Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

24/11/2022 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Dirigentes da APP sindicato deixam cargo à disposição e Prefeitura de Santa Maria do Oeste faz nota explicativa sobre possível manifestação de magistério. Leia os documentos na Íntegra:

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias recebeu nesta manhã uma nota de esclarecimentos da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste, frente a possível “paralisação do magistério e ato em frente à prefeitura municipal”, a qual ocorreria nesta sexta-feira dia 25/11, sendo que nesta nota explicativa o prefeito Oscar relata que, em fevereiro deste ano os professores da rede Municipal de ensino da cidade de Santa Maria do Oeste- PR obtiveram reajuste de 14,58 %, concedidos pelas Leis Municipais de nº 591/2022 (10,06%) Lei 568/2022 (3%) e Lei 581/2022 (1,52%). O reajuste concedido pelas leis citadas se refere ao ano de 2021 que foi suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal - STF, ambos foram pagos no mês de fevereiro de 2022.

 

Sendo ainda que neste documento que circula pelas redes sociais, foram encontradas inúmeras informações que foram lançadas TODAS EQUIVOCADAS, e a administração pública de Santa Maria do Oeste ainda não possui conhecimento se existe maldade por parte da diretoria do núcleo sindical da APP ou apenas uma grande desinformação quanto aos fatos ocorridos, por este motivo a Prefeitura de Santa Maria do Oeste elencou algumas informações que considera importante para toda a população na “NOTA EXPLICATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DO OESTE-PR PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. A qual pode ser lida na íntegra abaixo: 


Fonte: Assessoria de Imprensa com Redação.

Prefeito Oscar Delgado acompanhado, de seu vice Jorandir Gegoski e primeira dama Irene, visitam Deputado Federal Aliel Machado e asseguram diversos recursos para Santa Maria do Oeste.

A Equipe de Reportagens do Blog do Beto recebeu as fotos da viagem do Prefeito Oscar Delgado na companhia da primeira dama Irene, e do empresário da Rede Suprema que também é vice-prefeito municipal Sr. Jorandir Gegoski, sendo que ambos estiveram visitando o Deputado Federal Aliel Machado e assegurando diversos recursos pra Santa Maria do Oeste. Entre eles asfaltos, trator da comunidade da Lagoa, uma retroescavadeira e muito mais, lembramos ainda que o representante oficial do Deputado Aliel Machado em Santa Maria do Oeste é o Vereador Aguinaldo Paz de Moura, o qual infelizmente não pode se fazer presente nesta visita, mas está acompanhando os recursos de perto e dando todo o apoio necessário através do Legislativo Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa com Redação.

Homem empresta maquinário agrícola a vizinho o qual se nega a devolver equipamento ao dono em Santa Maria do Oeste.

   Na data de 22 de novembro de 2022, compareceu a sede deste destacamento da polícia militar o solicitante de 38 anos relatando que emprestou um equipamento sendo uma plataforma agrícola de cor amarela para seu vizinho, que o combinado seria o mesmo utilizar o implemento e logo após devolvê-lo porem com o passar dos dias o mesmo se apropriou do equipamento e se nega a entregá-lo. Relata que já tentou por diversas vezes buscar o equipamento porem sem êxito, sendo orientado com relação aos demais procedimentos.







Menina de 4 anos morre um dia após ser picada por escorpião.

Um fato trágico aconteceu em uma fazenda em São José do Rio Pardo.


Segundo informado, uma menina de quatro anos acabou morrendo um dia após ser picada por um escorpião.


Maria foi atacada durante a noite e levada às pressas a uma Unidade Hospitalar, onde foi administrado o soro antiescorpiônico e posteriormente ela foi transferida para a UTI.


Por complicações do veneno do aracnídeo, a menina de apenas quatro anos acabou entrando em óbito e a morte gerou grande comoção na cidade.

Fonte: CGN.

Inep disponibiliza gabaritos do Enem 2022.


Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes participaram de pelo menos um dia de prova nas modalidades impressa ou digital. 

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital. O material está separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação. O exame teve uma questão de matemática anulada. O número da questão varia de acordo com o caderno. 

Notícias relacionadas:
Enem termina segunda etapa de provas sem ocorrências graves.Segundo dia de Enem aborda questões cotidianas e pandemia.Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova.  Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante. 

Após a divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada. 

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema deste ano foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. 

Fonte: Agência Brasil.

Ataque a tiros deixa mortos e feridos dentro de supermercado.


Um ataque a tiros deixou várias pessoas mortas e outras feridas no Estado da Virgínia, no leste dos Estados Unidos, disseram as autoridades da cidade de Chesapeake. O tiroteio ocorreu dentro de uma unidade do Walmart, uma das maiores redes de varejo dos EUA.

Foi o segundo ataque a tiros em grande escala em três dias nos Estados Unidos, depois que cinco pessoas foram mortas em um clube LGBT+ em Colorado Springs no fim de semana. De acordo com um boletim inicial, seis pessoas morreram no ataque ao supermercado na Virgínia. O número pode aumentar.

O agressor do tiroteio na Virgínia, que não teve o nome divulgado pelas autoridades, foi encontrado morto na loja, disse Leo Kosinski, porta-voz do Departamento de Polícia de Chesapeake, em uma breve coletiva de imprensa.

“A polícia de Chesapeake confirma o incidente do atirador ativo com mortes no Sam’s Circle Walmart. O atirador está morto”, postou a conta oficial da cidade no Twitter. “Nossos socorristas estão bem treinados e prontos para responder”, acrescentou.

Os policiais foram acionados às 22h12 (00h12 de quarta-feira, 23, em Brasília) sobre a denúncia de um tiroteio dentro do Walmart. Segundo Kosinski, quando a equipe entrou na loja, encontrou “múltiplos mortos e vários feridos”.

O porta-voz ainda acrescentou que os investigadores não sabiam se o atirador era um funcionário, nem se havia se suicidado. Ele ainda sinalizou que não acredita que nenhum tiro tenha sido disparado por policiais.

Fotos e vídeos da cena do tiroteio no Walmart mostraram policiais reunidos na entrada do prédio, com vários veículos da polícia no estacionamento da loja. Kosinski disse que os policiais procuram por mais vítimas dentro do supermercado, já que a unidade tem “muitos esconderijos”, que podem ter sido usados para os clientes buscarem abrigo durante o tiroteio.

Terri Brown, que mora perto da loja e fez compras na noite de terça-feira, disse a uma estação de televisão local que a loja parecia especialmente movimentada antes de ela sair, cerca de 20 ou 30 minutos antes das 21h. O movimento da loja – perto do feriado de Dia de Ação de Graças – era tanto, que ela precisou estacionar o carro longe e presenciou longas filas nos caixas.

“As pessoas estavam sendo muito amigáveis, falando sobre o Dia de Ação de Graças, o que tinham que fazer, o que tinham que conseguir”, disse Brown em entrevista ao 13News Now, afiliado da ABC.

Em comunicado na manhã desta quarta-feira, o Walmart lamentou o ataque e disse que colabora com a investigação. “Estamos chocados com este trágico evento em nossa loja em Chesapeake, na Virgínia. Estamos orando pelos afetados, pela comunidade e por nossos associados”, disse a empresa. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com a aplicação da lei e focados em apoiar nossos associados,” acrescentou.

Esse é o segundo tiroteio em massa no país em menos de uma semana. No último fim de semana, cinco pessoas foram mortas em um tiroteio em um clube LGBTQ em Colorado Springs, Colorado.

No início deste mês, em Charlottesville, na Virgínia, três membros do time de futebol da Universidade da Virgínia foram mortos por um ex-jogador, que abriu fogo em uma garagem, disseram autoridades. 

Fonte: agências internacionais.

Paraná confirma mais 7 casos de monkeypox.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (23) mais sete casos de Monkeypox no Paraná. Os novos casos foram registrados em Curitiba (5), Siqueira Campos (1) e Paranaguá (1).

Ao todo, o Estado soma 274 diagnósticos positivos da doença, 896 descartados, 141 suspeitos e nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 259 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.

"Em casos confirmados, a orientação é para que o paciente mantenha o isolamento até a cicatrização total da lesão. Medidas adicionais como realizar a higienização das mãos constantemente e não compartilhar alimentos, talheres, roupas e outros objetos são fundamentais para conter a transmissão da doença", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Fonte: AEN-PR.

Jovem morre após ser agredido em show de sertanejo no Paraná.


Adriano Marcelino Pereira, de 28 anos, morreu em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), após três dias intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Rocio, na cidade. Ele foi agredido dentro do Ginásio Polentão, em Rondinha, na madrugada onde acontecia o show da dupla sertaneja Bruno e Barreto.

Dois homens contratados para fazer a segurança do evento são apontados como autores das agressões. Uma foto do momento em que Marcelino foi imobilizado no chão por dois seguranças foi divulgada nas redes sociais e causou bastante repercussão.

"Em um dado momento, ele [Adriano] foi contido por alguns seguranças e esses seguranças começaram a agredi-lo. E nessa agressão ele bateu a cabeça e foi encaminhado pelo Samu para o Hospital do Rocio", conta o o investigador Rodrigo Podegurski, da 3ª DRP de Campo Largo, que investiga o caso.

De acordo com testemunhas, Adriano teria recebido um soco, caído desacordado, batido a cabeça e que, ainda assim, os seguranças teriam continuado com as agressões. Conforme os relatos, o rapaz não teria tido nenhuma atitude que pudesse ter motivado a ação da dupla.

Segundo as testemunhas, ele teria tentado falar com a ex-esposa no evento, o que poderia ter chamado a atenção dos seguranças.

Investigação

Os homens foram identificados e ouvidos na delegacia de Campo Largo, acompanhados de advogados. De acordo com Podegurski, durante as investigações foi verificado que os seguranças e a empresa contratante atuavam sem licença.

"Na investigação, conseguimos levantar que a empresa não tinha licença para atuar, porque era uma Micro Empreendedor Individual (MEI) e o seguranças também não tinham licença, que é uma carteirinha da Polícia Federal para atuar como seguranças. Os mesmos estavam atuando na informalidade", relata o investigador.

O promotor do evento também foi ouvido. "Agora estamos aguardando mais documentações referentes ao pedido das câmeras, que fizemos ao Ginásio Polentão, para chegar à dinâmica dessa discussão e dessas agressões que ocorreram em seu interior", explica Podegurski.

Nesta quinta-feira (23), serão ouvidos o responsável pelo show e o responsável pelo aluguel do ginásio.

Fonte: Banda B.

Ex-padrasto é preso por estupro.


Preso suspeito de estupro e armazenamento de imagens de cunho sexual de crianças e adolescentes. A prisão foi realizada na segunda-feira (21), em Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado.

Além disso, ele possuía um mandado de prisão por sentença condenatória de um homicídio ocorrido em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, em 2018.

CRIME - O homem abusou sexualmente da enteada, de 15 anos, portadora de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os estupros foram descobertos após o término do relacionamento entre a genitora e o investigado.

DENÚNCIAS - A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra estupro de vulnerável.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou (42) 3225-3856, diretamente à equipe de investigação.

Fonte: Assessoria.

Caminhão derruba postes. Veja a foto:


Caminhão derrubou postes na manhã desta quarta-feira (23), na avenida Colombo em Maringá.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi encaminhada ao local, segundo a corporação, ninguém se feriu. A fiação elétrica caiu sobre um veículo. 

Com o impacto da batida, estima-se que aproximadamente 30 empresas ficaram sem energia. De acordo com a equipe da Copel, a manutenção deve durar o dia todo.

Fonte: GMC Online.

Homem de 67 anos morre após ser atropelado na PR 481.


Um homem de 67 anos morreu ao ser atropelado na PR 481 em Santo Antônio do Sudoeste, na noite de terça-feira (22).

O acidente aconteceu por volta das 20h40 na PR 481 e envolvendo um Fiat Pálio Weekend placas de Ampére.

De acordo com a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), o pedestre Clodomiro Torres chegou a ser socorrido pelo Samu ao Hospital Santa Rita de Ampére, porém não resistiu e morreu.

O corpo foi removido ao IML (Instituto Médico Legal) de Francisco Beltrão.

O veículo foi recolhido ao pátio da Polícia Rodoviária de Realeza e está à disposição da Polícia Judiciária de Santo Antônio do Sudoeste, para continuidade dos procedimentos.

Fonte: PP News.

Carro capota e cai em rio às margens da BR 376.


Carro capotou e caiu dentro de rio às margens da BR 376 em Tibagi, na manhã de terça-feira (22).

Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o condutor do WV UP perdeu o controle da direção do veículo, rodou na pista e bateu contra a defensa à direita, capotou e caiu no rio. 

O motorista do carro não se feriu. Já o passageiro sofreu lesões leves e foi atendido pelo Samu, mas recusou encaminhamento ao hospital.

A PRF registrou a ocorrência.

Fonte: PRF.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 24/11/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Bombardeios russos atingem Kiev e matam recém-nascido no sul da Ucrânia.


A Rússia lançou uma nova ofensiva contra a Ucrânia nesta quarta-feira, 23, com o bombardeio de uma série de alvos civis e militares espalhados pelo país, provocando a morte de pelo menos três pessoas, incluindo um recém-nascido. Explosões foram confirmadas na capital, Kiev, e em outras regiões, como Lviv e Zaporizhzhia, cortando a energia e outros serviços como água e gás de leste a oeste.

Em Kiev, o prefeito Vitali Klitschko afirmou que “um local de infraestrutura” foi atingido por um bombardeio e aconselhou a população civil a se manter em abrigos. Construções civis também foram atingidas na capital e uma morte foi confirmada, de acordo com autoridades ouvidas pelo jornal britânico The Guardian. Segundo um repórter da AFP, logo após uma série de explosões, um bairro no norte de Kiev ficou sem energia elétrica.

No sul do país, um ataque com foguetes atingiu um prédio de dois andares que funcionava como maternidade na cidade de Vilniansk, na região de Zaporizhzia. Um recém-nascido morreu e a mãe do bebê e um médico ficaram feridos, de acordo com a administração local.

“Na madrugada de 23 de novembro, na cidade de Vilniansk, região de Zaporizhzia, o edifício de dois andares da maternidade foi destruído por um ataque com foguetes contra o hospital local”, afirmou o serviço ucraniano para situações de emergência. E acrescentou: “como resultado do ataque, um bebê nascido em 2022 morreu”.

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, acusou a Rússia de utilizar o terror como arma de guerra no país, e afirmou que Vladimir Putin terá que “prestar contas” por todo o dano que causou à Ucrânia. “O Estado terrorista continua a guerra contra os civis”, declarou Zelenski. “O inimigo decidiu mais uma vez tentar alcançar, com terror e assassinato, o que não conseguiu em nove meses e não vai conseguir.”

De Lviv, no oeste, a Kharkiv, no nordeste, autoridades relataram interrupções de eletricidade, água e outros serviços importantes em meio à última onda de ataques da Rússia, que parecia ter como objetivo desativar a infraestrutura civil da Ucrânia e mergulhar o país na escuridão e no frio.

“Toda a cidade está sem luz”, disse Andrii Sadovii, prefeito de Lviv. “Estamos aguardando informações adicionais de especialistas em energia. Pode haver interrupções no abastecimento de água.”

Os bombardeios ao país em guerra também tiveram efeitos além da fronteira. O vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura da Moldávia, Andrei Spinu, afirmou que um “apagão maciço” foi registrado no país após os ataques russos à Ucrânia.

Em uma publicação no Twitter, Spinu afirmou que a empresa de energia do país, a Moldelectrica, está trabalhando para religar mais de 50% do país à eletricidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 ataques russos contra centros de saúde ucranianos foram registrados desde o início da invasão, em fevereiro. Em um comunicado na segunda-feira, a OMS destacou que o feito é uma “clara violação” do direito internacional humanitário.

“Centenas de hospitais e centros de saúde não estão mais plenamente operacionais”, declarou Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, em uma entrevista coletiva em Kiev.

Resolução

Nesta quarta-feira, o plenário do Parlamento Europeu aprovou uma resolução qualificando a Rússia como um “país promotor do terrorismo” por sua guerra contra a Ucrânia e pediu aos 27 países do bloco que acompanhem este reconhecimento. Aprovada por 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções, a resolução também identifica a Rússia como “um Estado que usa meios terroristas”.

De acordo com a Resolução, “as atrocidades cometidas pela Federação da Rússia contra a população civil ucraniana, a destruição de infraestruturas civis e outras violações graves dos direitos humanos e do direito internacional humanitário constituem atos de terror”. Também constituem “crimes de guerra”, apontou o documento.

A Resolução pediu à União Europeia (UE) e aos países que a compõem que “elaborem um marco jurídico da União para a designação de Estados como promotores do terrorismo e Estados que usam meios terroristas”.

Esse marco jurídico ativará “medidas restritivas importantes” contra os países designados. Também pediu ao Conselho Europeu “que depois considere a possibilidade de acrescentar a Federação da Rússia a esta lista” e solicitou aos parceiros da UE que adotem medidas semelhantes. 

Fonte: agências internacionais.

Jerusalém é alvo de explosões com bomba e polícia suspeita de ataque terrorista.


Uma pessoa morreu e ao menos 14 ficaram feridas em duas explosões em diferentes pontos de Jerusalém, reivindicada como capital por Israel e Palestina, na manhã desta quarta-feira, 23. Segundo as forças policiais, há a suspeita de que as explosões se trataram de “possíveis ataques terroristas com artefatos explosivos”.

A primeira explosão ocorreu no início da manhã em um ponto de ônibus, onde os passageiros costumam se aglomerar à espera do transporte. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas. Todas foram transferidos para hospitais próximos, três estão em estado crítico e uma pessoa foi declarada morta pouco depois, informou o serviço de emergência local.

Logo em seguida, houve outra explosão em um ponto de ônibus em Ramot, um assentamento no norte da cidade, onde três pessoas ficaram levemente feridas por estilhaços, de acordo com a equipe médica de emergência do United Hatzalah.

A polícia interditou várias vias de acesso a Jerusalém e realizou buscas por possíveis suspeitos nas zonas afetadas. Os policiais suspeitam de que ambas as explosões se trataram de um “ataque terrorista”, que seria o primeiro do gênero em anos. Enquanto os palestinos realizaram esfaqueamentos, batidas de carros e tiroteios nos últimos anos, os ataques com bomba tornaram-se raros desde o fim de uma revolta palestina há quase duas décadas.

Durante a primeira inspeção nos locais das explosões, as forças de segurança identificaram que “diferentes cargas explosivas foram colocadas em ambas as cenas”, indicando “um possível ataque combinado”. Diante do ocorrido, o primeiro-ministro cessante, Yair Lapid, convocou uma reunião de segurança às 12h, horário local, para discutir a situação. Em resposta às explosões, Israel também sinalizou que estava fechando duas passagens na Cisjordânia para os palestinos perto da cidade de Jenin, um reduto militante.

Até a publicação desta matéria, nenhuma facção palestina havia assumido a responsabilidade pelas explosões, embora o grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza e já realizou atentados suicidas contra israelenses, tenha comemorado o ataque. “A ocupação está colhendo o preço de seus crimes e agressão contra nosso povo”, disse o porta-voz do Hamas, Abd al-Latif al-Qanua.

Os aparentes ataques ocorreram em meio à alta nas tensões entre israelenses e palestinos, após meses de incursões israelenses na Cisjordânia ocupada, motivadas por uma série de ataques contra israelenses que mataram 19 pessoas. Houve um aumento dos ataques palestinos nas últimas semanas.

A violência também ocorre no momento em que o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu está mantendo negociações de coalizão após as eleições nacionais e provavelmente formará o que se espera ser o governo mais à direita de todos os tempos em Israel.

Itamar Ben-Gvir, um legislador extremista que pediu a pena de morte para agressores palestinos e que deve se tornar o ministro encarregado da polícia de Netanyahu, disse que o ataque significa que Israel precisa adotar uma postura mais dura com os agressores palestinos. “Devemos cobrar um preço do terror”, disse ele no local da primeira explosão. “Devemos voltar a estar no controle de Israel, para restaurar a dissuasão contra o terror”, disse.

Mais de 130 palestinos foram mortos em confrontos entre israelenses e palestinos na Cisjordânia e no leste de Jerusalém este ano, tornando 2022 o ano mais mortal desde 2006. O exército israelense diz que a maioria dos palestinos mortos eram militantes. Mas também foram mortos jovens atiradores de pedras que protestavam contra as incursões militares e outros que não estavam envolvidos nos confrontos.

Pelo menos mais sete israelenses foram mortos em ataques palestinos nas últimas semanas. Israel capturou a Cisjordânia na guerra do Oriente Médio de 1967, junto com o leste de Jerusalém e a Cisjordânia. Os palestinos buscam os territórios para seu esperado estado independente. 

Fonte: agências internacionais.

Partido de Bolsonaro ignora Moraes e descarta contestar votação no primeiro turno.

Depois de pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a invalidação dos votos do segundo turno computados em 60% das urnas eletrônicas, o PL, do ex-deputado Valdemar Costa Neto, disse que não vai aplicar o mesmo critério de questionamento nos votos do primeiro turno, quando a sigla elegeu ampla bancada de deputados e senadores.


Em uma representação ao TSE, o PL quer anular todos os votos registrados em 279 mil urnas na eleição presidencial alegando, sem provas, “mau funcionamento” das máquinas. Com isso, Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito. Especialistas já apontaram que a argumentação do partido não tem lastro e não indica fraude nem falhas na contagem dos votos.


“Seria impossível fazer com que todas as pessoas eventualmente atingidas por decisão do TSE viessem aos autos e se manifestassem. Como essa questão pode ser inicialmente sob o ponto de vista do segundo turno, pedimos para que nesse primeiro momento fosse feita a verificação no segundo turno”, disse o advogado da legenda, Marcelo Bessa, nesta quarta-feira, 23.


O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou que o partido também apresentasse um estudo referente ao primeiro turno, para que o questionamento do PL não fique restrito à derrota de Bolsonaro, como deseja o atual presidente.


Valdemar Costa Neto e Marcelo Bessa foram questionados insistentemente sobre as inconsistências do relatório que produziram. Não deram as explicações e disseram somente que todas as alegações haviam sido enviadas ao TSE.


O partido alega que um único dado padronizado sobre as urnas de modelos anteriores ao de 2020, em vez de um número de série único para cada máquina, não permitiria a certificação da derrota de Bolsonaro. Entretanto, as urnas têm várias outras informações que permitem atestar cada unidade.


“Não pode haver dúvida sobre o voto, tem que ser seguro. Por isso fizemos o levantamento. Se isso for uma mancha na nossa democracia, temos que resolver isso agora”, insistiu Valdemar.


Em entrevista coletiva nesta quarta, o dirigente do partido, condenado no mensalão, buscou dar um verniz jurídico ao questionamento apresentado à Justiça Eleitoral e citou diversas vezes o regramento que possibilita às entidades fiscalizadoras um pedido de “fiscalização extraordinária” desde que “relatados os fatos e apresentados indícios”.


A representação do PL ao TSE pede, textualmente, “que sejam invalidados os votos decorrentes das urnas em que comprovadas as desconformidades irreparáveis do mau funcionamento”.


O presidente do PL disse que seu objetivo é “evitar fantasmas” sobre as eleições de 2022. Contudo, não reprovou as manifestações com caráter golpista realizadas em frente aos quartéis militares. Apoiadores de Bolsonaro usam suspeitas falsas como as lançadas pelo PL para pedir golpe militar contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito.


“O povo é livre para se manifestar, desde que não crie problemas de trânsito. Eles têm todo direito de se manifestar. Esse segmento novo que cresceu com Jair Bolsonaro não vai parar. É um segmento novo que veio para ficar”, frisou.

Fonte: CGN.

Bolsonaro retorna ao Alvorada após expediente no Planalto nesta quarta.


O presidente Jair Bolsonaro retornou ao Palácio da Alvorada na tarde desta quarta-feira, 23, após ter ido ao Palácio do Planalto pela primeira vez em 20 dias. O chefe do Executivo tem se mantido recluso na residência oficial desde que perdeu a eleição para o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com poucas publicações até mesmo nas redes sociais, onde sempre foi atuante.

Bolsonaro ficou por cerca de cinco horas no Palácio do Planalto, local oficial de expediente da Presidência em Brasília. Por volta das 14h, ele retornou para o Alvorada. Apenas uma reunião com o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), das 11h30 às 12h, foi registrada na agenda oficial divulgada.

Recluso no Alvorada nas últimas semanas, Bolsonaro não ia ao Palácio do Planalto desde 3 de novembro, quando teve um breve encontro, fora da agenda oficial, com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Desde então, o presidente estava recebendo aliados e ministros na residência oficial. A última agenda oficial no Planalto foi uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 31 de outubro, um dia após o segundo turno da eleição.

Desde a derrota nas urnas, Bolsonaro também diminuiu suas publicações nas redes sociais e não fez as tradicionais transmissões ao vivo. O presidente fez apenas um pronunciamento oficial em 1º de novembro, no Alvorada, e divulgou um vídeo em que pedia o fim dos bloqueios nas estradas. De acordo com aliados, o presidente estava se recuperando de uma ferida na perna. Na semana passada, o ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, afirmou que o presidente havia se recuperado da infecção.

Fonte: Agência Estado.

PL pede ao TSE para manter verificação de urnas do segundo turno.


O PL enviou hoje (23) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um requerimento para pedir que seja mantido o andamento da petição na qual a legenda pede a anulação de votos do segundo turno das eleições, realizado em 30 de outubro.

A medida foi feita pelo partido do presidente Jair Bolsonaro após o ministro Alexandre de Moraes solicitar ontem (22), no prazo de 24 horas, o aditamento da inicial para abranger dados envolvendo o suposto mal funcionamento de urnas no primeiro turno, e não somente no segundo turno. 

Fonte: Agência Brasil.