam na consolidação da paz e da democracia. Queremos democracia para sempre. Ditadura nunca mais.”

Apesar de ser um diário pouco conhecido no Brasil, o artigo publicado no Perfil repercutiu nos grandes jornais argentinos, como o Clarin. O britânico Financial Times também deu espaço hoje para a criação da moeda comum.

Segundo reportagem do Financial Times, o movimento pode eventualmente criar a segunda maior moeda de um bloco econômico do mundo. O ministro da economia argentino, Sergio Massa, afirmou ao veículo inglês que serão estudados os parâmetros necessários para uma moeda comum.

Segundo o Clarin, a ideia de que Argentina e Brasil tenham uma moeda em comum para trocas comerciais transcendeu as rachaduras políticas entre os países. “Lula da Silva a propôs assim que foi eleito para seu primeiro mandato, em 2002, a ideia foi retomada anos depois pelos governos de Jair Bolsonaro e Mauricio Macri, e agora Lula e Alberto Fernández sonham com ela”, lembrou o jornal argentino.

Fonte: Agência Estado.

Primeiro-ministro da Alemanha virá ao Brasil nas próximas semanas.


O primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, visitará o Brasil nas próximas semanas. Oficialmente, as fontes diplomáticas alemãs não confirmam a data, mas, ontem, em entrevista para a GloboNews, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou que Scholz deve chegar a Brasília no dia 30 de janeiro.

Conforme a Agência Brasil apurou, Scholz viajará acompanhado por ministros e por um grupo de executivos, representantes de grandes empresas de seu país. Importante parceira comercial do Brasil, a Alemanha vem manifestando interesse em uma reaproximação política com o país, com a possibilidade, inclusive, de destinar mais recursos financeiros para custear projetos e ações de preservação ambiental desenvolvidos principalmente na Amazônia.

No começo de janeiro, quando o presidente Frank-Walter Steinmeier veio ao Brasil para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Alemanha anunciou o desbloqueio de 35 milhões de euros destinados ao Fundo Amazônia, a título de compensação pela redução do desmatamento no bioma amazônico durante o ano de 2017.

Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Os recursos são usados para financiar projetos de redução do desmatamento e a fiscalização do bioma. Por razões políticas, o mecanismo chegou a ser paralisado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fundo Amazônia
No início de novembro passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo brasileiro reativasse o Fundo Amazônia em até 60 dias. A medida foi cumprida já na atual gestão. Em seu primeiro dia à frente do Poder Executivo, Lula assinou o Decreto nº 11.368, autorizando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a voltar a captar doações financeiras para o Fundo Amazônia.

Além da área ambiental, Lula e Scholz, que é, de fato, quem comanda politicamente a Alemanha, também devem tratar de formas de ampliar as relações comerciais entre os dois países e o crescimento da extrema-direita em vários países. Esta semana, durante a entrevista à GloboNews, Lula disse querer conversar com o chanceler alemão sobre como a extrema-direita vem crescendo na Europa e no mundo.

No último dia 9, o primeiro-ministro alemão usou o Twitter para condenar a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida na véspera, em Brasília.

“Imagens terríveis nos chegam do Brasil. Os ataques violentos contra as instituições democráticas são um atentado à democracia que não pode ser tolerado. Estamos profundamente solidários com o presidente Lula e com o povo brasileiro”, escreveu o social-democrata alemão que, além do Brasil, deve visitar outros países da região.

Fonte: Agência Brasil