Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 21 de agosto de 2021

21/08/2021 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Dep. Cristina Silvestri participa de encontro entre amigos e correligionários na cidade do Pinhão, Veja a Foto:

A Deputada Cristina Silvestri, esteve nesta sexta dia 20/08/2021 na cidade de Pinhão, em um encontro entre amigos e correligionários. Fizeram-se presentes os vereadores Aroldo, Vinícius, Luzyanna e Pedro, o ex-prefeito Dirceu e ex-vereador Osvaldeci, comunicadores da Rádio Pioneira e GSN Notícia, e representantes do Cidadania, o presidente Hélio, Aroldo Jr e Alexandre.

 

A Deputada Cristina deixou uma mensagem a toda a população de Pinhão veja a seguir:

“Agradeço a acolhida que sempre recebo do povo pinhãoense e a oportunidade de prestar contas do meu trabalho. ”

Fonte: Redação do Blog  do Beto com Assessoria da Dep Cristina.




Homem que furtava gado na região é pego pela Polícia Militar e sitiante que possivelmente comprou o gado furtado também é conduzido para a delegacia de Manoel Ribas

  No dia 20 de agosto de 2021, por volta das 18h após informação que um homem de 28 anos estaria envolvido no furto de 09 cabeças de gado ocorrido no município de roncador, conforme boletim de ocorrência anteriormente registrado. Abordado o mesmo na localidade barreiro grande, zona rural de pitanga, ele assumiu autoria do furto e disse haviam furtado somente 03 cabeças e não nove. Que participaram do furto ele, outros dois masculinos e descarregaram o gado no sítio de um homem de 46 anos no município de Nova Tebas.  O autor de 28 anos levou a equipe até um sítio em Nova Tebas, onde em conversa com um homem de 46 anos e seu filho um homem de 25 anos, os quais negaram ter comprado gado furtado e que ninguém havia deixado animais na noite anterior em sua propriedade. Mas o homem de 28 anos mostrou na mangueira uma novilha de cor avermelhada afirmando que seria uma das furtadas, neste momento o homem de 46 anos mudou a conversa dizendo que aquela não era da propriedade e alguém teria deixado ali sem sua autorização. O homem de 28 anos apontou mais duas novilhas nelore como sendo furtadas também. Diante dos fatos feito contato com a vítima do boletim, a qual compareceu ao local e reconheceu as três novilhas furtadas. Segundo o homem de 46 anos seu filho de 25 anos foi quem remarcou o gado por cima da marca original. Sendo os três homens conduzidos à delegacia de Manoel Ribas, em tese por receptação e associação criminosa registramos que o homem de 28 anos e outros dois homens os quais não foram localizados estão atuando há anos no furto de animais nos municípios de Nova Tebas, Pitanga, Iretama e Roncador.

Fonte: Polícia Militar.

Veja as Ofertas da Hiperfarma de Santa Maria do Oeste.






Jovem de 28 anos é apreendido por porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido em Manoel Ribas.

  No dia 21 de agosto de 2021, por volta das 03h30min, equipe policial foi acionada por um policial militar o qual relatava que havia abordado um indivíduo e que este estaria portando uma arma de fogo de maneira irregular. Assim, equipe policial deslocou ao local, sendo identificado o abordado como sendo um homem de 28 anos. Que no local o policial militar entregou a arma apreendida para a equipe policial, sendo uma arma de fogo, do tipo pistola, de marca cz, modelo cal. 9 browning, de cor cinza, com um carregador, com 07 munições intactas, de marca cbc, calibre .380. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem de 28 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, sendo este encaminhado para delegacia de polícia civil de Manoel Ribas.

Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas em Guarapuava. Veja a Foto:

Por volta das 15h30min uma equipe de Rádio Patrulha quando em patrulhamento pelo bairro São Cristóvão, avistou um homem de 18 anos, o qual é conhecido no meio policial pelo crime de Tráfico de Drogas, cujo o qual ao avistar a viatura policial, correu para os fundos de sua casa, sendo abordado já no interior da cozinha, vindo a dispensar em cima da pia um frasco de vidro, onde foi localizado em seu interior 42 pedras (10 gramas) de substância análoga a crack, embaladas e prontas para a comercialização. Diante do exposto foram efetuadas buscas na residência e localizados, 05 tabletes de substância análoga a maconha e mais 03 pedaços já fracionados da mesma droga, embalados e posteriormente pesados somando no total 2,361 gramas (dois quilos, trezentos e sessenta e um gramas). No armário da cozinha foi localizado uma carteira de cigarros contendo em seu interior diversas cédulas de dinheiro trocado característicos da venda de entorpecentes, somando R$533,00 (quinhentos e trinta e três reais). Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao autor pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado até a delegacia para os procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

16º BPM realiza solenidade de entrega de divisas referente a promoção de praças.

Na tarde de sexta-feira (20), o 16° Batalhão de Polícia Militar buscando cada vez mais a valorização do policial militar, realizou solenidade militar de entrega de divisas e certificados aos promovidos em 10 de agosto de 2021.


Na ocasião, os militares estaduais receberam de seus familiares as divisas que representam suas novas graduações, bem como foram parabenizados pelo Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar o Sr. Major Cristiano M. Cubas de Lima, com a entrega de um certificado.

Devido à pandemia e todas as medidas sanitárias vigentes no Estado, a solenidade foi adaptada, sendo disponibilizado álcool em gel para todos os participantes e convidados, e sendo adotado o distanciamento social.



Fonte e Fotos: Polícia Militar.

Adolescente pede socorro em aula online e homem é preso por violência doméstica no Paraná.


Um homem, de 28 anos, foi preso na noite dessa quinta-feira, 19, em Umuarama, por suspeita de agressões contra a companheira, uma adolescente, de 16 anos. As informações são do Portal GMC Online.

Segundo a Polícia Militar (PM), a adolescente pediu socorro para o professor durante uma aula online. O professor chamou a PM e uma equipe foi até a casa e constatou a violência. 

A briga teria começado por conta de uma senha de celular. O homem teria tentado enforcar a adolescente com uma camiseta. Ela estava com marcas no pescoço e ombro, segundo a PM.

O Conselho Tutelar de Umuarama foi acionado e o homem foi preso. Ele vai responder criminalmente por violência doméstica, conforme informou a PM.

Fonte GMC

Júri popular de acusado pela morte da youtuber Isabelly tem data definida pela Justiça; relembre o caso.


A Justiça marcou para 7 de março de 2022 o júri popular de Éverton Vargas, acusado de matar a youtuber Isabelly Cristine dos Santos, de 14 anos, em Pontal do Paraná, no litoral do estado. A adolescente morreu após ser baleada na cabeça, em 14 de fevereiro de 2018.

A determinação da data de julgamento do réu partiu da juíza Cristiane Dias Bonfim, de Pontal do Paraná. Segundo a defesa da família da vítima, que se manifestou por meio de nota, “a notícia representa um importante passo para atingirmos justiça neste caso”.

Vargas, que foi preso preventivamente logo após o crime, cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica desde janeiro deste ano.

Em nota enviada à Banda B, a defesa técnica no réu afirmou que “a designação é apenas uma fase do processo, existem aspectos processuais que com toda certeza podem fazer mudar essa data”.

Crime

A youtuber Isabelly Cristine do Santos, de 14 anos, que ganhou visibilidade no litoral do Paraná por entrevistar várias personalidades famosas, morreu depois de ser baleada por um tiro na cabeça durante uma suposta briga de trânsito na PR-412, em Pontal do Paraná.

Ela estava no banco de trás do veículo e havia outras três pessoas no interior do carro. A jovem chegou a ser socorrida, mas teve morte cerebral no mesmo dia do crime.

Em fevereiro de 2018, a Promotoria de Justiça de Pontal do Paraná apresentou denúncia criminal contra dois acusados pela morte da adolescente. Éverton, que vai à júri popular, foi denunciado como autor do homicídio qualificado por motivo torpe. O irmão dele, Cleverson, que dirigia o carro, foi denunciado como partícipe.

Vargas, o atirador, ainda foi denunciado por porte ilegal de arma de fogo e munição, e o irmão dele por embriaguez ao volante.

Éverton teria disparado pelo menos seis vezes contra o carro em que estava Isabelly e a família. À época, a então defesa do acusado afirmou que o disparo foi dado após uma ameaça do motorista do carro em que a youtuber estava.

Prisão

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) decidiu manter, em 26 de fevereiro de 2019, a prisão cautelar de Everton Vargas, acusado pela morte da youtuber, além da decisão que leva o réu a julgamento popular.

Exato um ano após o crime, a Justiça decidiu mandar Everton à júri popular.

No entanto, em 26 de janeiro de 2021, a Justiça converteu a prisão preventiva dele em domiciliar por conta da pandemia. A decisão levou em conta, também, a condição de réu primário do acusado e a indefinição da data do júri popular àquela época.

O irmão do réu, que permaneceu prezo por dez meses, foi solto por decisão da juíza Carolina Valiati da Rosa, que sugeriu que Cleverson não seja julgado pelo júri popular, mas sim pelo crime de embriaguez ao volante.

Na decisão, a juíza substitua Carolina Valiati da Rosa despachou dizendo que “tendo em vista que nos autos da ação penal (…), quando da apresentação das alegações finais, o Ministério Público pugnou pela impronúncia do réu Cleverson Vargas, que passaria então a responder apenas pelo delito de embriaguez ao volante, não há mais que se falar em manutenção da prisão processual, na medida em que a segregação cautelar não é compatível com a gravidade abstrata do crime em tese praticado pelo acusado”, diz o documento.

Fonte Banda B

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região. Veja as Ofertas para este dia 21/08/2021.







APROVEITE  E RECEBA AS OFERTAS DIÁRIAS DO SUPERPÃO NO SEU WHATSAPP.



Tribunal do Júri de Londrina condena a 33 anos de prisão homem denunciado por feminicídio cometido contra a ex-mulher.


O Tribunal do Júri de Londrina, no Norte-Central do estado, condenou a 33 anos e 4 meses de prisão um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por feminicídio cometido em julho de 2020. Ele foi acusado de homicídio qualificado após ter matado com golpes de faca a ex-esposa, que tinha 43 anos e era servidora da Universidade Estadual de Londrina.

Segundo as investigações, o réu, agora condenado, estava separado da vítima, mas não aceitava o fim do relacionamento. Na data do crime, ele foi até a residência da vítima e a atingiu com 22 facadas. 

Na sessão de julgamento, que teve início na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto, e durou quase 14 horas, foram acolhidas todas as teses sustentadas pela 14ª Promotoria de Justiça de Londrina. Além do feminicídio (crime praticado em razão do sexo feminino da vítima) foram consideradas as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e também a causa de aumento de pena por ter sido o crime praticado na presença do filho do casal.

Fonte: CGN.

Grave acidente é registrado na BR-277.


Na madrugada deste sábado (21) socorristas do Siate foram acionados para atender várias vítimas de um grave acidente de trânsito na BR-277, nas proximidades do Trevo do Contorno Oeste, sentido Foz do Iguaçu.

De acordo com informações, dois veículos com placas de Santa Helena seguiam sentido Foz à Cascavel, quando o motorista de um veículo Gol teria tentado fazer a conversão à esquerda para acessar o retorno, momento em que um Jeep Renagade acabou atingindo a traseira do Gol.

No Gol estavam cinco jovens e um bebê, sendo que o motorista não se feriu e os demais ocupantes foram encaminhados à UPA Veneza para serem reavaliados.

Já no Renegade um casal de idosos que teriam Curitiba como destino, estavam uma senhora de 69 anos e um senhor de 70 que tiveram apenas escoriações pelo corpo.

Os dois condutores chegaram a fazer o teste do bafômetro, porém não apresentaram resultado positivo.

Apesar da violência do impacto e da cena de destruição, ninguém ficou gravemente ferido neste acidente.

Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Ecocataratas e da PRF prestaram apoio na ocorrência.

Colisão frontal deixa três feridos na PR-180 em Francisco Beltrão.


Três pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal no início da tarde desta sexta-feira (20) na rodovia PR-180, em Francisco Beltrão.

A colisão aconteceu nas proximidades da comunidade de Rio Tuna e envolveu uma GM/Montana e um VW/Voyage.

O condutor da Montana sofreu ferimentos considerados graves e foi removido ao hospital por uma ambulância do SAMU. No Voyage estava um casal. O condutor sofreu ferimentos leves. Já a passageira teve suspeita de fratura no punho.

Os dois foram encaminhados ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: PP News.

Veículo colide com maquinário agrícola, capota e deixa ocupantes feridos na PR-317.


Durante a tarde desta sexta-feira (20), socorristas do SAMU de Santa Helena e Corpo de Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência na PR-317, que liga o distrito de São Clemente ao município de São José das Palmeiras.

Conforme informações obtidas no local, o condutor do veículo GM/Prisma seguida pela rodovia no mesmo sentido que um trator com uma esterqueira acoplada. No momento em que tentou realizar uma ultrapassagem, o condutor do Prisma colidiu com a roda do maquinário agrícola e perdeu o controle da direção. O carro desviou para o acostamento e capotou em meio a uma lavoura.

Um dos ocupantes do veículo, foi encaminhado de helicóptero para um hospital referência na região, devido à gravidade dos ferimentos.  O segundo ocupante, com ferimentos moderados, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para um hospital da região para melhor avaliação médica.

O motorista do trator não se feriu.

Uma ambulância do município de São José das Palmeiras também esteve no local e a equipe auxiliou nos primeiros socorros às vítimas.

Fonte: Correio do Lago.

Camionete capota após condutor desviar de caminhão que fazia ultrapassagem forçada na PR-180.

Um acidente na manhã desta sexta-feira (20) deixou um homem ferido na rodovia PR-180, entre Marmeleiro e Campo Erê.

De acordo com informações, uma Fiat/Strada e um veículo Corolla vinham sentido a Marmeleiro, quando na altura da Comunidade de Linha Santa Izabel, um caminhão que seguia no sentido contrário realizava uma ultrapassagem a outro caminhão em local proibido.

Para evitar a colisão os condutores foram obrigados a saírem da pista e a Strada emplacada em Marmeleiro acabou capotando em uma lavoura de trigo.

Na camionete estavam dois ocupantes. Um deles sofreu ferimentos e foi socorrido ao hospital pelo SAMU. No Corolla estavam um casal e uma criança, mas ninguém se feriu. O motorista do caminhão não parou para prestar socorro.

A Polícia militar de Campo Erê foi avisada de que o caminhão que provocou o acidente seguia sentido divisa com SC. Os policiais realizaram bloqueio e vários foram abordados, mas nenhum correspondeu com as características do envolvido no acidente.

Fonte: PP News.

Nona baleia é encontrada morta no Litoral e pesquisadores alertam para mudanças climáticas.

 Uma baleia jubarte foi encontrada morta, nesta quinta-feira (19), no Balneário Marissol, em Pontal do Paraná, no Litoral. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação, a baleia estava boiando próximo à costa, mas precisou aguardar o encalhe para atividades de necropsia nesta sexta-feira (20).

A ação contou com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, que forneceu uma retroescavadeira para retirar a carcaça da baleia da linha de maré assim que encalhou e depois para enterrá-la. O procedimento segue em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná.

Segundo o médico veterinário Fábio Lima, o animal era um macho juvenil, medindo quase oito metros. “Conseguimos observar que a baleia estava magra e apresentava marcas de interação com redes de pesca. Porém, a causa de sua morte e de sua condição de saúde só poderão ser identificadas após análises do material biológico coletado”, afirma.

Considerando os três últimos meses, esta é a nona baleia jubarte encalhada sem vida aqui no estado, com registros em Paranaguá (Ilha do Mel), Guaraqueçaba (Ilha do Superagui), Guaratuba e Pontal do Paraná.

Causas das mortes

Para a pesquisadora Camila Domit, as causas das mortes das baleias seguem sendo investigadas por diversos pesquisadores no Brasil e junto a parceiros internacionais. A avaliação envolve o olhar para múltiplas hipóteses, inclusive sobre o potencial efeito das mudanças climáticas globais na produtividade do continente Antártico e nas correntes que influenciam na migração das baleias. “O aquecimento global tem sido apontado como uma das causas responsável pela redução na disponibilidade de krills (principal alimento destas baleias) na Antártica”, diz.

Devido a esta alteração, as baleias possivelmente precisam buscar por alimento durante a migração para as áreas mais quentes e estão migrando com menos energia acumulada. A principal área brasileira de reprodução é o Litoral da Bahia e as jubartes têm sido avistadas com frequência na região sudeste e sul do Brasil.

Outras causas de aumento da ocorrência da espécie na zona costeira do sudeste e sul do Brasil vêm sendo avaliadas.

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, abrangendo os municípios de Guaratuba a Paranaguá.

Cartórios do Paraná estão autorizados a registrar crianças com o sexo ignorado.


Crianças que nascem sem o sexo definido como masculino ou feminino, em condição conhecida como Anomalia de Diferenciação de Sexo (ADS) e comumente chamadas de intersexos, já podem ser registradas com o sexo “ignorado” na certidão de nascimento, em cartórios do Paraná.

A qualquer tempo e de forma gratuita, a opção de designação de sexo em qualquer Cartório de Registro Civil do Paraná, sem a necessidade de autorização judicial ou de comprovação de realização de cirurgia sexual, tratamento hormonal ou apresentação de laudo médico ou psicológico. A mudança consta do Provimento nº 122/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado nesta sexta-feira, 20, e que passa a valer em todo o Brasil a partir do dia 12 de setembro.

A norma padroniza o procedimento em todo o Brasil, e revoga os procedimentos até então vigentes em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Goiás, únicos estados que haviam editado determinações sobre o assunto, mas que exigiam a apresentação de laudos médicos para a definição do sexo.

Para que o registro da criança com sexo ignorado seja feito é necessário que na Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento emitido pelo médico no ato do nascimento, e que deve ser apresentado para realização do registro em Cartório, haja a constatação da ADS pelo profissional responsável pelo parto. No ato de registro, o Oficial deverá orientar a utilização de um nome neutro, sendo facultada sua aceitação pelos pais do menor ou, em caso de maior de 12 anos (chamado registro tardio), seu consentimento.

A prática do registro com sexo “ignorado” é benéfica às pessoas nascidas com essa condição, uma vez que os Cartórios de Registro Civil não podiam expedir a certidão de nascimento se não houvesse a definição de sexo na DNV apresentada pelo responsável. Até então era necessário que a família ingressasse com um processo judicial para efetivar o registro da criança, o que fazia com que ela ficasse sem a certidão de nascimento até a definição e, consequentemente, sem acesso a direitos fundamentais como plano de saúde, matrícula em creches, entre outros serviços públicos e privados.

Fonte GMC

Fachin vai relatar ação de Bolsonaro contra investigações de ofício pelo STF.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação movida pelo presidente Jair Bolsonaro para impedir a Corte de abrir investigações sem passar pela Procuradoria Geral da República (PGR).


A ação foi distribuída ao gabinete do ministro por prevenção. Isso porque ele já corre sob sua relatoria uma ação semelhante apresentada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em junho do ano passado.


Tanto Bolsonaro quanto o PTB questionam o artigo 43 do regimento interno do Supremo, segundo o qual ‘ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição’. A norma foi usada, por exemplo, para instaurar o inquérito das fake news que atingiu a rede bolsonarista e o próprio presidente.


Em dezembro, ao se manifestar sobre a ação do PTB, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu o não conhecimento do processo. Na ocasião, ele afirmou que o partido tenta rediscutir uma tema já enfrentado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal ao julgar a constitucionalidade do inquérito das fake news, em meados do ano passado.


“Não cabe ADPF para rediscutir a recepção de norma pré-constitucional cuja compatibilidade com a Carta de 1988 já foi afirmada pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente quando utilizada com o nítido intuito de desconstituir acórdão prolatado antes do seu ajuizamento e quando inexistente modificação do estado de fato ou ius novum, pertinentes e relevantes, aptos a ensejar a revisão do precedente”, escreveu Aras.

Fonte: CGN.

Alexandre proíbe Sérgio Reis e Zé Trovão de se aproximarem da Praça dos 3 Poderes.


Além ordenar buscas contra o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula na manhã desta sexta-feira, 20, por suposta ‘incitação à prática de atos violentos e ameaçadores contra a democracia’, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a restrição de nove pessoas de se aproximarem de um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, dos Ministros do STF e dos senadores.

Entre os alvos da medida estão Sérgio Reis, o cantor Eduardo Oliveira Araújo, os empresários Turíbio Torres e Alexandre Urbano Raitz Petersen, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como ‘Zé Trovão’, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja Antonio Galvan, além de Wellington Macedo de Souza, que se apresenta como coordenador nacional da Marcha da Família, Juliano da Silva Martins e Bruno Henrique Semczeszm.

Ao menos três deles – Sérgio Reis, Eduardo Araújo e Turíbio Torres – estiveram em reuniões no Planalto semana passada.

Junto com Otoni de Paula, todos são alvos de inquérito solicitado pela Procuradoria-Geral da República por terem ‘convocado a população, através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7 de setembro, durante uma suposta manifestação e greve de ‘caminhoneiros”. O caso tomou os holofotes após circularem vídeo e áudio, atribuídos Sérgio Reis, convocando uma paralisação nacional dos caminhoneiros contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa do voto impresso. Lideranças da classe afirmam que o artista não os representa.

“Não trata de mera retórica política de militante partidário, mas, sim, de atos materiais em curso conforme acima descrito, que podem atentar contra a Democracia e o regular funcionamento de suas Instituições”, escreveu a PGR ao solicitar as diligências cumpridas pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 20. Ao todo, são cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal , e nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará e Paraná.

De acordo com Alexandre, a restrição de acesso se dá ‘para evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações’. Tal determinação somente não se aplicará a Otoni de Paula, ‘em razão da necessidade do exercício de suas atividades parlamentares’.

O ministro também determinou o bloqueio imediato dos perfis dos investigados no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube. Além disso, ordenou o bloqueio de uma chave pix (e da conta a ela vinculada) que, segundo a PGR, tem recebido ‘doações de particulares para financiar a paralisação’ planejada pelo grupo. Todos os investigados serão ouvidos pela Polícia Federal ‘imediatamente’ após o cumprimento das diligências da manhã desta sexta, 20, registra ainda a decisão de Alexandre.

No despacho datado desta quarta, 18, Alexandre de Moraes frisou que, ‘como fartamente demonstrado no requerimento da PGR, os investigados pretendem utilizar-se abusivamente dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, ignorando a exigência constitucional das reuniões serem lícitas e pacíficas; inclusive atuando com ameaça de agressões físicas’.

“O objetivo do levante seria forçar o governo e o Exército a ‘tomar uma posição’ em uma mobilização em Brasília em prol do voto impresso, proposta que foi, recentemente, derrotada na Câmara dos Deputados, bem como a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Para tanto, pretendem dar um ‘ultimato’ no presidente do Senado Federal, invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal, ‘quebrar tudo’ e retirar os magistrados dos respectivos cargos ‘na marra'”, registra trecho do pedido da PGR, reproduzido da decisão do ministro do STF.

Alexandre destacou a gravidade dos fatos narrados pela PGR apontando que as ‘manifestações criminosas e antidemocráticas’ estão sendo programadas para o dia 7 de setembro e ‘os investigados estão se valendo de publicações em redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook) para instigar os seus seguidores, e tentar coagir a população brasileira em geral, a atentar contra o Estado Democrático de Direito brasileiro e suas Instituições republicanas, inclusive com incentivo a atos expressos de ameaça e violência física’.

“As condutas dos investigados, narradas pela Procuradoria Geral da República, revelam-se ilícitas e gravíssimas, constituindo ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Congresso Nacional, revestindo-se de claro intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício da judicatura e da atividade parlamentar, atentando contra a independência dos Poderes Judiciário e Legislativo, com flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito, em patente descompasso com o postulado da liberdade de expressão, dado que os investigados, expressamente, declaram o intuito de forçar o governo e o Exército a ‘tomar uma posição’ em uma mobilização em Brasília em prol do voto impresso, proposta que foi, recentemente, derrotada na Câmara dos Deputados, bem como exigem, mediante violência e grave ameaça, a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, pretendendo coagir, inclusive, o Presidente do Senado Federal”, registrou o ministro em sua decisão.

Fonte: CGN.

Governo do Paraná formaliza doação de veículos a municípios para assistência à saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde está formalizando a doação definitiva de 280 veículos da frota própria do Governo, já em utilização, para 62 municípios. A maioria ambulâncias, além de carros, vans e micro-ônibus. Os veículos vão auxiliar no deslocamento de apoio administrativo e técnico das equipes de saúde, além do transporte de pacientes.


“Fizemos um levantamento rigoroso dos veículos que estão com os municípios, cedidos pelo Estado, e que agora serão efetivamente doados. Estes veículos auxiliam as equipes no deslocamento estratégico de apoio e da gestão e principalmente da assistência”, afirmou o secretário Beto Preto.


Esta foi a doação mais representativa dos últimos anos. Historicamente, o procedimento chegava, no máximo, a 15 carros por ano. A previsão é que o número de carros doados pela atual gestão chegue em 400.


“A frota muitas vezes precisa ser dinamizada. E isso pode ficar como passivo pelo uso. Se a gente entrega os carros aos municípios, especialmente aos menores, viabilizamos a continuidade de serviços que já estavam sendo realizados e que agora passam ao patrimônio da prefeitura”, destacou o secretário.


De acordo com o chefe da Assessoria de Transporte da Secretaria, Amâncio Martinez Miltos Neto, o repasse dos veículos é positivo para as duas esferas da administração pública. “Esse processo é muito importante, já que diminui o trâmite administrativo do setor, pois deixamos de cuidar de documentação de muitos veículos que já estão sendo usados em outros municípios. A doação desonera a parte administrativa, podendo assim haver a realocação dos bens para o gerenciamento da frota”.


Beto Preto diz que a Secretaria busca desempenhar um papel fundamental e participativo em todo o Estado, para que as equipes de saúde dos municípios tenham mais instrumentos para agilizar os atendimentos à população das cidades.

Fonte: CGN.